Judiciário

A Rotina de Anderson Miguel

Com informações da Tribuna do Norte:

O advogado Anderson Miguel estava freqüentando cada vez menos o escritório onde foi assassinado na tarde da quarta-feira passada. Ele passava um média de duas horas por dia e na próxima semana deixaria em definitivo o local, vendido a um colega há menos de um mês. A informação passada por  uma fonte ligada ao escritório de advocacia pode indicar que o assassino tenha estudado ainda mais os movimentos da vítima antes de matá-la.

Além disso, a pessoa, que terá a identidade preservada pela reportagem, abre uma nova linha de investigação para o crime. Não acredito que a morte tenha sido encomendada por pessoas ligadas a Operação Hígia. Ele tinha dívidas com agiotas, que podem ter aproveitado a oportunidade da repercussão para apagar o Anderson, disse.

O escritório onde Miguel foi assassinado foi vendido há 20 dias e a movimentação com o advogado Gilberto Pires teria envolvido R$ 500 mil. A data de 10 de junho era o prazo dado pela própria vítima para deixar o local; foi morto nove dias antes.

A maioria das causas trabalhistas de Anderson já não estavam sendo tratadas na sede na avenida Miguel Castro, em Lagoa Seca. O local da nova sede é desconhecido.

A venda do local, que também pertencia a Jane Alves, foi decidida em consenso e viria sanar parte dos problemas da vítima. Parte do espaço divido em nove salas já serviu para Jane Alves, sediar o setor financeiro da sua empresa de limpeza, transferido posteriormente para a casa vizinha.

O relacionamento com a ex-mulher era tido como normal e por vezes se cruzavam nos corredores do escritório. No momento do crime, Jane estava na sala da amiga identificada apenas como Ana, advogada. O aluguel por um mês no local custa em torno de R$ 1 mil  e antes da chegada de Gilberto Pires, que trouxe mais três advogados, quatro salas estavam vazias.

O crime encomendado foi idealizado e ainda intriga a polícia. As imagens do circuito interno de segurança não eram gravadas, mas serviam para autorizar a entrada de pessoas e o acesso até as salas dos advogados. No escritório, apenas Anderson e Gilberto Pires possuíam o dispositivo.

Anderson controla a entrada de pessoas na sua sala com um botão automático após aprovação com a recepcionista. Mas as vezes que tive acesso, a porta estava destrancada e não tive dificuldade em entrar, contou a fonte.

Duas das três testemunhas conduzidas à PF na noite de quarta-feira eram funcionárias do local. A recepcionista e a empregada da copa, que se encontrava na recepção no momento do crime, passaram para polícia informações fundamentais para a investigação. O primeiro contato do assassino ocorreu com a recepcionista e não foi de forma agressiva. O criminoso ainda não havia sacado a pistola. A terceira testemunha era cliente de Anderson e também estava na entrada.

O criminoso entrou no escritório de forma tranqüila e pediu para ser recebido pelo advogado. Menos de um minuto depois, Anderson estava morto dentro da sua sala alvejado por quatro disparos.

A investigação da morte do advogado Anderson Miguel terá duas frentes distintas de trabalho: a possibilidade de ligação com a Operação Hígia e a motivações conseqüentes da prática da profissão. Tanto a Polícia Federal quanto a Civil, que irão atuar em conjunto, já instauraram inquéritos e designaram os responsáveis para dar início  aos procedimentos.

Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o secretário de segurança pública do Estado, Aldair Rocha, e o superintendente da PF, Marcelo Mosele, anunciaram o trabalho conjunto. Por parte da Polícia Civil, quem estará à frente é o delegado Marcus Vinícius, da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom). Na PF, o nome é o delegado Elton de Souza Zanatta.

A cargo da Polícia Federal caberá a linha de investigação de possível envolvimento com pessoas atingidas pela Operação Hígia, na qual Anderson Miguel é réu e delator. Nas mãos da Polícia Civil, estarão as diligências sobre o trabalho de advocacia da vítima, assim como possíveis dívidas com agiotas.

Apesar dessas linhas de investigação que chamam atenção, o superintendente Marcelo Mosele não descarta nenhum indício. Estamos trabalhando com tudo que nos chega. Ouvimos todas as denúncias, destacou.

A divisão de trabalhos entre PF e PC pode ser extinta em certo ponto dos inquéritos. Caso seja enxergado mais claramente uma linha, as forças das duas polícias serão unidas e focadas para este lado, afirmou Mosele.

Poucas informações sobre os vestígios encontrados na cena do crime foram repassados à imprensa. O superintendente da PF explica. Não queremos prejudicar o bom andamento das investigações que estamos tendo até agora. Também queremos afastar os “achismos”, já existem muitos boatos, explicou.

Sequer o calibre da arma utilizada pelo criminoso na tarde de quarta-feira passada foi confirmado. A informação apurada pela reportagem na cena do crime junto a policiais militares é que a arma seria uma pistola calibre ponto 40, de uso exclusivo das forças armadas.

Os 14 réus da Operação Hígia podem ser obrigados a prestar novos depoimentos, dessa vez à polícia. “Ainda não sabemos se iremos optar por isso. Mas caso seja necessário não iremos hesitar”, afirmou o delegado Élton Zanatta. Entre os envolvidos estão a ex-mulher de Anderson, Jane Alves, e o filho da então governadora Wilma de Faria, Lauro Maia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paulinho Freire emite nota sobre investigação do MPRN

Confira na íntegra:

NOTA

O prefeito Paulinho Freire recebe com tranquilidade a notícia divulgada através de release do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte sobre Ação Eleitoral contra si proposta, ciente de que é papel do Ministério Público investigar eventuais abusos e que os apertados prazos para manejo das ações eleitorais impedem um amadurecimento maior das investigações ministeriais.

No entanto, o prefeito e sua defesa entendem que não há qualquer prova ou indício de que os supostos abusos que se alegam terem ocorrido tenham efetivamente realizado e que estes tenham repercussão a macular o resultado do pleito majoritário em Natal/RN e, portanto, em sua eleição, conforme demonstrará em defesa a ser apresentada no âmbito, na forma e prazos legais.

Cristiano Barros
Advogado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre Edgardo Alberto Benavides Carrasco aos 90 anos

Foto: Divulgação

Com grande pesar que a família de Edgar Alberto Benavides Carrasco comunicou seu falecimento, aos 90 anos de idade.  O velório será nesta segunda-feira 03/02/2025 das 16h às 21 horas no Memorial Vila (Rua São José), em Natal-RN

A missa será na igreja Matriz de Acari – RN no dia 04/02/2024 às 10:00 horas da manhã e o sepultamento às 11:00 hora no cemitério Municipal de Acari-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ministério Público pede a inelegibilidade de Álvaro Dias e perda de mandatos de Paulinho Freire, Joana Guerra, Irapoã Nóbrega e Daniell Rendall

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, o atual prefeito da capital, Paulinho Freire, e outros envolvidos por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A ação pede a cassação dos diplomas do atual prefeito, da vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, e dos vereadores eleitos, Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, além de inelegibilidade de todos pelo período de oito anos.

O diretor técnico da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN), Victor Matheus Diógenes Ramos de Oliveira Freitas, também é alvo da AIJE.

Na AIJE, o MPRN apresenta indícios de que servidores comissionados e terceirizados foram cooptados para apoiar os candidatos a vereador, Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, além do candidato a prefeito, Paulinho Freire, e da candidata a vice-prefeita, Joanna de Oliveira Guerra. Esse apoio teria sido obtido por meio de influência/coação, como ameaças de demissão e exoneração, e através de postagens em redes sociais e eventos públicos. Os elementos denotam que Álvaro Costa Dias organizou essa prática através do loteamento das secretarias e dos órgãos municipais para garantir apoio político, utilizando a máquina pública para beneficiar as campanhas dos candidatos aliados.

Existem ainda evidências de que a gestão municipal ofereceu serviços públicos em troca de apoio eleitoral, explorando lideranças locais para cooptar eleitores.

Além da cassação de mandatos e da inelegibilidade, o MPRN pediu a aplicação de multa aos envolvidos bem como informações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Controladoria Geral do Município de Natal.

O Juízo da 4ª Zona Eleitoral de Natal determinou a citação dos investigados para que ofereçam defesa e deferiu as diligências requeridas pelo Ministério Público.

Opinião dos leitores

  1. E o comunismo continua com toda força na destruição da direita, essa manobra é para dar de presente a prefeitura a aquela garotinha simpatica que manda as suas emendas para os cumpanhero de São Paulo.

  2. MP …TÁ TUDO DOMINADO, ONDE ANDA O MINISTÉRIO PÚBLICO PARA VER O GENOCIDIO NO WALFREDO GURGEL, ONDE ESTÁ O MP PARA VER OS DESMANDOS DESSE DESGOVERNO DA CANHOTA , EITA QUE O POVO JÁ NÃO AGUENTA TANTOS CANHOTOS ESCROTOS.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Haddad e Eduardo têm a maior rejeição para 2026

Foto: Reprodução

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 2ª feira (3.fev.2025) indica que a maioria dos eleitores rejeita o nome do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para a Presidência em 2026: 56% disseram que o conhecem, mas que não votariam nele. É seguido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 55% e 53% respectivamente. 

Foram entrevistadas 4.500 pessoas de forma presencial de 23 a 26 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos. Eis a íntegra (PDF – 28 MB).

A pesquisa submeteu 12 nomes aos entrevistados para avaliar o grau de conhecimento, o potencial de voto e a rejeição de cada um deles.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é conhecido e apoiado por 47%, índice muito próximo dos 49% que dizem conhecê-lo e não votar nele.

Eis o cenário completo no quesito rejeição: 

  • Fernando Haddad – 56%;
  • Eduardo Bolsonaro – 55%;
  • Jair Bolsonaro – 53%;
  • Ciro Gomes (PDT) – 52%;
  • Gusttavo Lima – 50%;
  • Lula – 49%;
  • Michelle Bolsonaro – 49%;
  • Pablo Marçal (PRTB) – 42%; 
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo – 32%;
  • Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná – 32%;
  • Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais – 23%;
  • Ronaldo Caiado, governador de Goiás (União Brasil) – 21%.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Por favor, uma pesquisa feita pelo poder 360 que é financiado e mantido pela esquerda é brincadeira. Não suje seu blog noticiando esse tipo de narrativa da pior espécie. Quer pesquisa verdadeira, coloca Lula e Bolsonaro andando na mesma rua, em calçadas paralelas, sentidos opostos e veja onde 90% do povo vai. De resto as velhas e conhecidas artimanhas da esquerda para distorcer, inventar, criar situações distantes da realidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Caminhão carregado de melão pega fogo na BR-304, no RN

Foto: PRF

Um caminhão que trafegava em um trecho da BR-304, no Rio Grande do Norte, pegou fogo no fim da tarde desse domingo (2). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo estava carregado de melão e ninguém ficou ferido.

Segundo informações da PRF, o incêndio teve início enquanto o veículo trafegava. Assim que percebeu o princípio do fogo, o condutor parou no acostamento e conseguiu retirar a carga.

A ocorrência foi registrada por volta das 16h, no km 288, no sentido Natal-Mossoró. Não há informações sobre o que teria motivado o início do fogo no caminhão.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pitanga Virou Festa é a abertura das prévias de carnaval em Natal no sábado (8)

Foto: Divulgação

Primeira prévia do carnaval de Natal, o Pitanga Virou Festa vai transformar o largo do Dom Vinícius, na rua Ângelo Varela, em Tirol, em uma grande festa no sábado (8), a partir das 16h e vai reviver os bons tempos do Pitanga Bar, que marcou época na cidade.

E para animar essa tarde/noite, estão confirmados os shows de Pura Retrô, Valber Fernandes, Dj PL e Pedro Luccas para uma verdadeira viagem no tempo e resgatar a atmosfera envolvente que fez do bar um ponto de encontro obrigatório para quem buscava momentos especiais na cidade.

Além disso, vão ter participações as especiais no Pitanga Virou Festa de Jolian do Sonzera Band, Bethoven do Frevo do Xico, Diogo das Virgens , Zé Gotinha e Duda Pereira.

Vale ressaltar que todas as atrações e participações são locais e tiveram histórias e shows durante a existência do Pitanga Bar. Sem falar, claro, no clima de carnaval que já vai tomar conta da cidade a partir desta festa. E com um diferencial importante: a primeira prévia de carnaval da cidade a contar com a tradução em libras.

A organização da festa tem preparado todo o ambiente para que o público vivencie um período marcante da noite natalense com o Pitanga Bar.

A venda de ingressos acontece no site Bilheteria Digital e na loja Aerotur, que fica na Rua Ceará Mirim perto da igreja Santa Teresinha. Mais informações no perfil oficial @pitangaviroufesta no Instagram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Janja e Lula realizam atividade física: “Começando a semana”

A primeira-dama Janja da Silva (PT) publicou nesta 2ª feira (3.fev.2025) imagens da atividade física que fez ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Bora começar a semana nessa energia”, disse ela em postagem em storie de seu perfil no Instagram, às 6h30. “Bom dia e boa semana para noix [sic]”, acrescentou.

No registro, o petista aparece realizando sua caminhada matinal, ao lado das 3 cachorras do casal: Esperança, Paris e Resistência.

No post seguinte, a primeira-dama aproveita para divulgar a música “Ramalhete de Flor” interpretada pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. “A música do carnaval. Já estamos nesse agito, vamos começar a semana”, disse Janja, indicando que estava ouvindo a música no celular durante a caminhada.

Assista ao vídeo publicado pela Janja (1min03):

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. É isso mesmo, Margareth recebe lei ruanet, e outras coisas mais,
    Primeiro nome que sai da boca!
    Pq será?
    E o nine de boas!
    Comemorem, riam, esbanjem…
    Jajá vai acabar essa boquinha!

  2. Que bom que vossas majestades tem tempo para começar a semana assim. O povo que você governa tem que passar 4h no buzão e não dá tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PGR deve denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe nos próximos dias

Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe, nos próximos dias. A expectativa entre integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional é que isso ocorra ainda em fevereiro.

Com a retomada dos trabalhos no Legislativo e no Judiciário, também se aproxima o momento decisivo para a investigação sobre o 8 de Janeiro, e atos que antecedem a data e são considerados golpistas por ministros do STF.

Até então, tudo o que a investigação concluiu diz respeito ao olhar da Polícia Federal. A partir da denúncia, são feitas análises e ponderações pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A PF indiciou 40 pessoas pelo crime, entre elas o ex-presidente Bolsonaro, e ex-ministros de seu governo, generais como Braga Netto, que foi da Defesa e da Casa Civil, e atualmente está preso; também Augusto Heleno, ex-Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.

Para não contaminar o ano eleitoral de 2026, ministros do STF apostam em andamento do caso ainda em 2025.

Há possibilidade de Gonet fatiar as denúncias em grupos, o que daria mais celeridade para que o STF julgue ainda neste ano.

Caberá ao Supremo avaliar as denúncias, e se é caso de transformar investigados em réus. Após esse processual, a Suprema Corte ainda precisaria marcar o julgamento de mérito das acusações de que o governo Bolsonaro, incluindo o então presidente da República, tentou aplicar um golpe no país.

CNN

 

Opinião dos leitores

  1. O gópi do golpe, qual é mesmo esse capítulo? Qualquer semelhança com malhação da globe não é mera coincidência.

  2. ENQUANTO ISSO 👺🎃👺Lula se livra de processos, mas teve 👉só 3 absolvições Maioria das acusações contra o ex-presidente foram prescritas, suspensas ou arquivadas por erros do Judiciário…

  3. GOLPE,FOI DADO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES. QUANDO O TSE STF BOTARAM UM EX PRESIDIÁRIO NA CADEIRA DA PRESIDÊNCIA, SEM TER VOTOS SUFICIENTES PARA GANHAR. O PIX FOI GRANDE…MAS ESPERAR O QUE DE JUDICIÁRIO PODRE E ATIVISTA ? QUE TEM UM EX ADVOGADO DO PCC COMO MINISTRO DO STF. O BRASIL, NÃO TEM MAIS JUSTIÇA SÉRIA. JÁ FOI ESSE TEMPO. TEMOS UM EX PRESIDIÁRIO NO COMANDO DO PAÍS. QUEM MANDA HOJE NO BRASIL SÃO AS FACÇÕES CRIMINOSAS… COMEÇANDO PELO STF. VIVA O CACHACEIRO LULA LADRÃO!! CADA UM TEM O GOVERNO QUE MERECE.

  4. Essa tendenciosa posição da justiça está indo longe demais, estão comprometendo a a capacidade de aceitação da sociedade, que exige equidade e equilíbrio em suas decisões.

  5. O que esperar de um país onde o representante maior é a peça chave do maior esquema de corrupção de todos os tempos e de uma justiça a serviço do mal?
    Infelizmente não vejo jeito para o Brasil. O sistema esteve enfraquecido, mas o STF o fez mais forte com decisões cada vez mais absurdas, que foram passando aos poucos e agora não têm nenhum pudor.

  6. Ainda tão nessa?
    Esqueça Bolsonaro!
    Vão trabalhar!
    Bolsonaro já era!
    Ou é o m do dele voltar, e botar pra tirar?
    Agora ramais perto de 2026, vão continuar perseguindo por medo de perderem a boquinha!
    Rapaz , sei não viu.
    Tão esquecendo até das esposas em casa,pra ta vigiando Bolsonaro.
    Cuidado, o Ricardão pode pular o muro!
    Kkkkkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Acidente interdita parcialmente trecho da BR-101 no RN

Foto: Reprodução 

Um acidente registrado na manhã desta segunda-feira (3) deixou um trecho da BR-101, no Rio Grande do Norte, parcialmente interditado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN), ninguém ficou ferido.

Segundo imagens divulgadas pela PRF, um caminhão capotou no km 138, no município de Arez. Enquanto a ocorrência segue sendo atendida, o local está parcialmente interditado no sentido Natal-João Pessoa.

Não foram informados detalhes, até o momento, sobre a identidade do motorista e o que teria motivado o capotamento do veículo.

Tribuna do Norte

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quaest para presidente: Lula tem 30%; Tarcísio, 13%; e Gusttavo Lima, 12%

 

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), mostra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, do cantor Gusttavo Lima e do empresário Pablo Marçal (PRTB) na disputa para a Presidência em 2026.

O levantamento apresenta quatro cenários. Os candidatos seriam: Lula (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Gusttavo Lima (Sem Partido), Pablo Marçal (PRTB), Eduardo Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).

Em um contexto de primeiro turno, Lula teria 30%, Tarcísio, 13%, Gusttavo Lima, 12%, e Marçal, 11%. Ciro Gomes alcaçaria 9%, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, 3% cada. Os indecisos somam 5% e os brancos, nulos ou que não vão votar, são 14%, segundo a pesquisa.

O primeiro cenário não conta com o deputado federal Eduardo Bolsonaro na disputa. Já o segundo exclui Tarcísio. O terceiro não tem o governador de São Paulo nem o parlamentar. E o quarto cenário não conta com Tarcísio, Eduardo e Pablo Marçal. Todos contam com Lula na corrida presidencial.

CNN

Opinião dos leitores

    1. Tú tem uma tara no mito não é coronela delgada .kkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *