Diversos

PRAZO PARA DESOCUPAÇÃO: Alunos têm até fim do dia para liberar locais para o Enem, diz MEC

O Ministério da Educação (MEC) reafirmou nesta manhã que os estudantes têm até o fim desta segunda-feira (31) para desocupar as escolas que servirão de locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. O exame ocorre neste sábado (5) e domingo (6) em todo o país.

As ocupações em diversos estados são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos.

No dia 19 de outubro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que havia 181 escolas do país ocupadas que poderiam comprometer a realização do Enem para 95 mil alunos participantes. Na ocasião, Mendonça disse que, se essas escolas não fossem desocupadas, os alunos afetados farão a prova em outra data não divulgada.

Apesar de a assessoria do MEC ter afirmado que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iria atualizar os dados sobre as ocupações na quarta-feira (26), nenhum novo balanço foi divulgado. Agora, a previsão é que o número seja divulgado na terça-feira (1º). Levantamento do G1 apontou, na quinta (27), ocupações em 21 estados e no DF.

“Nesta terça feira, 1º de novembro, até às 12h, o Inep receberá um relatório do Consórcio Aplicador do Exame informando a situação de todos os 16.476 locais de aplicação do Enem 2016 e consolidará uma lista final dos locais em que não serão aplicadas as provas em função das ocupações. Esta lista será divulgada em Coletiva de Imprensa a ser realizada no edifício sede do Inep, a partir das 15h desta terça feira, com a presença da Presidente do Inep, Maria Inês Fini”, informou o Inep em nota.

Nenhum dos órgãos deu pistas sobre qual seria a nova data do exame para os afetados. Uma possibilidade considerada é que ela ocorra nos dias 6 e 7 de dezembro, quando será aplicado o Enem para os candidatos privados de liberdade. No entanto, procurado na manhã desta segunda, o MEC não confirmou se os alunos inscritos nas escolas ocupadas fariam as provas nestes dias.

Ameaça judicial

O MEC informou que, caso as provas precisem se reaplicadas posteriormente, os custos da aplicação (cerca de R$ 90 por aluno) serão cobrados judicialmente de alunos e entidades que sejam identificados como responsáveis pelas ocupações. Considerando o único balanço divulgado, o custo para aplicar a prova em uma nova data para os afetados pelas ocupações seria R$ 8 milhões, segundo o ministério.

O MEC chegou a enviar um ofício dando o prazo de cinco dias para que eles identifiquem e encaminhem ao governo federal os nomes de manifestantes que ocupam campi dos institutos federais pelo país.

A prática foi contestada. A procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, enviou um ofício ao ministro da Educação, Mendonça Filho, pedindo esclarecimentos sobre o levantamento dos nomes de pessoas envolvidas nas ocupações de instituições federais de ensino. O documento foi assinado na terça-feira (25).

Divulgação dos locais de prova

Responsável pela organização do Enem, o Inep divulgou no dia 19 os locais de prova da edição 2016 da prova. O cartão de confirmação, com esse e outros dados, pode ser acessado na página do participante (http://enem.inep.gov.br/participante/#/inicial) ou pelo app do Enem, disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.

Segundo o Ministério da Educação, 8.627.195 estudantes confirmaram a inscrição e estão aptos a fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro. O Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal, em cerca de 17 mil estabelecimentos como escolas, faculdades e institutos.

Ocupações em todo o país

Segundo levantamento feito pelo G1, 21 estados e o Distrito Federal tinham escolas e institutos ocupados por estudantes até a última quinta-feira (27). A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) apontou que havia 1.154 ocupações em escolas, institutos e universidades estaduais, federais e municipais. No entanto, nem todas as escolas que possuem ocupações são pontos de aplicação do Enem.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Coisa mais facil de resolver, manda a policia tirar na base da borracha e gaz de pimenta , que Pais sem moral deixar meia duzia de baderneiros atrapalhar o andamento das entidades, creio que em nenhum lugar do mundo aceita uma cosia abusiva desta especia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Defesa de Bolsonaro usa Mensalão para derrubar acusação de quadrilha

Foto: Rosinei Coutinho/STF

A defesa de Jair Bolsonaro entrou com um agravo no STF nesta segunda-feira (12) para contestar a condenação por organização criminosa. O argumento é claro: participar de atos específicos não é formar quadrilha, e o ex-presidente tem respaldo no precedente do Mensalão.

Segundo os advogados, não havia uma estrutura permanente para crimes contínuos, apenas uma união temporária para atos determinados. “A hipótese dos autos revela concurso de agentes, e não a caracterização do crime de quadrilha”, destacam, lembrando decisões do STF em 2012.

O agravo explica que o crime de quadrilha exige reunião de agentes e associação estável ou permanente para cometer uma série indeterminada de delitos. Quando os crimes já são predefinidos, trata-se de coautoria, não quadrilha — entendimento que absolveu parte dos réus do Mensalão.

O Mensalão, recordando, foi o esquema de desvio de verbas e pagamento de propina a parlamentares do PT. Muitos foram condenados por corrupção, mas houve absolvição parcial no crime de quadrilha, exatamente o precedente agora usado por Bolsonaro para se proteger das acusações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TERROR NA CÂMARA: Natal reforça segurança após ameaças a vereadores

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Natal está em alerta máximo depois que um homem passou a ameaçar vereadores, enviando mensagens diretas e até uma foto sugerindo um ataque contra parlamentares. Servidores e parlamentares acionaram a Polícia Militar assim que tomaram conhecimento das ameaças, mostrando que o perigo não é só virtual.

O suspeito também teria ligado para a ouvidoria da Prefeitura de Natal anunciando o ataque. Com a Casa fechada por conta do recesso, a situação ainda assim mobilizou forças de segurança, segundo informações do Via Certa Natal.

Uma viatura da PM, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), reforça a segurança na frente do prédio, enquanto a Guarda Municipal foi chamada para patrulhar o entorno.

O objetivo é proteger vereadores, servidores e terceirizados que circulam pelo local. Alguns parlamentares contrataram segurança privada; outros preferem evitar escolta, mas todos demonstram preocupação. A Polícia Civil investiga o caso para identificar o autor das ameaças e avaliar o risco real.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump dá ultimato: 25% de tarifa para quem negociar com Irã

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) que vai aplicar tarifa de 25% em todas as transações com os EUA para qualquer país que faça negócios com o Irã. A medida tem efeito imediato e é irrecorrível, segundo o próprio Trump.

O anúncio vem em meio a uma onda de protestos no Irã, onde a população desafia o regime de Teerã. Ao mesmo tempo, atos pró-governo tentam justificar a repressão violenta que já deixou mais de 600 mortos, de acordo com ONGs internacionais, conforme a Agência Brasil.

Trump não esconde a carta militar na manga. Nos últimos dias, ele repetiu ameaças de intervenção e afirmou que possui “opções muito fortes”, incluindo ação militar, além de manter contato com líderes da oposição iraniana.

A tensão chega no momento em que o Irã tenta se manter no mercado internacional, mas enfrenta resistência dos EUA. Com a tarifa de Trump, países aliados aos americanos terão que escolher entre lucro ou alinhamento estratégico, e o recado é claro: negociar com Teerã vai custar caro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Promessa não cumprida: 44% dos aposentados do RN ainda esperam 13° de Fátima

Foto: Reprodução

O governo de Fátima Bezerra prometeu pagar o 13° salário de 2025 de aposentados e pensionistas no dia 9 de janeiro. Passada a data, o dinheiro não caiu e, nesta segunda-feira (12), apenas 56% dos beneficiários receberam o benefício, causando revolta e transtornos. Muitos servidores planejavam compromissos contando com o pagamento. Agora, o Executivo estadual anuncia nova data: o restante, 44%, terá o 13° depositado até o meio-dia desta terça-feira (13).

Em nota divulgada por volta das 19h de segunda, o governo afirma que os recursos já foram encaminhados ao banco e o pagamento está “concluindo”. Segundo o próprio comunicado, 100% dos servidores ativos receberam o 13° dentro do prazo, mas aposentados e pensionistas seguem pagando o preço da desorganização do governo. A demora tem gerado indignação entre quem depende do benefício para quitar dívidas e compromissos essenciais.

O episódio acende alerta para o risco de atrasos recorrentes no funcionalismo do RN, enquanto o governo Fátima continua a criar datas e promessas que não se cumprem. Para aposentados e pensionistas, a confiança na gestão estadual se desgasta a cada adiamento.

NOTA

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte informa que encaminhou para banco o décimo terceiro de parte dos aposentados e pensionistas que ainda não havia recebido. Dessa forma, está concluindo o pagamento do décimo terceiro. Devido ao horário, os recursos serão repassados para as contas bancárias até meio dia desta terça-feira. Cem por cento dos servidores ativos e 56% dos aposentados e pensionistas receberam o décimo terceiro até esta segunda-feira, 12.

Natal, 12 de Janeiro de 2026
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Corpo de Titina Medeiros é sepultado em Acari sob aplausos e emoção

Imagens: Instagram/Suerda Medeiros

O corpo da atriz potiguar Titina Medeiros, que morreu aos 49 anos em Natal, foi sepultado na noite desta segunda-feira (12) em Acari, cidade do Seridó onde nasceu e manteve suas raízes até o fim da vida. O caixão carregava as bandeiras do RN e de Acari, símbolo do amor que ela sempre teve pela terra natal.

O velório começou ainda na noite de domingo(11) no Teatro Alberto Maranhão, um dos palcos mais tradicionais do RN, e seguiu até a manhã de segunda. Pouco antes das 10h, familiares, amigos e fãs acompanharam a saída do corpo para Acari, onde foi recebido com homenagens emocionadas e aplausos, conforme o G1 RN.

Foto: Reprodução/G1 RN

Em Acari, o corpo foi velado na casa de cultura local antes da missa de corpo presente na Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia. Em seguida, Titina foi sepultada no cemitério municipal, cercada pela comoção de todos que acompanharam sua trajetória artística e pessoal.

O ator César Ferrario, ex-marido da atriz, lembrou o desejo de Titina de manter sua luta contra a doença em segredo, preservando sua vida e intimidade. “Quando alguém termina um grande espetáculo, merece aplausos”, disse ele, encerrando a despedida de uma das artistas mais respeitadas do RN.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil pagará R$ 157 mil para doar blindados e helicópteros ao Paraguai

Foto: Divulgação

O governo federal vai bancar o transporte de blindados do Exército e helicópteros da Polícia Federal que serão doados ao Paraguai. Só para levar seis blindados M108 e uma passadeira flutuante de alumínio até a fronteira, o brasileiro vai pagar cerca de R$ 157 mil, segundo parecer do senador Sérgio Moro (União Brasil).

O custo inclui R$ 38 mil para a passadeira e R$ 119 mil para os blindados.

A doação de aeronaves da Marinha ao Uruguai, no entanto, é diferente: os helicópteros Bell Jet Ranger III terão o transporte pago pelos próprios uruguaios.

Já os dois Bell 412 Classic da PF para o Paraguai terão o frete por conta da União, sem economia para o bolso do contribuinte.

Os equipamentos doados não são novos: estão desativados, fora de uso operacional ou em fase de substituição pelos modelos mais modernos, como o M109 A5+ BR. Segundo os pareceres, a justificativa oficial é fortalecer a cooperação policial e militar nas regiões de fronteira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump já revogou mais de 100 mil vistos, 150% a mais que 2024

Foto: Reprodução

O governo Donald Trump já revogou mais de 100 mil vistos desde que voltou à Casa Branca em janeiro de 2025, um aumento de 150% em relação a 2024. Entre os alvos estão cerca de 8 mil estudantes e 2,5 mil profissionais especializados acusados de envolvimento com a polícia ou atividades criminosas.

A medida integra a ofensiva de Trump contra imigrantes, combinando deportações intensas com regras mais rígidas para emissão de vistos. O Departamento de Estado criou um Centro de Verificação Contínua para monitorar estrangeiros no país e cancelar rapidamente vistos de quem represente risco à segurança.

Os principais motivos de revogação incluem excesso de permanência, dirigir sob efeito de drogas, agressão e roubo. A mensagem é clara: visto válido não é passaporte para burlar a lei americana. Quem descumprir, sai do país sem apelo.

Além disso, estudantes e residentes permanentes que apoiem palestinos ou critiquem Israel na guerra em Gaza podem ter vistos revogados e até serem deportados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes libera hacker que invadiu CNJ para cumprir regime semiaberto

Foto: Reprodução

O hacker Walter Delgatti Neto, responsável pela invasão dos sistemas do CNJ em 2023 e pela inserção de um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, vai deixar o regime fechado e cumprir pena em semiaberto. A decisão foi assinada pelo próprio Moraes na última sexta-feira (9), segundo informações da Jovem Pan.

Delgatti cumpre oito anos e três meses de prisão a mando da ex-deputada Carla Zambelli, atualmente detida na Itália. Apesar de reincidente, ele já tinha cumprido mais dias do que o exigido por lei: precisava de 667 dias, mas já somava 700 até julho de 2025.

O ministro considerou que o condenado apresenta bom comportamento carcerário, confirmado pelas unidades penitenciárias e respaldado pela Procuradoria-Geral da República, que se posicionou favoravelmente à progressão. Agora, ele será transferido para uma colônia agrícola ou industrial, onde poderá trabalhar durante o cumprimento da pena.

Moraes alertou que o benefício pode ser revogado se Delgatti cometer novo crime ou falta grave, o que resultaria em regressão para regime mais severo. Até lá, o hacker de Zambelli inicia o cumprimento da pena “com mais liberdade”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Venezuela diz ter libertado 303 presos políticos

Foto: Reprodução

O regime venezuelano anunciou nesta segunda-feira (12) que libertou mais 116 presos políticos, alegando que a medida é parte de uma “revisão ampla” iniciada pelo ex‑ditador Nicolás Maduro e mantida por Delcy Rodríguez após a sua prisão pelos Estados Unidos na operação militar de 3 de janeiro.

Somando essa leva com 187 solturas em dezembro de 2025, o governo chavista diz que agora 303 prisioneiros “políticos” foram libertados — mas ONGs e grupos de direitos humanos contestam fortemente os números.

Organizações independentes confirmam apenas 24 pessoas liberadas nas últimas horas, incluindo estrangeiros. A ONG Foro Penal aponta que cerca de 800 a mais de mil detidos por motivos políticos ainda permanecem atrás das grades, muitos sob tortura ou tratamento cruel.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vencedor do Globo de Ouro, filme “O Agente Secreto” recebeu R$ 7,5 milhões do Governo Federal

Foto: Divulgação

O filme brasileiro O Agente Secreto, vencedor do Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa, recebeu R$ 7,5 milhões do governo via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), administrado pela Ancine. O longa teve orçamento total de R$ 27,1 milhões e também contou com R$ 5,5 milhões da iniciativa privada e apoio de França, Alemanha e Holanda. Nenhum recurso da Lei Rouanet entrou no projeto.

Foi a primeira vez que um filme brasileiro faturou duas categorias na mesma edição: melhor filme de língua não inglesa e melhor ator, com Wagner Moura. Apesar do prêmio, a vitória virou palanque político. O diretor Kleber Mendonça Filho aproveitou para criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que ele foi “epicamente irresponsável” e que o cinema serve para expressar insatisfações sociais, conforme O Antagonista.

O caso levanta o debate sobre o uso de dinheiro público em produções artísticas que acabam politizando o próprio conteúdo.  Enquanto isso, o cinema brasileiro celebra o reconhecimento internacional, mas o custo da consagração — com dinheiro do contribuinte — não passa despercebido. Para muitos, a pergunta é inevitável: vale pagar milhões para premiar filme que também virou plataforma política?

Opinião dos leitores

  1. Isso é um absurdo.
    Cultura pra mamar no dinheiro dos brasileiros.
    Isso é uma vergonha.
    Um país jogado as traças sem comandos.
    Tantas prioridades.
    Aí fazem um negócio desses.
    Desperdício.

  2. Agora calcula aí quanto Gustavo Lima recebeu no mesmo período. Vou nem citar os outros sertanejos, que vivem da mamata de dinheiro público pra berrar putaria nos palcos.

  3. Não é a toa que esses sangue sugas desumanos, são todos Petralhas caviar, roubando o dinheiro do pobre pagador de imposto, para se locupletar, verdadeiros traidores da Pátria.

  4. É lamentável que a classe artística nacional se utilize do estado para sobreviver, esse ator premiado vive no bem bom dos imperialistas, devia não cobrar bilheteria.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *