O Plano Plurianual (PPA) para o período 2016-2019 da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) foi apresentado na manhã desta terça-feira (1°), pela Coordenadora de Planejamento e Controle dos Serviços de Saúde, Márcia Pellense, com a presença do secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, e sua equipe de coordenadores, durante reunião colegiada no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope).
O PPA estabelece diretrizes e metas, além de estabelecer os programas que necessitam de maiores esforços por parte da gestão. A Sesap pretende direcionar investimentos na modernização administrativa, gerencial e tecnológica da Secretaria, ampliação, modernização e operacionalização dos serviços de atendimento de urgência e emergência móvel, qualificação da atenção à saúde por meio do apoio técnico e financeiro às gestões municipais visando elevar a resolutividade da atenção básica, entre outros pontos presentes do Plano.
Um dos principais objetivos para o período é reestruturar e operacionalizar a Rede de Atenção à Saúde através do fortalecimento da atenção hospitalar e especializada de acordo com as diretrizes da regionalização, definindo perfis, adequação organizacional, física e tecnológica das unidades, ampliando o acesso e garantindo a assistência com eficiência e eficácia dos resultados.
Para atingir os resultados esperados para o período de quatro anos (2016 a 2019) a Sesap necessitará de recursos da ordem de R$ 1,6 bilhão anualmente. Um detalhe importante é que o PPA apresentado pela Sesap teve o aval do Conselho Estadual de Saúde antes mesmo de ser apresentado à Assembleia Legislativa, um fato inédito.
Instrumento de Gestão
O Plano Plurianual – PPA é o instrumento básico de planejamento público, indicando diretrizes, programas, objetivos e metas, os bens e serviços que serão alvo dos esforços do governo no seu período de vigência. O PPA deve ser um instrumento de gestão capaz de auxiliar no processo decisório e possibilitar o monitoramento para identificação e correção de problemas e a avaliação para aferir as estratégias adotadas e os resultados obtidos.
Orçamento. …pura peça fe ficção.
viram como esta bonito nas palavras, perfeito muito bonito kkkkkk quero ver na pratica, no dia a dia, com os servidores ganhando o pior salário da saúde, ganham bem menos que os servidores do município e do federal