Saúde

Secretarias se reúnem para melhorar segurança nos hospitais

IMG_7583Com o objetivo de discutir medidas para melhorar a segurança nos hospitais da rede estadual, o secretário de estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, se reuniu com a secretária estadual da Segurança Pública, Kalina Leite, na manhã desta sexta-feira (17), na Sesap.

A reunião foi motivada pelas tentativas de assalto ocorridas nos hospitais Maria Alice e de São José do Mipibu, respectivamente no último sábado (11) e na segunda-feira (13). Ricardo Lagreca enfatizou a necessidade de se reforçar a segurança na rede hospitalar, diminuindo sua vulnerabilidade. “O Hospital Maria Alice é convidativo à ação de assaltantes por estar isolado da comunidade. É necessário mudarmos isso”, disse o secretário.

Segundo Kalina Leite, os delitos ocorridos nos hospitais provavelmente estão relacionados à busca por armas: “não há histórico de assaltos a pacientes e familiares em hospitais no Rio Grande do Norte, nem no Brasil. Devido à repressão mais forte por parte da polícia, os assaltantes têm aumentado a busca por armas e coletes”, explicou.

Além de reforçar o policiamento ao redor dos hospitais, Kalina Leite propôs a prestação de uma consultoria, a fim de orientar os gestores das unidades hospitalares a realizar mudanças estruturais que dificultem as ações de bandidos, como restringir a acessibilidade e melhorar a iluminação local.

Outro ponto destacado foi a implantação de sistema de videomonitoramento nos hospitais, a ser realizado não apenas pelas empresas de segurança privada contratadas, mas também pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Assim, será possível dar uma maior agilidade ao acionamento das viaturas mais próximas, em caso de identificação de atitudes suspeitas. Para tanto, o Ciosp fará um treinamento junto aos vigilantes, para aprimorar esse trabalho de parceria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Natália Bonavides descarta Senado e evita riscos com reeleição

Foto: Reprodução

Natália Bonavides jogou a toalha: vai disputar apenas a reeleição como deputada federal. Esqueça o papo de Senado, rumores ou “mistério” do PT. A parlamentar confirmou o óbvio: em 2026, o destino dela é permanecer na Câmara, conforme informações da 96 FM.

A especulação de que Natália poderia substituir Fátima Bezerra na disputa pelo Senado surgiu quando alguns aliados governistas cogitaram mudanças no plano da esquerda. A ideia era simples: Fátima ficaria no Governo e Natália assumiria a corrida pelo Senado. Mas o cenário mudou.

Com Walter Alves fora do governo, o PT Nacional confirmou: Fátima será candidata ao Senado, e Natália segue firme em Brasília. Nem por um segundo a deputada pensou em mudar de rumo ou brincar de “substituta eventual”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Francisco do PT diz que pode disputar “mandato tampão”, mas defende Cadu

Imagens: Reprodução/98 FM Natal

O deputado estadual Francisco do PT afirmou que, se o partido quiser, ele pode disputar o governo do RN em uma eleição indireta na Assembleia Legislativa, após a saída da governadora Fátima Bezerra para tentar o Senado em outubro. Mas, mesmo com esse cenário, ele diz que seu foco é a própria reeleição como deputado estadual.

Francisco, porém, já deixa claro que tem lealdade a outro nome do PT: Cadu Xavier. Para ele, se houver eleição indireta, o partido deveria lançar Cadu como candidato a governador, com a chance de disputar depois as eleições majoritárias em outubro.

O vice-governador Walter Alves, sucessor natural de Fátima, já avisou que vai renunciar para disputar uma vaga na Assembleia. Francisco diz que só haverá definição oficial depois dessa decisão e reforça que respeitará a escolha de Walter, mesmo que ela fuja ao alinhamento petista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: José Dias se recusa a assumir governo em eleição indireta: “Administrar o caos? Não”

Imagens: Reprodução/98 FM Natal

O deputado estadual José Dias (PL) descartou qualquer candidatura ao governo do RN nas eleições indiretas previstas para substituir Fátima Bezerra (PT), que deve concorrer ao Senado. O vice dela, Walter Alves (MDB), anunciou que vai renunciar para disputar uma vaga na Câmara Federal, abrindo espaço para sucessão.

Em entrevista à 98 FM Natal nesta terça-feira (13), Dias foi direto: o estado está em “caos” financeiro e administrativo, e ele não se sente preparado para lidar com tamanho desastre. “Nunca me julguei competente para administrar o caos… E o que vão deixar para o RN é das coisas mais lamentáveis que você pode imaginar”, disse.

O parlamentar criticou a gestão atual sem apontar crimes, mas destacou o déficit de R$ 1,54 bilhão previsto para 2026 como prova de incompetência. Para ele, o próximo governador precisa não só de capacidade administrativa, mas também de habilidade política para enfrentar a crise.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula lamenta mortes no Irã, mas não toca no regime

Foto: Reprodução/Shadati/Xinhua

O governo Lula disse acompanhar com “preocupação” os protestos no Irã, que já deixaram mais de 2 mil mortos, segundo ONGs de direitos humanos. Apesar disso, não há críticas diretas ao regime, e o governo confirmou que não há brasileiros mortos ou feridos.

Fontes do Planalto reforçam que a decisão sobre o futuro do Irã cabe aos próprios iranianos, evitando qualquer pressão mais incisiva. O alinhamento político e econômico entre Brasil e Irã, ambos membros do Brics, também limita a capacidade de Lula de se posicionar contra Teerã.

Para analistas, a postura reflete diplomacia cautelosa, mas também uma maneira de não romper laços com aliados estratégicos, mesmo diante de uma repressão brutal contra a população.

Enquanto isso, o mundo observa o Irã em chamas, mas o governo brasileiro prefere o silêncio e a neutralidade estratégica, sem desafiar o regime nem se comprometer com a defesa de direitos humanos.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula confirma Wellington César Lima a aliados como ministro da Justiça

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Lula confirmou a aliados nesta terça-feira (13) que Wellington César Lima e Silva, advogado-geral da Petrobras, será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele substitui Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na última sexta-feira (9) por motivos pessoais, segundo o Metrópoles.

Com a mudança, Lula chega ao terceiro ministro da Justiça em seu atual mandato. Antes de Lewandowski, a pasta passou por Flávio Dino (2023–2024) e agora por Wellington, em uma sequência que evidencia instabilidade no primeiro escalão. No total, o governo já registrou 15 trocas desde janeiro de 2023, e novas alterações ainda são esperadas com a aproximação do calendário eleitoral.

A indicação foi articulada pela ala petista baiana do Planalto, incluindo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o secretário de Comunicação, Sidônio Palmeira. Wellington já havia ocupado a função provisoriamente em 2016, durante o governo Dilma, mas deixou o cargo após 11 dias por decisão do STF que barrou acumulação de funções.

Mais recentemente, entre 2023 e 2024, ele esteve à frente da Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, órgão que assessora diretamente o presidente e analisa projetos de lei, medidas provisórias e vetos. Com a nomeação, o governo reforça a presença de aliados próximos do núcleo baiano do PT na cúpula do Executivo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gestão Nilda reforça estrutura do Hospital Municipal Márcio Marinho e garante atendimento no litoral

O Hospital Municipal Deputado Márcio Marinho, em Pirangi, teve a sua estrutura fortalecida pela gestão da prefeita Nilda, garantindo atendimento qualificado à população e aos visitantes que frequentam o litoral neste período do ano. Atualmente, o hospital funciona com três médicos, sendo dois em plantão 24 horas e um em plantão de 12 horas, além de dispor de leitos clínicos de internação e ambulância para remoções. A unidade passou por manutenção completa, recebeu novos equipamentos e teve sua farmácia totalmente abastecida.

O volume de atendimentos chega a 150 pacientes por dia na baixa estação, podendo alcançar 200 atendimentos diários na alta estação.

A unidade recebeu abastecimento completo de insumos da farmácia, incluindo a disponibilização de trombolítico, medicamento essencial para o atendimento de pacientes com infarto, ampliando a capacidade de resposta em situações de urgência. O hospital também passou a contar com laboratório modernizado, equipado com aparelhos atuais e insumos suficientes para a realização diária de exames laboratoriais. Houve ainda reforço das equipes, com a chegada de novos profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Entre as melhorias, destacam-se também a implantação de aparelhos modernos de eletrocardiograma, com laudos emitidos em poucos segundos e análise ágil, inclusive com suporte cardiológico. A unidade passou ainda por reforma estrutural, com nova sinalização, melhorias físicas e regularização do fornecimento de materiais de limpeza e administrativos.

Para a prefeita Nilda, as ações refletem o compromisso da gestão com a saúde pública. “Nosso objetivo é garantir que a população de Parnamirim e quem visita nossa cidade encontre um hospital estruturado, com profissionais, equipamentos e medicamentos disponíveis. Saúde é prioridade e estamos trabalhando para oferecer atendimento seguro e eficiente em todas as regiões do município”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] ‘OH, CAICÓ DIFERENTE: Bodes disputam sombra de árvore com automóvel

Uma cena inusitada chamou a atenção de um homem em Caicó, na região Seridó do RN, e ele aproveitou para gravar um vídeo. Bodes em busca de uma sombra, subindo em um automóvel que estava estacionado sob a árvore. “Uh, Caicó ‘véi’ diferente! O cara colocou o carro na sombra e os bodes estão fazendo de puleiro, acabando o carro. É pressão”, comentou enquanto gravava a cena.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal recebe a 1ª academia dentro de uma Arena de Copa do Mundo no eixo norte-nordeste

Ampliando sua oferta de serviços à população e fortalecendo seu ecossistema corporativo, a Casa de Apostas Arena das Dunas passou a oferecer, a partir desta semana, uma novidade inédita no cenário norte-nordeste de academias. A rede Selfit inaugurou sua nova unidade dentro da Arena, ocupando um espaço de mais de 1.200 m² e tornando-se a primeira academia do grupo – e do eixo norte-nordeste – a funcionar no interior de uma arena que sediou jogos da Copa do Mundo.

Ricardo Ferreira, diretor-presidente da Arena, destacou que a chegada da Selfit reforça a vocação da Arena como um polo de esporte, lazer e qualidade de vida, além de expandir a oferta de serviços para a população local. “Nosso objetivo é aproveitar ao máximo o potencial da Arena para impulsionar a economia local, consolidando-a como um centro de excelência em negócios.

O complexo já abriga empresas de diversos segmentos, com escritórios, salas comerciais e o Arena Office, que hoje reúne mais de 50 empresas instaladas. Somado ao Cowork Arena, esse ecossistema nos permite oferecer uma gama ainda mais ampla de serviços integrados ao público potiguar”, afirma. A unidade também se soma ao box de crosstraining Base Natal, ampliando as opções de bem-estar e atividades físicas no local.

O novo espaço oferece conforto e infraestrutura para a prática de exercícios. A unidade contará com mais de 100 equipamentos de última geração – das marcas Matrix, Movement, Ziva e Fortify – além de aulas de alongamento, Self Intense (treinamento no estilo Cross Training), Self Move com mais de 20 modalidades coletivas (dança, pilates, ioga, muay thai e outras), Self Force, Self Velo, amplos vestiários e ambiente climatizado. A capacidade de atendimento ultrapassa 4 mil alunos dentro do período diário de funcionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Podemos estar diante da maior fraude da história”, diz Haddad sobre Banco Master

Foto: REUTERS/Jorge Silva

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (13) que o caso envolvendo o Banco Master pode representar a maior fraude bancária já registrada no Brasil.

Segundo ele, a liquidação da instituição é de interesse público porque o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) — responsável por ressarcir os clientes — é capitalizado, em parte, pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

O Banco Master foi liquidado pelo Banco Central em novembro, após enfrentar uma grave crise de liquidez. O FGC vai pagar cerca de R$ 41 bilhões a 1,6 milhão de credores, na maior operação do tipo já realizada no país.

Haddad defendeu rigor na apuração, sem prejuízo ao direito de defesa. Também afirmou que o Ministério da Fazenda apoia o Banco Central, que é alvo de um processo no TCU para investigar possíveis falhas na liquidação.

Na segunda-feira (12), o BC retirou um recurso contra a inspeção determinada pelo TCU, após reunião entre autoridades. Com isso, o tema não será levado ao plenário da Corte.

Para Haddad, a transparência fortalece o processo. Ele elogiou o trabalho técnico da equipe do BC e disse que houve diálogo com a Procuradoria-Geral da República durante as decisões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Irã determina primeira execução de manifestante preso em meio à onda de protestos antigovernamentais

Foto: FARS NEWS AGENCY / AFP | Reprodução / Redes sociais

Erfan Soltani, de 26 anos, preso durante os protestos no Irã, pode ser executado nesta quarta-feira, segundo a ONG Hengaw para os Direitos Humanos. A família foi informada da execução, mas não recebeu detalhes sobre o julgamento nem sobre as acusações.

Para a organização, o caso avançou de forma incomum. “O governo usa todas as táticas para espalhar medo e reprimir a população”, afirmou Awyar Shekhi à BBC.

Os protestos, que duram mais de duas semanas, já deixaram centenas de mortos. Estimativas variam entre 650 e 2 mil vítimas, enquanto grupos internacionais projetam até 6 mil mortos e 10 mil presos.

Desde o dia 28 de dezembro, manifestações se espalharam por mais de 100 cidades em todas as províncias do país. O regime impôs um apagão da internet, dificultando a apuração dos fatos.

Relatos indicam cenas de destruição, incêndios em prédios públicos e corpos em hospitais. O movimento, iniciado por causas econômicas, evoluiu para uma contestação direta ao regime teocrático que governa o Irã desde 1979.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *