Na noite desta segunda-feira (14), a região do Seridó, especificamente, a cidade de Caicó, foi alvo da Operação Binário Perfeito da Polícia Civil, através da Delegacia de Defraudações, comandada pelo delegado Júlio Costa, que ainda teve apoio da Polícia Militar.
A operação seria deflagrada na manhã de hoje, mas com receio de fuga, a Defraudações deu inicio ontem por volta das 22h, onde foram cumpridos mandados de prisão contra o empresário local, Tarcísio Junior, mais conhecido como Nando da Veloznet(V2Net), além de sua esposa, Rafaela Gurgel, que é advogada.
O advogado André Dantas de Araújo da Nnex, confirmou a esse blog que os desvios passam dos R$ 3 milhões, através do sistema de hackeamento, um sistema complexo, mas de grande conhecimento do acusado, capaz de invadir o sistema de banco de dados sem nenhuma dificuldade.
O empresário Nando da Veloznet, foi interrogado por três horas e meia, o interrogatório dele acabou por volta das 3 horas desta terça-feira.
Segundo o delegado Júlio Costa, o empresário teve suas contas na NNEX bloqueada, e sem entender o que estava acontecendo, decidiu se dirigir até a Natal para buscar informações com representantes da empresa sobre a situação. Contudo, com pouco tempo de viagem, já nas mediações de Currais Novos, foi alcançado pelos policiais e detido junto com a sua esposa. Durante os interrogatórios, a movimentação de advogados e familiares impressionou.
“Nando”, proprietário da empresa Veloz Net, era um dos responsáveis pelo trabalho de marketing multinível da NNEx na cidade e região. A sua empresa, V2 Net, de fornecimento de serviço de internet, assim como a residência do casal, estão sob vigilância da Polícia Militar, para cumprimento e mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (15).
Segundo a imprensa caicoense, a advogada Rafaela Gurgel está sendo acompanhada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com seus representantes de Caicó, com objetivo de garantia de prerrogativa de permanecer em prisão domiciliar, ou em Sala de Estado Maior, este, inexistente no município. Desta forma, ela será encaminhada para o quartel de Polícia, onde ficará em cela especial.
O delegado Júlio Costa, por sinal, não descarta que a esposa do empresário tenha sido usada na fraude, mas, somente com o andamento do caso que a situação poderá ser esclarecida. Além do casal, a Polícia Civil confirmou que dezenas de pessoas também foram arroladas na investigação, ou seja, serão ouvidas e podem ter envolvimento, entre elas, outros empresários da cidade, jornalista e até familiares de políticos.
A Polícia Civil convocou um entrevista coletiva para às 09:30h de hoje para informar todos os detalhes da operação.
COMO ATUAVAM OS HACKERS
1. Através de programas específicos, eles procuravam encontrar vulnerabilidades nos sistemas acessados pela Internet
2. Em seguida eram estudadas formas de alterar informações financeiras da Empresa através desta vulnerabilidade.
3. Quando o Hacker tinha sucesso, ele conseguia transferir valores financeiros para uma conta corrente.
4. Como se não bastasse a ousadia, eles ainda ofereciam os serviços para outros clientes da Empresa e cobravam por este serviço.
COMO A POLÍCIA DESCOBRIU
A) Através dos registros de transações e acesso guardados pela Empresa, os peritos identificaram a origem das operações.
B) Com informações fornecidas pelas operadoras de Telefonia e Provedores foi possível identificar estava acessando aqueles locais no instante que ocorreram as operações.
C) Bastou então cruzar com os dados de cadastro fornecidos pela Empresa.
Comente aqui