O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, subiu à tribuna da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (07) para defender o programa Escola Sem Partido. Segundo o parlamentar, “nos últimos 13 anos, a doutrinação ideológico se intensificou”, exatamente no período em que o PT governou o país.
“E os doutrinadores passaram a pensar que a prática é direito do professor. Perderam o pudor. Em uma espécie de delírio, acreditam piamente que a escola pode ser um palanque político e que isso seria um incentivo ao pensamento crítico — um raciocínio evidentemente invertido. A academia tem que ser plural, e a escola tem que representar o sentimento da sociedade”, disse o deputado.
Segundo Rogério, implantar a Escola Sem Partido é apenas um primeiro passo na tentativa de reverter o atual cenário de “horror vivenciado pelos estudantes”, que têm denunciado “essa prática abusiva que fere o Pacto de San José da Costa Rica e a nossa Constituição Federal”.
Na opinião do deputado, os pontos fundamentais do projeto são tão justos e amparados na Constituição que “os inimigos do movimento, para combate-lo, não tiveram outro remédio senão roubá-los e fingir que o projeto defendia as propostas contrárias”.
Conforme estabelece o Escola Sem Partido, “o professor não se aproveitará da audiência cativa dos alunos para promover os seus próprios interesses, opiniões, concepções ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas e partidárias; não favorecerá nem prejudicará os alunos em razão das suas convicções políticas, ideológicas, morais, religiosas ou por falta delas; não fará propaganda político-partidária em sala de aula nem incitará os seus alunos a participarem de manifestações e passeatas”.
O projeto também estabelece que, “ao tratar de questões políticas, socioculturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos, de forma justa, isto é, com a mesma profundidade e seriedade, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito dos diversos temas”.
Para Rogério, há uma hegemonia de pensamento de um único partido atualmente nas escolas de todo o Brasil. “Nós precisamos cumprir a Constituição e ter uma educação plural”, completa o deputado. “A nossa Constituição determina pluralidade. Nós temos um ensino capenga, dominado por um discurso único. Há uma existência da hegemonia construída no dia a dia para se propagar a voz de um partido e silenciar antagonismos”.
Rogério Marinho alertou ainda para a baixa qualidade da educação do país, confirmada em diversos exames realizados pelo governo federal nos últimos anos. “Os baixos padrões de aprendizagem no nosso país contribuem para a baixa produtividade do trabalhador. É preciso concentrar esforços para superar essa que é a nossa principal mazela, a falta de qualidade na educação, o analfabetismo escolar”.
Na opinião do parlamentar, “se o País quiser realmente ter uma educação robusta que contribua para a geração de inovação e para o aumento de produtividade, ele terá que enfrentar graves distorções de educação básica e fortalecer as redes que efetivamente são responsáveis pelos ensinos fundamental e médio”.
Também é preciso, segundo Rogério, “uma completa reformulação da formação dos professores, com o objetivo de gerar impacto nas salas de aula e alcançar níveis aceitáveis de desempenho escolar por parte dos estudantes. Hoje a formação do magistério é extremamente deficitária, e a grade de formação dos nossos professores precisa ser urgentemente revista. A formação não é feita com evidência científica, ainda é excessivamente teórica e politizada. História, Sociologia e Filosofia da Educação geralmente têm viés marxista ou pós-marxista”.
Esse deputado quer ofender a inteligência dos estudantes com esse projeto! Está claro que quer calar os professores e impedir que os estudantes tenham senso crítico, somente porque a maioria deles acaba tendendo para ideologia contrária a que esse deputado defende, por também ser empresário e explorar a mão de obra barata. Quer criar cordeirinhos para trabalharem eu seu McDonalds sem criticarem a exploração. Não é necessária doutrinação. Basta apenas não serem individualistas e egoístas, como são os pensamentos direitistas.
Rogério Marinho demonstra desconhecer a história. Quando a ditadura militar expurgou das universidades os professores e os assuntos "vermelhos" (em 1964) , foram os próprios jovens que buscaram informações sobre o assunto e organizaram passeatas, reuniões clandestinas e etc… (a partir de 1965)
Não vai adiantar, Rogério. Se seu projeto der certo, seu nome entrará na história como o que tentou repetir atos do passado esperando obter um resultado diferente.
Apresente projeto para o desenvovimento do Rio Grande do Norte. Isso sim vai dignificar seu mandato!
Deputado saco Preto. Cadê o MP que não investiga esse sujeito.
Não existe educação nas escolas públicas. Falência total nos últimos 13 anos. O aluno só "evolui" por cotas, o que favorece a pobreza. Não há investimento intelectual e meritocracia. Vivemos um período de pregação de comunismo educacional nivelado por baixo. Qualidade não tem haver com salário, se assim fosse, o PT nos seus 13 anos tornou os professores milionários, segundo visão deles. A crise econômica deixou mais transparente a classe média, o que foi a política educacional doutrinária.
Controlar o que um professor fala em sala de aula também é forçar ideologia. O primeiro passo para um regime de exceção.
"A formação não é feita com evidência científica, ainda é excessivamente teórica e politizada. História, Sociologia e Filosofia da Educação geralmente têm viés marxista ou pós-marxista"
Essa citação dele também carece de fontes científicas hahaha.
Não acredito que esse sujeito usa recurso público que poderia estar sendo investido em saúde e segurança para propagandear tanta asneira e babaquice. O Brasil tem problemas urgentes e gravíssimos para discutir, nos poupe de seu lenga-lenga esquerdaxdireita. Se me encontrar com ele por ai(duvido, esse tipo de gente mal pisa no chão), vai ouvir, vai ouvir muito.
Perfeita a análise do deputado. O ensino brasileiro, além da péssima qualidade, tem elevado viés ideológico pró-esquerdismo. Foi totalmente aparelhado pelo PT. O MEC tem orçamento astronômico porém pessimamente distribuído. A enorme maioria dos recursos é destinada às universidades públicas, que foram transformadas em cabides de empregos e agências de viagens. A sua produção científica é diminuta e os alunos (aqueles que estão lá prá estudar) são prejudicados por greves infindáveis e sucessivas (onde já se viu uma greve durar todo um semestre letivo?). A qualidade dos que conseguem terminar seus cursos é sofrível, em sua maioria. Por outra, o que justifica, por exemplo, um estado pobre como o RN sustentar uma caríssima universidade? Enquanto isso, o ensino básico fica com as migalhas que sobram dessas universidades, fornecendo analfabetos funcionais à sociedade. Nosso ensino tem que ser repensado. E a carga ideológica à qual são submetidos nossos alunos precisa ser extinta. Para o bem do nosso Brasil.
Acharia ideal o senhor dar uma passeada na UFRN, campus de Natal, se morar aqui, ou se estiver em Fortaleza a própria UFC, ambas eleitas entre as melhores da América Latina nos últimos anos. Se conviver nesses ambientes seria bom olhar mais para os lados, o nível dos alunos que terminam os cursos na UFRN, que eu conheço, são de nível internacional, sendo que muitos vão trabalhar nos paraísos dos protecionistas, como Canadá, EUA, Portugal, Inglaterra, etc. Temos projetos e estudos reconhecidos também nesses paraísos dos protecionistas, como este próprio blog já noticiou http://blogdobg.com.br/professor-da-ufrn-recebe-premio-inedito-da-academia-royal-society-do-reino-unido/http://blogdobg.com.br/pesquisadores-da-ufrn-desenvolvem-projetos-em-harvard/, além da sua importância social, http://blogdobg.com.br/ufrn-realiza-inscricao-de-municipios-no-programa-trilhas-potiguares/, desqualificar nossa Universidade não vai colar. Talvez o problema esteja justamente na indústria e mercado Brasileiro que só sabe reclamar da carga de impostos e não vê a mina de diamante que tem logo diante de seus olhos que a Universidade, com mão de obra extremamente qualificada e projetos de pesquisa voltadas para sua área de atuação, fora a Petrobras não existe outra empresa acompanhando desenvolvimento de pesquisas de engenharia mecânica, por exemplo, daí se pode ver uma das causas de que vamos ser sem perspectiva de mudança sempre montadores e não desenvolvedores, é o "sofrido empreendedor Brasileiro" que não sabe empreender ou tenta copiar tudo do exterior o que não se aplica aqui. Vale lembrar que até mesmo esse deputado contribuiu para o desenvolvimento da UFRN sendo o desenvolvedor do ótimo projeto IMD, um absoluto sucesso nessa instituição. Quanto a educação básica, infelizmente a realidade é indiscutível e precisa de atenção especial, se trata da educação essencial, base para formação da sociedade, não precisa de reforma para calar os professores.
Obrigado pelo comentário mais que lúcido Antonio!
Perdeu uma excelente oportunidade.
Podia ter ficado calado hein Ceará?
Quem pensa que sabe tudo e tudo comenta, na verdade não sabe de nada e podia ficar calado se percebesse o mico de suas observações deslocadas da realidade, refletindo sua paixão fanática e alienação seletiva.
Vc calado é um poeta Ceará…
Parabéns ao excelente comentário do Antonio.
Disse tudo!
Blá Blá Blá … É muito conversa fiada…