A missão da Frente Parlamentar Rio Grande do Norte–China realizou neste domingo (19) uma visita técnica à empresa SUS Environmental, localizada nas proximidades de Pequim, capital chinesa. A companhia é referência internacional em geração de energia a partir do tratamento de resíduos sólidos urbanos, utilizando tecnologia avançada para transformar o lixo em fonte energética limpa e sustentável.
O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento da usina e compreender o modelo de negócios desenvolvido pela empresa, que atua em parceria com municípios da região metropolitana de Pequim no tratamento, destinação final dos resíduos e geração de energia.
Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação com o Rio Grande do Norte, incluindo a implantação de um projeto piloto no município de Macaíba, em parceria com prefeituras locais, voltado à produção de energia a partir de resíduos sólidos urbanos.
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte ficou responsável por conduzir as tratativas junto à SUS Environmental para desenvolver um modelo de negócio adaptado à realidade potiguar, com vistas à futura instalação de uma usina desse tipo no estado.
A tecnologia aplicada pela empresa chinesa é considerada inovadora, pois, além de realizar o tratamento e a destinação final dos resíduos, gera energia elétrica a partir da queima controlada do lixo, reduzindo significativamente o impacto ambiental e eliminando a necessidade de grandes áreas para armazenamento de resíduos.
Segundo o vice-governador do Rio Grande do Norte, essa tecnologia representa um avanço importante para o Brasil e encontra grande compatibilidade com a realidade local:
“Esse modelo promove eficiência e aproveita o potencial energético do lixo. A tecnologia chinesa se assemelha muito ao tipo de resíduo que temos no Brasil, que é um lixo mais úmido, mais molhado, mas que tem, sim, capacidade de geração de energia. É uma forma de agregar valor ao lixo — ele deixa de ser um problema e passa a ser uma fonte energética que, consequentemente, gera recursos e desenvolvimento”, destacou o vice-governador.
Já o presidente da Frente Parlamentar Rio Grande do Norte–China, deputado Cléber Rodrigues, ressaltou a importância da participação dos gestores municipais nessa missão:
“Essa imersão é fundamental para que os prefeitos adquiram conhecimento, compreendam novas culturas e busquem alternativas para os desafios dos seus municípios, especialmente no tratamento e destinação dos resíduos sólidos. O Marco Legal dos Resíduos Sólidos traz uma série de responsabilidades aos gestores públicos, e essa missão contribui justamente para colocar novas opções na mesa — soluções que podem garantir destinação adequada aos resíduos e, ao mesmo tempo, gerar recursos e oportunidades de desenvolvimento para os municípios”, afirmou o parlamentar.
A missão oficial é composta pelo vice-governador do Estado do Rio Grande do Norte, Walter Alves; pelo presidente da Frente Parlamentar RN–China, deputado Cléber Rodrigues e pelos prefeitos Emídio Júnior (Macaíba), Gustavo Santos (Nisia Floresta) Pedro Filho Touros, Mariana Almeida (Pau dos Ferros) e Hudson Matias (Galinhos), além de representantes do Governo do Estado, entre eles o secretário Alan Silveira do Desenvolvimento Econômico e o adjunto Hugo Fonseca da SEDEC.
A experiência observada em Pequim reforça o compromisso da missão potiguar em buscar soluções tecnológicas e sustentáveis para os desafios da gestão de resíduos e da geração de energia no Rio Grande do Norte.
Impressionado como tem gente querendo aparecer, principalmente esses magistrados, vossa excelência deveria procurar oq fazer na sua cidade.
Hj em dia todo infeliz acha que entende de MMN , bando idiotas ,ainda bem que estão todos milionários kkkkkkk
Voa telefree , mas voa logo que a policia ta chegando !!'
Amigos se você se F… na Telexfree não se preocupem… existem outras empresas esperando o seu dinheiro… BBom Nnex fica a dica !
AVISO AOS NAVEGANTES QUE A LIMINAR CAIU, COMO JÁ ERA ESPERADA! PORTANTO, UM NOVO CICLO NE INICIA. VAMOS TODOS INVESTIR E GARANTIR SEU FUTURO NA TELEXFREE!
Ao ilustríssimo Srs Araken Faria, Procon/RN, e alguns invejosos que agora se sentem arrependidos de não fazerem parte da TELEXFREE, não entraram e por conseqüência continuam na mesmice de acreditar que um bando de corruptos, MP, com suas aspirações de um dia fazerem parte da politicagem brasileira, estão trabalhando para a proteção do cidadão contra os gananciosos. kkkkkk (como disse o nosso amigo Primo). Os gananciosos são eles mesmo, bastava a diretoria molhar a mão deles com um pouquinho de dinheiro e toda a conversa deles mudaria. Porém a Telexfree não vai fazer isto, porque a Telexfree tem trabalhado com muita transparencia. Mais uma vez ao Sr. Araken Faria, Procon/RN, e alguns invejosos sabem quantos divulgadores vão entrar na justiça contra a Telexfree? NENHUM, pois tudo o que ela nos prometeu ela cumpriu, bem diferente dos políticos que vocês tem elegidos aí no Brasil e eu digo com certeza também no RN. Estes políticos que compram vocês com uma "cesta básica" um dia antes das eleições e depois de eleitos roubam as verbas liberadas para o lanche das crianças pobre da escola pública.
EU SOU UM PROMOTOR DA TELEXFREE – E não vou parar sabe por que? Graças a Deus eu sou um promotor dela dentro dos Estados Unidos, Aqui ela tem agido livremente com toda liberação do governo americano. Ela já esta operando em vários países e não tem nada que estes juízes e este MP ou o Sr. Araken possam fazer. Todos os dias eu me levanto cedo para ir trabalhar e antes de sair cumpro a minha parte do contrato que tenho com a Telexfree de fazer a propaganda para esta companhia que me paga por todo o trabalho que tem feito para ela (e que por sinal me paga muito bem). Quanto a vocês Sr. Bruno, MP, Juízes e invejosos, eu sei que vocês também levantam cedo e vai trabalhar porque vocês são brasileiros e nosso povo é um povo trabalhador a única diferença entre vocês e eu é que eu levando cedo e faço a minha fézinha na Telexfree que paga os impostos e tudo mais, e vocês, levantam cedo e faz a sua fézinha no jogo do bicho na mesa que esta na esquina do seu trabalho ou no caminho da parada do ônibus. Eu faço uma aposto em uma companhia que é completamente legal e paga os seus impostos e muitos de vocês fazem a sua fezinha alimentando uma contraversão penal. Sugestão querem proteger os lesados: comecem limpando a sua própria casa.
Quem lesa o povo é o governo e não a telexfree!
Nesse blog só sai notícia contra rede MMN!
Um blog tem de ser imparcial!!
Esse Felipe tá na cara q botou uma grana preta e tá achando ruim que outros fiquem sabendo desse trambique!!! Se Fu
O pessoal tem tanta raiva de uma empresa que mudou avida de muita gente..Não dá pra entender um negócio desses…
Os proximos serão BBOM, NNex etc. O ministerio publico so quer proteger o cidadão dos gananciosos que estao iludindo as pessoas; principalmente quem mora no interior e esta vendendo o patrimonio, acreditando que nao vai mais precisar trabalhar pro resto da vida. É de fato um golpe publicitario e contra a economia popular. O incrivel é como tem gente acreditando nisso. E o pior, ate no TJ tem gente vendendo mentira, aplicando golpe em cima dos outros, divulgando falsos lucros, sendo muitos formados em Direito.
Trata-se de órgão competente para dirimir administrativamente litígios oriundos de relação de consumo, portanto, sequer poderia admitir a possibilidade de abertura de processos junto ao mesmo em face da TelexFree. Penso que o governo estadual deveria avaliar melhor a distribuição de seus cargos comissionados, principalmente os de chefia de setores fundamentais, desse modo, seria evitado um comentários sem cunho jurídico como o emitido pelo Sr. Araken.
Agora sim! acabando a novela TelexFREE desse jeito ninguem vai poder dizer que foi lesado pela empresa, que até hoje não deixou de pagar a ninguém, mas sim que foram lesados e prejudicados pelo Estado, por meio do Poder Judiciário!! Devia ser motivo de protesto hoje também pra somar com a revolta do busão!!
Vale ressaltar que vão entrar no Procon-RN para reclamar de que ? Que os pagamentos estão em dia ??? Kkkkkkkkkkk
O MMN existe a mais de 60 anos, é um negócio e como todo tem seu risco, pergunte a qualquer pessoa que entrou nesse mercado se esta arrependido ou se sente lesado por participar independente do tempo e do valor investido, falo isso para os céticos que não pesem que estou no TOPO DA "PIRÂMIDE" entrei em uma empresa a apenas dois meses, por conhecer o seguimento e acreditar, coloquei meus pais, irmãos, primos, e amigos. A falta de conhecimento e a desinformação faz com que pessoas bem intencionadas fação comentários equivocados.