Esporte

XENOFOBIA: Torcedores do São Paulo abusam de preconceito em redes sociais contra abecedistas

Por O Natalense

 

Nesta quarta-feira (15), acontecerá no estádio Frasqueirão o jogo de volta entre ABC x São Paulo, válido pela terceira fase da Copa do Brasil. O primeiro jogo no Morumbi o resultado foi positivo para a agremiação paulista, vencendo por 3×1.

Infelizmente, se repete um problema antigo nas redes sociais. A ação de um grupo isolado de são paulinos têm manchado de forma triste a história do confronto.

Ataques xenofóbicos são realizados diariamente, onde tentam desmerecer o time do ABC e seus torcedores simplesmente pelo fato de ser nordestino. Por mais retrógrado que isso possa parecer, esse não é um caso isolado e acontece quase sempre quando existe algum confronto entre times NORDESTE x Sul ou Sudeste.

É importante que não haja uma generalização e que todos os torcedores são paulinos sejam responsabilizados por esse ato, mas é necessária sim uma cobrança contra a impunidade e uma severa punição contra quem ainda faz isso.

Veja abaixo:

Opinião dos leitores

  1. Sou são paulino e essa galera ai não me representa, pena que o placar é extenso e a arrogância desses ai só vai almentar. Parabéns Geninho pelo trabalho, viva ao ABC o maior campeão estadual do mundo, e o verdadeiro saopaulino tri campeão mundial, tem que respeitar essa história. Parabéns ao ABC viva o nordeste, cheio de belezas naturais, só fala mal quem só conhece o mapa do bairro.

  2. Chamais a torcida do São Paulo faria isso digo porque na nossa torcida existe também pessoas nordestina e aquele que usa o nome do nosso time não merece ser do nosso time nem ter respeito

  3. Eita povo, dentre a melhor das hipotes, analfabeto! Sinceramente, não merecem nem o nosso desprezo!

  4. Eu moro onde vocês vem passar ferias ! Kkkkkkkk melhor lugar do mundo #Natal #Abc f.c <3

  5. acho engraçado que eles fizeram um nordestino e palhaço ser o deputado federal (de São Paulo) mais votado do Brasil

  6. O Palmeiras já mostrou ao São Paulo e o Marqueteiro de seu Treinador, que eles são fraquinhos que só caldo de batata…Cuiddddddaaaaaadddddooooo imbeciiiiiissssss!

  7. Com toda certeza, são pessoas da periferia de São Paulo, estudaram pouco, ou nada, analfabetos de pai e mãe, que falam errado, não sabem escrever e não conhecem geografia, xingar esse povo é perder tempo com vagabundo! Simples assim!

  8. Isso mais uma vez só afirma o desprezo desses fdp do Sul e sudeste pelo povo do Nordeste, se bem que esses comentários devem ser de viciados, desempregados ou traficantes de drogas que torcem pelos Bambis.

  9. é engraçado ver essas aberrações, acho q sao todos analfabetos, vou mandar eles estudaram o mapa do Brasil Natal e no nordeste e não norte, a maioria desses idiotas nunca vieram ou tem inveja de quem mora aqui, pq moramos onde eles tiram ferias… inveja mata galera…. chupa bambis…

  10. Recebi várias mensagens dos torcedores abecedistas chamando os torcedores do São Paulo de gay…..
    Então xenofobia não pode mas homofobia pode…
    É isso? ??

  11. Esse pequeno grupo de idiotas já procuraram saber quantos jogadores ou até mesmo funcionários do são Paulo são nordestinos?

  12. Esses serem inteligentes do sul deveriam estudar Geografia pois não sabem o que é Norte ou Nordeste.

    1. Concordo que são verdadeiras bestas feras…Mas São Paulo é no sudeste…Só pra ficar claroooo!!! O diabo dessa tal de Geografia, o povo não gosta mesmo né?

  13. Sou sao paulino de coraçao mais esses torcedores nao representam nosso clube nao passa de um monte de otários q nao sabe o que e educaçao e respeito pelo os nossos clubes nordestinos de tantas glorias

  14. A impressão que eles passam é que jamais viram uma foto do nosso litoral ou de nossa cidade. Nós moramos onde eles passam as férias. A ignorância parou e ficou em cada um desses jovens. Burros e do mal. É isso mesmo. Eles são do mal. Só entendendo assim se justifica tanto ódio gratuito.

  15. Impressionante e que esses que se julgam superiores são tão burros, pq norte não é nordeste o ABC é do nordeste, bando de idiotas.

  16. Pessoal do Sul pensa que é assim.. pena. Como seria bom o abc derrotar o São Paulo. E se classificar.

  17. Vão ter que trabalhar muito e comer mal, pra tentar juntar dinheiro e dividir em 10 vezes o pacote de uns dias para tomar um banho de mar em Natal. Aqui é um paraíso, mas só pra quem pode. Não sou ABC, mas respeito o clube e sua torcida.

  18. Eu fico imaginando que tipo de gente é essa que xinga outras pessoas dessa forma. O único sentimento que tenho por gente assim é DÓ e PENA

  19. E muita ignorância não vale a pena nem responder esses babacas, os que podem viajar para o nordeste quando chegam aqui ficam maravilhados com a qualidade de vida que temos, pra cima deles Mais querido.

  20. Não diria xenofobia, está mais pra ignorância mesmo. Conheço um pouco de SP, tanto capital quanto arredores, e sem duvidas, a imensa maioria dos que fizeram esses comentarios ridiculos moram em favelos imundas, guetos, "quebradas" e se vangloriam de "morar" em São Paulo, quando, na verdade, gostariam, e muito, de terem o privilégio de morar em uma cidade linda como a nossa capital. A eles, apenas o silêncio, a melhor resposta a ser dada aos ignorantes.

    1. Exatamente, Lutemberg, essa é a massa da banda pobre do São Paulo, pessoas sem estudo e normalmente tem uma extensa ficha criminal, não representam jamais o time ou a torcida oficial, são a escória.

  21. As Bambi paulista estão em polvorosa. Podem malhar pq vcs são acostumados a fazer isso com os nordestinos, depois se matam de trabalhar pra juntar dinheiro e inteirar um pacote da CVC e vir curtir Ponta Negra, bairro do Mais querido, o maior campeão estadual do Brasil. Deve ser a raiva do timão que também é alvinegro. Kkkkkkk

  22. Coitados! vergetão em São Paulo e vem tirar onda com o Nordeste, ainda mais não sabem geografia pesão que o Nordeste é Norte,

    1. Verdade… Mas a língua portuguesa te chama pra bater um papo sério…

  23. Quanto orgulho eu tenho de ser cabeça chata, ter os pés rachados e morar nessa aldeia. Oh terrinha veia boa. Tudo doido querendo vim passar as férias na "aldeia" mas infelizmente o dinheiro não dá. Kkkkkk.

    1. Pense numa preocupação nossa, aqui pelo menos tem cabra macho, lá é só bambi.
      Já dizia meu avô: "quem desdenha, quer comprar"

    2. O Alvaro Cassiano , que aparece na postagem acima é um bambi de 5° categoria , convidei ele para conhecer as praias Potiguares, porém o mesmo falou que ainda não comprou o maiô , é um brocoió mesmo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Líder do PL diz que Bolsonaro dará aval a novo texto da anistia mesmo do hospital

Foto: Reprodução/X

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que Jair Bolsonaro (PL) vai dar aval ao novo texto do projeto de lei que anistia presos do 8 de janeiro mesmo do hospital.

O ex-presidente está internado desde a semana passada, após realizar cirurgia no abdômen. De acordo com o boletim divulgado pelo hospital DF Star nesta quarta-feira (16), ele tem boa evolução clínica, mas continua sem previsão de alta da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Sóstenes disse que o quadro de saúde do ex-presidente não afeta em nada as articulações pelo projeto na Câmara e que Bolsonaro já está até mesmo disparando mensagens de WhatsApp da UTI.

“Ele já deixou tudo pavimentado. A palavra final é dele do texto, mas quando estiver pronto, bato com ele. Se não puder visitar no hospital, posso mandar por WhatsApp ou pela Michelle [Bolsonaro]”, disse o líder.

A equipe médica mantém a interdição de visitas a Bolsonaro, até o momento. Ele publicou uma foto nas suas redes sociais nesta quarta em que aparece lendo um documento, mas não é possível identificar qual.

Bolsonaro deverá ficar internado pelo menos mais duas semanas e enfrentar restrições no pós-operatório por um período de dois a três meses.

No domingo (13), ele passou por uma cirurgia de 12 horas para desobstrução intestinal, procedimento que correu bem, segundo seus médicos, e foi o mais longo dos já realizados desde que o ex-presidente levou a facada, na campanha eleitoral de 2018.

Como mostrou a Folha, Bolsonaro mandou o PL estudar alternativas para tornar o texto do projeto de lei da anistia a presos no 8 de janeiro mais enxuto. Técnicos estão ainda trabalhando na nova proposta, que deve ser finalizada na próxima semana.

Essa seria uma forma de diminuir resistências ao projeto na Casa, segundo interlocutores. Uma avaliação geral dos deputados é de que as penas impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) teriam sido duras, mas que é preciso punir quem tenha depredado as sedes dos três Poderes.

O pedido ocorreu após conversa de Bolsonaro com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), no último dia 9. O encontro ocorreu fora da agenda, apenas entre os dois, e foi cercado de sigilo.

Folha de SP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula lança RG para cães e gatos nesta quinta

Foto: Pixabay

O governo federal lança, nesta quinta-feira (17), o Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas). O programa prevê gerar um banco de dados nacional para os pets.

O registro é gratuito e gera um documento único e intransferível, que deve acompanhar o animal por toda a vida, como informações sobre localização, em caso de desaparecimento, por exemplo.

Uma vez cadastrados, os tutores poderão também receber informações sobre campanhas do governo para castração, vacinação e microchipagem.

A lei que autoriza a criação do RG animal foi sancionada em dezembro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O cadastro inclui informações detalhadas sobre os tutores (identidade, CPF, endereço) e os animais (espécie, raça, idade, vacinas, doenças).

Segundo o governo, iniciativas semelhantes já existem no país, mas de forma descentralizada, obrigando os proprietários a preencherem dados repetidos em diferentes sistemas. A proposta pretende integrar informações e simplificar processos, além de permitir a melhor execução de políticas voltadas à proteção dos animais.

O lançamento acontece no Palácio do Planalto.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Com tarifaço, Brasil pode ser grande destino de produtos chineses, mas precisará de preparo

Foto: Associated Press

A guerra tarifária entre China e Estados Unidos movimentou intensamente os mercados financeiros nas últimas semanas, mas os efeitos não se limitam aos investimentos. O comércio mundial também deve ser afetado.

As altas tarifas impostas pelos EUA sobre a China “apenas aceleram um processo que já estava em andamento: a busca por novos mercados”, explica Vitor Moura, fundador da Lantau Business Answers, consultoria brasileira especializada em intermediação de negócios entre Brasil e China, e especialista da rede Observa China.

Com alta capacidade de produção e preços competitivos, os produtos chineses prometem “inundar” mercados como o Brasil.

Além de ser um tradicional parceiro comercial, os chineses olham para o Brasil com atenção devido às suas dimensões continentais e à grande demanda de uma população de mais de 200 milhões de pessoas.

Mas, para que a questão não se torne um problema para o Brasil, será necessário se preparar e adotar medidas que estimulem a inovação, segundo Jesse Guimarães, vice-presidente da Associação de Empresas Brasileiras na China para Indústria, Comércio e Tecnologia (Bracham).

Brasil pode receber mais produtos vindos da China

Vitor Moura, que vive na China há 10 anos e atua na intermediação de negócios entre o Brasil e o país asiático, explica que os empresários chineses demonstravam um desejo crescente de expandir seus negócios para outros países antes das novas tarifas de Trump.

“A economia doméstica da China ainda está em processo de recuperação pós-Covid. Havia uma aposta no consumo interno como força da economia, o que eles chamam de ‘estratégia de circulação dupla'”, explica Moura.

“Isso ainda está funcionando mais devagar do que o esperado. Por isso, os empresários passaram a olhar mais para fora.”

Assim, o cenário externo se torna cada vez mais importante para o crescimento chinês, e as estratégias de diversificação são levadas em consideração. “O Brasil acaba chamando atenção pelo tamanho”, comenta Moura.

O especialista destaca um novo fator nas relações entre os dois países: embora os brasileiros já tenham uma relação consolidada com a China, “o acesso ao comércio no Brasil era mais restrito às grandes empresas, com mais capital para bancar um movimento desse porte”.

Empresários brasileiros precisam se adaptar

Um obstáculo aos planos chineses é a apreensão dos empresários brasileiros. Moura comenta que o ponto central da questão é o modo de produção chinês: investimento pesado em formas de reduzir os custos de fabricação para vender seus produtos a preços baixos.

Essa “estratégia agressiva” impacta o modelo brasileiro, que ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade com os chineses.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministro defende que Janja continue representando Lula no exterior

Foto: Roberta Aline / MDS

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que a primeira-dama Janja Lula da Silva continuará representando o Brasil em eventos oficiais internacionais sempre que for convidada, designada ou desejar.

“A gente ainda tem um mundo muito machista. E quem é Janja Lula da Silva? Uma pessoa formada, socióloga, já trabalhou no batente de um centro de referência em assistência social. Então, como o próprio presidente diz, ela vai ser o que quiser ser. Ela vai fazer a agenda que quiser porque todas as mulheres devem ter essa liberdade de total autonomia”, disse em entrevista ao Poder360 na 2ª feira (14.abr.2025).

Janja viajou para Roma (Itália) em fevereiro para participar da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas). Ela foi convidada pelo fundo. Wellington Dias também participou. A viagem custou ao menos R$ 260 mil aos cofres públicos.

O ministro citou como exemplo a atuação da ex-primeira-dama Ruth Cardoso (1930-2008), que foi casada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

“Eu vou citar um exemplo, não gosto muito de citar, mas tive uma relação de proximidade com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ali vi a importância da dona Ruth Cardoso. Quantas vezes ela representou o Brasil em fóruns internacionais”, afirmou.

Janja tem sido criticada pela oposição pelos gastos em viagens e os custos de sua equipe, mesmo sem a primeira-dama ter um gabinete oficial na estrutura do governo.

A ida da primeira-dama ao Japão, por exemplo, foi motivo de insatisfação dos opositores. Janja chegou ao país no dia 18 de março, uma semana antes da chegada do próprio presidente brasileiro, sem anúncio prévio.

A equipe da primeira-dama justificou a viagem antecipada, afirmando que ela acompanhou a equipe precursora “para economizar passagem aérea” e negou qualquer falta de transparência.

O presidente rebateu a oposição por questionar as viagens de Janja ao afirmar que os questionamentos são “molecagem”, “fake news” e “irresponsabilidade”. Ele disse que a companheira é independente.

“Ela vai estar onde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar para onde ela quiser”, declarou Lula em 29 de março.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Dupla dinâmica, não tem prova maior de puxa-saco do que desse senhor, achar que essa senhora representa “muito bem” o Brasil. brasilllllll.

  2. Ninguém melhor do que canja, para representar nosso país. Esse “guvernu” é um verdadeiro prostibulo, logo estamos muito bem representados, e essas viagens para França, ficarão na história. LULADRAO e canja, a maior dupla dinâmica que esse país já teve.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Bruno Henrique se recusou a depor e teria apagado mensagens, diz PF

Foto: Wagner Meier/Getty Images

O relatório da Polícia Federal (PF) aponta que o jogador do Flamengo Bruno Henrique se recusou a prestar depoimento, além de ter apagado mensagens do telefone celular. Ele é investigado pela suspeita de manipulação de eventos em partidas de futebol para beneficiar apostadores.

A defesa de Bruno Henrique afirmou que o jogador não poderia depor, tendo em vista “compromissos profissionais”. Além disso, os advogados disseram que ele “não deseja ser interrogado”, pedindo ainda que o interrogatório não fosse remarcado.

De acordo com o documento da PF, há indícios de que o jogador tenha apagado mensagens do aplicativo WhatsApp. Os agentes encontraram um total de 3.989 (três mil novecentos e oitenta e nove) chats, mas com grande parte da pasta vazia ou apagada.

Entenda o caso

Bruno Henrique teria, supostamente, segundo a PF, forçado um cartão amarelo durante um jogo que ocorreu em novembro de 2023, do Flamengo contra o Santos. A ação teria como objetivo beneficiar familiares que apostaram na partida.

O jogador foi indiciado com base no artigo 200 da Lei Geral do Esporte, que trata da fraude esportiva, com pena de dois a seis anos de reclusão, além de multa.

O Flamengo, por meio de nota, afirmou estar comprometido com o fair play no futebol e declarou apoio ao jogador até que ele seja condenado.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes é um juiz “superstar” e tem poderes demais, segundo jornal

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, é um juiz com “poder excessivo”, e a Suprema Corte brasileira deveria exercer seus poderes com “moderação”. A avaliação é do jornal ingles The Economist, em artigo publicado nesta quarta-feira.

Moraes é chamado de “juiz superstar” pela publicação, que considera que o STF está “sob julgamento”.

O país tem histórico recente de líderes corruptos

Ainda que reconheça que a democracia brasileira tem sofrido duros golpes nos últimos vinte anos, em grande parte por culpa de líderes corruptos, o fato é que o poder judiciário tem desequilibrado a relação entre os poderes:

“A democracia brasileira tem outro problema: juízes com poder excessivo. E nenhuma figura personifica isso melhor do que Alexandre de Moraes, que ocupa o cargo no Supremo Tribunal Federal. Seu histórico mostra que o Poder Judiciário precisa ser reduzido.”

A engrenagem institucional dos “freios e contrapesos” tem emperrado em virtude de uma Corte personalista, politizada e com tendências à fragmentação decisória, o que termina por deslegitimar o colegiado.

Ainda sobre Moraes, The Economist afirma que ele exerce “poderes surpreendentemente amplos, que têm como alvo predominantemente atores de direita”.

Alexandre de Moraes não é o único a merecer críticas.

Monocratismo afeta legitimidade do STF

O caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de supostamente liderar uma trama golpista, está sendo julgado pela Primeira Turma, composta por cinco ministros, entre eles Cristiano Zanin (ex-advogado do presidente Lula) e Flávio Dino (ex-ministro da Justiça do atual governo).

Isso poderia reforçar a percepção de que o julgamento será tão ou mais político quanto jurídico. Para a The Economist, com o objetivo de “restaurar a parcialidade”, o julgamento deveria acontecer no Plenário.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogado que agrediu mulher disse que plantava flagrante quando era PM

Foto: Reprodução

Durante entrevista concedida a um podcast, o advogado criminalista João Neto, 47 anos, contou que costumava andar com um kit flagrante quando era policial militar na Bahia. João foi preso na segunda-feira (14) após ser flagrado por câmeras de segurança agredindo covardemente uma mulher.

Durante o bate-papo, que circula nas redes sociais, o homem contou que costumava plantar objetos nos pertences de quem gostaria de prender. “Quantos e quantos policiais invadem sua casa e plantam drogas? […] Gente, não vamos ser falsos moralistas, nem demagogos, nem hipócritas. A realidade existe”, começou o detido.

“Na minha época mesmo [de policial], eu andava com kit flagrante. Eu tinha kit flagrante: droga, balança e dinheiro miúdo. Já era”, declarou.

João foi detido por policiais militares na segunda-feira (14). Na data, ele agrediu uma jovem de 25 anos dentro do apartamento dele, em Maceió (AL).

Na gravação que ajudou a deter o criminoso, a vítima aparece na porta da residência. Segundos depois, começa a pingar sangue por todo o chão. A situação parece ser de discussão e, em seguida, a mulher é encurralada contra uma parede e esganada.

Com mais de dois milhões de seguidores nas mídias sociais, João costumava dar declarações polêmicas. Em uma delas, o criminalista chegou a defender em qual ocasião a mulher “merece apanhar” do companheiro. À época, a fala provocou revolta nas redes.

“Tem um motivo. Claro que tem. Se ela bater. Se não quer apanhar, não bate. Se a mulher sabe que não aguenta com você, ela vai dar um tapa na sua cara para quê? Se ela dá uma tapa em sua cara, ela está querendo tomar outro. Bateu, levou. Você é Jesus Cristo para tomar tapa na cara? Se der na minha cara, vai tomar um bocado também”, afirmou, durante uma gravação.

Violência contra a mulher

A Polícia Militar de Alagoas foi acionada por testemunhas, que disseram ter ouvido barulhos, gritos e pedido de socorro. João Neto não estava no local quando os PMs chegaram.

A mulher foi levada para um hospital da região. Enquanto ela era atendida, o advogado foi flagrado em uma moto com uma pessoa na garupa fazendo manobras nos arredores da unidade de saúde que recebeu a vítima.

Diante dos fatos, João Neto foi levado para a Central de Flagrantes. Ele deve responder por violência doméstica e lesão corporal, no âmbito da Lei Maria da Penha.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Sem conter gastos, país pode ficar ingovernável em 2027, dizem economistas

Foto: Pixabay

Não é de agora o orçamento do governo federal é uma pedra no sapato dos economistas. Mas o alarde ficou ainda maior desde terça-feira (15) com a apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2026.

Algumas das previsões da peça orçamentária são vistas como “otimistas demais” por economistas ouvidos pela CNN. Mas o que mais incomodou foi a projeção negativa do governo quanto às despesas discricionárias — aquelas não obrigatórias, em suma, os investimentos.

Sobram para estes gastos os recursos do orçamento que não são tomados pelas despesas obrigatórias (ligadas a benefícios; gastos previstos em Constituição, como os ligados à educação e saúde; e outros) ou pelas emendas parlamentares.

Para 2026, o PLDO prevê 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (ou R$ 208,3 bilhões) em gastos livres, enquanto aponta 17,4% do PIB (ou R$ 2,385 trilhões) para obrigatórias.

Em 2029, a previsão é de que os gastos obrigatórios subam a R$ 2,838 trilhões, 16,8% em proporção do PIB. Na contramão, as despesas discricionárias devem cair praticamente R$ 200 bilhões, a R$ 8,9 bilhões, ficando em mísero 0,1% do PIB.

Governo otimista, realidade pessimista

Segundo o PLDO, a dívida bruta do governo geral deve atingir o pico em 2028, a 84,2% do PIB, e em seguida recuar até atingir 81,6% do PIB em 2035.

No WW da CNN, Salto pontuou que a dívida do Brasil em torno de 80% do PIB é aproximadamente 13 pontos porcentuais superior à média do grupo dos países emergentes.

O que os economistas apontam também é que as projeções do governo não corroboram com a realidade que está por vir.

“As projeções da dívida parecem otimistas. De acordo com nossa visão, a dívida deve chegar a 83,9% em 2026 e continuar crescendo nos anos seguintes, atingindo um pico de 94,7% em 2034. Isso representa um nível muito mais alto – e mais arriscado – do que o projetado pelo governo”, afirma Sbardelotto.

“A diferença provavelmente se deve às hipóteses relativas à trajetória do resultado primário atual (esperamos um superávit somente a partir de 2029), ao crescimento do PIB de médio prazo (assumimos uma média de 2%) e à taxa de juros (consideramos 9,5% no estado estacionário)”, pondera.

Alexandre Andrade pondera que enquanto alguns gastos — sobretudo os previdenciários — estão subestimados, as receitas foram superestimadas.

“Nós temos um posicionamento mais conservador em relação a materialização dessas receitas porque elas possuem muitas incertezas envolvidas”, afirma o diretor da IFI, ressaltando o risco de o governo acabar descumprindo as metas de gastos de 2026 em diante ao não seguir estimativas tão alinhadas com o que os economistas projetam.

Para Salto é importante ressaltar porém que o quadro não é de insolvência, uma vez que o Tesouro Nacional ainda tem caixa robusto e a demanda por títulos públicos é constante.

CNN – William Waack

Opinião dos leitores

  1. Alguma novidade? Eu vejo que nós brasileiros, somos culpados por toda essa desordem. Os poderes constituídos parece que não está nem aí..

  2. Como vão conter gastos, um país governado exclusivamente por corruptos em todas as instâncias. É muito dinheiro sendo roubado, desviado, através de todo tipo de falcatruas que essa quadrilha é especializada nesse ramo. O chefão é mais mala deles todos, sem contar os outros , Zé Dirceu, genuíno, gleice……em cada área de atuação, tem um criminoso com vasta experiência e uma longa folha corrida de crimes, e com o apoio do supremo, estão todos nadando de braçada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil barra 69 turistas dos EUA após retomar exigência de visto

Foto: Agência Brasil

A PF (Polícia Federal) impediu a entrada de 69 turistas dos Estados Unidos, 12 do Canadá e 15 da Austrália no Brasil desde a retomada da exigência de visto, em 10 de abril de 2025. A regra, que segue o princípio da reciprocidade, passou a valer depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não renovar a isenção dos cidadãos vindos destes países.

Segundo dados da PF, divulgados pelo O Estado de S. Paulo, os casos de impedimento foram registrados até 2ª feira (15.abr), com maior concentração nos primeiros dias da nova política, quando muitos viajantes ainda desconheciam a mudança. A maioria foi barrada no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), mas também houve registros em postos de fronteira terrestre.

Ao todo, 96 estrangeiros foram barrados. No caso dos EUA, os 69 impedidos representam 1,13% dos 6.120 norte-americanos que tentaram entrar no Brasil no período. Entre os turistas da Austrália, o percentual é de 4,1% sobre um total de 368. Já entre os canadenses, 1,54% dos 777 não conseguiram ingressar no país.

ENTENDA

O governo voltou a exigir visto de turistas dos Estados Unidos, Austrália e Canadá na 5ª feira (10.abr). A medida voltou a vigorar depois que o presidente Lula decidiu não renovar a isenção de visto dos cidadãos vindos destes países, revogando decisão anterior do governo Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o MRE (Ministério das Relações Exteriores), a decisão foi tomada em maio de 2023 com base no princípio da reciprocidade. A medida é justificada porque os 3 países citados não oferecem isenção de vistos aos nacionais brasileiros e “o Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita”.

A regra deveria entrar em vigor em 1º de outubro de 2023, mas foi adiada 3 vezes: para 10 de janeiro de 2024, depois para 10 de abril de 2024 e, por fim, para 10 de abril de 2025.

A exigência ainda enfrenta oposição no Congresso. Em 19 de março, o Senado aprovou um projeto de decreto legislativo que tenta anular a decisão do governo, mas a proposta ainda precisa ser analisada e aprovada pela Câmara dos Deputados.

Durante a votação no Senado, o governo apresentou pouca resistência. Só os líderes governistas no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), se manifestaram contra. A proposta foi aprovada por votação simbólica. Aliados do Planalto afirmam que o valor cobrado pelo visto é baixo e não deve afastar turistas.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

(VÍDEO) PRAIA LOTADA: Multidão comparece à via Sacra da Paróquia São José de Anchieta em Natal

Na noite desta quarta-feira Santa (16),  fiéis lotaram a engorda da praia de Ponta Negra para acompanhar a emocionante Via Sacra da Paróquia São José de Anchieta.

Sob a condução do Padre Sávio, a celebração transformou a orla em um verdadeiro local de fé e reflexão.

Famílias inteiras participaram da solenidade que é um simbolismo do sacrifício de Cristo.

Blog do BG

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *