O estudo Social Business para Todos, apresentado pela E.life mostrou que a utilização de recursos de realidade aumentada no ponto de venda e mais integração entre campanhas veiculadas na TV com as redes sociais estão entre as tendências que serão capazes de gerar um maior engajamento entre marcas e consumidores em 2013. A empresa vem acompanhando o comportamento do consumidor brasileiro nas mídias sociais e selecionou nove conceitos capazes de melhorar o diálogo entre os clientes e as empresas.
Veja a seguir a lista com todos os tópicos apontados pela E.life:
1 – PMEs vão investir cada vez mais nas redes sociais: pequenas e médias empresas se interessam cada vez mais pelas redes sociais.
2 – Métricas dão lugar aos KPIs: ao invés de acompanhar métricas, as empresas criarão indicadores de desempenho para avaliar o resultado de suas estratégias online. O KPI está veiculado ao negócio em si, enquanto a métrica é um dado geral verificado no canal.
3 – Big Data: as empresas precisarão de ferramentas mais complexas para lidar com o enorme volume de informação disponibilizado pelos seus consumidores na web.
4 – Second Screen and Social Curation: estratégias que consigam ligar as campanhas da TV com as redes sociais tendem a aumentar o engajamento do público. A simples inclusão de uma hashtag nos comerciais pode gerar grandes resultados no mundo online. A E.life acompanhou o buzz gerado por campanhas televisivas ao longo de 2012 e constatou que, para a maior parte delas, a repercussão nos canais digitais é bem pequena: cerca de 1,6% de comentários. Em comparação, anúncios que incluíram a hashtag tiveram até 15% a mais de comentários.
5 – Ascenção do mobile: o acesso a plataformas sociais, comércio eletrônico e conteúdo das marcas será cada vez mais feito por dispositivos mobile, como smartphones e tablets.
6 – Social CRM: as empresas serão mais demandadas a prestar atendimento pelas redes sociais.
7 – SaaS (Software as a Service): a computação em nuvem permitirá que mais soluções em software sejam oferecidas como um serviço, onde o pagamento será pelo tempo de uso e não mais pela aquisição do produto.
8 – Varejo social e conectado: o ponto de venda precisa estar conectado, permitindo um compartilhamento de tudo o que acontece no ambiente físico diretamente com as redes sociais.
9 – Realidade aumentada: as ferramentas de realidade aumentada estão mais acessíveis e o varejo deve aproveitar estes recursos para oferecer conteúdo diferenciado ao e-consumidor, aumentando o tempo de visitação na loja e o engajamento do consumidor.
Fonte: Exame.com
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