Economia

Setor produtivo retoma crescimento pós-pandemia com soluções tecnológicas e novas formas de trabalho no RN

Por Júlio Rocha, especial para o Blog do BG

As mudanças ocasionadas pela pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos trouxeram novos desafios e abriram horizontes para o desenvolvimento e adesão a soluções tecnológicas e adaptações no modelo de trabalho para a prestação de serviços, comércio e toda a cadeia do setor produtivo, impactando positivamente a recuperação econômica pós-pandemia.

No Rio Grande do Norte, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços, que abrange áreas como educação, saúde, alimentação, turismo, entre outros, despontou com um crescimento de 9,3% entre julho de 2021 e o mesmo mês em 2022. Para compreender o peso do setor de serviços na economia potiguar, de acordo com a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN), o PIB – a soma de todos os bens e serviços produzidos – do Estado é de R$ 74,4 bilhões, dessa quantia, R$ 55,27 bilhões advêm do comércio e de serviços.

“O setor produtivo está levantando a economia, trazendo essa pujança, com muita luta e adotando estratégias inovadoras, estamos conseguindo recuperar a economia. Vivemos já no ano passado um crescimento de vendas, de emprego, este ano já aponta para um crescimento melhor que em 2021, quando já tínhamos um bom resultado. Projeções indicam o PIB acima de 3%, mesmo com a expectativa de queda do início do ano. Acreditando na economia e desenvolvimento, o empresário está se dedicando para trazer desenvolvimento para o estado e país”, enfatizou o presidente do Sistema Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz.

Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio avalia cenário econômico pós-pandemia (Foto: Ebenézer Nóbrega)

A Fecomércio-RN liderou no território potiguar iniciativas de apoio aos empresários e trabalhadores do setor, que correspondem a mais de 320 mil pessoas. Foram desenvolvidos protocolos de biossegurança para manutenção das atividades de forma presencial, ações sociais e saúde por intermédio do Serviço Social do Comércio (Sesc-RN) e a qualificação para novas estratégias de atuação no comércio e serviços por meio de ferramentas tecnológicas desenvolvidas e utilizadas pelo Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac-RN).

“Em abril de 2020, 15 dias após os decretos suspendendo as atividades no estado, lançamos a Sala de Aula Virtual, uma iniciativa idealizada e desenvolvida por meio de um trabalho conjunto entre as equipes pedagógicas e de TI da instituição, com o objetivo de dar continuidade aos estudos dos alunos e assegurar o calendário pedagógico, mesmo diante da suspensão das aulas presencias. Cerca de 6 mil alunos tiveram acesso ao novo recurso para dar sequência aos estudos durante a quarentena. Atualmente, a Sala de Aula Virtual é utilizada para as turmas online de idiomas do Senac RN. Temos 78 turmas online de Idiomas, com 769 alunos matriculados”, explicou o diretor regional do Senac-RN, Raniery Pimenta.

Raniery Pimenta aponta que o Senac-RN desenvolveu tecnologia para manter qualificação online (Foto: Katiane Gomes)

Além disso, entre os anos de 2020 e 2021, mais de 2 mil vagas gratuitas em cursos online de biossegurança e boas práticas de combate à Covid-19 foram ofertadas para preparar os trabalhadores para o retorno das atividades presenciais. Foram realizadas mais de 1.400 matrículas nos cursos de Boas Práticas de Combate à Covid-19 em creches e escola, escritórios, estabelecimentos de beleza e estética, estúdios de pequeno porte, personal trainner, lojas, shoppings, praças de comércio, alimentos e bebidas, meios de hospedagem, serviços receptivos, áreas de visitação e eventos.

“Um outro formato que estamos em processo de implementação é a modalidade da Educação Flexível, que une as metodologias do ensino presencial e EAD. Nesse formato, 70% das aulas acontecem no formato presencial e 30% no formato online, integrando uma carga horária presencial e não presencial para atividades, avaliações e contato com o instrutor no espaço virtual. Essa interação acontece de forma assíncrona, podendo ser realizado a qualquer momento e em qualquer lugar, e síncrona, de modo presencial, em sala de aula convencional”, salientou o diretor do Senac-RN.

A consultora em Turismo e Exportação, Hemilly Caroline, domiciliada no município de Santo Antônio, na região Agreste a 74 km de Natal, não parou durante a pandemia e buscou qualificação no curso Técnico em Guia de Turismo, além de novas rotas de conhecimento e relacionamento no meio digital para implantar na sua atividade de empreendedora do setor turístico no interior do RN.

Hemilly Caroline aproveitou formação do Senac para o turismo (Arquivo Pessoal)

“Eu já tinha certo contato com cursos online pela UFRN, mas vi no modelo de ensino remoto do Senac-RN, e em meio a pandemia, a oportunidade de ampliar conhecimentos. Na minha rotina de mãe, esposa e trabalhadora atuando em outras cidades diferente da que moro, como São José de Campestre e Georgino Avelino, não conseguiria realizar capacitação presencial em Natal. Nesse período também usei ferramentas para fazer videoconferências, ampliar networking e utilizar esses novos conhecimentos a fim fomentar nos municípios da minha região demandas de trabalho para que os próprios habitantes da cidade se envolvessem com o turismo e entrassem nesse mercado”, destacou a empreendedora.

Marcelo Queiroz também reconhece que a utilização de recursos tecnológicos veio para ficar no comércio de bens, serviços e turismo do Rio Grande do Norte.

“Essas ferramentas tecnológicas vieram para ficar, muitas delas já existiam, mas eram pouco usadas. A pandemia suscitou demandas para todos os setores, seja do comércio, serviço, educação, levando-os a se adaptar ao uso da tecnologia em reuniões, aulas, negócios, compras, deliverys. Nós, na Fecomércio, continuamos fazendo reuniões online com melhor produtividade e flexibilidade, buscando sempre inovar e levando soluções aos nossos empresários”, explicou o presidente da Fecomércio-RN.

Empresas potiguares aderem a formato híbrido pós-pandemia

Segundo o estudo “O Futuro do Trabalho no Brasil”, desenvolvido pelo Google Workspace, com a participação da consultoria IDC Brasil, e divulgado no último mês de setembro, 56% das empresas brasileiras adotam o modelo híbrido com atividades realizadas de forma presencial e remota, um crescimento de 12% em relação ao mesmo estudo realizado em 2021. A possibilidade de trabalhar nesse modelo foi apontada como a melhor opção por 73% dos entrevistados que atuam nesse formato.

O estudo foi realizado entre abril e junho deste ano, contabilizando 1.258 entrevistas, em que foram ouvidos profissionais de empresas de diferentes tamanhos e segmentos, como varejo, educação, telecomunicações, finanças, saúde, entre outros.

No Rio Grande do Norte, a tendência à adoção a um modelo de trabalho flexível tem ganhado cada vez mais adeptos. Um desses casos é o ESIG Group, nascido há 11 anos, formado pelas empresas ESIG Software e a Quark Tecnologia e Inovação. O grupo possui interesse na gestão e soluções tecnológicas educacionais e, atualmente, atende mais de 25 instituições de ensino de grande porte em todo o Brasil, assim como 10 órgãos administrativos e 40 secretarias de educação de todo o país. Em um momento em que a realidade educacional foi desafiada pela pandemia de Covid-19, a tecnologia foi peça chave para diminuição dos impactos e a continuidade na disseminação do conhecimento.

Raphaella Galhardo destaca flexibilidade do modelo de trabalho (Foto: Alana Machado)

A empresa, que conta com 250 profissionais contratados, passou também por grandes mudanças no período da pandemia, “com foco na saúde das pessoas, colocamos todos os colaboradores em home office em  3 dias. Agimos rápido e, em poucas semanas, nos adaptamos a uma realidade que não havia sido planejada. Aos poucos, fomos transformando todas as nossas práticas culturais para o modelo remoto e/ou híbrido”, explicou a diretora de Gestão e sócia do ESIG Group, Raphaela Galhardo.

Mesmo após o período crítico da pandemia, a empresa manteve os três modelos de trabalho: presencial, híbrido e totalmente remoto, sendo inclusive uma das pioneiras em oferta de vagas totalmente remotas no estado e dispõe  colaboradores espalhados por várias partes do Brasil.

“Cada modelo tem vantagens e desvantagens, por isso buscamos constantemente analisar os resultados e as dinâmicas das equipes para fazer os ajustes necessários. Não planejamos retomar ao formato presencial 100%, mas entendemos que a interação social faz bem e, em algumas situações, são necessárias. Então, buscamos sempre o equilíbrio, tendo o resultado como o principal elemento norteador”, afirmou Raphaela.

Outro exemplo de empresa que adotou de forma permanente uma nova modalidade de trabalho após a pandemia e tem disseminado a cultura digital no mercado automotivo potiguar é a startup Lua 4 Auto, que desde 2014 atua com soluções digitais para o mercado de concessionárias e revendas de veículos, experienciando um verdadeiro boom de negócios e inovação com a pandemia.

“A empresa surgiu com um grupo de amigos e focamos no mercado de soluções tecnológicas para o mercado automotivo, o que nos deu segurança e experiência para lidar com os clientes no momento das mudanças ocasionadas pela pandemia, e para fomentar esse mercado digital principalmente para as empresas de revendas de veículos que ainda não enxergavam essa possibilidade”, lembrou o CEO da Lua 4, Danilo Carlos.

O trabalho da empresa, que conta com cerca de 80 clientes do mercado de veículos em oito estados nordestinos e no Espírito Santo, foi o grande auxílio para as concessionárias se manterem ativas no período e oportunizarem negócios, além de novas formas de relacionamento com os clientes, como a pandemia exigiu.

Danilo Carlos, CEO da Lua 4 Auto, teve expansão dos negócios e diminuição de custos com modelo híbrido (Foto: Wallyson Medeiros)

“Tivemos uma grande procura com a pandemia e pudemos mostrar a importância de ferramentas tecnológicas e de crescer no mundo digital, melhorando conversões, gestão do estoque, produtividade e retorno financeiro, antes da pandemia existia dificuldade em fechar venda virtualmente, porém construímos uma relação de confiança, levando-nos a alcançar clientes que atravessam o país.”, disse Danilo.

Hoje a Lua4 soma com 15 colaboradores espalhados por cidades potiguares e outros estados. Com a pandemia, a empresa, que funcionava 100% presencial, adotou de forma quase imediata o home office e desenvolveu estratégias de alinhamentos por meio de reuniões online semanais e o trabalho de forma flexível pela autogestão do próprio funcionário.

“Até antes da pandemia, apesar de vivermos na cultura digital, a empresa ainda não aderia ao home office, no início tínhamos um modelo de ficar o dia inteiro online, mas fomos adaptando melhores estratégias que aumentaram a produtividade e o acompanhamento dos resultados”, destacou o CEO. Atualmente a maioria dos colaboradores da empresa permanece em trabalho totalmente remoto ou híbrido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oruam é solto após polícia encontrar foragido da Justiça na casa dele

Foto: Rafael Nascimento/g1 Rio

O rapper Oruam foi solto por volta das 10h40 desta quarta-feira (26), após ser levado para a delegacia por abrigar em sua casa um foragido da Justiça.

O cantor assinou um termo circunstanciado e, na saída, disse aos jornalistas que o amigo Yuri, preso em sua casa, “não é traficante” e que a bala usada no vídeo era “de borracha”.

“Ele não é traficante. Ele é uma pessoa normal e é meu amigo. Eu não sabia que ele estava foragido. Naquele dia, era bala de borracha”, disse Oruam, que completou:

“Vou voltar tranquilo para casa. O meu álbum está bombando e está do jeito que eu queria”, finalizou.

O artista era alvo de buscas, mas policiais encontraram na mansão dele, no Joá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Yuri Pereira Gonçalves, que era procurado por organização criminosa. Com ele havia uma pistola 9 mm com kit-rajada e munição. De acordo com Yuri, eles se conhecem desde os 4 anos de idade.

Oruam é filho de Marcinho VP, preso por assassinato, formação de quadrilha e tráfico, apontado pelo Ministério Público (MP) como um dos chefes do Comando Vermelho. O rapper tem uma tatuagem em homenagem ao pai e ao traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.

O delegado Moysés Santana Gomes, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), afirmou que Yuri tinha chegado à residência de Oruam na noite desta terça-feira (25) para jogar videogame.

O rapper não quis prestar depoimento e disse que só falará em juízo.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janja gasta R$ 34 mil em passagens áreas de classe executiva para ir e voltar de Roma

Foto: reprodução/Instagram

A primeira-dama Janja da Silva, a Janja, gastou R$ 34,1 mil em passagens áreas de classe executiva para ir e voltar de Roma, segundo revelou o Estadão.

Esse tipo de assento em aeronaves é considerado mais confortável e espaçoso, porém, com custo acima do que uma poltrona da classe econômica.

Janja viajou em 9 de fevereiro e retornou ao Brasil em 13 de fevereiro.

Mesmo sem cargo no governo, a primeira-dama compôs a comitiva que teve o total de 13 pessoas.

Ao todo, o grupo gastou R$ 292 mil em passagens aéreas e diárias.

Na capital italiana, Janja participou de eventos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de se encontrar com o Papa Francisco.

Em nota, a Secom (Secretaria de Comunicação) afirmou que Janja viajou como “colaboradora” do Ministério do Desenvolvimento e Assistência, Social, Família e Combate à Fome.

“A primeira-dama, Janja Lula da Silva, esteve em Roma a convite do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário – FIDA – para participar da abertura da Reunião do Conselho de Governança do FIDA, e outras agendas em torno do tema da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

Janja viajou como colaboradora do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Para informações sobre custos da viagem, sugerimos consultar o ministério. Quanto à hospedagem, ⁠Janja Lula da Silva hospedou-se na Residência Oficial do Brasil em Roma”, diz.

Mais gastos

Depois do “Janjapalooza” e “Janjômetro”, os gastos de Janja da Silva, com sua ‘equipe informal’, numa espécie de gabinete paralelo, foram revelados pelo Estadão.

O ‘Time Janja‘ é composto por assessores de imprensa, fotógrafos, especialistas em redes sociais e um militar.

Em salários, a equipe custa, mensalmente, em torno de R$ 160 mil reais mensais.

Desde o início do governo Lula (PT), em 2023, os gastos para a viagem dos integrantes ultrapassaram R$ 1,2 milhão.

O Antagonista

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa Quaest assusta aliados e auxiliares de Lula

Foto: Breno Esaki

O resultado da pesquisa Genial Quaest sobre a avaliação do governo Lula divulgada nesta quarta-feira (26/2) assustou aliados e auxiliares próximos do presidente.

O levantamento confirmou tendência já apontada por outros institutos de recentemente, como o Datafolha, mostrando uma grande piora na avaliação do governo.

A sondagem foi realizada em oito estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande dos Sul e São Paulo. Em seis, a avaliação negativa cresceu.

No caso de São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, a avaliação negativa da gestão Lula superou os 50%. A menor avaliação negativa foi em Pernambuco: 37%.

Os resultados foram vistos por aliados de Lula, entre eles, lideranças do PT, como “muito ruim”. A avaliação é de que o petista precisa dar um “cavalo de pau” no governo “urgentemente”.

Para esses aliados, a Quaest indica que Lula tem que investir em marcas novas e populares para tentar melhorar a popularidade do governo a tempo das eleições de 2026.

A pesquisa, na avaliação dos auxiliares presidenciais, também demonstrar a necessidade urgente de Lula fazer mudanças na composição do governo.

Na avaliação de integrantes do PT da Bahia, uma das alas mais influentes do partido, a pesquisa Quaest foi “assustadora” e “péssima” para Lula.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. E daí? A gente não decide mais nada mesmo.
    Podem preparar o espírito. Quem for novo, aprenda uma língua nova e algo que dê empregabilidae em qualquer lugar (como T.I.) e prepare pra vazar do bostil.

  2. ➡️Crusoé: Janja gasta 👺R$ 34 mil em passagens executivas a Roma
    Primeira-dama compôs comitiva que participou de evento social na capital italiana, onde também se encontrou com o papa Francisco.
    😭😭 Acho que a tendência é chegar a zero. Até o jumento mais jumento da jumentada já viu a merda que fez, votando em Lula.

  3. Não tem ninguém assustado com esses índices baixos.
    O “susto” foi um instituto de pesquisa torná-los público.
    Na verdade essa pesquisa esconde números, o índice de rejeição dele é do partido que ele é dono, são bem piores, essa é a realidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Desaprovação de Lula supera aprovação em 8 Estados, diz Quaest.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (26.fev.2025) indica que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem percentuais de desaprovação maiores que os de aprovação em 8 Estados brasileiros.

O levantamento Quaest foi contratado pela Genial Investimentos. Foi feito de 19 a 23 de fevereiro com brasileiros de 16 anos ou mais nos seguintes Estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O nível de confiança é de 95%. Eis a íntegra (PDF – 7 MB).

Eis a quantidade de pessoas entrevistadas em cada Estado e a margem de erro:

  • Bahia: 1.200 e 3 pontos percentuais;
  • Goiás: 1.104 e 3 pontos percentuais;
  • Minas Gerais: 1.482 e 3 pontos percentuais;
  • Paraná: 1.104 e 3 pontos percentuais;
  • Pernambuco: 1.104 e 3 pontos percentuais;
  • Rio de Janeiro: 1.400 e 3 pontos percentuais;
  • Rio Grande do Sul: 1.404 e 3 pontos percentuais;
  • São Paulo: 1.644 e 2 pontos percentuais.

Segundo a pesquisa, o governo Lula é reprovado por 50% ou mais dos eleitores nos 8 Estados pesquisados. A desaprovação supera os 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

A aprovação sofreu queda de mais de 15 pontos na Bahia e em Pernambuco. Nos 2 Estados, Lula venceu as eleições em 2022. 

Essa foi a 1ª vez que a Quaest inclui o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul no levantamento sobre a avaliação do governo Lula. Nos demais 6 Estados, é possível comparar com pesquisas anteriores. 

Eis os índices: 

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Milionário preso em Natal já afirmou: “Vocês não tem noção com quem estão mexendo”

Foto: Reprodução

Milionário e alvo de operação hoje (25), em Natal, Rogério Cruz Guapindaia já é conhecido das páginas policiais do noticiário nacional há alguns anos. Inclusive, já foi destaque também com declarações polêmicas, com até ameaças na linha do “Vocês não têm noção com quem estão mexendo”. A matéria foi publicada em 2021, pel’O Globo e repercutida em diversos jornais do País.

A declaração de Rogério Cruz foi em meio ao escândalo do fechamento da Alphabets – especializada no mercado de apostas esportivas. O empresário disso disse em um vídeo que “tem influência dentro do governo” e “amigos policiais”. Ele também avisa aos investidores que tem um bom “corpo jurídico”. Ele foi condenado em 2017 por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Desde ontem, passou a ser investigado pela 125ª DP  (São Pedro da Aldeia) por diversos crimes, entre eles, estelionato.

“Vocês não têm noção com quem estão mexendo. Vocês não sabem quem é o meu corpo jurídico. Os amigos policiais que eu tenho. A influência que a gente tem dentro do governo. Então, prestem atenção quando foram ameaçar ou fazer algo”, afirmou o empresário no Instagram da Alphabets.

96 FM

Opinião dos leitores

  1. Quando ele falou q tinha gente amiga no governo não nesse q tá aí. A gadaiada, que achou um ladrão pra chamar de seu, não pensa.

  2. Pronto , um perfeito candidato a presidencia do Brasil.
    Perfeito!
    Já tem o voto do povo…(PT).
    Só presta assim, honesto!

  3. Um crimonoso condenado com “gente dentro do governo” do PT? Eu duvido, estou em estado de choque aqui sem acreditar kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Responder em liberdade eu até entendo, mas deixarem ele abrir empresa, captar clientes, movimentar muita grana… Era para a receita estar em cima dele desde 2017, primeira ostentada era uma devassa nas contas dele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Projeto nacional presidido por Michelle Bolsonaro terá Carla Dickson na coordenação no RN

Foto: Divulgação

Durante uma reunião com a Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) nesta terça-feira (25), a deputada Carla Dickson (União Brasil-RN) recebeu o convite para coordenar no Rio Grande do Norte o projeto Mulheres Conservadoras. Trata-se de um trabalho nacional que é presidido pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.

O projeto é apartidário e tem o objetivo de formação política de conceitos para mulheres do espectro conservador. Não só para as detentoras de mandatos eletivos, mas mulheres de forma geral.

“É um espaço importantíssimo pra nós mulheres principalmente nos tempos atuais onde vemos tantos projetos e iniciativas atacando as famílias, a favor das drogas e dos aborto por exemplo. Esse convite é fruto do reconhecimento ao trabalho que já venho fazendo há anos e estou honrada. Me sinto cheia de energia para comandar nosso exército das potiguares conservadoras”, comemora Carla Dickson.

Durante a reunião ficou acertado que nos próximos dias será agendada a data da posse da deputada Carla Dickson à frente do projeto. O evento, em Natal, deverá contar com as presenças da senadora Damares e da coordenadora nacional, Michelle Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Não dá para programar golpe e “ninguém ficar sabendo”, diz Bolsonaro

Foto: Guilherme Dionízio

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender que os atos de depredação dos prédios dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023, não foi uma tentativa de golpe e classificou o ataque às sedes dos Três Poderes como “atos de vandalismo”.

“Você acha que vai preparar um golpe com 1.500 pessoas, isso não vaza? Alguém programou para dar esse clima copiando o Capitólio de 6 de janeiro de 2021 nos Estados Unidos”, afirmou Bolsonaro em entrevista ao “Leo Dias TV”, na terça-feira (25).

No dia 8 de janeiro de 2023, manifestantes contrários ao resultado da eleição de 2022, que estavam acampados em frente ao QG do Exército, seguiram para a Praça dos Três Poderes, onde depredaram e destruíram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-presidente comparou a invasão das sedes dos Poderes em Brasília ao ataque ao Congresso dos EUA, quando apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram o Capitólio para tentar impedir a certificação da vitória do ex-presidente Joe Biden na eleição de 2020.

Nos Estados Unidos, manifestantes romperam barreiras policiais, invadiram o edifício e vandalizaram objetos históricos, além de ameaçarem congressistas de morte. O episódio foi o primeiro desse tipo na história do país.

Ainda durante a entrevista, Bolsonaro também comentou que pode “ser preso amanhã cedo”, ao ser questionado sobre viver com a possibilidade de ser condenado.

“É horrível. Mas eu não reclamo para a minha mulher, não reclamo para ninguém, eu vou enfrentar tudo”, disse Bolsonaro.

O ex-presidente foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), junto com outras 33 pessoas, por suposta participação em uma trama golpista.

A defesa dele classificou a denúncia como “inepta” e baseada em uma “única delação”, em referência ao acordo firmado pelo ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Você sabe que vive em país tomado por criminosos quando as estatais são dilapidadas, as emendas evaporam e a PGR está preocupada com o golpe imaginário (sem armas, sem feridos, sem vítimas, e, SEM GOLPE). Se você apóia esse delírio ao custo de sofrimento de pessoas está plantando sementes da injustiça que vão voltar pra assombrar sua vida.

  2. Cadeia ficou para bandidos, para quem comete atos fora da lei, então, como em um regime democrático a lei é para todos, fique a vontade mito, a casa é sua…

  3. Esquenta não meu Mito, se você não puder ser candidato em 2026, nós teremos a Michelle ou o Tarcísio, qualquer um dos dois ganha do chefe da quadrilha da extrema esquerda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio em SP, diz pesquisa

Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta 4ª feira (26.fev.2025) indica que, se elegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ganharia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo. Ao todo, 40,8% dos entrevistados declararam preferência de voto no ex-presidente, enquanto o petista somou 26,6%.

Os eleitores também indicaram intenção de voto em Ciro Gomes (10,6%), Gusttavo Lima (6,5%), Eduardo Leite (2,5%), Ronaldo Caiado (2,2%) e Helder Barbalho (0,5%). Brancos e Nulos somaram 7% e outros 3,2% disseram não saber ou não opinaram.

A pesquisa entrevistou 1.650 pessoas de 20 a 23 de fevereiro de 2025 em 86 municípios em São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais, com 95% de grau de confiança

No cenário sem a presença de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece na frente nas intenções de voto, com 31,3%. Eis o cenário completo:

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Só apoia LULADRÃO, seus comparsas. Hoje quem vc conhecer, que ainda apoie LULADRÃO, ou é um completo idiota ou um bandido igual a ele, o rato 🐀 de nove dedos.

    1. Fudidis estamos nós, pois a quadrilha está ativa e operante! E o pior: Blindada e protegida pelos Deuses do Olimpo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Oruam é preso em flagrante por abrigar foragido da Justiça

Vídeo: Reprodução

O rapper Oruam foi preso em flagrante nesta quarta-feira (26) por abrigar em sua casa um foragido da Justiça. O artista era alvo de buscas, e policiais encontraram na mansão dele, no Joá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o traficante Yuri Pereira Gonçalves, que era procurado por organização criminosa.

A prisão desta quarta não tem relação com o episódio da semana passada, quando Oruam foi preso após fazer manobras arriscadas na Barra da Tijuca (relembre abaixo).

O artista era investigado por ter atirado a esmo em um condomínio em SP no fim do ano passado e foi indiciado pela prática do crime de disparo de arma de fogo, “após ter colocado em risco a integridade física de diversas pessoas”, segundo a polícia. Como Yuri estava na mansão, Oruam foi enquadrado por favorecimento pessoal — ajudar alguém que cometeu um crime a escapar das autoridades.

Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) foram cumprir mandados de busca e apreensão contra Oruam e contra a mãe dele, Márcia Nepomuceno, expedidos pela Justiça de Santa Isabel (SP).

Segundo as investigações, o filho do traficante Marcinho VP fez um disparo em um condomínio em Igaratá (SP) no dia 16 de dezembro. A Justiça, então, determinou a busca dessa arma. Não há mandados de prisão contra o rapper nesse inquérito.

Policiais encontraram uma pistola 9 mm na casa de Oruam. Até a última atualização desta reportagem, não se sabia se essa foi a arma disparada em SP. Os agentes ainda recolheram armamento de airsoft e simulacros. Na casa de Márcia foram apreendidos celulares.

Oruam é o nome artístico do Mauro Davi dos Santos Nepomuceno. Ou seja, Oruam é Mauro escrito ao contrário. Ele é filho de Marcinho VP, preso por assassinato, formação de quadrilha e tráfico, apontado pelo Ministério Público (MP) como um dos chefes do Comando Vermelho. O rapper tem uma tatuagem em homenagem ao pai e ao traficante Elias Maluco, condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.

Fonte: G1/Rio

Opinião dos leitores

  1. “A árvore boa não pode produzir frutos ruins, e a árvore ruim não pode produzir frutos bons”. O ser humano deixa se levar por muitas ilusões, ao ponto exaltar um indivíduo dessa espécie, até eleger um ex-presidiário, condenado por corrupção, achando que seria capaz de ser um bom presidente. Árvore ruim não

  2. Oruam meu filho, tu é bandido igual a teu pai, logo logo você vai está ao lado dele em algum presídio de segurança máxima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Retirada de rodolitos na praia deve começar nesta semana, diz Semurb

Foto: Reprodução 

A retirada dos rodolitos na praia de Ponta Negra, surgidos durante a obra da engorda da praia, deve começar ainda nesta semana, segundo previsão do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita. O contrato com a empresa que fará o processo de peneira na praia foi assinado nesta terça-feira (25). Com isso, a empresa aguarda trâmites legais para poder iniciar os trabalhos. O investimento é da ordem de R$ 67 mil/mês e será pago com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente (Funam), com previsão até setembro de 2025.

“A empresa apresentou o menor lance, R$ 67 mil, ou seja, o preço médio que colocamos que era de R$ 109 caiu para esse valor por causa da concorrência eletrônica. Declaramos a empresa vencedora, que apresentou documentação jurídica, certidões negativas e aptidão técnica, já tendo exercido atividades similares ou iguais a essa. Assinamos o contrato e agora precisa passar pelo trâmite normal: ir para a Controladoria do Município, Conselho de Governança do Município e sendo homologado por essas instâncias é devolvido para a Semurb para emissão da ordem de serviço. Queremos até no máximo, quinta à noite, já percorrer essas instâncias para começarmos quinta ou estourando sexta-feira a limpeza mecanizada em Ponta Negra”, explica Thiago Mesquita.

O processo de contratação da empresa para remoção dos rodolitos e fragmentos calcários foi iniciado nas últimas semanas após a conclusão das obras da engorda de Ponta Negra, com um aterro hidráulico que ampliou a faixa de areia em 100m na maré seca e 50 m na maré cheia. A empresa vencedora foi a M. Construções e Serviços LTDA.

No termo de referência para viabilização do processo de contratação da empresa, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) reconheceu que os rodolitos comprometem a segurança dos banhistas, a estética do local e a acessibilidade da praia.

A intervenção será realizada utilizando uma máquina saneadora de praia, a qual realizará o beneficiamento dos sedimentos depositados na faixa de praia em até 20 cm de profundidade, peneirando e aerando a areia para melhorar sua qualidade para os usuários e trabalhadores da praia.

O processo de limpeza será realizado ao longo dos 4,6 km de extensão da faixa de areia. As atividades ocorrerão diariamente, em regime noturno, preferencialmente entre 18h e 5h da manhã, de forma a não interferir nas atividades turísticas, comerciais e de lazer realizadas durante o dia. Todo o material recolhido será devidamente armazenado e destinado, seguindo as normas ambientais vigentes.
“O nosso objetivo é trabalhar para que a praia esteja a cada dia mais agradável e sustentável para todos”, concluiu Thiago Mesquita.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Prefeito jogando dinheiro fora ou gente ganhando por fora , posto que , esse trabalho poderia e deveria ser executado pela URBANA ! Alô MP .

  2. oxe oxe, e num era a grande “obra” do prefeito das 1000000 obras alvim? as que nao cairão, estão penduradas kkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *