Foto: Ton Molina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem subido o tom contra o tarifaço, imposto pelo governo de Donald Trump, em conversas reservadas com aliados. Horas após a divulgação das novas medidas, na quarta-feira (2), o petista aproveitou um encontro com líderes do Senado para comentar as tarifas e dizer que o presidente dos Estados Unidos quer fazer um “apartheid americano”.
Segundo relatos feitos à CNN, Lula teve a concordância dos demais ao comentar sobre as medidas da Casa Branca. O presidente da República também teria afirmado que Trump contribui para tornar o povo americano em um povo odiado e que causa um grande tumulto ao próprio país.
A percepção perpassada aos parlamentares também teria dito que os EUA querem destruir emergentes e vão causar uma “trava” na economia mundial.
Nas falas públicas, no entanto, o discurso de Lula segue um tom mais ameno e conectado ao da diplomacia brasileira. Durante o evento de dois anos do governo, nesta quinta-feira (3), Lula defendeu o multilateralismo e o livre comércio.
O presidente afirmou ainda que o governo tomará medidas cabíveis para defender empresas e trabalhadores tendo como referência a Lei da Reciprocidade. As sinalizações do governo brasileiro até aqui são de aposta no diálogo e na negociação antes de partir para retaliações.
Em entrevista ao podcast “Direto de Brasília”, da Folha de Pernambuco, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, afirmou que o projeto de lei da reciprocidade aprovado nesta semana no Congresso Nacional é importante, mas que o governo não pretende usar a legislação. O texto ainda aguarda sanção da Presidência da República.
CNN
Eu estou torcendo por Trump.
Tarifar as blusinhas pode
Esclerose, atinge muitos indivíduos ao redor do mundo.
Antigamente quando o povo era menos informado, diziam assim.
Fulano tá caducando.
Deixa que é Esclerose.
Eu mesmo, morro de medo de envelhecer com essa doença e terminar amassando merda com as mãos e dzendo que é perfume Árabe.
Sem ter lado político a cada declaração desse senhor parece estar numa condição senil totalmente desfocada dos fatos e da realidade.
O governo dele aumentou todos os impostos, criou taxas, deixou a inflação voltar, o desemprego batendo a porta das empresas e ele criando fantasias sobre seus opositores.
Zero de comprometimento com o povo brasileiro, só as mesmas e velhas acusações que não enrolam mais ninguém.
E o aumento de impostos aqui no Brasil, é o quê? Sínico mentiroso.
Sinceramente, independente de qualquer situação, o ser humano que dar um voto a esse cidadão, é pior do que ele, precisa explicar mais alguma coisa.
O original Seu Jumentinho.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Pura hipocrisia, na verdade quem tem abusada na cobrança de taxas e impostos sobre os importados é exatamente o governo do presidente Lula. É aquele velho ditado: “Acuse-os do que você é”.