A governadora Rosalba Ciarlini visitou hoje (20) o serviço de ampliação e reforma do Hospital Central Coronel Pedro Germano – conhecido como Hospital da Polícia Militar. A visita, acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, aconteceu logo após uma missa realizada na capela do hospital em homenagem aos 50 anos de fundação da unidade.
A Chefe do Executivo Estadual aproveitou o momento para anunciar que as últimas pendências burocráticas para finalização das obras – como a licitação do sistema central de ar-condicionado e a convocação dos 47 profissionais que irão compor a equipe médica será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (21). O Hospital da PM já conta com catorze novos leitos de UTI – sete deles neonatal mais sete de retaguarda – inaugurados em maio último. Depois da reforma, a capacidade de atendimento do serviço será ampliada de 80 para 130 leitos, ajudando a desafogar outras unidades do estado. Será o único hospital no Estado, entre privados e públicos, a contar com sete salas de cirurgia.
O Hospital da Polícia Militar irá integrar a Rede Cegonha e, após a conclusão das obras, sua maternidade funcionará com estímulo ao parto normal humanizado. Além da reforma de 20 leitos e implantação de outros 10, totalizando 30 leitos, terá duas salas de pré-parto, parto e pós-parto. Desde setembro de 2012, a unidade já oferece 16 leitos como retaguarda para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Rosalba Ciarlini lembrou da importância da instituição para os potiguares, já que o Hospital da PM, além de atender militares, dá apoio à rede estadual de saúde, por meio do SUS. “Este é o momento de unirmos os nossos corações para aplaudir e agradecer por esses 50 anos de trabalho e dedicação no atendimento médico”. Ao lembrar que a reforma é aguardada com ansiedade pela equipe médica e pelos usuários do Sistema, a governadora acrescentou: “Nossos sonhos devem ser sempre renovados, a exemplo da inauguração deste hospital há meio século, passamos então a sonhar com a sua ampliação que está muito próxima de ser finalizada: já temos 86% de conclusão”.
Celebrante da missa, o arcebispo de Natal, Dom Jaime, falou sobre o atendimento médico prestado na unidade. “O hospital é um local de recuperação e de retomada da vida, assim como é a ressurreição. Aqui se curam as enfermidades do corpo, mas Jesus ainda é o maior médico de todos. Por isso, espero que Ele esteja sempre nas nossas vidas”.
No fim da cerimônia, a governadora Rosalba Ciarlini e o Coronel Kleber Cavalcanti, diretor da unidade de saúde, entregaram placas em homenagem aos servidores inativos do hospital e aos que estão prestes a se aposentar.
A direção do Hospital da PM agradeceu o empenho do Governo do Estado. “A governadora tem feito de tudo para atender os nossos pleitos, pois sabe da nossa capacidade de colaborar com a melhoria dos serviços de saúde no Estado”, finalizou.
Como se não bastasse, há suspeita de que a Secretaria de Saúde realizaria o pagamento do adicional de insalubridade até mesmo para servidores que estão cedidos a outros órgãos e diversos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, contrariando o que dispõe a Lei Complementar Estadual nº 333/2006, em seu artigo 26, §2º, in verbis:”, relatou o conselheiro.
Ainda, consta nos autos a notícia de possíveis pagamentos indevidos de plantões eventuais concedidos a servidores em setores como as Farmácias Populares, APAMI Mossoró, APAMI São José de Mipibu, Setor de radiologia, centro cirúrgico, alojamento conjunto e centro obstétrico do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho.
E AGORA JOSÉ?
A HONESTIDADE ACABOU?
O DINHEIRO DA SAÚDE APARECEU!
A CASA CAIU!
E NÃO FOI O MP QUE DESCOBRIU…
Tribunal de Contas do RN suspeita que Rosalba pagou R$ 32 milhões de forma irregular na Saúde. O órgão suspeita de diversas irregularidades nos pagamentos de adicional de insalubridade, plantões eventuais, além da situação de quase 600 servidores, que estão cedidos ou sem lotação definida, mas que continuam recebendo regularmente seus salários. Há ainda a possibilidade de acumulação ilícita de cargos.
Esse hospital é estratégico para a sociedade. Em momentos de desespero e greve, sempre ofereceu apoio. Alias, desconheço outro hospital maternidade estadual com essa estrutura excelente. Faltam só profissionais pelo que vi, embora os poucos militares de saude sejam bastante qualificados. Afinal, parece nao haver planejamento de aumentar o corpo militar que segura as constantes greves dos civis e oferece apoio ao HWG. Entre fatos que escutei, os militares da tropa nao parecem satisfeitos com a abertura do hospital a sociedade (SUS), e por isso nao lutam pelo aumento do quadro dos militares de saude; acho que esqueceram que a sociedade é quem paga os impostos. A sociedade quer que os militares sirvam a sociedade sem regalias ou abusos, mas que eles também tenham atendimento justo e adequado a atividade. Aplausos aos militares de saúde que servem ao povo pela organização e humanismo.
Entre outros fatos que escutei, haviam reclamações sobre a falta de profissionais militares, e que há mais de 10 anos nao abrem concurso, estando o quadro muito reduzido. Desta forma, nenhum hospital funciona bem com um quadro com menos de 30 médicos que atendem alem deste hospital, o centro clinico da policia no Alecrim, hospital da PM em Mossoró, e outros postos de saude militares espalhados pelo Estado; todos abertos a sociedade. Ouvi tambem que nem psiquiatra a PM tem mais, pelo que senti nao há interesse da própria Policia militar de manter a saude dos policiais. Será que estao achando que plano de saude é a soluçao? so se forem muito iludidos para acreditar nisso, porque plano de saúde é caro, e não é diferente do SUS. Acho que vao querer aumento para pagar plano de saude, isso parece piada. Na questão da falta de psiquiatra, deve haver provavelmente falta de psicólogos e assistentes sociais. Daí a explicação que pagamos caro pelo atendimento do 190.
Sai mais barato para a sociedade abrir concurso para melhorar o que tem de bom, do que deixar se acabar ou fechar. Parece praga de político e incompetência do gestor de mente curta destruir o que sempre deu certo.
Parabens ao grande cirurgiao Roberto Galvao pela sua luta na reforma do HP.