Economia

BANCO CENTRAL: endividamento das famílias em outubro foi o maior desde janeiro de 2005

Após três meses consecutivos de queda, o endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro subiu em outubro, conforme informou nesta segunda-feira, 22, o Banco Central. O dado considera o total das dívidas dividido pela renda no período de 12 meses.

Segundo a instituição, a taxa passou de 45,90% em setembro para 46,05% em outubro. Esta é a taxa mais elevada desde que a instituição começou a fazer o levantamento, em janeiro de 2005. Até então, o dado mais alto havia sido verificado em junho, de 46,00%.

Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, segundo o BC, o endividamento fica em 28,38% da renda anual em outubro ante 28 50% de setembro. Esta taxa de dois meses atrás – a mais recente disponibilizada pelo BC – é a mais baixa desde agosto de 2009, quando os reflexos da crise internacional de um ano antes estavam mais latentes. Na ocasião, estava em 28,33%.

Ainda segundo o BC, o comprometimento de renda das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) ficou em 21,78% em outubro – estava em 21,86% no mês anterior. O dado, apresentado com ajuste sazonal, é o mais baixo desde agosto deste ano, quando ficou em 21,53%.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Rumble e empresa de Trump processam Moraes nos EUA


O Trump Media & Technology Group, que pertence ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), e a plataforma Rumble entraram com uma ação conjunta nesta 4ª feira (19.fev.2025) contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. A acusação é de que Moraes teria censurado a direita nas redes sociais de forma ilegal. As informações são do The New York Times.

O processo foi protocolado em tribunal federal, em Tampa, cidade americana no Estado da Flórida. A ação se dá 1 dia depois da PGR (Procuradoria Geral da República) enviar uma denúncia formal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposto envolvimento em um plano de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022. Moraes é o relator do caso.

 

s empresas acusam Moraes de censurar o discurso político nos EUA ao ordenar a remoção do perfil no Rumble de Allan dos Santos, que é descrito na ação como um “um dissidente político, conservador brasileiro radicado nos EUA comentarista e blogueiro, conhecido por fundar veículos de comunicação críticos ao STF”. De acordo com as empresas, a medida de Moraes contra Allan dos Santos infringiria a Constituição dos EUA e violariam a liberdade de expressão. As empresas alegam ainda que caso a Rumble não cumpra a determinação, Moraes pode pressionar empresas como Apple e Google para removerem o aplicativo da Rumble de suas lojas, prejudicando a operação global da plataforma.

Apesar de não ter sido diretamente afetada, a Truth Social, rede social de Trump, diz depender da tecnologia do Rumble para a hospedagem de vídeos, o que a prejudicaria caso as operações da plataforma fossem impactadas. O documento destaca que Moraes teria conduzido “uma campanha de censura a opositores políticos no Brasil”, principalmente desde a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Cita a suspensão de 150 contas de críticos do governo e os bloqueios de redes como X (ex-Twitter) e Starlink em 2024.

PODER 360

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes derruba sigilo da delação de Mauro Cid

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou, nesta 4ª feira (19.fev.2025) a derrubada do sigilo da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No documento, Moraes argumenta que não há mais necessidade de manter o sigilo, uma vez que a PGR (Procuradoria Geral da República) já apresentou —na 3ª feira (18.fev)— a denúncia contra Bolsonaro, Cid e mais 32 pessoas por planejarem um golpe de Estado em 2022, visando a impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Ocorre que, no presente momento processual, uma vez oferecida a denúncia pelo procurador-geral da República, para garantia do contraditório e da ampla defesa […] não há mais necessidade da manutenção desse sigilo, devendo ser garantido aos denunciados e aos seus advogados total e amplo acesso a todos os termos da colaboração premiada“, diz Moraes, que é relator do caso.

O ministro deu um prazo de 15 dias para os denunciados apresentem suas defesas, na investigação que apura uma possível tentativa de golpe.

Mauro Cid deu o 1º depoimento no processo de delação premiada à PF (Polícia Federal) em agosto de 2023. O documento foi obtido pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado pelo colunista Elio Gaspari em 25 de janeiro, quando ainda era mantido sob sigilo.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Canalhas, mil vezes canalhas!
    Deus proteja o presidente Jair Messias Bolsonaro desses canalhas do “mecanismo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Açudes e barragens do RN registram 60,4% da capacidade de armazenamento de água, diz Igarn

Foto: Edinael Castro

Açudes, barragens e outros tipos de reservatórios de água do Rio Grande do Norte registraram ocupação de 60,42% da capacidade de armazenamento nesta terça-feira (18), segundo o relatório do Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn).

O percentual representa 2,747 bilhões de metros cúbicos de água. Na mesma data em 2024, as reservas hídricas estavam com 2,104 bilhões de metros cúbicos, correspondendo a 49,09% de sua capacidade.

Maior manancial do estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 1.549.813.704 m³, o que equivale a 65,31% de sua capacidade total de 2.373.066.000 m³. Em comparação, no mesmo período de 2024, o reservatório apresentava 1,231 bilhão de m³, ou 51,91% de sua capacidade total.

O segundo maior reservatório do estado, Santa Cruz do Apodi, acumula 417.297.000 m³, correspondendo a 69,58% de sua capacidade total, de 599.712.000 m³. Em fevereiro de 2024, o volume acumulado era de 343.989.945 m³, o que representava 57,36% da capacidade.

Segundo o relatório, a barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 224.015.777 m³, ou 76,50% de sua capacidade total, de 292.813.650 m³. No mesmo período de 2023, o volume registrado era de 218.938.347 m³, ou 74,77% de sua capacidade.

A barragem Marechal Dutra, popularmente conhecida como Gargalheiras, acumula 32.981.031 m³, o que corresponde a 74,25% de sua capacidade total de 44.421.480 m³. No mesmo período de 2024, o reservatório apresentava apenas 613.282 m³, ou 1,37% de sua capacidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Estamos juntos presidente”, diz Tarcísio a Bolsonaro após denúncia

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se colocou ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) de denunciar, na noite de terça-feira (18), o ex-mandatário por envolvimento em uma trama golpista apontada pela Polícia Federal (PF).

O republicano fez uma publicação nas redes sociais, afirmando que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do estado democrático de direito”.

De acordo com o governador, o ex-presidente é “a principal liderança política do Brasil”.

“Estamos juntos, presidente”, completou Tarcísio.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Com a denúncia da PGR contra Bolsonaro por “golpe de Estado”, finalmente o desgoverno poderá dormir em paz.
    O café, o ovo, a inflação e o discurso insano de Lula serão deixados para lá.
    Lembrando aos petistas, que a narrativa não elimina o atual caos social e econômico do país. 😜

  2. Cadeia pra esse Tarcísio também, laia de Bolsonaro.
    Rogério Marinho pra dar uma de bom moço , ficou ao lado , no pensamento dele só passava , se ele for preso, ele me apoia kkkkkk.
    Marginais destruíram Os poderes principais do país.
    Cadeia e pouco

    1. Vixe, quer dizer , pelo seu comentário, que vc também é a favor que LULA volte pra cadeia? Pq o 9 dedos tá destruindo o país.

  3. Bela atitude do governador Tarcísio Gomes de Freitas, com isso, ganhou minha admiração e respeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Ladrão morre após tentativa de assalto em posto de combustíveis no Planalto

Foto: Hugo Vieira

Um suspeito de tentativa de assalto a um posto de combustíveis morreu após ser baleado por uma pessoa que reagiu à ação criminosa. O caso aconteceu em um estabelecimento na avenida Mira Mangue, no bairro Planalto, zona Oeste de Natal, na noite desta terça-feira (18).

De acordo com as informações apuradas pela reportagem da TV Tropical, dois suspeitos chegaram em uma moto e anunciaram o assalto contra um frentista. Uma pessoa que estava no local percebeu a ação e reagiu.

Um suspeito foi baleado e morreu ainda no local. O outro criminoso conseguiu fugir, mas há a suspeita de que ele também tenha sido baleado. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento da área, além de buscas pelo segundo criminoso envolvido na tentativa de assalto.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) foi ao local para fazer a remoção do corpo. O caso deverá ser investigado pela Policia Civil.

Portal da Tropical

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Método impulsiona os resultados dos estudantes desde o início do ano letivo

A volta às aulas é sempre um momento de adaptação, e, para muitos pais, a preocupação surge: como ajudar meu filho a ter um bom desempenho sem sobrecarregá-lo? Segundo Victor Cornetta, especialista em tendências educacionais, o segredo para um ano letivo produtivo está na organização, no uso de técnicas eficazes de estudo e no equilíbrio entre aprendizado e bem-estar.

“A organização e a constância são os grandes diferenciais de um estudante de alto desempenho. Pequenos hábitos diários podem transformar o aprendizado, reduzindo a procrastinação e a sobrecarga. Quando o aluno entende como estudar de forma estruturada e eficiente, ele ganha tempo, confiança e melhora seus resultados”, explica Victor Cornetta, engenheiro, especialista em tendências educacionais e CEO da Kaizen Mentoria.

Se seu filho tem dificuldades para organizar os estudos ou sente que está sempre correndo contra o tempo, a metodologia Kaizen pode ser a solução. Inspirado na filosofia da melhoria contínua, esse método tem ajudado muitos estudantes a alcançar resultados significativos, tornando o aprendizado mais estruturado e eficiente.

“O conceito de Kaizen é baseado na evolução constante por meio de ciclos de execução e análise. Com essa abordagem, cada estudante aprimora seu desempenho de forma consistente e personalizada”, comenta Cornetta.

O programa da Kaizen Mentoria combina princípios da Engenharia e da Pedagogia para criar um plano de estudos sob medida para cada aluno. Com o apoio de mentores especializados e coordenadoras pedagógicas, a metodologia foca em três pilares essenciais: Organização da rotina: definição de metas semanais para que seu filho saiba exatamente o que e quando estudar.

Técnicas de estudo eficazes: estratégias como leitura ativa, resolução de exercícios e preparação para provas.
Prática ativa: aprendizado interdisciplinar, conectando teoria e prática para melhor assimilação do conteúdo.
Embora a autonomia seja fundamental, Victor destaca que o apoio dos pais faz toda a diferença.” Criar um ambiente positivo, incentivar a disciplina e demonstrar interesse pelo progresso acadêmico são atitudes que contribuem significativamente para o desempenho escolar”, finaliza o especialista.

Se você deseja ver como a Kaizen pode transformar os resultados do seu filho, agende uma reunião com um dos diretores da Kaizen Mentoria, que irá entender suas necessidades e objetivos. Agende sua reunião clicando aqui: bit.ly/kaizenmentoriabg

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Rei e Rainha do Carnaval 2025 são escolhidos em Natal; veja quem são

Foto: Rogério Vital

O Carnaval de Natal em 2025 já tem sua realeza definida. Ottis Ferreira e Chimene Nunes foram eleitos Rei Momo e Rainha do Carnaval durante um concurso realizado na noite desta terça-feira (18) na capital potiguar.

A escolha marca o início das festividades e simboliza a animação que tomará conta da cidade nos dias de folia. A dupla real deverá representar a cidade em todos os eventos promovidos pelo município.

A competição contou com quatro candidatos ao título de Rei e cinco concorrentes ao título de Rainha. Durante as apresentações, os candidatos mostraram seu talento no samba e no frevo, além do carisma necessário.

A eleição aconteceu na sede da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) e contou com um juri formado por personalidades ligadas à cultura da cidade.

“O nível está excelente, você tem bailarinos, dançarinos com repetório de vida, de carreira, maravilhoso”, afirmou Cinthia Oliveira, jornalista de cultura e era uma das componentes do júri.

O evento também teve momentos de tensão, como a queda da candidata Amanda Joseane do palco, durante a apresentação de frevo. Apesar do susto, ela voltou à passarela e concluiu a apresentação.

Outra candidata, Roseane Oliveira, sentiu uma forte dor muscular e precisou de atendimento médico. Ambas passam bem.

A festa, que contou com a animação da banda Lavine, celebrou o talento dos artistas que contribuem para o enriquecimento dos festejos carnavalescos da cidade.

“Esse novo rei e essa nova rainha terão que levar alegria para os quatro cantos de Natal. Para todos os polos, palcos, troças, blocos, trios elétricos, paredões, pranchões. Eles formam o casal da alegria e da festa e Natal está de braços abertos para a alegria”, afirmou Iracy Azevedo, secretária de cultura do município.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula segue sem medidas concretas para frear preço de alimentos

Foto: Reprodução

Passado mais de um mês desde que integrantes do governo e o próprio presidente Lula (PT) sinalizaram que iriam buscar formas de conter a alta do preço dos alimentos, nenhuma medida concreta foi implementada.

No fim de janeiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a regulamentação da portabilidade do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que busca atender prioritariamente os trabalhadores de baixa renda. Ele afirmou que a medida, que mexe no vale-alimentação (VA) e no vale-refeição (VR), pode ajudar a baratear os preços.

Haddad e outros ministros de Estado têm sustentado que a queda do dólar e a safra agrícola de 2025 deverão ajudar na queda dos preços dos alimentos. No entanto, esses dois componentes não têm efeito imediato e são sentidos apenas a médio e longo prazo.

Entenda o debate em torno dos preços dos alimentos

Enquanto a inflação acumulou alta de 4,83% em 2024, o grupo Alimentação e Bebidas, isolado, subiu 7,69% em 12 meses. Esse grupo contribuiu com 1,63 ponto percentual para a inflação do ano passado.
Custos da alimentação (seja ela dentro ou fora do lar) pesam especialmente sobre os mais pobres, que têm seu poder de compra reduzido.

O Palácio do Planalto descartou o tabelamento de preços para forçar a queda nos valores dos alimentos.
Governo aposta na queda do dólar, que caiu em torno de 10% nos últimos 60 dias, e na safra agrícola de 2025, que deverá registrar recorde.

Regulamentação do vale-alimentação, que poderia reduzir as taxas cobradas pelo mercado de benefícios, diminuindo a pressão sobre os preços dos alimentos, ainda não tem previsão de sair.
Enquanto isso, o governo tem buscado medidas que devem ter impacto indireto e limitado, como a manutenção do percentual da mistura do biodiesel ao diesel em 14%. O aumento desse percentual para 15% estava programado para entrar em vigor a partir de 1º de março, o que levaria a uma reação em cadeia.

Leia mais

Metropoles

Opinião dos leitores

  1. Com a denúncia da PGR contra Bolsonaro por “golpe de Estado”, finalmente o desgoverno poderá dormir em paz.
    O café, o ovo, a inflação e o discurso insano de Lula serão deixados para lá.
    Lembrando aos petistas, que a narrativa não elimina o atual caos social e econômico do país. 😜

  2. Próxima fala: se tá caro carne, café, leite, ovos…. vão comer capim, tem sobrando nos canteiros e é ecologicamente viável. Os seguidores vão adorar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Flávio Bolsonaro: PGR baseou denúncia em rascunho de Estado de Sítio

Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (18), que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se baseou em um rascunho de Estado de Sítio para denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

“O que estamos vendo é a PGR se baseando em um rascunho de projeto de Estado de Sítio, que seria enviado, supostamente, ao Congresso Nacional, algo que ninguém sabe quem foi que escreveu. Nem a própria PGR sabe quem foi que teria escrito esse rascunho”, disse o senador.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Com a denúncia da PGR contra Bolsonaro por “golpe de Estado”, finalmente o desgoverno poderá dormir em paz.
    O café, o ovo, a inflação e o discurso insano de Lula serão deixados para lá.
    Lembrando aos petistas, que a narrativa não elimina o atual caos social e econômico do país. 😜

    1. O caos do governo Lula não diminui a canalhice perpetrada pela gang chefiada pelo Mito. Cadeia para os envolvidos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA UNIMED: Ricardo Queiroz ultrapassa Márcio Rego e aparece à frente na primeira pesquisa do período eleitoral

Foto: Divulgação

Pesquisa encomenda pelo portal Potiguar News, em parceria com AR7 Consultoria, divulgada nesta segunda-feira (17), mostra que, se a eleição da Unimed Natal fosse hoje, o médico cardiologista Ricardo Queiroz estaria à frente na preferência dos cooperados. A consulta, realizada por telefone nos dias 13 e 14 de fevereiro, ouviu 250 médicos cooperados. O pleito acontecerá no dia 31 de março.

No cenário estimulado, Ricardo Queiroz, que conta com o apoio do atual presidente da cooperativa Fernando Pinto, aparece na liderança com 38,8% da preferência, superando o ortopedista Marcio Rêgo, que obteve 34,4%. Com uma vantagem de 4,4 pontos percentuais, Ricardo Queiroz consolida seu crescimento na eleição para a presidência da Unimed Natal.

Ainda segundo o levantamento, 23,6% dos entrevistados declararam estar indecisos ou sem preferência, enquanto 3,2% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos dois candidatos.

A pesquisa tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

Opinião dos leitores

  1. Dr Márcio Rego perde dentro da própria especialidade, não possui a maioria dos votos nem na ortopedia, por que será? Estranho não é? Será por que os ortopedistas sabem quem é Dr Márcio Rego, que simplesmente pisa nas pessoas “ menores “, humilha técnicos de enfermagem, instrumentadores por exemplo e etc?

  2. Dr Márcio Rêgo fez uso do cargo no conselho da Unimed pra fazer reversa de mercado dentro da própria Unimed onde não permitiu por anos nenhum outro ortopedista atender no centro clínico que não fosse ele, os irmãos e ninguém mais até pouco tempo atrás. Dr Márcio Rego vamos falar a verdade sobre a pessoa que você é “ irmão “.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *