Diversos

SINE-RN tem 90 vagas de empregos nesta quinta-feira para Natal e Região Metropolitana

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece nesta quinta-feira(08) 90 vagas de emprego para Natal e Região Metropolitana.

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

Neste momento, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sine-RN está com atendimento presencial realizado mediante agendamento. Em Natal, os telefones para agendamento da unidade matriz, em Candelária, são: (84) 3190-0783, 3190-0788, 98106-6367 e 98107-4226. Os agendamentos e atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

VEJA AS OFERTAS DE VAGAS DE EMPREGO POR OCUPAÇÃO:

AJUSTADOR DE OFICINA DE CILINDROS 01

ALMOXARIFE 01

AUXILIAR DE COZINHA 04

AUXILIAR DE LIMPEZA 34

AUXILIAR DE LOGISTICA 15

AUXILIAR FINANCEIRO 02

CABELEIREIRO 03

CHEFE DE COZINHA 01

CHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA 01

COMPRADOR 01

CORTADOR, A MÃO 02

ELETRICISTA BOBINADOR 01

GARÇOM 01

MANICURE 08

MARCENEIRO 02

MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 01

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS (MANUTENÇÃO) 01

MESTRE DE OBRAS 02

MONTADOR DE MÓVEIS E ARTEFATOS DE MADEIRA 02

MONTADOR SOLDADOR 01

PINTOR DE OBRAS 01

PIZZAIOLO 02

PODADOR DE ÁRVORES NA CONSERVAÇÃO DE VIAS PERMANENTES 01

SUSHIMAN 02

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “É o fim da minha vida, eu já estou com 70 anos. Completamente injusta uma possível prisão”, diz Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se tornou réu nesta semana no STF (Supremo Tribunal Federal) acusado de liderar uma trama golpista, concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo na sede do PL.

Bolsonaro é acusado de cinco crimes, cujas penas somadas superam 40 anos. Questionado se uma eventual prisão significaria o fim da sua carreira política, disse: “É o fim da minha vida. Eu já estou com 70 anos” e que uma eventual prisão seria “completamente injusta”.

Leia abaixo a entrevista na qual também falou da delação de seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid.

A Procuradoria-Geral da República pediu arquivamento da investigação contra o senhor por fraude no cartão de vacina. O Cid disse à PF que o sr. pediu para ele isso. Por que acha que ele falou isso? E o que acha da decisão da PGR?

Eu jamais faria um pedido desse para alguém, me desmoralizaria politicamente, porque sempre fui contra a vacina, que até hoje é experimento [o imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)]. Um delator, para seguir a regra, tem que ser espontâneo, falar a verdade e ter prova. Tanto é que o senhor [procurador-geral da República Paulo] Gonet chegou à conclusão que não tinha indícios mínimos de eu ter mandado falsificar o cartão. Esse pedido de arquivamento, se fosse a Lava Jato, já tinha anulado tudo. Mas como eu não sou tão poderoso assim…

O sr. acha que pode ser uma sinalização para os outros processos, como o das joias?

Mais que uma sinalização, uma luz vermelha contra o processo. Porque você não pode investigar o cartão de vacina, olhar do lado ali e ah, apareceu presentes, apareceu estado de sítio, não pode fazer isso aí. Até porque nunca vi um juiz começar um processo sem ser provocado. Uma vez provocado, ele analisa, se investiga. Por que eu sou diferente dos outros?

O sr. falou que conversou já com auxiliares sobre alternativas, mas não sobre ruptura. Quais foram essas alternativas?

Eu não esperava o resultado [das eleições]. Nós entramos com a petição e, no dia seguinte, o senhor Alexandre Moraes mandou arquivar e nos deu uma multa de R$ 22 milhões. Se a gente recorresse, podia passar para R$ 200 milhões. Se eu não vou recorrer à Justiça Eleitoral, pode ir para onde? Eu conversei com as pessoas, dentro das quatro linhas, que vocês estão cansados de ouvir, o que a gente pode fazer? Daí foi olhado lá, [estado de] sítio, [estado de] defesa, [artigo] 142, intervenção…

Essas foram as possibilidades discutidas na época?

É, não foi decisão. Reuni duas vezes com os comandantes militares, com umas outras pessoas perdidas por ali. Mas nada com muita profundidade, porque quando você perde a eleição, você fica um peixe fora d’água. Metade do seu ministério, você tem que tomar cuidado para conversar com os caras, né? E também eles querem voltar à normalidade da vida deles, você não pode botar pressão em cima deles. E daí, no depoimento do comandante do Exército, ele fala que foi discutida possibilidade de dispositivos constitucionais. Qual o problema? Nenhum. O PGR falou de estado de defesa ou sítio. Primeiro passo é convocar os conselhos da República e da Defesa. Isso não foi convocado, não houve nem cogitação de nada.

Em 7 de setembro de 2021, o sr. chegou a mencionar que chamaria o Conselho da República. Isso já era uma coisa que estava na cabeça do senhor desde 2021?

Eu quero saber quando eu falei isso, não estou lembrado… Mas, se falei, não tem crime nenhum nisso aí.

Por que o sr. discutiu essas alternativas com os militares?

Tem que discutir com várias pessoas. Eu tenho muita confiança nos militares. Não tem problema nenhum conversar. Conversa primeiro com o ministro da Defesa. Depois, na segunda reunião que apareceu os caras lá. Existe algo fundamentado, concretamente, para gente buscar uma alternativa? Chegou à conclusão que, mesmo que tivesse, não vai prosseguir. Então esquece.

Discutir uma alternativa com os militares que fosse para impedir o presidente Lula de assumir o mandato não seria uma tentativa de golpe de Estado?

Golpe não tem Constituição. Um golpe, a história nos mostra, você não resolve em meses. Anos. E, para você dar um golpe, ao arrepio das leis, você tem que buscar como é que está a imprensa, quem vai ser nosso porta-voz, empresarial, núcleos religiosos, Parlamento, fora do Brasil. O “after day”, como é que fica? Então foi descartado logo de cara.

Foi descartado porque o Freire Gomes [então comandante do Exército] não deu apoio a essa iniciativa? 

Não pedi apoio para ninguém. Pergunta para o Freire Gomes se, em algum momento, eu falei golpe. Vai responder que não. Se você quer dar golpe, troca o ministro da Defesa, troca o comandante de Força, bota um pessoal disposto a sair fora das quatro linhas. Mas isso não passou pela cabeça. Você não dá golpe à luz do dia. Você vai criando um fato, uma oportunidade, como o Lula diz, né? Então estão construindo narrativa. Porque, obviamente, a não eleição nossa nos pegou de surpresa. O TSE, é bom você publicar, tomou providências contra Jair Bolsonaro, o candidato.

O sr. se arrepende de não ter reconhecido firmemente o resultado das urnas em 2022?

Não me arrependo. Eu tinha meus questionamentos. Todo candidato faz isso quando ele vislumbra qualquer possibilidade. E eu jamais passaria faixa para ele [Lula] também, mesmo que tivesse dúvidas de nada.

E o sr. se arrepende de ter discutido essas alternativas que o levam hoje a ser julgado pela trama golpista?
É uma história contada por aquela parte da Polícia Federal vinculada ao senhor Alexandre de Moraes. Aqui [Constituição] é a minha Bíblia. Tenho um problema, recorro a isso aqui. Agora, se não se pode falar estado defesa, de sítio, se revoga isso aqui. Pronto. Agora, não pode quando alguém fala sobre esse assunto e outra pessoa tem opinião contrária, passa a ser golpe.

E o sr. apoiaria um projeto de anistia que não o contemplasse?

Olha só, quando começou a tramitar, eu falei não quero saber de anistia envolvendo meu nome. Como é que eu podia imaginar que me colocariam no [processo do] 8 de janeiro, se eu estava lá nos Estados Unidos? Não acharam nada a meu respeito. Olha só, anistia, você tem que fazer, não é para… Quando é individual, chama-se graça.

O sr. teme que, se for efetuada uma prisão, possa ser o fim da sua carreira política?

É o fim da minha vida. Eu já estou com 70 anos.

Como seria uma prisão para o sr.?

Completamente injusta uma possível prisão. Cadê meu crime? Onde eu quebrei alguma coisa? Cadê a prova de um possível golpe? A não ser discutir dispositivos constitucionais que não saíram do âmbito de palavras.

O sr. cogita se juntar ao Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, pedir asilo político? Já chegou a conversar sobre isso com algum chefe de Estado?

Zero, zero, zero. Eu acho que eu estou com uma cara boa aqui. Tenho 70 anos, me sinto bem. Eu quero o bem do meu país.

É ex-presidente do Brasil. Foi derrotado no segundo turno das eleições de 2022 por Lula (PT) e declarado inelegível pelo TSE até 2030. Antes havia sido deputado federal durante 27 anos. Capitão reformado do Exército, hoje é presidente de honra do PL. Tornou-se réu sob a acusação de liderar trama golpista no final de seu governo.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO E FOTOS: Bala perdida atinge janela de apartamento em Petrópolis durante troca de tiros em Mãe Luiza

Uma bala perdida atingiu a janela do quarto de um apartamento localizado em Petrópolis durante a intensa troca de tiros ocorrida no bairro de Mãe Luiza na noite de sexta-feira (29).

A bala que atravessou os dois vidros da janela e podia ter feito uma vítima fatal. As imagens foram enviadas por uma leitora do BLOGDOBG, que encontrou o projétil no cômodo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Minha mulher não é clandestina. Ela não faz viagem apócrifa”, diz Lula sobre críticas às viagens de Janja

Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu, neste sábado, críticas às viagens da primeira-dama, Janja da Silva.

— A minha mulher não é clandestina. Ela não faz viagem apócrifa. Ela viajou a convite do companheiro (Emmanuel) Macron (presidente da França) para discutir a aliança global contra a fome e a pobreza — afirmou. — A Janja foi oficialmente me representando, não foi uma viagem escondida.

Janja representou Lula na Cúpula Nutrição para o Crescimento, em Paris, neste mês. O presidente designou a primeira-dama para participar do evento a convite do governo francês. Antes disso, anja embarcou sete dias antes de Lula para o Japão junto com equipe precursora do presidente que sempre viaja com antecedência aos destinos que serão visitados pela comitiva presidencial.

O presidente disse que a oposição precisa ler os discursos da primeira-dama antes de fazer críticas.

— Eu queria que a oposição lesse o discurso dela para deixar de ser ignorante. Ela vai continuar fazendo o que ela gosta. A mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa. Ela vai estar aonde ela quiser, vai falar o que ela quiser e vai andar onde ela quiser.

A Advocacia-Geral da União (AGU) prepara um parecer inédito que prevê os limites da atuação do cônjuge do presidente da República nas situações em que atua como representante simbólico do chefe de Estado e de governo em eventos nacionais e internacionais. O documento está sendo elaborado por determinação do Palácio do Planalto em meio a contestação da oposição sobre a atuação da primeira-dama.

A AGU finaliza o parecer diante da avaliação interna de que os roteiros de Janja no exterior geram desgaste político a Lula e ao governo. Embora não tenha peso de uma decisão judicial ou de uma portaria assinada pelo presidente, servirá de referência para aplicação na administração pública federal.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN teve saldo de 2,4 mil novos empregos formais em fevereiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O estado do Rio Grande do Norte registrou, em fevereiro, um saldo de 2.495 novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 22,5 mil admissões e 20 mil desligamentos no mês. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O resultado é positivo também para o primeiro bimestre do ano, período em que o estado soma 2,2 mil novas vagas formais. Já nos últimos 12 meses, o saldo registrado no Rio Grande do Norte é de 34,7 mil empregos. O estoque, ou seja, a quantidade total de pessoas formalizadas trabalhando no estado, chegou a 538,2 mil pessoas.

Em fevereiro, o Rio Grande do Norte apresentou desempenho positivo em três dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas. O destaque foi o setor de Serviços, que terminou o mês com um saldo de 2.367 vagas. Na sequência aparecem Construção (726) e Comércio (558). Os setores de Indústria e Agricultura apresentaram saldo negativo, com menos 101 e 1.055 vagas, respectivamente.

No estado, as novas vagas com carteira assinada foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo feminino (1.827). Pessoas com ensino médio completo foram as principais atendidas (2.249) com as vagas no Rio Grande do Norte. Jovens entre 18 e 24 anos são o grupo com maior saldo de vagas no estado: 1.627.

A capital Natal foi o município com o melhor saldo no estado em fevereiro, com 1,9 mil novos postos. A cidade tem hoje um estoque de 235 mil empregos formais. Na sequência dos municípios com melhores desempenhos no mês de fevereiro no estado aparecem Currais Novos (146), Macaíba (144), Parnamirim (132) e Caicó (120).

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula volta ao Brasil neste sábado; presidente soma 96 dias fora do País no 3º mandato

Foto: Ricardo Stuckert/Planalto

Desde que assumiu seu 3º mandato em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou 96 dias fora do Brasil. A última das viagens foi para o Japão e para o Vietnã, onde passou 7 dias negociando acordos comerciais de importação e aproximando o Brasil dos países asiáticos. Retornará a Brasília neste sábado (29).

Em sua 1ª viagem intercontinental de 2025, Lula e sua comitiva de ministros foram ao Japão e ao Vietnã e voltarão considerando terem tido um saldo positivo em relação às expansões comerciais. Segundo o presidente, das 5 idas ao país, “essa foi a visita mais importante” que ele fez ao Japão por ter aberto “uma trincheira extraordinária no desenvolvimento brasileiro” ao “atrair mais empresas japonesas para ir ao Brasil”.

O petista já havia saído do país em 2025 para a posse do presidente uruguaio, Yamandú Orsi, em 1º de março. Na ocasião, passou apenas 1 dia no país e se encontrou com políticos locais.

 

Opinião dos leitores

  1. Parabéns Presidente…atraindo investimentos e negócios para o país.
    Diferente do vagaBozo, que ninguém queria ver nem perto…aquele seBozo.

  2. 🎶🎵🎶🎵 Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão, se gritar pega ladrão… 🎶🎵🎶🎵🎶🎵

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que Trump está “no caminho certo” ao discutir a paz na Ucrânia

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Donald Trump “está no caminho certo” ao discutir a paz na Ucrânia, num raro elogio ao líder americano.

“Na medida que o Trump toma a decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o (ex-presidente Joe) Biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a dizer que o Trump está no caminho certo”, disse o presidente brasileiro.

Lula lembrou que no Brasil vem defendendo a ideia de uma saída negociada entre Moscou e Kiev desde o início da guerra na Ucrânia.

“Nós fizemos uma crítica contundente à ocupação territorial que a Rússia fez para a Ucrânia. E nos colocamos à disposição para buscar a paz entre a Rússia e a Ucrânia. Naquele instante, a gente dizia que não era possível conversar apenas com o (presidente ucraniano Volodymyr) Zelensky. Era necessário colocar os dois numa mesa”, disse ele.

Lula afirmou que vai ter uma conversa telefônica com Zelensky na semana que vem e que vai, então, entender se o ucraniano quer mesmo a paz.

O presidente brasileiro reclamou da Europa, afirmando que líderes do continente sempre foram contra as negociações com o líder russo Vladimir Putin.

“Agora que o Trump começou a conversar com o Putin, a Europa não quer ficar de fora e quer trazer o Zelensky. E eu acho que tem que entrar. Para ter paz, tem que colocar Putin e Zelensky em cima de uma mesa e colocar pra conversar e parar de atirar e começar a plantar comida e discutir paz”, afirmou.

As declarações de Lula foram feitas em Hanói, a capital do Vietnã, no encerramento de sua viagem de uma semana pela Ásia.

As visitas de Estado ao Japão e ao Vietnã foram dominadas por discussões comerciais e estratégicas com líderes dos dois países.

Lula defendeu o multilateralismo e o livre comércio em vários discursos, num movimento importante às vésperas do anúncio do presidente Trump de novas tarifas que serão aplicadas contra vários países – entre eles o Brasil.

O líder brasileiro afirmou que caso as tarifas de fato sejam aplicadas, o governo brasileiro apelaria contra elas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e poderia também retaliar os Estados Unidos.

Em Hanói, a CNN Brasil questionou o presidente sobre caminhos alternativos, como a possibilidade dele telefonar para Trump para tentar abrir negociações diretas e evitar o impacto de tarifas na economia brasileira.

Lula disse que poderia fazer isso.

“Na hora que eu sentir necessidade de conversar com o presidente Trump, não terei nenhum problema de ligar pra ele. Na hora que ele achar que tem interesse em conversar comigo, eu espero que ele não tenha nenhum problema de ligar para mim. Não é porque temos divergência ideológica que dois presidentes não possam conversar”, afirmou.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Estados e DF deixam de arrecadar R$ 229,9 bi com renúncias fiscais

Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

Os Estados deixaram de arrecadar R$ 229,9 bilhões em 2023 (último dado disponível) com as renúncias fiscais. O valor apresenta uma alta real de 3,4% em relação a 2022. Os dados são do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais do Tesouro Nacional.

Os benefícios fiscais elevam as taxas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que são tributos estaduais cobrados da população para compensar as vantagens setoriais concedidas pelo ente Federal.

O Tesouro Nacional calcula anualmente uma taxa de renúncia fiscal para cada Estado, que se baseia na proporção entre a renúncia total em relação à receita bruta do ICMS, o principal imposto estadual.

A taxa média de renúncia fiscal no Brasil é de 24,6% no Brasil, mas pode variar de 8,7%, como é registrado no Pará, para 52,5%, no Amazonas, que tem benefícios concedidos à Zona Franca de Manaus.

Arte: Poder 360

As alíquotas padrões de cada Estado do ICMS variam de 17%, em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Espírito Santo, a 22%, no Maranhão e no Rio de Janeiro.

O Estado carioca, por exemplo, tem uma taxa de renúncia fiscal de 44,1%. Cresceu 8,5 pontos percentuais de 2022 a 2023.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em última agenda na Ásia, Lula volta a comentar ‘anistia’ de Bolsonaro: ‘ele não está querendo se defender’

Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a comentar o pedido de anistia de Jair Messias Bolsonaro, em sua última agenda na Ásia na tarde deste sábado (29) pelo horário local – madrugada, no horário de Brasília.

“É impressionante que os advogados do cidadão que está pedindo anistia não digam para ele que primeiro eles vão absolver o cidadão, que se absolver não tem anistia. Mas eles já estão tratando como se ele fosse culpado”, disse. “Ele não está querendo nem se defender porque ele sabe, no subconsciente dele, que ele fez todas as bobagens que está sendo acusado”.

Apesar da declaração, Lula afirmou que não vê essa questão como principal e que não conversou sobre o assunto com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), que o acompanham na viagem.

“Você acha que eu iria convidar o presidente da Câmara e o presidente do Senado para discutir, a 11 mil metros de altura, problemas que eu posso discutir em terra, na minha casa, na casa deles, no senado ou na presidência da república?”, indagou quando perguntado sobre o assunto.

“Eu tenho certeza que a anistia não é um tema principal para ninguém, a não ser para quem está se culpabilizando.

O líder brasileiro ainda disse que nos próximos dias irá conversar com os dois sobre “tudo o que eles têm a resolver”.

A fala de Lula foi feita em conversa com a imprensa na conclusão do Seminário Empresarial Brasil-Vietnã. Em discurso no evento, Lula reafirmou suas intenções de continuar e estender a parceria comercial com o Vietnã.

G1

Opinião dos leitores

  1. Lula, chefe do mensalão e da operação lava jato que conseguiu sair da cadeia sem ter sido absolvido, esse sim pode e deve defender o judiciário brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Noite de fogo: vídeo mostra Intenso tiroteio em Mãe Luiza deixando moradores da região aterrorizados

Vídeo: Reprodução/Portal BO

Imagens registradas por moradores de prédios no bairro Petrópolis, mostram um verdadeiro tiroteio ocorrido em Mãe Luiza, na noite desta sexta-feira (28). As rajadas e disparos sequenciados foram captados enquanto câmeras de celulares mostravam a movimentação.

O ocorrido trouxe pânico para os moradores dos dois bairros da zona leste de Natal. Informações indicam que viaturas do 1° Batalhão e de outras unidades, realizaram diligências para prender os autores dos tiros. Um homem foragido acabou detido pelos PMs.

Quase que simultaneamente, uma barreira realizada, pelo CPRE, no bairro da Ribeira resultou na prisão de quatro homens que trafegavam em um veículo tipo Ônix. Durante a abordagem os policiais encontraram duas pistolas e várias munições do mesmo tipo de arma. Diante de algumas informações colhidas ainda no local, o grupo foi apontado como suspeito de participar do tiroteio no bairro vizinho.

Todos foram conduzidos para a Central de Flagrantes, no bairro Cidade da Esperança onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Portal BO

Opinião dos leitores

  1. Calma canhotos , afinal estamos morando e vivendo na capital mais segura do Nordeste , segundo a “professora” Fátima !

  2. * Enquanto isso, a “puliça” de Fátima, Alarico e Araújo não prende ninguém. Só se ouve as zoadas das sirenes e prisão que é bom nada.

    1. Tu é burro n sabe ler?
      Um foi preso no local e três foram presos na barreira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Elon Musk diz que vendeu o X para sua empresa de IA por US$ 45 bilhões

Foto: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Elon Musk anunciou na noite desta sexta-feira (28) que vendeu a rede social X para a xAI, sua empresa de inteligência artificial (IA). A xAI pagará US$ 45 bilhões pela X, um pouco mais do que Musk pagou por ela em 2022. O novo acordo inclui US$ 12 bilhões em dívidas.

Musk escreveu em sua conta no X que o acordo dá à rede social uma avaliação de US$ 33 bilhões. Já o valor da empresa combinada seria de US$ 80 bilhões.

“Os futuros da xAI e da X estão interligados”, disse Musk.

“Hoje, oficialmente damos o passo para combinar dados, modelos, computação, distribuição e talento. Essa combinação desbloqueará um imenso potencial ao misturar a capacidade e a expertise avançadas de IA da xAI com o alcance massivo da X.”

Musk não anunciou nenhuma mudança imediata no X, embora o chatbot Grok da xAI já esteja integrado à plataforma de mídia social.

O bilionário disse que a plataforma combinada “entregará experiências mais inteligentes e significativas”.

Musk fez uma série de mudanças na plataforma antes conhecida como Twitter desde que a comprou em 2022, levando alguns grandes anunciantes a fugirem.

Ele demitiu 80% da equipe da empresa, derrubou o sistema de verificação da plataforma e restabeleceu contas suspensas de supremacistas brancos meses após a aquisição.

Embora a avaliação do X seja menor do que a que Musk pagou pela saída social, ainda é uma reversão de fortunas para a empresa. A empresa de investimentos Fidelity estimou em outubro que o X valia quase 80% menos do que quando Musk a comprou.

Em dezembro, o X havia se recuperado um pouco, mas ainda valia apenas cerca de 30% do que Musk pagou, de acordo com a Fidelity, cujo fundo Blue Chip detém uma participação na X.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *