Esporte

Primo de holandês Seedorf fará estreia pelo Alecrim nesta quarta-feira

sedorf

Após muita espera e ansiedade por parte da torcida alecrinense e do próprio jogador, o meia-atacante Stefano Seedorf poderá estrear com a camisa do Alecrim. Na tarde desta segunda-feira (1), a documentação do jogador foi regularizada e o técnico Wassil Mendes poderá contar com o reforço na primeira partida do returno do Campeonato Potiguar, quarta-feira (3), no Ninho do Periquito, contra o Santa Cruz.

Apresentado dia 19 de fevereiro como a principal contratação alecrinense no ano, o atleta ainda não realizou uma partida oficial por problemas burocráticos para emissão do visto e, posteriormente, da carteira de trabalho, o que impedia a regularização. Com a fase da burocracia superada, Seedorf espera superar também a expectativa criada em torno da sua estreia.

– Estou muito feliz e aliviado com a regularização dos documentos e a possibilidade de estrear já esta semana. Espero por esse momento desde que cheguei ao Brasil e finalmente vou poder ajudar o Alecrim e meus companheiros em campo. Nesse período, foi criada uma expectativa muito grande pela torcida e imprensa e minha meta agora é mostrar que essa espera valeu. Sei que ainda estou sem ritmo de jogo, mas só posso adquirir jogando – disse.

Por mais perto que a estreia do atleta esteja, ainda não é possível garantir que o primeiro jogo de Stefano será como titular. Ainda com o time indefinido para a partida, o técnico Wassil Mendes vem testando opções nos últimos treinos e não confirmou o jogador entre os 11 que iniciam a partida.

– Nos treinos já vimos que ele é um grande jogador e pode nos ajudar muito, mas ainda não defini a equipe para a partida e não posso confirmar se ele estará entre os atletas que iniciam o jogo. De qualquer forma ele estará no jogo, nem que seja no banco – afirmou o treinador.

Responsável pela contratação de maior repercussão em solo potiguar neste ano, o presidente Anthony Armstrong demonstrou satisfação com a notícia e garantiu que a vinda de Seedorf não foi apenas uma jogada de marketing.

– Tenho certeza que o Stefano vai ajudar o Alecrim, pois é um jogador de qualidade e inteligência. É claro que foi uma contratação importante pela exposição que trouxe ao clube, mas, mais do que isso, foi uma contratação pelo que pode nos trazer em campo em termos de retorno esportivo. Não contratei ninguém por causa do sobrenome – disse o presidente, que é sócio de Clarence Seedorf, quem indicou o primo ao clube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump volta a ameaçar países do Brics: ‘receberão tarifa de 10% muito em breve’

Foto: G7

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (8) que os países do Brics serão submetidos a uma tarifa de 10% “muito em breve”. Segundo o republicano, o grupo estaria tentando enfraquecer os EUA e substituir o dólar como moeda padrão global.

“Se eles quiserem jogar esse jogo, tudo bem. Mas eu também sei jogar”, afirmou Trump a jornalistas durante uma coletiva na Casa Branca.

“Qualquer país que fizer parte do Brics receberá uma tarifa de 10%, apenas por esse motivo”, disse, acrescentando que a medida deve ser implementada “muito em breve”.

O Brics é um grupo de países emergentes que inclui Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã.

“O que eles estão tentando fazer é destruir o dólar para que outro país assuma a posição e torne sua moeda o novo padrão. Perder o padrão mundial do dólar seria como perder uma guerra, uma grande guerra mundial. Não seríamos mais o mesmo país. E não vamos deixar isso acontecer”, completou Trump.

Trump também reiterou sua intenção de manter o dólar como a moeda “rei” no cenário global. “Se alguém quiser desafiar isso, pode até tentar. Mas pagará um preço muito alto”, afirmou o presidente norte-americano.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Horário de verão poderá ser necessário devido a déficit na capacidade de energia, diz ONS

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A preocupação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) com o atendimento da ponta de consumo de energia elétrica no País se agravou no Plano de Operação Energética (PEN) para o período de 2025-2029, disse ao Estadão/Broadcast o diretor de Planejamento do ONS, Alexandre Zucarato.

Segundo ele, é possível que este ano seja recomendado ao governo o uso do Horário de Verão para obter pelo menos mais 2 gigawatts (GW) de reforço no Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão precisa ser tomada em agosto, já que a medida requer três meses de antecedência para ser implantada.

“O PEN olha se a quantidade de geração disponível, no sentido amplo, se os recursos que temos atendem o consumo do Brasil. O PEN 2025-2029 confirmou o diagnóstico do ano passado e mostrou agravamento do déficit de potência”, disse Zucarato. “Eventualmente, podemos recomendar horário de verão como imprescindível”.

Segundo ele, como este ano não houve leilão, “apesar da recomendação feita desde 2021 para que fossem realizados leilões anuais”, além das medidas já tomadas – como a antecipação da entrada de projetos do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de 2021 e maior uso de térmicas -, o ONS poderá também importar 2,5 GW de energia de países vizinhos.

“O que a gente observa, e isso é um repeteco das conclusões que nós chegamos já desde o PEN de 2021, é que a gente está observando que o sistema está sobreofertado de energia, mas em 2021 a gente enxergava no final do horizonte a violação do critério de potência. Mas, enfim, o futuro chegou. Aquilo que era final do horizonte virou o início do horizonte”, destacou o diretor.

Outra medida adotada para evitar problemas no SIN, a resposta da demanda para o atendimento da ponta (de consumo), terá seu volume conhecido no próximo dia 16 de julho, quando serão contratadas as reduções de carga de grandes consumidores. No ano passado, esse instrumento gerou apenas 100 megawatts (MW) de economia. “O consumidor oferta a redução do seu consumo em determinados horários do dia mediante o pagamento de uma compensação”, explicou.

Zucarato destacou que a geração de energia realmente cresceu no País, mas puxada pela energia solar, que, naturalmente, não produz à noite e não garante potência. “A MMGD (mini e microgeração distribuída solar) no PEN 2025-29 sai de 35 GW para 64 GW. A solar centralizada de 16,5 GW para 24 GW e a eólica de 32,5 GW para 36 GW”, informou.

“Então, basicamente, isso explica todo esse crescimento de 232 GW para 268 GW no SIN entre 2025 e 2029, são quase 40 GW de solar, que não atende a ponta noturna”, ressaltou. “E é aí que a gente enxerga que o critério de atendimento da ponta, que já não estava atendido, fica menos atendido ainda. Ou seja, esse déficit estrutural se aprofunda”, afirmou.

Para Zucarato, se as chuvas atrasarem novamente este ano, os meses mais críticos serão outubro e novembro, e a solução será realizar o leilão de reserva de capacidade (LRCAP) o mais rápido possível em 2026. “O principal recado do PEN é, repetindo o que a gente viu no ano passado, a gente não está atendendo os critérios de potência e a situação se agravou pelo aumento da demanda prevista. Então isso significa que para 2025 já não tem mais o que fazer porque não dá mais tempo de se fazer nenhum leilão para contratar potência para 2025. A próxima janela de necessidade vista no escuro é o ano que vem”, explicou.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

AGU prepara resposta à Justiça dos EUA em nome de Moraes

Foto: Gustavo Moreno/STF

A AGU (Advocacia-Geral da União) prepara uma série de minutas para responder à Justiça dos EUA (Estados Unidos) em nome do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Empresas do grupo do presidente americano Donald Trump pediram, nesta segunda-feira (7), a citação do ministro, indicando um endereço no Brasil para o cumprimento do mandado.

Na ação, o grupo Trump Media e a plataforma Rumble pedem que Moraes seja responsabilizado por supostas censuras que teriam sido cometidas contra companhias e cidadãos norte-americanos.

Em junho, conforme mostrou a CNN, a AGU assumiu o caso. O órgão tem a atribuição institucional de defender autoridades brasileiras dentro e fora do Brasil.

O ministro-chefe da AGU, Jorge Messias, acionou o escritório da pasta nos EUA para monitorar os processos. Ele também pediu subsídios ao Supremo para embasar as petições.

As peças, no entanto, ainda não serão protocoladas neste primeiro momento. A AGU aguarda a análise e a eventual assinatura do mandado por parte do diretor de secretaria do Tribunal Distrital da Flórida.

Até lá, “nada acontecerá”, conforme um documento da AGU ao qual a CNN teve acesso. A avaliação dos advogados norte-americanos é de que deve haver um pedido de cooperação jurídica internacional.

Segundo o processo de Trump, Moraes teria emitido “ordens de silêncio” que violariam os princípios de liberdade de expressão nos EUA, tornando-as inexequíveis em território norte-americano.

Na avaliação do Supremo e da AGU, entretanto, empresas que operam no Brasil estão sujeitas à legislação nacional, mesmo que suas sedes fiquem no exterior.

Interlocutores do Judiciário brasileiro veem a ação como uma resposta ao avanço do julgamento em que o STF decidiu pela responsabilização das redes sociais por conteúdos indevidos publicados pelos usuários.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Antônio Henrique e prefeitos da região do Mato Grande garantem instalação de batalhão da Polícia Militar em Ceará-Mirim

Em articulação liderada pelo prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique, com o apoio dos prefeitos da região do Mato Grande, a governadora Fátima Bezerra confirmou a instalação de um batalhão da Polícia Militar em Ceará-Mirim. O decreto oficializando a medida será publicado até a próxima terça-feira (15/07).

Durante a reunião, realizada em Natal, a governadora também anunciou que, nesta fase inicial, o Governo do Estado irá reforçar de imediato as ações de segurança pública em Ceará-Mirim e municípios vizinhos com o apoio do Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

O prefeito Antônio Henrique destacou que a medida é fruto de uma construção coletiva, com forte mobilização política e institucional: “Essa é uma conquista construída com diálogo e união. O reforço do CPRE já nos dará mais presença do Estado nas ruas, enquanto avançamos na implantação do novo batalhão. Ceará-Mirim e os municípios vizinhos precisam e merecem mais segurança.”

Também participaram da reunião os prefeitos da região do Mato Grande: Professora Nira, de Maxaranguape; Ricardo Brito, de Pureza; Fernando de Canto de Moça, de Ielmo Marinho; Márcio de Cici, de Rio do Fogo; e Louvado, de Taipu. O ex-prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César, também integrou a comitiva.

Juntos, Ceará-Mirim e os municípios representados na reunião somam mais de 135 mil habitantes, reforçando a urgência e a importância de investimentos estruturais na área da segurança pública para essa região estratégica do estado.

Representando o Legislativo de Ceará-Mirim, estiveram presentes os vereadores Marcone Barbosa (presidente da Câmara), Carlos Filho, Sueli Coutinho, Carina Freitas, Zélia Santos, Marcos Farias, Professor Rener, Cristina Severo, Gerson do MST, Professora Erineide, Vanzinho da Saúde, Bruno César, Arnaldo de Muriu, Professora Elizete, Climério de Muriu e Kaio Amigo — reforçando a união de forças em torno da pauta da segurança pública.

A governadora Fátima Bezerra foi acompanhada por integrantes da cúpula da segurança pública do Estado, como o secretário de Segurança, Cel. Araújo; o comandante-geral da PMRN, Cel. Alarico; o secretário de Gestão de Projetos, Adriano Gadelha; e a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Operação Amicis: BG comenta o “laranjal” do casal

BG fez um comentário no programa Meio-Dia RN de hoje sobre a Operação Amicis, que revelou na semana passada um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o empresário João Eduardo Costa de Souza, o Duda Costa, e Layana Soares da Costa. Mais de 20 pessoas foram implicadas, muitas das quais sem saber que estavam sendo usadas no esquema.

ASSISTA ao vídeo e tire suas conclusões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula é ruim ou péssimo para 51,2%; enquanto 41,6%, acham bom ou ótimo, diz pesquisa Atlas/Bloomberg

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) supera a positiva, de acordo com a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (8).

O levantamento mostra que 51,2% dos entrevistados acham a terceira administração do petista ruim ou péssima, enquanto 41,6% consideram ótima ou boa. Os que consideram regular são 7,2%. Não sabe foi de 0,0%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O índice teve uma leve oscilação se comparado ao último levantamento, em maio. Ruim ou péssimo caiu 0,9 ponto percentual. Ótimo ou bom caiu 0,3. Regular, por sua vez, cresceu 1,2.

Como você avalia o governo do presidente Lula?

  • Ruim/péssimo: 51,2% (52,1% em maio)
  • Ótimo/bom: 41,6% (41,9% em maio)
  • Regular: 7,2% (6% em maio)
  • Não sei: 0,0%

Foram entrevistadas 2.621 pessoas pela AtlasIntel, por recrutamento digital aleatório, entre 27 e 30 de junho.

A pesquisa foi feita pela Latam Pulse, uma iniciativa entre AtlasIntel e Bloomberg, que fornece dados mensais sobre a situação política, social e econômica de cinco países-chave da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula é desaprovado por 51,8% diz pesquisa Atlas/Bloomberg

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os índices de avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão próximos, mas com vantagem para a desaprovação frente à aprovação, de acordo com a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (8).

O levantamento mostra que 51,8% dos entrevistados desaprovam o presidente, enquanto 47,3%, aprovam. Não sabe fica em 0,9%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Se comparado ao último levantamento, em maio, a desaprovação, que estava em 53,7%, teve uma queda de 1,9 ponto percentual. Mesmo valor que subiu a aprovação, que era de 45,4% na pesquisa mais recente.

Você aprova ou desaprova o desempenho do presidente Lula?

  • Desaprovo: 51,8% (53,7% em maio)
  • Aprovo: 47,3% (45,4% em maio)
  • Não sei: 0,9% (0,7% em maio)

Foram entrevistadas 2.621 pessoas pela AtlasIntel, por recrutamento digital aleatório, entre 27 e 30 de junho.

A pesquisa foi feita pela Latam Pulse, uma iniciativa entre AtlasIntel e Bloomberg, que fornece dados mensais sobre a situação política, social e econômica de cinco países-chave da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre Cição Bandido, aos 69 anos; política caicoense está de luto

Foto: reprodução

A política de Caicó está de luto com a morte do comerciante e figura política popular Cícero Vale, conhecido como Cição Bandido, aos 69 anos. Ele estava internado desde a última sexta-feira no Hospital do Seridó, onde seria submetido a um cateterismo, mas infelizmente faleceu na manhã desta terça-feira (08).

Em contato com o Blog do Marcos Dantas, a filha Ayla Débora contou que a última conversa com o pai ocorreu por telefone ainda nesta manhã, quando ele relatou cansaço. A causa da morte, de acordo com o médico que lhe atendia, cardiologista Niceas Alves foi infarto agudo do miocárdio e como consequência uma parada cardiorrespiratória.

Ayla também destacou que seu pai recebeu todos os cuidados médicos desde que foi internado. O velório acontecerá no Centro de Velórios Sempre, no centro de Caicó, e o sepultamento está previsto para esta quarta-feira no Cemitério São Vicente, com horário a ser confirmado.

Cição chegou a disputar algumas eleições municipais e estaduais. Em uma delas foi o federal mais votado da cidade de Caicó com mais de 11 mil votos.

Blog Marcos Dantas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Eraldo denuncia interferência do Governo Fátima na eleição do PT

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, divulgou uma nota sobre as eleições internas do PT, na qual ele foi acusado de protagonizar uma tremenda confusão. No texto, Eraldo acusa o Governo Fátima de interferir na disputa. Segue a nota:

Nota de Esclarecimento

Ao longo de todo o processo eleitoral interno do PT de São Gonçalo do Amarante, optei pelo silêncio. Preferi concentrar minhas energias no diálogo com a militância e na busca por votos, apostando na força da construção coletiva e no respeito às regras partidárias.

Entretanto, diante dos fatos que se tornaram públicos e especialmente os episódios de tumulto promovidos pela chapa derrotada, inconformada com o resultado da eleição – não posso mais me calar.

Infelizmente, o processo foi marcado por práticas que ferem a democracia interna do partido: uso da máquina pública e interferências do Executivo municipal e estadual com tentativas claras de intimidação. Durante a disputa, recebi áudios e relatos que sugerem interferência direta de pessoas ligadas ao Governo do Estado no PED de São Gonçalo. Esses materiais foram encaminhados à Direção Estadual do PT, que não tomou nenhuma providência.

Em alguns desses áudios, apoiadores da chapa adversária que, na última eleição municipal, sequer apoiaram os candidatos do PT, chegaram ao absurdo de ameaçar me expulsar do partido ao qual dediquei toda a minha vida, sem qualquer justificativa plausível. Lamentavelmente, esse foi o tom que imperou ao longo de todo o processo.

No dia da votação, os ataques e provocações se intensificaram. E, para minha surpresa, foram conduzidos diretamente pela Diretora-Presidente da Potigás, a segunda maior empresa pública do Rio Grande do Norte. Sua presença constante no local de votação, batendo lista, abordando militantes e mobilizando eleitores reforça as denúncias de interferência do Executivo estadual, que encaminhei à direção do partido. Além disso, fere frontalmente as normas internas do PT e demonstram a interferência na eleição interna do partido.

Blog Gustavo Negreiros

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

AtlasIntel: Bolsonaro ficaria à frente de Lula se eleições fossem hoje

Foto: Reprodução

Levantamento divulgado pela AtlasIntel nesta 3ª feira (8.jul.2025) mostra que, se as eleições fossem hoje, com os mesmos candidatos que disputaram o Planalto em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ficaria à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1º turno. O ex-presidente, que está inelegível, teria 46,0% dos votos ante 44,4% do atual chefe do Executivo.

O pedetista Ciro Gomes aparece com 4,5% dos votos e Simone Tebet (MDB), com 1,5%. Brancos e nulos seriam 1,8% e 1,6% declararam que votariam em algum outro candidato daquele pleito.

A pesquisa foi realizada por Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel. Os dados foram coletados de 27 a 30 de junho de 2025. Foram entrevistadas via questionários on-line 2.621 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Primeiro que as eleições não só hoje e memo se fosse, Bolsonaro poderia estar com 20% de vantagen sobre qualquer pré candidato a presidente isso não importa ele tá inelegível mesmo, portanto essa pesquisa não tem importância alguma.

  2. Kkkkk o que é mais reconfortante é saber que essas pesquisas são dinheiro jogado fora, o senhor jair messias bolsonaro está inelegível até 2030 simples assim.

  3. Incrível como os Bolsonaristas agora tão dando valor a pesquisas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk já acreditam?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *