Comportamento

O que você faria se descobrisse que tem um heterossexual em sua família?

Um repórter gaiato saiu às ruas de João Pessoa e abordou as pessoas com a seguinte pergunta: “O que você faria se descobrisse que há um heterossexual na sua família?” As respostas são hilariantes. Confiram

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Como e por que Natália Bonavides usou ataques que sofreu no passado para fazer parecer que era alvo de campanha difamatória no 2º turno em Natal

A deputada federal e candidata à prefeitura de Natal Natália Bonavides (PT) publicou no Instagram, no dia 10 de outubro, um carrossel em que denuncia ataques nas redes sociais. No entanto, uma análise dos perfis e comentários apresentados revela que muitos são antigos.

A publicação retirada de contexto temporal desencadeou uma onda de reação entre seguidores e simpatizantes da deputada por associarem a postagem e os ataques a algo que tinha relação com a campanha do segundo turno em Natal.

Para esta reportagem, o Blog do Dina procurou a assessoria de imprensa da candidata do PT. Ela afirmou que “Natália denunciou ataques realizados em redes sociais e em grupos de WhatsApp, bem como notícias falsas sobre sua atuação política”. Ela também acrescentou que Natália Bonavides “reúne prints tanto de agora, como mais antigos, mostrando um histórico de casos desse tipo de ataque, inclusive iniciando com a lembrança do caso Ratinho, e até onde chega o conteúdo ofensivo dessas mensagens”. A íntegra da nota está abaixo.

Ao longo da quinta-feira, o Blog do Dina recebeu diversas mensagens pedindo para se posicionar contra os ataques. Ao verificar a postagem, o Blog constatou que o conteúdo é repugnante e ação típica de situações em que mulheres são atacadas em contexto de misoginia, razão pela qual não podemos deixar de registrar que nos solidarizamos a com a deputada. Foi a edição das imagens, no entanto, que chamou a atenção e indicou manipulação do conteúdo, razão pela qual decidimos ir além do gesto de solidariedade e expor a manobra.

A Manipulação de Ataques Reais e Reedição de Estratégia
A postagem de Natália Bonavides inclui comentários cuja marcação temporal dá a entender que foram feitos recentemente. Em nenhum momento do post é informado que se trata de material coletado anteriormente. Alguns deles, o Blog do Dina conseguiu encontrar com apoio de ferramentas de social listening e descobriu que o conteúdo é antigo.

No dia 24 de setembro de 2022, na campanha presidencial, por exemplo, Natália Bonavides postou em seu Instagram um conteúdo sobre ataques, em idêntica estratégia que utiliza agora, e registrou o seguinte comentário da qual foi alvo:

Dois anos depois, o mesmo comentário foi apresentado como se fosse atual, agora na disputa pela prefeitura de Natal, na postagem desta quinta-feira (10):

Outro comentário apresentado nesta quinta foi uma atribuída ao perfil Diogenes Silveira. Chama atenção, neste caso, que o marco temporal da mensagem tenha sido removido, enquanto em outros casos os prints tem marcação de postados há algumas horas ou dias atrás, o que não procede, visto que foram printados há dois anos ou mais e guardados.

O Blog do Dina não localizou a postagem original onde está este comentário, mas o fundo cinza sob o texto revela que ele foi postado no Facebook. Ao ir em busca do perfil de Diógenes nesta rede, o Blog do Dina constatou que Diogenes Silveira tinha foto de perfil semelhantes ao do comentário usado por Natália Bonavides até 2022, quando mudou a foto de perfil, especificamente em 27 de novembro daquela ano. Essa evidência aponta, mais uma vez, que se trata de um comentário postado noutro tempo e não atualmente.

Além disso, a deputada resgatou ofensas graves e conteúdos que configuram crimes, como calúnia e difamação, mas que foram postados em campanhas anteriores ou por perfis inativos. Perfis como bado3737 e Rodas Importadas não estão mais ativos ou foram modificados, mas seus comentários continuam sendo utilizados no post, sugerindo que os ataques continuam na campanha atual.

Nota
O Blog do Dina procurou a assessoria de Natália Bonavides e questionou duas coisas: o que exatamente a deputada denunciou em Brasília, onde teria acionado autoridades federais para investigar o caso e por que as mensagens utilizadas em seu post não são recentes. A assessoria enviou a seguinte nota:

Natália denunciou ataques realizados em redes sociais e em grupos de WhatsApp, bem como notícias falsas sobre sua atuação política. A polícia legislativa está em campo e identificou pessoas que estão espalhando essas mentiras e agressões, inclusive comissionados da prefeitura Álvaro Dias. Sobre a postagem, ela reúne prints tanto de agora, como mais antigos, mostrando um histórico de casos desse tipo de ataque, inclusive iniciando com a lembrança do caso Ratinho, e até onde chega o conteúdo ofensivo dessas mensagens. Tudo isso evidencia também o modo de agir do gabinete do ódio, que tem se intensificado agora diante do crescimento da nossa campanha. Todos esses criminosos estão sendo notificados e vão responder na Justiça, seja CPF ou CNPJ.

A Estratégia Por Trás da Ação de Natália Bonavides
Até aqui esse conteúdo se limitou a reportar fatos objetivos. Mas passo a analisar a estratégia porque considero que a campanha de Natália Bonavides é inteligente o suficiente para saber que essa postagem seria facilmente identificada como retirada de contexto. Por que, então, fazê-lo?

Para entender a razão é preciso mergulhar no impacto que a ação teve e seus desdobramentos. Dados da plataforma de social listening utilizada pelo Blog do Dina, a Brandwatch, ajudam a entender porque a estratégia foi colocada na rua.

Ao longo do dia 10, o termo ‘fake news’ foi a palavra em trending sobre Natália Bonavides, em conversas agregadas do X, Instagram, Facebook, Blogs, sites de notícias e fóruns. Em toda quinta-feira, Natália teve 233 menções, alcançou 1,93 milhões de contas, 137% maior que o dia anterior, obtendo 1,56 milhões de impressões promovidas por 167 autores únicos.

Nas conversas sobre Natália Bonavides, o post dela foi o que teve mais alcance. Às 11h10 desta sexta-feira (11), a Brandwatch reportava que ele tinha alcançado 281 mil contas só no Instagram.

Mobilização e Casca de Banana
A estratégia de revitimizar uma situação real é imediatamente absorvida no contexto de polarização como sinal para a base se mobilizar. Não por acaso, os eleitores que se identificam com Natália amplificaram a mensagem noutras redes. O resultado disso é tangível: quem viu o post de Natália no Instagram repassou adiante com críticas atribuindo a suposta campanha difamatória aos adversários.

Ao mesmo tempo, o material da candidata do PT colocou na berlinda os adversários que tinham duas escolhas: ignorar ou entrar no debate. Como não entrariam no debate para defender Natália, escorregaram na casca de banana que a campanha dela jogou e promoveram conteúdo contrário a Natália Bonavides que foi utilizado na espiral. Com isso, a campanha obteve ataque atuais, e não antigos, podendo utilizá-los em seu favor. Um exemplo disso ocorreu com o deputado estadual José Dias, em postagem que é a 4ª mais vista no Twitter sobre o tema envolvendo Bonavides.

Rejeição
Um outro sinal de que para que serviu o post e sua estratégia está na mensagem de maior alcance no Twitter até agora, amplificada a partir do ICL Notícias. Nela, a vereadora reeleita Brisa Brachi dá a senha de mais uma utilidade da estratégia de Natália Bonavides.

Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Adolescente de 15 anos mata a prima com tiro no interior do RN

Foto: Reprodução

Uma adolescente de 15 anos matou a própria prima a tiros na noite de quinta-feira (10) no município de Tenente Laurentino Cruz, na região Seridó potiguar, a 226 km de Natal. Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o crime teria sido motivado por ciúmes envolvendo o namorado da adolescente.

O caso foi registrado por volta das 19h, quando a PM do município foi acionada para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo na avenida Francisco Amaral, no centro da cidade.

Quando a equipe chegou ao local, no entanto, testemunhas informaram que a vítima já tinha sido socorrida ao hospital.

Apesar do atendimento médico, a jovem anos não resistiu e morreu. Ela foi identificada como Ana Clara Pereira de Almeida, de 18 anos. O corpo foi transferido para o Instituto Técnico-Científico de Perícia, para passar por exames necroscópicos.

Ainda de acordo com a PM, após receber informações da população sobre a autoria do crime, a equipe foi até a casa da adolescente de 15 anos, na mesma rua onde a vítima morava.

A garota confessou o crime, se entregou e foi encaminhada para a Delegacia de Plantão de Caicó.

Segundo a Polícia Militar, pelo menos dois tiros foram disparados. Um atingiu a vítima e o outro atingiu a mochila dela. O projétil que atingiu a bolsa não atingiu a vítima, porque ficou preso no caderno dela.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Minha contribuição supera a de quem vocês admiram, diz Haddad

Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), foi vaiado na 5ª feira (10.out.2024) durante a abertura do 23º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, no Rio de Janeiro. Haddad rebateu as vaias e disse que contribuiu mais para o setor do que muitas pessoas que a plateia admira, sem citar nomes.

“Eu não sei quantos políticos trabalharam para o setor de seguros, mas eu tenho certeza que a contribuição que eu dei como professor universitário supera a de muitas pessoas que vocês admiram e que talvez não tenham entregado absolutamente nada durante a sua vida pública”, disse o ministro.

O evento foi promovido pela Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros). Não houve transmissão nas redes sociais.

As vaias foram no momento em que o ministro foi anunciado para discursar. Antes do ministro se pronunciar, o presidente da federação, Armando Vergílio, pediu uma salva de palmas para os que vaiaram disse que o ato era a democracia se manifestando: “Isso é bonito”, afirmou. “Mais bonito ainda é termos em um evento do setor de seguros e dos corretores de seguros um ministro do Estado da Fazenda”, acrescentou.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Arena das Dunas recebe visita da Fifa para a seleção das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

Fotos: Divulgação
A Arena das Dunas recebeu a visita da comitiva técnica da Federação Internacional de Futebol (FIFA) que está analisando os estádios candidatos a receberem partidas da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027. A inspeção aconteceu nesta quarta-feira (9) e contou com integrantes da FIFA, Arena das Dunas, Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e órgãos ligados à Segurança Pública.
O diretor-presidente da Arena das Dunas, Ricardo Ferreira, falou sobre a expectativa em receber mais uma grande competição internacional. “Estamos bastante entusiasmados e confiantes com a visita da FIFA. Temos certeza que a Arena possui hoje uma das melhores, mais modernas e tecnológicas instalações esportivas do Brasil, com plenas condições de atender a todos os requisitos técnicos exigidos pela FIFA. Tudo isso, somado ao nosso extenso histórico de investimentos em manutenção e infraestrutura, juntamente com as potencialidades econômicas da nossa cidade, com certeza nos fará o palco perfeito para receber as melhores jogadoras do mundo em 2027″, disse.
“É com grande alegria e confiança que recebemos a comitiva da FIFA para a inspeção na Arena das Dunas. O Rio Grande do Norte tem uma estrutura de hoteleira com mais de 40 mil leitos disponíveis, gastronomia de qualidade reconhecida internacionalmente, localização privilegiada com conectividade do aeroporto com os principais pontos da Europa e do Brasil, um clima excepcional, praias paradisíacas, pontos turísticos únicos e o povo mais acolhedor e hospitaleiro das Américas. Estamos prontos para realizar a melhor copa de todos os tempos”, afirmou o subgerente de promoção regional da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Kayo Feitosa.
A visita faz parte de um cronograma de vistorias iniciado em 25 de setembro e que vai até o dia 11 de outubro. Em Natal, foram analisadas as condições e infraestrutura da Arena para receber as partidas do mundial. De acordo com o cronograma divulgado pela FIFA, em novembro haverá uma nova rodada de inspeções, onde serão avaliados os centros de treinamentos e a rede hoteleira em todas as cidades-sedes pré-selecionadas.
“O Brasil apresentou 12 opções muito boas e estamos felizes de estar aqui para realizar um processo de escolha tão competitivo, que determinará quais cidades e estádios sediarão a décima edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Não vemos a hora de trazer o torneio para a América do Sul pela primeira vez”, disse a chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Rhiannon Martin
Erick Dias, diretor executivo da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, ressaltou que a expectativa é a melhor possível e se mostra bem otimista com a possibilidade de Natal conquistar uma das vagas para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027. “Estamos muito confiantes que Natal será escolhida como uma das sedes dessa Copa. Nós temos uma das melhores arenas do país, com uma localização privilegiada, central, de fácil acesso e próximo aos principais polos de hotelaria e gastronomia da cidade, assim como de hospitais e shoppings. O maior legado que o evento deixará para o Rio Grande do Norte será o fortalecimento do nosso futebol feminino”, destacou.
As cidades sedes devem ser anunciadas no começo de 2025. A previsão é de que, pelo menos, oito das 12 candidatas sejam selecionadas. Além de Natal (Estádio Arena das Dunas), estão na disputa: Belém (Estádio Mangueirão), Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena de São Paulo).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Mulher perde a visão após passar por mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas

Foto: Cedida

Uma mulher idosa de 63 anos perdeu a visão do olho esquerdo e pelo menos outras 15 pessoas foram diagnosticadas com uma infecção bacteriana após passarem por um mutirão de cirurgias de catarata organizado pela prefeitura de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

As cirurgias ocorreram nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. No total, 48 pessoas foram atendidas, sendo 20 no dia 27 e 28 no dia seguinte. De acordo com a prefeitura, dos 20 pacientes operados no primeiro dia, 15 apresentaram sintomas de endoftalmite, uma infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae.

A cabelereira Izabel Maria, de 63 anos, foi uma das que passou pelo mutirão de cirurgias de catarata e acabou precisando precisou passar por uma evisceração ocular — procedimento que remove o conteúdo do globo ocular, preservando a esclera e os músculos.

A cirurgia foi realizada em 4 de outubro, após a idosa ter retornado ao hospital três dias após o procedimento inicial, devido a fortes dores. Ela foi transferida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e depois para o Hospital Universitário Onofre Lopes, onde passou pela evisceração.

O filho de Izabel, Eduardo de Souza, explicou que ela era cabelereira e que tudo está sendo muito difícil. Ele afirmou que procurou o médico responsável, que classificou o caso como uma fatalidade e sugeriu que poderia ter ocorrido algum descuido. Em resposta, a prefeitura informou que as cirurgias faziam parte do Programa Fila Zero, destinado a reduzir a demanda por procedimentos oftalmológicos.

Desde o surgimento dos casos de infecção, a administração alegou ter adotado todas as medidas necessárias para garantir o bem-estar dos afetados, fornecendo assistência médica, acompanhamento especializado, incluindo infectologistas, e suporte psicológico. Quatro pacientes precisaram de cirurgias adicionais, que foram custeadas pelo município.

A prefeitura também destacou que está cooperando com a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte e que acompanha todos os desdobramentos do caso. A empresa contratada para realizar as cirurgias foi formalmente notificada, e uma investigação está em andamento para apurar responsabilidades.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caso Gusttavo Lima: MP de Pernambuco afirma não ver indícios de lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) emitiu na terça-feira, 8, parecer em que afirma não ter encontrado provas de ilegalidade nas operações financeiras realizadas pelo cantor Gusttavo Lima. A defesa do sertanejo diz que o parecer do MP “reflete a convicção de que o artista e suas empresas não cometeram nenhum crime” (leia mais abaixo).

Em 15 de setembro, Gusttavo Lima foi indiciado pela Polícia Civil de Pernambuco por lavagem de dinheiro de jogos ilegais e organização criminosa, e em 23 de setembro a Justiça ordenou sua prisão preventiva. No dia seguinte, a ordem de prisão foi revogada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, mas a investigação continuou.

A manifestação do MP-PE ocorreu no processo que trata da imposição de medidas cautelares patrimoniais contra a empresa de Gusttavo Lima e tramita na 12.ª Vara Criminal de Recife. O documento foi juntado pela defesa do cantor aos autos de outro processo, o habeas corpus que também tramita na Justiça de Pernambuco. O mérito do habeas corpus ainda será julgado – a revogação da ordem de prisão do cantor foi provisória -, e os advogados esperam que a decisão seja mantida.

Para o MP-PE, os indícios da lavagem de dinheiro atribuída a Gusttavo Lima são frágeis. Uma das provas seriam dois pagamentos, nos valores de R$ 4.947.400,00 e R$ 4.819.200,00, pela empresa HSF Entretenimento e Promoção de Eventos (Esportes da Sorte) à empresa de Gusttavo Lima, Balada Eventos e Produções Ltda.

Mas, “no próprio relatório conclusivo da investigação, reconhece-se que decorreram da compra da aeronave Cessna Aircraft, modelo 560XLS, matrícula PR-TEN”, afirma o relatório do MP. “Há nos autos cópia da minuta do contrato de compromisso de compra e venda dessa aeronave, com reserva de domínio; e cópia do distrato do compromisso de compra e venda”, afirmam os promotores.

Outro indício de crime seria o encontro de R$ 112.309, 1.005 dólares, 5.720 euros e 5.925 libras no cofre da empresa de Gusttavo Lima. “A mera apreensão desses valores no cofre da empresa, desprovida de informações que indiquem sua origem, não implica na conclusão de que são provenientes de jogos ilegais”, escreveu o MP-PE.

Como o Estadão mostrou, na decisão que revogou a prisão preventiva do cantor Gusttavo Lima, o desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, da 4.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco, já havia afirmado que as justificativas que levaram a juíza Andrea Calado da Cruz a decretar a detenção do artista eram “meras ilações”. O desembargador afirmou também que a decisão da juíza não apresentou uma fundamentação “capaz de demonstrar a existência da materialidade e do indício de autoria dos crimes”.

Em nota, a defesa do cantor Gusttavo Lima informou que “o parecer emitido pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco sobre a operação Integration reflete a convicção de que o artista e suas empresas não cometeram nenhum crime de lavagem de dinheiro, organização criminosa e exploração de jogos ilegais.”

O sertanejo também afirma que “todas as operações comerciais realizadas com as empresas envolvidas na investigação foram pautadas por contratos e comprovantes bancários, e que o valor apreendido no cofre da Balada Eventos não pode ser atribuído à exploração de jogos ilegais ou qualquer outro crime”.

A defesa do cantor ressalta ainda que já havia enviado à Justiça extratos bancários que comprovam que os valores são fruto de saques da própria conta corrente da empresa.

A Justiça ainda não se manifestou sobre o parecer do MP-PE.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Eita que os esquedopatas vão enlouquecer com mais essa narrativa caindo por terra. Como faça a juíza que determinou a prisão de uma pessoa sem provas robustas? Quem irá indenizar o Gustavo pela imagem dele ser colocada indevidamente em um escândalo como esse?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governo altera ponto facultativo do dia do servidor público; veja nova data

Foto: Reprodução

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra assinou um decreto que altera a data do ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público. Inicialmente celebrado em 28 de outubro, o ponto facultativo foi transferido para o dia 1º de novembro de 2024. A publicação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11).

A medida atinge os órgãos da Administração Pública estadual direta, além das entidades autárquicas e fundacionais.

Segundo o decreto, os serviços essenciais continuam funcionando normalmente, cabendo aos gestores das respectivas áreas garantir o seu pleno funcionamento. A nova data busca otimizar a prestação dos serviços públicos e evitar prejuízos à população durante o período.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Governadora esperta, não quer o feriado para o povo ir votar na candidata dela, vamos todos viajar sim. O feriado do dia 28 antecede o dia da eleiçâo do segundo turno. Aí ela não quer ninguém fora do estado. Todos pagando multa de 3,00 e Não votaremos na sua candidata ,mesmo que não tenhamos o feriado.

  2. A ELEIÇÃO É BEM MUITO ANTES. NADA COM NOVEMBRO. LEIA O QUE ESCRITO. KKKKKKKKKK

  3. Essa medida/alteraçao de data e meramente politiqueira e visa tao somente tentar beneficiar a candidata de esquerda em detrimento do bem estar dos servidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nunes tem o apoio de 84% dos eleitores de Marçal; Boulos conquista 50% do eleitorado de Tabata, diz Datafolha

Foto: Reprodução

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem o apoio de 84% dos eleitores que declararam voto em Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno, segundo levantamento Datafolha/TV Globo, divulgado na quinta-feira (10).

No último domingo (6), Marçal conquistou 28,14% (1.719.274) dos votos válidos, enquanto Tabata obteve 9,91% (605.552).

Nunes surge à frente de Boulos no 2º turno

Ainda segundo a pesquisa, Nunes aparece com 55% das intenções de voto no segundo turno. Boulos tem 33%.

Votos em branco, nulos e em nenhum dos dois candidatos somam 10%. Outros 2% não souberam responder ao levantamento.

Os eleitores paulistanos voltam às urnas para escolher o futuro prefeito no próximo dia 27 de outubro.

Metodologia

Foram ouvidos 1.204 eleitores entre os dias 8 e 9 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, está registrada na Justiça Eleitoral como SP-04306/2024.

CNN

Opinião dos leitores

  1. 👉👉👉 🇧🇷🇧🇷🇧🇷Partido de Bolsonaro domina eleições na Grande São Paulo, e 💩💩👺PT pode ser varrido do mapa.
    F – folha de São Paulo
    🫏🫏🫏TEM QUE VARRER MESMO, ESSA DESGRAÇA. OU QUEREM AFUNDAR MAIS O RN, COM ESSE ATRASO DE PARTIDO?

  2. Aqui no RN vai ser parecido. 55% pra Paulinho Freire e 33% de vagabundos, estupradores e corruptos.

  3. Não é possível que o povo de São Paulo vá votar neste sujeito invasor de património privado e um ignóbil total esquerdalha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulheres que se elegeram prefeitas no RN representam 25% do total; homens são 7 em cada 10 eleitos

O Rio Grande do Norte elegeu 42 mulheres prefeitas na Eleições 2024. O número representa 25% do total de prefeitos eleitos este ano no estado. Em 2020, o número de mulheres que se elegeram prefeitas foi de 37.

O número de eleitas em 2024 pode aumentar, pois em Natal, capital do estado, a candidata Natália Bonavides (PT) está disputando o segundo turno com Paulinho Freire (União Brasil). A eleição acontece no dia 27 de outubro.

Mesmo com o baixo percentual, o Rio Grande do Norte foi o segundo estado do Brasil que mais teve mulheres eleitas para prefeitas, ficando atrás apenas de Roraima, onde a proporção de mulheres eleitas prefeitas chegou a 26,67%.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Engorda: Agência de Mineração aprova extração de areia da jazida

A Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou a extração de areia da nova jazida que está alimentando as obras da engorda de Ponta Negra, que já alcançam quase 20% de execução. Segundo documento obtido pela TRIBUNA DO NORTE, o órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME) apontou duas condicionantes para validade da dispensa de título minerário.

“A eficácia desta Declaração de Dispensa de Título Minerário está condicionada à não comercialização das terras e dos materiais in natura resultantes dos trabalhos referidos acima, sob pena de configuração de lavra ilegal; esta Declaração de Dispensa de Título Minerário somente tem validade se acompanhada da respectiva licença ambiental e enquanto não concluída a obra”, aponta documento da ANM, assinado por Roger Garibaldi Miranda, gerente regional da ANM/RN.

Reprodução

Em sua solicitação, a Secretaria de Infraestrutura de Natal pediu a autorização para extrair 1,5 milhão de m³ de areia da jazida. Para as obras da engorda, são necessários cerca de 1,1 milhão de m³.

A Prefeitura do Natal precisou pedir a autorização junto à ANM para utilizar a nova jazida descoberta pelo fato de que a jazida anterior que iria alimentar a obra teve problemas identificados pela Fundação Norteriograndense de Pesquisa e Cultura (Funpec), com cascalhos e areia inadequada para execução da obra.

Em setembro, a Prefeitura do Natal retomou as obras da engorda após identificar uma nova jazida com areia suficiente para a obra. O ritmo das obras faz com que a Prefeitura do Natal mantenha o prazo inicial de entregar a obra entre os dias 05 e 20 de dezembro deste ano.

A engorda de Ponta Negra é considerada primordial para a praia, que há anos sofre com a erosão costeira provocada pelo avanço do mar e que tem modificado a estrutura do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da capital potiguar, descaracterizando sua paisagem.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Caros amigos que são contra essa obra fascista, vamos nos unir e, como forma de protesto, não pisaremos mais nessa praia enquanto toda a areia não for removida. Iremos nos recusar a pisar nessa praia fascista. Vamos nos unir camaradas!!!!! #pisoempontanegranuncamais!!!!

    1. Homi, faça essa bondade, em ponta negra só devem estar os natalenses raiz, bonitos, educados e simpáticos, e vc (s) camaradas em nada se enquadram nesse perfil. Vai ficar com tua turma na estação de esgoto da CAERN no baldo.

    2. Apoiado!! Quando terminar eu vou ver só se ficou bão…. E se gostar vou só mais uma 100 vezes, depois vou me juntar ao Ivan pra protestar.

  2. Só essa esquerdalha asquerosa e que está destruindo o estado do RN, com uma inepta e incompetente fantoche do consorcio nordeste, para querer barrar essa engorda. Parem com essa cantilena e vão trabalhar para retirar o RN do atraso em que está, parasitas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *