Diversos

Ponta Negra: MPF e MP/RN confirmam irregularidades na obra de enrocamento e acionam Justiça

O Ministério Público Federal (MPF/RN) e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MP/RN) ingressaram com uma ação civil pública, com pedido de liminar, contra a Prefeitura do Natal e a Construtora Camillo Collier Ltda., responsável pela obra de enrocamento na praia de Ponta Negra. A estrutura de rochas que tem objetivo de proteger o calçadão, até que se adote uma solução definitiva para a erosão no local, foi executada de forma diferente do projeto.

A ação se baseia em um laudo formulado por representantes do órgão ambiental estadual (Idema) e professores/peritos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Funpec), que promoveram a pesagem de 25 rochas da estrutura e constataram que 24 delas estavam abaixo do peso mínimo previsto. A divergência não só desrespeita o projeto contratado, como também ameça a qualidade e longevidade do enrocamento, que precisará durar pelo menos seis anos até a realização da solução definitiva, possivelmente a engorda da praia.

O objetivo da ação, assinada pela procuradora da República Clarisier Azevedo e pela promotora de Justiça Gilka da Mata, é obrigar a empresa a realizar a manutenção do enrocamento, ou mesmo refazê-lo; bem como exigir da Prefeitura a limpeza do local, a devida fiscalização e ainda o monitoramento de Ponta Negra e das praias próximas, observando possíveis alterações decorrentes da presença dessa estrutura, para adotar as soluções adequadas.

As duas representantes do Ministério Público concederam uma coletiva à imprensa na manhã desta quarta-feira, 26, para detalhar o teor da ação e do laudo técnico, formulado pelo diretor técnico do Idema, Sérgio Macêdo, e por quatro professores/peritos da UFRN/Funpec: Angelo Roncalli, Carlos Paskocimas, Francisco Lima Filho e Luiz Araújo.

Medidas – O enrocamento custou R$ 5.847.707,84 aos cofres públicos. Na “carapaça”, a parte externa da estrutura, as rochas deveriam pesar entre 1,38 a 2,3 toneladas, sendo que na parte inferior deveriam ter um mínimo de 1,84 tonelada. A diferença observada, para menos, foi avaliada pelo MP como “gritante” e já havia sido constatada pela empresa CB&I, especializada em engenharia costeira e contratada pelo Município para acompanhar a obra.

Representantes da Camillo Collier e o secretário municipal de Obras (Semopi), Tomaz Neto, discordaram dos resultados apresentados pela CB&I e defenderam a tese de que todo enrocamento havia sido executado de forma adequada.

Para evitar controvérsias, o Ministério Público solicitou ao Idema e à equipe da UFRN um novo laudo, com a pesagem real das rochas, usando balanças de alta precisão. Essa análise confirmou as divergências apontadas pela CB&I. A média de peso das 25 amostras foi de 512,2 kg, portanto 787,8 kg abaixo do mínimo exigido.

Mais da metade (13) das pedras estavam, pelo menos, 904 kg abaixo do peso mínimo e três pesaram menos de 51 kg, quando o previsto era que todas tivessem mais de 1.300 kg. “Ainda que descartássemos essas três e considerássemos que elas pesaram 2,3 toneladas, nem mesmo assim a média chegaria sequer perto do mínimo previsto no projeto”, destacou o professor Angelo Roncalli.

Além de falhas na execução, a análise anterior, da CB&I, apontou fragilidades no projeto. Um deles revela que se fosse adotada uma fórmula mais adequada de cálculo (chamada Fórmula de Van der Meer), o peso das rochas da “carapaça” deveria ser ainda maior, de 3,77 toneladas em média.

Atrasos – A solução definitiva para combater a erosão em Ponta Negra, o engordamento da praia, depende de estudos, contratação de empresas e diversas diligências. No caso de Natal, mesmo havendo recursos federais assegurados, da ordem de R$ 17,6 milhões, a Prefeitura não concluiu sequer o termo de referência para contratação dos primeiros estudos.

Tais estudos deveriam ter começado em 2 de junho, porém até hoje não foram iniciados. Ainda que esse início ocorra em janeiro de 2015, o cronograma prevê o começo das obras para 2019, com sua conclusão no mínimo em 2020, isso tudo dentro de um cenário otimista. “Diante dessa projeção, tem-se que a obra de enrocamento que foi instalada na Praia de Ponta Negra para sustentar o calçadão precisa durar no mínimo o período de seis anos”, reforça a ação.

Omissão – O Município foi incluído como réu em virtude da omissão na fiscalização e cobrança quanto à execução do enrocamento. O contrato com a Camillo Collier foi celebrado em 11 de abril de 2013 e os trabalhos se iniciaram no dia 24 do mesmo mês. Nos autos do licenciamento que tramitou na Semurb, consta um relatório de vistoria realizado em 11 de maio de 2013, no qual já eram detectadas as primeiras divergências.

Representantes do MPF e MP/RN solicitaram do professor Andrew Short, reconhecido internacionalmente como especialista em dinâmica costeira, uma vistoria no local. Ele apontou que o enrocamento, da forma como estava sendo executado, não se encontrava adequado. O MP constatou ainda que não havia na Semurb nenhum profissional habilitado para fiscalizar a execução da obra e recomendou à Prefeitura a suspensão, bem como a contratação de empresa especializada para esclarecer os questionamentos levantados. A suspensão não foi acatada, porém a Prefeitura contratou a CB&I para acompanhar e avaliar as obras.

Para o Ministério Público, impressiona a conivência do Município de Natal e do secretário Tomaz Neto. “(…) diante da informação de que o enrocamento foi instalado de forma diversa do projeto e que as rochas possuíam peso bem inferior ao previsto expressamente no projeto, o Secretário da Semopi deveria ser o primeiro a conferir essa informação e exigir que a empresa que executou a obra realizasse as correções devidas. Mas esse não foi o procedimento da Semopi!”.

Quando o Idema solicitou da mesma Semopi o projeto do enrocamento para conferir sua execução, a pedido do Ministério Público, a secretaria municipal encaminhou um documento suprimindo todas as informações referentes ao peso das rochas.

Pedidos – Na liminar, MPF e MP/RN requerem da Justiça que a Camillo Collier seja obrigada a manter a estrutura, com reparos, reposição de rochas e outras ações necessárias à integridade e funcionalidade do enrocamento. O pedido de tutela antecipada abrange ainda a realização, por parte da empresa, de manutenção imediata ou acabamento da estrutura na parte Norte da praia.

Quanto ao Município, a liminar requer a implementação de um plano de limpeza e de controle de pragas e de um plano de manutenção do enrocamento, com vistorias mensais e monitoramento de Ponta Negra e da praia adjacente, para possibilitar a avaliação de possíveis mudanças ocorridas na orla. Além do peso incorreto das rochas, a estrutura hoje já apresenta problemas como proliferação de ratos e lixo depositado, sem contar as pedras que se deslocaram para a faixa de areia.

No mérito, o MP requer que a Camillo Collier realize a adequação da obra ao projeto contratado ou implemente um Plano de Recuperação da Área Degradada, para compensar as alterações negativas decorrentes da execução incorreta da obra. Da Prefeitura se quer ainda a fiscalização sistemática, com adoção de ações preventivas e corretivas.

Crimes – Além dos desdobramentos quanto ao aspecto ambiental da obra, a procuradora Clarisier Azevedo explicou que irá remeter as informações sobre o caso ao Núcleo de Combate à Corrupção do MPF, para que se apurem possíveis ilícitos no uso das verbas públicas destinadas ao enrocamento.

A ação civil pública tramita na Justiça Federal como Processo Judicial Eletrônico (PJE) sob o número 0805878-23.2014.4.05.8400.

MPF-RN

Opinião dos leitores

  1. Prezado,
    Atuo no ramo de dragagem e gostaria de saber em que pé está a engorda de Ponta Negra.
    Já foi contratado estudo? Sabe quem os está fazendo?
    Grato,
    Carlos Enriquez

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Queda de avião em Gramado (RS): gerente e funcionário de loja foram ‘salvos’ por atraso

Foto: reprodução/CNN

A gerente da loja que foi atingida pela queda de um avião em Gramado (RS) na manhã deste domingo (22) contou à BandNews TV que foi “salva” porque se atrasou para chegar ao trabalho devido à chuva.

“Nós trabalharíamos normalmente hoje. Só que, quando acordei, chovia torrencialmente, tinha uma neblina forte, então resolvi ir um pouco mais tarde para a empresa. Quando cheguei, por volta de 9h30, já havia ocorrido tudo”, disse Mara Metz.

O estabelecimento abriria às 10h – a queda ocorreu por volta das 9h15. “Meu desespero é que meu colega começaria às 8h30 e eu não conseguia ter notícias dele. Ele não atendia o telefone. Mas graças a Deus ele também resolveu se atrasar e chegou depois”, completou a gerente.

De acordo com Mara, a loja, que é de Santa Catarina e inaugurou há poucos meses a filial de Gramado, sofreu perda total. “Hoje foi muito triste para nós. Tanto para mim quanto para meus colegas e toda a cidade.”

Band News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Sobe para 41 número de mortos em trágico acidente na BR-116 em MG; motorista de carreta segue foragido

Foto: Corpo de Bombeiros

Subiu para 41 o número de mortos em virtude do acidente na BR-116 em Teófilo Otoni (MG) neste sábado (21). A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Minas Gerais em coletiva de imprensa neste domingo (22).

Segundo a instituição, 41 cadáveres deram entrada no Instituto Médico Legal de Belo Horizonte neste domingo (22).

Onze desse total já foram identificados e dois já foram liberados. Os corpos passarão por perícia e a investigação vai apurar se todos eram ocupantes do ônibus.

O motorista suspeito de causar o acidente está com a carteira de motorista apreendida há dois anos e não tinha autorização para dirigir. Ele é considerado foragido pela polícia.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Litoral da Grande Natal tem cinco trechos impróprios para banho, aponta boletim

Praia de Areia Preta, em Natal — Foto: Igor Jácome/g1

O litoral da Grande Natal está com cinco trechos impróprios para banho, segundo o boletim semanal de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado na sexta-feira (20).

O boletim da balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Veja os trechos impróprios:

  • Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi
  • Parnamirim/Rio Pirangi (Ponte Nova)
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
  • Natal/Ponta Negra (Morro do Careca)
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza)

A validade do boletim é de uma semana, momento em que os trechos serão reavaliados e um novo boletim será publicado.

Ao todo, são analisados 51 trechos de banho que ficam nas cidades de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Areia Branca, Grossos e Tibau.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Colisão frontal na BR-226 deixa três mortos em Bom Jesus, no agreste potiguar

Foto: cedida

Um acidente no km 52 da BR-226, em Bom Jesus, região agreste do Rio Grande do Norte, resultou na morte de três pessoas e deixou outras duas feridas na manhã deste domingo (22).

A colisão frontal envolveu dois veículos Chevrolet Celta e ocorreu por volta das 6h50, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No Celta vermelho, o condutor, de 50 anos, foi socorrido pelo SAMU com ferimentos graves. A passageira foi identificada como Maria das Graças Barbosa dos Santos, de 58 anos. Ela não resistiu e morreu no local.

No Celta cinza, o condutor, que foi identificado como Francisco Aparecido da Silva, de 43 anos, faleceu no local. Dois passageiros estavam no carro: João Guilherme Lima Rodrigues de Azevedo, de 15 anos, que também morreu na colisão, e um homem, de 42 anos, que foi socorrido com vida.

Além da PRF, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil foram acionadas para atender à ocorrência.

A rodovia foi parcialmente interditada para o atendimento da ocorrência.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Queda de avião em Gramado deixou 9 mortos, diz Defesa Civil do RS

Foto: Reprodução/Halder Ramos

A queda do avião em Gramado deixou nove mortos, segundo informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais dão conta de que a aeronave, de pequeno porte, caiu em cima de lojas e atingiu também uma pousada. A situação do tempo na cidade é ruim, com chuva e nevoeiro.

Ao menos 15 pessoas foram socorridas a hospitais da região. Na pousada, o prédio foi atingido pelos destroços após a queda e houve um incêndio. Ao todo, 15 pessoas que estavam no local ficaram feridas e foram socorridas para o hospital. A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que a maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado a fumaça do incêndio.

g1 e CNN

Opinião dos leitores

  1. No Governo desse sujeito trllionario só desgraça acontecido no país..Em todos os quadrantes desse país é tragédia em cima de tragédia..Sorte no país só para ele e os seus amigos

  2. No Governo da “democracia” e “paz e amor”, só tragédias:
    Corruptos de volta a cena do crime; economia, saúde, educação e segurança pública, agonizando na UTI…
    E, agora, de ontem para hoje, 41 mortos em acidente rodoviário em Minas Gerais e queda de avião no Centro de Gramado… Os presságios estão aí… As pragas do Egito estão tomando conta de nossa Nação…

    1. Frota Silva. Você é um palhaço. No tempo da ditadura do mito só teve coisa boa. covid-19, negacionismo, economia precária, inflação,
      queimadas, mortes no Pará, Desenvolvimento zero. Cala a boca e vai conversar asneiras no teu pasto.

    2. Né isso! Só faltam mais uns 699.950 mortos pra que o governo atual fique tão nefasto e mortal quanto foram os 4 anos do governo do golpista das rachadinhas, vulgo joalheiro das arábias!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Imagens de câmeras de segurança mostram momento de queda de avião em Gramado-RS

Um vídeo mostra o momento em que um avião caiu em Gramado neste domingo (22).

O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias. Informações iniciais dão conta de que a aeronave de pequeno porte.

A situação do tempo na cidade era ruim, com chuva e nevoeiro.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Aeronave que caiu em Gramado-RS transportava 10 pessoas e atingiu loja de móveis e uma pousada

Foto: reprodução

Informações preliminares divulgadas pela Defesa Civil-RS são de que 10 pessoas estavam no avião no momento da queda. A identidade delas não foi divulgada. As autoridades ainda não confirmaram se há vítimas fatais.

De acordo com a Brigada Militar, o avião havia saído do aeroporto de Canela e caiu minutos depois da decolagem, por volta das 9h15, na região central de Gramado. A informação inicial era de que ele seguiria viagem para Florianópolis.

No momento da queda, a aeronave atingiu a chaminé de um prédio, uma loja de móveis e uma pousada.

Segundo os bombeiros, no prédio uma pessoa conseguiu sair sem ferimentos. Na loja de móveis não havia ninguém no momento da queda. Já na Pousada, 15 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o hospital.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Confira as receitas do Papo de Fogão Especial de Natal: Bolo natalino; e Brie folhado com favo de mel

BOLO NATALINO

Ingredientes:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
200g de manteiga
1 Xícara de açúcar mascavo
1/2 Xícara de açúcar refinado
4 Ovos
1 Xícara de amêndoas em lascas
1 Xícara de frutas cristalizadas picadas
1/2 Xícara de nozes picadas
1/2 Xícara de uvas passas
1/2 Xícara de ameixa
1/4 Xícara de licor de cacau
1 Colher de sobremesa de fermento em pó
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Modo de preparo:
Coloque as uvas passas em uma tigela, regue com o licor de cacau, deixe descansar enquanto bate a massa do bolo.
Bata um pouco a manteiga na batedeira, acrescente o açúcar refinado e o açúcar Mascavo e bata bem para fazer a cremagem.
Em seguida acrescente os ovos, um a um, coloque a baunilha e bata bem. Em uma tigela peneire a farinha de trigo e o fermento, junte a canela, as frutas cristalizadas, amêndoas, as nozese a ameixa.
Mexa bem para unir, e em seguida peneire as passas, reserve o licor, junte as passas na massa e mexa delicadamente para unir.
Unte e enfarinhe uma forma de furo grande ou uma média e uma pequena e coloque a massa.
Lleve para assar em forno pré aquecido à 180 graus, até que fique levemente dourado e que enfiando o palito saia limpo.
Espere esfriar e se quiser pode pincelar o bolo ainda morno com o licor que estava reservado.

Cobertura
Glacê real ou fondant

Fondant
2 xícaras de açúcar confeiteiro
4 colheres de sopa de leite
1 colher de sobremesa de manteiga
Leve ao fogo em banho-maria até ficar brilhante e engrossar

Espalhe sobre o bolo o glacê real ou o fondant e coloque por cima algumas llfrutas, amêndoas, nozes e decore a gosto.
Sugestão: pode colocar alguma decoração natalina, em biscoitos, etc…

Tempo de preparo: 20min
Tempo de cozimento: 30min

DICA RÁPIDA

BRIE FOLHADO COM FAVO DE MEL

Ingredientes:
1 pcte de massa filo
400g de queijo brie
200g de damascos
190g de mel com o favo
100g de Manteiga

Para decorar:
100g de mirtilo
100g de nozes pecan

Modo de preparo:

Coloque um fundo de papel manteiga na assadeira.
Passe desmoldande ou unte uma assadeira de fundo removível.
Abrir a massa filo em uma bancada, coloque duas folhas na assadeira e adicionone o queijo brie.
Corte a parte superior do queijo em cruz.
Envolva ele com a massa folhada, Coloque um pouco mais de massa, amassada, sobre as bordas.
Borrife um pouco de café, sem açúcar sobre a massa, para dourar, e leve para assar em fogo médio por 25 minutos ou até dourar e retirae do forno.
Deixe esfriar e retire da forma. Decore com os mirtilos, o favo de mel e sirva ou coloque em sua mesa de Natal.

Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 25min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Avião cai no Centro da cidade de Gramado (RS)

Um avião de pequeno porte caiu, na manhã deste domingo (22/12), no centro da cidade de Gramado (RS). Várias unidades do Corpo de Bombeiros e da polícia estão no local. Ainda não há informações sobre feridos ou mortos.

Testemunhas relataram que a aeronave perdeu altitude rapidamente antes de atingir a loja, que estava fechada no momento do impacto.

As autoridades isolaram a área para garantir a segurança, e uma perícia será realizada para determinar as circunstâncias do acidente. Informações preliminares indicam que o avião vinha no sentido Canela-Gramado antes da queda.

Com informações de Metrópoles e Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Criminosos furtam fios de postes e deixam rua sem iluminação na Praia do Meio

Imagens: reprodução/InterTV

A iluminação da Avenida 25 de Dezembro, na Praia do Meio, em Natal, foi comprometida após criminosos furtarem os fios dos postes. Para acessar o cabeamento, os suspeitos destruíram as calçadas entre as ruas Padre Lemos e Túlio Fernandes, retirando pedras e conduítes.

Seis postes foram afetados, e buracos foram deixados ao redor das estruturas. No local, uma faca foi encontrada.

Imagens: reprodução/InterTV

O sistema de iluminação havia sido instalado há cerca três meses como parte de uma obra de urbanização realizada pela prefeitura.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que já acionou a empresa responsável pela manutenção para restabelecer a iluminação.

Um morador, que preferiu não se identificar, relatou que ações como essa são frequentes na região. “Essa avenida estava toda iluminada, como a gente quer, com mais segurança. Tentaram roubar a fiação, roubaram alguns fios e outros não, e a gente fica no prejuízo.”

A Prefeitura de Natal destacou que o furto de cabeamento é crime e que todas as ocorrências são repassadas à Polícia Civil.

g1-RN

Opinião dos leitores

    1. Muito boa sua ideia, então eixa as facções, tomar conta de tudo, aí será a solução. Ou vc é um idiota ou um comparsa das facções, pensa igual a LULADRAO.

  1. Como foi só pra uma cervejinha, fiquem tranquilos. LULADRAO é Fatão GD, nos dão paz e tranquilidade, que toda criminalidade é feita com o maior respeito. BANDIDOS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *