Na manhã desta quarta-feira (28), representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (SINDSAÚDE) foram recebidos pelo secretário adjunto da Sesap, Marcelo Bessa, na busca por uma convergência entre as expectativas dos servidores, as possibilidades do Governo do Estado e o interesse da população norte-rio-grandense.
Esta é a 10ª reunião que ocorre entre a Sesap e SindSaúde, o que mostra o interesse do estado em ouvir e negociar as reivindicações dos servidores da saúde.
Na ocasião, o secretário adjunto Marcelo Bessa escutou as solicitações dos servidores e ratificou o interesse e os esforços da Sesap em solucionar essa situação.
“Durante reunião, realizada no dia 23 de agosto, o Governo do Estado já havia mostrado sua preocupação e responsabilidade junto às contas públicas, posicionando-se de forma aberta às negociações com a categoria. Estamos realizando diversas ações para auxiliar o atendimento das solicitações do movimento”, disse.
Na pauta de reivindicações, foi registrada a retirada pelo SindSaúde do item que fala sobre a elaboração de uma folha de pagamento extra para repor os descontos indevidos e incorporação dos 25% da GAE e da Jornada Especial. Isso se deu pelo fato do Governo do Estado já ter cumprido parte desta solicitação e ter garantido o atendimento do restante, na folha de pagamento do mês de agosto de 2013.
Nesta quarta-feira (28), a Sesap mais uma vez se mostrou favorável à criação de uma comissão paritária, a ser composta por servidores desta Secretaria, além da SEARH e representantes do SINDSAUDE, com vistas à realização de estudo e planejamento para reformulação da tabela e levantamento do impacto financeiro mediante as novas diretrizes para a implantação da tabela salarial anexa, elaborada pelo Dieese com base na Lei nº 333 de 2006. No entanto, reafirma o posicionamento de que a criação da Comissão e publicação de portaria em Diário Oficial será realizada mediante o encerramento da greve.
A apresentação de um calendário para implantação do reajuste de 22% na GAE e na Jornada Especial para os aposentados e pagamento retroativo será apresentado até o dia 5 de setembro.
Sobre o quadro de pessoal, o Secretário Adjunto da SESAP, Marcelo Bessa, disse que o Governo do Estado convocou, em um ano, 860 concursados, para trabalharem na rede estadual de Saúde, sendo 221 para o Hospital da Mulher, na Região Oeste do estado, os quais se encontram no prazo legal para tomar posse, estando prevista ainda a convocação de mais 53, até o mês de setembro deste ano, para atender as unidades da Região Metropolitana de Natal, incluindo o Hospital Geral Coronel Pedro Germano da Polícia Militar.
“Estamos realizando todos os esforços possíveis, tanto para manter o diálogo com os servidores, como para atender as reivindicações que são razoáveis e compatíveis com a realidade financeira do RN. Os reajustes nas Gratificações e as 639 convocações já realizadas desde o ano passado significaram um impacto de 10 milhões de reais mensais na folha de pagamento dos servidores da Saúde”, disse.
No final da reunião, ficou definido que o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, fará nova audiência com o SindSaúde, na próxima sexta feira (30), às 15h.
“Reconhecemos que os servidores da saúde exercem um papel primordial e não contestamos suas razões. Estamos fazendo um grande sacrifício para dar respostas a todos os pleitos e queremos também contar com a compreensão dos servidores no sentindo de andarmos juntos nesta negociação, cujo objetivo é a melhoria da assistência à população dependente do SUS”, destacou Bessa.
Comente aqui