Saúde

Pesquisa comprova que covid-19 é também doença vascular

Foto: Gian Galani Fotografias/PUCPR

Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) comprovaram que a covid-19 não é somente uma doença pulmonar, mas se trata também de uma doença vascular. Estudo realizado com amostras post mortem, autorizadas pelos familiares de pacientes mortos em decorrência da covid-19, mostrou que eles apresentavam lesões na célula que reveste o vaso sanguíneo, com possibilidade de ocasionar trombos e levar a óbito. Foram analisados pacientes com idade média de 75 anos e com comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Após publicação do resultado das primeiras análises na revista médica internacional Arteriosclerose, trombose e biologia vascular (ATVB, do nome em inglês), da Associação Americana do Coração, os pesquisadores indicaram que o uso precoce de anticoagulantes pode ajudar no tratamento da covid-19 e evitar tromboses.

A professora da Escola de Medicina da PUCPR e uma das responsáveis pela pesquisa, Lucia de Noronha, disse hoje (30) à Agência Brasil que foram feitas autópsias minimamente invasivas por meio de incisões pequenas no tórax dos pacientes, logo depois da morte, por onde os pesquisadores tiveram acesso aos pulmões. As biópsias são guiadas por imagens que ajudam a distinguir as áreas mais lesadas do pulmão. Já foram feitas biópsias pulmonares em 25 pacientes e mais de 20 biópsias renais. O estudo publicado se refere às primeiras seis análises. Novas pesquisas serão efetuadas para confirmar os achados.

Parâmetro

Lucia destacou que, “mesmo com seis pacientes, a gente já pôde ver o grau de lesão vascular que a covid-19 causa”.

Para comparação, os pesquisadores utilizaram um grupo controle de biópsias post mortem de pacientes de H1N1, que já vinham estudando desde 2009. “Já tinha um parâmetro. Embora os vírus sejam diferentes, são doenças pandêmicas”.

Foram usadas também biópsias de outros dez pacientes que morreram não de doença pulmonar, mas de outras causas, como infarto agudo do miocárdio, por exemplo. “Pegamos um pulmão normal, para comparar”, disse a pesquisadora.

Com o estudo, observou-se que a covid-19 causa uma lesão muito importante no endotélio, que é uma camada fina de células que protege o vaso para evitar tromboses. “Ela tem uma função de barreira, para que o sangue fique dentro do vaso, mas não coagule e continue a fluir. É como se fosse uma camada protetora e lisa. Tem uma função também de lubrificante, para que o sangue não fique viscoso e flua com facilidade”, explicou Lucia.

Além disso, segundo a professora, o endotélio, no pulmão, tem uma função de troca de ar. “Porque o endotélio do pulmão, além de ter todas essas funções de proteção, camada lubrificante para que o sangue flua e não aconteça coagulação, ele também faz a troca gasosa. É o endotélio que ajuda que o ar que está no pulmão passe para dentro do sangue”.

Lucia de Noronha explicou ainda que quando ocorre lesão no endotélio, a situação tende a piorar. Em uma pessoa com o pulmão lesado pela covid, o ar já não está passando direito. “Além disso, o vaso não está deixando o sangue fluir direito porque está trombosado. Você não consegue nem fazer a respiração, ou seja, nem passar o teu ar para dentro do vaso, e nem distribuir o ar para todo corpo pelo sangue, porque este não flui. Isso agrava bastante a situação do paciente”, disse a professora.

Os pesquisadores sugeriram então que o uso de anticoagulantes precoce poderia ajudar esses pacientes com todos os cuidados que o anticoagulante precisa e que incluem indicação médica e cuidados de monitoramento. Advertiram também que é necessário ainda se pensar em qual paciente teria mais risco para lesão endotelial e qual se beneficiaria mais com o anticoagulante, porque são exatamente os pacientes com risco que devem ser tratados com mais atenção e mais precocemente.

O risco é intrínseco, ou seja, o paciente já tem. É o caso de pessoas hipertensas, com obesidade mórbida, diabetes e com lesões de rim.

Pulmão

Outro estudo foi feito pelos pesquisadores da PUCPR com foco no mastócito do pulmão e descobriu-se que os pacientes com a covid-19 tinham mais mastócitos que pacientes de H1N1. “Como a covid é nova, a gente começou a olhar para todo tipo de células e, por um acaso, viu que o mastócito tinha mais nos pacientes com a covid”, disse a professora.

Segundo Lucia de Noronha, as pessoas com covid-19 têm dez vezes mais mastócitos do que as pessoas com H1N1. “Se tem mais é porque está produzindo alguma lesão ali”. O mastócito é uma célula que está envolvida nos processos alérgicos, como asma.

O estudo mostrou que o mastócito causa um edema, um aumento de líquido no pulmão, o que dificulta a troca gasosa de oxigênio para dentro do vaso. Os pesquisadores concluíram, ao final da pesquisa, que o mastócito pode ser tratado. “Existem alguns medicamentos que são estabilizadores de mastócito. Deixam o mastócito estável e ele para de soltar grânulos e fazer esse edema”, explicou Lucia.

Esse estudo foi publicado na revista de ciência básica Fronteiras na Imunologia, da União Internacional de Sociedades Imunológicas (IUIS, do nome em inglês) .

Da mesma maneira que na pesquisa sobre lesão no endotélio, os pesquisadores da PUCPR sugeriram que alguns estabilizadores de mastócitos poderiam ser usados precocemente para pacientes com forma moderada ou leve da covid, para evitar que eles passem para uma forma grave, porque estabilizariam o mastócito, cujos grânulos agravam a lesão pulmonar, provocando edema no pulmão. Sugeriram ainda que esses medicamentos poderiam ser testados em pacientes com covid-19, porque não têm efeitos colaterais.

Os testes clínicos com modulares de mastócitos ainda não começaram no Hospital Marcelino Champagnat, do Grupo Marista, onde as pesquisas foram realizadas porque, para testar essas drogas, seriam necessários muitos pacientes. A professora Lucia disse que a ideia é entrar em um consórcio pré-existente, que reúna várias cidades em todo o mundo.

Programa

Os dois estudos fazem parte de um programa mais amplo de pesquisas sobre o novo coronavírus (covid-19) que vem sendo efetuado no Hospital Marcelino Champagnat sobre várias linhas da covid-19, do qual participam professores da PUCPR, alunos de graduação e pós-graduação, enfermeiros, intensivistas, entre outros profissionais da área da saúde.

Um desses grupos faz estudos com pacientes que sobreviveram à covid, por meio da coleta de soro e sangue que começa desde o primeiro dia de internação até terem alta. A ideia é, no final, casar essas informações de quem viveu e de quem morreu para saber o que tem de diferente nos que morreram daqueles que conseguiram vencer a doença.

“Provavelmente, a gente vai juntar figurinhas até o final do ano”, disse Lúcia de Noronha.

O grupo que estuda os pacientes com a covid que sobreviveram já tem mais de 100 amostras para pesquisa.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com aumento de impostos, carga tributária bate recorde histórico em 2024 e alcança maior nível em mais de duas décadas

Foto: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo

A carga tributária brasileira registrou em 2024 o maior nível da série histórica iniciada em 2002, impulsionada pelo aumento de impostos em todos os níveis de governo — federal, estadual e municipal, aponta a Secretaria da Receita Federal. Em 2024, o peso dos tributos no Produto Interno Bruto (PIB) subiu dois pontos percentuais em relação a 2023 e atingiu um novo recorde, mantendo o país no patamar mais elevado em mais de duas décadas.

O crescimento da carga reflete elevações em tributos como PIS/Cofins, ICMS, IPI e IRRF, além da reversão de desonerações e do fim de subsídios, que impulsionaram a arrecadação. Esse aumento acontece mesmo com mudanças metodológicas adotadas pela Receita, que excluíram contribuições ao FGTS e ao Sistema S do cálculo, adotando práticas alinhadas a padrões internacionais

Imagem: reprodução/g1

Principais números

  • A carga tributária bruta total — soma de tributos pagos sobre a riqueza produzida no país (PIB) por União, estados e municípios — chegou a 32,2% do PIB em 2024, o maior patamar desde 2002, com alta de cerca de 2 pontos percentuais em relação a 2023.

  • Pela metodologia anterior de cálculo, a carga tributária teria atingido 34,1% do PIB, também um recorde histórico.

  • O crescimento da arrecadação foi puxado principalmente pelo aumento de tributos sobre bens e serviços, e também por maiores receitas de impostos como IRRF e IPI, além da reoneração de combustíveis.

Relembre outros aumentos de impostos desde o início do governo Lula:

  • Tributação de fundos exclusivos, os “offshores”;
  • Mudanças na tributação de incentivos (subvenções) concedidos por estados;
  • Tributação das bets;
  • Imposto sobre encomendas internacionais (taxa das blusinhas);
  • Reoneração gradual da folha de pagamentos;
  • Fim de benefícios para o setor de eventos (Perse);
  • Aumento do IOF sobre crédito e câmbio.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Diante de Lula, Tarcísio critica polarização: “está na hora de mudar essa chave, de dar a volta por cima”

Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Em evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou o que chamou de “polarização acirrada” no país e defendeu que “está na hora de mudar essa chave”.

O governador falava da importância do jornalismo, durante a inauguração do SBT News nessa sexta-feira (12), na capital paulista.

“Um momento de polarização acirrada, de polarização afetiva, onde as pessoas às vezes se odeiam simplesmente porque pensam diferente. Logo aqui, no Brasil, o país do sincretismo, o país da tolerância, está na hora de mudar essa chave”, começou Tarcísio.

“Está na hora de dar a volta por cima. Nós podemos sim pensar diferente. O debate vai acontecer na arena política. Mas a gente tem como construir a convergência. Um projeto de futuro”, acrescentou.

Essa não é a primeira vez que o chefe do Executivo paulista discursa sobre a necessidade de mudança no país. Em novembro, o governador afirmou que bastava o Brasil trocar o “CEO” para voltar a funcionar.

A sigla em inglês se refere ao diretor-executivo de uma organização, que ocupa o cargo mais alto na hierarquia de uma empresa. No caso da publicação de Tarcísio, era uma referência velada a Lula.

Apesar de insistir que será candidato à reeleição na disputa do ano que vem, o governador vinha sendo apontado como possível sucessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.

Na semana passada, porém, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou que foi escolhido pelo pai para se lançar candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Terremoto de magnitude 4,4 é registrado em Araxá, no interior de Minas Gerais

Foto: Prefeitura de Araxá

Um terremoto de magnitude 4,4 foi registrado na noite dessa sexta-feira (12) em Araxá, no interior de Minas Gerais. O tremor foi registrado por volta das 22h10.

De acordo com a Defesa Civil, até o momento não há registros de graves danos materiais nem de feridos ou vítimas fatais em decorrência do abalo. As mineradoras que atuam no município foram acionadas, e as barragens instaladas na cidade permanecem estáveis.

O Corpo de Bombeiros foi acionado após moradores relatarem a ocorrência de fortes estrondos, com intervalos de cerca de três segundos entre eles, além da sensação de tremores no solo.

Em nota, a Prefeitura alertou para a possibilidade de novos tremores nas próximas horas e informou que o município segue em monitoramento permanente, em conjunto com órgãos técnicos.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zambelli deverá cumprir pena no presídio da Colmeia no DF caso seja extraditada

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, enviou nesta sexta-feira (12) ao Ministério da Justiça informações sobre onde a deputada Carla Zambelli (PL-SP) deverá cumprir pena caso seja extraditada. O documento será repassado às autoridades da Itália, que solicitaram os esclarecimentos.

Segundo Moraes, como Zambelli tem residência em Brasília, a pena deverá ser cumprida em um presídio da capital federal, conforme dados fornecidos pela Vara de Execuções Penais.

Presídio indicado

A deputada ficaria na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia, localizada no Gama, a cerca de 35 km do centro de Brasília.

A unidade tem capacidade para 1.062 detentas e abriga presas em regimes fechado, semiaberto e provisório.

Atualmente, 809 pessoas cumprem pena no local.

presídio conta ainda com uma Ala de Tratamento Psiquiátrico e oferece atendimento médico, psicológico, odontológico e ginecológico, além de assistência pediátrica, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor da rede estadual de ensino é afastado do cargo após ser flagrado com drogas na companhia de estudante em Pau dos Ferros

Foto: reprodução

Um professor temporário da rede estadual de ensino foi afastado do cargo após ser flagrado com drogas enquanto estava acompanhado de um estudante, em Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. O caso ocorreu nesta sexta-feira (13) e foi confirmado pela Secretaria de Estado da Educação (SEEC).

Segundo a pasta, o afastamento foi imediato e um procedimento administrativo foi aberto para apurar os fatos. As drogas foram encontradas na bolsa do professor durante uma abordagem da Polícia Militar. O educador e o estudante — que é maior de idade — foram conduzidos à delegacia, onde o aluno prestou depoimento como testemunha.

De acordo com o delegado Paulo Cesário, não houve prisão porque não foi configurado flagrante de tráfico. “Não ficou comprovado que ele estava traficando, nem que estava consumindo junto com o aluno. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por posse de droga”, afirmou.

A SEEC informou ainda que o professor não estava em unidade escolar nem em horário de atividade da rede estadual no momento da abordagem e destacou que não compactua com condutas que violem a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gestão da prefeita Ceiça Lisboa recebe Selo Diamante de Transparência

O município de Caiçara do Rio do Vento recebeu, nesta sexta-feira, o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), certificação máxima concedida aos entes públicos que se destacam pela excelência na transparência e no acesso às informações oficiais.

A conquista coloca Caiçara do Rio do Vento entre os municípios mais transparentes do Rio Grande do Norte, reforçando o compromisso da gestão municipal com a integridade, a responsabilidade administrativa e o respeito ao cidadão.

A prefeita Ceiça Lisboa celebrou o reconhecimento e destacou que a transparência é um dos pilares da atual administração.

“Esse Selo Diamante é resultado de um trabalho sério, responsável e comprometido com o dinheiro público. Transparência, para nossa gestão, é respeito à população e compromisso permanente com uma administração correta, aberta e acessível”, afirmou a prefeita.

O Programa Nacional de Transparência Pública avalia critérios rigorosos relacionados à transparência ativa, incluindo a disponibilização clara de informações sobre despesas, contratos, atos administrativos e gestão fiscal nos portais oficiais.

Opinião dos leitores

  1. Gosto muito do conteúdo do BG , mais quando parte pra política logo vejo q ele tem lado . Geralmente não apoio o candidato no qual ele menciona .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem morre afogado na Praia do Amor, em Pipa

Foto: reprodução

Um homem morreu afogado na manhã deste sábado (13) na Praia do Amor, em Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. A ocorrência foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros.

A corporação informou que foi acionada às 6h32, após testemunhas relatarem o desaparecimento da vítima no mar. Pessoas que estavam no local disseram que o homem chegou a pedir socorro antes de submergir.

Uma equipe especializada em mergulho foi enviada para as buscas, com apoio de surfistas que estavam na praia. O corpo foi encontrado cerca de três horas depois.

A vítima não portava documentos e ainda não havia sido identificada até a última atualização da ocorrência.

O Corpo de Bombeiros reforçou a orientação para que banhistas sigam as normas de segurança e deem preferência a praias com guarda-vidas.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump volta a ameaçar Venezuela com operações por terra: ‘vai começar a acontecer’

Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a afirmar nesta sexta-feira (12), em pronunciamento no Salão Oval, que o governo americano deve iniciar ações terrestres na Venezuela. “Vai começar a acontecer”, disse.

Trump afirmou que as operações não seriam apenas contra o país, mas contra grupos que, segundo ele, atuam no narcotráfico. “Estamos falando de pessoas horríveis que trazem drogas e matam nosso povo”, declarou. Na quinta-feira (11), o presidente já havia dito que ações terrestres ocorreriam “muito em breve”.

O governo venezuelano reagiu, classificando as apreensões recentes como “roubo flagrante” e “ato de pirataria internacional”. Caracas acusa Washington de usar o combate ao narcotráfico como pretexto para tentar derrubar Nicolás Maduro e se apropriar das reservas de petróleo do país.

Desde agosto, os EUA reforçaram a presença militar no Caribe, com mais de 15 mil soldados e cerca de 12 navios. Segundo o governo americano, ao menos 22 ataques já foram realizados contra embarcações ligadas ao tráfico de drogas, resultando em mais de 80 mortes.

Apesar de o governo dos EUA ter elaborado diferentes cenários de intervenção, incluindo ações contra Maduro e o controle de campos petrolíferos, Trump demonstrava cautela quanto a uma operação direta. Ainda assim, ele autorizou ações secretas e não descartou ampliar os ataques para alvos dentro da Venezuela.

Na quarta-feira, a Guarda Costeira dos EUA apreendeu um navio petroleiro utilizado por Venezuela e Irã para transportar petróleo sob sanções internacionais. A informação foi confirmada pela procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, que divulgou imagens da operação.

Com informações de Estadão e Associated Press

Opinião dos leitores

  1. Kkkkkkkkkkkk…
    Calça frouxa.
    Se encantou pela Jararaca.
    Lula da silva, o maior político do mundo.
    Dobrou até o Magnata americano.
    Apesar de não votar nesse ladrão corrupto, mas a verdade deve ser dita.
    O desonesto, biriteiro da nó em pingo d’água.

  2. Esse tramp é um fanfarrão. Fica só ameaçando, ai por trás pede apoio ao destruidor do Brasil para ajudar o maduro-podre renunciar e afrouxar a magniktisky pros sujeitos daqui.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Contrato do Banco Master com escritório da família de Moraes tem valor acima da prática do mercado, dizem advogados

Foto: Dida Sampaio

A revelação feita pelo jornal O Globo de que o Banco Master contratou o escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados — ligado à família do ministro Alexandre de Moraes, do STF — por R$ 3,6 milhões mensais causou surpresa entre advogados de grandes bancas do país.

Segundo a reportagem, o contrato teria validade de 36 meses e poderia render até R$ 129 milhões ao escritório até 2027. Advogados ouvidos pela reportagem da Folha de S. Paulo, sob reserva, afirmam que o valor está muito acima dos padrões do mercado jurídico.

De acordo com O Globo, o acordo prevê atuação ampla e genérica do escritório na defesa dos interesses do banco, sem vinculação a causas específicas, incluindo representação perante o Banco Central, Receita Federal, Congresso Nacional, Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal. A ausência de parâmetros claros para justificar a precificação chamou a atenção de especialistas.

No mercado, honorários milionários costumam estar associados a contratos de êxito (success fee) em causas de grande valor, o que não parece ser o caso. Atualmente, taxas de êxito giram em torno de 2% a 3%, e muitas empresas optam por valores fixos. Mesmo contratos do tipo stand by — em que o escritório permanece à disposição do cliente — não costumam alcançar cifras semelhantes.

Na advocacia de alto nível, pareceres de juristas renomados variam, em média, entre R$ 200 mil e R$ 450 mil. Um exemplo citado por advogados é que, em uma ação de R$ 2 bilhões com honorários de 6%, o valor poderia chegar a R$ 120 milhões, cenário que não se encaixa nas condições divulgadas.

O escritório tem entre seus integrantes Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, e dois filhos do casal. O contrato foi encontrado no celular de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, preso em 17 de novembro durante a Operação Compliance Zero da Polícia Federal. Ele foi solto no dia 28 por decisão do TRF-1, com uso de tornozeleira eletrônica. Procurados pela reportagem da Folha de S. Paulo, o escritório e Daniel Vorcaro não se manifestaram.

Com informações de O Globo e Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Uma vergonha isso, só numa republiqueta de bananas acontece isso sem nenhuma providencia, essa brasiluela esta entregue a este tipo de gente, os honestos estão com vergonha, bem disse Rui Barbosa. que chegaria o dia De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Até quando se fara vista grossa para esse descaramento

  2. O banco está contratando, simplesmente, quem controla o destino da nação, não é qualquer pessoa. Simples assim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Permanência de tarifas dos EUA afeta pescados do Brasil: ‘Setor está em encolhimento’

 

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A permanência das tarifas de 40% impostas pelos Estados Unidos a parte das exportações brasileiras continua afetando diretamente setores como o de pescados, que já registra retração. Segundo a Abipesca (Associação Brasileira das Indústrias de Pescado), o segmento está em encolhimento e perdeu competitividade no mercado norte-americano.

“A gente caminha para uma diminuição na produção nacional, tanto na piscicultura como na apicultura”, afirmou Eduardo Lobo, presidente da Abipesca.

Embora o chamado “tarifaço” contra mais de 200 produtos tenha sido parcialmente revertido há cerca de um mês, após negociações entre os governos do Brasil e dos EUA, 36,5% das mercadorias brasileiras seguem taxadas, de acordo com a Câmara de Comércio Brasil–EUA. Entre os produtos ainda atingidos estão pescados, mel, máquinas, calçados, roupas, madeira e café solúvel.

No caso dos pescados, a Abipesca afirma que as empresas têm redirecionado a produção para o mercado interno e para outros países, mas com preços mais baixos. A associação estima uma perda de cerca de US$ 250 milhões em exportações para os EUA em 2025. No início do ano, até 99% da tilápia brasileira era destinada ao mercado americano; com as tarifas, esse volume pode cair a quase zero, segundo a PeixeBR.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *