Saúde

Sindicato dos Médicos do RN informa que anestesiologistas da Ebserh lotados no Onofre Lopes “cruzaram os braços” nesta quinta

COMUNICADO DE PARALISAÇÃO

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) informa que os anestesiologistas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), lotados no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) em Natal, cruzam os braços nesta quinta-feira (04).

A paralisação de 24h irá inviabilizar cerca de 50 cirurgias eletivas e só atenderá aos procedimentos de urgência e emergência.

A medida é uma resposta a uma série de problemas, dentre eles: descontos ilegais dos adicionais de insalubridade, noturno e de periculosidade nos contracheques; ocorrências de assédio moral por parte da chefia local da empresa, como também, falta de condições e materiais de trabalho.

Para chamar atenção da Ebserh e da população para estas e outras reivindicações, os profissionais e o sindicato realizarão uma mobilização na frente HUOL, a partir das 8h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inflação anualizada atinge 5,45% em junho e rompe a meta

Foto: Agência Brasil

A inflação anualizada oficial do Brasil atingiu 5,35% em junho. Rompeu a meta de inflação por ter ficado mais de 6 meses acima do intervalo permitido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). O BC (Banco Central) deverá publicar uma carta, encaminhada ao Ministério da Fazenda, chefiado por Fernando Haddad, com as explicações para o desrespeito ao objetivo inflacionário.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a inflação oficial nesta quinta-feira (10).

A inflação acumulada em 12 meses está há 9 meses acima de 4,5%, que é o teto do intervalo da meta, mas a nova regra de meta contínua de inflação começou a valer só em 2025. A última vez que a inflação ficou abaixo de 4,5% no cálculo anualizado foi em setembro de 2024, quando atingiu 4,42%.

Neste ano, a aferição da inflação deixou de ser anual e passou a ter outra metodologia:

  • como era – até 2024, era considerada como um descumprimento da meta se a taxa anual de dezembro ficasse de fora do intervalo permitido pelo CMN;
  • como ficou – a partir de 2025, será considerado um descumprimento da meta se a taxa anual ficar de fora do intervalo permitido por 6 meses consecutivos.

Em visita à Câmara dos Deputados na 4ª feira (9.jul.2025), o presidente do BC, Gabriel Galípolo, disse que a autoridade monetária não se desviará “um milímetro” do mandato de inflação.

CARTA DO BANCO CENTRAL

O BC terá que publicar uma carta com as razões para eventuais descumprimentos da meta de inflação. Esse documento deverá ter:

  • a descrição detalhada das causas do descumprimento;
  • as medidas necessárias para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos;
  • o prazo esperado para que as medidas produzam efeito.

Será divulgado às 18h desta quinta-feira (10).

TAXA SELIC

O Copom (Comitê de Política Monetária) aumentou a taxa Selic para 15% ao ano para controlar a inflação.

Na 3ª feira (8.jul), Galípolo havia dito que, por ter subido a Selic para este patamar, provavelmente não ganhará o prêmio de “miss simpatia” do ano de 2025, mas estará tranquilo porque o BC trabalha para levar a inflação à meta de 3%.

Na Câmara, ele disse que será o 1º presidente do Banco Central a assinar duas cartas pelo descumprimento do objetivo inflacionário em menos de 6 meses. A última foi publicada em janeiro deste ano, quando a inflação foi de 4,83% em 2024.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Pescadores denunciam mortandade de peixes em município do RN

Foto: Reprodução

Uma mortandade de peixes registrada em afluentes que abastecem a barragem de Poço Branco, o quarto maior reservatório do Rio Grande do Norte, tem preocupado trabalhadores que dependem do pescado como fonte de renda. De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores do município, Davi Pinheiro, o problema tem sido frequente desde o início do ano, e os pescadores suspeitam que seja motivado pela pulverização com drones em uma fazenda próxima à barragem. A Polícia Civil do Estado (PCRN) investiga o caso.

Davi Pinheiro aponta que as últimas imagens que mostram peixes mortos próximo a barragem, além de um drone circulando na região, foram registradas por um pescador local há poucos dias. Após receber as denúncias, ele esclarece que a Colônia notificou a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Poço Branco e aguarda que medidas sejam tomadas para resolver o problema.

Entre as principais reivindicações da entidade está a realização de uma análise da água da barragem, diante da suspeita de que esteja sendo contaminada por agrotóxicos usados por uma fazenda local, além do cumprimento das regras de distância entre o manancial e propriedades rurais. “Espero que pelo menos o fazendeiro afaste a pulverização da margem da barragem. O determinado é que [a distância] para o manancial para não abastecimento é de 250 metros, enquanto para abastecimento humano é de 500 metros”, afirma o presidente da Colônia.

Ainda segundo Davi Pinheiro, a fazenda em questão pertence a um fazendeiro que possui outras terras acompanhando o leito do rio por até 8 ou 10 quilômetros de distância da barragem. “Então a gente tem um receio que essa pulverização esteja sendo feita em toda a extensão das terras dele. Isso é prejudicial para o manancial de água da Barragem de Poço Branco”, comenta.

Além dos impactos à fauna e à flora local, o presidente da Colônia de Poço Branco teme que o problema traga consequências econômicas para os pescadores. Atualmente, o município conta com 160 pescadores cadastrados na entidade e mais de 300 que não possuem cadastro. “O impacto na cadeia alimentar aqui é grande. A gente tem receio que o pescado e a água estejam contaminados com algum produto. A população em geral e os pescadores dependem muito dessa barragem”, aponta.

Procurada pela reportagem da Tribuna do Norte, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Poço Branco informou que realiza nesta quinta-feira (10) uma vistoria no local junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Estado (Idema). A reportagem aguarda retorno sobre os próximos passos após a fiscalização e informações sobre a propriedade que estaria sendo responsável pela pulverização perto da barragem de Poço Branco.

A Polícia Civil, por sua vez, informou que equipes já se deslocaram até a propriedade às margens da barragem. O objetivo inicial é verificar a veracidade das informações e entender como surgiram os relatos iniciais. Questionada sobre os prazos para finalização das investigações e sobre possíveis suspeitas ligadas à fazenda local, o órgão não respondeu.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

AGORA LASCOU TUDO: Após taxação de Trump, Cacique Cobra Coral anuncia suspensão de ‘assistência climática’ aos EUA

Foto: Reprodução

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, a Fundação Cacique Cobra Coral anunciou pelas redes sociais que está suspendendo, com base no princípio da reciprocidade, a “assistência climática” aos americanos.

A decisão da entidade esotérica foi informada na noite desta quarta-feira (10), após o anúncio de Trump, que passa a valer a partir de 1º de agosto. Ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil, o presidente dos EUA citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Diante da decisão absurda acima contra o nosso Brasil, a presidente da Fundação Cacique Cobra Coral, Medium Adelaide Scritori, comunica a Casa Branca que, usando do Princípio da Reciprocidade, Suspende a partir de hoje em 50% a Assistência Climática sem ônus, a empresas da Califórnia, Chicago, Nova Iorque, California, Meio Oeste Americano, Florida e outros. Receba senhor presidente Donald Trump, nossa manifestação de paz espiritual”, escreveu a página do Cacique Cobra Coral nas redes sociais.

Em 2017, a entidade já havia anunciado um rompimento com os EUA após Donald Trump retirar o país do Acordo de Paris, rompendo o acordo global firmado em dezembro de 2015 com mais de 190 países para reduzir a emissão de gases que produzem o efeito estufa.

A entidade esotérica diz, em seu site, que sua missão é “minimizar catástrofes que podem ocorrer em razão dos desequilíbrios provocados pelo homem na natureza”. Também diz ser orientada pelo Cacique Cobra Coral, “espírito que teria sido de Galileu Galilei e Abraham Lincoln”.

Após o anúncio, o presidente Lula afirmou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e que o aumento unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras será respondido com base na Lei da Reciprocidade Econômica.

O petista declarou ainda que o processo judicial contra os envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 é de competência exclusiva da Justiça brasileira. Além disso, o governo brasileiro disse a representantes da embaixada dos EUA que devolve a carta de Trump.

No documento, o republicano afirmou, sem provas, que sua decisão de aumentar a taxa sobre o país também foi tomada “devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

Segundo o documento, a tarifa de 50% será aplicada sobre “todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os EUA, separada de todas as tarifas setoriais existentes”. Produtos como o aço e o alumínio, por exemplo, já enfrentam tarifas de 50%, o que tem impactado diretamente a siderurgia brasileira.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. LULA DEFENDE, APOIA TUDO QUE É DITADURA PELO MUNDO, TUDO CONTRA OS EUA, E AINDA CRITICA O TRUMP, COMO VENEZUELA, CUBA, NICARAGUA, HAMAS, IRÃ, ACUSA A UCRÂNIA PELA GUERRA, [ IDEOLOGIAS NÃO PODE SE MISTURAR EM NEGOCIOS]

    1. Bolsonaro lascou o país de vez e os debiloides continua citando lula kakaak

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Cidade do sol ou neve: termômetros marcam 16ºC na manhã desta quinta (10) em Natal

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Vídeos gravados por moradores de Natal viralizaram nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (10) e chamaram atenção por um motivo inusitado: os termômetros de rua espalhados pela capital potiguar estão marcando temperaturas bem fora do normal para quem vive na famosa “Cidade do Sol”.

Em um dos registros, gravado na zona Norte, o morador se diverte: “A temperatura aqui na zona Norte tá batendo 16 (graus). 7h20, dia 10, 16°. Rotatória da Moema Tinoco com a Conselheiro Tristão.”

Os números, claro, geraram piadas e memes, já que em Natal um frio desses é praticamente motivo pra usar sobretudo — se alguém tiver um no armário.

Mas, brincadeiras à parte, os dados não são reais. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), os sensores desses termômetros foram danificados pelas fortes chuvas que caíram recentemente e estão passando por substituição desde ontem. Por isso, estão marcando valores que não refletem a realidade.

Para tirar qualquer dúvida, Gilmar Bristot, chefe da meteorologia da Emparn, confirmou que a mínima registrada nesta quinta-feira (10) em Natal foi de 20,8°C. “A mínima na capital está variando em torno de 21°, 22° nesses últimos dias. E entre os dias 11 e 14, a expectativa é de uma ligeira queda. Mas nada que chegue a esses 16 graus que o equipamento indicou”, reforçou.

Ou seja, por enquanto, os casacos pesados podem continuar guardados. E os vídeos? Continuam rendendo boas risadas nas redes sociais.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tarifa de 50% dos EUA é decisão política e insustentável, diz Haddad

Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a decisão dos Estados Unidos de taxar em 50% as importações brasileiras como “política” e “insustentável”.

O chefe da pasta econômica concedeu uma entrevista nesta quinta-feira (10) a mídias independentes do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

A nova alíquota sobre os produtos brasileiros entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Parabéns a PeTralhada, estamos rumando à Cuba e não mais a Venezuela, segundo Luladrão a Venezuela hoje é um luxo…

  2. Esses pilantras passaram mais de dois anos agredindo Donald Trump, agora, aguentem as consequências de seus atos e atitudes.

    1. E no final irão dizer que o socialismo no Brasil não deu certo por causa dos embargos americanos..

    2. Bolsonaro lascou o país de vez e os debiloides continua citando lula kakaak

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] ANÁLISE: Lula entrou em briga com Trump sem armas e sem forças para vencer

Por Thaís Herédia – CNN

O Brasil entrou em uma briga sem armas o suficiente para brigar, escudos suficientes para proteger a economia e sem condições o suficiente para vencer.

O que Donald Trump fez com o Brasil foi uma agressão política. E o fez por razões, sobretudo, ideológicas, achando que assim protege Jair Bolsonaro (PL). A escolha pela tarifa de 50% contra as importações brasileiras pode até impor alguma negociação econômica, mas não funciona para a agressão política.

O Brasil é uma potência menor, com pouca capacidade de projetar poder ou retaliar. E depende dos dois lados do mundo: EUA e China, que hoje se enfrentam.

Lula (PT) nunca escondeu sua preferência pela China, pelas autocracias do Sul Global e antiamericanas. Mas é preocupante pensar que ele imagina que o Brasil é capaz de enfrentar uma guerra comercial com os Estados Unidos em defesa da democracia e soberania.

A China se preparou para a volta de Trump e, resistindo aos arroubos já conhecidos, acabou provocando o recuo do norte-americano. O custo para a economia chinesa será menor crescimento, o que afeta o mundo todo.

O custo para a economia brasileira nesta briga, que escala para níveis perigosos, será um problema só nosso — ainda sem previsões de como ele vai se dar.

O que se impõe hoje é a paciência estratégica e a inteligência diplomática para enfrentar agressões como essa de Trump.

Até agora, não há sinal de trégua ou recuo. Ao contrário. Vai ficando impossível encontrar uma resposta razoável para a dúvida mais elementar: quem vai mediar esse conflito?

 

Opinião dos leitores

  1. Essa daí junto com William Waack são os típicos vira-latas e puxa-sacos dos farialimers, pra quem a soberania nacional ou a truculência da direita golpista ultrapassada é apenas um detalhe. Importante é o lucro das corporações.

    1. Tem que puxar carroça pra botar farialimer e ‘direitista golpista” no mesmo balaio.

  2. O comércio com os EUA é deficitário.E representa 12% das nossas exportações.Tem que taxar da mesma forma em 50 %,nada de baixar a guarda,com isto melhora a arrecadação.

    1. Eduardo Bolsonaro foi pedir por sanções contra o Brasil e a culpa de Lula kaka

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Após chuvas, Natal registra quatro pontos de alagamento; saiba quais

Foto: STTU

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal registrou quatros pontos de alagamento após as chuvas que atingem a capital na manhã desta quinta-feira (10). De acordo com a pasta, das regiões afetadas, uma se encontra intransitável para pedestres e veículos.

Além dos alagamentos, a STTU informou que o trânsito está lento na avenida Senador Salgado Filho, no sentido centro. Já na Ponte Newton Navarro e na avenida Felizardo Moura, principais vias de acesso à zona Norte de Natal, o fluxo segue moderado.

Para quem passa pela avenida Nevaldo Rocha, próximo ao Viaduto da Urbana, a pasta alerta que os motoristas devem ficar atentos à presença de óleo na via. Na Coronel José Bernardo, no Alecrim, o trânsito está lento em virtude de um acidente de trânsito.

Confira pontos transitáveis:

  • Av. Cap. Mor Gouveia x Rua Adolfo
  • Av. Solange Nunes, próximo a Unimetais
  • Av. Nevaldo Rocha, entre a linha férrea e Av. Cel. Estevam

Confira pontos intransitáveis:

  • Av Pte Sarmento x Av dos Canindés

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: MTST faz protesto em shopping de luxo no Rio por taxação dos super-ricos

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Jovem Pan NEWS (@jovempannews)

Vídeo: Reprodução

Integrantes do MTST fizeram um protesto na manhã da quarta-feira (09) no Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio. O ato criticou a desigualdade social e cobrou a taxação dos “super-ricos”, incluindo bilionários, bancos e casas de apostas.

Em nota, o movimento defendeu uma reforma tributária progressiva. Faixas foram exibidas dentro do shopping.

Segundo a administração do local, a manifestação foi pacífica e breve, sem prejuízo à operação. O grupo também pressionou o Congresso e o governo federal.

Jovem Pan News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

[VÍDEO] PARABÉNS AO DNIT: Macaíba sentido Parnamirim totalmente travado

Vídeo: Cedido

E mais uma vez o DNIT acabando com Rio Grande do Norte. Não bastou a Ponte de Igapó, agora é a vez deste pequeno desvio em Macaíba.  Como podemos ver no vídeo enviado ao BLOGDOBG, o trânsito está parado em uma das vias.

“BR-304 aquele velho problema do engarrafamento, o problema é lá na frente, mas olha o transtorno que causa aí. Não estou vendo nem o final, deve estar lá na rotatória de Macaíba. Todo dia é isso, um absurdo”, diz o homem no vídeo.

Opinião dos leitores

  1. Fizeram o desvio com material de pessima qualidade, agora está aí o transtorno. Até para consertar vai ser complicado por ter de interditar a via.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Operação investiga fraude em concurso público ocorrido em João Câmara

Foto: Divulgação

Uma operação batizada de “Resposta Certa” foi deflagrada nesta quinta-feira (10) com objetivo de apurar um suposto esquema de fraude no concurso público da Câmara Municipal de João Câmara. A investigação mira em um ex-dirigente da Câmara Municipal, candidatos aprovados que possuem vínculos familiares e políticos com ele, e a empresa organizadora do certame, que é de Pernambuco.

A apuração começou após uma denúncia enviada à Ouvidoria do Ministério Público, que relatava irregularidades nos resultados do concurso. De acordo com as investigações, foi identificado um “padrão atípico” no qual diversos candidatos com laços familiares com o então gestor da Câmara ou funcionais tanto com o Município de João Câmara como com a Câmara, foram aprovados nas primeiras colocações.

Entre os investigados com parentesco direto com o ex-gestor estão uma filha e um genro. Outros aprovados também exerciam cargos comissionados na Prefeitura ou na própria Câmara Municipal na época.

É investigada uma possível ocorrência dos crimes de fraude em concurso público, advocacia administrativa e falsidade ideológica. As principais suspeitas são de acesso antecipado ao conteúdo das provas ou dos gabaritos por parte de alguns candidatos ou até a manipulação direta dos resultados com a atribuição de notas falsas.

A investigação também aponta que o ex-dirigente da Câmara, ao ser questionado oficialmente, prestou declaração inverídica ao afirmar não possuir vínculo de parentesco com candidatos aprovados, o que pode configurar o crime de falsidade ideológica.

A Justiça estadual autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar contra oito alvos. A decisão judicial abrange os endereços do ex-gestor e dos candidatos investigados, em João Câmara; e da empresa organizadora do concurso, na cidade de Timbaúba, em Pernambuco.

Foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos e mídias digitais que servirão como prova para a investigação. A Justiça também autorizou a extração de dados dos dispositivos eletrônicos apreendidos, mesmo que protegidos por senha.

O processo tramita em segredo de Justiça. A operação contou com o apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e da Polícia Militar do RN e de PE. A ação teve participação de sete promotores de Justiça do MPRN, um promotor de Justiça do MPPE, 28 servidores do MPRN, 4 servidores do MPPE, 28 PMs potiguares e 8 PMs pernambucanos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *