O fato é que pegamos Alcaçuz simplesmente uma verdadeira barbárie. Foi assim que a governadora Fátima Bezerra, durante a leitura de sua Mensagem Anual, na Assembleia Legislativa, introduziu a temática do Sistema Penitenciário do Estado. Não sei onde ela vive ou quem escreveu sua mensagem, mas, certamente, ela não fala do mesmo sistema que trabalhamos no governo Robinson Faria e que virou referência para todo o Brasil.
O Secretário, à época, Mauro Albuquerque, inclusive, foi convidado pela própria governadora para continuar no cargo no seu governo, devido a série de medidas que tomou e que foram, reconhecidamente, um divisor de águas na então Secretaria de Justiça e Cidadania do RN.
Entre 2017 e 2018, tive o desafio de colaborar para o enfrentamento da crise que se instalou no Sistema Penitenciário. Designada pelo Governador Robinson e ao lado do Secretário Mauro, tivemos muito trabalho a fazer. No início, a realidade era difícil: presídios sucateados, sem grades nas celas, agentes desmotivados e com péssimas condições de trabalho, facções controlando o que era para ser domínio do Estado, sem falar na rebelião que colocou o RN na mídia internacional. Isso tudo, fruto de anos de abandono por parte do poder público.
A partir de uma mudança de paradigma, colocamos ordem na casa, grades nas celas; entregamos uma nova Alcaçuz, com atendimento médico, psicológico, social e odontológico. Entregamos a Cadeia Pública de Ceará-Mirim; criamos um Plano Diretor para o Sistema Penitenciário, norteando as ações para melhoria na gestão prisional do Estado pelos próximos anos, e encaminhamos diversos processos para a compra de equipamentos, como os bodyscan.
Fizemos concurso público para 570 novos agentes penitenciários e realizamos o curso de formação, além de implantar o Estatuto da Carreira e os níveis remuneratórios, dando mais dignidade e reconhecendo-os como agentes de segurança pública do Estado. Outras ações como reforma e construção de novos pavilhões em Alcaçuz, construção de um Centro de Capacitação e de uma oficina-escola para profissionalizar detentos e a ampliação do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio também foram obras daquela gestão.
Deixamos o sistema com pelo menos 2 mil novas vagas, o que representa 25% do que havia antes. Algo inédito. Sem falar no uso de celulares dentro das unidades que foi zerado, assim como o número de fugas e rebeliões. Em que mundo isso é uma situação caótica? De barbárie?
Não posso deixar de citar o mais importante e que foi o que, de fato, mudou a cara do sistema prisional do RN: Procedimento. Todas as unidades, agentes e apenados passaram a seguir regramentos e normas que antes não existiam e que colocaram ordem nos presídios. A mudança foi tão positiva que todos os procedimentos adotados nas unidades durante a nossa gestão seguem em vigor até hoje.
A governadora Fátima foi inteligente em prosseguir com tudo que vinha dando certo, mas antes de balbuciar informações que não condizem com a realidade, precisa ter respeito ao legado de muitos que lutaram para construir o que se mantém de pé até hoje.
Tatiana Mendes Cunha
TATIANA MENDES CUNHA, deixou 4 folhas de salário atrasodas pra todos os servidores, menos o pra ela. Salário em dias e com correção.
Quer aparecer?
Amarra uma melancia no pescoço e sai dizendo que é um caroço de romã, que chama mais
atenção.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse Desgoverno Fátima Bezerra até o momento, nao construiu um Chafariz pra dizer que foi obra do Desgoverno dela!!!
Essa desgovernadora é uma PTista c
Comunista. Mentir e "outra coisa" é o que esses tipos sabem fazer com excelência.
Só que a verdade, a honestidade e a justiça prevalecem sempre e, a conta dela também vai chegar.
Agradeca ao pt por ter montado um STF que so protegue bandido , tanto que ate ex- advogado do pcc foi no nomeado para STF
Nesse ponto BOZO não fica atras. Basta ver suas indicações pro STF (Kassio Nunes), pra PGR (Aras) e pra diretoria da PF (Ramagem). Isso, sem falar no Weintraub, Ernesto, Pazuello e outras nulidades escolhidas por esse nojento para ocupar ministérios importantes.
Tatiana o RN agradece a distância da sua pessoa basta as folhas atrasadas que vc deixou com seu chefe, vc é uma das responsável pelo rombo de hoje, agia como se fosse a dona do RN, prepotente , era um govenro voltado para os já privilegiados do RN, eu conheci de perto, volte a sua mediocridade e incompetência.
Lema do PT. “ Se eu fiz, mesmo sendo uma m*, é bom. Se outros fizeram, mesmo sendo muito bom, é uma m*”
Nada de novidades!
PT sendo PT.
Fora Fátima!
Tá acabando com o RN.
Tem certeza que é Fátima que está acabando com o RN? Quando ela começou a governar, quais e quantos abacaxis ela teve que descascar? E quem deixou os abacaxis? Memória curta é de lascar!!!
Eu tocaria fogo em Alcaçus, tirava os Polícias e pegue. Até se fosse da minha família, bandido é bandido.
Exatamente, #bandidobomébandidomorto
Onde fica o sentimento de penalidade no sistema brasileiro. O cara faz de tudo que é errado e na nora de ser punido não existe punição. Lá dentro fazem muito mais do que aqui fora, mandam e desmandam e fica por isso mesmo. Tem q dar fim a bandido de crime hediondo, assim conseguiremos ao menos diminuir essa raça maldita
Amigo, ninguém está livre de cometer um delito, o código penal tem mais de 300 artigos… vai que um dia você faz algo e sem querer querendo… terá que responder pelo delito, ou seja, será um criminoso… e acredito que não irá querer morrer queimado
Bandido bom é bandido morto? Querem acabar com o governo? E Flavio Bolsonaro?