Denúncia

A Farsa contra Aécio Neves

O Blog do BG transcreve a matéria completa do Portal Minas Transparente sobre o episodio Aécio Neves ocorrido semana passada:

Poucos momentos podem ser mais demonstrativos do lado danoso da ação da internet do que os últimos dias em torno do episodio que envolveu o senador Aécio no Rio.

O episódio suscita reflexões que todas as pessoas de bem, especialmente os que trabalham na área da imprensa devem fazer.

Há cinco dias o ex-governador de Minas vem sendo bombardeado de todos os lados por versões, as mais negativas e fantasiosas, que surgem, criam o desgaste, são desmentidas pelos fatos e, magicamente, desaparecem dando lugar a outras versões que, após durarem algumas horas, ainda que desmentidas, cumprem o seu papel de gerar novos desgastes.

Esse é lado “b” da internet. Não o lado do conhecimento, da criatividade, da interatividade. Mas o lado da calúnia, das versões inventadas em gabinetes partidários e, infelizmente, legitimadas, talvez por descuido, por pessoas sérias.

O caso merece uma retrospectiva por que dificilmente vai surgir em curto horizonte de tempo outro caso cuja violência pessoal se configure de forma tão clara.

Os fatos:

Na madrugada do dia 17/04, o senador Aécio Neves parou numa blitz do Rio de Janeiro. Sua carteira estava vencida há um mês. O documento ficou retido e, seguindo instrução do agente, providenciou um motorista habilitado a dirigir o veículo até seu apartamento a poucas quadras do local. Como já havia outro motorista à frente do veículo, julgou desnecessário fazer o teste do bafômetro.

Ele reconhece que errou ao não checar a data do vencimento da carteira. Na opinião de várias pessoas, errou também ao não fazer o teste do bafômetro, embora ele não seja obrigatório. O engraçado é que muita gente que acha que ele deveria ter feito o teste, reconhece que, se fosse consigo, não o faria.

Não vou entrar no mérito se ele deveria ou não ter feito o teste. O que eu vou dizer é que, diante da circunstância, ele não fez nada de ilegal. Não fez nada diferente do que muitos de nós faríamos na mesma situação. Ele não deu “carteirada”, não fugiu do local, não atropelou ninguém, não estava usando carro oficial, não estava rodeado de seguranças… Estava dirigindo o seu carro, com a sua namorada, há poucas quadras de casa. Tudo o que ele fez encontra amparo na lei.

É claro que o assunto seria notícia no dia seguinte. Mas algumas coisas chamam atenção. Seria realmente assunto para o Fantástico, nos termos dramáticos em que a notícia foi dada? O fato justifica quatro dias de manchetes de jornais?

Diante do fato ocorrido começaram as versões plantadas pela oposição a Aécio em Minas para tentar transformar o episódio num round de guerra política. Num exemplo do que de pior a política pode gerar.

Habilitação  vencida

O primeiro gesto da oposição mineira  foi plantar na internet a versão  de que a carteira de habilitação de Aécio não estaria vencida, de que foi uma invenção para justificar a não realização do teste do bafômetro.  Para confundir, a oposição passou a apresentar a data de expedição de uma segunda via da carteira de motorista do senador como data de emissão do documento. de emissão do documento.

A internet entrou em êxtase.

Blogs do PT, comandados pelos seus blogs-mães, começaram a disseminar a versão que foi parar nos blogs mais conhecidos, mas também alinhados ao PT.

Em Minas, os ataques uniram ferrenhos adversários do senador na política local. De um lado, a banda tocou sob a batuta do deputado estadual do PT  Rogério Correia e, do outro, sob a coordenação do ex-marido da presidente Dilma Rousseff, Cláudio Galeno, o homem que cuida da vida digital do Ministro Fernando Pimentel, através do site  “Amigos do Pimentel”.

Para reforçar a versão, em mais um péssimo exemplo de mistura entre o público e o partidário, o Twitter oficial da Tv Brasil acusou o senador de “mentiroso” e colocou um link para um blog vinculado ao PT.

Pouco adiantou a nota oficial do Detran/MG informando os fatos e atestando que o documento estava realmente vencido há um mês.

Ou seja, que o senador falara a verdade.

O Carro

Desmentida esta versão, tentou-se um outro alvo de desgaste do senador: o fato do carro que ele dirigia não estar relacionado na sua declaração de imposto
de renda, mas  pertencer à retransmissora da rádio Jovem Pan em Belo
Horizonte, empresa da qual ele passara a fazer parte como sócio em
dezembro passado.

Começa um novo round. Novas mentiras.

O senador pode ser sócio de uma emissora de rádio? Pode!

A rádio pertence à família dele há quase 20 anos. O carro está corretamente registrado em nome da empresa? Está!

Então qual é o problema? Nenhum, mas a caça à raposa – ou ao tucano, como queiram – ainda não acabaria.

Blogs afirmavam que ele não poderia ser sócio e não adiantavam as explicações
e cópias da legislação disponibilizadas. Ninguém observou o fato de que
o senador entrou na empresa  de forma correta, com contrato registrado
publicamente na Junta Comercial. Ou seja, sem nada a esconder.

O curioso é que os ataques mais violentos contra o fato do senador ser
sócio da empresa partiram justamente de políticos de partidos que
possuem emissoras de rádio. Diversos políticos do PT e do PMDB de Minas
possuem emissoras de rádio em nome próprio ou de terceiros.

O deputado Antônio Júlio (PMDB), Líder da Minoria e um dos mais
eloqüentes nos ataques a Aécio, por exemplo, é sócio de uma emissora de
rádio em Pará de Minas, que tem capital declarado de apenas R$ 15 mil.

É interessante destacar que a participação dele na Rádio Espacial Ltda. consta de sua declaração de bens junto ao Tribunal Eleitoral (TSE) a partir de 2010. Na declaração de bens de 2006 ela não existia. A dedução é de que o deputado assumiu, pelo menos de forma oficial, a condição de sócio da emissora durante o mandato de deputado estadual.

Curiosamente, a  participação do deputado na sociedade da emissora, apesar de constar da sua declaração de bens apresentada junto ao TSE, desde o início de 2010, ainda não foi  informada à Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel). Os registros da Anatel indicam as senhoras Vânia Maria da Silva Faria, esposa do deputado e administradora da emissora, e Leda Silva como sócias.

As marcas dos carros

Vencida essa etapa, e esclarecido que o senador podia ser sócio da empresa, a
oposição foi criativa para não deixar o assunto morrer: será que a rádio
tinha dinheiro pra comprar esse carro?

A empresa informou  então o seu faturamento, que demonstra que  possui
capacidade para adquirir os veículos que possui, e ofereceu todas as
Informações  solicitadas  chegando a apresentar  até mesmo o ano de fabricação dos  veículos.

Em seguida, tentando ainda lançar novas suspeitas acusaram a emissora de só ter quitado o IPVA na data de 20/04.

A empresa demonstrou que o pagamento havia sido feito na data correta, em janeiro de 2011, em parcela única:

Depois,  ainda mais uma tentativa: insinuaram  que o investimento que o governo de Minas fez na rádio que pertence à irmã do ex-governador seria extraordinário, algo que fugia  à realidade do mercado publicitário local. Mais uma surpresa. Num país em que a política é para muitos sinônimo de negociatas, dados oficiais do governo revelam que a rádio Jovem Pan, apesar de líder no segmento da juventude na Região Metropolitana de BH não ultrapassou a casa de 1% (um por cento) dos recursos destinados aos investimentos em rádio em 2010. Quase 10 emissoras da capital, por exemplo, receberam mais recursos.  Além disso, em 8 anos, a emissora, ao contrario de diversas outras, não recebeu nenhum patrocínio do governo do estado ou das empresas públicas  estaduais.

Avião

O esforço da oposição em confundir não parou por aí. Alguém divulgou a foto de um avião que pertencia ao padrasto de Aécio, o banqueiro Gilberto de Andrade Faria. Falecido há dois anos e esposo de sua mãe por 25 anos. O avião chega a ter as iniciais  do dono na cauda GAF .  Hoje pertence a uma empresa de táxi aéreo da família dele  .Familiares usam eventualmente o avião sem custos.

O senador já usou o avião? Sim. Algum problema? Nenhum!

Mas como é preciso transformar tudo em insinuação o assunto é empurrado na rede como se houvesse alguma coisa de errado. Pra dar uma forcinha vale mentir um bocado e a oposição começou a divulgar que o avião seria da emissora de rádio  da irmã do senador.de rádio  da irmã do senador.

A manipulação da autuação

Depois de diversas tentativas de desgaste do senador, nenhuma com amparo na
realidade, o jogo ficou ainda mais rasteiro e capaz de merecer a
indignação de todas as pessoas de bem.

Na noite do dia 19/04, o deputado Rogério Correia do PT de Minas,
responsável por diversas das versões plantadas, iniciou a publicação na
internet de uma série de tuites nos quais anunciava que na tarde
seguinte revelaria uma bomba que acabaria com  Aécio (@MGsemcensura).

No dia  seguinte (20/04), o deputado apresentou a sua bomba.

O site do Detran/MG que trazia a ocorrência da blitz que envolveu o senador mineiro trouxe no campo de “Descrição” da Autuação a expressão “embriagadoödrogado”. O deputado divulgou para a sua rede a informação que em segundos proliferou na blogosfera petista.

O Detran/RJ veio a público e em nota oficial explicou que quando uma pessoa não faz o teste do bafômetro, por qualquer razão, é autuada no artigo 165 e a descrição da infração é padronizada.

Quer dizer que a mesma DESCRIÇAO vai sair caso eu ou você deixemos de fazer o teste do bafômetro. Quer dizer que independente de você ter ou não incorrido naquela infração, ela vai estar escrita na sua ocorrência. É padrão!

O jornalista Ricardo Noblat mostrou ainda que o sistema no Rio apresenta uma definição padrão diferente,  e que quando o auto de infração migra para o site do Detran/MG, é que  automaticamente, há uma mudança na tipificação da ocorrência que gera um novo padrão de inscrição da autuação.

De novo, se você ou eu, por qualquer razão, não fizéssemos o teste do bafômetro em outro estado, quando a ocorrência fosse enviada ao DETRAN de  Minas, a mesma descrição  constaria da ocorrência.

A questão que causa estranheza e chama a atenção é como o deputado do PT sabia, na véspera, que no dia seguinte a ocorrência surgiria nesses termos no site do Detran/MG? É padrão mesmo ou é armação?

Qualquer que seja a hipótese correta, o deputado do PT demonstrou a baixaria da política. Se ele sabia que era um formulário padrão, mentiu para tentar criar um novo desgaste.

Esse é um exemplo da prática política que o Brasil não merece ver. Agindo de forma tão irresponsável, a oposição inventa, insinua, ataca, mas, sobretudo, mente. Tudo para tentar enfraquecer o senador Aécio e tentar comprometer a sua trajetória de correção e coragem  que o país todo conhece.

A oposição parece que vai continuar apostando na desinformação das pessoas para espalhar mentiras sobre o senador acreditando que dessa forma fortalece o seu projeto político…

Onde isso vai parar?

A consciência das pessoas de bem que assistem a essa tentativa de assassinato moral está alerta! Ações como essas depõem contra os seus realizadores porque, depois que tudo passar vai ficar claro o que era verdade e o que era mentira. Em momentos como esse, muita gente e em especial o Senador devem estar se perguntando se vale a pena a opção pela vida pública. Uma coisa é você assumir as conseqüências dos seus erros, outra é isso que se viu essa semana.

No entanto, apesar de ser lamentável a forma como esse episódio vem sendo tratado, uma coisa ninguém pode negar: o tamanho do Aécio Neves. Parar o país desse jeito por tão pouco…

O artigo 165:

O artigo 165, do Código Brasileiro de Trânsito é o que tipifica o condutor embriagado ou sob efeito de entorpecentes.

Só que no momento de preencher o auto de infração, o agente precisa
classificar a autuação dentro de dois códigos distintos: o 516-91, para
aqueles classificados como suspeitos de estar embriagado ou o 516-92
para aqueles que podem estar sob o efeito de entorpecentes.

No Rio de Janeiro, dentro da Lei Seca, independente das razões que levam
um motorista a não realizar o teste do bafômetro, todos são
obrigatoriamente enquadrados no artigo 165, e a tipificação é
obrigatoriamente feita dentro do código 516-91.

Em Minas eles não fazem assim, apesar de também ser obrigado a seguir o
mesmo padrão de códigos que é nacional. Aqui eles colocam todo mundo
enquadrado no artigo 165, no código de infração 516-9 – todo mundo fica
inscrito como “embriagadoödrogado”.

Em tempo: a descrição da ocorrência não significa que o motorista tenha incorrido na infração relacionada.

 

Deputado Estadual João Leite (PSDB)

 

O dia 22 de abril trouxe novas tentativas dos adversários do senador Aécio de fraudar a opinião publica com novas mentiras. Veja:

 

Site do Detran/MG

 

Espaços na internet ligados ao PT e ao ex-candidato Helio Costa se aproveitaram do fato do site do Detran/MG estar for a do ar para manutenção feita pela Prodemge, entre a zero hora de sexta e o meio dia da mesma sexta-feira (22/04), para divulgar mais uma mentira: a de que o Detran/MG teria tirado do ar os dados referentes à autuação do senador Aécio.

Para se ter uma idéia da manipulação política que está ocorrendo, basta dizer que foi o blog oficial do PT na Assembléia Legislativa que se encarregou de disseminar a mentira:

Na verdade, todo o sistema saiu do ar, de forma planejada, para a manutenção que já estava programada antes da ocorrência do episódio. E retornou naturalmente, como previsto, com todas as informações, inclusive as relativas ao senador.

 

Site do Detran/RJ

 

Ainda na farsa Detran, alguns blogueiros petistas acusaram também o Detran do Rio de Janeiro de ter sumido com os dados do senador Aécio. Nova mentira.

O carro dirigido pelo senador Aécio, na noite de 17/04, possui 4 autuações pelo Detran do Rio. Duas relativas ao episódio já conhecido (uma pela carteira vencida outra por não fazer o teste do bafômetro) e outras duas ocorridas em datas anteriores que se referem a exceder em até 20% a velocidade permitida.

No caso dessas duas, só há o registro da ocorrência, sem a identificação do motorista, uma vez que, como a empresa ainda não recebeu as informações da multa, não pôde identificar quem estava dirigindo o carro nos dias e horários indicados.

CODEMIG

 

Alguns blogs oficialmente ligados ao PT tentaram ainda voltar ao assunto do avião, desta vez embalados por novas mentiras.

Depois que ficou claro que a mãe do Senador foi casada, em segundas núpcias, com o banqueiro Gilberto Faria por 25 anos e que o empresário tinha, dede 1996, um avião no qual viajam, eventualmente, desde aquela época, familiares do empresário e da sua esposa e que não há nada de errado nisso, criaram novas mentiras.

Na nova farsa, chegaram a apresentar o presidente da Codemig, empresa estatal mineira, Oswaldo Borges da Costa Filho, como empresário do ramo de mineração (ele não é!).

Para tentarem criar a nova farsa lançaram mão de novas mentiras: disseram ser particular empresa que na verdade é pública, como no caso da Companhia Mineradora Pirocloro de Araxá. E chegaram a se referir a empresas que nem existem! A Companhia Mineradora de Minas Gerais não existe. Era apenas o antigo nome da Codemig.

Na obsessão de atacar a imagem do ex-governador não se incomodam nem de manchar a biografia de outras pessoas. Acusaram o empresário Osvaldo Borges da Costa Filho de ser contrabandista utilizando matérias de internet que já haviam sido exaustivamente desmentidas na época.

A matéria divulgada pelo PT traz links para processos cujos números não existem ou que se relacionam a fatos que em nada dizem respeito ao presidente da estatal, como pode ser observado aqui.

Alem disso, veja aqui a retratação dessa falsa reportagem feita pelo seu próprio autor:

Opinião dos leitores

  1. É, td isso seria normal se o ator não fosse um governador de estado, se ele não pleiteasse a presidência da república, se fosse um papudim qualquer a imprensa não teria nem divulgado. O que chama mais a atenção nisso tudo é o fato do mesmo ser governador, ou seja, deveria dar exemplo, principalmente não se negando a fazer teste de bafômetro, pois quem se nega assume a culpa, então, partindo desse princípio, ele estava embriagado e, consequentemente, errado, ou seja culpado! Não merece o meu nem o seu voto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PF e Polícia do DF investigam novas ameaças de morte a Lula e Moraes, agora com uso de granada

Presidente Lula e ministro do STF Alexandre de Moraes – Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal investigam novas ameaças de morte contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O suposto ataque, de acordo com a denúncia apurada preliminarmente, estaria previsto para este mês e seria colocado em prática com o uso de explosivosgranadas e um fuzil Barrett, utilizado por atiradores de elite e com poder bélico para derrubar helicópteros.

Investigadores explicam que todas as ameaças desse gênero são tratadas como verdadeiras. A busca neste momento é para identificar os autores, os participantes e os meios empregados nesse possível atentado.

O caso começou a ser apurado há uma semana e está sob sigilo na recém-criada Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev), da PCDF, e na Divisão de Inteligência Policial (DIP), da PF.

Prisões

Na última semana de 2024, a Polícia Civil do DF prendeu um homem, de 30 anos, suspeito de planejar ataques em Brasília. O homem foi preso na Bahia após o caminhão em que estava de carona ter sido interceptado por um helicóptero da Polícia Civil.

A investigação começou após denúncias anônimas. A corporação informou que o suspeito foi monitorado e teve a prisão temporária e “outras medidas judiciais” solicitadas.

Um outro caso, na mesma semana, teve início quando um suspeito estacionou um carro no quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do DF, no Setor Policial de Brasília, e afirmou estar com dispositivos que detonariam as sedes dos comandos da Polícia Militar e da Polícia Federal (PF).

Em novembro, um homem-bomba se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal e que tinha, segundo depoimentos de testemunhas à PF, plano para matar o ministro Moraes.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Piloto morre em acidente com avião em Ubatuba; outras 7 vítimas são resgatadas com vida

Acidente envolvendo avião em Ubatuba (SP) deixou ao menos dois mortos – Foto: Reprodução

A Prefeitura de Ubatuba, no litoral de São Paulo, confirmou que uma pessoa morreu após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto da cidade e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9).

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o avião saindo do aeródromo, ultrapassando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.

Vítimas

Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba havia informado que duas pessoas haviam morrido no acidente. Às 11h23, a administração municipal corrigiu a informação para apenas a morte do piloto.

Cinco vítimas estavam na aeronave e outras três estavam em uma pista de skate no local. Elas foram resgatadas com vida.

No jatinho estavam o piloto, dois adultos e duas crianças. As vítimas feridas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto foi retirado das ferragens, mas não resistiu aos ferimentos.

A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local.

Modelo do avião

A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.

Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Secretaria de Turismo do RN informa que saída da operação da Azul em Mossoró não é definitiva

Foto: Divulgação

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur/RN) divulgou nota nesta quinta-feira (9) informando que a saída da operação da Azul Linhas Aéreas no aeroporto de Mossoró não é uma decisão definitiva, mas sim uma ação estratégica adotada pela companhia.

A Azul Linhas Aéreas comunicou que, assim como em outras localidades do Brasil, está realizando ajustes em sua malha aérea com o objetivo de otimizar suas operações e atender de forma mais eficiente às demandas de mercado, bem como devido a falta de peças para manutenção de aeronaves, principalmente de ATRs que opera o aeroporto de Mossoró.

“É importante destacar que o governo continua comprometido com o desenvolvimento do turismo e da aviação regional, para tanto agendou reunião com a diretoria da Infraero, responsável pela gestão do aeroporto, para saber sobre os prazos de conclusão das obras que irão permitir o uso de aeronaves de maior porte. A SETUR/RN e a EMPROTUR/RN seguem acompanhando de perto os desdobramentos e manterá o diálogo com as companhias para garantir o fortalecimento da conectividade aérea no estado, visando sempre o melhor para a população e para o crescimento do turismo regional. Reafirmamos que, apesar deste ajuste operacional, Mossoró segue como um destino estratégico para o setor de turismo e continuará recebendo apoio nas ações de promoção e desenvolvimento da atividade turística”, informou em nota.

Novo Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Mais um acidente com quadriciclo é registrado na Praia da Pipa

Vídeo: Tibau Notícias

Na manhã desta quinta-feira (9) foi registrado um acidente envolvendo um quadriciclo, na praia da Pipa. Segundo apurou o Tibau Notícias, a equipe de saúde do município de Tibau do Sul já está indo até o local.

Como podemos ver nas imagens, duas mulheres feridas aguardam o socorro. Ainda não se tem os detalhes de como tudo aconteceu.

Opinião dos leitores

  1. É só no que dá alugar esses veículos para quem não tem a devida autorização e perícia de pilotar…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Aeronave de pequeno porte cai em Ubatuba (SP)

Foto: Reprodução

Uma aeronave de pequeno porte caiu na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Não há informação sobre vítimas.

Segundo a prefeitura, o acidente ocorreu na orla da praia do Cruzeiro, próximo a uma pista de skate.

O avião acidentado é um bimotor a jato modelo Cessna Citation.

Veja o vídeo:

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bairro do Tirol, em Natal, ganhará grande complexo para comunidade

Foto: Divulgação

A praça Assis Chateaubriand, no bairro do Tirol, em Natal, será transformada num grande complexo de oração e integração de toda comunidade. O projeto prevê reformulação completa do local com parque para as crianças, academia para idosos, espaço pet e uma capela.

Todo projeto é assinado pelo arquiteto Felipe Bezerra. “Esse será um espaço ainda mais acolhedor e funcional. O projeto de reurbanização promoverá qualidade de vida, integração e novas opções de lazer para os moradores”, destaca Felipe Bezerra.

Ele ressalta ainda toda preocupação com a área verde. Não será retirada nenhuma árvore.“Vamos respeitar e preservar 100% das árvores originais”, assegurou Felipe Bezerra.

Lei de autoria do então prefeito Álvaro Dias e aprovada pela Câmara Municipal de Natal, concee o direito de uso da praça para Arquidiocese de Natal. Será dela a responsabilidade de realizar toda obra do complexo.

A capela, que terá todo serviço de acústica, está definida com o nome de Nossa Senhora de Fátima e Santa Dulce.

Opinião dos leitores

  1. Espero que seja uma construção mais robusta que as das praças feitas pela gestão do ano passado. Inclusive o MP deveria colocar uma lupa nas obras das praças. As praças inauguradas a menos de 6 meses estão se deteriorando em rítimo ascelerado. Praça do conj. Sta Catarina não tem 6 meses e está se desmanchando. O parquinho infantil da praça cívica, no centro de Natal, o parquinho está desmanchando tb. Atenção MP, custa nada conferir esses contratos, pq algo de errado não deve não estar certo.

    1. Praça abandonada, espero que mais praças sejam abraçadas, pode ser por religiosos, empresários etc.

    2. Deixa de falar besteira, adote, você e sua religião, alguma praça ou alguma coisa que lhe satisfaça, ao invês de ter inveja de quem se dispõe a ajudar com a preservação do patrimônio público. No mínimo deve ser esquerdopata.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Mãe e filhos morrem em acidente de carro no interior do RN

Foto: Reprodução

Uma mulher e seus dois filhos morreram em um acidente grave na cidade de Timbaúba dos Batistas, Região Seridó do Rio Grande do Norte na quarta-feira (9). De acordo com a Polícia Militar, o veículo capotou na RN-084, que liga a cidade à BR-417.

Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o veículo era conduzido pelo companheiro da vítima que teria perdido o controle do carro após passar por uma curva. A mulher, identificada como Maria do Nascimento Lima morreu no local do acidente.

As crianças, identificadas como Maria Rita Lima dos Santos, de 4 anos, e Nicolau Arcanjo dos Santos, de 6 anos, foram socorridas junto com o pai para o hospital, mas elas não resistiram aos ferimentos. O pai foi atendido e ficou em observação médica.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Monitoramento de Pix gera desgaste e vira nova “taxa das blusinhas”

Foto: Luh Fiuza

As novas regras para monitoramento de transações envolvendo o Pix, sistema de pagamentos contínuo e em tempo real, e cartões de crédito têm causado revolta nas redes sociais. A medida traz mais um desgaste ao governo Lula (PT), já sendo comparada à “taxa das blusinhas”.

A taxação das compras on-line, marcada por idas e vindas da equipe econômica, provocou grande alvoroço entre 2023 e 2024 (relembre abaixo).

No entanto, embora a oposição utilize esse argumento para atacar o governo, as novas regras das transações financeiras, diferentemente das normas do e-commerce, não preveem qualquer elevação ou criação de impostos.

Nas redes, a narrativa é que as novas regras válidas para movimentações via Pix são uma forma de “controle” do cidadão pelo governo e há até também quem comece a desincentivar o uso da modalidade.

O governo considera que o assunto ocasionou mais um erro de comunicação. Por isso, a Receita Federal entrou em campo para esclarecer que as regras não visam interferir no sigilo bancário de pessoas e empresas, tampouco gerar novas taxas.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A fome por dinheiro desse desgoverno Lula é revoltante! A vontade de lascar a classe média brasileira é enorme! Fazueli!

  2. O governo não explica as coisas direito, e a normativa foi bem incisiva. Não é motivo de desespero, como a gadaiada do zap quer inventar, mas não está tudo azul, como a esquerdalha pelega gosta de falar.
    Aguardemos de fato as ações da receita, mas de antemão muita gente já poderia entrar no MEI. Espero benefícios cortados de pessoas que declaram isentos mas movimentam mais de 5k. De negativo, o valor é irrisório (800USD?), a receita deveria focar nos grandes… fora o fato que um mês atípico já manda o “movimentandor” pro radar do Leão
    .

  3. O maior problema é a burocracia para dar explicações a receita federal, algo que não era necessário e agora qualquer um corre o risco de ser chamado para prestar esclarecimentos de qualquer movimentação que eles considerem suspeito, tanto de pagamento como de recebimento. Imagine um marceneiro que fabrica um móvel e recebe o valor no Pix, ele recebe tudo junto, o valor do material e o valor da mão de obra dele e de seus ajudantes, agora ele poderá ter que explicar e provar na receita federal que dos “dez mil” que ele recebeu, cinco foi gasto com material (tem de ter as notas), mil e quinhentos foi gasto com salário do ajudante, duzentos foi gasto com energia, mil foi gasto com aluguel e tudo isso tem de ter notas comprobatórias. Imagine agora que este marceneiro não tenha nem o ensino médio completo ( mesmo que tivesse não ia adiantar de nada)

  4. Esse desgoverno é um desastre de cabo a rabo, pense numa coisa desmantelada, é negócio de amante ou pé de lã como o presidente disse gostar, so acredita nele, os filhos da bolsa família, os cegos de paixão ou os que estão mamando em alguma teta, não é de se estranhar o tamanho da maquina federal, a carga de impostos, a vontade de estatizar, os incentivos a lei Rouanet para ludibriar os abestalhados, ao passo que beneficia os artistas ricos, secontinuarem bricando, vao fechar o Brasil e quem não conseguir ir embora a pé, como os venezuelanos ou alguns residentes de paises africanos, vai morrer de fome e sede, os esquerdistas e petistas de alto coturno, vão se locupletar.

  5. Enquanto BOLSONARO oficializou o PIX no Brasil, vem ele LARÁPIO DOS INFERNOS, cobrar imposto PQP! É cruel ter que pagar por um monte de jumentos que o colocaram na presidência.

    1. JUMENTO, Que imposto do PIX é esse? Viu no grupo de ZAP da gadaiada foi?

    2. Essa foi igual ao DPVAT. O LARÁPIO foi pressionado e desistiu. Mas a ideia era essa mesmo. Quer enganar quem, jumento?

  6. Né isso! Tem que liberar geral para o tráfico, milicianos e demais criminosos lavarem dinheiro A vontade gente… Pra que controle ?

    1. Radical, você está sendo irônico ou você é idiota mesmo? Diga aí? Só para tirar essa dúvida

    2. Não seja bobo! Todos sabemos que o único objetivo do governo do ladrão lule é arrecadar mais dinheiro, por que é isso que sustenta o governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Motoristas de ônibus fazem paralisação de linhas metropolitanas na Grande Natal

Foto: Vinicius Marinho

Motoristas de ônibus que trabalham na empresa Trampolim da Vitória, responsável por linhas que atendem cidades da região metropolitana de Natal, como Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, fizeram uma paralisação na manhã desta quinta-feira (9).

Nenhum ônibus saiu das garagens da empresa até por volta das 7h, quando a categoria encerrou uma reunião com a empresa e fez uma assembleia.

Segundo o representante do sindicato dos rodoviários, Arnaldo Dias, a paralisação ocorreu porque cerca de 80% dos funcionários perceberam um desconto indevido no salário.

“O trabalhador trabalhou no Natal, Ano Novo, feriado, normalmente, e teve os valores descontados como falta. A empresa não se pronunciou, nem se pronunciou de resolver até ontem. E isso gerou uma insatisfação enorme nos trabalhadores”, disse.

Em nota, a empresa afirmou que o desconto foi causado por um erro e que o problema será resolvido ao longo desta quinta (9).

“O desconto ocorrido nos salários, que motivou a suspensão dos serviços, se deu por uma falha em um processo na folha de pagamento, porém, como já esclarecido junto ao Sindicato dos Motoristas, o caso será resolvido ao longo do dia”, informou.

De acordo com o sindicato, cerca de 100 motoristas trabalham para a empresa.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Já foi esclarecido e a frota já está em atividade.
    Foi efetuado um desconto indevido pela direção no final do ano passado, que se dispos a repor o valor até o final do dia.
    Caso isso não seja feito, amanhã haverá mais uma manifestação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Walfredo Gurgel segue com superlotação, denuncia Sindsaúde

Foto: Magnus Nascimento 

O início do ano novo chega com velhos problemas no maior hospital de referência em trauma do Rio Grande do Norte, o Walfredo Gurgel. Superlotação, além de falta de pessoal e de insumos, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), tem marcado o começo de 2025 na unidade. O coordenador do Sindicato, Carlos Alexandre, denuncia que a ala do segundo andar do hospital, que havia sido reaberta após uma reforma, foi fechada novamente na última sexta-feira (4) por falta de profissionais da enfermagem, provocando a supressão de 38 leitos e sobrecarregando outros setores.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), não respondeu aos questionamentos feitos até o fechamento desta edição. A TRIBUNA DO NORTE também tentou contato com a administração da unidade no final da manhã desta quarta-feira (8), quando esteve no Walfredo, mas a equipe havia saído para o almoço e não havia ninguém para receber a reportagem. Segundo Carlos Alexandre, o fechamento da ala do segundo andar é a principal causa dos demais problemas. De acordo com ele, desde o início do ano, o número de pessoas nos corredores oscila entre 30 e 40.

Com a alta demanda, o corredor do centro cirúrgico também passou a acumular pacientes. “A sala de recuperação está cheia. E tem ainda duas salas cirúrgicas reservadas para pós-operatório, o que não deveria ocorrer”, fala. “A ala do segundo andar foi fechada na sexta-feira passada porque não tinha técnicos e enfermeiros para completar a escala. Com isso, o hospital ficou com 38 leitos a menos e os pacientes ficam retidos em outros setores”, complementa Alexandre.

Essa é a situação do irmão do agricultor Antônio Rocha, de Patu. O paciente chegou ao Walfredo há quatro dias, após quebrar o fêmur em decorrência de uma queda de moto. “Ele fez a cirurgia um dia depois de chegar aqui, está bem, mas não tem nenhum quarto para onde ir enquanto espera para ser transferido para o Memorial. Me disseram que, talvez hoje [quarta-feira] à tarde tivessem uma resposta”, relata Antônio. Já a mãe de uma paciente que preferiu não se identificar chegou ao Walfredo por volta das 16h30 da terça-feira (7), com três artérias entupidas. “Ela foi medicada e deveria receber um novo remédio hoje [quarta-feira], às 6h. Já passou de meio dia e até agora nada”, reclama a mulher.

Na noite da última segunda-feira (6), o Sindsaúde recebeu denunciou que o hospital estava sem nenhum bebedouro disponível para acompanhantes. A falta de alternativas na unidade estava obrigando os acompanhantes a trazerem água de casa, conforme o Sindsaúde. A situação teria sido solucionada na terça-feira, após a denúncia, de acordo com o próprio Sindicato.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *