A comida escassa devido à seca está fazendo piauienses caçarem roedores para complementarem a alimentação. No distrito de Brejinho, no município de Assunção do Piauí (273 km de Teresina), todos os dias no fim da tarde é comum ver moradores saindo para as áreas de grutas para colocarem armadilhas para pegar o “rato rabudo”.
A caça ao animal é artesanal, e a armadilha é feita com pedra e gravetos. “Quando o rabudo passa pela armadilha, a pedra cai em cima e ele morre sufocado. No dia seguinte a gente vai logo cedo ao local buscar o animal para já ser consumido no almoço”, disse o morador de Brejinho Genivaldo Bezerra, 35.
“Como não tenho dinheiro para comprar carne, aqui é caçando, tratando e comendo o rabudo. Ninguém fica com ele na geladeira por muito tempo porque passamos fome e vamos logo comendo”, disse Bezerra.
Apesar de a maioria dos moradores de Brejinho ter acesso ao programa Bolsa Família, eles afirmam que o dinheiro que recebem não dá para comprar a “mistura” para o almoço e acabam saindo à caça de ratos para servir de carne na alimentação. A dona de casa Francisca Ramos da Silva, 41, não se incomoda em contar que a única carne consumida na casa dela é de rato.
“A gente tem de se virar. Não plantamos nada esse ano por conta da chuva que não veio. Ninguém aguenta almoçar com a comida pura, e como o dinheiro que recebemos só dá para comprar arroz, feijão e macarrão, comemos o rabudo para complementar”, disse Francisca, informando que a carne do rabudo “é saborosa” e é sempre uma festa quando conseguem caçar alguns ratos.
Como é que é? Não dá pra comprar a "mistura"? Ninguém aguenta comer "comida pura"? A bolsa do governo é pra acabar com a fome, não pra "comerem gostoso"!
estão reclamando de que??foi vcs q quiseram isso,,,,aguente ,vão a caça ,se esta ruim assim,vai ficar muito pior,,,ainda mais pra quem depende da esmola do governo,,,quando acabar os ratos,,vão comer cobras
Iza, é uma pena desejar isso a estas pessoas. Eu também detesto nosso governo, e sou completamente contra essas bolsas do governo, mas também me coloco no lugar das pessoas, não consigo ler um artigo desse sem me comover, é muito triste, imagina você ter que comer um animal que vive no esgoto, além dos riscos que estão correndo. Talvez para você possa parecer normal, mas acho muito desumano. Que Deus abençoe estas pessoas e você para que abra mais sua mente.
Isso ai Lu, concordo contigo… governo lixo… mas essas pessoas pagam um alto preço.
É lamentavel… aposto que se os militares tivessem ficado no comando até hoje se o nordeste não teria uma vida muito melhor 🙁
Todo politico deixa a merda continuar por la… pra usar como voto 🙁
Quer dizer que a seca é culpa da Dilma também? Lamentável seu pensamento….
A Dilma num disse que corrigiu a desigualdade no nordeste e acabou com a fome? O lula disse q acabaria com a seca no sertao investindo milhões em poços. E o nordeste em peso aprovou a gestão da pt, sendo decisivo na reeleição da presidenta. Eles devem estar satisfeitos, não cabe a quem nao vive lá, julgar.
Mano a pessoa q postou isso, dos dois um, ou postou para prejudicar a imagem do Piauí ou é muito mal informada!
Esse tal rato rabudo, se chama Preá aqui, e isso a gente aqui come normalmente, não é pq estamos morrendo de fome não!
E aliás vocês deveriam provar, não é tão ruim quando parece!
Antes de dar notícias, repense o título e pesquise mais um pouco. Blog Nota 0!!
Meu irmao que viagem essa sua. Rato rabudo nao tem nada a ver com prea. Apesar dos 2 serem roedores. O povo ta passando fome e voce vem justificar? É pra rir mesmo.
Isto não é rato… aqui em Mg… é chamado de préa… vive nos brejos e não em esgostos.. Animal limpo e saboroso….questão de gosto.
na china se come de tudo ate nos restaurante cachorro gate grilo assado rato minhoca assada morcego tudo que se possa imaginar e nao e so pobre rico tambem
SERÁ QUE A DILMA ESTAVA FALANDO A VERDADE QUE JÁ TINHA ACABADO COM AS MISERA DA POBREZA A GORA EU VEJO ESTA SENHOR PARA ESCAPAR TEM QUE COMER RATO EU PERGUNTO QUE PAIS E ESTE
"Ratos para comer" no interior do país, nas grandes cidades preços da comida estonteantes, saúde lixo, educação pior ainda e segurança zero. Será que estamos esperando a nossa política chegar nos moldes da antiga União Soviética, ocasião em que a população após comer todas as cascas das árvores, a grama, os cachorros, gatos e cavalos no quintal, estercos dos bois no pasto e até canibalismo, para tomarmos vergonha na cara e sairmos às ruas, para exigir dessa quadrilha que desinfete o nosso país? Até quando beneficiários de bolsa miséria vocês vão se contentar em complementar sua refeição com ratos e preás, com sorriso na cara e uma vez questionados, respondem que, "enquanto deus permitir se levará, "que a vida é assim" ?Pobre Brasil! Vítima de aventureiros, psicopatas utópicos de mentalidade obtusa que se arrogam no direito de decidir e governar a vida dos outros.
Talvez fosse o caso de cientistas de gabinete estudarem o animal e as consequencias de sua utilização. A pastagem de pisoteio acaba com a terra que já está morrendo. É hora de buscar alternativas sustentáveis.
ISSO NÃO É NOVIDADE NO NORDESTE:
Punaré(Thrichomys apereoides Lund, 1839); Fauna do RN
Animal mamífero roedor, conhecido popularmente como Punaré,Rabudo ou Rato boiadeiro, mas ele recebeu o nome científico que se chama, Thrichomys apereoides. Esse roedor pertence a família Echimyidae e a subfamília Eumysopinae,as mesmas a que fazem parte as espécies, Thrichomys inermis, Thrichomys laurentius, Thrichomys pachyurus e Thichomys sp. Espécie de hábitos terrestre e semi-arborícola, diurno e noturno, mas preferencialmente crepuscular(Streilen, 1982). Pelagem macia, sem pêlos aristiformes. Coloração do dorso cinza ou castanha. Superfície ventral branca,com limite bem definido com as laterais do corpo, que são um pouco mais claras que o dorso. Anel de pêlos brancos ao redor dos olhos. Cauda densamente pilosa,que pode estar ausente devido à facilidade com quese rompe,deixando o animal com a aparência muito semelhante ao Preá. Habita áreas abertas e florestais da Caatinga, do Cerrado e do Pantanal,tendo registros dessa espécie em Minas Gerais,Goiás e Bahia,mas essa espécie também ocorre aqui no Rio Grande do Norte,sendo encontrado principalmente na Caatinga. Vive em ocos de árvores, fendas rochosas e aglomerados de plantas espinhosas como a macambira. De tamanho um pouco superior ao de uma ratazana, o "punaré é caça apreciada pelo sertanejo, que prepara armadilhas rústicas para sua captura. O punaré alimenta-se de brotos, folhas e frutas silvestres, e aprecia o fruto do algodão. "
Boa noite, morei minha infância no RN mas nunca ouvi falar deste rato rabudo por lá, eu conheço preá, que por sinal é muito gostoso, mas hoje em dia nem preá tem mais naquele sertão, pois a seca acabou com tudo, será que este rato rabudo que tão falando num é a ratazana, se for, é muito perigoso, pois transmite uma série de doenças. Mas espero que volte a chover no Nordeste, pois a seca acabou com tudo.
A Câmara Municipal de Natal aprovou, na manhã desta terça-feira (26), nove projetos de lei durante a sessão ordinária, contemplando áreas como educação, saúde, direitos sociais e cidadania. Entre os destaques, estão iniciativas que buscam promover inclusão, acessibilidade e melhorias na qualidade de vida dos natalenses.
Um dos projetos aprovados foi o Projeto de Lei nº 639/2021, da vereadora Margarete Régia (Republicanos), que obriga escolas públicas e privadas a disponibilizarem armários ou móveis para a guarda e conservação de insulinas e outros materiais utilizados por alunos com diabetes. “Essa medida visa garantir segurança e acessibilidade para estudantes que convivem com a doença”, explicou a vereadora.
Também em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 380/2022, do vereador Preto Aquino (Podemos), que proíbe a cobrança de embalagens descartáveis por bares e restaurantes quando o peso do produto for calculado junto à embalagem. “Esse projeto beneficia principalmente quem frequenta esses estabelecimentos com regularidade, evitando cobranças indevidas e assegurando um consumo mais justo”, afirmou Preto Aquino.
Outra proposta significativa foi o Projeto de Lei nº 139/2024, do vereador Raniere Barbosa (União Brasil), que institui o Programa Municipal de Atendimento às Pessoas Egressas do Sistema Prisional. A iniciativa busca promover a reintegração social de apenados e seus familiares, oferecendo apoio através de políticas públicas. “É um passo importante para reduzir a reincidência e garantir uma segunda chance para essas pessoas, promovendo cidadania e inclusão”, destacou Raniere.
A sessão também aprovou o Projeto de Lei nº 266/2023, da vereadora Nina Souza (União Brasil), que institui o Dia Municipal do Bombeiro Militar, a ser celebrado no dia 29 de novembro.
Ainda foi discutido o Projeto de Resolução nº 18/2024, de autoria da Mesa Diretora, que altera dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Natal.
Os projetos agora seguem para sanção ou veto do Executivo Municipal. A próxima sessão ordinária está prevista para quinta-feira (28).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fará um pronunciamento em rede nacional, nesta quarta-feira (27), as 20h30, sobre o pacote de cortes de gastos que vem sendo elaborado pela equipe econômica desde o fim das eleições municipais.
No documento, enviado às emissoras de TV pelo gabinete da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Republica, diz que o pronunciamento será de 7 minutos e 18 segundos. O ministro gravou o conteúdo na quarta-feira (26) a tarde.
Derrotado nas últimas eleições e faltando pouco mais de um mês para deixar a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, o prefeito Eraldo, O Ingrato, não autorizou o pagamento referente aos juros do empréstimo contraído pelo município ao Banco Fonplata, no valor de 1,3 milhão de dólares, que deveria ser pago até 15 de novembro de 2024.
Esse descumprimento dos termos da operação de crédito foi confirmado pelo Blog do BG que teve acesso ao e-mail enviado pelo vice-presidente do Fonplata Banco de Desenvolvimento, Rafael Robles, à Prefeitura de São Gonçalo, através do órgão executor (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo), com cópia às instituições garantidoras como a Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), Secretaria do Tesouro (Ministério da Fazenda) e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (Ministério da Fazenda).
No documento enviado ao prefeito Eraldo Daniel de Paiva, no dia 25 de novembro de 2024, o representante do banco Rafael Robles reforça o e-mail anterior com o aviso de cobrança. “Caro Senhor Prefeito. Fazendo referência a nosso aviso de cobrança de data 17 de outubro de 2024, mediante o qual lhe informamos do vencimento do prazo para o pagamento do serviço da dívida do empréstimo BRA-25/2020, no dia 15 de novembro de 2024, servimo-nos da presente para informar a V. Sa que um pagamento se encontra em aberto conforme detalhes a seguir”, e detalha o valor atrasado de US$ 1.308.441,12.
Sobre o empréstimo:
O empréstimo da Prefeitura de São Gonçalo junto ao Fonplata Banco de Desenvolvimento, no valor de 32 milhões de dólares, foi firmado em 2020 na gestão do prefeito Paulo Emídio (Paulinho). Na época, o município tinha capacidade de pagamento (CAPAG) classificada como nível A. Os recursos foram destinados à obras do Programa de Ações Estruturantes de São Gonçalo do Amarante – PAES para construção de parques, pontilhões, obras de infraestrutura hídrica, esgotamento sanitário, pavimentações asfálticas e outras.
As consequências do calote da gestão de Eraldo Ingrato
Para a contratação e realização da operação de crédito o prefeito Paulinho equilibrou as finanças, mas na gestão atual a CAPAG da Prefeitura de São Gonçalo despencou do nível A para o nível C, e já que o contrato firmado para o empréstimo tem como garantia as contas do município, o calote deixado por Eraldo Ingrato pode ter consequências desastrosas para a gestão do prefeito eleito Jaime Calado que assume a partir de 1º de janeiro de 2025. Para assegurar o pagamento, o Tesouro Nacional pode executar o bloqueio de todas as contas, tornando a Prefeitura inadimplente, podendo ficar impedida de receber recursos, sujeita a sequestro de receitas, prejuízos ao serviços públicos e o risco de atraso no pagamento de servidores públicos.
A Prefeitura de Natal vai promover, nos dias 10 e 11 de dezembro, a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que terá como tema “Emergência Climática: Desafios da Transformação Ecológica”. O evento, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), será realizado no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e está com inscrições abertas.
A Conferência é uma das etapas mais importantes da CNMA e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o Município na etapa estadual. Para se inscrever basta acessar o site: https://5cnma.natal.rn.gov.br/
Os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; governança e educação ambiental.
Qualquer brasileiro ou brasileira maior de 16 anos pode participar da Conferência e votar nos (as) delegados (as). Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.
“Esse será um momento importante para a população natalense discutir sobre os problemas que as mudanças climáticas estão provocando em todo o planeta, mas especialmente em nossa cidade. Durante a Conferência estaremos apresentado o Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas, produzido pela Semurb, que prevê vários programas e projetos para enfrentarmos esse tema e promover uma transformação ecológica sustentável”, ressalta o titular da Semurb, Thiago Mesquita.
A mobilização para as conferências municipais também é reforçada pelo Governo Federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Dois trabalhadores ficaram presos no alto de uma torre eólica e foram resgatados por um helicóptero após um incêndio na estrutura, na tarde desta terça-feira (26), em Areia Branca, na região Oeste potiguar.
O caso aconteceu em um dos aerogeradores do Parque Eólico Mel. Segundo a empresa proprietária do parque, a Neoenergia, o princípio de incêndio foi controlado pela brigada de emergência da empresa.
Porém, a equipe precisou do apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte para resgatar os dois colaboradores que faziam manutenção do equipamento.
“Os colaboradores foram resgatados com segurança, avaliados por uma equipe médica e passam bem. A Neoenergia está prestando todo o apoio aos colaboradores e apura as causas do incidente”, disse a empresa em nota.
Segundo o Ciopaer, a equipe foi acionada por volta das 15h45 e estava pronta para a operação em cerca de cinco minutos.
“Prontamente a gente reuniu a equipe, informou ao diretor, debateu as condições, porque é uma operação que não é simples de realizar, e, no limite do tempo, a gente conseguiu decolar e dar o suporte ao Corpo de Bombeiros e ao Samu que estavam no local”, afirmou o piloto da aeronave, sargento Eridson.
Segundo o piloto, o cenário era adverso por causa da força do vento e da proximidade das pás da torre eólica, entre outros fatores.
“Nós tínhamos informações que os elevadores tinham dado pane, tínhamos um aerogerador que estava há mais de 60 metros de altura e uma situação adversa pelo estado emocional das vítimas, que poderia causar um desdobramento ruim”, declarou o comandante do Ciopaer, coronel Eduardo Franco, que parabenizou a equipe pela operação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vão se reunir nesta quarta-feira (27) com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para apresentar o pacote de corte de gastos públicos.
Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também vão participar do encontro, marcado para as 17h.
De acordo com o portal G1, se Lira e Pacheco derem aval à proposta de contenção de gastos elaborada pela equipe econômica do governo Lula, o pacote será encaminhado já nesta quinta-feira (28) ao Congresso Nacional.
Entre as medidas em estudo pelo time chefiado por Fernando Haddad, estão a possibilidade de limitar o aumento do salário mínimo, e mudanças das regras de aposentadoria dos militares.
A equipe econômica também cogita alterar o formato de pagamentos do seguro-desemprego e do abono salarial, entre outras ações.
O objetivo do governo, com a proposta de cortes de gastos, é cumprir a regra prevista no arcabouço fiscal. Sem uma regra crível para as contas públicas, haverá um aumento maior ainda da dívida pública, com impacto nos juros bancários para consumo e investimentos, e tensão nos mercados — com pressão sobre o dólar.
Estudantes, servidores e usuários da linha 588 (Circular-UFRN) estão tendo que esperar a saída dos ônibus sem uma parada adequada há quase três meses, uma vez que a parada que existia foi removida pela STTU. A parada fica localizada na avenida Passeio das Rosas, bairro Capim Macio. Sem bancos e proteção, usuários acabam tendo que esperar sob forte sol, que acaba se intensificando durante a tarde.
No turno vespertino, estudantes acabam sentando em calçadas existentes ao longo das imediações da parada da UFRN esperando pelo ônibus, que sai em horários determinados. “Faz um tempão que estamos sem essa parada. Antes até tínhamos os bancos, mas não tinha cobertura”, lamenta a estudante do 5º período de Pedagogia, Janine Mábile, 22 anos.
Sem a parada, estudantes também apontaram outra dificuldade, que é a falta de sinalização para os pedestres atravessarem. “Fizeram a calçada, colocaram uns postes, mas não acenderam. Ajeitaram as lâmpadas dos postes, pelo menos. Não tem como ficar lá no sol. Quando chover vai dificultar ainda mais”, explica Jessi Gomes da Silva, 46 anos, comerciante na região.
Em nota, a STTU disse que um dos pontos de ônibus localizado na UFRN está em processo de substituição devido às precárias condições estruturais do antigo abrigo. “Severamente danificado por atos de vandalismo, o antigo equipamento apresentava riscos à segurança e ao conforto dos usuários, tornando necessária a sua remoção e substituição por um modelo moderno e acessível”.
A pasta disse ainda que “como parte de um amplo programa de modernização da infraestrutura de transporte público em Natal, a STTU deu início às obras de adequação no local para instalação de um novo abrigo”. A parada terá ampliação da calçada para acomodar o novo abrigo; substituição do meio-fio e da pavimentação; construção de rampas acessíveis e instalação de piso tátil; implementação de postes de iluminação para maior segurança dos pedestres.
A STTU disse que já instalou mais de 596 novos abrigos de ônibus em Natal e explica ainda que, no caso do abrigo da UFRN, todos os projetos técnicos já foram apresentados e uma audiência judicial está agendada para dezembro. Após essa etapa, a STTU poderá concluir as obras e entregar o novo abrigo à comunidade acadêmica e à população de Natal.
O secretário de Administração do Rio Grande do Norte (Sead), Pedro Lopes, informou nesta terça-feira 26 que o pagamento do 13º salário dos servidores estaduais depende da chegada de recursos federais. Segundo ele, as verbas estão previstas para dezembro, e o calendário de pagamentos será anunciado apenas após a confirmação dos depósitos.
O governo adiantou, em julho, 40% do 13º salário para cerca de 22 mil servidores ativos de órgãos com recursos próprios, como Educação, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e outros.
Pedro Lopes destacou que a alíquota reduzida do ICMS, fixada em 18%, tem impactado negativamente as finanças estaduais, dificultando o cumprimento de obrigações com servidores, fornecedores e investimentos. Ele defendeu a aprovação do projeto que eleva a alíquota modal para 20%, em tramitação na Assembleia Legislativa.
“Esse fato evidência que no RN o ICMS com modal de 18% não é suficiente para cumprir suas obrigações com pessoal. Inclusive não se consegue sequer cumprir os compromissos com fornecedores. Investimentos só se consegue executar com recursos federais ou empréstimos”, afirmou Lopes em postagem no Instagram.
A proposta de aumento na alíquota está na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa e deve ir a votação no plenário no próximo dia 11 de dezembro.
Informação já tinha sido antecipada por secretário de Fazenda
A informação sobre a dependência do repasse federal já tinha sido antecipada pelo secretário estadual de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, no início do mês. Na ocasião, ele disse que o Governo Lula fará um repasse de R$ 600 milhões para permitir que o Estado pague o 13º salário dos servidores públicos. De acordo com o secretário, sem o auxílio federal, o Governo Fátima não teria condições de pagar o abono para o funcionalismo, já que a alíquota do ICMS caiu de 20% para 18% na virada de 2023 para 2024.
“Até início de dezembro a gente vai anunciar como vai ser o pagamento do 13º. A governadora vai anunciar, mas o 13º salário necessariamente conta com apoio do Governo Federal. Com alíquota de 18% do ICMS, a gente não teria condições de honrar as 13 folhas este ano não”, afirmou o secretário, em entrevista à 98 FM.
Carlos Eduardo Xavier enfatizou que, com a queda na arrecadação que vem sendo registrada após a volta do ICMS a 18%, a gestão de Fátima Bezerra (PT) teria dificuldades para pagar o 13º. E que o entrosamento da governadora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será determinante para o Estado.
“Se a gente não tivesse apoio do Governo Federal, a gente não teria pagamento de 13º este ano no Rio Grande do Norte. A gente já recebeu parte dos valores. Está usando no custeio do Estado. Acho que vai passar dos R$ 600 milhões (o apoio) para a gente cumprir as obrigações. Foi um pleito da governadora. Muitos políticos cobram o apoio do Governo Federal, porque todo mundo sabe da proximidade da governadora com o presidente. Isso está acontecendo e vai acontecer agora no fim do ano para a gente honrar o pagamento do 13º”, concluiu.
O MELHOR VAI COMEÇAR,FAZ O L. ESSE POVO NÃO SABE CONTER DESPESAS E ADMINISTRAR. SÓ SABEM GASTAR, NINGUÉM SABE COM QUE? É SÓ VER A QUANTIDADE DE FORNECEDORES E TERCEIRIZADOS RECLAMANDO. OS POBRES DOS SERVIDORES DO ESTADO É QUE SE LASCAM..O DINHEIRO DO GOVERNO FEDERAL ALEM DE VIAGENS E LUXOS DESNECESSÁRIO REFORMAS NA RESIDÊNCIA OFICIAL ETC, TODO MUNDO SABE PRA QUE É!!!! COM O DÉFICIT BILIONÁRIO NÃO VAI MANDAR UM TOSTÃO PARA O RN.SÒ SOBRA PARA OS PEQUENOS. TRISTE NATAL E ANO NOVO PARA OS SERVIDORES DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA ETC..Sindicatos TODOS SILENTES.
.
Os gastos do governo federal com o Bolsa Família aumentaram 47,1% no ano passado em comparação com 2022. O programa de transferência de renda faz parte dos benefícios sociais do governo, que aumentaram 3,6% nas despesas públicas nesse período e foram o item de maior peso na composição dos gastos públicos da Conta Intermediária de Governo. Os dados são das Estatísticas de Finanças Públicas, divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (27).
O estudo foi elaborado em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional e o Banco Central do Brasil.
Em 2023, a necessidade de financiamento líquida do governo geral foi de R$ 844 bilhões, apresentando um aumento de 111,2% em relação a 2022. A variação, segundo o IBGE, é explicada pelo aumento nominal de 13,2% da despesa em relação ao ano anterior em relação a um aumento de 3,4% da receita no mesmo período.
Na análise dos principais agregados da receita, a arrecadação de impostos cresceu 4,1% e as contribuições sociais 7,5% em 2023. Por outro lado, outras receitas caíram 3,4%.
Em relação à receita tributária, o destaque ficou por conta da arrecadação de impostos sobre a propriedade, com aumento de 16%, influenciado pelo aumento de 24,7% na arrecadação de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Impostos sobre a folha de pagamento e mão de obra cresceram 12,6%.
Por outro lado, impostos sobre o comércio e transações internacionais tiveram queda de 0,9%, influenciada pela redução em dólar das importações combinada com aumento da taxa média de câmbio no ano.
Já os impostos sobre bens e serviços, grupo de maior peso na arrecadação tributária, tiveram crescimento nominal de 3,3% em 2023, e os impostos sobre renda, lucro e ganhos de capital, crescimento nominal aumentaram 3,4%.
Para os empresários, autônomos e trabalhadores desse país – únicos que realmente produzem para manter os parasitas e o Estado Brasileiro – o recado do PT é simples: “bora trabalhar cambada, que o bolsa família e a Lei Rouanet não se pagam sozinhos kkkkkkk”
Muita pobreza em nosso país. Enquanto isso Eduardo Cunha gasta mais de 9 mil num restaurante e ainda dizem q ñ há provas de sua corrupção.
ISTO AI NAO PODE SER AQUELE RATO QUE DA NO ESGOTO.
AQUI EM SANTA CATARINA É PIRIÁ O NOME DESTE BICHO.
TEM MUITA GENTE QUE COME ESTE PIRIÁ AQUI.
Como é que é? Não dá pra comprar a "mistura"? Ninguém aguenta comer "comida pura"? A bolsa do governo é pra acabar com a fome, não pra "comerem gostoso"!
Tu é um retardado Christovão….
Pensei a mesma coisa, Christovão!
estão reclamando de que??foi vcs q quiseram isso,,,,aguente ,vão a caça ,se esta ruim assim,vai ficar muito pior,,,ainda mais pra quem depende da esmola do governo,,,quando acabar os ratos,,vão comer cobras
Iza, é uma pena desejar isso a estas pessoas. Eu também detesto nosso governo, e sou completamente contra essas bolsas do governo, mas também me coloco no lugar das pessoas, não consigo ler um artigo desse sem me comover, é muito triste, imagina você ter que comer um animal que vive no esgoto, além dos riscos que estão correndo. Talvez para você possa parecer normal, mas acho muito desumano. Que Deus abençoe estas pessoas e você para que abra mais sua mente.
Isso ai Lu, concordo contigo… governo lixo… mas essas pessoas pagam um alto preço.
É lamentavel… aposto que se os militares tivessem ficado no comando até hoje se o nordeste não teria uma vida muito melhor 🙁
Todo politico deixa a merda continuar por la… pra usar como voto 🙁
Quer dizer que a seca é culpa da Dilma também? Lamentável seu pensamento….
A Dilma num disse que corrigiu a desigualdade no nordeste e acabou com a fome? O lula disse q acabaria com a seca no sertao investindo milhões em poços. E o nordeste em peso aprovou a gestão da pt, sendo decisivo na reeleição da presidenta. Eles devem estar satisfeitos, não cabe a quem nao vive lá, julgar.
E nossa presidente Dilma dando 03 dias de luto por um traficante que foi julgado e morto na Indolência.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mano a pessoa q postou isso, dos dois um, ou postou para prejudicar a imagem do Piauí ou é muito mal informada!
Esse tal rato rabudo, se chama Preá aqui, e isso a gente aqui come normalmente, não é pq estamos morrendo de fome não!
E aliás vocês deveriam provar, não é tão ruim quando parece!
Antes de dar notícias, repense o título e pesquise mais um pouco. Blog Nota 0!!
Meu irmao que viagem essa sua. Rato rabudo nao tem nada a ver com prea. Apesar dos 2 serem roedores. O povo ta passando fome e voce vem justificar? É pra rir mesmo.
Isto não é rato… aqui em Mg… é chamado de préa… vive nos brejos e não em esgostos.. Animal limpo e saboroso….questão de gosto.
na china se come de tudo ate nos restaurante cachorro gate grilo assado rato minhoca assada morcego tudo que se possa imaginar e nao e so pobre rico tambem
MANDA UM BOCADO DE KILOS PRÁ CÁ, É DELICIOSA E TEM MUITA PROTEINA. KKKKKKK
SERÁ QUE A DILMA ESTAVA FALANDO A VERDADE QUE JÁ TINHA ACABADO COM AS MISERA DA POBREZA A GORA EU VEJO ESTA SENHOR PARA ESCAPAR TEM QUE COMER RATO EU PERGUNTO QUE PAIS E ESTE
"Ratos para comer" no interior do país, nas grandes cidades preços da comida estonteantes, saúde lixo, educação pior ainda e segurança zero. Será que estamos esperando a nossa política chegar nos moldes da antiga União Soviética, ocasião em que a população após comer todas as cascas das árvores, a grama, os cachorros, gatos e cavalos no quintal, estercos dos bois no pasto e até canibalismo, para tomarmos vergonha na cara e sairmos às ruas, para exigir dessa quadrilha que desinfete o nosso país? Até quando beneficiários de bolsa miséria vocês vão se contentar em complementar sua refeição com ratos e preás, com sorriso na cara e uma vez questionados, respondem que, "enquanto deus permitir se levará, "que a vida é assim" ?Pobre Brasil! Vítima de aventureiros, psicopatas utópicos de mentalidade obtusa que se arrogam no direito de decidir e governar a vida dos outros.
Talvez fosse o caso de cientistas de gabinete estudarem o animal e as consequencias de sua utilização. A pastagem de pisoteio acaba com a terra que já está morrendo. É hora de buscar alternativas sustentáveis.
ISSO NÃO É NOVIDADE NO NORDESTE:
Punaré(Thrichomys apereoides Lund, 1839); Fauna do RN
Animal mamífero roedor, conhecido popularmente como Punaré,Rabudo ou Rato boiadeiro, mas ele recebeu o nome científico que se chama, Thrichomys apereoides. Esse roedor pertence a família Echimyidae e a subfamília Eumysopinae,as mesmas a que fazem parte as espécies, Thrichomys inermis, Thrichomys laurentius, Thrichomys pachyurus e Thichomys sp. Espécie de hábitos terrestre e semi-arborícola, diurno e noturno, mas preferencialmente crepuscular(Streilen, 1982). Pelagem macia, sem pêlos aristiformes. Coloração do dorso cinza ou castanha. Superfície ventral branca,com limite bem definido com as laterais do corpo, que são um pouco mais claras que o dorso. Anel de pêlos brancos ao redor dos olhos. Cauda densamente pilosa,que pode estar ausente devido à facilidade com quese rompe,deixando o animal com a aparência muito semelhante ao Preá. Habita áreas abertas e florestais da Caatinga, do Cerrado e do Pantanal,tendo registros dessa espécie em Minas Gerais,Goiás e Bahia,mas essa espécie também ocorre aqui no Rio Grande do Norte,sendo encontrado principalmente na Caatinga. Vive em ocos de árvores, fendas rochosas e aglomerados de plantas espinhosas como a macambira. De tamanho um pouco superior ao de uma ratazana, o "punaré é caça apreciada pelo sertanejo, que prepara armadilhas rústicas para sua captura. O punaré alimenta-se de brotos, folhas e frutas silvestres, e aprecia o fruto do algodão. "
(CONTINUE LENDO: http://seresvivosdorn.blogspot.com.br/2010/10/punarethrichomys-apereoides-lund-1839.html)
Boa noite, morei minha infância no RN mas nunca ouvi falar deste rato rabudo por lá, eu conheço preá, que por sinal é muito gostoso, mas hoje em dia nem preá tem mais naquele sertão, pois a seca acabou com tudo, será que este rato rabudo que tão falando num é a ratazana, se for, é muito perigoso, pois transmite uma série de doenças. Mas espero que volte a chover no Nordeste, pois a seca acabou com tudo.