A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na tarde desta terça-feira, 08, as novas instalações da Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, que funcionará com a estrutura ampliada da antiga Maternidade das Quintas. A solenidade contou com a presença do Prefeito Carlos Eduardo.
A Maternidade, localizada na Rua Coronel Juventino Cabral, 1735, Tirol, terá 37 leitos de internação, com perspectiva de ampliação, Centro Cirúrgico com duas salas, e deve realizar uma média de 300 atendimentos por dia e 600 partos por mês. Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, a Maternidade Araken Pinto, no mês de abril, terá a capacidade de leitos expandida para 40.
O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar de dez condenados pela trama golpista, citando “fundado receio de fuga” e o “modus operandi da organização criminosa”, que envolveria a evasão do país. As medidas cautelares foram cumpridas neste sábado pela Polícia Federal.
Na decisão, Moraes apontou precedentes recentes, como a tentativa de fuga do ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, preso no aeroporto de Assunção, e a saída do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, que deixou o Brasil pela fronteira com a Guiana. Para o ministro, o padrão de atuação indica risco concreto à aplicação da lei penal.
Apesar de afirmar que havia elementos para decretar prisão preventiva, Moraes optou pela prisão domiciliar, considerada mais adequada e proporcional neste momento.
As ordens foram cumpridas no RJ, SP, ES, PR, GO, BA, TO e DF, com apoio do Exército em parte das diligências. Além da domiciliar, os alvos devem usar tornozeleira eletrônica, estão proibidos de usar redes sociais, receber visitas, devem entregar passaportes e tiveram suspenso o porte de arma.
Entre os alvos estão Filipe Martins, ex-assessor da Presidência, e oficiais das Forças Armadas. Dois condenados não foram localizados. As penas impostas pela Primeira Turma do STF variam de 7 a 21 anos de prisão por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada.
Veja lista completa:
Filipe Martins (PR), ex-assessor da Presidência do governo Bolsonaro
Giancarlo Gomes Rodrigues (BA), subtenente do Exército
Marilia Ferreira de Alencar (DF), ex-diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça
Angelo Martins Denicoli (ES), major do Exército
Fabricio Moreira de Bastos (TO), coronel do Exército
Sergio Ricardo Cavaliere (RJ), tenente-coronel do Exército
Bernardo Romão Correa Netto (DF), coronel do Exército
Ailton Gonçalves Moraes Barros (RJ), ex-major do Exército
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou na tarde deste sábado, 27, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou por um novo procedimento médico para tratar as crises de soluços.
A atualização foi feita após Bolsonaro ter sido submetido, na quinta-feira, 25, a uma cirurgia para a retirada de duas hérnias.
“Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo”, escreveu em uma rede social.
Minutos depois, Michelle informou que o procedimento foi finalizado, agradecendo à equipe médica.
O procedimento foi rápido e segundo o g1, o cirurgião-geral Cláudio Birolini afirmou que, em breve, um novo boletim médico será emitido.
Entenda a nova cirurgia pela qual passou Jair Bolsonaro
Bloqueio do nervo frênico: é um procedimento que reduz temporariamente a atividade do nervo que controla o diafragma, ajudando a interromper soluços persistentes. Ele é feito com anestesia local, por meio da aplicação de um medicamento próximo ao nervo, geralmente guiada por ultrassom. É indicado apenas quando os soluços não respondem a tratamentos comuns e causam impacto clínico relevante.
O narrador Galvão Bueno, de 75 anos, recebeu alta hospitalar neste sábado (27), após período internado para tratar o início de uma pneumonia.
A informação foi confirmada ao g1 pelo Hospital Santa Casa, em Londrina, no Paraná.
A melhora no quadro clínico contribuiu para a liberação no prazo que havia sido divulgado anteriormente em nota oficial por Leticia Bueno, filha do comunicador.
Galvão havia sido internado na noite de quarta-feira (24), ainda na véspera do Natal, depois de um mal-estar em casa. Após exames, foi detectado um quadro de pneumonia. Ele seguiu em observação, mas com quadro considerado controlado.
Em novembro, Galvão Bueno foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após quadro de pneumonia. A informação foi publicada inicialmente pelo F5 e confirmada pela Itatiaia.
Galvão deu entrada no hospital depois de sentir dores no rim. O narrador passou por uma bateria de exames e foi descoberto um quadro de pneumonia viral, que desencadeou na internação do locutor de 75 anos.
O Banco Central apresentou embargos de declaração ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a acareação determinada pelo ministro Dias Toffoli entre um diretor da autarquia e investigados no caso Banco Master–BRB. No documento, o BC alerta para risco de “armadilha processual”, “constrangimento de entidades públicas” e prejuízo à atuação institucional do órgão fiscalizador. A informaçã é do blog da jornalista da CNN, Débora Bergamasco.
A acareação envolve o diretor do BC Ailton de Aquino, o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. O procedimento foi marcado para a próxima terça-feira (30), apesar de parecer contrário da Procuradoria-Geral da República (PGR).
O Banco Central pede esclarecimentos sobre a motivação da acareação, os pontos considerados controversos, a urgência da medida durante o recesso e a condição em que Ailton participará — se como testemunha, pessoa física ou representante institucional. Questiona ainda por que ele não poderia se manifestar por escrito e se poderá ser acompanhado por técnicos da autarquia.
Segundo o BC, a falta de clareza pode gerar confusão de papéis, expor indevidamente a instituição e comprometer sua função regular de fiscalização.
A Prefeitura do Natal realiza, neste sábado (27), mais uma noite de shows do Natal em Natal, na orla da Nova Ponta Negra, a partir das 19h30. A programação é gratuita e voltada para moradores e turistas que passam o fim de ano na capital potiguar.
Com o cenário da orla como pano de fundo, o evento transforma a Nova Ponta Negra em espaço de convivência e lazer, reunindo famílias, amigos e visitantes em uma celebração ao ar livre durante o período natalino.
A programação da noite começa com a banda Circuito Musical, seguido pelos shows de Zezo, Luan Estilizado e Augusto Dantas. As apresentações reúnem diferentes estilos e propostas musicais, compondo uma noite marcada pela diversidade e pela participação do público.
Além do entretenimento, o Natal em Natal contribui para o fortalecimento do turismo e da economia local, movimentando o comércio e gerando oportunidades de renda para trabalhadores da região. A iniciativa integra a política da Prefeitura de promover eventos gratuitos, acessíveis e descentralizados, valorizando os espaços públicos da cidade.
Para quem visita Natal, a programação oferece contato direto com a cultura local. Para os moradores, é uma oportunidade de aproveitar a cidade e celebrar o período de festas em um ambiente organizado e seguro.
Serviço
Local: Orla da Nova Ponta Negra
Data: Sábado, 27/12/2025
Horário: A partir das 19h30
Atrações: Circuito Musical, Zezo, Luan Estilizado e Augusto Dantas
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou neste sábado (27) a prisão de condenados pela trama golpista por decisão tomada de ofício, sem pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) ou da Polícia Federal (PF). Fontes da PF confirmaram à CNN Brasil que não houve solicitação ao STF. A PGR não se manifestou.
Segundo Moraes, a medida busca evitar novas fugas, após o caso do ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, preso na sexta-feira (26) no aeroporto de Assunção, no Paraguai.
Advogados de condenados afirmam, sob reserva, que a decisão cria um “precedente perigoso” e antecipa o cumprimento de pena, já que os réus ainda aguardam o trânsito em julgado. Para a defesa, não é possível estender a outros condenados a responsabilidade pela conduta de um réu específico.
Ao menos dez mandados de prisão foram cumpridos no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins e no Distrito Federal. Os presos devem usar tornozeleira eletrônica, estão proibidos de usar redes sociais e de se comunicar com outros investigados.
A decisão também determina a entrega de passaportes em até 24 horas, a suspensão do porte de arma e a proibição de visitas, exceto de advogados.
O período de festas de fim de ano concentra os maiores índices de abandono animais domésticos, além de aumentar riscos de fuga e estresse, especialmente por fogos de artifício e mudanças na rotina dos tutores.
A estimativa é de cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, número que se mantém estável desde o início da década. Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), o vínculo entre pessoas e pets evoluiu, mas ainda falta planejamento antes da adoção. O mês de dezembro marca a campanha Dezembro Verde, que chama atenção para o cuidado responsável.
“Ser responsável por um animal exige atender necessidades físicas e emocionais ao longo de toda a vida, que pode ultrapassar 10 anos”, afirma Daniela Ramos, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP. Ela destaca que muitos abandonos poderiam ser evitados com reflexão prévia sobre viagens, mudanças e rotina familiar.
O conselho recomenda preparar os animais para períodos de ausência dos tutores, acostumando-os a outros cuidadores ou ambientes, reduzindo o impacto emocional.
Abandono é crime
O abandono de animais é crime previsto na Lei nº 9.605/1998, com pena de até 1 ano de prisão, agravada em casos de maus-tratos. Em São Paulo, denúncias podem ser feitas pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal ou pelo Disque Denúncia Animal (0800-600-6428).
Na capital, cães e gatos abandonados são recolhidos pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) em situações de risco à saúde pública ou sofrimento animal.
O governo federal oficializou neste sábado (27), no Diário Oficial da União, o empréstimo de R$ 12 bilhões aprovado para os Correios. Com a publicação do extrato, a estatal está autorizada a iniciar as captações, que fazem parte do plano de reestruturação da empresa. Os recursos poderão ser usados para capital de giro e investimentos estratégicos, além de cobrir despesas ligadas à própria operação de crédito.
O financiamento foi fechado com Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander, terá prazo de 15 anos e juros próximos à taxa Selic. O aval do Tesouro Nacional foi concedido na semana passada.
Prejuízo
Os Correios acumulam prejuízo superior a R$ 6 bilhões entre janeiro e setembro de 2025 e déficits que já passam de R$ 10 bilhões desde 2022. Para tentar reequilibrar as contas, o plano inclui programa de demissão voluntária, com até 15 mil desligamentos entre 2026 e 2027, além do fechamento de agências e venda de imóveis, com expectativa de arrecadar cerca de R$ 1,5 bilhão.
Onde está escrito “Correios” fecham empréstimo de 12 Bilhões, leia-se “População” vai pagar empréstimo de 12 Bilhões feito pelos Correios. Acorda população enquanto é tempo.
Um empresário de médio porte devendo muito menos, bem menos, do que os Correios não tem banco nenhum que ajude. Já para os Correios os bancos vão ajudar e se não receberem o empréstimo eles aumentam as tarifas e nós correntistas pagamos… Viva o Brasil dos errados!
Oito municípios do Rio Grande do Norte ficaram sem abastecimento de água neste sábado (27) após o furto de cabos de energia e a depredação da Estação Elevatória EB03, localizada em Lajes, na região Central do estado. O crime ocorreu por volta das 2h30 da madrugada.
Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), equipes técnicas foram mobilizadas para realizar os reparos e restabelecer o sistema. A empresa também informou que acionou as autoridades policiais para investigar o caso.
A suspensão do fornecimento de água atinge:
Lajes, Riachuelo (incluindo o distrito de Cachoeira do Sapo), Santa Maria, Jardim de Angicos, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Fernando Pedroza e Pedro Avelino.
A previsão é que os reparos sejam concluídos até as 19h deste sábado, mas a normalização total do abastecimento pode levar até 72 horas, já que a retomada ocorre de forma gradual, com a pressurização da rede. A Caern orienta a população a utilizar a água de forma consciente durante o período, priorizando atividades essenciais.
Fotos: Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo e Daniel Castelo Branco/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26) mostra que 34% dos que afirmam ser petistas se dizem de direita ou centro-direita, enquanto 14% dos que se dizem bolsonaristas se identificam com a esquerda ou centro-esquerda, o que expõe incoerências entre a identificação ideológica dos brasileiros e o alinhamento a lideranças políticas, segundo o levantamento.
Para medir o alinhamento político, o instituto pediu que os entrevistados se posicionassem numa escala de 1 a 5, em que 1 e 2 indicam bolsonarismo, 4 e 5 petismo e 3 neutralidade. Já a ideologia foi avaliada numa escala de 1 a 7, do extremo à esquerda ao extremo à direita.
Veja detalhes:
Entre os petistas, 47% se declaram de esquerda ou centro-esquerda, 9% se dizem de centro e 9% não souberam responder.
No grupo dos bolsonaristas, a convergência com a direita é maior: 76% se identificam como direita ou centro-direita, 8% como centro e 2% não souberam classificar.
Personalização da política e confusão conceitual
Segundo cientistas políticos ouvidos pela Folha de S.Paulo, os dados refletem a personalização da política, a confusão conceitual sobre esquerda e direita e o impacto da polarização, que faz com que muitos eleitores se alinhem mais a líderes do que a ideologias.
Panorama geral
47% dos brasileiros se dizem de direita ou centro-direita;
28% se dizem de esquerda ou centro-esquerda.
Já a identificação com lideranças mostra 40% de petistas e 34% de bolsonaristas, indicando peso semelhante entre correntes políticas e ideológicas.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, com base em uma amostra de 2.002 eleitores, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na verdade, muita gente não sabe o que é, ou o que quer! Ou é sem noção mesmo. Um dia desses, uma ex-aluna minha me disse que se um cachorro fosse candidato pela esquerda, ela votaria no cachorro. Daí você vê o grau de insanidade dessas pessoas. Ideologias ou siglas, não definem o caráter de um candidato, ou candidata.
oi boa noite vou dar a luz la pro més de agosto pro dia 27 quais os documentos que eu preciso e meu primeiro filho e se preciso marca