Economia

PIB brasileiro cresce 1,2% no primeiro trimestre e supera expectativas

Foto: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO

O produto interno bruto (PIB) do Brasil teve um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre do ano, comparativamente ao último de 2020. O resultado foi divulgado nesta terça (1°) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e veio melhor que o ponto médio (mediana) das expectativas de mercado, que era de 0,8%.

O desempenho registrado até março deve dar um novo impulso às expectativas de crescimento da economia brasileira em 2021. Instituições financeiras já projetam uma expansão de 5%, o que seria a maior em dez anos. Na segunda (31), a mediana das expectativas de bancos, corretoras e consultorias, ouvidas pelo Banco Central (BC) no relatório Focus, sinalizou para uma alta de 3,96%, a sexta seguida.

Um dos impulsionadores do crescimento da economia tem sido as commodities, que passam por um ciclo favorável nos preços devido à recuperação robusta da economia mundial, que tem projeção de crescimento de 6%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), um ambiente de taxas de juros ainda baixos e estímulos fiscais e monetários nas principais economias do mundo.

Gazeta do Povo

Opinião dos leitores

  1. Apesar da melhora nas projeções para 2021, recuperação segue em ritmo ‘morno’ e enfrenta cenário de vacinação lenta, inflação alta, desemprego recorde e incerteza ainda elevada. Muda Brasil!!!!!

    1. Muda Brasi!!!! Para corrupção, preço da gasolina jogado para debaixo do tapete, juros nas alturas e desemprego desenfreado. É essa a mudança?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, em março deste ano, chegou a 335.151. Se comparado ao registrado em dezembro de 2024, quando havia 327.925 pessoas nessa situação, houve um aumento de 0,37% no primeiro trimestre deste ano.

Os dados são do informe técnico de abril do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/Polos da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), divulgados na segunda-feira (14). O estudo foi feito com base nos dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) sobre o CadÚnico.

O número apurado em março é 14,6 vezes superior ao registrado em dezembro de 2013, quando havia 22,9 mil pessoas vivendo nas ruas no país.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informou que retomou, em 2023, as capacitações para entrevistadores e operadores do cadastro único, fortalecendo a atuação dos municípios na coleta de dados. A pasta também destacou a subnotificação e a inconsistência dos dados anteriores, devido ao enfraquecimento da atualização cadastral na gestão anterior (2019-2022).

No Brasil, o relatório demonstra que o CadÚnico registrou em março de 2025:

  •       9.933 crianças e adolescentes em situação de rua (3%);
  •       294.467 pessoas em situação de rua na faixa etária de 18 a 59 anos (88%);
  •       30.751 idosos em situação de rua (9%);
  •       84% são pessoas do sexo masculino.

Em relação à renda, 81% (272.069) das pessoas em situação de rua sobrevivem com até R$ 109 por mês, correspondente a 7,18% do salário mínimo, hoje R$ 1.518.

Mais da metade (52%) das pessoas em situação de rua no país não terminaram o ensino fundamental ou não têm instrução, a maioria é de pessoas negras. Esse percentual é mais que o dobro do total da população brasileira que não completou a escolaridade básica ou em condição de analfabetismo, de 24%, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A baixa escolaridade dificulta o acesso das pessoas às oportunidades de trabalho geradas nas cidades, sugere a pesquisa.

Onde vivem

A Região Sudeste concentra 63% da população em situação de rua do país, o equivalente a 208.791 pessoas. Em seguida, figura a Região Nordeste, onde 48.374 pessoas (14%) estão em situação de rua. Na Região Sul, são 42.367 (13%), na Região Centro-Oeste, 19.037 (6%), e na Região Norte, 16.582 (4%) indivíduos estão nesta condição de vulnerabilidade social.

A análise revela que quatro em cada dez pessoas que vivem na rua no Brasil se encontram no estado de São Paulo (42,82% do total da população em situação de rua). O segundo estado é o Rio de Janeiro com 30.997 pessoas em situação de rua ou 10%, sucedido por Minas Gerais, com 30.355 pessoas.

Em números absolutos, as cinco capitais com as maiores populações em situação de rua são:

  • São Paulo, com 96.220 pessoas;
  • Rio de Janeiro, 21.764;
  • Belo Horizonte, 14.454;
  • Fortaleza, 10.045;
  • Salvador, 10.025;
  • e Brasília, 8.591.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dono de churrascaria é morto dentro do próprio estabelecimento em São José de Mipibu

Foto: Maurício Teixeira/TV Ponta Negra

O dono de uma churrascaria foi morto na madrugada desta sexta-feira (18) no quarto em que morava dentro do próprio estabelecimento em São José de Mipibu, na Grande Natal. A vítima foi identificada como Nilson Winter – a idade não havia sido confirmada.

O caso aconteceu no distrito de Taborda. Uma pessoa próxima à vítima, que preferiu não se identificar, disse que o corpo foi encontrado amarrado e com manchas de sangue por todo o quarto.

“Ele estava no chão, enrolado, com a cabeça enrolada, como se fosse enforcamento. E também como se tivessem sido facadas, algo assim”, disse.

O corpo foi encontrado por funcionários pela manhã. Uma delas tentou contato sucessivas vezes por telefone com a vítima, mas não teve retorno. O dono da churrascaria morava no estabelecimento com o neto, que é menor de idade, e estava sob os cuidados do avô.

Uma das portas dos fundos do estabelecimento estava arrombada. Para os funcionários do local, o criminoso teria acessado a churrascaria por esse trecho. Ainda não havia confirmação se o crime foi cometido por uma ou mais pessoas.

“Ele sempre tinha suas discussões com o povo, mas discussões sem maldade. Mas ninguém sabia [de algo a mais que isso]. Aí ontem aconteceu isso”, disse uma pessoa próxima à vítima.

A Polícia Militar foi acionada e a Polícia Civil também esteve na churrascaria para iniciar a investigação do crime, assim como o Instituto Técnico-Cientifico de Perícia (Itep), que realizou a análise no quarto do crime e fica responsável pela necropsia.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro agradece mensagens de apoio após uma semana internado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) agradeceu nesta sexta-feira (18) congressistas norte-americanos, parlamentares europeus e ministros das Relações Exteriores que o desejaram pronta recuperação e enviaram mensagens de apoio enquanto se recupera de uma cirurgia. “São gestos que não esquecerei”.

“Em momentos assim, o corpo precisa parar, mas o espírito se renova e se fortalece. Cada oração, cada mensagem, cada gesto de amizade reacende a chama da esperança e lembra da missão que temos pela frente. Há pausas que não interrompem, apenas nos preparam”, escreveu Bolsonaro. Ele completou uma semana internado nesta sexta.

Segundo o boletim médico publicado nesta sexta-feira (18), Bolsonaro está sem dor e sem intercorrências. Ele realizou tomografias de controle que não indicaram nenhuma complicação em decorrência da cirurgia. O ex-presidente continua em jejum oral, alimentando-se exclusivamente por sonda desde a cirurgia.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre o ex-vereador Bertone Marinho

Faleceu na manhã desta sexta-feira (18), em sua residência, o ex-vereador da cidade do Natal, Bertone Marinho, aos 41 anos. A notícia pegou de surpresa familiares, amigos e a comunidade política da capital potiguar.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.

Bertone Marinho deixa dois filhos um legado de atuação pública e de serviços prestados à cidade.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Com informações de Rodrigo Loureiro

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro segue em UTI cinco dias após cirurgia e tem ‘boa evolução clínica’, diz boletim médico

Foto: Reprodução/Redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, informou o boletim médico desta sexta-feira (18). De acordo com os médicos que o acompanham, ele mantém “boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências”.

“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências. Apresenta também melhora dos exames laboratoriais. Segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva. Hoje, continuará o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, diz o texto.

Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro agradeceu as manifestações de apoio que tem recebido, inclusive de “ex-presidentes de países aliados”, “ministros das relações exteriores” e parlamentares dos Estados Unidos. Ele, contudo, não cita nomes.

“Os últimos dias têm exigido de mim silêncio, paciência e dedicação total à recuperação. Mesmo na UTI, sigo firme, amparado por uma equipe médica extremamente dedicada, pela minha família e pelas orações de milhares de brasileiros”, disse ele na mensagem.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

MARIO SABINO: A peruana vítima da Lava Jato é bem-vinda ao valhacouto de corruptos

Lula, Nadine Heredia e Ollanta Humala | Foto: Ricardo Stuckert

Mario Sabino – Metrópoles

Jornalistas que ajudaram a enterrar a Lava Jato, como se os procuradores e os juízes da operação anticorrupção tivessem ferido de morte o Estado de Direito, agora se escandalizam porque uma das personagens atingidas pela Lava Jato no exterior recebeu asilo do governo Lula.

Eles dizem que não há justificativa para que a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia tenha sido acolhida no Brasil depois de ter sido sentenciada a 15 anos de prisão, assim como o maridão, o ex-presidente Ollanta Humula, que está em cana.

Ambos foram condenados por ter levado uma bola de US$ 3 milhões da Odebrecht para financiar a campanha eleitoral que levou o gajo à presidência do Peru, em 2011.

Nadine Heredia refugiou-se na embaixada brasileira em Lima, alegando perseguição política e a necessidade urgente de tratar um câncer, e escapou para cá, em avião da FAB, com a ligeireza de um delivery de ceviche.

Os seus advogados brasileiros, um deles pertencente àquele intrépido clube do charuto e do vinho conhecido por Prerrogativas, afirmam que Nadine Heredia foi injustiçada pelos promotores e juízes peruanos da mesma forma que os condenados pela Lava Jato o foram pelos procuradores e juízes brasileiros.

É claro que colou, e eu não entendo, juro, qual é a surpresa dos meus colegas jornalistas. Para mim, é lógico que, se colocamos os condenados brasileiros pela Lava Jato na rua, e um deles na Presidência da República, também garantamos liberdade a condenados estrangeiros que foram pegos pela operação nos seus países.

A Lava Jato não era uma “organização criminosa”, como gosta de apregoar por aí o decano do STF e aquele outro integrante do tribunal que não gosta da Transparência Internacional? A Odebrecht e outras empreiteiras não eram dirigidas por gente proba que foi torturada pelos fascistas de Curitiba? O nosso Lula também não foi vítima desse gente horrorosa? Pois então. Venham a nós as criancinhas colhidas pelos tentáculos internacionais da quadrilha.

Ademais, precisamos fazer valer a antiga tradição de sermos valhacouto de corruptos (tivemos até um paraguaio), ladrões (tivemos até um inglês), traficantes (temos até um búlgaro), terroristas (tivemos até um italiano) e assassinos (o mesmo italiano). Acusados de o serem, quer dizer.

A Lava Jato vigarista também ameaçava o nosso belo histórico de terra da eterna presunção de inocência. Já não ameaça mais, ainda bem, com a graça de Deus e a elegância do STF. Bem-vinda, Nadine Heredia.

Opinião dos leitores

  1. O Luladrão mandou o avião da FAB pra trazer a ladrona e se juntar a quadrilha…bandido defende bandido

  2. FOI EXATAMENTE POR ISSO QUE APERTEI O 13 COM FORÇA. GOSTO É DE INCOMPETÊNCIA, CORRUPÇÃO E OS CANALHAS SAQUEANDO O BRASIL. SÓ LEMBRANDO, O PAULO GUEDES NÃO AMARRA A CHUTEIRA DO HADDAD. O BOZO ESTAVA AFUNDANDO O BRASIL. O LULA NÃO VOLTOU A CENA DO CRIME. QUE CRIME? NÃO EXISTIU CRIME. CRIME SÓ NO PERU, EUA, ETC. AQUI, LULA FOI PRESO INJUSTAMENTE. É TANTO QUE HOJE É O NOSSO PRESIDENTE, TOTALMENTE ABSOLVIDO PELA NOSSA RESPEITADA JUSTIÇA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Três policiais morrem após viatura da PRF colidir com carro de passeio durante perseguição a motociclistas no RJ

Foto: Evandro Cardodo/TV Globo

Três agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) morreram após uma viatura da corporação colidir com um carro de passeio durante uma perseguição a motociclistas na Avenida Brasil, altura de Vigário Geral, Zona Norte do Rio, na madrugada desta sexta-feira (18).

Segundo testemunhas, a viatura seguia dois motociclistas sem capacete que fugiram de uma blitz e, durante a ação, os veículos acessaram a pista lateral da via. Por conta das ondulações no asfalto, a viatura “saltou” diversas vezes e bateu no carro de passeio. Os motociclistas que eram perseguidos pela viatura fugiram.

Em seguida, os dois veículos foram arremessados para uma rua lateral, batendo em postes diferentes.

Com o impacto, os quatro agentes que estavam na viatura foram arremessados para fora do carro. O sobrevivente foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas. Ele foi atendido pela equipe multidisciplinar e recebeu alta nesta manhã.

O veículo de passeio vinha de Parada de Lucas e tinha três ocupantes, mas apenas o motorista foi arremessado. Ele, a mulher e a filha de 2 anos tiveram ferimentos leves.

Carro de passeio que foi atingido por viatura na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

“A gente só viu uma moto vindo muito rápido, com um cara sem capacete. Nessa, a gente sentiu o impacto no nosso carro. A viatura bateu atrás do nosso carro. A gente só viu uma perseguição, que foi a moto passando muito rápido, o cara sem capacete nenhum, e o impacto atrás do carro”, falou a empresária Maria José dos Santos, que estava no carro de passeio.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil foram acionadas e estiveram no local.

A perícia foi acionada. O caso foi registrado na 38ª DP (Brás de Pina). Os agentes buscam imagens de câmeras de segurança da região e realizam diligências para apurar os fatos.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, divulgou uma nota lamentando o ocorrido e destacando que os policiais estavam “empenhados em garantir a segurança nas rodovias federais durante o feriado”.

A PRF também divulgou uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias no âmbito da instituição.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA podem abandonar negociações de paz entre Rússia e Ucrânia caso não haja avanço

Foto: Brendan Smiakiwski e Maxim Shemetov/AFP

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta sexta-feira (18) que o governo Trump está pronto para “seguir em frente” com outras prioridades caso não haja progresso nos próximos dias para um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia.

Falando em Paris após participar de conversas de alto nível para discutir a Ucrânia e sua segurança, Rubio disse que as reuniões foram construtivas e resultaram em um esboço de medidas rumo à paz. Uma nova reunião no mesmo formato está prevista para os próximos dias em Londres e deve contar com a participação do secretário.

“Essa guerra não tem solução militar. Simplesmente não tem… Estamos tentando evitá-la, mas não vamos continuar viajando pelo mundo e fazendo reunião após reunião se nenhum progresso for alcançado. Então, se você realmente quer a paz, seja de um lado ou de ambos, queremos ajudar”” declarou Rubio.

Após semanas de tentativas fracassadas do governo Trump de intermediar um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, Rubio disse que os Estados Unidos pretendem tomar uma decisão em questão de dias.

“Se não for acontecer, e se for o caso de seguirmos em frente, vamos nos dedicar a outros assuntos que são igualmente – ou até mais – importantes, de certa forma, para os Estados Unidos”, afirmou o secretário.

Rubio e o enviado presidencial Steve Witkoff têm liderado os esforços dos EUA pela paz. Diversas rodadas de negociações foram realizadas na Arábia Saudita, mas, até o momento, não houve avanços no acordo proposto por Trump e apoiado pela Ucrânia. Isso porque a Rússia condiciona o acordo à interrupção da mobilização militar ucraniana e ao fim do envio de armas ocidentais, o que foi rejeitado por Kiev.

SBT News com informações da Associated Press

Opinião dos leitores

  1. Não é muito estranho uma guerra que já dura 03 anos. Com a “poderosa Russia” contra um pequeno país
    a Ucrânia?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caicoenses são presas por contrabando após serem flagradas com 265 unidades de remédio usado para emagrecimento escondidos nas malas e junto ao corpo

Foto: Ole / stock.adobe

Duas mulheres naturais de Caicó foram detidas pela Polícia Federal, na noite da última quinta-feira (10), no Aeroporto Internacional de Brasília, após tentarem entrar no país com grande quantidade de medicamentos na bagagem. A informação é do blog Sidney Silva.

A ação foi registrada por volta das 18h15, durante inspeção da Receita Federal, que acionou a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Fazendários (DELEFAZ).

As caicoenses Valdenia Bezerra de Lima e Andrea de Medeiros Camilo, além de um terceiro suspeito, Emanuel Felipe Gomes Pinheiro, foram flagrados com um total de 265 unidades do medicamento Mounjaro, usado no tratamento de diabetes tipo 2 e, frequentemente, empregado de forma irregular para perda de peso. Também foram encontrados comprimidos do medicamento Retartutide.

De acordo com o Termo de Retenção de Bens da Receita Federal, os remédios estavam escondidos nas malas e até junto ao corpo dos envolvidos. A passageira Valdenia, por exemplo, transportava 87 cartelas de Mounjaro e duas de Retartutide, totalizando um valor estimado de R$ 130 mil em medicamentos, sem comprovação de origem ou autorização da Anvisa.

O caso foi registrado sob o comando do delegado federal Tarcísio Júnior Moreira Lima, que formalizou a apreensão dos medicamentos e deu início à investigação. Os suspeitos não informaram a procedência exata dos remédios nem apresentaram justificativa médica legal para a importação.

Após pagamento de fiança, os três foram liberados. Eles podem ser enquadrados nos crimes de contrabando e infração à legislação sanitária.

96 FM Natal

Opinião dos leitores

  1. Um remédio q deve ser mantido sob refrigeração. Isso que dá optar por comprar contrabando que fechar a boca. Iam comprar produto caro sem resultado

    1. O remédio não precisa ser refrigerado. Apenas não exceder 30 graus centígrados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Caminhão tomba e pega fogo entre Caicó e Jardim do Seridó

Um caminhão tombou e pegou fogo na manhã desta sexta-feira (18), em um trecho da rodovia que liga Jardim do Seridó e Caicó. O veículo se deslocava para Caicó, e estava a cerce de 5km do destino.

O trânsito pelo local ficou totalmente interrompido até o momento em que foi feito um desvio pelo acostamento para que os veículos pudessem trafegar. O Corpo de Bombeiros realiza o combate às chamas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *