Apagão no Amapá entra no 22º dia com ativação de novo transformador em subestação que pegou fogo e fim do rodízio — Foto: Emiliano Capozoli/LMTE/Divulgação
Após 22 dias de apagão, o rodízio de energia terminou no Amapá e o fornecimento foi normalizado, segundo a distribuidora de energia e o governo federal. A retomada de 100% do fornecimento foi possível após a energização, na madrugada desta terça-feira (24), de um segundo transformador na subestação Macapá, a principal do estado e que pegou fogo no dia 3 de novembro.
O anúncio do término do rodízio foi feito pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) às 8h12 desta terça.
“O rodízio do fornecimento de energia foi oficialmente encerrado. […] Com este transformador operando, o fornecimento foi garantido em 100% para atender os 13 municípios que foram afetados com o acidente na Subestação Macapá no dia 3 de Novembro”, declarou a CEA, em nota.
Pelo Twitter, o Ministério de Minas e Energia também assegurou que foi restabelecido o fornecimento de energia elétrica em todo o estado.
Foram três semanas de crise energética. A população enfrentou um blecaute de 4 dias em 3 de novembro, e um novo apagão total no dia 17 de novembro, que foi solucionado em cerca de 4 horas.
O apagão causou uma série de problemas no estado: afetou o fornecimento de água e as telecomunicações, gerou uma corrida aos postos de combustíveis que tinham geradores de energia, provocou prejuízos a comerciantes que não conseguiam manter alimentos refrigerados, mudou toda a rotina dos amapaenses.
Foram registrados pela Polícia Militar (PM) mais de 120 protestos contra o apagão desde o dia 6 de novembro.
Com G1
Arqueiro -) uma fechada no horizonte azul é legal…….kkkk deve ser, Nove Dedos e a Anta viviam acertando, desemprego, esmolas, falências, empreiteiras em cartel, ricaços, dolares em cuecas, orgias (francenildo e Palocci sabem) triplex, sítio, cachaça, charutos cubanos, adegas,, filhos Ronaldinhos, culpa da defunta Marisa, que era excelente empresária e empreendedora, Ascenção do catador de estrume de rinonceronte, Telemar, videogame (futuro), ditaduras amigas, segredo do Porto de Mariel…nkkk só que envolvia muita gente, e todos sabem que isso é um risco, aí bateram com a língua nos dentes, triste, eu confiei nele duas vezes, deixei a cegueira e burrice de lado, vá para Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte, Angola, lá temos exemplos vivos de excelentes mandatários e governo, onde a democracia são punjantes.
Estamos orando ? pelo seu MARIDO
Está cuidando bem dele?
Tem fetiche pelo PETÊ.
Ouuu governo arretado…resolve os problemas do povo igual a velocidade da Luz…até agora eu vejo o povo morrendo nas filas da caixa ora receber o auxilio…e tome no caixa tem!!esse resolve tudo!! Só demora mesmo quando o assunto é proteger flavinho…
Ôôô governo bom!!
Depois de 22 dias sem energia o povo do Amapá parece que enfim vai ter um pouco de paz, quem diz que o governo "não poupou esforços" será que toparia passar essa quantidade absurda de dias sem energia elétrica , nem que fosse apenas por 22 horas? falar daqui dessa distância é fácil, quero ver é perder comida armazenada em geladeiras, donos de frigoríficos sem saber o que fazer com o prejuízo estrondoso, doentes que precisavam de respiração artificial em casa, lavanderias paradas e por ai vai, poderia citar bem mais exemplos da tristeza que foi isso. os governos estadual e federal foram omissos e descuidados isso sim!
Se você acha que trocar um gerador de um estado for igual a trocar a bateria do carro. Podemos falar em omissão.
Acho que "Pablo" não entendeu bem o que aconteceu no Amapá, mas seguimos avante e logo ali na frente o povo amapaense terá como responder e dizer se houve mesmo tantos "esforços" para resolver o problema.
Uma boa notícia para a população do Macapá.
O Governo federal não poupou esforços, para solucionar o problema.
Deve ser ironia. Kkkkk.
kkkkk… esse gado é uma comédia.
Ó véi macho! Só demorou 20 dias pra consertar a luz que o irmão do Senador queimou. Assim fica fácil de se reeleger no Primeiro Turno em 2022! É muita entrega! É muito trabalho!