Geral

Anvisa aprova projeto-piloto para bula digital de medicamentos

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto-piloto para implementação da bula digital de medicamentos no Brasil. A proposta é que seja incluído nas embalagens de medicamentos específicos um código de barras bidimensional (QR Code) para leitura rápida.

O projeto terá vigência até 31 de dezembro de 2026. As informações coletadas e monitoradas durante o período, segundo a Anvisa, devem servir como subsídio para futura regulamentação definitiva da bula digital.

Em seu voto, o relator diretor Daniel Pereira avaliou que a proposta de implementação da bula digital no Brasil caminha na direção da modernização e da transformação digital no setor da saúde e está alinhada com a tendência mundial.

“Constitui o primeiro passo para que se inicie a transição da informação sobre medicamentos em papel para a eletrônica, e gerando uma oportunidade para aprimorar a acessibilidade e personalização das informações de saúde”, disse.

Entenda

Além de direcionar o usuário para a bula digital do medicamento, o QR Code disponibilizado nas embalagens dos medicamentos também vai permitir o acesso a informações adicionais, como vídeos e outras instruções que ajudem no uso adequado do remédio.

Nesse primeiro momento, a bula digital será permitida para os seguintes tipos de medicamentos:

– embalagens de amostras grátis de medicamentos: a entrega das amostras grátis só pode ser feita pelo profissional de saúde ao paciente durante consulta, com a devida prescrição de uso e orientações pertinentes a cada tratamento;

– medicamentos com destinação a estabelecimentos de saúde, exceto farmácias e drogarias: de venda permitida em hospitais, clínicas, ambulatórios e serviços de atenção domiciliar, por exemplo, foram selecionados por serem utilizados sob supervisão de profissionais de saúde;

– Medicamento Isento de Prescrição (MIP), comercializados em embalagens múltiplas: são produtos de baixo risco e que atualmente a legislação já permite que sejam disponibilizados nas gôndolas das farmácias, em embalagens primárias (por exemplo, blister), sem o acompanhamento de bulas. Caso o consumidor queira a bula física, pode solicitar ao estabelecimento;

– medicamentos com destinação governamental, acondicionados em embalagens que contenham as marcas governamentais próprias do Ministério da Saúde: a legislação vigente já isenta, em grande parte, a obrigatoriedade de bulas impressas nas embalagens. Da mesma forma que os MIP, já existe redução considerável na disponibilização de bula física.

Bula impressa

Em nota, a Anvisa reforçou que, mesmo nos casos em que a implementação da bula digital passa a ser permitida, as bulas impressas devem ser oferecidas caso sejam solicitadas por pacientes ou profissionais de saúde.

A norma aprovada prevê também que estabelecimentos que comercializam medicamentos informem aos consumidores, por meio de comunicação visual, a possibilidade de solicitar a bula impressa, com a seguinte frase: “Atenção: Este estabelecimento dispensa medicamentos com bula digital! Você pode acessá-la online. Caso prefira, solicite a bula impressa a um de nossos atendentes”.

Consulta pública

A discussão sobre bula digital surgiu a partir da publicação da Lei 14.338/22, que determina que a autoridade sanitária pode definir quais medicamentos terão apenas um formato de bula.

A proposta aprovada nesta quarta-feira pela Anvisa passou por consulta pública entre dezembro de 2023 e março de 2024.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. E as pessoas mais idosas, lá no interior, onde não tem energia, como vão ter acesso??? Isso é para beneficiar as fábricas de remédios, para baratear seus custos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Maduro diz que 1.200 pessoas foram presas por protestos

Foto: Reprodução

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido da Venezuela, esquerda), disse na 5ª feira (1º.ago.2024) que 1.200 pessoas foram presas ao participarem de atos contra os resultados da eleição de domingo (28.jul) no país, anunciados pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral). Ao falar com apoiadores, ele prometeu prender “1.000 mais”.

Segundo o órgão, que está sob o comando chavista, Maduro venceu. A oposição contesta os números e fala em fraude. Desde domingo (28.jul), foram registradas diversas manifestações em toda a Venezuela.

Maduro publicou um vídeo em seu perfil no X (ex-Twitter), em que chama os manifestantes de “criminosos” que “ameaçaram o povo” e “atacaram” hospitais, estações de metrô, postos policiais e casas. O presidente venezuelano escreveu no texto que acompanha o vídeo: “Todos os criminosos fascistas vão para Tocorón e Tocuyito, para prisões de segurança máxima, para que paguem pelos seus crimes perante o povo”.

Segundo a ONG (organização não governamental) Foro Penal, foram confirmadas 711 detenções, sendo 74 de adolescentes. A falta de clareza na contagem dos votos tem sido criticada tanto pela oposição quanto por observadores internacionais, que exigem transparência no processo eleitoral do país.

O Departamento de Estado norte-americano afirmou na 5ª feira (1º.ago.2024) que Maduro perdeu a eleição no domingo (28.jul). Segundo o órgão, os boletins divulgados pela oposição mostram a vitória de Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita).

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Advogado Marcello Rocha Lopes é nomeado juiz titular do TRE-RN

Foto: Reprodução

O advogado Marcello Rocha Lopes nomeado juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A publicação está na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU).

Marcello estava com juiz suplente desde 2020 durante o período em que o advogado Fernando Jales era o titular da Corte Eleitoral.

Ele vai compor o TRE-RN em decorrência do término do segundo mandato de Fernando Jales na Corte. Além de atuar na advocacia, Lopes já foi assessor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Morte de líder do Hamas é “excesso que pode custar caro”, diz assessor internacional de Lula

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O assessor especial da Presidência brasileira, Celso Amorim, disse que o assassinato do chefe do Escritório Político do Hamas, Ismail Haniyeh, é um “excesso que pode custar muito caro”. O líder foi morto em ataque em Teerã (Irã) na quarta-feira (31.jul.2024).

“Ele estava em um 3º país. Você não poderia fazer uma coisa dessas, é uma violação à soberania”, afirmou em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da Rede TV!, exibida na noite de quinta-feira (1º.ago). “É uma agressão e eu não sei como o Irã vai reagir. Tenho lido que eles vão retalhar com força”, declarou.

Segundo Amorim, o Hamas cometeu, em 7 de setembro, uma “ação terrorista” que foi condenada pelo Brasil. No entanto, o grupo “não é visto na região como se fosse uma entidade terrorista”, mas como um partido político. Haniyeh era, conforme o assessor especial, um líder “que conversava” e circulava em diversos países.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Manutenção do ICMS em 18% e novo Plano Diretor de Natal elevam empregos no 1º semestre deste ano

Foto: Alex Régis

O Rio Grande do Norte encerrou o primeiro semestre de 2024 com um saldo positivo de 13.060 novos postos de trabalho, puxado pelos setores de serviços, construção civil e comércio. Juntos, esses segmentos geraram , de janeiro a junho deste ano, 12.400 vagas, correspondendo a 94,9% do total de empregos formais criados no Estado.

De acordo com representantes do setor produtivo desses segmentos, contribuíram para essa alta fatores como a oferta de mais crédito, a manutenção da alíquota do ICMS em 18%, as mudanças no Plano Diretor de Natal e a consolidação de obras de infraestrutura.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) o RN teve o terceiro melhor desempenho do Nordeste, com o setor de serviços registrando saldo de 10.623 postos; o de construção civil, 3.050 empregos e o comércio, 1.777 novas vagas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Suprema Corte da Venezuela começa auditoria de eleições e convoca candidatos

Foto: Reprodução/Maduro no Youtube

A Suprema Corte da Venezuela convocou os 10 candidatos à presidência –Maduro, Edmundo González e mais oito– a comparecer nesta sexta (2) às 15h (horário de Brasília), para o início da auditoria da eleição do último domingo (28).

A Suprema Corte tem seus integrantes indicados por Maduro e é alinhada ao presidente, que foi apontado como vencedor da eleição pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) com 51,2% dos votos. O órgão eleitoral é dirigido por um aliado de Maduro.

“Admite-se, assume-se e inicia-se o processo de investigação e verificação para certificar os resultados do processo eleitoral”, expressou Caryslia Rodríguez, presidente da Suprema Corte.

A auditoria do resultado da eleição pela Suprema Corte acontece a pedido de Maduro. Segundo o presidente, a maior instância da Justiça venezuelana é o único órgão do país que tem o poder de auditar o resultado das eleições para apurar os resultados obtidos pelo CNE.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PODERDATA: Sob Lula, confiança na polícia recua 9 pontos

Foto: Reprodução

Pesquisa PoderData realizada de 27 a 29 de julho de 2024 mostra que só 17% dos brasileiros confiam plenamente no trabalho da polícia brasileira. A taxa caiu 9 pontos percentuais desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em relação há 6 meses, recuou 5 pontos percentuais.

O nível de desconfiança, entretanto, se manteve, com oscilações na margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais. Em janeiro de 2023, eram 22% os brasileiros que declaravam “não confiar” no desempenho da instituição. No início deste ano, a taxa oscilou para 19% e, agora, está em 20%.

Há ainda aqueles que dizem “confiar pouco”: 53% –número que oscilou 2 pontos percentuais para cima desde janeiro de 2024, última vez que a pergunta foi feita. Outros 10% não souberam responder.

alt

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Quem defende criminosos, sempre aparece por aqui para defender seus comparsas. O serviço da polícia é esse mesmo, prender os criminosos e em confronto com bandidos, se possível eliminar o que só prejudica a sociedade, portanto peia na vagabundagem.

  2. Pior exemplo de POLICIA RUIM, E MANTER VARIOS ASSASSINOS NA CORPORAÇÃO, ATUANDO NAS RUAS, QUEM DANADO VAI CONFIAR!
    VEJAM EXEMPLOS DE MORTES DIARIAS SEM SEREM DESMARACADAS, MAIS A POPULAÇÃO QUE ESTA NAS FAVELAS VEEM A OLHOS NUS.
    O TAL WENDELL LAGARTIXA, ESSE CABRA SAFADO, ERA PRA TER PRISÃO PERPÉTUA, MAIS A FALHA JUSTICA MOSTRA QUE GOSTA DE BANDIDO NA RUA SOLTO.
    Em Natal ainda o assassino lança uma filha candidata e o povo diz querer votar, vejam o cérebro de barata de alguns

  3. Sempre filme as ocorrências com seu celular. Sempre que precisar entrar em uma delegacia, leve um advogado e grave tudo o que acontecer lá. Nunca confie.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Idema não cumpriu a ordem da Justiça, diz Prefeitura de Natal

Foto: Magnus Nascimento

Apesar do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN) ter emitido uma Licença de Instalação e Operação (LIO) para início das obras da engorda na Praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal, 19 das 83 condicionantes exigidas pelo órgão impedem que os serviços comecem. A afirmação é do Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb/Natal), Thiago Mesquita, ao alegar que a licença perdeu sua finalidade e a decisão judicial não foi cumprida.

“O Idema está usando a licença para cobrar informações, analisar e só depois autorizar a obra. Ou seja, uma licença que não tem finalidade”, disse Mesquita. A LIO foi emitida após forte pressão no último dia 23 de julho, mas condiciona a liberação a algumas exigências, da mesma forma que o órgão ambiental já vinha exigindo antes. “Não é normal condicionar numa licença dizendo que não pode iniciar. Emite-se um ato autorizando e logo abaixo coloca uma nota de rodapé dizendo que não pode iniciar, então perdeu a finalidade”, afirma o secretário.

Nesse caso, o cumprimento da decisão do último dia 19 de julho, do juiz Geraldo Antônio da Mota, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, para que o Idema concedesse a licença de forma imediata também é posto em xeque. “Se o juiz mandou o Idema emitir licença sob pena de multa diária, mas o documento emitido não tem finalidade, é a interpretação que pode ser feita. Por isso, é uma questão que o município está avaliando com a Procuradoria Geral sobre como proceder. O diálogo com o Idema não cessou”, afirmou o secretário.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Convenção em São José de Mipibu ou de Nisia Floresta?

Foto: Reprodução

A eleição para prefeito de Nísia Floresta parece estar contando com participações especiais dos eleitores de São José do Mipibu.

O Pré-candidato a vereador, Edilson Tapera, de São José de Mipibu, ligado a Alexandre Dantas, convoca lideranças do município pra participar de ato político em Nisia.

Tapera, convocou os partidários dos Dantas de São José do Mipibu nas redes sociais para “ajudar o cara”, se referindo ao candidato Alexandre Dantas que realizou sua convenção hoje, em Nísia Floresta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arena recebe neste sábado o projeto Samba Carolina, com 12 horas de festa e palco 360º no campo

Foto: Divulgação

Com 12 horas de festa e uma programação recheada de atrações, a Casa de Apostas Arena das Dunas recebe neste sábado, 03 de agosto, às 16h, a edição especial de aniversário do projeto Samba Carolina.
Comemorando um ano de sucesso e pela primeira vez na Arena, esta edição promete uma comemoração em grande estilo com uma estrutura inédita no gramado da Arena, celebrando o ritmo cultural e alegre do samba. Entre os destaques da programação estão: Pagode da Malu; Samba Preto no Branco; Amanda e Ruama, Ramon Schnayder e Tornado do Samba.
Com cinco edições anteriores, o Samba Carolina se consolidou como um dos principais eventos culturais da região e neste sábado irá prestar uma homenagem especial à figura da mulher nordestina, com o nome “Carolina” simbolizando força, charme, alegria e brilho. Essas características são celebradas e representadas em cada detalhe do evento, proporcionando uma experiência única para o público.
Os ingressos limitados estão à venda na @bilheteriadigital, e fisicamente na DStore (Av. Hermes) e no Pittsburg (Prudente).
Mais informações: Instagram @samba.carolina 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dólar fecha em R$ 5,73, o maior nível desde dezembro de 2021

Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

O dólar fechou em R$ 5,7349 nesta quinta-feira (1º.ago.2024), com alta de 1,43%. O resultado foi o maior desde 21 de dezembro de 2021 (R$ 5,74). A moeda norte-americana registrou máxima de R$ 5,74 e mínima de R$ 5,63 ao longo do dia.

A quinta-feira (1º.ago) foi marcada por um movimento global de aversão a risco. Os dados mais fracos da atividade econômica nos EUA suscitaram o risco de uma recessão no país. Em julho, o Índice de Gerente de Compras (PMIs) industrial norte-americano recuou a 48,5 pontos, ante 46,8 pontos em julho. O resultado ficou abaixo dos 48,9 pontos previstos por analistas consultados pelo jornal The Wall Street Journal.

Leia a cotação diária do dólar no governo Lula (PT):

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *