Política

Aeroporto de São Gonçalo não sai do discurso. Mais 30 dias para o leilão..

Tribuna do Norte:

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cedeu à pressão dos investidores e decidiu adiar o leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o primeiro que será concedido no Brasil. A decisão foi tomada em reunião de diretoria realizada na noite de quarta-feira e transfere a disputa que  estava marcada para 19 de julho para o dia 22 de agosto, atrasando em cerca de um mês  as principais etapas do processo licitatório. A postergação não é, porém, enxergada como problema pelo governo do estado nem pela Federação das Indústrias (Fiern), que acompanha de perto o projeto. “O adiamento não é significativo para o projeto como um todo e é melhor que todas as dúvidas sejam esclarecidas agora, para evitar problemas no futuro (com eventuais questionamentos na justiça por parte dos concorrentes)”, diz Flávio Azevedo, presidente da Fiern.

Questionamentos feitos por potenciais investidores durante a Sessão pública de Esclarecimentos  em junho e manifestações realizadas formalmente à Comissão de Licitação são as razões apontadas pela Anac para o adiamento. “A Anac optou por prorrogar para que todos os interessados possuam tempo hábil para fazer as adaptações necessárias em suas propostas”, disse, à TRIBUNA DO NORTE.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, negou, mais cedo, que a razão fosse a  falta de interessados no projeto. “Existem grupos muitos interessados que estão se estruturando”, afirmou, segundo reportagem da Agência Estado. “Alteramos a data para promover mais a competição e dar tempo para que o mais interessado vença o leilão”.

Copa

Com o adiamento, o contrato com a empresa vencedora deverá ser assinado em novembro e não no final de outubro, como inicialmente previsto. Mesmo com a mudança no cronograma, a expectativa continua sendo que a obra, que será concluída pela vencedora da licitação, seja entregue no primeiro semestre de 2014 e, portanto, em tempo para que o terminal receba o movimento esperado com a Copa.


A Anac não estimou quando o investidor assumirá o canteiro de obras, atualmente nas mãos da Infraero e do Exército. Mas ressaltou que o prazo para construção foi mantido três anos, “sendo perfeitamente possível realizá-la em tempo menor”. “Como qualquer economia de tempo nesse prazo será revertida ao próprio concessionário (ou seja, acrescida aos 25 anos que ele terá para exploração do aeroporto), ele terá total interesse em terminar as obras antes da Copa e, assim, aproveitar o aumento pontual da demanda previsto nesse período”, disse à TN, por meio da assessoria.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, e o presidente da Fiern, Flávio Azevedo, também estimam que a construção será concluída em menos de três anos. “O consórcio que vencer o leilão vai se desdobrar para aproveitar o movimento da Copa”, diz Azevedo. “Antecipando a conclusão, o retorno do investimento será mais rápido”, reforça.

Investidores questionaram prazos e outros pontos

Investidores interessados em disputar a concessão do aeroporto se mostraram preocupados com o curto espaço de tempo que teriam para preparar estudos e documentos necessários à participação na concorrência pública pelo projeto (como já noticiado pela TN esta semana). Foram dois meses ao todo, contando da publicação do edital contendo as regras da disputa, ao dia em que teriam que apresentar os documentos, 12 de julho. “Tal situação pode acabar por inviabilizar a participação do maior número possível de empresas capazes de desenvolver o objeto da licitação”, alertou um dos interessados à Anac, em junho. Essa não era a única preocupação à época.

Durante sessão pública para esclarecimentos sobre a concorrência,  os interessados também questionaram, por exemplo, se a área do aeroporto será entregue pelo governo do estado “livre e desembaraçada”. Questionaram ainda se o aeroporto Augusto Severo – que será desativado para aviação comercial – não será mesmo reativado e se a Anac os assegurava que não expediria autorização para a construção de novos aeroportos nas proximidades, fatos que, segundo temem, podem, se concretizados, comprometer a viabilidade do negócio em São Gonçalo.

Outra dúvida levantada foi como será possível apresentar responsáveis técnicos em seus eventuais consórcios – um dos requisitos para participação no leilão – se no mercado nacional há escassez de profissionais qualificados sem vínculos anteriores com o setor público. Tal dificuldade, alertam, poderá inibir a participação de empresas brasileiras na disputa, já que profissionais técnicos que tenham trabalhado na Anac, no Ministério da Defesa, na Secretaria de Aviação Civil ou na União, nos últimos 180 dias, têm participação vedada.

Flávio Azevedo, da Fiern, diz que o adiamento à pedido dos investidores – que havia sido negado pela Anac no início da semana – é um fato positivo. “Isso demonstra que há interesse dos investidores no processo”, observa. “O adiamento dá mais tempo para que as empresas analisem o negócio”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama. Segundo ele, o governo do estado foi oficialmente informando ontem sobre as mudanças no cronograma da licitação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes nega recurso de Bolsonaro para ser julgado no plenário do STF pela trama golpista

Foto: Getty Images

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta sexta-feira (19) um recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que pedia o envio ao plenário do Supremo a ação penal sobre a trama golpista que resultou em sua condenação a 27 anos e 3 meses de prisão.

Moraes afirmou que os embargos infringentes apresentados pela defesa são inadmissíveis, pois esse tipo de recurso só é aceito quando há ao menos dois votos divergentes, o que não ocorreu — a condenação foi decidida por 4 votos a 1. Segundo o ministro, o entendimento é pacífico no STF há mais de sete anos e o recurso teve caráter ‘protelatório’.

Bolsonaro buscava novo julgamento no plenário, onde votam todos os ministros da Suprema Corte. Ele cumpre pena na superintendência da Polícia Federal em Brasília, e a Primeira Turma já declarou o trânsito em julgado, confirmando que não há mais recursos cabíveis.

Com o mesmo fundamento, Moraes também rejeitou recursos do ex-deputado Alexandre Ramagem e do ex-ministro General Augusto Heleno. Ramagem é o único réu do núcleo central da trama golpista que ainda não iniciou o cumprimento da pena por estar fora do país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e vice de Monte das Gameleiras e determina realização de novas eleições

Imagem: reprodução

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Monte das Gameleiras (RN), Jeferson Rodrigues Félix, e do vice-prefeito José Jerônimo Pinheiro de Assis, por abuso de poder econômico e corrupção eleitoral nas eleições municipais de 2024.

A decisão foi proferida pelo juiz Francisco Pereira Rocha Júnior, da 15ª Zona Eleitoral de São José do Campestre, no âmbito de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

O que motivou a cassação

Na sentença, o magistrado concluiu que houve compra de votos, distribuição de vantagens indevidas e uso da máquina pública para desequilibrar o pleito. Entre as condutas comprovadas estão a oferta e entrega de dinheiro em espécie, combustível, óleo e areia, além do transporte irregular de eleitores, tudo com finalidade eleitoral e com o conhecimento e anuência dos candidatos eleitos.

A decisão teve como base provas colhidas em busca e apreensão realizada em outubro de 2024, incluindo conversas extraídas de aplicativos de mensagens, que indicaram a existência de uma estrutura organizada para aliciar eleitores, envolvendo familiares dos candidatos que ocupavam cargos na administração municipal.

Novas eleições

Além da cassação dos diplomas, a Justiça Eleitoral determinou a anulação dos votos da chapa majoritária e a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito no município.

O magistrado também retirou sigilo processual. Cabe recurso da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tarcísio diz que maior objetivo de 2026 é ‘derrotar o PT’ e vai ‘trabalhar com lideranças da direita’ para isso

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (19) que o principal objetivo da direita nas eleições de 2026 é “derrotar o PT”.

Tarcísio reiterou que não pretende disputar a Presidência da República e disse que seguirá trabalhando com lideranças do campo conservador para construir um projeto nacional.

Durante entrega de moradias da CDHU em Ferraz de Vasconcelos (SP), Tarcísio criticou o governo Lula, citando crise fiscal, aumento de gastos e risco de recessão, e defendeu a necessidade de alternância no poder. Segundo ele, é “hora de trocar” e apresentar um projeto de futuro para o país.

O governador reconheceu ser citado como possível candidato por comandar o maior estado do país, mas afirmou que seu foco é a reeleição em São Paulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Contas externas do Brasil têm rombo de US$ 4,9 bilhões, o maior para novembro desde 2021

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

As transações correntes das contas externas do Brasil registraram déficit de US$ 4,9 bilhões em novembro, o maior para o mês desde 2021, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (19). O resultado representa alta de 11,9% em relação a novembro de 2024.

De acordo com o BC, o aumento do déficit foi puxado pela redução do saldo da balança comercial, que caiu US$ 924 milhões na comparação anual, além do avanço do déficit em renda primária e renda secundária. A conta de serviços, por outro lado, teve recuo no saldo negativo.

A balança comercial registrou superávit de US$ 5,1 bilhões, com exportações de US$ 28,7 bilhões (+2,3%) e importações de US$ 23,6 bilhões (+7,1%). A conta de serviços teve déficit de US$ 4,5 bilhões, influenciado principalmente por gastos com viagens internacionais.

No acumulado de 12 meses até novembro de 2025, o déficit em transações correntes somou US$ 77,7 bilhões, equivalente a 3,47% do PIB, acima do registrado no mesmo período de 2024.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NATAL EM NATAL 2025: Prefeitura divulga programação de 25 a 31 de dezembro incluindo shows de Léo Santana e Sorriso Maroto

Foto: Demis Roussos/Secom

A Prefeitura de Natal divulgou a programação de shows e eventos entre os dias 25 e 31 de dezembro, além do anúncio da Festa de Reis, a partir de 2 de janeiro, e das atrações do Carnaval de Natal, que serão reveladas na virada do ano.

Durante o anúncio, o prefeito Paulinho Freire destacou a repercussão nacional do São João de Natal e afirmou que o município busca ampliar parcerias com a iniciativa privada. Ele também garantiu que pendências financeiras de eventos anteriores serão quitadas em janeiro. Segundo a Prefeitura, as atrações do Carnaval de Natal serão anunciadas no dia 31 de dezembro.

Confira a programação completa:

25 de dezembro (quarta-feira)
– Gilmar Bezerra
– Fernanda e Gislaine
– Marquinhos Gomes
– Davi Sacer

26 de dezembro (sexta-feira)
– Bonde do Graga
– Só a Nata
– Zé Vaqueiro
– Dilsinho

27 de dezembro (sábado)
– DJ local
– Circuito Musical
– Zezo
– Luan Estilizado

28 de dezembro (domingo)
– Iago Medeiros
– Priscila Freire
– Léo Santana
– Calcinha Preta

29 de dezembro (segunda-feira)
– DJ local
– Raynel Guedes
– Nuzio Medeiros
– Sorriso Maroto

30 de dezembro (terça-feira)
– DJ local
– Pedro Lucas
– Cláudia Leitte
– Limão com Mel

31 de dezembro (quarta-feira)
– Juliana Monte
– Israel Fernandes
– Durval Lelys
– Henry Freitas
– Ricardo Chaves

Avenida da Alegria – 31 de dezembro
– Trio Elétrico
– Banda Detroit
– Ricardo Chaves
– Banda Mel

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Se o Congresso quiser, que derrube meu veto”, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta sexta-feira (19) que vetará o PL da Dosimetria, aprovado pelo Congresso, que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela trama golpista julgada pelo STF.

Em agenda em São Paulo, Lula disse que respeita o Legislativo, mas que considera obrigação do governo impedir retrocessos democráticos. Segundo ele, o Congresso poderá derrubar o veto, se assim decidir.

“Se o Congresso quiser, que derrube meu veto”, afirmou o presidente durante cerimônia na ExpoCatadores, na zona norte da capital paulista. Lula declarou ainda que não é admissível discutir anistia para crimes contra a democracia, citando a tentativa de golpe e de atentados contra autoridades.

Opinião dos leitores

  1. Já foi tudo acordado com o véio Donal Trump, pra não ficar feio pra você,. Você veta e o congresso derruba seu veto. Tu deu as terras raras para os Yanques.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dallagnol paga R$ 146 mil de indenização para Lula por danos morais no caso do Power Point

Foto: Rodolfo Buhrer/Foto Arena

O ex-procurador e ex-deputado federal Deltan Dallagnol pagou R$ 146.847,13 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cumprir decisão judicial por danos morais relacionados à apresentação em PowerPoint feita em 2016 no caso do triplex do Guarujá.

O valor foi depositado em 27 de novembro em conta judicial, de acordo com informações do portal g1, que teve acesso à documentação, e corresponde à indenização fixada inicialmente em R$ 135 mil, acrescida de juros, honorários advocatícios e multa por atraso.

A ação foi movida pela defesa de Lula ainda em 2016, sob a alegação de que Dallagnol agiu de forma abusiva ao apresentar o então ex-presidente como líder de um esquema de corrupção, o que configuraria julgamento antecipado. O pedido inicial era de R$ 1 milhão.

Após decisões favoráveis a Dallagnol em primeira e segunda instâncias, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reverteu o entendimento, decisão que foi mantida pelo STF em 2024. A relatora foi a ministra Cármen Lúcia.

O que diz Dallagnol

“Fui condenado por fazer o que faria de novo mil vezes se eu tivesse mil vidas: colocar na cadeia e não na presidência aqueles contra quem surgem fortes provas de corrupção. Fiz a coisa certa, não me arrependo e quem deveria ser condenado são os corruptos e aqueles que lhes garantem a impunidade suprema.

Agradeço a todos aqueles que não me deixaram sozinho e protegeram a minha família de pagar o preço de lutar por justiça num país em que os corruptos mandam. Agradeço também aos mais de 12 mil brasileiros que doaram, sem eu pedir, pequenos valores que somaram mais de meio milhão de reais. Vocês me fortalecem e inspiram a não desistir de lutar pelo nosso país.

Como me comprometi publicamente, todo o valor excedente será doado a hospitais filantrópicos que tratam crianças com câncer e com transtorno do espectro autista. Oportunamente, prestarei contas de todo valor. Dessa forma, o que nasceu como uma injustiça será transformado em um bem: a tentativa de vingança de Lula será revertida em solidariedade. Vamos juntos concretizar o que Paulo disse em sua carta aos Romanos: “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem.”

Que a reação da sociedade a essa decisão sirva para lembrar: os brasileiros não querem viver em um país onde o promotor é condenado a indenizar o bandido. Os maus não vencerão os bons”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deputado Sóstenes Cavalcante afirma que R$ 400 mil apreendidos pela PF são de venda de imóvel

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta sexta-feira (19) que os R$ 400 mil em dinheiro vivo encontrados em sua residência pela Polícia Federal são provenientes da venda legal de um imóvel.

Segundo o parlamentar, o valor estava lacrado e identificado. “É recurso lícito. Quem vive de dinheiro de corrupção esconde em outro lugar”, declarou.

A apreensão ocorreu durante a Operação Rent a Car, autorizada pelo ministro Flávio Dino, do STF. De acordo com a PF, a investigação apura um suposto esquema de desvio de recursos públicos por meio de cotas parlamentares, com participação de agentes públicos e empresários.

Ainda segundo a corporação, os investigados teriam utilizado uma empresa de locação de veículos para simular contratos e dar aparência legal às movimentações financeiras.

Opinião dos leitores

  1. Que preste conta, centavo por centavo. Agora quero saber do fujão fenômeno. Não aparece porquê?

  2. Na verdade, todo corrupto usa a imunidade do cargo público para esconder dinheiro em casa. Eles confiam que a polícia nunca irá lá.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Diretoria da Sicredi RN recebe Prêmio GPTW 2025

Instituição financeira cooperativa é reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil

A Diretoria da Sicredi RN recebeu, na sede da instituição, em Natal, o troféu do Prêmio Great Place to Work®️ (GPTW), que reconhece as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Estiveram presentes o presidente Damião Monteiro, o vice-presidente Marísio Almeida, o diretor-executivo Edvaldo Vasconcelos, o diretor de Operações Adriano Alves e a coordenadora de Pessoas e Cultura, Késia Lima.

Pelo segundo ano consecutivo, o Sicredi alcançou o primeiro lugar na categoria Gigantes do ranking GPTW Brasil 2025. Esta é a terceira vez que a instituição financeira cooperativa integra o seleto grupo das organizações mais bem avaliadas do país, resultado que reafirma a solidez de sua cultura organizacional e a consistência das práticas voltadas à valorização das pessoas.

Nesta edição, o prêmio reconheceu 175 organizações nas categorias Gigantes, Grandes e Médias. Ao todo, mais de 5 mil empresas participaram do processo de avaliação, representando cerca de 3,2 milhões de colaboradores em todo o Brasil. O ranking é elaborado pela consultoria global Great Place to Work®️, em parceria com as revistas Época Negócios e Valor Econômico.

Para o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro, o reconhecimento reflete o compromisso da instituição com um ambiente de trabalho saudável, humano e colaborativo. “Essa conquista reforça o orgulho de fazer parte de uma instituição sólida, que valoriza genuinamente seus colaboradores. Esse cuidado se reflete diretamente na qualidade do relacionamento com nossos associados e no fortalecimento do cooperativismo”, destaca.

O reconhecimento nacional soma-se a outra conquista recente da instituição. Em agosto, o Sicredi também foi eleito uma das 25 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina, de acordo com o ranking GPTW LATAM, ampliando o destaque da cooperativa em âmbito internacional e consolidando sua atuação como referência em gestão de pessoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPMI do INSS protocola pedido para convocação de filho de Lula, senador e alvos da Operação Sem Desconto

Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo

O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), protocolou nesta sexta-feira (19) requerimentos para convocar Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha; o senador Weverton Rocha (PDT-MA); e outros investigados na Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na quinta-feira (18).

A iniciativa busca retomar convocações que haviam sido barradas durante os trabalhos da comissão, após a nova fase da operação revelar possíveis vínculos entre investigados e beneficiários do esquema de descontos ilegais em aposentadorias.

Segundo a PF, mensagens atribuídas a Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, indicam o pagamento de uma mesada de R$ 300 mil a uma empresa da empresária Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha. Em conversas, o lobista menciona que o valor seria destinado ao “filho do rapaz”, sem citar nomes.

Também foram pedidos os depoimentos de Roberta Luchsinger; de Danielle Fontenelles, apontada como elo de Lulinha no esquema; do ex-secretário-executivo do Ministério da Previdência Adroaldo Portal, exonerado após ser preso; e do empresário Gustavo Marques Gaspar, ex-assessor de Weverton Rocha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *