Os passageiros que tentaram embarcar na manhã deste sábado no aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek em Brasília tiveram que enfrentar atrasos nos voos e até mesmo cancelamentos. Houve falta de energia no terminal. A empresa Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, informou que as oscilações na linha de transmissão começaram as 6h45min, e a energia só foi completamente restabelecida as 8h45min. Segundo dados da Infraero, até o meio-dia de hoje, dos 81 voo nacionais programados, 45 ou 55,6% atrasaram e cinco ou 6,2% foram cancelados. Neste momento, 25 ou 30,9% continuam atrasados.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que a falta e energia no aeroporto não teve nenhuma relação com a sua rede de distrubição, “mas sim um problema interno no próprio aeroporto”.
A Inframérica informou, por meio de nota de sua assesoria, que a falta de energia não causou “qualquer problema no sistema elétrico de controle de voos, não afetando em momento algum a segurança do tráfego aéreo”. Ela disse ainda que “a interrupção foi no sistema do terminal de passageiros”.
Segundo a empresa, o terminal tem tem sofrido picos de energia por problemas estruturais das linhas de transmissão. Disse ainda que o aeroporto conta com geradores, que funcionam para evitar que as oscilações de energia que acontecem nas linhas de transmissão antes dos geradores se propaguem causando apagões.
Mas, “as oscilações desta madrugada, no entanto, causaram danos nos sistemas elétricos que funcionam após o grupo gerador”.
Globo
Comente aqui