Educação

Alunos da Maple Bear Natal recebem medalhas em olimpíada internacional de matemática

Medalhista de prata da Olimpíada Canguru de Matemática/Medalhista de ouro da Olimpíada Canguru de Matemática. Fotos: Divulgação

Fruto de uma metodologia canadense diferenciada, que prepara os alunos para os mais diversos desafios, o resultado dos estudantes da Maple Bear Natal na Olimpíada Canguru de Matemática foi extremamente satisfatório, com medalhas de ouro, prata e bronze, além de medalhas de honra ao mérito.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A participação na Olimpíada foi optativa, entretanto mais de 50% dos alunos da escola realizaram a prova, aplicada em língua inglesa.

Ao todo, 17 alunos da Maple Bear Natal são medalhistas. Recebeu medalha de ouro a aluna Laura Medeiros (year 04), de prata Ricardo de Medeiros (year 03) e Henrique Matheus Moreira (year 07) e de bronze Izabela Mendes (year 03), Pedro Medeiros (year 06) e Júlio Chaves (year 06). Além disso, 11 alunos foram agraciados com medalhas de honra ao mérito.

Metodologia Canadense

A Maple Bear Natal funciona há 12 anos na capital potiguar, oferecendo turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.

No ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em Português e Inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em Português. Os conteúdos estudados em inglês incluem Língua Inglesa, Artes, Matemática e Ciências.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Renda do trabalho segue abaixo do patamar pré-pandemia e salário perde poder de compra

Foto: iStock/Getty Images

A renda do trabalhador, por mais que tenha subido após a pandemia, ainda não retomou o patamar anterior à Covid-19, quando se compara a participação dos salários no Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, na economia.

É mais um indicador que reflete o baixo entusiasmo dos brasileiros com a queda do número de desocupados, que se deve principalmente à geração de vagas de baixos salários e mascara uma distribuição desigual da alta da renda, que nem sempre representa aumento de poder de compra para algumas faixas de trabalhadores.

Segundo cálculos do economista-chefe da corretora Tullett Prebon Brasil, Fernando Montero, a massa de renda do trabalho representava 34,75% do PIB em dezembro de 2019 e, mesmo com todo o crescimento dos salários desde então, ainda estava em 34,48% em março deste ano, dado mais recente, tomando por base a soma dos ganhos dos trabalhadores captados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE.

Já a renda total das famílias, que engloba salários, aposentadorias e benefícios, superou o patamar pré-Covid, chegando a 55,84% frente a 53,74% em 2019.

— Os rendimentos do trabalho quase voltaram ao que eram antes da pandemia em relação ao PIB. É uma volta expressiva, tinham caído muito, mas as ocupações são de baixa remuneração — diz Montero.

O pesquisador do FGV Ibre, Fernando de Holanda Barbosa Filho, em estudo recente, mostrou que a alta de 8,6% no rendimento médio do trabalhador desde 2019, atingindo nível recorde, está mais relacionada à composição do mercado de profissionais, hoje mais escolarizado e mais velho, do que a uma melhoria disseminada entre todos os trabalhadores.

Ou seja, para parte da população, não houve aumento do poder de compra. Em alguns casos, houve até queda.

Na hora em que se compara o mesmo tipo de pessoa, em 2019 e hoje, o salário ainda não recuperou o nível anterior. A pessoa vai no supermercado e compra menos hoje do que comprava em 2019. Ou precisa gastar mais. Não importa que a taxa de desemprego seja a menor da história se meu padrão de vida não está melhorando — diz Barbosa.

Na conta do pesquisador, que fez o estudo juntamente com Janaína Feijó e Paulo Peruchetti, ao isolar esses efeitos da mudança estrutural do mercado de trabalho, o rendimento do trabalhador caiu 0,4% frente a 2019.

Depoimento: ‘Dinheiro não é suficiente para cobrir tudo’, diz Helder Luiz, eletricitário

“Eu consegui alugar um carro e comecei a rodar no Uber em 2021, com o objetivo de complementar a minha renda familiar. Antes da pandemia, eu trabalhava apenas como CLT e não fazia nenhum trabalho extra. Hoje, mudei de empresa, mas continuo trabalhando de carteira assinada. Sou assistente técnico de uma distribuidora de energia e faço renda extra dirigindo no aplicativo, porque só o salário fixo não é suficiente para arcar com todos os custos da minha casa. Sou casado, tenho quatro filhos, moro de aluguel, e as despesas são muitas.

Minha renda era mais estável antes da pandemia, mas eu não ganhava mais do que ganho hoje. Mesmo trabalhando muito, o dinheiro não é suficiente para cobrir tudo. Depois que comecei a rodar no Uber mais tarde da noite, minha renda aumentou, mas ainda assim não é o bastante para viver com tranquilidade. Os meus maiores gastos são a prestação do carro, essencial para eu conseguir trabalhar no Uber, e o cartão de crédito. Infelizmente, já precisei pegar empréstimos várias vezes para conseguir pagar as dívidas mensais e colocar as contas em dia. Mesmo trabalhando em duas ocupações, ainda é difícil manter o equilíbrio financeiro e dar conta de todas as despesas da família.”

Subutilização agrava mal-estar

João Saboia, professor emérito do Instituto de Economia da UFRJ e especialista em mercado de trabalho, lembra que, apesar do baixo desemprego, há um contingente de ocupados subutilizados, que trabalham menos horas do que gostariam e até desistiram de procurar uma vaga, saindo da força de trabalho.

Ao se somarem aos 6,6 milhões de desempregados, há 16,3 milhões nessa condição desfavorável.

Há uma parcela no mercado que está mal, ganhando pouco, no desespero, o que fez o endividamento explodir. A melhora nos últimos anos é impressionante, mas não dá conta. E quem está entrando é com salário baixo — diz Saboia.

Ele observa que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que acompanha os registros de criação de postos com carteira assinada, mostrou que, em março, mais de 90% das mais de 200 mil vagas geradas foram de até 1,5 salário mínimo, cerca de R$ 2,4 mil. Para Saboia, isso explica em parte os problemas de avaliação do governo Lula, apesar do desemprego baixo:

— Não é suficiente para garantir bem-estar. Ninguém vive de taxa de desemprego.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MISTÉRIO: Fisiculturista de 22 anos é encontrado morto em apartamento; polícia apura caso

Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Civil de São Paulo abriu investigação para apurar a morte do atleta de fisiculturismo Gabriel Ganley, de 22 anos. O jovem foi localizado sem vida neste sábado (23), dentro de um apartamento na zona leste da capital paulista. O caso foi registrado como “morte suspeita”.

Segundo o boletim emitido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), o corpo do atleta foi encontrado caído no chão da cozinha por um amigo que dividia o espaço.

A testemunha relatou à PM que encontrou Ganley já sem apresentar sinais vitais e acionou imediatamente o socorro médico. Uma equipe do Samu compareceu ao endereço e constatou o óbito no local.

A perícia técnica inicial informou que o corpo e o apartamento não apresentavam marcas aparentes de violência ou arrombamento. Relatos médicos preliminares apontam para a suspeita de um quadro grave de hipoglicemia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ALERTA NO RN: Adutora do Seridó é adiada para 2027 enquanto reservatórios seguem em nível crítico

Foto: Márcio Pinheiro

A conclusão da Adutora do Seridó, considerada uma das principais obras de segurança hídrica do interior potiguar, foi adiada para 2027, conforme o novo cronograma confirmado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Iniciado em 2022, o empreendimento tem investimento previsto de R$ 326,5 milhões e alcançou, até o momento, 51% de execução física. Segundo o governo federal, o cronograma passou por readequação após entraves financeiros e técnicos envolvendo a Codevasf e a empresa responsável pela obra.

Como medida parcial, o ministério prevê entregar o chamado Trecho Norte até o fim do segundo semestre deste ano, com início de testes previsto para agosto, segundo informações da Tribuna do Norte.

A etapa deverá transportar água da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, para reforçar o abastecimento em Currais Novos, Acari e Cruzeta.

Situação dos reservatórios no RN

✅ 10 reservatórios seguem em volume morto ou nível crítico, segundo o Igarn
✅ Açude Itans (Caicó): 0,74% da capacidade
✅ Passagem das Traíras: 0,14% da capacidade
✅ Região enfrenta cenário de estiagem

Dados do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) mostram que parte dos reservatórios do estado permanece em situação crítica, aumentando a preocupação com o abastecimento hídrico em municípios do Seridó.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal ganha nova linha N-80 com mais ônibus entre Zona Norte e Praia do Meio a partir deste domingo (24)

Foto: Divulgação/STTU

A partir deste domingo (24), os moradores da Zona Norte de Natal passam a contar com uma nova linha de ônibus para facilitar a vida. Segundo a STTU, as linhas N-15 e N-64 passam a operar de forma unificada na nova linha N-80 (Soledade/Praia do Meio, via Petrópolis).

De acordo com a STTU, a medida reorganiza a operação e amplia a oferta de viagens entre a Zona Norte, Centro, Alecrim, Cidade Alta, Ribeira e a região da Praia do Meio.

O que muda com a nova linha N-80

✅ N-15 e N-64 viram uma única linha: N-80
✅ Mais viagens para a Praia do Meio: de 13 para 25 por dia
✅ Ônibus com intervalos médios de 30 minutos
✅ Operação diária das 5h45 às 21h15
✅ Ampliação do horário de acesso à orla urbana

Segundo a STTU, um dos principais impactos será no atendimento à Praia do Meio. A nova operação aumenta a quantidade de viagens e estende a faixa horária para usuários da Zona Norte.

A operação começará às 5h45, com saída do Terminal de Soledade. Após o encerramento das viagens com destino à Praia do Meio, os demais atendimentos seguirão em direção à Ribeira.

A reorganização também altera pontos de integração do sistema. Conforme a STTU, usuários das antigas linhas terão novas opções de conexão pelo Nordestão de Santa Catarina e pelo Terminal de Soledade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Copa do Mundo deve injetar R$ 1,1 bilhão na economia do RN, aponta CDL

Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte

A proximidade da Copa do Mundo de 2026 deve injetar cerca de R$ 1,1 bilhão na economia do RN. A estimativa é da CDL de Natal, que projeta uma movimentação superior a R$ 300 milhões apenas na capital potiguar, impulsionando os setores de comércio e serviços.

O levantamento realizado pela CNDL e pelo SPC Brasil aponta que o evento deve levar cerca de 1,8 milhão de potiguares às compras, conforme informações da Tribuna do Norte.

Entre os itens mais procurados pela população estão camisas da Seleção Brasileira, artigos de decoração verde e amarela, além de produtos para confraternizações, como carnes e bebidas.

Apesar do otimismo no comércio varejista, as entidades acendem um alerta socioeconômico. A pesquisa revela que 61% dos torcedores que planejam gastar no período possuem dívidas em atraso e, desse total, 70% estão com o nome negativado no SPC.

Outro ponto de preocupação destacado pelos economistas é o forte engajamento em plataformas de apostas online, as chamadas “bets”, que devem atrair 41% dos consumidores.

Especialistas alertam que o uso dessas plataformas para tentar quitar dívidas representa um grave risco de endividamento para as famílias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Vídeos com IA, dancinhas e “performance” de Allyson Bezerra viram alvo de críticas nas redes sociais

Imagens: Reprodução/Mossoró Agora

O ex-prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do RN, Allyson Bezerra (União Brasil), virou alvo de grande polêmica nas redes sociais. As críticas ganharam força após a divulgação de suas recentes agendas políticas pelo interior do estado.

Usuários questionaram o tom “excessivamente performático” adotado por Allyson. As peças publicitárias mostram o pré-candidato em cenas aceleradas, correndo, dançando e utilizando ferramentas de inteligência artificial, o que gerou rótulos de “exagero” e “falta de seriedade”.

Em diversas postagens, internautas chegaram a traçar paralelos caricatos, comparando os gestos teatrais e o uso constante de chapéu de Allyson ao estilo do humorista Tiririca. Outros perfis também associaram as coreografias em atos públicos às táticas digitais do senador Flávio Bolsonaro (PL).

Segundo informações do perfil Mossoró Agora, os críticos alertam que o excesso de encenação pode arranhar a credibilidade necessária para a disputa do governo estadual.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Lula cobra PEC da Segurança e diz que governadores são “reféns” das polícias

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O presidente Lula (PT) subiu o tom e voltou a cobrar publicamente o avanço da PEC da Segurança Pública. A matéria encontra-se travada no Senado desde março sob a condução do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O petista argumentou que a União necessita de maior poder constitucional sobre a área e afirmou que, no modelo atual, os chefes dos executivos estaduais acabam se tornando “reféns” de suas próprias forças policiais.

Lula justificou a necessidade da mudança fazendo uma autocrítica sobre a Assembleia Constituinte de 1988, da qual fez parte. Segundo ele, o texto promulgado limitou o papel do governo federal na segurança, o que, em sua visão atual, “não deu muito certo”.

A aprovação da PEC é tratada pelos bastidores do Palácio do Planalto como um trunfo eleitoral prioritário.

O avanço do texto é apontado pelo governo como condição indispensável para a criação definitiva do Ministério da Segurança Pública, pasta que hoje permanece unificada ao Ministério da Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Ao atacar “Red Pill”, Janja pede que pais impeçam filhos de tomar a “pírula” vermelha

Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

A primeira-dama Janja da Silva criticou discursos associados ao movimento conhecido como “Red Pill”. Segundo ela, jovens de 12 a 13 anos estariam entre os principais consumidores desse tipo de material nas plataformas digitais, segundo informações do perfil Luiz Bacci

A primeira-dama pediu que os pais impeçam os filhos de aderirem a esse tipo de narrativa. “Não deixem seus filhos tomarem a pílula vermelha”, afirmou.

Em vídeo do discurso, a pronúncia da expressão chamou atenção nas redes sociais por soar como “pírula” em vez de “pílula”.

Segundo Janja, a realidade apresentada por criadores de conteúdo ligados a essas narrativas não condiz com os valores defendidos pelo governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Patrícia Poeta grava em Genipabu e Pitangui e coloca Extremoz em destaque nacional na Globo

Foto: Divulgação

A apresentadora Patrícia Poeta escolheu as praias de Genipabu e Pitangui, no município de Extremoz, como alguns dos principais cenários para uma edição especial do programa Encontro com Patrícia Poeta, que será exibida nesta segunda-feira (25) pela TV Globo.

A gravação faz parte do projeto “Encontro pelo Brasil” e mostra para todo o país as belezas naturais, a cultura e os atrativos turísticos do litoral norte potiguar, reforçando o protagonismo de Extremoz como um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte.

Foto: Divulgação

Nas gravações, Patrícia Poeta aparece passeando de buggy pelas dunas de Genipabu e Pitangui, visitando lagoas, praias e cenários paradisíacos que fazem parte do roteiro turístico de Extremoz.

A apresentadora também interagiu com personagens tradicionais da região, como a conhecida “Tigresa Bugueira”, símbolo dos passeios turísticos nas dunas potiguares.

Foto: Divulgação

Além das paisagens naturais, o programa vai destacar a riqueza cultural da região, incluindo reportagens sobre as rendeiras da Vila de Ponta Negra, em Natal, e a tradição da renda de bilro. Outro ponto abordado será o Atol das Rocas, considerado o único atol da América do Sul.

A edição especial também irá explorar bastidores da novela A Nobreza do Amor, que teve cenas gravadas na capital potiguar e em áreas do litoral do Rio Grande do Norte.

Foto: Divulgação

Para Extremoz, a exposição em rede nacional representa mais uma vitrine importante para o fortalecimento do turismo local. Genipabu, cartão-postal internacionalmente conhecido.

Pitangui, com suas lagoas e dunas exuberantes, aparecem como símbolos do potencial turístico do município, que vem consolidando sua imagem como um dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tiroteio perto da Casa Branca deixa ao menos dois feridos, incluindo o atirador

Screenshot

Foto: Reuters

Tiros foram disparados nas proximidades do terreno da Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos, neste sábado, 23. Autoridades policiais e de emergência foram ao local, informou o diretor do FBI, Kash Patel.

Ao menos duas pessoas ficaram feridas, incluindo um suspeito, segundo informações da rede norte-americana CBS News. O outro seria um pedestre.

A Fox News informou que o suspeito teria disparado três vezes, e em seguida teria sido atingido por agentes do serviço secreto. O atirador foi levado a um hospital, mas ainda não foi identificado, segundo a Reuters.

Jornalistas que trabalhavam no local neste sábado relataram ter ouvido uma sequência de tiros (estima-se de 15 a 30, segundo a CBS) por volta das 18 horas (horário local) e foram instruídos a buscar abrigo na sala de coletivas (press briefing room), onde agentes do Serviço Secreto dos EUA impediram a saída de qualquer pessoa.

Na rede social X, o Serviço Secreto afirmou estar “ciente de relatos de tiros disparados perto da Rua 17 com a Avenida Pennsylvania NW” — a um quarteirão da Casa Branca — e que está “trabalhando para confirmar as informações com as equipes em campo”.

Fontes ouvidas pela CBS News disseram que o suspeito abriu fogo contra uma cabine de segurança onde agentes do Serviço Secreto dos EUA estavam posicionados. Eles revidaram.

Selina Wang, repórter da ABC News que cobre o cotidiano político de Washington, estava no local e postou um vídeo do momento em que ouviu os tiros (assista abaixo).

“Eu estava no meio de uma gravação de um vídeo no gramado norte da Casa Branca quando ouvimos os tiros. Soaram como dezenas de disparos de arma. Nos disseram para correr para a sala de imprensa”, escreveu Wang.

Em publicação nas redes sociais, o diretor do FBI, Kash Patel, confirmou que agentes respondiam aos disparos e disse que irá “atualizar o público assim que possível”.

O presidente Donald Trump estava dentro da Casa Branca no momento do incidente. O Departamento de Polícia Metropolitana não respondeu imediatamente aos pedidos de informação.

A Casa Branca é a sede do poder executivo norte-americano, considerada como a residência oficial do presidente dos Estados Unidos, e também o prédio de seu gabinete. Por conta disso, Trump costuma passar boa parte de seu tempo na região.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *