O Professor Dhiego Fernandes, do IFRN de Pau dos Ferros, parece que andava procurando uma polemica e achou, das brabas.
Dhiego usou seu Facebook para fazer desabafos sobre, segundo ele próprio, a qualidade da água de Pau dos Ferros, que por causa da seca realmente está praticamente lama.
Mas a contradição do Professor aflora em suas postagens, vejam só:
Bom, como era de se imaginar, a confusão tomou de conta, a revolta é geral em Pau dos Ferros e o professor voltou a ocupar a rede para fazer uma meia culpa e se desculpar:
Se a mea culpa de Dhiego vai funcionar só o tempo dirá, mas Professor…
Este sujeito, se diz professor, mas a primeira coisa que teria a fazer seria rasgar o diploma. Porque um professor escrever a seguinte frase: "Infelizmente sou obrigado a VIM nesse cabaré chamado pau dos ferros", e em letras minúsculas, quando deveria ser maiúsculas, demonstra bem a quanto anda a educação nesse país. Tomara que ele saia logo da cidade. Tenho certeza que esta lucrará muito mais.
"…. deixo pros nativos da refião ficarem tomando banho de lama e tomando sol quente na cabeça…." se isso não é ofensa à população , eu não sei mais o que é ofensa. Mau caracter.
vc diz que não ofendeu diretamente ninguém?! vc tá tentando jogar limpo no próprio campo sujo que vc tornou,"professor"?! vc disse que o povo daqui de pau dos ferros merecia beber lama e tomar sol na cara; disse que a culpa é nossa por votar nos democrátas! nos comparou com o povo de Israel que tira a água do mar para o consumo!; disse que aqui era uma cidade de merda!; disse a quem discordou de vc em rede social,inclusive eu,que "foda-se"! FODA-SE VC,SEU MAL EDUCADO! AINDA POR CIMA NOS CHAMOU DE IGNORANTE… de onde vc tirou sua especialização e sua graduação?! estudou mesmo ou comprou?! deixo aqui essa questão para vc e a cambada que te apoiou ou que caiu no seu jogo de conversa para pedir desculpa na mesma rede social. vc foi altamente desnecessário com suas palavras. de onde vc vem,de Natal, não perde chão da região nordeste! é o mesmo sol e a mesma "lama"! vc se achou tanto que acabou se perdendo! o bom é que vc nunca mais vai esquecer de pau dos ferros,pois já deve ter seus motivos fora esses que vc citou,como por exemplo, saber que não é aceito e que na câmara municipal vc disputou sozinho o título de "persona non grata". Melhoras como ser humano,vc precisa melhorar. Diôgo
Atitude completamente oposta a que se espera de um educador, para educar e formar alguém é prerequisito básico que seja educado e bem formado o que infelizmente não se vê nesta atitude.
Lamentável ler isso ! Apesar da critica central da qualidade da água ser louvável, achei totalmente reprovável a forma como a mesma foi feita por esse que se diz professor ! Porque, se a docência vier companhada de tanta arrogância, e se durante o seu processo de capacitação, tal professor não aprendeu a expressar de maneira ética suas opiniões; não estão formando mestres e sim críticos ignorantes.
Acho que se ele quer realmente resolver o problema, ou então divulgá-lo, deveria usar da educação que diz passar aos alunos no lugar de se portar de uma forma mais deplorável ainda que a própria situação da cidade.
Se o caro professor não xingou ninguém, pergunto eu, então o que é xingar caro professor?! Na posição de mestre poderás nos explicar. Todo mundo se vê no direito hoje em dia de falar o que quer, da forma que quer e no fim das contas usar a constituição como escudo das besteiras que fazem. Caro professor, não confunda liberdade de expressão com direito de poder agredir ao próximo. Temos responsabilidade com o que falamos, não é de qualquer jeito. Por que o senhor nega os fatos? E agora quer transferir a responsabilidade de interpretação aos outros com o intuito de mudar o sentido de vossa expressão? Se tens convicção do que falas, não mude. Seja homem ao menos nessa hora.
Esse cara sempre foi um lunático, foi mal educado. O cara que chama a cidade de cabaré, está chamando as mulheres da cidade de que? Esse safado tem que ser processado perder o direito de fazer concurso público!
To morrendo de rir! Não do comentário que o intitulado professor fez..
Sou um potiguar do alto oeste. Porem to rindo muito! Vejam como ele foi se retratar rápido em!!! Mudou o tom da conversa em! Como se diz em nossa região:
E o negocio que apita em!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Será que o medo não foi grande em????????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se acovardando hein professor? Tá comedo de perder o cargo né? Falou besteira e agora que distorcer a conversa. Vossa senhoria falou de forma sutil sobre politica, pois bem, antigamente os politicas falavam o que queriam e nós acreditávamos, agora vossa senhoria quer fazer o mesmo conosco, falar besteira e depois dize que não disse isso, ou aquilo. Professor a mentalidade deste país evoluiu, ou melhor, graças à institutos como o que o senhor trabalhava, assim espero, gerou essa evolução mental.
Realmente falar "Cambada de ignorantes"não é ofender imagina é um grande elogio.E para quem disse que estava fazendo uma critica "a qualidade de água e abastecimento de água." e não queria ofender em momento algum a população acho pouco indevida essas frases "Deixo para os nativos da região ficarem tomando banho de lama e levar sol quente na cabeça…","Vcs merecem viver em uma cidade podre e tomar banho de lama".Uma dica professor: Se você não gosta da água ou da cidade você tem a opção de mandar duas cartas, uma para os responsáveis pelo abastecimento de água reclamando do estado em que se encontra a água ou apenas uma para o seu estabelecimento de trabalho pedindo demissão.
Ninguém merece beber lama! essa xenofobia idiota deveria acabar. Somos todos iguais perante Deus! seja vc de Natal, RJ, Nova York, Judas perdeu as botas, Pau dos Ferros, etc. Isso naum é importante!!!
De fato, qualquer população estaria mesmo ofendida. Mas estranho é ver que ele não fez ofensa direta a ninguém, e a democracia que o constituição permite expressarmos nossos pensamentos sobre qualquer coisa, desde que não denigra os direitos humanos. Eu não vi nenhum momento ninguém sendo chamado de prostituto, mas vi pessoas que reclamam do português dele, mas escrever "NEM ESCREVER TU SABE. Tu é professor?", engraçado é a mesma pessoa também não saber conjugar verbo e reclamar.
Claro que isso não é atitude de nenhum professor. Nem de respeito de onde se tira seu sustento, mas convenhamos que ele não ofendeu diretamente a ninguém. E cuidar da situação da cidade de vocês é que deveria ser a real preocupação. Tirá-lo do emprego dele resolverá em que com a qualidade de vida da população? ,
De fato, qualquer população estaria mesmo ofendida. Mas estranho é ver que ele não fez ofensa direta a ninguém, e a democracia que o constituição permite expressarmos nossos pensamentos sobre qualquer coisa, desde que não denigra os direitos humanos. Eu não vi nenhum momento ninguém sendo chamado de prostituto, mas vi pessoas que reclamam do português dele, mas escrever "NEM ESCREVER TU SABE. Tu é professor?", engraçado é a mesma pessoa também não saber conjugar verbo e reclamar.
Claro que isso não é atitude de nenhum professor. Nem de respeito de onde se tira seu sustento, mas convenhamos que ele não ofendeu diretamente a ninguém. E cuidar da situação da cidade de vocês é que deveria ser a real preocupação. Tirá-lo do emprego dele resolverá em que com a qualidade de vida da população?
Chamar a cidade de merda,nativos tomarem banho de lama e levarem sol quente na cabeça,dizer que VOCÊS( os pauferrenses) merecem viver em uma cidade podre,mandar Talita se foder,chamar de cambada de ignorantes e que merecem beber lama,e por fim estirar o dedo médio(gesto obsceno) para a placa de Bem-Vindo a PDF NADA disso você considera como ofender ninguém?
Caro,Dê licença!
Esse exemplar de "ser desprezível" não representa o IFRN. Por uma grande desgraça ele faz parte do quadro dos servidores daquela instituição. E o que não presta aparece em todos os segmentos sociais. Estava lendo os impropérios q o "tal" postou e quase morro de pena dele. Antes de ser preconceituoso ele é uma pessoa totalmente desinformada sobre o que é o SEMIÁRIDO NORDESTINO. Além de tudo faz referência a Israel. Tadinho. QUEM FALA SOBRE O Q NÃO ENTENDE É um ridículo completo! Se não entende o lugar onde ganha o pão de cada dia, como poderia entender a conjuntura política internacional e o q é o Oriente Médio????? Qdo esse SER SEM NOÇÃO fez o concurso e foi aprovado ele pensava q estava indo morar na Suíça????? Ele achava que Pau dos Ferros ia se desdobrar em mares de rosas para recebê-lo? Inclusive o clima iria mudar????? Outro detalhe: ele pode pedir demissão. Algo muito simples para aqueles servidores q não estão contentes c os lugares onde estão lotados e não se habilitam a participar junto com a população local na construção de uma cidade melhor de se viver.
Eu acho o povo brasileiro muito engraçado. Existe uma verdadeira deturpação de valores e uma alienação com relação ao que realmente importa.
Eu achei o linguajar do professor Dhiego chulo e de péssimo gosto e realmente não gostei da forma que ele falou com os pauferrenses. Mas alguém realmente prestou atenção no assunto em pauta? Eu os lembro: A QUALIDADE DA ÁGUA E DOS SERVIÇOS FORNECIDOS PELA EMPRESA QUE FORNECE ÁGUA na cidade de vocês.
Vocês todos estão perdendo seu precioso tempo gastando energia para ficarem revoltados com a “ofensa” aos conterrâneos dessa cidade (acho justo), mas quantos gastaram seu tempo para se importar com a qualidade da água, para ligar para empresa ou para fazer um protesto virtual, ou real? Para essa situação ninguém faz nada, “deixa estar”.
É mais fácil crucificar um professor “infrator” do que se importar e tentar resolver um problema vivenciado por vocês? O velho conformismo nacional. Ninguém vai atrás da empresa, da prefeitura, do governo quiçá! A culpa é somente da seca, como dizem uns e outros (tsc tsc tsc).
Vejo por exemplo, as pessoas se revoltando com um suposto beijo gay na novela das 20:00 h, mas quantas pessoas se revoltaram com uma mulher que mata pessoas, maltrata bebês, cega outrem. Ou com o ex-vilão e novo herói que joga bebês no lixo e tanta matar várias pessoas?
Bem, comparo o que vocês estão fazendo ao exemplo acima. Quando vejo vocês fazendo tanta questão por algo que sim é importante (não apoio as ofensas), mas que é ilusório diante do real problema de vocês.
Espero que um dia esse tal gigante acorde de verdade.
Obs.: Mas se essa água não é tão ruim assim ao ponto de vocês se importarem então me perdoem a intromissão.
O professor tentou resolver o problema?! Como? Erguendo o dedo médio?! Me polpe. Tá preocupado com os serviços prestados? Faça uma mobilização. Ele como professor de uma instituição poderia encabeçar um movimento entre os alunos e demais membros do IFRN. Mas ao invés de tentar conscientizar seus alunos, mostrando-os a importância de se cobrar os direitos das autoridades, ele opta por ofender à população com palavras de baixo calão. Agora, fica a lição nem todo mundo que passa em um concurso estar realmente apto para exercer a função. Esse aí nem de longe sabe o papel de um professor e pelo visto desconhece o significado de EDUCAÇÃO
Euzinha,faço de suas palavras as minhas.
Nossos louváveis poetas quando falam e cantam o sertão brasileiro, falam da beleza encantadora e do povo sofrido, sofrido ñ pelo sol, e sim pelos inescrupulosos políticos. Sou de Recife e pela força do destino hj estou aqui nesta cidade que é linda, limpa, organizada, igual a qualquer cidade pequena de um povo feliz, aconchegante, com tantos sonhos. O sol e a água são questões aqui do dia a dia, CHUVA, CHUVA! è o q pedimos e que os políticos parem de se aproveitar desse nome "SERTÃO" para roubar. É lamentável q pessoas critiquem o lugar quente q é esta cidade, pois quem tiver a oportunidade de um dia visitar vai entender o q os nossos poetas falavam (falam).
Espero que esse Professor não seja transferido para o IFRN Zona Norte Natal, senão ele vai encontra muitas coisas que incomode andando pela zona note e abrir essa boca para fala bobagens.
Ele escreveu o argumento certo em linhas tortas.
Não o julguemos por sua atitude, ele apenas errou nas palavras em que utilizou, mas argumentou contra um problema que realmente não é natural mas sim um descaso politico !!
Venhamos e convenhamos, vocês estão sendo hipócritas ao crucificar o professor por ter falado essas verdades, que muitos por ter pena da situação da cidade se posiciona contra o que o mesmo falou, mas no fundo todos sabemos que esse problema da água possui meios para ser driblado a falta, e que os governantes tem o poder para isso, ainda mais em uma cidade relativamente grande do RN, mas não fazem por onde de o problema ser resolvido, inclusive continuam privatizando poços e áreas com boas reservas de água.
Volto a repetir, as reclamações são justificaveis, o meio como foram feitas, NÃO !
Acho que vc não entendeu, ele falou da água e disse que Pau dos Ferros era um cabaré, não queira defender os erros de uma figura dessa.
Sou natural de mossoró-RN e atualmente sou professor do IFPI – campus Paulistana. A realidade da cidade de paulistana é precária em relação a saúde e abastecimento de água (fiquei 7 dias sem água na última semana), nem por isso preciso ofender a população de paulistana para emitir minha opinião. Estou tentando uma redistribuição para o RN e seria um imenso prazer ir para pau dos ferros se fosse o caso..
Ele falou sim dos pauferrenses, chamou-os de ignorantes, comparou-os com "gado" (que não raciocina) e, para completar, desejou-lhes coisas totalmente crueis para um ser humano: "beber água de lama" e sofrer sob o sol, além de ofendê-los com palavras de baixo calão. Para completar, disse que todos são prostitutos, já que a cidade seria "um cabaré". Uma condenação criminal por injúria qualificada (especificamente direcionada aos pauferrenses) acredito que pode tirar o cargo deste senhor. Vamos ver no que vai dar.
Malu
Com um individuo desse não se deve discute. Sou de Pau dos Ferros, moro em Camboriú-SC, mas tenho mãe e irmãos morando lá, portanto sei bem a realidade da cidade.
Como professor deveria usar seus conhecimentos para informar e mobilizar a população sobre a transposição do Rio São Francisco, assim quem sabe alcançaria um resultado positivo???
Só concordo com ele em uma coisa, quando ele diz: "a culpa é dos políticos", e Discordo do comentário da Angela quando ela diz:: "A situação de Pau dos ferros hoje com relação água não tem nada ver com partido politico,são fenômeno naturais “a seca”,que afeta toda a região.", bom…o fenômeno "seca" é natural e peculiar de algumas regiões do nordeste, mas este quadro de miséria de desabastecimento de água todos nós sabemos que já poderia ser resolvido há décadas, pois a "seca" é uma industria de votos para esses políticos aproveitadores, vou dar um exemplo bem bestinha: imaginem se de 50 anos pra cá, esses políticos inúteis ao invés de saquear o erário público estivessem furando poços artesianos em todas as comunidades carentes de água, existiria seca no nordeste? iria faltar chão pra furar poços e a estiagem seria balela e passaria despercebida…só a minha opinião, não sou o dono da razão e minha verdade nunca, jamais será absoluta, repudio com veemência a atitude deste "professor".
esse … não deve ser tratado de modo algum como educador, ele mando "se- foder" a mulher que discordo do comentário e que a população merecia morar na cidade onde ele disse que era podre e etc; fora o gesto obsceno feito na entrada da cidade ridículo. Lamentável.
É TIPICO CASO DE FACA DE DOIS GUMES….. ELE DE FORMA ALGUMA DEVERIA MENCIONAR UM MUNICIPIO COM TANTA HISTORIA E TRADIÇAO DESSA FORMA ISSO É FATO … POREM TAMBEM NAO SE PODE DESVIAR O MOTIVO QUE FEZ COM QUE ELE FEZ A CRITICA… QUASE TODOAS AS CIDADES DO RN ESTA DESSA FORMA SEM ABESTECIMENTO DE AGUA … PQ O POVO SE VENDE NAS ELEIÇOES E DEPOIS VIVE EM SOFRIMENTO ; CLARO QUE NAO TRATARIA A CIDADE COMO "MERDA" FALTANDO SIM COM RESPEITO NAO APENAS COM A CIDADE E SIM COM SEU POVO QUE É MUITO BEM ACOLHEDOR …. MAS ELE TEM O DIREITO DE EXPRESSAO NAO VENHAM AQUI USAR INGREDIENTES DE DITADURA….. CLARO QUE ELE PODE SOFRER CONSEQUENCIA DE HOSTILIDADE ISSO É UMA OUTRA COISA …. AGORA POVO …PAREM DE SER GADO MESMO ..ESTE ANO TEM ELEIÇAO …VAI PEDIR CIMENTO ??? VAI PEDIR TIJOLOS ?? E OUTROS FAVORES POLITICOS PARA QUE ELES ESQUEÇAM DAS SUAS NECESSIDADES … POIS É UMA VERGONHA E LAMENTAVEL UM POVO VIVER MENDINGANDO O QUE SE TEM DE DIREITO …. NAO PENSEM EM CRICIFICAR O PROFESSOR QUE FALTOU COM EDUCAÇAO ..MAS PENSEM EM COBRAR DOS GOVERNANTES O MOTIVO QUE ELE ESCRACHOU A QUERIDA CIDADE PAU DOS FERROS .. UM ABRAÇO E APENAS MINHA OPINIAO DE UM POLITICO DO MUNICIPIO DE SANTA MARIA -RN ..QUE TAMBEM SOFRE COM FALTA D'AGUA E NÓS COMO LEGISLADORES FOMOS ATRAS ..MAS NUNCA FOMOS OUVIDOS PELOS PEIXES GRANDES ….. SOU EX SOFREDOR EM SER VEREADOR DE UMA CIDADE POBRE QUE O VERDE E O VERMELHO MATAM A CADA MANDATO E O POVO CONTINUA NO CABRESTO …. SE CONTENTANDO COM MIGALHAS … ADRIANO AZEVEDO
Sou aluno do IFRN, gosto muito da instituição como um todo, esse professor foi muito infeliz em sua declaração . Tenho certeza que se formos pergunta nos quatros cantos do RN vai ter sempre alguem vai fazer sua critica ao poder publico, ele expôs não só a imagem dele mas levou com ele instituição IFRN
Tenho pena de seus alunos.
Como esse "professor", depois de todas as provas, ainda é covarde o bastante para dizer que nunca quis ofender ninguem? Ele falou claramente que as populaçao de pau dos ferros merece tomar banho de lama e levar sol quente na cabeça por ter sua escolha de voto livre, disse que a populaçao é completamente ignorante, supôs pensamentos ao citar a muda "rei do gado", mandou a moça se foder, tirou e postou imagem dando o dedo para a placa da entrada da cidade.
Se ele tem problemas com os governantes, deveria, como professor, saber discernir entre população, cidade/naçao e governantes.
Todas as atitudes que ele tomou foram contra as pessoas. Um completo babaca. É por gente assim que o Brasil nao vai para frente. Profissionais que formam cidadãos, que deveriam servir de exemplo, agindo contra o povo.
Fiquei indignada com a atitude desse professor. Ainda bem que neste estado existe professores, e muitos, dignos do nome. Professor, você que se diz assim, vc é rídiculo. Se vc diz que não quis ofender a população de Pau dos Ferros mas o sistema político daquela cidade, não é dessa forma que se educa. Vc deveria pelo menos respeitar seus alunos e dar exemplo. Vc é um formador de opinião pelo menos é assim que entendo. Que tal vc realmente cumprir seu papel, mas de forma civilizada, educada, levando seus alunos e as pessoas da cidade a refletir sobre a situação, mostrando e incentivando e até mesmo vc participando da reivindicação junto com a população por melhores condições de vida. Concordo com vc que em relação a água existe forma de melhorar a situação do nordeste e não só de Pau dos Ferros. Mas só temos a lastimar. O IF é tida como uma das poucas escolas públicas de qualidade, mas vc professr, não vai fazer com que as pessoas deixem de acreditar nisso, vc é apenas um, a escola é um todo e tem professores que faz jus ao nome de PROFESSOR. PENSE ANTES DE FALAR merda. Olha sou de Natal, nem conheço Pau dos Ferros, mas respeito todo e qualquer município e seus cidadãos.
lamentável as declarações de alguém que se diz professor.
que atitude ridícula da parte desse professor educador que de de educador não tem nada . Infelizmente Pau dos ferros e outras cidades da região estar sendo castigada pela seca. muito triste saber que a água ta acabando e também imprópria para o consumo humano, mais nem por isso eu culpo a cidade em si por ter problema com a seca. Creio que xingar a cidade por isso, foi uma atitude muito fraca deste profissional. tem gente que se acha por que tem mais do que os outros ou por ter um emprego melhor, mais não se toca que estar sendo hipócrita com si mesmo. Quer saber eu enho é pena desse tipo de gente.
O "CARA" CHAMA A POPULAÇÃO PAUFERRENSE DE MASSA DE MANOBRA, IGNORANTES… DIZ QUE SÃO MERECEDORES EM PASSAR POR ESSA SITUAÇÃO (COM RELAÇÃO A ÁGUA) E AINDA TEM CORAGEM DE DIZER DEPOIS QUE NÃO OFENDEU OU NÃO QUIS OFENDER NINGUÉM E Q NÃO TEM NADA CONTRA O POVO DE PAU DOS FERROS, SÓ SENDO UM INSANO. DEVERIA ESTAR BÊBADO QUANDO POSTOU ESSAS BESTEIRAS. PREZADO "PROFESSOR", O Sr, MAIS DO QUE NINGUÉM DEVERIA SABER Q O FATO DE VIVERMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO NÃO NOS DÁ O DIREITO DE SAIR OFENDENDO AS PESSOAS. AS PALAVRAS USADAS PELO Sr. ENVERGONHA A CLASSE DE PROFESSORES. QUEM SE MOSTROU IGNORANTE AQUI FOI VC. ESTÁ INCOMODADO? SE RETIRE. DESOCUPE O LUGAR. VÁ VIVER NO SEU MUNDO PERFEITO, TALVEZ LÁ VC NÃO DURE MAIS Q TRÊS DIAS. HIPÓCRITA! CUSPINDO NA PRÓPRIA LAMA QUE BEBEU.
Muito infeliz o comentário do "nobre professor". Expressa profunda ignorância política e induz a um debate equivocado; a cidade é o locus da população, feita por e para ela, ou seja, é a população, classifica-la como "cabaré" pejorativamente definido-a como inóspita e desorganizada é deselegante, agressivo, ferindo os princípios da dignidade humana, inclusive àqueles que ganham a vida realmente em um "cabaré". Conheço a realidade da cidade, é deveras preocupante e carece de ações políticas imediatas, contudo, sem a marca maculada dos "P" dos partidos e sem as flamulas dos discursos fascistas dos idiotas e imbecis que quando pensam fedem bem mais que a água do açude. Não gosto de comentar esses posts, contudo, não me contive diante de tão inconsequente comentário.
Não sou de Pau dos Ferros, mas esta piadinha deste "professorzinho" só me fez ficar com raiva e sentimento de indignação. Sendo da Diretoria do IFRN expulsaria este infeliz imediatamente…! Não merece o cargo que assumiu. O desrespeito dele não pode ser passado em branco. Por muito menos vejo ações na justiça!
Tarcio, o dever do IRFN e deixar ele bem longe dos estudantes. Já basta de analfabetos/as funcionais formando um legião de outros tantos analfabetos/as funcionais. Puttzzz!!! O Brasil não merece essa cambada de energúmenos. Fora com esse pseudo professor!!!
Eu pensei a mesma coisa Tárcio
No meu entender, os maus exemplos vem de quem jamais esperamos. Situação lamentável, vergonhosa, triste. Que pena!
Sinceramente,acho que uma pessoa que faz esse tipo de comentário não merece se quer o título de professor.
A situação de Pau dos ferros hoje com relação água não tem nada a ver com partido politico,são fenômeno naturais "a seca",que afeta toda a região.
E mais esta cidade merece todo respeito,não apenas como a população,ser chamado de "bando de ignorante",por alguém que se diz professor.Paciência meu povo!
Ângela, a política do interior te adestrou bem direitinho, né?
Analisando a estupidez deste "professor", título assim denominado apenas pelos papeis, vejo a ignorância de um homem sem qualquer informação ou conhecimento.
Como se não bastasse seus comentários pejorativos e nada apreciativos com relação á cidade de Pau dos ferros, ainda vem as redes sociais com erros grotescos de concordância. "Vim" nesse cabaré em vez de VIR a este cabaré foi lamentavelmente ridículo. Ai me pergunto…será que devemos levar a sério uma pessoa que nem sequer sabe escrever como se deve, tendo em vista sua posição na sociedade, exercendo o forte peso de um professor? Sem mais…
O mais interessante é ver o poder de persuasão que tem o tal "professor". Ora, nada contra a opinião dele, afinal, ninguém é obrigado a gostar disso ou daquilo, mas denegrir, rebaixar, tratar de forma chula, grosseira e mesquinha da maneira como ele tratou é, no mínimo, deselegante e de total falta de educação. Assim, não sei como um indivíduo desse nível pode passar algum intelecto para os seus alunos. Professor, pense de forma consciente antes de escrever, os maiores intelectuais sabem expressar sua indignação de forma sutil, sem ofender ou discriminar.
Concordo plenamente com o que escreveu. Não modifico uma vírgula!!!
Estou no IFRN de Currais Novos, onde assumi o cargo de professor substituto, e estou muito feliz. O próximo concurso que sairá pra efetivo, farei e se me mandarem pra qualquer um dos 19, vou com muita honra. Se os políticos e a estrutura da cidade não é a melhor, cabe a nós professores semearmos boas ideias e práticas, entre os jovens para que eles possam construir uma nova realidade. Pau dos Ferros tem uma história e cultura valoráveis, merece o respeito de todo norterriograndense.
Por essas e outras que acho uma pena terem tirado das escolas o ensino de História do RN.
Assino embaixo, professor. Como ex-aluna e ex-prestadora de serviço da Instituição, muito me honraria fazer parte do quadro de servidores de qualquer um dos campi do IFRN, em qualquer rincão do Estado. Infelizmente, conheço muitos que pensam como o "educador" em questão: sorriso largo ao ser nomeado, mas loucos de vontade de serem transferidos para a capital. Lamentável!!!
Parabéns, palavras muito bem colocadas.
Grande Prof. François! Tive honra de ser seu aluno alguns anos atrás, no ensino médio. É bom saber que ainda temos educadores que dão valor à nossa terra.
Sem dúvidas nada de violência pois ignorantes são as pessoas que dizem besteiras como essa ! e a ideia dos aplausos é muito válida ! mais bom seria dizermos isso com as palavras que eu estou pensando pois não vou dizer na net .( #@#%&$*#…)
O cara não mentiu em NADA. Deixem de hipocrisia besta. A liberdade de expressão é uma garantia constitucional. Ele é obrigado a concordar com a cultura da cidade? De "beber lama"? De aceitar o sol escaldante de uma cidade que ele não gosta? CLARO QUE NÃO !!!! Já acho que a cidade já não pode dizer o mesmo com ele, tipo recusá-lo, coisa que acho que ele não vai voltar mais à cidade. Vocês não tem o que fazer não, bando de "mal acabados". Vão trabalhar cambada…
Ele é um imbecil. Está correto em se indignar com a situação da água da cidade, ou até mesmo da classe política de lá, mas não em despeitar a cidade e sua população.
Para os que estão defendendo ele. Ele tem mesmo o direito de ir atrás daquilo que faz bem para ele, ele pode ter os motivos para odiar a cidade. Mas tem que ter respeito.
Da forma que ele fez, com as palavras que fez, demonstrou total falta de respeito com a região e seus CIDADÃOS (não é nativo) da cidade.
Mas como é que se faz para não aceitar o sol escaldante mesmo?! Acho que se alguém pudesse não aceitar o sol escaldante já teria recusado-o não?! kkkkkkkkkk
Ele fez um concurso, agora tem que aguentar….
Imagine como deve a didática desse "professor".
Muito mais grave do que a sua opinião sobre Pau dos Ferros, caro professor, é o terrível erro de concordância que você comete. Culpo por isso as pessoas que obrigaram o senhor a "vim" nesse cabaré, pois se fossem mais compromissados com a educação do Brasil, teriam-no obrigado a VIR a esse cabaré.
Esse é aquele que sempre posta piadas de mal gosto contra cristãos? Um que sempre quer gerar polêmica?
Se for ele, lembro da comunidade do América no orkut e no grupo da UFRN no Facebook.
O inferno é aqui, mas ainda bem que não tem fogo, como afirmou o Papa Francisco. Contrariando o que disse o mestre Millôr Fernandes (Livre pensar é só pensar), a mídia social vem destruindo carreiras, casamentos e reputações; tudo pelo mau uso. Quando você vê, já foi, já era, o estrago já foi feito. Eu até entendo que o cidadão aí já estivesse numa situação limite, e aloprou: o pensar não podia ser um livre pensar. Sem dúvida, até a água mal falada de Pau dos Ferros se recusará a tirar a sujeira dele. Um conselho? cair fora. Já.
Admirável a atitude do professor Dhiego Fernandes. Chega um momento na vida das pessoas que nada resta além do desabafo. Então é aproveitar mesmo as redes sociais enquanto a tchurma do PT não consegue restabelecer a censura e o crime de opinião no Brasil. Reitero a atitude louvável do professor e espicho um pouco mais: politicamente o RN é uma merda, só tem ladrão e aspirantes a.
VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM
AAAARRRRRRRRRRRGH
que que tem a ver isso com o PT minha milha? hahahaha ai meu deus
fiquei puto pelo fato de menospresar a cidade que eu adoro, apesar que eu sou carioca mas adoro p dos ferros. E fiquei triste pelo jeito de como esse prof escreveu. Principalmente que ele e docente da escola que eu respeito. Sou ex aluno Etfrn, Hoje IF. E easa atitude dele me deixou triste pois bem.eu que queria estar no lugar dele. Ser prof da escola que eu amo, e ensinar na cidade que eu tenho tanyos amigos
Lamentável o que esse descontrolado diz.
Tem certeza que esse camarada é Professor ?! De que ?
Diz que não teve intenção de ofender ninguém, e estira o dedo para quem está de braços aberto dando boas vindas!
Profere a palavra "Foda-se" em resposta a uma cidadã.
Chama de "cabaré" a cidade onde trabalha de tira o vosso sustento?
Toma banho de "Lama" onde muitos agradece a Deus por "Ainda" ter o que beber !
Meu camarada, acho que você não só tomou banho de lama como "Pegou em MERDA PURA", sugiro que não só pesa desculpas, mas pesa dispensa do IFRN e não pise mais nem lá, Sugiro que vá bem para longe, como você mesmo, Israel é um bom lugar para você tomar esse banho, Não sei se irão aceitar esse sua postura por lá.
Que venha as Penalidades, para esse "professor"!!!!!!!!!
Rs #FicaDica.
Muito bem Luiz! Esta é a questão! Sou professor de nível superior e é simplesmente inaceitável que um "professor", ainda mais de uma instituição federal, se dirija dessa forma nas redes sociais ou qualquer outra situação! Que espécie de educador é este??? Só mostra-nos o nível de educação que temos tido desda a família e os valores equivocados que estamos sujeitos a enfrentar! Lamentável!!!!
Parei quando ele disse "…tenho que vim…". O mínimo que se exige de um professor é que conheça o português para poder se expressar. Usar "vim" em vez de "vir", já mostra seu despreparo. Lamentável!
concordo para um prof. Deveria ter feito uma critica mas elaboradas ,sem as palavras de baixo escalão ou gestos .não e muito inteligente !!!
Pelo que entendi ele só explanou a situação de uma forma grosseira. A situação é verídica, quando o governo abandona a cidade em estado deplorável qualquer cidadão chama dr "cabaré" ou "jogado ás traças". Só perdeu um pouco a compostura. Isso em um papo ao vivo seria entendido perfeitamente.
Crucificação BESTA. O cara só é ruim de português, mas dá pra notar que ele se referia a burrice do povo em CONTINUAR VOTANDO EM QUEM NÃO PRESTA e tai a merda feita! Lama pra beber… Tb conheço gente de Pau dos Ferros que detona a situação da cidade e nem por isso virou notícia. Agora, pq o cara é Professor, ai sai nas mídias "Professor ataca cidade de Pau dos Ferros em rede social". Poxa, tem gente que adora procurar um JUDAS…Aê Dhiego, vc é péssimo no português, mas acertou em detonar quem vota em FELA DA P… Vi um que perguntou: Qual seria a solução? Simples, não votem naqueles velhos políticos que não fazem nada por vcs, ai certamente qualquer visitante ou nativo vai poder bater no peito um dia e dizer "Pau dos Ferros!" com orgulho. Agora, culpar o cara por não ter pena de comentar a verdade, ainda que não tenha usado as melhores frases… É HIPOCRESIA de gente mimada.
Concordo plenamente. Vamos condecorá-lo e dar uma medalha de honra ao mérito. Assim, motivaremos aos nossos jovens a se comportarem como ele e saírem xingando os outros nas redes sociais, além de, claro, desenvolver um bom vocabulário.
O suposto professor disse que é "obrigado" a ir para Pau dos Ferros! Desta maneira, se alguém o ver em Pau dos Ferros vejam se há alguma pessoa obrigando-o ou ameaçando para ele estar neste lugar que para segundo as palavras dele é uma "merda", se não verem, avisem ao Instituto a situação deste indivíduo.
O mesmo sol quente que ele diz que o povo tem que "tomar na cabeça" é o mesmo sol que ele "toma" onde ele estiver, seja Natal ou qualquer outro lugar, é o mesmo sol que é indispensável na produção dos alimentos que ele consome, será que ele não entende ou não respeita isso? Acho que não cola essa coisa de que "estou falando do problema da água"…
Aliás, ele é professor de que área? Ele fala de dessalinização como um processo simples…é só "Pau dos Ferros" esticar uma mangueira e "puxar" agua lá de Areia Branca (que tem pouquíssimo sal) e dessalinizar…Rapaz, isso são ações que dependem de articulações em escalas muito maiores. E o problema do Nordeste em relação a seca está dentro deste contexto. Tambem não cola…deveria o mesmo propor soluções viáveis e mobilizar seus esforços neste sentido e não apenas ser, conforme sua postura, que, posso estar errado, aparenta ser mais aventureira e passageira como o mesmo diz, na verdade, mais um membro da sociedade que apenas se alimenta desta industria que é a seca.
É uma pena que uma pessoa que poderia ser exemplo para aqueles que fazem parte deste município e Instituição tenha esta postura, não conhece a grandeza e as tradições do Nordeste e do povo brasileiro, principalmente a impressionante hospitalidade do querido povo de Pau dos Ferros!!!
Bruno, o termo é: "Mea Culpa"… Expressão que vem do latim, e significa minha culpa! Geralmente usada por juristas de todas as ordens! Vale a pena corrigir!
esse Dhiego era conhecido nas comunidades de futebol no orkut pela hostilidade a qualquer um que fosse contra o que pensava ser certo, inclusive foi expulso várias vezes da própria comunidade do time dele o América, era famoso por xingamentos rascistas ou a família dos seus interlocutores, passou muito tempo sumido das redes sociais, pensei que ele tinha evoluído mas vejo que continua o mesmo boca de latrina de sempre, crianção que quer resolver tudo ofendendo tudo e todos, duvido que suas desculpas sejam sinceras, duvido!
Ele falou a verdade. O Democratas governa Pau dos Ferros há 3 mandatos e não fez melhorias com relação a situação do abastecimento de água. Detalhe que ex-prefeito de lá, Leonardo Nunes do Rego, é Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do governo Rosalba.
Mais uma nota de repúdio, desta vez em forma de poema via Manoel Cavalcante
COM LICENÇA, PROFESSOR…
Tenho pena é da miséria
De quem se olha e não vê,
Vai ensinar que matéria?
Vai ser professor de quê?
Seja bem vindo, senhor,
Que chamam de professor,
Talvez por fatalidade,
É que aqui, por formação,
Já se tem educação
Desde a entrada da cidade.
Nossa água fede mesmo
Por este tempo que abrasa,
E mesmo sofrendo a esmo
Essa aqui é nossa casa.
Com fé em Nossa Senhora
Um dia a água melhora
Pra banhar nosso sorriso,
E você vai beber pinga
Para esquecer a catinga
Da lama de seu juízo.
Meu caro Henrique, não vou discutir com vc, mas vou deixar um texto, escrito pelo poeta pauferense Manoel Cavalcante em respota a esse "professor" e que também vale para o senhor, passar bem.
COM LICENÇA, PROFESSOR…
Tenho pena é da miséria
De quem se olha e não vê,
Vai ensinar que matéria?
Vai ser professor de quê?
Seja bem vindo, senhor,
Que chamam de professor,
Talvez por fatalidade,
É que aqui, por formação,
Já se tem educação
Desde a entrada da cidade.
Nossa água fede mesmo
Por este tempo que abrasa,
E mesmo sofrendo a esmo
Essa aqui é nossa casa.
Com fé em Nossa Senhora
Um dia a água melhora
Pra banhar nosso sorriso,
E você vai beber pinga
Para esquecer a catinga
Da lama de seu juízo.
Se a melhor resposta para este professor foi este poema.
Que mer…! E que poeta ruim da gota!
Bruno, sugiro uma correção. Este sujeito não merece ser chamado de professor. Ainda mais de uma instituição centenária como o IFRN. Lá formamos cidadãos. Nem isso ele parece ser.
Ele so falou o que pensa o que é um direito de todos, e tb como ele mesmo disse nao falou de pessoas falou da cidade, deve ser verdade mesmo, pois acho rio grande do norte lidissima mas infelizmente muito precaria, os governantes deveriam melhorar sim.
Muita discussão e uma ótima oportunidade sendo perdida de acordar o povo de Pau dos Ferros para o problema maior. O problema de água só será resolvido com a conclusão da trans posição do São Francisco que está parada por incompetência ou má fé do governo Federal. Não existe outra solução e milhões já foram investidos e estão abandonados. Essa sim é a bandeira que merece que as pessoas honestas e de boa índole de Pau dos Ferros levantem. Cobrar dos Governos a conclusão dessas obras que, projetadas desde o tempo do império, seguem a passos de tartaruga num mar de corrupção. Sem agitar bandeiras partidárias e cobrando de quem deve , as soluções poderão surgir. Só vejo um grande problema nessa luta, a maior parte dos cidadãos de Pau dos Ferros defende de unhas e dentes o modelo assistencialista das "bolsas" praticado pelo governo federal. Esse mesmo governo que investe bilhões na Copa do Mundo e em projetos em Cuba e abandona seu povo à própria sorte .
Vejam essa reportagem do Globo:
Sinceramente, a coisa está feia em PAU DOS FERROS!!! Discordo quando ele menciona algumas palavras ofensivas ao desabafo dele. Mais valeu!!! olhem pelo lado bom da crítica. Os nativos não tem a coragem de ir a uma Rede Social e falar a verdade, o que é preciso na sua cidade, e cobrar desses políticos Sanguessugas.
Gente acorda!!! são três mandatos e a água continua a mesma coisa, onde é que está o Sr. LEONARDO NUNES DO REGO ( ex. Prefeito, hoje Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do governo Rosalba. Cadê a Democracia? já que eles dizem que são Democratas. Desse jeito a água não vai melhorar nunca!
O rapaz foi ousado em criticar, usou palavras, que, não eram pra ser ditas. Mais o desabafo do mesmo, na minha opinião, foi voltado para falta de recursos com relação a água lama, e qualidade de vida péssima que as pessoas tem que enfrentar.
Sou natural de uma cidade do estado do RN, quero ver cidadãos, chegar e sair falando mal da minha cidade, pelo contrário, só elogios! sabe porquê? porque, sabemos escolher os políticos! se não trabalhar, cai e fora Sanguessuga. Acordem gente!!! é ano de eleição, é tempo de mudar a mentalidade de vocês. Minha cidade fica no litoral, lá também tem "SECA", "MARÉ" alta que avança pra cima das casas, derrubando casas, muros, etc. O Prefeito não fica parado, está sempre buscando recursos, a onde quer que seja.
Muitos viram os erros ortográficos, ele nem observou isso! isso……? o que valeu mesmo foi o desabafo da LAMA.
Professor tem que falar mesmo, mas com muita sabedoria, pois os políticos então ai fazendo e acontecendo, ou melhor, deixando de fazer algo pela população, no entanto, são bajulados por quem sofre os problemas. A forma dele se expressar é que não foi legal, diante de uma população que ver seus impostos descendo pelo "ralo" (contas milionárias). Cuidado com a língua da próxima vez, pois o feitiço não era pra você, mas acabou chegando, pois se perdeu o foco.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta 5ª feira (3.abr.2025) os microdados do resultado do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2023. Segundo o relatório, a taxa nacional de alfabetização atingiu 49,3%, com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais.
Os dados completos serão publicados na 4ª feira (9.abr), depois de um atraso de mais de 2 meses do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa, conduzida pelo Inep, deveria ter sido divulgada em 31 de janeiro, conforme o cronograma oficial.
Os números indicam uma recuperação desde a pandemia que covid-19, que causou impacto na alfabetização e na educação básica. Eis as taxas de alfabetização dos levantamentos anteriores:
2019: 55%;
2021: 36%.
O Saeb avalia a qualidade e a eficiência da educação básica brasileira em todas as etapas da educação básica, desde o ensino infantil até o ensino médio.
Também apresenta informações sobre matrículas, escolas e docentes das redes pública e privada. Em 2024, ganhou destaque por permitir a avaliação do impacto do Pé-de-Meia, programa do governo federal que concede bolsas a alunos do ensino médio para reduzir a evasão escolar.
MARGEM DE ERRO
Os microdados contrastam com a avaliação divulgada pelo governo em maio de 2024. Na época, o Planalto fez uma cerimônia para dizer que 56% das crianças até o 2º ano do ensino fundamental são alfabetizadas, porcentagem similar ao patamar pré-pandemia (55%). Os dados também são 2023.
Houve uma queda de braço no MEC sobre a divulgação dos microdados do Saeb. As informações foram liberadas por determinação do ministro da Educação, Camilo Santana.
Em entrevista a jornalistas nesta 5ª feira (3.abr), o presidente do Inep, Manuel Palacios, afirmou que a demora na divulgação dos dados se deu por causa do “processo de definição dos padrões de desempenho” e das “limitações na amostra da alfabetização”.
“Ainda não publicamos [os dados do Saeb de 2023] usando os padrões de desempenho como referência porque falta uma concertação nacional mínima”, disse.
Os microdados indicam variações significativas na precisão das estimativas sobre a alfabetização dos alunos entre os Estados.
As diferentes margens de erro na avaliação amostral dificultam uma análise detalhada sobre o desempenho de cada localidade e impedem a comparação entre as unidades federativas.
Na Bahia, por exemplo, os microdados consideram uma amostragem de 515 alunos, distribuídos em 20 escolas, e indicam uma taxa de 40,3% de alfabetização. Entretanto, esse número está sujeito a uma variação de 21,5 pontos percentuais.
Já no Tocantins, foi verificada uma taxa de 24,3% de alunos alfabetizados, considerando uma amostra de 727 estudantes distribuídos em 27 escolas. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
Apesar das limitações na precisão estadual, o Inep afirma que houve uma “tendência de aumento no nível de alfabetização detectado pelo indicador Criança Alfabetizada”.
Segundo Palacios, será apresentado a todos os Estados brasileiros um padrão de alfabetização no país, definido por uma pesquisa feita pelo Inep em 2023, para que os dados sejam calculados com base nesse parâmetro.
“Essa pesquisa nos levou à fixação do que é o padrão nacional de alfabetização, que, na época, ficou associado aos 743 pontos na escala de alfabetização”, disse.
Na noite desta quinta-feira (3), o Palmeiras voltou a denunciar caso de racismo, dessa vez contra seus torcedores, em jogo contra o Sporting Cristal, do Peru. O caso aconteceu no Estádio Nacional de Lima.
De acordo com nota oficial – leia abaixo – do Verdão, um torcedor do Sporting Cristal imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio. No começo de março, Luighi e Figueiredo, jogadores do time sub-20 do Palmeiras, já havia sido vitima de um ataque racista por parte dos torcedores do Cerro Porteño.
Por conta disso, o Palmeiras voltou a cobrar ações mais enérgicas por parte da Conmebol e demais partes envolvidas na partida desta quinta: “Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como aos que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade.”
Em recentes entrevistas, a presidente do Palmeiras criticou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, por suas falas e falta de ações.
Veja nota oficial do Palmeiras
É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol.
A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos.
Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como aos que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade.
Quanto ao Palmeiras, seguimos leais ao nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação.
No último dia 12 de fevereiro, o jurista Ives Gandra da Silva Martins completou 90 anos de idade. Recuperado de um problema sério de saúde, que o impediu de participar na ocasião de seu aniversário, ele foi homenageado em live da Revista Oeste, realizada nesta quarta-feira, 2.
A conversa contou com a participação da apresentadora Paula Leal, dos comentaristas Adalberto Piotto e Ana Paula Henkel, dos juristas Angela Gandra (filha de Ives) e Modesto Carvalhosa e do economista Luciano de Castro, professor da Universidade de Iowa. Ives, como um dos pensadores mais influentes do Brasil, criticou a postura atual do Supremo Tribunal Federal (STF) e a forma como o sistema judiciário brasileiro está sendo conduzido.
Segundo ele, o STF tem extrapolado em suas funções, ao legislar em matérias que deveriam ser de competência do Congresso Nacional. Tal atitude, segundo ele, gera insegurança jurídica e desequilíbrio entre os poderes.
Como base para o seu argumento, Ives citou a Constituinte de 1988, que moldou uma Constituição baseada na democracia e na liberdade de expressão, algo que está comprometido neste momento, segundo ele. “Participei 20 meses da Constituinte, Bernardo Cabral [relator] e eu ainda trocamos ideias.”
Cabral, conta Ives, é, aos 93 anos, presidente do Conselho dos Notáveis da Consolidação Nacional do Comércio. “Conversávamos quase semanalmente. Naquela época, saímos de um regime em que havia um poder dominante e dois poderes acólitos. Toda a ideia da Constituinte foi ter um Estado Democrático de Direito e uma ampla liberdade de expressão.”
Em seguida, Ives citou o próprio ministro do STF, Alexandre de Moraes, com quem possui em comum, em alguns momentos, trajetória acadêmica e profissional.
“Os artigos da comunicação social comentados pelo Alexandre de Moraes, meu amigo, com quem escrevi livros e participei de bancas de doutoramento, diziam que cortar a liberdade de expressão nos meios de comunicação era manifesto de inconstitucionalidade.”
Ives destacou que “toda a ideia da Constituinte foi ter um Estado Democrático de Direito e uma ampla liberdade de expressão”. Segundo ele, a liberdade era tão ampla que se podia dizer o que quisesse e, caso houvesse abuso, a punição deveria ocorrer a posteriori. Ele ressaltou que o atual sistema do STF utiliza a ordem inversa destes conceitos, ao proibir de início as próprias manifestações nas redes sociais.
“Antes, a população não tinha meios para se manifestar, pois não era dona de jornais ou emissoras de TV”, destaca o jurista. “Hoje, qualquer pessoa pode se expressar por meio de seu Instagram, independentemente do número de seguidores – sejam 100, 200 ou mais. Acredito que o grande mérito da democracia está justamente na liberdade de expressão.”
Ives afirmou que a atual busca do STF de fazer a lei significa uma desobediência à Constituição.
“O que vemos hoje é o Legislativo em primeiro lugar porque tem a oposição e a situação, o Executivo em segundo porque tem só a situação, e um poder técnico, que [a princípio] não é político, que não representa o povo, é um poder que tem que garantir a lei, mas não pode fazer a lei, não pode reescrever a Constituição, a liberdade de expressão, puna-se depois, mas não se pode impedir antes que ela seja exercida.”
“Por isso, como modesto advogado de província, tenho contestado respeitosamente os ministros, muitos dos quais são meus amigos, participei de bancas, com seis deles já escrevi livros. Mas como professor universitário há 61 anos, me permito divergir nesse ponto.”
Ives, que em vários momentos revelou sua fé católica, também mencionou duas balizas da Constituição em dois artigos específicos: o relativo a direitos e garantias individuais e o que garante a harmonia e independência entre os poderes.
“Só teremos uma democracia plena quando cada poder exercer rigorosamente as competências que lhe cabem, sem invadir a competência do outro”. Ives expressou ainda seu desejo de que os ministros do STF voltem a atuar como no passado, quando “o Supremo era a instituição mais respeitada do Brasil, agora vemos nas pesquisas uma credibilidade cada vez menor”.
Defesa da anistia
Em sua fala, a defesa da anistia para aqueles que foram presos por causa dos atos de 8 de janeiro, em Brasília mereceu destaque. Segundo Ives, é fundamental que o STF realize um ato de grandeza para pacificar a nação. Ele comparou a situação atual com o período em que Michel Temer, depois de depredações do Congresso Nacional, optou por uma postura de anistia, ao seu inspirar no gesto do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961).
Para o jurista, o STF poderia buscar uma distensão e promover o diálogo democrático, em vez de alimentar radicalizações. ”Se isso partisse do Supremo, para pacificar a nação, talvez nós começássemos a permitir que o Brasil crescesse no diálogo e no debate democrático, e não nas radicalizações”, observou o jurista.
“Aos 90 anos, é um sonho que eu tenho. Sempre quis, sendo apenas advogado e professor universitário, e nas horas vagas poeta, que houvesse esse diálogo. Nunca ataquei pessoas, apenas ideias. Mas seria um ato de grandeza se eles começassem a partir de agora uma distensão.”
Na fala anterior, Modesto Carvalhosa havia mencionado a discussão sobre a liberdade no Brasil. Citou o lançamento do livro em homenagem a Gandra, Constituição e Liberdade, que contém artigos de 44 juristas. Ele afirmou que a ideia do livro não é só jurídica, mas política.
“A partir do Direito, da Carta Magna, podemos saber se realmente estamos vivendo em um ambiente de liberdade no Brasil, o que é necessário para que Constituição seja cumprida, no sentido da liberdade de expressão, de manifestação e de protesto, o tema tem muita ligação com o problema que vivemos no país, onde essas liberdades têm sido seriamente desrespeitadas pelas principais instituições que deveriam defendê-las.”
Carvalhosa citou como causa recente desta atmosfera de medo algumas portarias e expedientes que, sob o pretexto de combater fake news e ameaças ao Estado Democrático de Direito, acabam por cercear a livre manifestação do povo brasileiro.
“Estamos em um país em que a liberdade não só não é admitida, como existe um medo de se expressar, do povo brasileiro manifestar suas opiniões, seus protestos e suas inconformidades livremente, seja nas redes sociais, em manifestações de rua ou na imprensa.”
Por sua vez, o economista Luciano de Castro, que participou da coordenação do livro, foi enfático ao afirmar que o STF está “empurrando o país para o abismo”. Na obra, há inclusive um artigo dele cujo título é esta frase.
Ele destacou que um dos fatores mais importantes para que a população obedeça às leis é que elas sejam justas e equânimes, na formação e na aplicação.
“O STF está tirando totalmente a legitimidade desse processo justo e equilibrado de aplicação das leis, de acordo com a Constituição e com o que foi votado pelo constituinte e pelo parlamento através de representantes eleitos pelo povo”, observou Castro.
“Quando o Judiciário extrapola suas funções e invade essa competência, ele destrói a confiança da população. É um desastre, e esperaria estar errado, mas estamos caminhando para uma desobediência crescente às leis no país. É uma pena extraordinária que as elites não percebam esse processo de levar o país para o abismo. Em um futuro próximo, pagarão caro, pois irão com o resto do país para esse abismo.”
Apesar de o Brasil ter escapado de taxas maiores impostas por Donald Trump no novo tarifaço, setores industriais têm acendido o alerta sobre os efeitos colaterais da medida por aqui.
A avaliação é que o fechamento do mercado americano para países asiáticos deve fazer do Brasil um destino alternativo, o que pode inundar o país com concorrência mais acirrada em setores como calçados, roupas e máquinas.
O novo pacote prevê uma alíquota mínima de 10% sobre as importações brasileiras, mas chega a até 46% no caso de países como Vietnã e 34% para a China, que terá uma sobretaxa total de 54%, considerando tarifas anunciadas anteriormente.
— Como a tarifa atinge todos os produtos chineses, o risco é de desvio de comércio em praticamente todos os setores. Isso já aconteceu no passado e tende a se intensificar agora. A China tem escala e competitividade, e vai buscar mercados emergentes para escoar sua produção — avalia Welber Barral, sócio da consultoria BMJ.
A tarifa comparativamente menor para o Brasil pode gerar alguma competitividade para o país na disputa por espaço no mercado americano, o maior do mundo, especialmente no caso das commodities, como metálicas e agrícolas, avaliaram analistas do BTG Pactual, em relatório desta quinta-feira.
Um exemplo de ganhos é o café brasileiro. As novas tarifas elevando o custo do robusta vietnamita — principal concorrente do Brasil nesse segmento —, analistas apontam espaço para um reposicionamento estratégico.
Segundo a Scot Consultoria, mesmo com a possibilidade de queda nos preços internacionais devido ao excedente global, o Brasil pode ampliar sua fatia no mercado americano, onde a tarifa de 10% aplicada ao produto nacional é significativamente menor do que os 46% impostos ao Vietnã e os 32% à Indonésia.
Brasil no alvo
Para outros setores, no entanto, o balanço é de mais prejuízos do que ganhos. A indústria brasileira têxtil e de confecção, que exporta cerca de US$ 100 milhões por ano aos EUA, vê oportunidade para ampliar a presença no mercado americano, mas somente em nichos.
Esse reposicionamento, no entanto, envolve ganho de competitividade, o que pode acontecer somente no médio e longo prazo. A inundação maior dos produtos chineses, por outro lado, é uma preocupação mais imediata:
— O Brasil pode até ganhar mercado, mas não da noite para o dia. Substituir os asiáticos exige uma construção estratégica. Já o risco de desvio de comércio é imediato. — afirma Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que cita risco de competição maior de países como China, Vietnã e Camboja — Esses países não vão parar de produzir. E vão tentar vender onde tiver mercado. O Brasil, que tem um dos maiores mercados consumidores do mundo, será um dos alvos.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, afirmou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a condução do inquérito sobre o plano de golpe pode estar gerando “prejuízos irreparáveis” às defesas dos acusados.
Ambos se reuniram nesta quinta-feira. Simonetti vinha sendo pressionado pelos advogados para tomar providências diante das alegadas violações às prerrogativas profissionais por parte da Corte. A principal queixa é a falta de acesso integral aos autos.
No ofício apresentado a Moraes, o presidente do Conselho Federal da OAB diz que a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) teriam obtido acesso à totalidade dos elementos da investigação, enquanto às defesas foram disponibilizadas apenas “frações”.
“Em outras palavras, a defesa estaria impedida de visualizar todas as trocas de mensagens e os arquivos documentados, o que comprometeria sua capacidade de destacar trechos de interesse e, inclusive, de formular questionamentos a acusados e futuras testemunhas”, diz o documento obtido pela CNN.
Os relatos dos advogados, prossegue Simonetti, tornaram a intervenção da OAB obrigatória para “assegurar o pleno exercício de atividade profissional”, sob pena de comprometer “a integridade do processo legal, a busca pela verdade e efetividade da Justiça”.
A tese de cerceamento de defesa foi levantada pelos advogados diversas vezes ao longo da investigação, inclusive no dia do julgamento da denúncia oferecida pela PGR contra “núcleo 1” da trama golpista. A alegação, entretanto, foi rejeitada pela Primeira Turma.
A avaliação dos ministros foi de que todos os elementos utilizados para a acusação estavam disponíveis às defesas, não havendo qualquer tipo de prejuízo.
Moraes foi seguido por todos os colegas de colegiado: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Os advogados dos acusados pelo plano de golpe passaram a exigir uma resposta oficial da OAB, conclamando a categoria, em uma série de publicações nas redes sociais, a fazer contato com as seccionais nos Estados, com o objetivo de mobilizar as discussões em todo o Brasil.
Para as defesas, o estopim foi o incidente com o desembargador aposentado Sebastião Coelho, da banca de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro e também denunciado pela trama golpista.
Embora Martins só vá ser julgado mais adiante, pois faz parte do “núcleo 3”, Coelho tentou acompanhar presencialmente o julgamento da Primeira Turma que tornou réus os acusados do “núcleo 1”. No entanto, foi impedido de entrar por falta de credenciamento prévio.
Houve uma confusão e o desembargador aposentado acabou detido em flagrante pela Polícia Judiciária do STF, por desacato e ofensas ao tribunal. Depois da lavratura de um boletim de ocorrência, Coelho foi liberado. Para ele, a medida foi arbitrária.
Depois das críticas, Zanin, presidente da Primeira Turma, convidou a OAB a designar representantes para acompanhar as próximas sessões de julgamento. A entidade agradeceu ao ministro pela iniciativa e já enviou os nomes para credenciamento.
Em mais uma demonstração de compromisso com a valorização do funcionalismo público municipal, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, apresentou, na noite desta quinta-feira (3), ao Sindicato dos Servidores Municipais de Natal (Sinsenat) a proposta de reajuste salarial de 12,88% para os servidores do plano geral da administração municipal.
A proposta foi entregue diretamente ao presidente do Sinsenat, J. Neto, em reunião realizada na sede do Procon Natal. O percentual, definido após rodada de negociação entre a gestão municipal e a entidade sindical, será implementado de forma integral, sem qualquer parcelamento, o que reforça o esforço da Prefeitura em reconhecer e atender às demandas históricas dos servidores.
“É com grande satisfação que anunciamos esse percentual de reajuste do salário dos servidores do município do plano geral, pois entendemos a necessidade e a importância da valorização dos nossos servidores. Estávamos em negociação e agora chegamos a esse percentual”, destacou o prefeito Paulinho Freire.
Durante o encontro, o presidente do Sinsenat, J. Neto, sinalizou positivamente à proposta e reforçou o ineditismo da postura da gestão municipal em priorizar o servidor público. “É com gratidão que recebemos essa sinalização. O servidor certamente ficará satisfeito com o percentual de 12,88%, pois, durante quase três décadas, não sentimos essa preocupação que o prefeito Paulinho Freire está tendo com o servidor. Amanhã levaremos essa proposta a categoria, que certamente acatarão o reajuste”, declarou.
A proposta será apresentada em assembleia à categoria na manhã desta sexta-feira (4). Em caso de aprovação pelos servidores, o projeto de lei será enviado à Câmara Municipal para votação e posterior implementação.
Um estudo produzido pelo Correios apontou que a empresa pública tomou um prejuízo de R$ 2.160.861.702,75 em função da “taxa das blusinhas” proposto pelo Ministério da Fazenda e aprovada pelo Congresso Nacional em junho de 2024.
O g1 teve acesso a um documento produzido pelos Correios que apontou o prejuízo. O texto faz duas comparações para mostrar o quanto foi estimado e o quanto foi arrecadado pela empresa em 2024.
Antes da mudança da legislação, os Correios estimavam arrecadar R$ 5,9 bilhões com o transporte de mercadorias importadas da China em 2024. Entretanto, com o surgimento da lei, o total efetivamente arrecadado foi de R$ 3,7 bilhões. Valor R$ 2,2 bilhões (37%) menor.
Uma estimativa também foi calculada já levando em consideração a sanção da lei e uma possível redução de receita. Nela, a empresa previu uma arrecadação de R$ 4,9 bilhões (R$ 8 milhões a menos que em 2023). Neste comparativo, o prejuízo foi de R$ 1,7 bilhão.
Nesta quarta-feira (26), o presidente da empresa, Fabiano Silva, esteve na Câmara dos Deputados para acompanhar um evento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Correios e falou sobre o impacto.
“A gente tinha uma expectativa de receita, que ela foi frustrada, então essa expectativa de receita frustrada se traduz depois em prejuízo na empresa”, afirmou Fabiano.
Fabiano ainda ponderou que a mudança proposta pelo Ministério da Fazenda, permitiu ainda que outras empresas de transportes façam o frete pelo Brasil de mercadorias internacionais e que resultou na diminuição do domínio dos Correios sobre esse tipo de serviço.
“A gente tinha uma participação nesse segmento internacional em torno de 98% de mercado, ou seja, quase dominante, quase exclusivo nesse mercado. No mês de janeiro, a gente está em torno de 30 e poucos por cento”, criticou.
Para reverter essa situação, fontes informaram que os Correios buscam modificar o decreto-lei sobre tributação simplificada das remessas postais internacionais, voltando ao que era antes da última modificação em 2024.
Prejuízo Correios
No final de janeiro, o Ministério da Gestão informou que os Correios são uma das principais razões para o aumento do déficit das estatais em 2024. Segundo o governo, a estatal registrou um rombo de R$ 3,2 bilhões no ano passado.
“Uma boa parte da explicação do aumento do déficit é o déficit dos Correios, que de fato aumentou bastante. E o caso dos Correios é um caso que demanda nossa atenção. O governo tem se debruçado para discutir medidas de sustentabilidade [financeira]”, afirmou a secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do MGI, Elisa Leonel.
A secretária afirmou que os Correios deixaram de investir, encerraram contratos e perderam receita ao serem incluídos no Plano Nacional de Desestatização, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“A empresa não aproveitou ali em determinados momentos que se teve a pandemia e que o fluxo de encomendas, ele foi alto. Aquele era o momento de você ter feito um salto de qualidade. Ali a gente tinha que ter diversificado as nossas atividades”, apontou o presidente.
Como uma empresa que não tem concorrente quebra?
É muito desgoverno.
É a terceira vez que o PT quebra os correios.
Fora lula.
Fora lula.
Fora lula.
Ultrapassado, caduco.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou, na noite desta 5ª feira (3.abr.2025), um vídeo em defesa do projeto de lei 2.858/2022, que propõe anistia aos envolvidos nos atos extremistas do 8 de Janeiro.
Com pouco mais de 7 minutos de duração, o congressista compara a anistia aos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes ao movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ele traça um paralelo entre Rosa Parks e Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos por pichar com batom a estátua “A Justiça”, localizada em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal).
Nikolas questiona a dosimetria da pena aplicada a Débora. Ela escreveu “perdeu, mané” –referência a uma frase dita por Roberto Barroso, presidente da Corte, em 2022. Se tornou ré pelo colegiado em 9 de agosto de 2024.
Rosa Parks foi uma ativista dos direitos civis nos EUA que, em 1955, se recusou a ceder seu assento a um homem branco em um ônibus segregado em Montgomery (Alabama). Sua prisão desencadeou um boicote aos ônibus da cidade, liderado por Martin Luther King Jr.
“A injustiça contra uma mulher virou um marco de uma luta coletiva. Lá foi um ônibus, aqui um batom. Débora, casada, mãe de 2 filhos pequenos, cabeleireira, condenada a 14 anos de cadeia. Seu crime? Escrever ‘perdeu, mané’ em uma estátua com batom. Mas isso você já deve saber. A pergunta que fica é: se ela tivesse escrito ‘Fora Bolsonaro’ em vez de ‘perdeu, mané’, Moraes e Dino teriam condenado ela da mesma forma?”, afirmou.
O deputado também sustenta que há presos sem provas concretas de envolvimento na depredação dos prédios públicos e adota um tom semelhante ao do vídeo que viralizou em janeiro, quando criticou regras de fiscalização do Pix. “Quando você trata uma injustiça apenas como um número, ignora que há uma pessoa, uma família sofrendo, e que você um dia pode ser vítima da mesma injustiça. Infelizmente, temos muitas outras vítimas”, disse.
Nikolas ainda voltou a criticar o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos sobre os atos do 8 de Janeiro no STF. Segundo o congressista, manifestantes de esquerda envolvidos em atos de “vandalismo” no passado não receberam punições tão severas.
“O Brasil já anistiou torturadores e corruptos. Negar perdão a manifestantes é escolher punir apenas quem tem menos poder. Ou colocam todos os envolvidos da esquerda que já fizeram o mesmo na cadeia, ou soltam os da direita para ficarem igual os da esquerda”, declarou.
PL NÃO CONSEGUE APOIO DE LÍDERES
Oficialmente, líderes dos partidos mais ao centro não apoiaram o requerimento de urgência do PL da anistia. Isso fez Sóstenes anunciar uma mudança em estratégia de sua legenda para pressionar o presidente da Casa Baixa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
O aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passará a coletar assinaturas individualmente em vez de depender dos líderes partidários. O regimento da Câmara exige apoio de 257 deputados para incluir a urgência automaticamente em votação. Sóstenes diz ter 165.
Segundo o deputado do PL, Motta pediu aos líderes que, por enquanto, não assinem o requerimento de urgência do projeto da anistia. O líder tem afirmado que outros 8 líderes já se comprometeram a apoiar o texto.
Dois motoristas de aplicativos foram flagrados brigando no meio do aeroporto de Natal na tarde desta quinta-feira (3).
O registro foi feito por uma moça que estava no aeroporto no momento e afirmou que a atitude seria vergonhosa. Vários turistas passavam pelo local e presenciaram a cena de agressão entre os dois homens.
Os motoristas foram separados por outras pessoas que estavam no local e até o momento não se tem informações do que ocasionou a discussão.
Magnayara Celiane Rodrigues da Silva é assistente social de formação. Mas, na prática, virou uma espécie de corretora de blog.
Ela não tem um portal de notícias, não publica reportagens, tampouco é conhecida no meio jornalístico. Mesmo assim, foi contratada pela prefeitura de Serra Caiada por quase R$ 10 mil, sem licitação, para cuidar da publicidade do município.
Os PIs não param pelos de Serra Caiada, estamos apurando e vamos publicitar em breve outros.
O curioso é que Magnayara não produz conteúdo algum. Quem fatura de verdade com a empresa dela é o jornalista Silvério Alves, dono de um blog que, por si só, não teria como receber a verba pública.
Para viabilizar a grana, o nome de Magnayara entra na jogada. A empresa está no nome dela, mas quem ganha com o contrato é Silvério.
É um modelo já conhecido no ramo: empresas emprestadas, contratos públicos e uma maquiagem jurídica pra dar aparência de legalidade.
Este sujeito, se diz professor, mas a primeira coisa que teria a fazer seria rasgar o diploma. Porque um professor escrever a seguinte frase: "Infelizmente sou obrigado a VIM nesse cabaré chamado pau dos ferros", e em letras minúsculas, quando deveria ser maiúsculas, demonstra bem a quanto anda a educação nesse país. Tomara que ele saia logo da cidade. Tenho certeza que esta lucrará muito mais.
"…. deixo pros nativos da refião ficarem tomando banho de lama e tomando sol quente na cabeça…." se isso não é ofensa à população , eu não sei mais o que é ofensa. Mau caracter.
vc diz que não ofendeu diretamente ninguém?! vc tá tentando jogar limpo no próprio campo sujo que vc tornou,"professor"?! vc disse que o povo daqui de pau dos ferros merecia beber lama e tomar sol na cara; disse que a culpa é nossa por votar nos democrátas! nos comparou com o povo de Israel que tira a água do mar para o consumo!; disse que aqui era uma cidade de merda!; disse a quem discordou de vc em rede social,inclusive eu,que "foda-se"! FODA-SE VC,SEU MAL EDUCADO! AINDA POR CIMA NOS CHAMOU DE IGNORANTE… de onde vc tirou sua especialização e sua graduação?! estudou mesmo ou comprou?! deixo aqui essa questão para vc e a cambada que te apoiou ou que caiu no seu jogo de conversa para pedir desculpa na mesma rede social. vc foi altamente desnecessário com suas palavras. de onde vc vem,de Natal, não perde chão da região nordeste! é o mesmo sol e a mesma "lama"! vc se achou tanto que acabou se perdendo! o bom é que vc nunca mais vai esquecer de pau dos ferros,pois já deve ter seus motivos fora esses que vc citou,como por exemplo, saber que não é aceito e que na câmara municipal vc disputou sozinho o título de "persona non grata". Melhoras como ser humano,vc precisa melhorar. Diôgo
Os fins, não justificam os meios!!!!!
Atitude completamente oposta a que se espera de um educador, para educar e formar alguém é prerequisito básico que seja educado e bem formado o que infelizmente não se vê nesta atitude.
Lamentável ler isso ! Apesar da critica central da qualidade da água ser louvável, achei totalmente reprovável a forma como a mesma foi feita por esse que se diz professor ! Porque, se a docência vier companhada de tanta arrogância, e se durante o seu processo de capacitação, tal professor não aprendeu a expressar de maneira ética suas opiniões; não estão formando mestres e sim críticos ignorantes.
Esse aí só quer ser as pregas…
Acho que se ele quer realmente resolver o problema, ou então divulgá-lo, deveria usar da educação que diz passar aos alunos no lugar de se portar de uma forma mais deplorável ainda que a própria situação da cidade.
Se o caro professor não xingou ninguém, pergunto eu, então o que é xingar caro professor?! Na posição de mestre poderás nos explicar. Todo mundo se vê no direito hoje em dia de falar o que quer, da forma que quer e no fim das contas usar a constituição como escudo das besteiras que fazem. Caro professor, não confunda liberdade de expressão com direito de poder agredir ao próximo. Temos responsabilidade com o que falamos, não é de qualquer jeito. Por que o senhor nega os fatos? E agora quer transferir a responsabilidade de interpretação aos outros com o intuito de mudar o sentido de vossa expressão? Se tens convicção do que falas, não mude. Seja homem ao menos nessa hora.
Esse cara sempre foi um lunático, foi mal educado. O cara que chama a cidade de cabaré, está chamando as mulheres da cidade de que? Esse safado tem que ser processado perder o direito de fazer concurso público!
o sino toca assim aí…..DEM DEM DEM pou na mulera
To morrendo de rir! Não do comentário que o intitulado professor fez..
Sou um potiguar do alto oeste. Porem to rindo muito! Vejam como ele foi se retratar rápido em!!! Mudou o tom da conversa em! Como se diz em nossa região:
E o negocio que apita em!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Será que o medo não foi grande em????????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se acovardando hein professor? Tá comedo de perder o cargo né? Falou besteira e agora que distorcer a conversa. Vossa senhoria falou de forma sutil sobre politica, pois bem, antigamente os politicas falavam o que queriam e nós acreditávamos, agora vossa senhoria quer fazer o mesmo conosco, falar besteira e depois dize que não disse isso, ou aquilo. Professor a mentalidade deste país evoluiu, ou melhor, graças à institutos como o que o senhor trabalhava, assim espero, gerou essa evolução mental.
Realmente falar "Cambada de ignorantes"não é ofender imagina é um grande elogio.E para quem disse que estava fazendo uma critica "a qualidade de água e abastecimento de água." e não queria ofender em momento algum a população acho pouco indevida essas frases "Deixo para os nativos da região ficarem tomando banho de lama e levar sol quente na cabeça…","Vcs merecem viver em uma cidade podre e tomar banho de lama".Uma dica professor: Se você não gosta da água ou da cidade você tem a opção de mandar duas cartas, uma para os responsáveis pelo abastecimento de água reclamando do estado em que se encontra a água ou apenas uma para o seu estabelecimento de trabalho pedindo demissão.
Ninguém merece beber lama! essa xenofobia idiota deveria acabar. Somos todos iguais perante Deus! seja vc de Natal, RJ, Nova York, Judas perdeu as botas, Pau dos Ferros, etc. Isso naum é importante!!!
excelente!
De fato, qualquer população estaria mesmo ofendida. Mas estranho é ver que ele não fez ofensa direta a ninguém, e a democracia que o constituição permite expressarmos nossos pensamentos sobre qualquer coisa, desde que não denigra os direitos humanos. Eu não vi nenhum momento ninguém sendo chamado de prostituto, mas vi pessoas que reclamam do português dele, mas escrever "NEM ESCREVER TU SABE. Tu é professor?", engraçado é a mesma pessoa também não saber conjugar verbo e reclamar.
Claro que isso não é atitude de nenhum professor. Nem de respeito de onde se tira seu sustento, mas convenhamos que ele não ofendeu diretamente a ninguém. E cuidar da situação da cidade de vocês é que deveria ser a real preocupação. Tirá-lo do emprego dele resolverá em que com a qualidade de vida da população? ,
De fato, qualquer população estaria mesmo ofendida. Mas estranho é ver que ele não fez ofensa direta a ninguém, e a democracia que o constituição permite expressarmos nossos pensamentos sobre qualquer coisa, desde que não denigra os direitos humanos. Eu não vi nenhum momento ninguém sendo chamado de prostituto, mas vi pessoas que reclamam do português dele, mas escrever "NEM ESCREVER TU SABE. Tu é professor?", engraçado é a mesma pessoa também não saber conjugar verbo e reclamar.
Claro que isso não é atitude de nenhum professor. Nem de respeito de onde se tira seu sustento, mas convenhamos que ele não ofendeu diretamente a ninguém. E cuidar da situação da cidade de vocês é que deveria ser a real preocupação. Tirá-lo do emprego dele resolverá em que com a qualidade de vida da população?
Caro Breno,
Chamar a cidade de merda,nativos tomarem banho de lama e levarem sol quente na cabeça,dizer que VOCÊS( os pauferrenses) merecem viver em uma cidade podre,mandar Talita se foder,chamar de cambada de ignorantes e que merecem beber lama,e por fim estirar o dedo médio(gesto obsceno) para a placa de Bem-Vindo a PDF NADA disso você considera como ofender ninguém?
Caro,Dê licença!
Esse exemplar de "ser desprezível" não representa o IFRN. Por uma grande desgraça ele faz parte do quadro dos servidores daquela instituição. E o que não presta aparece em todos os segmentos sociais. Estava lendo os impropérios q o "tal" postou e quase morro de pena dele. Antes de ser preconceituoso ele é uma pessoa totalmente desinformada sobre o que é o SEMIÁRIDO NORDESTINO. Além de tudo faz referência a Israel. Tadinho. QUEM FALA SOBRE O Q NÃO ENTENDE É um ridículo completo! Se não entende o lugar onde ganha o pão de cada dia, como poderia entender a conjuntura política internacional e o q é o Oriente Médio????? Qdo esse SER SEM NOÇÃO fez o concurso e foi aprovado ele pensava q estava indo morar na Suíça????? Ele achava que Pau dos Ferros ia se desdobrar em mares de rosas para recebê-lo? Inclusive o clima iria mudar????? Outro detalhe: ele pode pedir demissão. Algo muito simples para aqueles servidores q não estão contentes c os lugares onde estão lotados e não se habilitam a participar junto com a população local na construção de uma cidade melhor de se viver.
Eu acho o povo brasileiro muito engraçado. Existe uma verdadeira deturpação de valores e uma alienação com relação ao que realmente importa.
Eu achei o linguajar do professor Dhiego chulo e de péssimo gosto e realmente não gostei da forma que ele falou com os pauferrenses. Mas alguém realmente prestou atenção no assunto em pauta? Eu os lembro: A QUALIDADE DA ÁGUA E DOS SERVIÇOS FORNECIDOS PELA EMPRESA QUE FORNECE ÁGUA na cidade de vocês.
Vocês todos estão perdendo seu precioso tempo gastando energia para ficarem revoltados com a “ofensa” aos conterrâneos dessa cidade (acho justo), mas quantos gastaram seu tempo para se importar com a qualidade da água, para ligar para empresa ou para fazer um protesto virtual, ou real? Para essa situação ninguém faz nada, “deixa estar”.
É mais fácil crucificar um professor “infrator” do que se importar e tentar resolver um problema vivenciado por vocês? O velho conformismo nacional. Ninguém vai atrás da empresa, da prefeitura, do governo quiçá! A culpa é somente da seca, como dizem uns e outros (tsc tsc tsc).
Vejo por exemplo, as pessoas se revoltando com um suposto beijo gay na novela das 20:00 h, mas quantas pessoas se revoltaram com uma mulher que mata pessoas, maltrata bebês, cega outrem. Ou com o ex-vilão e novo herói que joga bebês no lixo e tanta matar várias pessoas?
Bem, comparo o que vocês estão fazendo ao exemplo acima. Quando vejo vocês fazendo tanta questão por algo que sim é importante (não apoio as ofensas), mas que é ilusório diante do real problema de vocês.
Espero que um dia esse tal gigante acorde de verdade.
Obs.: Mas se essa água não é tão ruim assim ao ponto de vocês se importarem então me perdoem a intromissão.
O professor tentou resolver o problema?! Como? Erguendo o dedo médio?! Me polpe. Tá preocupado com os serviços prestados? Faça uma mobilização. Ele como professor de uma instituição poderia encabeçar um movimento entre os alunos e demais membros do IFRN. Mas ao invés de tentar conscientizar seus alunos, mostrando-os a importância de se cobrar os direitos das autoridades, ele opta por ofender à população com palavras de baixo calão. Agora, fica a lição nem todo mundo que passa em um concurso estar realmente apto para exercer a função. Esse aí nem de longe sabe o papel de um professor e pelo visto desconhece o significado de EDUCAÇÃO
Euzinha,faço de suas palavras as minhas.
Nossos louváveis poetas quando falam e cantam o sertão brasileiro, falam da beleza encantadora e do povo sofrido, sofrido ñ pelo sol, e sim pelos inescrupulosos políticos. Sou de Recife e pela força do destino hj estou aqui nesta cidade que é linda, limpa, organizada, igual a qualquer cidade pequena de um povo feliz, aconchegante, com tantos sonhos. O sol e a água são questões aqui do dia a dia, CHUVA, CHUVA! è o q pedimos e que os políticos parem de se aproveitar desse nome "SERTÃO" para roubar. É lamentável q pessoas critiquem o lugar quente q é esta cidade, pois quem tiver a oportunidade de um dia visitar vai entender o q os nossos poetas falavam (falam).
Espero que esse Professor não seja transferido para o IFRN Zona Norte Natal, senão ele vai encontra muitas coisas que incomode andando pela zona note e abrir essa boca para fala bobagens.
O melhor castigo para ele era ficara em Pau dos Ferros até a sua aposentadoria, ai ele ia aprender a respeitar a nossa cidade.
Quanta IGNORÂNCIA!!!
Triste, ver como certos educadores se portam diante de certas situações. É esse o país que vai sediar a copa?
Ele escreveu o argumento certo em linhas tortas.
Não o julguemos por sua atitude, ele apenas errou nas palavras em que utilizou, mas argumentou contra um problema que realmente não é natural mas sim um descaso politico !!
Venhamos e convenhamos, vocês estão sendo hipócritas ao crucificar o professor por ter falado essas verdades, que muitos por ter pena da situação da cidade se posiciona contra o que o mesmo falou, mas no fundo todos sabemos que esse problema da água possui meios para ser driblado a falta, e que os governantes tem o poder para isso, ainda mais em uma cidade relativamente grande do RN, mas não fazem por onde de o problema ser resolvido, inclusive continuam privatizando poços e áreas com boas reservas de água.
Volto a repetir, as reclamações são justificaveis, o meio como foram feitas, NÃO !
Acho que vc não entendeu, ele falou da água e disse que Pau dos Ferros era um cabaré, não queira defender os erros de uma figura dessa.
Sou natural de mossoró-RN e atualmente sou professor do IFPI – campus Paulistana. A realidade da cidade de paulistana é precária em relação a saúde e abastecimento de água (fiquei 7 dias sem água na última semana), nem por isso preciso ofender a população de paulistana para emitir minha opinião. Estou tentando uma redistribuição para o RN e seria um imenso prazer ir para pau dos ferros se fosse o caso..
Quanta concordância verbal, quanta concordância nominal… O Professor Pasquale cairia duro ao ler o brilhante texto.
Ele falou sim dos pauferrenses, chamou-os de ignorantes, comparou-os com "gado" (que não raciocina) e, para completar, desejou-lhes coisas totalmente crueis para um ser humano: "beber água de lama" e sofrer sob o sol, além de ofendê-los com palavras de baixo calão. Para completar, disse que todos são prostitutos, já que a cidade seria "um cabaré". Uma condenação criminal por injúria qualificada (especificamente direcionada aos pauferrenses) acredito que pode tirar o cargo deste senhor. Vamos ver no que vai dar.
Sou professor e jamais utilizaria tais expressões,se está incomodado que se mude…Se estressou muito cedo!!!
NEM ESCREVER Tu SABE, CARA. Como tu é professor?
ahh nordestino cabeça de côco
Cara tem que agradecer a Deus que tu tem emprego se você quis ser professor seja pelo menos profissional e tenha vergonha na cara!
Malu
Com um individuo desse não se deve discute. Sou de Pau dos Ferros, moro em Camboriú-SC, mas tenho mãe e irmãos morando lá, portanto sei bem a realidade da cidade.
Como professor deveria usar seus conhecimentos para informar e mobilizar a população sobre a transposição do Rio São Francisco, assim quem sabe alcançaria um resultado positivo???
Só concordo com ele em uma coisa, quando ele diz: "a culpa é dos políticos", e Discordo do comentário da Angela quando ela diz:: "A situação de Pau dos ferros hoje com relação água não tem nada ver com partido politico,são fenômeno naturais “a seca”,que afeta toda a região.", bom…o fenômeno "seca" é natural e peculiar de algumas regiões do nordeste, mas este quadro de miséria de desabastecimento de água todos nós sabemos que já poderia ser resolvido há décadas, pois a "seca" é uma industria de votos para esses políticos aproveitadores, vou dar um exemplo bem bestinha: imaginem se de 50 anos pra cá, esses políticos inúteis ao invés de saquear o erário público estivessem furando poços artesianos em todas as comunidades carentes de água, existiria seca no nordeste? iria faltar chão pra furar poços e a estiagem seria balela e passaria despercebida…só a minha opinião, não sou o dono da razão e minha verdade nunca, jamais será absoluta, repudio com veemência a atitude deste "professor".
Serviço público só tem porta de entrada… mas ainda assim é um coitado.
esse … não deve ser tratado de modo algum como educador, ele mando "se- foder" a mulher que discordo do comentário e que a população merecia morar na cidade onde ele disse que era podre e etc; fora o gesto obsceno feito na entrada da cidade ridículo. Lamentável.
É TIPICO CASO DE FACA DE DOIS GUMES….. ELE DE FORMA ALGUMA DEVERIA MENCIONAR UM MUNICIPIO COM TANTA HISTORIA E TRADIÇAO DESSA FORMA ISSO É FATO … POREM TAMBEM NAO SE PODE DESVIAR O MOTIVO QUE FEZ COM QUE ELE FEZ A CRITICA… QUASE TODOAS AS CIDADES DO RN ESTA DESSA FORMA SEM ABESTECIMENTO DE AGUA … PQ O POVO SE VENDE NAS ELEIÇOES E DEPOIS VIVE EM SOFRIMENTO ; CLARO QUE NAO TRATARIA A CIDADE COMO "MERDA" FALTANDO SIM COM RESPEITO NAO APENAS COM A CIDADE E SIM COM SEU POVO QUE É MUITO BEM ACOLHEDOR …. MAS ELE TEM O DIREITO DE EXPRESSAO NAO VENHAM AQUI USAR INGREDIENTES DE DITADURA….. CLARO QUE ELE PODE SOFRER CONSEQUENCIA DE HOSTILIDADE ISSO É UMA OUTRA COISA …. AGORA POVO …PAREM DE SER GADO MESMO ..ESTE ANO TEM ELEIÇAO …VAI PEDIR CIMENTO ??? VAI PEDIR TIJOLOS ?? E OUTROS FAVORES POLITICOS PARA QUE ELES ESQUEÇAM DAS SUAS NECESSIDADES … POIS É UMA VERGONHA E LAMENTAVEL UM POVO VIVER MENDINGANDO O QUE SE TEM DE DIREITO …. NAO PENSEM EM CRICIFICAR O PROFESSOR QUE FALTOU COM EDUCAÇAO ..MAS PENSEM EM COBRAR DOS GOVERNANTES O MOTIVO QUE ELE ESCRACHOU A QUERIDA CIDADE PAU DOS FERROS .. UM ABRAÇO E APENAS MINHA OPINIAO DE UM POLITICO DO MUNICIPIO DE SANTA MARIA -RN ..QUE TAMBEM SOFRE COM FALTA D'AGUA E NÓS COMO LEGISLADORES FOMOS ATRAS ..MAS NUNCA FOMOS OUVIDOS PELOS PEIXES GRANDES ….. SOU EX SOFREDOR EM SER VEREADOR DE UMA CIDADE POBRE QUE O VERDE E O VERMELHO MATAM A CADA MANDATO E O POVO CONTINUA NO CABRESTO …. SE CONTENTANDO COM MIGALHAS … ADRIANO AZEVEDO
Os fins não justificam os meios.
Sou aluno do IFRN, gosto muito da instituição como um todo, esse professor foi muito infeliz em sua declaração . Tenho certeza que se formos pergunta nos quatros cantos do RN vai ter sempre alguem vai fazer sua critica ao poder publico, ele expôs não só a imagem dele mas levou com ele instituição IFRN
Tenho pena de seus alunos.
Como esse "professor", depois de todas as provas, ainda é covarde o bastante para dizer que nunca quis ofender ninguem? Ele falou claramente que as populaçao de pau dos ferros merece tomar banho de lama e levar sol quente na cabeça por ter sua escolha de voto livre, disse que a populaçao é completamente ignorante, supôs pensamentos ao citar a muda "rei do gado", mandou a moça se foder, tirou e postou imagem dando o dedo para a placa da entrada da cidade.
Se ele tem problemas com os governantes, deveria, como professor, saber discernir entre população, cidade/naçao e governantes.
Todas as atitudes que ele tomou foram contra as pessoas. Um completo babaca. É por gente assim que o Brasil nao vai para frente. Profissionais que formam cidadãos, que deveriam servir de exemplo, agindo contra o povo.
Fiquei indignada com a atitude desse professor. Ainda bem que neste estado existe professores, e muitos, dignos do nome. Professor, você que se diz assim, vc é rídiculo. Se vc diz que não quis ofender a população de Pau dos Ferros mas o sistema político daquela cidade, não é dessa forma que se educa. Vc deveria pelo menos respeitar seus alunos e dar exemplo. Vc é um formador de opinião pelo menos é assim que entendo. Que tal vc realmente cumprir seu papel, mas de forma civilizada, educada, levando seus alunos e as pessoas da cidade a refletir sobre a situação, mostrando e incentivando e até mesmo vc participando da reivindicação junto com a população por melhores condições de vida. Concordo com vc que em relação a água existe forma de melhorar a situação do nordeste e não só de Pau dos Ferros. Mas só temos a lastimar. O IF é tida como uma das poucas escolas públicas de qualidade, mas vc professr, não vai fazer com que as pessoas deixem de acreditar nisso, vc é apenas um, a escola é um todo e tem professores que faz jus ao nome de PROFESSOR. PENSE ANTES DE FALAR merda. Olha sou de Natal, nem conheço Pau dos Ferros, mas respeito todo e qualquer município e seus cidadãos.
lamentável as declarações de alguém que se diz professor.
que atitude ridícula da parte desse professor educador que de de educador não tem nada . Infelizmente Pau dos ferros e outras cidades da região estar sendo castigada pela seca. muito triste saber que a água ta acabando e também imprópria para o consumo humano, mais nem por isso eu culpo a cidade em si por ter problema com a seca. Creio que xingar a cidade por isso, foi uma atitude muito fraca deste profissional. tem gente que se acha por que tem mais do que os outros ou por ter um emprego melhor, mais não se toca que estar sendo hipócrita com si mesmo. Quer saber eu enho é pena desse tipo de gente.
O "CARA" CHAMA A POPULAÇÃO PAUFERRENSE DE MASSA DE MANOBRA, IGNORANTES… DIZ QUE SÃO MERECEDORES EM PASSAR POR ESSA SITUAÇÃO (COM RELAÇÃO A ÁGUA) E AINDA TEM CORAGEM DE DIZER DEPOIS QUE NÃO OFENDEU OU NÃO QUIS OFENDER NINGUÉM E Q NÃO TEM NADA CONTRA O POVO DE PAU DOS FERROS, SÓ SENDO UM INSANO. DEVERIA ESTAR BÊBADO QUANDO POSTOU ESSAS BESTEIRAS. PREZADO "PROFESSOR", O Sr, MAIS DO QUE NINGUÉM DEVERIA SABER Q O FATO DE VIVERMOS EM UM PAÍS DEMOCRÁTICO NÃO NOS DÁ O DIREITO DE SAIR OFENDENDO AS PESSOAS. AS PALAVRAS USADAS PELO Sr. ENVERGONHA A CLASSE DE PROFESSORES. QUEM SE MOSTROU IGNORANTE AQUI FOI VC. ESTÁ INCOMODADO? SE RETIRE. DESOCUPE O LUGAR. VÁ VIVER NO SEU MUNDO PERFEITO, TALVEZ LÁ VC NÃO DURE MAIS Q TRÊS DIAS. HIPÓCRITA! CUSPINDO NA PRÓPRIA LAMA QUE BEBEU.
Pode ter sido agressivo, estúpido, mas foi pertinente e tem fundamento.
https://www.facebook.com/photo.php?v=498549040229290&set=vb.100002225952738&type=2&theater
Ele postou vídeo no Facebook em julho de 2013, relatando o mesmo problema.
A situação é preocupante em Pau dos Ferros.
Como que esse cara diz ser um educador.
Muito infeliz o comentário do "nobre professor". Expressa profunda ignorância política e induz a um debate equivocado; a cidade é o locus da população, feita por e para ela, ou seja, é a população, classifica-la como "cabaré" pejorativamente definido-a como inóspita e desorganizada é deselegante, agressivo, ferindo os princípios da dignidade humana, inclusive àqueles que ganham a vida realmente em um "cabaré". Conheço a realidade da cidade, é deveras preocupante e carece de ações políticas imediatas, contudo, sem a marca maculada dos "P" dos partidos e sem as flamulas dos discursos fascistas dos idiotas e imbecis que quando pensam fedem bem mais que a água do açude. Não gosto de comentar esses posts, contudo, não me contive diante de tão inconsequente comentário.
Não sou de Pau dos Ferros, mas esta piadinha deste "professorzinho" só me fez ficar com raiva e sentimento de indignação. Sendo da Diretoria do IFRN expulsaria este infeliz imediatamente…! Não merece o cargo que assumiu. O desrespeito dele não pode ser passado em branco. Por muito menos vejo ações na justiça!
O bom seria que o IFRN não transferisse ele, e obrigasse ele a "im" trabalhar em Pau dos Ferros até ele pedir para "saim" da instituição.
kkkkkkkkkkkkkkk muito cruel Tarcio
Tarcio, o dever do IRFN e deixar ele bem longe dos estudantes. Já basta de analfabetos/as funcionais formando um legião de outros tantos analfabetos/as funcionais. Puttzzz!!! O Brasil não merece essa cambada de energúmenos. Fora com esse pseudo professor!!!
Eu pensei a mesma coisa Tárcio
No meu entender, os maus exemplos vem de quem jamais esperamos. Situação lamentável, vergonhosa, triste. Que pena!
Sinceramente,acho que uma pessoa que faz esse tipo de comentário não merece se quer o título de professor.
A situação de Pau dos ferros hoje com relação água não tem nada a ver com partido politico,são fenômeno naturais "a seca",que afeta toda a região.
E mais esta cidade merece todo respeito,não apenas como a população,ser chamado de "bando de ignorante",por alguém que se diz professor.Paciência meu povo!
Ângela, a política do interior te adestrou bem direitinho, né?
Analisando a estupidez deste "professor", título assim denominado apenas pelos papeis, vejo a ignorância de um homem sem qualquer informação ou conhecimento.
Como se não bastasse seus comentários pejorativos e nada apreciativos com relação á cidade de Pau dos ferros, ainda vem as redes sociais com erros grotescos de concordância. "Vim" nesse cabaré em vez de VIR a este cabaré foi lamentavelmente ridículo. Ai me pergunto…será que devemos levar a sério uma pessoa que nem sequer sabe escrever como se deve, tendo em vista sua posição na sociedade, exercendo o forte peso de um professor? Sem mais…
"Sou obrigado a ~vim~"
Sem mais.
O mais interessante é ver o poder de persuasão que tem o tal "professor". Ora, nada contra a opinião dele, afinal, ninguém é obrigado a gostar disso ou daquilo, mas denegrir, rebaixar, tratar de forma chula, grosseira e mesquinha da maneira como ele tratou é, no mínimo, deselegante e de total falta de educação. Assim, não sei como um indivíduo desse nível pode passar algum intelecto para os seus alunos. Professor, pense de forma consciente antes de escrever, os maiores intelectuais sabem expressar sua indignação de forma sutil, sem ofender ou discriminar.
Concordo plenamente com o que escreveu. Não modifico uma vírgula!!!
Estou no IFRN de Currais Novos, onde assumi o cargo de professor substituto, e estou muito feliz. O próximo concurso que sairá pra efetivo, farei e se me mandarem pra qualquer um dos 19, vou com muita honra. Se os políticos e a estrutura da cidade não é a melhor, cabe a nós professores semearmos boas ideias e práticas, entre os jovens para que eles possam construir uma nova realidade. Pau dos Ferros tem uma história e cultura valoráveis, merece o respeito de todo norterriograndense.
Por essas e outras que acho uma pena terem tirado das escolas o ensino de História do RN.
Melhor professor de História do RN!! sdsss
Assino embaixo, professor. Como ex-aluna e ex-prestadora de serviço da Instituição, muito me honraria fazer parte do quadro de servidores de qualquer um dos campi do IFRN, em qualquer rincão do Estado. Infelizmente, conheço muitos que pensam como o "educador" em questão: sorriso largo ao ser nomeado, mas loucos de vontade de serem transferidos para a capital. Lamentável!!!
Parabéns, palavras muito bem colocadas.
Grande Prof. François! Tive honra de ser seu aluno alguns anos atrás, no ensino médio. É bom saber que ainda temos educadores que dão valor à nossa terra.
Sem dúvidas nada de violência pois ignorantes são as pessoas que dizem besteiras como essa ! e a ideia dos aplausos é muito válida ! mais bom seria dizermos isso com as palavras que eu estou pensando pois não vou dizer na net .( #@#%&$*#…)
Conheço um ditado que diz ""os incomodados que se mudem" ta esperando o que??? ja chutou o pau da barraca,!!
O cara não mentiu em NADA. Deixem de hipocrisia besta. A liberdade de expressão é uma garantia constitucional. Ele é obrigado a concordar com a cultura da cidade? De "beber lama"? De aceitar o sol escaldante de uma cidade que ele não gosta? CLARO QUE NÃO !!!! Já acho que a cidade já não pode dizer o mesmo com ele, tipo recusá-lo, coisa que acho que ele não vai voltar mais à cidade. Vocês não tem o que fazer não, bando de "mal acabados". Vão trabalhar cambada…
Ele é um imbecil. Está correto em se indignar com a situação da água da cidade, ou até mesmo da classe política de lá, mas não em despeitar a cidade e sua população.
Para os que estão defendendo ele. Ele tem mesmo o direito de ir atrás daquilo que faz bem para ele, ele pode ter os motivos para odiar a cidade. Mas tem que ter respeito.
Da forma que ele fez, com as palavras que fez, demonstrou total falta de respeito com a região e seus CIDADÃOS (não é nativo) da cidade.
Mas como é que se faz para não aceitar o sol escaldante mesmo?! Acho que se alguém pudesse não aceitar o sol escaldante já teria recusado-o não?! kkkkkkkkkk
Ele fez um concurso, agora tem que aguentar….
Imagine como deve a didática desse "professor".
Uma boa campanha sería apenas uma salva de palmas onde ele chegar, pois já é uma Persona nom grata ! Divulguem…nada de violência!
Muito mais grave do que a sua opinião sobre Pau dos Ferros, caro professor, é o terrível erro de concordância que você comete. Culpo por isso as pessoas que obrigaram o senhor a "vim" nesse cabaré, pois se fossem mais compromissados com a educação do Brasil, teriam-no obrigado a VIR a esse cabaré.
Dhiego é conhecido nas torcidas de ABC e América hehehe
Esse é aquele que sempre posta piadas de mal gosto contra cristãos? Um que sempre quer gerar polêmica?
Se for ele, lembro da comunidade do América no orkut e no grupo da UFRN no Facebook.
O inferno é aqui, mas ainda bem que não tem fogo, como afirmou o Papa Francisco. Contrariando o que disse o mestre Millôr Fernandes (Livre pensar é só pensar), a mídia social vem destruindo carreiras, casamentos e reputações; tudo pelo mau uso. Quando você vê, já foi, já era, o estrago já foi feito. Eu até entendo que o cidadão aí já estivesse numa situação limite, e aloprou: o pensar não podia ser um livre pensar. Sem dúvida, até a água mal falada de Pau dos Ferros se recusará a tirar a sujeira dele. Um conselho? cair fora. Já.
Admirável a atitude do professor Dhiego Fernandes. Chega um momento na vida das pessoas que nada resta além do desabafo. Então é aproveitar mesmo as redes sociais enquanto a tchurma do PT não consegue restabelecer a censura e o crime de opinião no Brasil. Reitero a atitude louvável do professor e espicho um pouco mais: politicamente o RN é uma merda, só tem ladrão e aspirantes a.
VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM VIM
AAAARRRRRRRRRRRGH
que que tem a ver isso com o PT minha milha? hahahaha ai meu deus
fiquei puto pelo fato de menospresar a cidade que eu adoro, apesar que eu sou carioca mas adoro p dos ferros. E fiquei triste pelo jeito de como esse prof escreveu. Principalmente que ele e docente da escola que eu respeito. Sou ex aluno Etfrn, Hoje IF. E easa atitude dele me deixou triste pois bem.eu que queria estar no lugar dele. Ser prof da escola que eu amo, e ensinar na cidade que eu tenho tanyos amigos
Este senhornão tem capacidade de ser um educador. Com a palavra o IFRN.
Lamentável o que esse descontrolado diz.
Tem certeza que esse camarada é Professor ?! De que ?
Diz que não teve intenção de ofender ninguém, e estira o dedo para quem está de braços aberto dando boas vindas!
Profere a palavra "Foda-se" em resposta a uma cidadã.
Chama de "cabaré" a cidade onde trabalha de tira o vosso sustento?
Toma banho de "Lama" onde muitos agradece a Deus por "Ainda" ter o que beber !
Meu camarada, acho que você não só tomou banho de lama como "Pegou em MERDA PURA", sugiro que não só pesa desculpas, mas pesa dispensa do IFRN e não pise mais nem lá, Sugiro que vá bem para longe, como você mesmo, Israel é um bom lugar para você tomar esse banho, Não sei se irão aceitar esse sua postura por lá.
Que venha as Penalidades, para esse "professor"!!!!!!!!!
Rs #FicaDica.
Muito bem Luiz! Esta é a questão! Sou professor de nível superior e é simplesmente inaceitável que um "professor", ainda mais de uma instituição federal, se dirija dessa forma nas redes sociais ou qualquer outra situação! Que espécie de educador é este??? Só mostra-nos o nível de educação que temos tido desda a família e os valores equivocados que estamos sujeitos a enfrentar! Lamentável!!!!
Parei quando ele disse "…tenho que vim…". O mínimo que se exige de um professor é que conheça o português para poder se expressar. Usar "vim" em vez de "vir", já mostra seu despreparo. Lamentável!
Isso nao é postura de um educador, palavrões e falta de classe, poderia ter emitido sua opinião de uma forma técnica e com classe. Fraco!!!
concordo para um prof. Deveria ter feito uma critica mas elaboradas ,sem as palavras de baixo escalão ou gestos .não e muito inteligente !!!
Pelo que entendi ele só explanou a situação de uma forma grosseira. A situação é verídica, quando o governo abandona a cidade em estado deplorável qualquer cidadão chama dr "cabaré" ou "jogado ás traças". Só perdeu um pouco a compostura. Isso em um papo ao vivo seria entendido perfeitamente.
PELO QUE DIZEM OS POLÍTICOS, PAU DOS FERROS E MOSSORÓ NÃO É MUITO DIFERENTE DO PARAÍSO. DHIEGO FEZ A MAIOR DEFESA DA HISTÓRIA DE PAU DOS FERROS.
Crucificação BESTA. O cara só é ruim de português, mas dá pra notar que ele se referia a burrice do povo em CONTINUAR VOTANDO EM QUEM NÃO PRESTA e tai a merda feita! Lama pra beber… Tb conheço gente de Pau dos Ferros que detona a situação da cidade e nem por isso virou notícia. Agora, pq o cara é Professor, ai sai nas mídias "Professor ataca cidade de Pau dos Ferros em rede social". Poxa, tem gente que adora procurar um JUDAS…Aê Dhiego, vc é péssimo no português, mas acertou em detonar quem vota em FELA DA P… Vi um que perguntou: Qual seria a solução? Simples, não votem naqueles velhos políticos que não fazem nada por vcs, ai certamente qualquer visitante ou nativo vai poder bater no peito um dia e dizer "Pau dos Ferros!" com orgulho. Agora, culpar o cara por não ter pena de comentar a verdade, ainda que não tenha usado as melhores frases… É HIPOCRESIA de gente mimada.
Concordo plenamente. Vamos condecorá-lo e dar uma medalha de honra ao mérito. Assim, motivaremos aos nossos jovens a se comportarem como ele e saírem xingando os outros nas redes sociais, além de, claro, desenvolver um bom vocabulário.
O suposto professor disse que é "obrigado" a ir para Pau dos Ferros! Desta maneira, se alguém o ver em Pau dos Ferros vejam se há alguma pessoa obrigando-o ou ameaçando para ele estar neste lugar que para segundo as palavras dele é uma "merda", se não verem, avisem ao Instituto a situação deste indivíduo.
O mesmo sol quente que ele diz que o povo tem que "tomar na cabeça" é o mesmo sol que ele "toma" onde ele estiver, seja Natal ou qualquer outro lugar, é o mesmo sol que é indispensável na produção dos alimentos que ele consome, será que ele não entende ou não respeita isso? Acho que não cola essa coisa de que "estou falando do problema da água"…
Aliás, ele é professor de que área? Ele fala de dessalinização como um processo simples…é só "Pau dos Ferros" esticar uma mangueira e "puxar" agua lá de Areia Branca (que tem pouquíssimo sal) e dessalinizar…Rapaz, isso são ações que dependem de articulações em escalas muito maiores. E o problema do Nordeste em relação a seca está dentro deste contexto. Tambem não cola…deveria o mesmo propor soluções viáveis e mobilizar seus esforços neste sentido e não apenas ser, conforme sua postura, que, posso estar errado, aparenta ser mais aventureira e passageira como o mesmo diz, na verdade, mais um membro da sociedade que apenas se alimenta desta industria que é a seca.
É uma pena que uma pessoa que poderia ser exemplo para aqueles que fazem parte deste município e Instituição tenha esta postura, não conhece a grandeza e as tradições do Nordeste e do povo brasileiro, principalmente a impressionante hospitalidade do querido povo de Pau dos Ferros!!!
Bruno, o termo é: "Mea Culpa"… Expressão que vem do latim, e significa minha culpa! Geralmente usada por juristas de todas as ordens! Vale a pena corrigir!
Obrigado Betania
Ah se fosse em minha Cidade…
esse Dhiego era conhecido nas comunidades de futebol no orkut pela hostilidade a qualquer um que fosse contra o que pensava ser certo, inclusive foi expulso várias vezes da própria comunidade do time dele o América, era famoso por xingamentos rascistas ou a família dos seus interlocutores, passou muito tempo sumido das redes sociais, pensei que ele tinha evoluído mas vejo que continua o mesmo boca de latrina de sempre, crianção que quer resolver tudo ofendendo tudo e todos, duvido que suas desculpas sejam sinceras, duvido!
Caro professor, penso que o sr. cometeu um pequeno equívoco ao dizer "sou obrigado a VIM". Pode ter sido a emoção em vir para a cidade.
Esse cara era muito conhecido nas comunidades do ABC.FC do antigo Orkut.
é uma comedia. gosta de aparecer a força
Ele falou a verdade. O Democratas governa Pau dos Ferros há 3 mandatos e não fez melhorias com relação a situação do abastecimento de água. Detalhe que ex-prefeito de lá, Leonardo Nunes do Rego, é Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do governo Rosalba.
Ele conseguiu o que queria! Já é acostumado a se meter nesse tipo de polêmica! Acho que isso é falta de remédio…
Fizerem até um poema pra ele :
Mais uma nota de repúdio, desta vez em forma de poema via Manoel Cavalcante
COM LICENÇA, PROFESSOR…
Tenho pena é da miséria
De quem se olha e não vê,
Vai ensinar que matéria?
Vai ser professor de quê?
Seja bem vindo, senhor,
Que chamam de professor,
Talvez por fatalidade,
É que aqui, por formação,
Já se tem educação
Desde a entrada da cidade.
Nossa água fede mesmo
Por este tempo que abrasa,
E mesmo sofrendo a esmo
Essa aqui é nossa casa.
Com fé em Nossa Senhora
Um dia a água melhora
Pra banhar nosso sorriso,
E você vai beber pinga
Para esquecer a catinga
Da lama de seu juízo.
Tudo o que ele falou será verdade se ele continuar a lecionar na cidade. Tem certas coisas que o povo n consegue perdoar.
Ele falou alguma mentira? conheço várias pessoas de Pau dos Ferros que moram em Natal e não querem nem passar feriado lá, portanto.
Meu caro Henrique, não vou discutir com vc, mas vou deixar um texto, escrito pelo poeta pauferense Manoel Cavalcante em respota a esse "professor" e que também vale para o senhor, passar bem.
COM LICENÇA, PROFESSOR…
Tenho pena é da miséria
De quem se olha e não vê,
Vai ensinar que matéria?
Vai ser professor de quê?
Seja bem vindo, senhor,
Que chamam de professor,
Talvez por fatalidade,
É que aqui, por formação,
Já se tem educação
Desde a entrada da cidade.
Nossa água fede mesmo
Por este tempo que abrasa,
E mesmo sofrendo a esmo
Essa aqui é nossa casa.
Com fé em Nossa Senhora
Um dia a água melhora
Pra banhar nosso sorriso,
E você vai beber pinga
Para esquecer a catinga
Da lama de seu juízo.
Se a melhor resposta para este professor foi este poema.
Que mer…! E que poeta ruim da gota!
Bruno, sugiro uma correção. Este sujeito não merece ser chamado de professor. Ainda mais de uma instituição centenária como o IFRN. Lá formamos cidadãos. Nem isso ele parece ser.
Pura verdade!
Ele so falou o que pensa o que é um direito de todos, e tb como ele mesmo disse nao falou de pessoas falou da cidade, deve ser verdade mesmo, pois acho rio grande do norte lidissima mas infelizmente muito precaria, os governantes deveriam melhorar sim.
mocinho ficou famoso!!!
Espero que esse sujeito não lecione mais em lugar algum!
Se fosse aqui pelo Seridó ele tava fudido.
Muita discussão e uma ótima oportunidade sendo perdida de acordar o povo de Pau dos Ferros para o problema maior. O problema de água só será resolvido com a conclusão da trans posição do São Francisco que está parada por incompetência ou má fé do governo Federal. Não existe outra solução e milhões já foram investidos e estão abandonados. Essa sim é a bandeira que merece que as pessoas honestas e de boa índole de Pau dos Ferros levantem. Cobrar dos Governos a conclusão dessas obras que, projetadas desde o tempo do império, seguem a passos de tartaruga num mar de corrupção. Sem agitar bandeiras partidárias e cobrando de quem deve , as soluções poderão surgir. Só vejo um grande problema nessa luta, a maior parte dos cidadãos de Pau dos Ferros defende de unhas e dentes o modelo assistencialista das "bolsas" praticado pelo governo federal. Esse mesmo governo que investe bilhões na Copa do Mundo e em projetos em Cuba e abandona seu povo à própria sorte .
Vejam essa reportagem do Globo:
http://oglobo.globo.com/pais/transposicao-do-sao-francisco-nao-rende-ainda-uma-gota-dagua-8233315
Sinceramente, a coisa está feia em PAU DOS FERROS!!! Discordo quando ele menciona algumas palavras ofensivas ao desabafo dele. Mais valeu!!! olhem pelo lado bom da crítica. Os nativos não tem a coragem de ir a uma Rede Social e falar a verdade, o que é preciso na sua cidade, e cobrar desses políticos Sanguessugas.
Gente acorda!!! são três mandatos e a água continua a mesma coisa, onde é que está o Sr. LEONARDO NUNES DO REGO ( ex. Prefeito, hoje Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do governo Rosalba. Cadê a Democracia? já que eles dizem que são Democratas. Desse jeito a água não vai melhorar nunca!
O rapaz foi ousado em criticar, usou palavras, que, não eram pra ser ditas. Mais o desabafo do mesmo, na minha opinião, foi voltado para falta de recursos com relação a água lama, e qualidade de vida péssima que as pessoas tem que enfrentar.
Sou natural de uma cidade do estado do RN, quero ver cidadãos, chegar e sair falando mal da minha cidade, pelo contrário, só elogios! sabe porquê? porque, sabemos escolher os políticos! se não trabalhar, cai e fora Sanguessuga. Acordem gente!!! é ano de eleição, é tempo de mudar a mentalidade de vocês. Minha cidade fica no litoral, lá também tem "SECA", "MARÉ" alta que avança pra cima das casas, derrubando casas, muros, etc. O Prefeito não fica parado, está sempre buscando recursos, a onde quer que seja.
Muitos viram os erros ortográficos, ele nem observou isso! isso……? o que valeu mesmo foi o desabafo da LAMA.
Professor tem que falar mesmo, mas com muita sabedoria, pois os políticos então ai fazendo e acontecendo, ou melhor, deixando de fazer algo pela população, no entanto, são bajulados por quem sofre os problemas. A forma dele se expressar é que não foi legal, diante de uma população que ver seus impostos descendo pelo "ralo" (contas milionárias). Cuidado com a língua da próxima vez, pois o feitiço não era pra você, mas acabou chegando, pois se perdeu o foco.