Técnicos do Ministério da Saúde (MS) fizeram uma visita ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), nessa última terça-feira (14), para avaliar o andamento das ações implantadas pelo Programa SOS Emergência, analisar a ambiência da unidade e estudar como se dará a reinformatização do hospital e a implantação do prontuário eletrônico. A equipe percorreu várias alas do hospital, visitando setores como reanimação, politrauma e atendimento clínico. O Secretário Adjunto da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Marcelo Bessa, e a diretora geral do HMWG, Fátima Pinheiro, acompanharam a visita.
Segundo Marcelo Bessa, a equipe ficou satisfeita com o que constatou: “eles afirmaram que o Walfredo Gurgel está muito bem, tendo em vista que nós estamos integrados ao Programa SOS Emergência há poucos meses”. As melhorias citadas pelo secretário vão desde o processo de desospitalização implementado há cerca de três meses (e que vem deixando os corredores mais vazios) até a criação do Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar (NAQH), que tem dado mais agilidade aos processos administrativos internos.
Outro ponto positivo do Núcleo foi destacado pela diretora Fátima Pereira, para quem, “por meio do NAQH temos conseguido a adesão de todas as categorias. A situação do hospital só não está melhor porque as unidades básicas de saúde como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Ambulatórios Médicos Especializados (Ames) permanecem fechados e os hospitais do interior continuam a enviar pacientes ao Walfredo Gurgel”, afirmou.
O MS fotografou todos os espaços que passarão por reformas a partir deste ano. A diretora técnica do hospital, Hélida Bezerra, acompanhou o trabalho e explicou que áreas como as portas de entrada para pacientes do Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS) serão referenciadas. “A entrada da urgência, por exemplo, será apenas para os casos nos quais o paciente apresentar risco de morte”, informou.
Comente aqui