Judiciário

TELEXFREE: o que está por vir?

O Blog recebeu de um leitor um link bem interessante, esclarecedor com um texto do advogado Marcelo Neri Leite, residente em Rio Branco/AC, que fala sobre a situação da Telexfree. Confira:

TELEXFREE – O que está por vir?

Para aqueles que estão alucinados a procura de informações acerca do que pode ocorrer com a Telexfree e seus divulgadores, vou fazer aqui uma pequena explanação das questões jurídicas que estão gerando dúvidas e inseguranças.

Vejamos:

O Ministério Público do Acre (MP/AC) ingressou com uma Ação Cautelar contra a Telexfree. Mas o que é uma Ação Cautelar? Simples. É uma ação que serve para garantir dinheiro suficiente para indenizar divulgadores que ainda não tenham ganhado da Telexfree o dinheiro que investiram. Mas por que isso? Veja bem, o MP/AC acreditar que a Telexfree é uma empresa que sustenta seu lucro por meio de um esquema chamado “pirâmide financeira”, que consiste num negócio ilícito que se sustenta essencialmente por meio do cadastro de novas pessoas, isto é, se acabarem os cadastros, dentro de pouco tempo a empresa entra em falência e, assim, as última pessoas cadastradas ficam no prejuízo. Desta forma, caso o MP/AC comprove que a Telexfree é uma pirâmide financeira, então a empresa vai ser “fechada” e o dinheiro e os bens bloqueados servirão para ressarcir aqueles que não tiveram tempo de reaver o dinheiro que investiram. Lembrando que será indenizado somente quem “não pegou de volta o dinheiro que investiu”.

Sei que muitos se perguntam por que o MP/AC fez isso agora se ninguém afirma que teve prejuízo com a Telexfree até hoje? A resposta também é simples. O esquema de pirâmide financeira mostra suas “garras” somente quando há uma paralisação ou diminuição drástica dos novos cadastros, visto que são estes que sustentam aqueles que já entraram na rede. Porém, não é preciso que isso ocorra para que um esquema destes seja considerado criminoso, pois é a forma como uma empresa obtém os seus ganhos que dizem se ela é ou não é um esquema financeiro de pirâmide. E se isso ficar configurado na Telexfree ou em qualquer outra empresa não haverá dúvidas de que em algum momento ela vai quebrar, e quando isso ocorrer muitos terão prejuízos, e é visando prevenir esses “eventuais” prejuízos que o MP/AC ingressou com esta ação cautelar, que, como o próprio nome diz, tem o objetivo de agir com cautela para evitar prejuízos insanáveis, principalmente por que existem pessoas que estão vendendo casas para investir na Telexfree.

Bem, espero ter ajudado a esclarecer os motivos do Ministério Público do estado do Acre ter ingressado com esta ação. Sei que muitas pessoas estão obcecadas com o dinheiro proporcionado pela Telexfree, e sei que o discurso social está na ponta da língua de muitos divulgadores, principalmente os que alegam ser discípulos de Cristo e suas atitudes dizem que não o são, mas para aqueles que verdadeiramente são, digo que precisamos repensar nossas atitudes, nossos sonhos e nosso alvo, para não cairmos nas desventura de sermos envolvidos pelo amor ao dinheiro.

Aos que lerem este artigo, digo que sou divulgador da Telexfree e que, embora tenho obtido ganhos, estou feliz com esta ação do MP/AC, pois, assim, saberemos de uma vez por todas se a Telexfree é ou não é um esquema ponzi.

Em relação ao andamento processual em si, informo aqueles que estão ávidos por notícias que o Agravo de Instrumento interposto pela Telexfree foi negado, em suma, sob o argumento de que é preciso assegurar que os investidores mais recentes serão ressarcidos caso fique comprovado que a Telexfree é um esquema ponzi.

E agora José, o que fazer? Os advogados da Telexfree deverão ingressar com outro recurso. Vou explicar de forma simples:

Quando a juíza da 2ª vara cível de Rio Branco bloqueou os bens da Telexfree e o funcionamento do site, os advogados da Telexfree entraram com um recurso para o Tribunal de Justiça do Acre. Este recurso, chamado de Agravo de Instrumento, foi para um setor do Tribunal chamado 2ª Câmara Cível. Lá chegando, foi distribuído para um Desembargador, que neste caso é chamado de Relator.

O Desembargador-Relator, ao analisar o recurso da Telexfree, não se convenceu dos argumentos e deu razão a juíza da 2ª vara cível, fazendo com que tudo continue do jeito que está.

Agora, os advogados terão um novo prazo para recorrer da decisão do Desembargador-Relator. Para isso os advogados da Telexfree terão que fazer um recurso chamado Agravo Regimental. Este novo recurso deverá ser julgado pelos demais desembargados. Agora, vamos esperar o desenrolar dos próximos capítulos desta novela. Seja como for, estarei sempre tentando descomplicar o direito para que todos tenha acesso ao saber.

http://www.facebook.com/marcelo.nerileite/posts/165028533677519

http://www.facebook.com/marcelo.nerileite/posts/165031237010582

Opinião dos leitores

  1. Eu só gostaria de entender o porque tudo isso esta sendo feito pelo ministério publico do Acre, sendo que temos ótimos profissionais em SP, RIO, MINAS, etc, esse pessoal de rio branco se acha mais esperto do que os demais profissionais dos estados com maior representatividade…. ou sera que tem algum boi na linha…. alguém manipulando todo este teatro……estranho, estranho, pela primeira vez ouço falar do Acre….. pra mim foi ate difícil encontrar no mapa…..

    1. Esse rapaz aí que fala que tem gente mais profissional em outros estados do que no Acre é um " BABACA" SO SEI DIZER QUE ESSE POVO DO TELEXFREE SÃO UM BANDO DE VAGABUNDOS QUE GOSTAM DE GANHAR DINHEIRO FACIL… VÃO TRABALHAR!!!

  2. tomara que seja pelo ao menos assim , se não tem gente que vai ficar sem teto no mínimo …………..

  3. so queria saber qual é o interesse desse blog de que a telexfree feche !?? posta a mesma materia 4 ou 5 vezes ao dia sobre a telex com textos totalmente PARCIAIS !!

  4. FALAM QUE OS DONOS DO TELEXFREE SACARAM TODO O DINHEIRO QUE TINHA DEPOSITADO NA CONTA DO BANCO DO BRASIL, E AÍ QUEM INVESTIU VAI FICAR A VER NAVIOS?

  5. Não sei como ainda tem gente que defende essas empresas CRIMINOSAS! sim, criminosas! Está mais do que configurado que é esquema de pirâmide, o que é CRIME!
    Vão trabalhar!
    Aí depois sai nas ruas cobrando honestidade dos políticos.. tsc tsc

  6. BEM TENDENSIOSO SEU ESCLARECIMENTO VIU AMIGO. 1. AGORA SE O MP DO ACRE NÃO CONSEGUIR PROVAR QUE EXISTE ESQUEMA DE PIRAMIDE? 2. PORQUE SÓ A TELEXFREE E NÃO AS OUTRA DEZ OUMAIS EMPRESAS QUE ESTÃO TRABALHANDO O MMN NO BRASIL. 3. UMA PERGUNTA, VC NÃO ACHA QUE TEM GENTE GROSSA POR TRAZ DISSO NÃO? 4. ONDE EXISTE UMA RELAÇÃO DE CONSUMO NO CONTRATO ENTRE A TELEXFREE E O DIVULGADOR? JÁ QUE FOI O MP DO CONSUMIDOR QUE INGRESSOU COM UMA AÇÃO. ME RESPONDE ESSAS PERGUNTAS QUE AVALIO TEU ESCLARECIMENTO. POR QUE DE CERTO VOCÊ É DA TURMA DO CONTRA, DO QUANTO PIOR MELHOR, VOCÊ SABE QUANTOS CIDADÕES DE BEM ESTÃO NO NEGOCIO COM A TELEXFREE? ME RESPONDE. E POR ULTIMO ASSIM COMO A PROMOTORA, A JUÍZA, E O DESEMBARGADOR VOCÊ DEVE ESTA TOTALMENTE DESINFORMADO SOBRE O NEGOCIO A QUAL A TELEXFREE SE PROPÕE COM SEUS DIVULGADORES, E ASSIM COMO ELES A SUA MISSÃO E "INFORMAR" DE UMA FORMA ERRÔNEA E PERJORATIVA SOBRE AS ATIVIDADES DA TELEXFREE.

    1. e verdade nada foi provado e a telexfree e uma empreza legal q paga imostos

  7. É lamentável que isso esteja acontecendo em nosso País, enquanto muitos políticos ladrões roubam aos custos dos nossos suor, eles ficam se preocupando com os ganhos que pessoas que querem ganhar um pouco mais do que SALÁRIOS VERGONHOSOS que são pagos aos brasileiros. MP desculpe, mais tenho certeza que um órgão tão competente não tenha mais o que fazer, em está se preocupando com o mínimo do que acontece no Brasil. Ressalto que eu não sou investidor da Telexfree, pois sempre tive medo e nem tive dinheiro para isso.

  8. Quem conhece do meio sabe: agravo regimental é o meio mais difícil de reformar decisão de relator. Numa Câmara, o relator casa e ela batiza. Ou espera o julgamento do mérito, ou avia um Recurso Especial, se ou quando for o caso.
    Quando a parte não mostra de plano seu Direito, sua defesa ganha a pecha de frágil, instável, e livrar-se disso é difícil. Só se aparecer novos fatos.
    Em todo caso, quem tiver um telefone VoIP pode usá-lo para ligar para a Telexfree reclamando..

  9. por que essa juizá não bloqueia os bens de vários ladroes corruptos políticos que roubam nosso dinheiro todos os dias? a verdade é que o governo só que ver os pobres fudidos e nada mais que isso… vai ter manifestação no estado do acre pode espera 1 milhão de pessoas na porta desse fórum.

    1. que pare as atividades, a decisao é sua juisa ,mas pelo menos reveja as pessoas que estao no prejuiso!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Apoiador do PT agride influenciador em debate sobre escolas cívico-militares

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Jovem Pan NEWS (@jovempannews)

Vídeo: Reprodução

Um homem agrediu um influenciador com bandeiradas durante audiência na Câmara de Pará de Minas (MG), que discutia a implantação de escolas cívico-militares.

O caso ocorreu antes do início do evento. Após o ataque, o homem foi retirado por seguranças sob vaias.

O diretório municipal confirmou a filiação do agressor e disse que ele reagiu após suposta provocação de um opositor. A Câmara repudiou a violência e reforçou o compromisso com o debate democrático.

Jovem Pan News

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Click Digital 2025 traz especialistas de marketing e tecnologia para Natal

Foto: Divulgação

No dia 22 de  agosto, Natal sedia o Click Digital, evento que acontece no Teatro Riachuelo, das 12h às 23h, e tem como base cinco pilares fundamentais:Presença digital, estratégia, vendas, posicionamento e automação com inteligência artificial.

Com apoio do SEBRAE, CDL Natal e FIERN, o evento aposta em uma proposta prática, voltada para execução e resultados reais.

Empresários, gestores e profissionais de todo o país são esperados.

Informações no site eventoclickdigital.com.br ou pelo Instagram @eventoclickdigital

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Sábado na Arena tem “Arraiá do São Julhão” com Sirano e Sirino. O lote vira nesta quinta

Foto: Divulgação

A temporada de São João ainda não acabou em Natal. Neste sábado, 19, a Arena recebe o Arraiá do São Julhão, evento que marca o encerramento oficial dos festejos juninos na capital potiguar. A partir das 19h, Sirano e Sirino – dupla icônica do forró pé-de-serra -, Socorro Lima – ex-integrante da banda Cavalo de Pau -, e o cantor e sanfoneiro Fabinho Miranda, farão a festa do público presente com clássicos do forró nordestino em uma noite repleta de tradição e reencontros com as raízes culturais da região.

O evento propõe um resgate autêntico das festas juninas, com repertório marcado por xotes, baiões e arrasta-pés que marcaram gerações. A proposta é reviver o ambiente de arraial em grande estilo, com estrutura segura, acessível e pensada para todas as idades.
Os ingressos estão à venda na Outgo. O lote atual continua válido até hoje (17/07) por R$ 40,00.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Cala a boca”, diz procurador geral de Justiça do RJ a sindicalista

Antônio José Campos Moreira, procurador geral de Justiça do Rio de Janeiro, ordenou que um representante sindical “calasse a boca” durante uma sessão na sede do MP (Ministério Público) fluminense.

O vídeo que circula nas redes sociais foi gravado na 2ª feira (14.jul.2025), durante um debate sobre a derrubada de uma resolução que tratava da gratificação por qualificação para membros do MP.

A discussão começou quando Campos Moreira mencionou ter recebido um áudio criticando sua decisão de revogar a resolução. “Veja, o ato foi publicado 6ª feira [11.jul] à noite. Aí eu recebo um áudiozinho, uma voz esganiçada que não sei de quem é declarando guerra, brigando”, afirmou Moreira.

Em seguida, dirigindo-se diretamente ao representante sindical presente no auditório, Campos Moreira ordenou: “Cala a boca! Aqui o senhor não tem palavra. O senhor tem palavra no meio da rua. Aqui, não. Cale a sua boca”.

O procurador geral justificou a revogação da resolução citando a atual crise fiscal do Estado. Ele afirmou que o benefício será implementado posteriormente.

Em outro momento da sessão, Moreira voltou a se exaltar: “Eu só recebo quem tem estatura para dialogar com o procurador geral. Eu sou o procurador geral de Justiça. Esse cargo é importante. Não é o Antônio José, é o procurador geral de Justiça. E, quem se dirigir a mim, vai se dirigir com respeito. Não vai se dirigir de uma forma moleque com vaias no meio da rua. Não vai. Cala a boca! Cala a boca!”

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Motoristas com 65 anos ou mais têm isenção de taxas na renovação da CNH no RN

Foto: Divulgação

Condutores do Rio Grande do Norte com 65 anos ou mais estão isentos do pagamento das taxas na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O benefício concedido pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), começa a valer nesta quinta-feira (17) para todas as categorias de habilitação (A, B, C, D e E) e segue de acordo com a Lei Estadual nº 10.157/2017, que prever a legalidade do benefício.

O número de habilitados cadastrados no sistema do Detran/RN com idades de 65 anos ou mais e que possuem o direito à isenção é de 139.518 condutores. O Setor de Estatística do Detran/RN fez o levantamento dos números e constatou que esse montante é referente a 13,3% de todas as pessoas com CNH no Estado, sendo que, 2.407 condutores, na faixa etária citada, estão habilitados para exercer atividade remunerada, ou seja, 1,73% do grupo beneficiado com a isenção concedida pelo Governo do Estado.

Dentro desse grupo de habilitados apto à isenção da renovação da CNH, o Detran/RN estima que, neste momento, o Governo do Estado, através da Autarquia, aplicará recursos de aproximadamente R$ 24 milhões a cada cinco anos, sendo quase R$ 13 milhões própria das taxas de renovação da CNH e cerca de R$ 11 milhões que o Detran/RN deve repassar às clínicas médica e psicológica credenciadas para realizar os exames oftalmológicos e psicotestes (atividade remunerada) dos beneficiados com a isenção. A tendência é que esses valores aumentem com o crescimento da longevidade da população potiguar.

O chefe de Gabinete do Detran/RN, Osmar Paiva Filho, explicou que todas às taxas de renovação para a CNH de responsabilidade do Departamento estão isentas de pagamento para esse grupo, com exceção da taxa dos Correios, no valor de R$ 12,00, onde o cidadão pode optar a pagar a taxa, e receber a CNH em seu endereço cadastrado, ou não pagar a taxa, e ir presencial a unidade do Detran/RN pegar o documento de Habilitação.

“É importante destacar que o processo de renovação da CNH para os condutores beneficiados segue o mesmo procedimento dos demais motoristas do estado. A diferença é que, para esse grupo, não há cobrança de taxas. A renovação é realizada por meio do Portal de Serviços do Detran, com os passos habituais, sendo concluída nas clínicas credenciadas”, explicou.

Para renovar a CNH, o condutor deve acessar o Portal de Serviços do Detran (https://portal.detran.rn.gov.br), fazer login e seguir o caminho: Habilitação > Renovação CNH > Iniciar Processo de Renovação > + Renovação CNH.

O usuário preencherá as informações solicitadas e será direcionado a uma clínica médica credenciada, onde realizará os exames exigidos e a coleta de dados. Após essa etapa, poderá emitir o certificado de isenção, que deve ser apresentado, se necessário, no momento da renovação. Para motoristas com atividade remunerada, além do exame oftalmológico, é obrigatório o exame de aptidão psicológica.

A renovação da CNH para condutores beneficiados isentos das taxas ocorre a cada cinco anos para aqueles entre 65 e 69 anos, e a cada três anos para os motoristas com 70 anos ou mais.

Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 1.046.222 condutores habilitados no sistema do Detran/RN, dos quais 176.629 têm anotação de atividade remunerada na CNH. A taxa de renovação da CNH sem atividade remunerada é de R$ 177,00 e com atividade remunerada fica em R$ 262,00.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cicchetti inaugura no Midway Mall com proposta vibrante e um novo conceito gastronômico em Natal

Fotos: Divulgação 

O badalado restaurante Cicchetti, sucesso em Pipa, inaugura, no dia 28 de julho, sua primeira franquia em Natal na charmosa Praça Gourmet do Midway Mall. Com uma proposta mais contemporânea e vibrante, o novo espaço chega com a promessa de transformar cada refeição em uma celebração.

Inspirado nos bares de tapas da Europa, o Cicchetti aposta em pequenas porções autorais, drinks exclusivos, _brunches_ e uma atmosfera descontraída.

Salas privativas e a presença de DJs tornam a experiência ainda mais versátil, ideal para almoços em família, encontros a dois ou noites animadas com amigos.

O cardápio, cuidadosamente elaborado, convida o público a explorar sabores criativos com influência mediterrânea, sempre com uma abordagem leve, elegante e cheia de personalidade.

Dos brunches com apresentação impecável às criações surpreendentes do bar, com coquetéis exclusivos e combinações ousadas, tudo é pensado para oferecer uma jornada sensorial.

Para completar a experiência, o ambiente leva a assinatura do arquiteto Flávio Góis, que desenvolveu um projeto em sintonia com a proposta gastronômica. A escolha de materiais naturais, a iluminação estratégica e o mobiliário de linhas contemporâneas ajudam a criar um clima envolvente, em que sofisticação, conforto, estética e descontração caminham juntos.

Mais do que comer bem, o Cicchetti propõe um estilo de vida.

Serviço:
Restaurante e bar Cicchetti Natal
Local: Praça Gourmet, Piso L3, Midway Mall
Inauguração: 28 de julho

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Rotatória do entroncamento das BRs 101 e 406 será bloqueada nesta quinta-feira (17)

Foto: Divulgação 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai realizar uma operação de trânsito na rotatória do entroncamento das Rodovias Federais BR-101/RN e BR-406/RN, nas proximidades do bairro Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, nesta quinta-feira. De acordo com o Dnit, o bloqueio da área será entre às 16h30 e 18h30.

Por ocasião da operação, o fluxo no sentido Ceará Mirim – Extremoz será bloqueado, devendo os condutores seguirem em frente, na Avenida Tomaz Landim, até o próximo retorno.

Segundo o departamento, a operação tem por objetivo a realização de estudos para melhorias no tráfego de veículos, uma vez que os condutores, que ali transitam diariamente, vêm enfrentando congestionamentos no local.

Toda a área será sinalizada e haverá agentes do DNIT, PRF e DEMUTRAN orientando o trânsito no local.

Novo Notícias 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Caic de Lagoa Nova sofre com abandono e danos estruturais

Foto:  Magnus Nascimento

Ponto de partida na trajetória de grandes nomes do esporte potiguar, o Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) de Lagoa Nova, em Natal, vive um contraste doloroso. O espaço, inaugurado em 1994 como um centro modelo de práticas esportivas, sociais e educacionais, hoje está bastante danificado, com quadras interditadas, mato alto, infiltrações e piso esburacado. De acordo com a Subsecretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEC-SEL), um projeto de reforma está previsto para ser iniciado ainda em 2025, com orçamento de R$20.011.768,67. Enquanto a execução não sai do papel, os atletas lidam com as adversidades.

Hoje, o Caic conta com pista de atletismo, dois ginásios poliesportivos, piscina olímpica e uma arena de areia. O complexo também possui alojamentos, refeitório e salas multiuso. Apesar disso, alguns espaços estão sem funcionalidade, como os dois ginásios poliesportivos, que estão interditados para uso. No menor deles, a parte interna se tornou um depósito com cadeiras, sofás e mesas jogadas. Já a pista de atletismo, além dos buracos, também conta com a sinalização apagada e uma área de acúmulo de água. Além dos atletas, o espaço é usado por treinadores e professores autônomos durante o horário aberto ao público em geral, que por sua vez enfrentam outros problemas.

Aos 23 anos, o atleta Luis Eduardo é um dos que conhecem bem as condições do local. “É complicado porque, querendo ou não, a gente necessita de um local para treinar e, por muitas vezes, nós somos prejudicados, porque não tem uma qualidade boa”, conta. Luis pratica atletismo há quase uma década, com destaque nas provas de 100 e 200 metros, já conquistando cerca de 17 medalhas em campeonatos estaduais adultos. Mesmo com a estrutura precária, não abandona os treinos no Caic. “A gente vai dando sangue aqui enquanto der. Sou muito grato por tudo que o esporte me proporcionou”, resume.

De acordo com Cezar Nunes, subsecretário estadual de Esporte e Lazer, o projeto de revitalização do Caic foi finalizado oficialmente neste mês e será executado em etapas iniciando ainda em 2025. O projeto, segundo ele, está orçado em mais de R$ 20 milhões. Apresentado ao Ministério do Esporte no último dia 8 de julho, a expectativa é executar reformas em toda a estrutura: pista de atletismo, piscinas, ginásios, campo, alojamentos e museu do atleta, além da parte administrativa.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MPRN deflagra operação para desarticular esquema de desvio de recursos públicos em Santana do Matos

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (17) a operação Parceria. A ação investiga um esquema de desvio de recursos públicos e crimes contra a administração pública, supostamente operado por ex-agentes públicos do município, empresários e empresas contratadas pela referida Prefeitura.

A investigação aponta que empresas eram formalmente contratadas para realizar obras públicas, como a construção de uma passagem molhada e a pavimentação de uma estrada que dá acesso à Serra do Cajueiro, mas na prática não executavam os serviços. Segundo o apurado, um ex-secretário municipal de Obras atuava como o verdadeiro executor das obras, gerenciando trabalhadores e efetuando pagamentos em espécie, com dinheiro repassado pelas próprias empresas que venciam as licitações.

Como resultado das medidas cautelares solicitadas pelo MPRN, a Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 900 mil das contas bancárias dos investigados e de suas empresas. Foi ordenado, ainda, o sequestro de bens móveis e imóveis dos envolvidos para garantir o futuro ressarcimento dos danos causados aos cofres do município de Santana do Matos.

O MPRN iniciou a apuração após receber denúncias de que obras no município estavam sendo realizadas pela própria estrutura da Prefeitura, embora houvesse contratos firmados com empresas privadas para os mesmos fins. A investigação busca coibir a prática delituosa e proteger o patrimônio público, que estaria sendo lesado por meio de um esquema que utilizava contratos de fachada para desviar verbas públicas em benefício particular.

O esquema também envolveria pessoas ligados por laços familiares e profissionais aos ex-agentes públicos, com empresa fornecedora de material de construção e que mantinha transações financeiras suspeitas com os principais investigados.

Perícias técnicas realizadas a pedido do MPRN constataram irregularidades nas obras, como execução sem projeto adequado, ausência de fiscalização técnica e indícios de superfaturamento na compra de materiais. Um dos relatórios aponta que uma das obras foi executada de forma tão simplificada que seria insuficiente para atender às necessidades da comunidade, o que reforça a suspeita de desperdício de dinheiro público. Para aprofundar as investigações, a Justiça acatou o pedido do MPRN e expediu mandados de busca e apreensão.

A operação Parceria contou com o apoio da Polícia Militar. As diligências foram cumpridas nas residências dos investigados e nas sedes das empresas envolvidas em Santana do Matos, Angicos, Natal e Tenente Laurentino, com o objetivo de colher provas como documentos, computadores e telefones celulares que serão analisados pelo MPRN. A ação teve a participação de 10 promotores de Justiça, 23 servidores do MPRN e 44 policiais militares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição quer CPI para investigar militância pró-Lula nas redes

Foto: Agência Brasil

O parlamentar de oposição Gustavo Gayer (PL) protocolou na Câmara dos Deputados um pedido de abertura de CPI para investigar suposto financiamento de influenciadores ligados a Lula, com disparos em massa, para turbinar militância digital pró-governo.

Gayer alega que verba da Presidência está sendo usada em uma “estrutura paralela de comunicação”, que seria “coordenada a partir de órgãos do governo federal e de entidades privadas contratadas, voltada à promoção de conteúdo político-partidário nas redes sociais, mediante possível utilização de recursos públicos”.

“O ponto de partida para a presente investigação é o lançamento do site ‘Influenciadores com Lula’, anunciado em 2 de julho do corrente ano pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com o objetivo explícito de recrutar e organizar influenciadores digitais para promover a campanha ‘Taxação BBB – Bilionários, Bancos e Bets’, uma bandeira política associada diretamente ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, diz o documento.

O site citado por Gayer cadastra influenciadores digitais para defender plataformas do governo Lula. Ao se cadastrar, o usuário informa de que forma pretende ajudar na disseminação das campanhas sugeridas, incluindo criar e espalhar conteúdo, organizar eventos ou liderar uma equipe regional.

“O que chama a atenção — e torna os fatos ainda mais graves — é a existência de indícios de que agências de publicidade e influenciadores digitais possam estar sendo financiados por verbas públicas oriundas da Secretaria de Comunicação Social (Secom), de ministérios e bancos públicos, para a disseminação de narrativas favoráveis ao governo federal, com eventual atuação integrada a campanhas partidárias, inclusive com disparos coordenados, conteúdo orientado e métricas estratégicas”, argumenta Gayer no requerimento.

Metrópoles – Paulo Cappelli

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *