Por Mônica Bergamo
O vazamento de informações que envolvem o ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), na delação da OAS abriu uma crise entre a corte e o Ministério Público Federal. O ministro Gilmar Mendes diz que os magistrados podem estar diante de “algo mórbido que merece a mais veemente resposta”.
DO BEM
Além de defender que seja investigada a possibilidade de os próprios procuradores terem vazado a citação a Toffoli, Mendes faz críticas contundentes a algumas das dez propostas de combate à corrupção elaboradas pelo Ministério Público Federal. “Eles estão defendendo até a validação de provas obtidas de forma ilícita, desde que de boa-fé. O que isso significa? Que pode haver tortura feita de boa-fé para obter confissão? E que ela deve ser validada?”
PODER TOTAL
Segue Mendes: “Já estamos nos avizinhando do terreno perigoso de delírios totalitários. Me parece que [os procuradores da Lava Jato] estão possuídos de um tipo de teoria absolutista de combate ao crime a qualquer preço”.
ALVO CERTO
Sobre a citação a Toffoli feita pela OAS, ele afirma: “Não é de se excluir que isso esteja num contexto em que os próprios investigadores tentam induzir os delatores a darem a resposta desejada ou almejada contra pessoas que, no entendimento deles, estejam contrariando seus interesses”.
LINHAS TORTAS
Para Mendes, decisões de Toffoli que davam liberdade a réus da Lava Jato e que fatiavam as investigações “contrariaram [os procuradores] a tal ponto que alguns deles chegaram a escrever um artigo na Folha [em 3 de julho] achincalhando o ministro”.
O texto criticava decisão do magistrado de libertar o ex-ministro Paulo Bernardo, da Comunicação.
Vazamentos contra o PT, Lula e Dilma, inclusive ao vivo na Globo, pode não juiz tucano?
É muita hipocrisia para um país só.
Tem que acabar com o TERÇO CONSTITUCIONAL nos tribunais de 2a instancia e a indicação politica nos tribunais superiores. Ficarem só magistrados de carreira, eleitos pela classe por merecimento (e sem antiguidade, por favor).
É bem assim a realidade, honestidade é coisa rara, hoje em dia prevalece interesses pessoais e muito $$$$.
A justiça tem cometido os mesmos crimes que políticos.
Tem caroço nesse angu,
onde já se viu o vazamento partir de quem mais tinha interesse na "delação colaborativa".
Tá na cara q não foi do Léo Pinheiro q saiu a informação , até pq ele assinou um termo de confidencialidade, quebrando o acordo, colocaria por terra uma possível diminuição da pena q não será pequena…..
Considerando o dever de imparcialidade inerente ao exercício da magistratura, penso que o Ministro Gilmar Mendes deveria ser mais comedido e sóbrio em suas manifestações. Um juiz não deve se inflamar, se exasperar demonstrando paixões. Deveria seguir o exemplo de seu colega, o decano Celso de Mello, sempre sereno e preciso em seus apontamentos.
ACREDITE SE PUDER!
Essa é a primeira vez que um vazamento mela uma delação. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"Há diversas teorias na praça, mas nenhuma delas pode driblar um fato concreto. É a primeira vez que o vazamento de informações é usado como motivo para melar um acordo de delação. As acusações de Delcídio do Amaral, Sérgio Machado e Ricardo Pessoa jorraram à vontade antes de os três se livrarem da cadeia", diz o colunista Bernardo Mello Franco, que estranha o fato da delação de Léo Pinheiro, da OAS, ter sido suspensa pelo MP.
Tão previsível toda a intenção por trás de cada gesto sempre adptando e se adaptando para o que precisa fazer para criminalizar "apenas", eu disse "APENAS" uns e outros…
O tempo passa, o tempo voa, e tudo continua como sempre, os de sempre (ricos e seus representantes) numa boa.
Gilmar Mendes sempre defendendo os seus pares..o povo que se danee!! STF acovardado..lula falou a verdade!! Aceitem que doe menos!
Tudo arrumadinho, todas as delações foram vazadas, agora logo essa que pegaria em cheio TEMER (R$ 10 milhões), JOSÉ SERRA (R$ 23 milhões) e AÉCIO NEVES (campeão de citação nas delações), o Ministro Gilmar Mendes se pronuncia contra as arbitrariedades do MPF.
Corporativismo total
Calma Dr Gilmar, desse jeito vão pensar q o seu… tbm ta na reta e o Sr é um legislador em causa própria…
A justiça é cega coisa nenhuma. Tem vários olho$ para ver quem da mai$.
não vamos nos esquecer que o Toffoli foi advogado do PT e que deve a isso o cargo que ocupa.
Bagunça geral e cada um por seus interesses. A Justiça eh cega mas sente bem a balança nas maos dela…