
Com o objetivo de discutir medidas para melhorar a segurança nos hospitais da rede estadual, o secretário de estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, se reuniu com a secretária estadual da Segurança Pública, Kalina Leite, na manhã desta sexta-feira (17), na Sesap.
A reunião foi motivada pelas tentativas de assalto ocorridas nos hospitais Maria Alice e de São José do Mipibu, respectivamente no último sábado (11) e na segunda-feira (13). Ricardo Lagreca enfatizou a necessidade de se reforçar a segurança na rede hospitalar, diminuindo sua vulnerabilidade. “O Hospital Maria Alice é convidativo à ação de assaltantes por estar isolado da comunidade. É necessário mudarmos isso”, disse o secretário.
Segundo Kalina Leite, os delitos ocorridos nos hospitais provavelmente estão relacionados à busca por armas: “não há histórico de assaltos a pacientes e familiares em hospitais no Rio Grande do Norte, nem no Brasil. Devido à repressão mais forte por parte da polícia, os assaltantes têm aumentado a busca por armas e coletes”, explicou.
Além de reforçar o policiamento ao redor dos hospitais, Kalina Leite propôs a prestação de uma consultoria, a fim de orientar os gestores das unidades hospitalares a realizar mudanças estruturais que dificultem as ações de bandidos, como restringir a acessibilidade e melhorar a iluminação local.
Outro ponto destacado foi a implantação de sistema de videomonitoramento nos hospitais, a ser realizado não apenas pelas empresas de segurança privada contratadas, mas também pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Assim, será possível dar uma maior agilidade ao acionamento das viaturas mais próximas, em caso de identificação de atitudes suspeitas. Para tanto, o Ciosp fará um treinamento junto aos vigilantes, para aprimorar esse trabalho de parceria.
Comente aqui