Os 172 mil turistas que devem desembarcar no Rio Grande do Norte entre 12 a 29 de junho, segundo dados do Ministério do Turismo, especialmente para a Copa do Mundo, em Natal, que sediará quatro partidas, deverão sofrer para chegarem a Via Costeira e Ponta Negra, locais de grande concentração de hotéis e pousadas, para que possam desfrutar das belezas da capital e, por fim, acompanharem as seleções “visitantes”, México, Camarões, EUA, Gana, Grécia, Japão, Uruguai e Itália. Com o desembarque no Aeroporto Internacional em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana, os estrangeiros terão que ter sorte para superar obstáculos como sinalização deficitária, tráfego intenso de veículos e estradas para lá de questionáveis.
Embora seja entregue 11 km de estrada no acesso norte, talvez a principal obra, o viaduto que interliga a BR-406 ao aeroporto só ficará pronta em julho. É certo que o mais é importante é que o prazo pelo menos seja cumprido e que o cidadão potiguar, maior interessado, seja beneficiado. Contudo, com toda a propaganda realizada pelo Governo sobre a importância do maior evento esportivo do planeta e a exposição do Estado para todo o mundo, com a visita de turistas, a realidade é que o risco de uma imagem arranhada com tantos problemas expostos seja levado pelos mesmos visitantes “ilustres”.
Em decorrência do atraso no viaduto, quem desembarcar terá que ser obrigado a passar por um desvio paliativo, que vai doer no bolso não somente do estrangeiro, mas também do potiguar que certamente irá usufruir do aeroporto em sua maioria. Para se ter noção, torcendo ainda por liberação de novos trechos, do local de desembarque a Via Costeira, nosso maior corredor turístico, cerca de 29 quilômetros pode durar mais de uma hora. O destino não é Goianinha, muito menos o caminho para João Pessoa-PB. Com muita sorte, o que é difícil de imaginar – só se acontecer uma transformação inimaginável, o turista ou potiguar que se dirija ou desembarque poderá reduzir significativamente esse tempo, mas em horários fora dos tradicionais em pico. Fora isso, o que se tem pela frente são mais de 10 semáforos, sinalizações, confusas, pistas ruins e um trânsito estrangulado. E se for avaliado o percurso à noite, a preocupação terá de ser redobrada em São Gonçalo do Amarante, que somado a sinalização até o momento confusa, ainda vem o bônus: a iluminação precária e ausente em boa parte do trecho. Resultado: insegurança, ainda que se espere uma atenção especial em virtude da Copa.
Com acréscimo de informações do Novo Jornal
o trajeto para ponta negra….onde estou agora , é um lixo…aeroporto longe demais dos pontos turisticos,,,,certamente a construção desse aeroporto agradou algum politico filho da puta ….e acabou com a cidade,,,não volto mais aqui…………….
Quantos kilometros do aeroporto de são gonçalo do amarante até a estação rodoviaria de natal? D etaxi por quanto sairia o valor?
E caso de intervenção judicial, simplesmente nao tem acesso, precisa antes de tudo acabar com os gargalos existentes, vai ser um vexame!! 2 h de viajem de Ponta Negra ao aeroporto!! So deveria operar com o acesso norte e sul 100% pronto e com o viatuto do cebolão de igapó!!
Porque tanta pressa em utilizar uma obra inacabada e que causará dificuldades aos natalenses e prejuízos a imagem de Natsl ? Está na hora de politicos pararem de tentar amealhar votos desta maneira. A populacao está cansada de ser preterida.
Esse assunto ainda vai render muito. Tirando os políticos que estão se coçando para cortar uma fita e fazer um discurso em época de eleição, quem mais é a favor desse aeroporto feito nos cafundós do judas e sem acesso? Sugiro uma pesquisa.
Uns "entendidos" alegam que Confis / Tancredo Neves é longe de BH. É longe, porém o acesso é pela moderna, bem projetada, duplicada com canteiro central e fluída MG 010, uma rodovia "padrão Fifa".
Nada justifica esse aeroporto. Nada. Sugiro uma pesquisa do blog e uma campanha para que uma (qualquer uma…) companhia aérea assuma o Augusto Severo e passe a operar a parir dele. Garanto que vai voar lotada, vai ter que aumentar o número de voos e as demais vão querer aderir no segundo mês.
É difícil aguentar os planejadores e as inteligências raras deste nosso pobre e inventivo torrão, um ligar que só tem norte no final e sorte em nada.
restegue "sou mais augusto severo" neles!!!!!!
Sou mais Augusto Severo. Os militares que fossem para São Gonçalo. Longe, seguro para eles, não teriam problema nenhum com a mudança e ainda de quebra ficaria muito mais barato. E agora? farão o quê com aquele monstrengo entregue às traças que ficou o Augusto Severo?
O problema é a INTERTV vem fazendo apologia para o finado Aluízio Alves, não tem cabimento este aeroporto, nós somos privilegiados com a localização do Augusto Severo só esses politiqueiros que não enxerga, as empresas aérea poderiam bater o pé e não operarem enquanto não terminar esse aeroporto que foi construído para agradar os políticos, pense numa trinca João Maia/Henrique copa do mundo Alves e Jaime Calado é um poeta, vergonha.
Vamos falar sério? Natal nunca precisou de um novo aeroporto e o Augusto Severo, com poucos investimentos, seria capaz de atender a nossa demanda por muitos e muitos anos. É um dos aeroporto mais bem localizados do Brasil. Ou não?
Não consta que existam estudos (sérios) apontando a real necessidade de um novo aeroporto e, se houvesse, o lógico, óbvio e inteligente seria fazê-lo na área do atual aeroporto (há espaço de sobra no entorno) ou em qualquer outro local próximo às vias de acesso consolidadas, como as rodovias BR 101 e BR 304, por exemplo, aonde há áreas apropriadas para tal.
Qualquer ser pensante sabe que se chega pelo ar, mas se precisa sair por terra. Isto é fundamento de logística, de urbanismo e de lógica.
Porque um aeroporto em São Gonçalo (a menos de 5 minutos de voo do atual) se até as crianças sabem que o acesso para a área é complicado, travado e que o governo não tem competência e nem seriedade para resolver o problema?
Vamos falar sério. A quem interessou a construção deste aeroporto? As autoridades que intermediaram o negócio,? Aos donos de terras no entorno que se beneficiaram com a valorização de suas terras e que – segundo dizem – travam uma batalha ferrenha para desviar os acessos fazendo com que passem em suas posses e, assim, recebam fortunas em indenização? Afinal; quem se beneficia com um aeroporto feito no lugar errado e sem necessidade? Qual o problema do Augusto Severo que 5% do custo do novo aeroporto não resolva e com vantagens?
Sinceramente, se os interessados já se beneficiaram com o "negócio" e se todos já estão de barriga cheia e saciados, porque não deixar – por um período de experiência – os dois aeroporto funcionando (como no Rio e em SP, por exemplo) e permitir que as empresas aéreas optem em qual desejam operar? Assim, o usuário poderia fazer a sua livre escolha e embarcar / desembarcar aonde lhe fosse mais cômodo. Garanto que o aeroporto de São Gonçalo fecharia em menos de 6 meses.
Este caso do aeroporto de S. Gonçalo não difere em nada do "negócio" do estádio. Só aqui se faz a demolição de um estádio para construir outro no mesmo lugar, quando com 10% do recurso se poderia reformar o defunto. Esta forma de planejamento não convence e deve interessar a muito interesses que, com certeza, não são os interesses
da população.
Alguém está ganhando ou muitos estão ganhando para que o novo aeroporto seja logo inaugurado e colocado em funcionamento com tantos problemas de acesso, de estrutura, de internet, trânsito, o escambau! Brasil: jamais chegará a maioridade útil!
Se o destino de uma viagem aérea for recife, é melhor ir de carro ou de ônibus dependendo do horário! Da zona sul até o aeroporto de São Gonçalo,se gasta em horário de pico mais de duas horas, com mais uma hora de antecedência que tem que chegar, com mais cinqüenta minutos de vôo e tempo de desembarque, então, melhor ir de carro ou ônibus, sem contar com os outros riscos…
Além disso, João Pessoa ficará mais próximo e com um detalhe: tem mais opções de voo. Afinal, as companhias aéreas cortaram parte de seus voos para Natal dado o custo do querosene de aviação!
Não é possível que com todos esses problemas ainda insistam no aeroporto de São Gonçalo para a Copa. Isso é um absurdo e desrespeito com os cidadãos e os turistas. Se não dá para chegar, se não tem segurança, então que deixem o Augusto Severo operante.