Diversos

Alunos de Artes da UFRN fazem protesto defecando nas paredes e Polícia Federal é chamada

1cde1a8e499903b508a51eafe01079c8Um professor da UFRN, de identidade preservada, ligou para o blog na manhã desta terça-feira (19), indignado com mais um ato de vandalismo, no departamento de Artes da instituição. De acordo com o denunciante, alguns alunos do curso, que protestam desde a semana passada por liberdade artística, defecaram nas paredes do anexo do Departamento de Artes local e ignoraram a presença de mestres e da reitoria.

Segundo o denunciante, os manifestantes ignoraram o aviso da comunicação a Polícia Federal, e seguiram o ato nada higiênico. Informações dão conta que até os aparelhos de ar-condicionado foram melados de fezes. A PF se encontra no local.

Funcionários locais, inclusive, abandonaram seus postos sem condições de trabalho pelo mau cheiro.

Opinião dos leitores

  1. Bando de vermes e inconsequentes figuras desprezíveis. Alguém vai dizer que é coisa de adolescentes. Acho que são bandidos e com futuro inserto.

    1. E tem gente comentando como se fosse hoje, ou contra Bolsonaro.

  2. Lamentável que esses seres ignóbeis, se digam alunos de arte, que tipo de estesia querem provocar com esse vergonhoso protesto, com certeza os grandes mestres da artes, estariam parvos diante tanta sandice. Tem que internar esses lunáticos, numa instituição de saúde mental.

  3. Pessoas como as que fizeram tal estupidez, não representam ninguém, a não ser o próprio reflexo de sua ignorância. No fundo são pessoas assim que maculam instituições sérias , como a UFRN.

    Simplesmente lamentável!!! Deviam ter vergonha!!!

  4. A UFRN não merce tal agressão. Nem tão pouco os inúmeros estudantes que dão o seu melhor nos seus respectivos cursos, a fim de contribuir no futuro com o melhor de si, a bem de nosso país. Independentemente de suas predileções partidárias, as atitudes praticadas por esses "alunos" são dignas de pena. Nossa UFRN formou grandes homens e mulheres em vários segmentos e não se abalará por tal conduta, porque seu legado é maior que isso! Aos que praticaram esse ato, revejam seus conceitos, se é que possuem algum de relevância moral. Será que gostariam que fizessem isso onde moram? Tenho certeza que não! O direito à manifestação, à crítica, ao protesto deve ser sempre preservado e protegido, mas dessa forma é lastimável. Pensem nisso. Sejam maiores que isso.

  5. Depois esse bando de comunista ainda tem a audácia de falar em "porco capitalista", mas olha a porquice que fazem achando que estão "protestando". Além do mais, de tudo tentam botar a culpa nos militares, mas o erro dos milicos foi ter deixado essa mentalidade de merda florescer nas universidades ao invés de botar os marxistas apátridas nos seus devidos lugares.

    1. Não generalize. Não atribua ao comunismo um protesto que não se justifica a partir dele. Não seja tão reacionário ao ponto de insinuar que a ditadura deveria ter sido ainda mais desumana e podre do que foi. Sim, vá a um neurologista pois fazer relações que não existem e atribuir valores distorcidos às coisas é, no mínimo, sintomático. Aproveite e construa um pensar mais crítico e despretencioso – leia menos veja meu caro.

  6. Sintomático, reflexo do caos que vem se instalando sorrateiramente. É a geração da barbárie: não aprendeu ainda o que seja o outro, a convivência, o respeito. Não sabe o que são valores, não sabem nem quais são os seus próprios valores, agem por instinto, como animais irracionais. Que pena! Porque da universidade o povo espera a sabedoria…

  7. Gente, pelo amor de Deus né?! Dizer que quem fez isso é pobre (pobre so se for de espírito) ou que é playboy? Sendo pobres ou ricos as pessoas recebem educação, adquirem princípios (fazendo a distinção do certo ou errado)… Estas duas coisas vem de berço em uma união dos pais com a escola que seu filho frequentou em todos os estágios da vida antes de chegar á Universidade, e não tem nada a ver com pobreza ou riqueza.
    Acredito que no DEART tenha muitos problemas a serem resolvidos, assim como em toda a Universidade, o que não justifica tamanha arte (lê-se porcalhada, porque sim, isso parece mais um chiqueiro e quem gosta de chiqueiro é porco).
    Onde está o respeito consigo mesmo, com os colegas de departamento, com o pessoal que faz a limpeza, com seus mestres e com o patrimônio que deveria ser zelado exatamente por estes que fazer uma porcalhada desta?
    Não vou dizer que existem outras maneiras de protesto, de chamar atenção porque ja falaram até cansar nos outros comentários. Mas o que eu digo é que essa pessoas que fizeram isso precisam aprender a ter RESPEITO. Apenas!

  8. Ato de simples explicação: estão jogando nas paredes o que em abundância nas cabeças.

  9. "playboyzada" que está cagando para a ufrn. isso é coisa de "nóia".

    Na minha concepção, a Arte não precisa ser bela, agradável ou ética. Ela não precisa de espaços, paredes ou momentos específicos para se manifestar. Ela é livre, mas esta liberdade exige dos seus praticantes compromisso com a arte e responsabilidade na manutenção e consequência dos seus atos. O russo Piotr Pavlenski, que pregou seus testículos EM PRAÇA PÚBLICA, é um exemplo do que eu estou expondo.

    Fazer manifestações como esta do dia 19/11/13 e a do dia 21/03/13 ditas vanguardistas PROTEGIDAS PELOS MUROS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL É CORVADIA, É LIMITANTADA, É MESQUINHA E É IRRESPONSÁVEL.

    Será que estes “vanguardistas” amariam tanto a sua arte que seriam capazes de levá-la para quem precisa dela, a grande massa potiguar. Será que levariam estas manifestações para fora da PROTEÇÃO DA UFRN, realizando-as em ambientes públicos, nos quais esta “arte” atingiria mais atores e expectadores na cidade de Natal?

  10. Isto demonstra o tipo de aluno da nossa universidade.
    Falta educaçõ, falta bm senso, falta vergonha na cara.
    Deveriam todos terem suas matrículas cassadas.

    1. Concordo! Isso é motivo mais do que suficiente pra desligar essas criaturas imundas da instituição.

  11. Esse curso de artes precisa de aulas de educação moral e cívica. Sempre se superando no quesito vergonha alheia. Se expulsão não der jeito, extingue a cadeira. Não farão falta alguma.

    1. O que não faz falta no mundo é você…. Uma pessoa que não tem nem conhecimento da função da arte na vida. Idiota.

    2. Para a pessoa identificada como Amora: Cidadã, caso você, que se propõe a defender tal insanidade, quiser, posso comer uma bela feijoada e ir até sua casa fazer uma belíssima "obra de arte" como a que esses demendes fizeram na UFRN. Que tal?

  12. É um absurdo o que esses alunos estão fazendo. Imaginem o custo para refazer as destruições realizadas por eles. São os nossos impostos indo para o ralo.

  13. isto é porcaria, alunos não fazem isto, são predadores, e já vem alguns dias fazendo besteiras…….e com certeza não são pessoas pobres, e sim filhinhos de papai…que nada acontece…todos deveriam ser expulsos….

  14. esse pessoal de direita achando que a pf ia dar jeito, é isso aí, dou todo apoio aos "manifestantes" é uma forma de manifestar a arte da maneira deles, vão estudar e pesquisar sobre arte pra entender seus direitistas de merda

    1. kkkkkkkkk eh serio mesmo esse comentario? me diga uq que tem a ver posição política com cagar nas paredes? desde quando cagar no chão feito um animal virou ato político.. e o é unicamente quando representa diretamente a contribuição do gramcismo na nossa sociedade, qual seja, uma BELA DE UMA CAGADA

    2. Todos nós temos direito de nos manifestar…Mas fazendo "merda"??!! Isso não é arte… É desrespeito ao outro, é vandalismo, menos arte…

    3. Ou seja, você mesmo está de acordo que a arte que estão fazendo lá pelo DEART é uma bela bosta, né? Cada uma que dá 10 nessa terra.

    4. Não sei quem é essa tal de Cleoneide Assunção, mas diria a ela que ninguém precisa comer comer bosta para saber que gosto tem. Simplesmente ela deve fazer parte dessa patuleia fedorenta que toma conta das universidades. Dizem que os loucos às vezes comem as próprias fezes. Minha filha, se você não for um destes, com todo respeito a estes, tome cuidado quando falar certas coisas, para não sofrer de má digestão da sua dejeção mental.

    5. se vc acha que isso é arte, pede pra eles cagarem na sala da tua casa e convida teus amigos para apreciarem.

  15. Fico Pensando … onde esse povo que é contra ao movimento vive .. ou em que dimensão eles se encontra … Pq se quebra algo é baderneiro se , se caga é vandalo .. fica dificil .. . agora concordo com o amigo ali que disse que a PM seria melhor … "Claro né amigo merda é merda em qualquer lugar" creio que os PM iam chegar falando pra MERDA.. PARCERIAAAAAAA !!

    1. É, meu caro Ras, pra quem só sabe quebrar as coisas do outros ou cagar nas paredes, ou onde quer que seja, fica difícil mesmo. O jeito mesmo é se matar ou não se reproduzir. Esse é agora seu grito de guerra: NÃO SE REPRODUZA. Em algumas duas ou três gerações, vocês fazedores de merda desaparecem do planeta.

  16. O maior absurdo de todos é que por causa de um pequeno grupo de "alunos", os estudantes de Artes que lá estão com propósitos sérios ficam sendo marginalizados e tendo suas imagens agregadas as desses desordeiros, ou seja lá o que forem, mas que não são os artistas locais. O departamento de Artes produz muitas coisas maravilhosas (inclusive conhecidas a nível internacional), mas acaba voltando a ser ridicularizado pelo mal comportamento de alguns "artistas" que aparecem por lá ocasionalmente querendo "Causar".
    TRISTE!!

    1. eu so fico pensando uma coisa.. a maioria do pessoal que se envolve se auto intitula de esquerda e defensor da classe trabalhadora.. sendo que são esses mesmos trabalhadores que vão ter melar a mão de bost*, ironia? contradição? não pura burrice e falta de senso

    2. Era bom que esses "artistas" fizessem uma intervenção artística limpando a merda que fizeram nas paredes, encenavam o marquês de sade ao invés de deixarem lá a merda pros outros limparem.

  17. Culpa dos professores que estimulam essa criatividade. O pior é que esse tipo de aluno serão os futuros professores federais! Seria mais econômico se fechasse o departamento e investissem em áreas promissoras economicamente para a sociedade.

    1. Essa eu tenho de responder. Discurso medíocre este de quem defende o fechamento do departamento de artes e defende o investimento em atividades mais produtivas. De quem vê Universidade como ornecedor de mão de obra para o mercado capitalista.que não consegue enxergar a necessidade da arte como elemento provocador da sociedade.duvido que algo desse tipo saísse da área de exatas. Não estou defendendo os excessos. Até porque se o fizesse, justificaria a agressão diária que e feita pela sociedade bem comportada através dois seus agentes de repressão como a própria polícia.

    2. pqp vc acredita mesmo que o brasil (sim com b minusculo) é capitalista? somos o resto de placenta de um aborto mal sucedido de um gramcista que grita por intervenção estatal enquanto vandaliza patrimônio público.. vai estudar e para com essa dicotomia de esquerdismo x direitismo.. capitalismo x comunismo.. pare de tentar dar profundidade política, social ou econômica a literalmente MERDA

    3. kkk… Viver de bosta na parede é o verdadeiro discurso mediocre.. isso nunca foi manifestação e nem arte, possivelmente algum problema psiquiátrico. Tem que fechar aquilo mesmo, porque é muita merda na parede para justificar a existencia, o custo e a necessidade. Os ditos "estudantes" acham que a própria arte é feito de bosta e penduram na parede como quadros de tao mediocres. Usam recursos públicos como se fosse uma diarreia mental, fazem exposições que sao reconhecidas aonde, em CUba? Enquanto outros setores de fato necessitam de verba para pesquisas sérias e produtivas. Arte nunca foi ligado ao socialismo, sempre esteve ligada a quem pode comprar, o restante é artesanato e lixo. Agente de repressão (policia) é necessario para existir civilização e separar dos que colocam merda na parede. Aprenda que isso é problema de saude publica e policia.

  18. Os funcionários estão sem trabalhar porque entraram em greve devido a ocupação no departamento e não por causa do mau cheiro informado. O texto perde a credibilidade quando não assume a fonte e não disponibiliza fotos que comprovem a noticia.

  19. Seria bom não generalizar "alunos de artes" como todos os alunos do curso de Artes Visuais. A grande maioria está contra o movimento de ocupação e estamos sendo prejudicados com a falta de aulas no departamento. Os envolvidos na ocupação também são alunos de Teatro e até de fora do DEART.
    Sobre pagar a universidade, acredito mesmo que essa minoria não faz por onde merecer e provavelmente estão ali por terem alguém sustentando, já que não trabalham (e nem mesmo estudam) para pagar as contas e os gastos com os estudos que são altos em um curso na área artística.
    Conseguiram deixar a situação do departamento que era ruim, ainda pior. Só acho uma pena que a burocracia para expulsão seja tão grande!

    1. Particularmente, sou contra a postura da Universidade.
      Eles danificaram o patrimônio público! Eles deviam ser presos, só isso. Não defendo agressões físicas, mas morais. Deviam ter suas matrículas suspensas até que limpem tudo o que sujarem.
      É uma vergonha que após tais atos ninguém seja punido. Isso só servirá de exemplo para novos acontecimentos similares ou até piores (quem sabe?).
      Infelizmente a política da UFRN é de "paz e amor"…

      Uma dúvida: Se alguns alegam que a maioria dos alunos é contra esse manifesto, cadê eles? Os bons alunos estão se manifestando publicamente (e de forma organizada) contra o protesto?

  20. Tomara q os '' alunos'' sejam identicados com a ajuda da PF e cameras de seguranca , e sejam expulsos da universidade.

  21. E pensar que esse pessoal não paga um centavo para frequentar uma Universidade. Universidade gratuita era para ser somente para os pobres e não para os ricos que representam praticamente 100% dos que fazem a UFRN. Infelizmente esse é o retrato do nosso Brasil governado pelo PT.

    1. Caro colega, você está muito enganado. Muitos desses (talvez a grande maioria) alunos do departamento de artes, são de famílias pobres. Além de que, educação não depende de classe social!

    2. Pobreza ñ quer dizer bagunça ñ pois foi criada na podreza e tenho dignidade e educação , já esta passando do limite a universidade e local de saber e formação proficional para o futuro do nosso país . Kd a Reitoria e a Direção do CcHLA onde anda acorda Reitora e o direto do cchla já esta na hora de tomar providências, queremos uma universidade digna para nossos filhos, netos.

    3. Rapaz, os pseudo artistas defecaram nas paredes, mas você acabou de defecar no seus post. auhauhauhauhauh Algum sem noção "protesta" defecando nas paredes de uma repartição publica federal. Isto é facilmente explicado porque todo mundo na UFRN é rico. E no fim é tudo cupa do PT. Faz muito sentido para mim. Queria nem rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    4. Santa ignorância essa sua, colega.
      A universidade tem uma igualdade muito grande entre ricos e pobres, como você intitulou. A deficiência esta no sistema geral do pais desde a época da ditadura quando aceitou-se pagar por uma educação. O erro esta em vários lugares, energúmeno aquele que coloca a culpa nos de classe rica, onde muitos negam fazer diversos atos de vandalismo. Reveja seus conceitos e sua ignorância.

    5. Só de ver alguém falando "universidade gratuita" já dá pra perceber o nível intelectual da criatura.

    6. Não pagam? Engano seu. Todos pagam impostos, e são nossos impostos que pagam a universidade. Todos têm direito a frequentar a UFRN, seja rico ou pobre, pois ambos pagam impostos. Para ta dentro da universidade não deve ser considerada a questão social e sim a capacidade do aluno.

    7. concordo plenamente.. mas va falar isso pra um cotista kkkkkkkkkkkkk meritocracia que va pra cucuias

    8. Posição social não indica educação. Sendo que este ato, retrata fielmente a falta de educação enorme no nosso país.

    9. Filho de rico não estuda artes. Estuda em áreas que dão dinheiro.

  22. nesses casos a policia militar e mais eficiente que a policia federal, bastao no lombo de baderneiros apelidados de estudante e melhor que meia hora na delegacia.

    1. No caso, por se tratar de uma instituição federal, a PM não tem autoridade para atuar. É com a PF mesmo. Espero que finalmente estes baderneiros sejam levados em camburão e respondam a processos administrativos na UFRN, inclusive com a suspensão e/ou expulsão da universidade. Que os demais envolvidos, que não são alunos, que sejam fichados e proibidos de adentar os órgãos públicos. A UFRN, coo órgão público é bem de todos e não o espaço de meia dúzia de revoltosos que se acham dono deste espaço que é da população. Quer protestar? Proteste, mas na hora que depredar o patrimônio público, que as devidas punições sejam tomadas.

    2. merecem é bastãozada no lombo, enquanto não tomarem as decisões necessárias, esse baderneiros que se dizem ''estudantes'',vão acabar denegrindo ainda mais a imagem da universidade federal.

    1. Em primeiro lugar, peço desculpas pela ignorância e pergunto: o que vem a ser a tal liberdade artística em questão no protesto?
      E mesmo antes de saber a resposta, já encabeço minha opinião… Sou completamente contra quaisquer atos de protesto que venham a prejudicar a outrem ou o patrimônio comum a todos. A forma mais digna de se requerer seus direitos, primeiramente é cumprir os seus deveres e respeitar os direitos dos demais. Discordo dos que culpam o PT, bem como os que falam em favor do fechamento do setor, creio que o caminho também não é por aí. Depredar, agredir, sujar, entre outros, é sim ato de vandalismo e falta de educação, é um problema ético e moral, sendo nesse caso, algo completamente pessoal. Como diria a minha mãe – " educação vem do berço". Observei alguns comentários que se referem as artes como algo desnecessário e completamente fútil e discordo completamente. Sou aluno de letras e defendo as artes, sempre defenderei. Arte é vida, é beleza, é saúde, não podemos generalizar e culpar nem o curso, muito menos todos os alunos por causa de uns e outros sem educação. E sim, sou completamente a favor de severas punições para os envolvidos em tal ato, que além de tudo, denigrem completamente a imagem daquilo que escolheram por carreira…

    2. Prezados colegas,

      Colegas porque fui e sou aluno da UFRN há cerca de 20 anos. Aqui me formei em Sociologia (Bacharelado e Licenciatura – 1993-1997), fiz Mestrado em Ciências Sociais (Desenvolvimento Regional – 1998-2001 (desligado quando Mestrado era em 4 anos), 2003-2005 (Nova Seleção e Conclusão), cursei Doutorado em Ciências Sociais (2010-2011 como Aluno Especial) e fui aluno NOTA "A" e IRA máximo em quase todos estes momentos. Por toda a minha vida fui militante político. Atualmente, cursei Geofísica no primeiro semestre e agora (Via ENEM/SISU) estou cursando Bacharelado em Direito (N). Acompanhei as manifestações nas ruas, na BCZM, e nos banheiros (pluri-sexualizados e banalizados), nos espaços públicos e nos debates em rodas privadas de conversa acerca de liberdade de expressão que vivemos nestes meses de protestos. Digo tudo isso para tentar situar a minha posição com relação a tais manifestações. Fezes como arte não são problema, New York que o diga. A questão principal é sobre a falta de sensibilidade da comunidade acadêmica em lidar com a questão da rebeldia. Não será como o discurso de defesa da democracia, liberdade de expressão que resolveremos o problema dos excessos, mas simplesmente obedecendo as regras. danificou o Patrimônio Público, que recupere. Vandalizou, penalize. Infringiu o Regimento, expulse! SIMPLES! As regras são feitas tanto para garantir a liberdade quanto para limitá-la ao aceitável! As minorias têm o pleno direito de serem respeitadas, mas todo direito gera uma obrigação. Ontem circulando pelo Campus li, pichado numa parede, "Revolte-se"! Sim, sou revoltado com várias coisas (indiferença aos menores de rua nos semáforos, miséria, fome, abandono, vulnerabilidade social, corrupção, peculato, etc…etc..etc…) e uso minha revolta como estímulo para tentar seguir ajudando, no que posso como cidadão, a construir uma sociedade mais justa e solidária. Ser solidário com as minorias, ser compreensivo com a rebeldia, ser legalista com o Estado de Direito que construimos com tantas lutas e vidas, também é uma maneira de seguir com o possível, mas mirando no desejável. Entretanto, "Revoltar-se por revoltar-se" NADA me diz! É o VAZIO. A agressão e a violência pela violência, também não. Merda pela Merda, faço-a bem de pertinho, todos os dias. Normal! A questão de fundo é: seremos vítimas de um discurso democrático frágil, medroso, e irresponsável, onde direitos sobrepõem deveres, ou seremos defensores de um Estado de Direito Democrático com Deveres e Obrigações/Responsabilidades?! QUE SE INSTAUREM PROCESSOS, QUE SE FAÇAM DILIGÊNCIAS, QUE SE RESPONSABILIZEM E SE PUNAM OS CULPADOS! ARTE É ARTE, MERDA É MERDA, E LEI É LEI!

      Abraços,
      Paulo Araújo
      Sociólogo
      Aluno de Direito da UFRN
      (Filho de Pobre, classe média "emergente"
      45 anos, militante, ambientalista, cidadão-ativo, e feliz por viver num regime democrático.).
      E "EDUCADAMENTE", na linguagem dos "revoltados", FODAM-SE OS QUE NÃO CONCORDAM COM O QUE EXPONHO!

    3. O meu direito a liberdade termina quando começa o do outro e digo mais, isso é coisa de marginal, vândalos, querendo aparecer, precisa de uma punição severa para que sirvam de exemplo para outros que pretendem enveredar nesse caminho, concordo na expulsão dos alunos que fizeram essa PALHAÇADA. LIBERDADE BOA É LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE se querem fazer arte com bosta, façam sem prejudicar aqueles que não estão no caminho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘A França se opõe’, diz Macron sobre acordo entre União Europeia e Mercosul

Foto: Ludovic MARIN / AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou neste domingo (17), em Buenos Aires, que seu país não “assinará como está” o tratado de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, garantindo que deseja “tranquilizar os agricultores” ao afirmar que “a França é contra” o acordo. A declaração ocorreu após sua viagem à Argentina, onde Macron se encontrou duas vezes com o presidente do país, Javier Milei.

— A França se opõe a este acordo. E vou lhes dizer: o presidente (Javier) Milei, ele mesmo me disse que não estava satisfeito com este texto — contou Macron,

O presidente francês contou ainda que havia alertado Milei de que “para a Argentina, o acordo UE-Mercosul seria muito ruim para sua reindustrialização” e, no caso da França, “seria muito ruim para a agricultura”.

Ao falar com a imprensa na pista do aeroporto em Buenos Aires, antes de seguir para o Brasil, onde participará da cúpula do G20 na segunda e terça-feira, Macron ressaltou: “Não acreditamos no pré-acordo tal como foi negociado.”

Questionado sobre a possibilidade de a União Europeia ignorar a posição francesa, Macron respondeu:

— Não acredito (…) Reconheço na presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, um grande respeito pela França.

A Comissão Europeia, apoiada por países como Alemanha e Espanha, espera assinar até o final do ano o tratado de livre comércio negociado ao longo de décadas com o Mercosul.

Os agricultores franceses, apoiados pela classe política, no entanto, planejam se mobilizar contra o acordo a partir de segunda-feira.

— Não podemos pedir aos nossos agricultores […] que mudem suas práticas, que prescindam determinados produtos fitossanitários, para ter uma produção de “alta qualidade”, e ao mesmo tempo, abrir nosso mercado para importações em massa de produtos que não respeitam os mesmos critérios, destacou o presidente francês — destacou o presidente francês.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Após coletiva na Amazônia, Joe Biden caminha em direção à mata, e cena vira meme

Vídeo: Casa Branca/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concedeu entrevista coletiva em Manaus, após visitar o Museu da Amazônia (MUSA) na tarde deste domingo (17/11).

Após as declarações, o presidente americano se despediu da imprensa com aceno e caminhou em direção à mata.

A cena curiosa instigou os espectadores e logo gerou diversos memes nas redes sociais. Alguns usuários chegaram a dizer nos comentários para o mandatário ter cuidado e não se perder. Outros disseram que ele foi atender ao chamado da natureza.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes e chefe da PF antecipam conclusões ao atrelar inquérito das explosões na praça dos Três Poderes ao 8 de janeiro

Foto: Ed Alves/CB/DA.Press

Em manifestações na manhã posterior ao atentado com explosões na praça dos Três Poderes, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, anteciparam conclusões que atrelam o episódio aos inquéritos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.

Ambos disseram na quinta-feira (14) que o atentado não foi um fato isolado e indicaram relações com os outros casos relatados por Moraes relacionados a ataques às instituições. Também criticaram a possibilidade de anistia a envolvidos no 8 de janeiro de 2023.

O inquérito sobre os ataques a bomba tramita sob sigilo no Supremo, e a relatoria foi designada a Moraes pelo presidente da corte, Luís Roberto Barroso, por ele entender que há conexão com outras apurações tocadas pelo ministro.

Segundo especialistas, porém, eventual conexão do atentado com as ações golpistas ainda carece de provas.

Moraes discursou na manhã seguinte ao atentado em um evento do Ministério Público, em Brasília, e disse que Barroso ainda estava por decidir com quem ficaria o inquérito.

Em sua fala, afirmou que o contexto que levou ao ataque se iniciou “quando o famoso gabinete do ódio começou a destilar discurso de ódio contra as instituições e contra o Supremo Tribunal Federal” e que isso também resultou no 8 de janeiro.

“É uma demonstração de que só é possível e é necessário a pacificação do país com a responsabilização de todos os criminosos”, disse o ministro do Supremo.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Só é possível a pacificação no país quando o supremo agir de acordo com a constituição. Enquanto houver perdeu mané, derrotamos o Bolsonarismo, acho que isso só piora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Depois de xingar Musk, Janja cancela participação em evento paralelo ao G20

Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters / Reprodução/Youtube Governo do Brasil

A primeira-dama Janja Lula da Silva desistiu de participar do Global Citizen Now, evento paralelo ao G20, realizado neste domingo (17) no Rio, depois de ter xingado o bilionário norte-americano Elon Musk no sábado (16). A declaração repercutiu mal no governo brasileiro e foi criticada pela oposição.

Janja seria uma das palestrantes no evento, organizado pelo governo brasileiro em parceria com a presidência do G20 e a Global Citizen, uma organização internacional de educação e defesa do combate à pobreza extrema e em prol da justiça social.

A primeira-dama participaria de um painel com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e líderes do setor privado.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Essa Priimeira Dama está se saindo melhor do que a encomenda. Em uma semana manda um fund…. , chama ministro do STF de parceiro, chama outro de bestão e ainda por cima organiza festival de música com dinheiro público. Estou adorando…..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula promete zerar fome no país até fim do mandato: “em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome”

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu neste sábado (16) que, até o fim do mandato, nenhum brasileiro vai passar fome no país. A declaração foi feita no último dia do Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, na região central do Rio de Janeiro.

“Quero dizer para os milhões de habitantes que passam fome no mundo, para as crianças que não sabem se vai ter alimento. Quero dizer que hoje não tem, mas amanhã vai ter. É preciso coragem para mudar essa história perversa”, disse o presidente. “O que falta não é produção de alimentos. O mundo tem tecnologia e genética para produzir alimentos suficientes. Falta responsabilidade para colocar o pobre no orçamento público e garantir comida. Tiramos 24 milhões de pessoas da fome até agora. E em 2026, não teremos nenhum brasileiro passando fome”.

O evento encerrou a programação do G20 Social, que reuniu durante três dias representantes do governo federal, movimentos sociais e instituições não governamentais. Na segunda (18) e terça-feira (19), acontece a Cúpula do G20, com os líderes dos principais países do mundo. A discussão de iniciativas contra a fome e a pobreza são bandeiras da presidência brasileira do G20.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Alguém de bom senso, deveria pelo menos falar a este mentiroso encantador de ASNOS, sobre a finitude da vida e que ele já entrou na nossa história, como o maior ladrão, e uma história FEIA, RUIM E TRISTE, e ela não se apaga com facilidades. Os petistas cegos, não veem, que não há no partido ninguém para sucedê-lo, pelo simples fato do seu egoísmo e narcisismo exacerbado.

  2. Dentre as maiores super habilidades desse senhor estão:
    A capacidade de mentir; de roubar e desmoralizar as instituições.
    Mass… os gênios, fenômenos e intelectuais acreditam.
    Enquanto isso tome taxa e o povo batendo palma.
    O povo é igual a vassoura, o pau enficado atrás e dançando.

  3. É muita cara de pau desse cachaceiro ladrão o PT está no poder a 16 anos , agora ele vai acabar com a fome ? Esse verme tinha que está preso.

  4. E vai dizer que zerou mesmo. Sabe o pior? Tem quem vai jurar de pés juntos que acabou mesmo.
    Será mais uma mentira e pronto.

    1. Isto é pilantra , como zerar cobrando TAXA E MAIS TAXA, IMPOSTOS empobrecendo o contribuinte e haja gastança.

  5. Em 2 mandatos não fez pq? Sem falar em 2 mandatos da Dilma e agora o 3 de Lula, e tome lero!!!! Ninguém merece tanta mentira

    1. Pelo menos está tentando chegar ao menor número possível de nossos irmãos brasileiros que passam fome. Enquanto isso no governo anterior esses números de brasileiros passando fome aumentaram muito. Tenho esperança que este número diminua bastante.

    2. Rio-grandense idiotizado. Que números? De onde vc tirou esses números?
      Os números das queimadas, das mortes dos Yanomames, dos mortos de dengue, de vacinas jogadas fora, de juros, de preço de cerveja, de picanha, etc…. isso conta?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guerra

Biden autoriza Ucrânia a usar mísseis americanos de longo alcance contra a Rússia

Foto: Alessandro Garofalo/Reuters

O presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a utilizar mísseis de longo alcance fornecidos pelos americanos na guerra contra a Rússia, segundo o jornal “The New York Times”.

A mudança de postura do governo americano ocorre por conta do envio de tropas norte-coreanas para lutarem na guerra na Ucrânia ao lado dos russos, segundo o jornal americano. Os mísseis de longo alcance devem começar a ser utilizados contra as tropas russas e norte-coreanas na região de Kursk, no oeste da Rússia, ainda de acordo com o “The New York Times”.

A Ucrânia estava vetada de utilizar esse tipo de armamento americano até o momento. O uso dos mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA era um tabu na guerra contra a Rússia, porque o presidente russo, Vladimir Putin, considera que isso muda o caráter do conflito e havia prometido represálias. Entre as ameaças que fez, Putin disse que realizaria testes nucleares.

A decisão de retirar a proibição do uso dos mísseis americanos de longo alcance é uma grande mudança na postura de Biden, que se manteve cauteloso sobre esse assunto durante seu governo. A permissão ocorre também após a vitória de Trump nas eleições dos EUA. O republicano é crítico do apoio financeiro aos ucranianos e prometeu terminar a guerra “em 24 horas”, mas sem explicar como. Ainda não se sabe se Trump reverteria a decisão quando assumir a presidência, em 20 de janeiro.

A retirada da restrição ocorre em um momento de escalada nas tensões entre países da Ásia, da Europa e dos EUA. Uma nova fase da ofensiva russa em território ucraniano a partir de maio fez Otan e EUA, aliados da Ucrânia, considerarem a autorização para utilização de mísseis de longo alcance fornecidos aos ucranianos.

Com essa nova fase da guerra, os EUA começaram a levantar algumas restrições, deixando apenas a dos mísseis de longo alcance. Já países da Europa reforçaram os pacotes de ajuda financeira e o presidente da França, Emmanual Macron, chegou até a considerar enviar tropas francesas para a Ucrânia, e foi ameaçado por Putin.

Em contrapartida, Rússia e a Coreia do Norte estreitaram relações –diplomáticas e militares–, o que levou ao posicionamento de tropas norte-coreanas para lutarem na Ucrânia ao lado das russas. Diante disso, o Pentágono já havia dito que não haveria restrição de armas que a Ucrânia poderia utilizar.

Segundo as autoridades americanas ouvidas pelo “The New York Times”, o temor de que Putin suba ainda mais o tom por conta da autorização do uso de mísseis americanos pela Ucrânia ainda existe, mas foi superado pela urgência do atual cenário da guerra.

Ucrânia e Rússia estão em guerra desde fevereiro de 2022, após uma invasão de tropas russas em território ucraniano. O avanço russo continua: na última semana de outubro, tropas de Putin fizeram o avanço mais rápido desde o início do conflito. Na Ucrânia, o presidente Zelensky apresentou um “plano da vitória” na guerra contra a Rússia aos EUA e ao Parlamento ucraniano em outubro.

g1

Opinião dos leitores

  1. O homem cachaça Nine, não falou em alto e bom som que numa rodada de cerveja iria acabar com essa guerra, ou homem sem palavra.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Após ser questionada, Janja silencia sobre xingamento a Elon Musk

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, evitou falar sobre ter xingado o bilionário e dono do X (ex-Twitter) em um evento do G20 Social no sábado (16). Na manhã deste domingo (17), ela foi questionada se teria se arrependido do episódio, mas silenciou acerca do tema.

A pergunta foi direcionada a Janja quando ela chegava ao hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, onde está hospedada junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante os eventos na capital fluminense. Ela acenou e continuou andando, sem responder. Na sequência, o jornalista do site Poder360 foi expulso da entrada do local sob alegações de que a permanência não era autorizada.

No sábado (14), durante o Cria G20, um hub de produtores de conteúdo que integra a programação paralela da Cúpula, Janja disse que não tem medo de Musk e mandou ele “se foder”, em inglês.

“Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”, declarou. Na sequência, Janja foi aplaudida e podem-se ouvir gritos na plateia. Ela falava sobre regulamentação de redes sociais e combate à desinformação.

O bilionário foi escolhido recentemente para compor o governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donal Trump (Partido Republicano). Ele irá chefiar o novo “Departamento de Eficiência do Governo”, conhecido pela sigla “DOG”. Musk trabalhará ao lado do empresário Vivek Ramaswamy. O departamento deve funcionar até 4 de julho de 2026, de acordo com o presidente eleito.

A fala da primeira-dama foi improvisada. Ela estava na plateia enquanto painelistas, dentre eles o influenciador Felipe Neto, discutiam o tema. Em sua fala, a primeira-dama também elogiou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, a quem Janja chamou de “grande parceiro na questão das fake news”.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. A Sacerdotisa de Zath não decepcion. O Rei Ébrio de Zamora segue de boca aberta e com a cabeça pesada. Deixem ela falar mais

  2. E vai exigir o quê? O povo esquerdista adora e idolatra a Canja, assim como a deterioração moral da sociedade.

    1. Né isso! Ainda bem que os gadriotas criticaram o Mito quando ele atacou gratuitamente a esposa do presidente da França né?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

8 em cada 10 brasileiros são a favor da demissão de servidores públicos por má performance na função, diz Datafolha

Foto: Agência Brasil/EBC

Uma pesquisa nacional do Datafolha, divulgada neste sábado (16), mostrou que cerca de 80% dos dos brasileiros são a favor da demissão de servidores públicos em caso de má performance na função.

Ainda segundo a pesquisa, que mostra a visão da sociedade sobre o funcionalismo, 71% da população é favorável à aprovação de uma reforma administrativa que altere a forma de avaliação dos funcionários públicos de acordo com seu desempenho.

Além disso, o Datafolha mostrou que as pessoas veem de forma negativa a qualidade do serviço público prestado em grande parte dos casos.

Ao serem questionados acerca dos gastos do país com salários e benefícios do funcionalismo, 47% dos brasileiros acreditam que o país deveria gastar menos, enquanto 33% dizem que deveria ser mantido o nível atual de gastos. Somente 16% dos entrevistados avaliam que o Brasil deveria gastar mais com os servidores.

Referente à garantia dos servidores públicos de que não serão demitidos, 56% das pessoas concordam totalmente ou parcialmente que eles precisam de tal segurança para realizar um bom trabalho na função. Porém, ainda assim, 90% são a favor de avaliações constantes.

Conforme a pesquisa evidenciou, brasileiros defendem a demissão de servidores públicos também em outras situações, como excesso de funcionários, diminuição dos gastos de governos e órgãos públicos, conforme mostra a pesquisa.

Situações em que servidores deveriam poder ser demitidos, segundo entrevistados

Por mau desempenho:

  • A favor: 80%
  • Contra: 18%
  • Indiferente: 1%
  • Não sabe: 1%

Por excesso de funcionários:

  • A favor: 55%
  • Contra: 41%
  • Indiferente: 1%
  • Não sabe: 2%

Para diminuir gastos de governos e órgãos públicos:

  • A favor: 46%
  • Contra: 51%
  • Indiferente: 2%
  • Não sabe: 2%

Segundo a pesquisa, 71% dos brasileiros defendem uma reforma administrativa, quanto 35% é contrário à mudança.

Maioria é a favor da reforma administrativa

  • A favor: 71%
  • Contra: 25%
  • Indiferente: 1%
  • Não sabe: 3%

Como os brasileiros se posicionam em relação ao funcionalismo

Precisam da garantia de que não serão demitidos para realizarem um bom trabalho:

  • Concorda totalmente + em parte: 56%
  • Concorda totalmente: 35%
  • Concorda em parte: 21%
  • Nem concorda, nem discorda: 1%
  • Discorda totalmente + em parte: 42%
  • Discorda em parte: 13%
  • Discorda totalmente: 29%
  • Não sabe: 1%

Deveriam ter seu trabalho avaliado constantemente e serem recompensados de acordo com seu desempenho:

  • Concorda totalmente + em parte: 90%
  • Concorda totalmente: 71%
  • Concorda em parte: 20%
  • Nem concorda, nem discorda: 1%
  • Discorda totalmente + em parte: 8%
  • Discorda em parte: 4%
  • Discorda totalmente: 4%
  • Não sabe: 1%

Deveriam ter promoções automáticas na carreira de acordo com seu tempo de serviço, independentemente do seu desempenho:

  • Concorda totalmente + em parte: 48%
  • Concorda totalmente: 28%
  • Concorda em parte: 20%
  • Nem concorda, nem discorda: 1%
  • Discorda totalmente + em parte: 50%
  • Discorda em parte: 17%
  • Discorda totalmente: 33%
  • Não sabe: 1%

Quanto à visão dos brasileiros sobre a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários públicos, 41% da população acredita que o desempenho geral é ótimo ou bom.

Avaliação dos serviços prestados à população

Desempenho geral:

  • Ótimo/Bom: 41%
  • Regular: 40%
  • Ruim/Péssimo: 18%
  • Não sabe: 1%

Postos de saúde e hospitais:

  • Ótimo/Bom: 38%
  • Regular: 33%
  • Ruim/Péssimo: 28%
  • Não sabe: 1%

Escolas e creches:

  • Ótimo/Bom: 55%
  • Regular: 29%
  • Ruim/Péssimo: 12%
  • Não sabe: 5%

Delegacias e batalhões policiais

  • Ótimo/Bom: 44%
  • Regular: 33%
  • Ruim/Péssimo: 19%
  • Não sabe: 4%

Agências como INSS e Receita Federal

  • Ótimo/Bom: 33%
  • Regular: 35%
  • Ruim/Péssimo: 26%
  • Não sabe: 7%

Fóruns, tribunais, varas trabalhistas e órgãos do Poder Judiciário

  • Ótimo/Bom: 40%
  • Regular: 37%
  • Ruim/Péssimo: 16%
  • Não sabe: 6%

A pesquisa Datafolha foi realizada em 7 e 8 de outubro e ouviu 2.029 pessoas com 16 anos ou mais distribuídas em 113 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

    1. Amigo fui funcionário público, do que me orgulho, porém não concordo com a ideia cega dessa proteção, ela é injusta com o povo que merece bons serviços e aí, para nós, muitos deixam a desejar, hoje, acho que a maioria está no judiciário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carro da comitiva do presidente Lula no G20 é roubado no Rio de Janeiro

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Um carro da comitiva do presidente Lula no G20 foi roubado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense na noite do último sábado (16). O motorista também teve o celular roubado. O presidente Lula não estava no veículo.

De acordo com o relato da vítima à Policia Civil, três criminosos armados em um carro ultrapassaram o veículo em que ele estava e bloquearam a passagem para realizar o assalto, na Rua Ex Combatente. Os criminosos fugiram do local. O caso aconteceu na noite deste sábado (16).

Durante a semana, um carro da comitiva do ministro da Secretaria-Geral da Presidênci Márcio Costa Macedo foi alvo de um roubo no Centro do Rio de Janeiro. Após o assalto, uma operação policial foi iniciada para recuperar o carro. O veículo foi localizado no Complexo da Maré e levado para o 22º BPM.

Segundo informações das forças de segurança do Rio, Mais de 17,5 mil policiais militares, civis, penais, além de drones e aeronaves participam do esquema especial de segurança com tecnologia de ponta no espaço aéreo para garantir a tranquilidade dos chefes de estado, autoridades e demais participantes do G20.

Cerca de 15,5 mil agentes da Polícia Militar serão responsáveis pelo patrulhamento no entorno de hotéis da zona sul e da Barra da Tijuca, nas linhas Vermelha, Amarela e principais vias das zonas sul e oeste, e nas comunidades próximas a áreas desses pontos.

O Comando de Operações Especiais da PM, com equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Tático de Motociclistas (BTM). Batalhão de Choque (BPCHq) e Batalhão de Ações com Cães (BAC) com unidades de intervenção tática e de controle de multidão, assim como o Comando de policiamento especializado reforçam o patrulhamento.

O Comando Operacional Conjunto Corcovado também vai reforçar a segurança do evento, em ação integrada de emprego das Forças Armadas, Forças de Segurança e demais Instituições federais, estaduais e municipais.

Band Jornalismo

Opinião dos leitores

  1. Não deviam ter ido atrás, imagina se na busca, ocorre um tiroteio e alguém tivesse morrido, a cerveja ia ficar cara.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mesmo após Lula dizer que “a gente não tem que ofender ninguém”, ministro petista comemora xingamento de Janja a Elon Musk

Imagem: reprodução/YouTube/X

Mesmo após a bronca indireta de Lula na esposa, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), resolveu dobrar a aposta e elogiar o xingamento da primeira-dama Janja a Elon Musk.

Pelas redes sociais, Teixeira afirmou que Janja falou que “estava preso nas nossas gargantas”. “Esse é o sentimento sobre Elon Musk e sua interferência negativa na política internacional”, disparou.

Janja xingou Musk, que foi um dos principais apoiadores da campanha vitoriosa de Donald Trump, no sábado (16/11), durante participação em um evento paralelo ao G20 que abordava o tema da desinformação.

Na ocasião, a fala da primeira-dama foi interrompida por uma falha no som e ela brincou: “Acho que é o Elon Musk”. Em seguida, emendou: “Eu não tenho medo do você, inclusive. Fuck you, Elon Musk”.

Horas depois, Lula deu uma bronca indireta na esposa. “Essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém. Nós não temos que xingar ninguém. Nós devemos apenas indignar a sociedade”, disse.

Outros ministros e diplomatas criticam postura de Janja

Com mostrou a coluna do jornalista Igor Gadelha, no Metrópoles, diplomatas brasileiros e outros ministros do governo Lula criticaram, nos bastidores, o xingamento de Janja contra Elon Musk.

Diplomatas do alto escalão do Itamaraty classificaram a fala de Janja como “desnecessária” e avaliaram que ela tem potencial para atrapalhar mais a já provável difícil relação entre os governos Lula e Trump.

Pedindo reserva, um influente auxiliar presidencial disse à coluna que a primeira-dama “passou do ponto” com a declaração.

Metrópoles – Igor Gadelha

Opinião dos leitores

  1. Lula não tem moral para ocupar o cargo. Todos os aliados, inclusive a Canja maluquinha, falam o que bem entender, ainda que o NINE peça para calarem as suas fossas.

  2. O cara tá levando Internet para qualquer lugar do mundo, reescrevendo a corrida espacial, lutando pela livre expressão, desenvolvendo tecnologias que vão permitir que deficientes tenham melhor qualidade de vida, criando veículos mais limpos… aí tem que ficar respondendo chavista…

    1. As empresas de Musk devem produzir mais inovações do que todas as universidades brasileiras juntas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *