Foto: DADO RUVIC/ILLUSTRATION/REUTERS – 19.03.2021
Um estudo do PHE (agência de saúde pública da Inglaterra) mostrou que as imunizações completas com as vacinas anticovid da AstraZeneca e da Pfizer, ambas aplicadas no Brasil, são altamente eficazes contra hospitalizações de pessoas infectadas com a variante Delta, anteriormente chamada de indiana.
No caso da proteção produzida pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), a eficácia é de 92%. Já a Pfizer apresentou uma eficiência de 96%. Nos dois casos não foram registradas nenhuma morte pela cepa estudada do SARS-CoV-2.
A pesquisa analisou 14.019 casos da variante que procuraram o pronto-atendimento nos hospitais públicos ingleses, entre 12 de abril e 4 de junho deste ano. Desses, 166 pacientes precisaram ser internados.
Além disso, o PHE comparou os riscos de hospitalizações entre pessoas vacinadas com uma dose e com duas doses.
No caso da AstraZeneca foram registrados 71% de efetividade após a primeira dose e 92% após a segunda contra a internação pela variante Delta. Já Pfizer apresentou média de 94% de efetividade após primeira dose e 96% após segunda.
Na comparação com a eficácia frente a variante britânica, nomeada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de Alpha, as taxas de hospitalizações para imunizados com a AstraZeneca foram semelhantes. No caso da Alpha é de 78% (após uma dose) e 92% (após duas doses); a Delta é de 75% e 94% (respectivamente).
R7
Eu me vacinei e a atualização no RN+ Vacina foi instantânea, acho que depende da demanda e do profissional que está fazendo os registros.
Reparem que “as vacinas anticovid da AstraZeneca e da Pfizer, ambas aplicadas no Brasil, são altamente eficazes contra hospitalizações de pessoas infectadas com a variante Delta, anteriormente chamada de indiana.”.
A Manchete só menciona uma.
Pessoal, vocês que estão por dentro das vacinas. Eu me vacinei no Sesi no último sábado (setor industrial), sendo que meu cadastro no RN +Vacinas não foi atualizado, ou seja, oficialmente estou sem me vacinar, embora já tenha tomado a primeira dose.
É normal esse atraso na atualização das informações?
Brando, conheço pessoas que tomaram a vacina contra covid e só lançaram no sistema quase um mês depois… Já outras lançaram na mesma semana…
Manoel, obrigado por informar. Isso de certa forma é um alívio.