Política

Após cirurgia na próstata, Temer retira sonda

O presidente Michel Temer deixa hospital em Brasília (Foto: Eraldo Peres/AP)

O último boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês informa que o presidente da República, Michel Temer, retirou sonda na manhã deste domingo (29).

Ele deve ter alta no início da tarde de segunda-feira (30) e retornar ao trabalho em Brasília na quarta-feira (1º), após dois dias de repouso em sua casa na capital paulista.

“O presidente Michel Temer foi submetido hoje pela manhã ao procedimento de retirada da sonda vesical. O paciente encontra-se estável e com previsão de alta para o início da tarde de segunda-feira (30)”, diz nota divulgada às 13h deste domingo.

A sonda vesical ou cateter urinário é um tubo de látex, poliuretano ou silicone, inserido na uretra até a bexiga para retirar ou coletar urina.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, visitou Temer no final da manhã deste domingo.

O presidente foi submetido na noite de sexta-feira (27) a uma cirurgia nomeada de “procedimento de desobstrução uretal através de ressecção da próstata” no hospital e depois foi encaminhado para a unidade de terapia semi-intensiva. O presidente encontra-se em quadro “estável”, segundo boletim médico, com previsão de alta no início da tarde de segunda-feira (30).

“Ele fez um procedimento em Brasília e depois deu entrada neste hospital no dia de ontem [sexta] onde foi revisado e passou pelo procedimento de ressecção da próstata. Clinicamente, ele está muito bem. Passou pela unidade semi-intensiva, foi para o apartamento e está estável. Não houve nenhuma intercorrência e deve receber alta na segunda-feira”, disse Kalil.

Temer foi internado no Sírio na noite de sexta, com quadro de retenção urinária por hiperplasia benigna da próstata.

Ainda de acordo com Srougi, a próstata do presidente tinha voltado a crescer e formou uma rede de vasos sanguíneos, o que foi constatado no exame preliminar feito antes da cirurgia. Esta bola de coágulos de sangue, que obstruía a uretra, foi retirada, para evitar que o presidente voltasse a ter sangramentos.

“Ele tinha coágulos que sangraram. O sangramento iria se repetir. Agora, é muito difícil voltar a aumentar de novo, muito improvável, mas não impossível. Este problema está resolvido”, afirmou Srougi.

Diagnosticado com obstrução urológica, Temer deixou o Hospital do Exército, em Brasília, na noite de quarta-feira (25), sete horas após a internação.

Ao deixar o hospital, ao lado da primeira-dama Marcela, Temer disse aos jornalistas: “Estou inteiro”. O presidente também fez um sinal de positivo e, de acordo com a assessoria, seguiu para o Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência, onde ainda mora.

G1

Opinião dos leitores

  1. Melhor presidente do Brasil. Recuperou o país em. Poucos meses que o pt passou 13 anos roubando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Rodri é vaiado e xingado na chegada à Bola de Ouro

Fonte: Reprodução

Rodri, do Manchester City, chegou de muletas ao Théâtre du Chatelet, em Paris, para a cerimônia do prêmio Bola de Ouro, que acontece nesta segunda-feira (28). Um dos favoritos a levar o principal prêmio da noite, o espanhol foi vaiado e xingado enquanto passava pelo tapete vermelho.

Mais cedo, o Real Madrid cancelou a ida à premiação depois de saber que Vinícius Jr. não seria o vencedor. A informação é do diário Marca, que disse ainda que o clube tinha reservado um avião para 50 pessoas.

Além de Vinícius Jr., o clube tem Jude Bellingham, Dani Carvajal, Kylian Mbappé, Toni Kroos, Antonio Rüdiger e Federico Valverde concorrendo na mesma categoria.

Além de não comparecer ao evento, o Real Madrid também cancelou as 5 horas de programação ao vivo que dedicaria à cobertura da Bola de Ouro na TV oficial do clube.

Rodri chegou ao prêmio de muletas porque se recupera de lesão no joelho direito. O espanhol se machucou no empate em 2 a 2 contra o Arsenal pela Premier League, no dia 22 de de setembro e passou por cirurgia.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Presidente Joe Biden vota antecipadamente em Delaware

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, votou de forma antecipada para a eleição presidencial do país nesta segunda-feira (28/10) em Wilmington, Delaware. A eleição presidencial norte-americana ocorre em 5 de novembro, porém, no país, a população pode votar antes do dia oficial do pleito.

A votação antecipada é a modalidade na qual os eleitores podem votar presencialmente ou enviar o voto pelos correios. O objetivo é melhorar a taxa de participação, além de reduzir as filas nos postos.

O presidente chegou ao local de votação, no Departamento Eleitoral de Delaware, onde havia uma longa fila. Ele esperou a vez conversando com eleitores e ainda empurrou a cadeira de rodas de uma mulher que estava à frente.

Logo após ter votado, Biden mergulhará na campanha de Kamala Harris. Ainda nesta segunda-feira, ele fará chamadas de campanha e viajará para o estado decisivo da Pensilvânia para fazer comentários sobre o trabalho de seu governo em apoio aos sindicatos.

Joe Biden era o candidato à presidência pelo Partido Democrata até 21 de julho, quando deixou a disputa, e Kamala assumiu o seu , o que mudou completamente o rumo da eleição. A vice-presidente dos Estados Unidos começou a performar bem melhor do que o presidente em todas as pesquisas eleitorais e, com apenas uma semana na corrida eleitoral, ela já havia assumido a dianteira da corrida.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

João Campos alfineta esquerda em eleição: ‘Venceu quem teve pauta concreta’

Foto: Reprodução

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), afirma que as eleições municipais de 2024 devem deixar um recado para a esquerda: é preciso ir bem além do discurso para conseguir vitórias nas urnas.

“Olhe as grandes vitórias nas grandes cidades: elas não se deram no campo ideológico, mas sim no campo de trabalho, da entrega, de quem teve pauta concreta, de quem fez, de quem realizou. Esse é o grande recado, principalmente para a esquerda.” Disse o prefeito do Recife.

Campos foi o prefeito mais votado de partidos de esquerda entre capitais do país, com 78,11% dos votos válidos ainda no primeiro turno —a maior votação já conquistada no Recife.

No segundo turno, ele se tornou uma estrela política, foi requisitado por outros candidatos e visitou cidades —Fortaleza, Belém e Natal— para ajudar políticos locais.

Fonte: Uol

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente da GM para a América do Sul estará em Natal para entrega de prêmio às concessionárias Espacial e Natal Veículos

Evento contará com a presença de Santiago Chamorro, presidente da GM para a América do Sul, para reconhecer a excelência das concessionárias do Grupo Dão Silveira

Natal será palco de uma premiação especial para duas das principais concessionárias do Grupo Dão Silveira, Espacial e Natal Veículos, que se destacaram em 2023 no cumprimento dos altos padrões globais exigidos pela General Motors (GM). O evento, que ocorrerá na concessionária Espacial nesta quarta-feira (30) às 18h, contará com a presença de Santiago Andres Chamorro Micolta, presidente da GM para a América do Sul, que entregará pessoalmente a placa de Classificação A, e Rafael Santos, vice-presidente de Vendas, Marketing, Pós-Vendas, Serviços Conectados e Experiência do Cliente para a América do Sul.

O Grupo Dão Silveira, que celebra 58 anos de história e tem à frente o potiguar Tomás Silveira Guimarães Filho, também presidente da Associação Nacional dos Concessionários Chevrolet (Abrac), vem realizando um trabalho de renovação em sua identidade de marca e fortalecendo seu compromisso com a qualidade e inovação no Nordeste.

Como resultado desse esforço, a concessionária Espacial continua na liderança em número de premiações no Brasil, somando 24 conquistas de Classificação A, e a Natal Veículos agora totaliza 21 prêmios. Esse reconhecimento é um marco importante porque reforça o compromisso da GM em manter o padrão mundial de excelência entre suas concessionárias e destaca o Grupo Dão Silveira como referência na região e no país.

Além de Santiago Chamorro e Rafael Santos, o evento contará com a presença de outros executivos da GM e do Banco GM, como Gustavo Sulzer, diretor sênior de Vendas; Fernando Moura e Marcelo Lima, gerentes de Operações Regionais; Paulo Estevez, supervisor de Operações Regionais GMAC e Marcelo Godoy, gerente de vendas do Distrito 02, que também estarão presentes para celebrar o sucesso das concessionárias do Grupo Dão Silveira.

A entrega do prêmio será uma oportunidade para os colaboradores da Espacial e Natal Veículos se conectarem diretamente com a liderança da GM e comemorar os esforços conjuntos que levaram a este reconhecimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Integrantes de fundos de pensão de estatais lançam manifesto contra ingerência de Lula em entidades

Manifesto de participantes de fundos de pensão de estatais, como o Previ, do Banco do Brasil, afirma que patrimônio “não está à disposição da União, para aplicação em projetos de seu interesse” | Foto: Fernando Bizerra/Agencia Senado

A intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de voltar a usar os grandes fundos de pensão de empresas estatais para bancar investimentos em obras de infraestrutura, em especial nos projetos PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), como aconteceu em governos anteriores do PT, está gerando reações em série de participantes das entidades.

Preocupados com uma nova onda de interferência política na gestão do patrimônio dos fundos, que tiveram prejuízos bilionários no passado recente e em alguns casos precisaram promover um aumento significativo nas contribuições para cobrir as perdas, os participantes lançaram um manifesto digital em que criticam a iniciativa do governo e defendem a realização de investimentos que não coloquem em risco o pagamento das aposentadorias.

Segundo números divulgados pelo grupo, o manifesto, lançado no fim de agosto, obteve quase 25 mil adesões de integrantes da ativa e aposentados dos fundos do Banco do Brasil (Previ), da Petrobras (Petros), da Caixa (Funcef) e dos Correios (Postalis), cujo patrimônio total alcançava cerca R$ 510 bilhões no fim de 2023, de acordo com dados da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).

Embora representem apenas 3,9% dos 630 mil participantes e assistidos das quatro instituições, as adesões ao manifesto, que circulou no grupo Fundos de Pensão Unidos do Telegram e do WhatsApp e foi compartilhado nas redes sociais de associações independentes de segurados, revelam uma resistência aguerrida aos planos de Lula, de usar novamente o dinheiro dos trabalhadores para a realização de investimentos públicos de retorno duvidoso.

“Os recursos dos fundos de pensão são privados. Não são recursos públicos à disposição do Orçamento da União para aplicação em projetos de seu interesse. Destinam-se, unicamente, ao pagamento de benefícios de aposentadoria complementar concedidos e a conceder”, diz o manifesto, organizado por integrantes dos quatros grandes fundos.

“Os participantes não podem admitir ingerências nos seus fundos de pensão, principalmente quando eles são fomentados a praticar atos que já se revelaram danosos no passado”, acrescenta o documento, dirigido a Lula, ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e aos presidentes do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar), da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), do TCU (Tribunal de Contas da União), da CGU (Controladoria-Geral da União) e do CMN (Conselho Monetário Nacional).

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Suspeito de envolvimento na morte de prefeito de João Dias é encontrado morto

Foto: reprodução

O corpo de um homem, suspeito de envolvimento no assassinato do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, foi encontrado por policiais militares e identificado por policiais civis durante o fim da manhã de sábado (26) em Antônio Matins, cidade da região Alto Oeste do Rio Grande do Norte. As informações foram confirmadas pela Polícia Civil nesta segunda-feira (28). O crime, que ocorreu no dia 27 de agosto, também teve como vítima o pai de Marcelo, Sandi Alves de Oliveira.

De acordo com os policiais da 76ª DP , o corpo encontrado já estava em avançado estado de decomposição e pertence possivelmente a Josenildo Martins, homem de 31 anos conhecido como “Zinho”, suspeito de ser um dos executores do crime. Ele teria sido alvejado durante o atentado e se refugiado na mata, onde seu corpo foi localizado. A identificação foi feita através de um documento de identidade encontrado com o corpo.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi acionado para realizar todos os procedimentos legais. Zinho já era alvo de um mandado de prisão pelo envolvimento no assassinato do prefeito.

A Polícia Civil reforçou a importância da colaboração da população e incentiva o envio de informações anônimas pelo Disque Denúncia 181.

O crime

O crime ocorreu durante a manhã. De acordo com as informações da Polícia Civil, Marcelo Oliveira, candidato à reeleição, e o pai, Sandi Oliveira, visitavam casas de apoiadores no conjunto São Geraldo, em João Dias, quando foram surpreendidos por cerca de oito criminosos em dois veículos. Eles se aproximaram das vítimas e, segundo a Polícia, realizaram onze disparos de arma de fogo contra o prefeito. Os criminosos atiraram ainda contra um segurança no local.

A Sesed disse que o prefeito chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde em Catolé do Rocha, na Paraíba, mas teve a morte confirmada pela Polícia Civil por volta das 13h. O pai dele morreu imediatamente após o atentado.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto esportivo do RN brilha no Campeonato Europeu de Jiu-jitsu Kids IBJJF com um campeão e um vice

No último domingo (27), o Projeto Esportivo Grow Association (Associação para Crescer) fez bonito no Campeonato Europeu de Jiu-jitsu Kids IBJJF. Dos dois representantes da equipe, Silvio Júnior foi vice-campeão, na categoria 13 anos, e Matheus Andrade foi o campeão na categoria 14 anos. A competição foi disputada em Lisboa, Portugal, contou com mais de mil atletas e é uma das principais do mundo na modalidade. A Grow tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa RN + Esportes e Lazer Professor Sebastião Cunha.

“O resultado foi sensacional. Estamos muito felizes por conseguirmos manter o nível de resultados com os nossos atletas. O campeonato Europeu IBJJF é muito forte no cenário mundial do Jiu-jitsu Kids e todos estão de parabéns. Fizemos um Campeão e um Vice e, por consequência, representamos dignamente o Rio Grande do Norte e o nosso país”, comemora Silvio Romero, coordenador geral do Projeto Grow Association.

Além dos 2 atletas, o projeto também enviou para Portugal, o professor Arthur Calixto, Coordenador Técnico da Grow Association. A delegação agora permanece na Europa, treinando até o dia 6 de novembro, e de lá segue para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde disputa o Mundial. Mesmo em clima de comemoração, o olhos já estão voltados ao próximo compromisso.

“Se pudesse me descrever agora com uma palavra seria superação. Após a conquista do Panamericano nos Estados Unidos tive uma sequência de lesões que não me permitiram treinar. São mais de 30 dias apenas fazendo fisioterapia e me tratando, então estou muito feliz com o que fiz esse ano. Conquistei o bi brasileiro, o tri sulamericano, o panamericano e agora o vice europeu. Vou fechar o ano de competições CBJJ e IBJJF como primeiro lugar no ranking pelo 3° ano consecutivo. Mas ainda tem mais e já estou focado no Mundial que será em novembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes”, destaca Silvio Júnior.

APOIO DO GOVERNO DO ESTADO

O trabalho da Grow Association tem como propostas o desporto participativo, a inclusão social e a educação por meio do Jiu Jitsu. O público alvo inicial são crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. O projeto oferece treinamentos adequados, equipe multiproprofissional e suporte metodológico para competirem em alto rendimento. Além disso, também disponibiliza logística para competições locais, regionais, nacionais e internacionais.

Desde que foi contemplado pelo Programa RN + Esporte, em maio de 2023, o número de beneficiados pelo projeto pulou de 10 para 50 meninos e meninas de várias cidades do Rio Grande do Norte.

“Esse apoio pra nós tem sido nosso alicerce e ao mesmo tempo nos possibilita voar alto. Tornou possível a ampliação do número de jovens atendidos pelo projeto, viabilizou as melhorias estruturais que precisávamos e nos permite botar esses meninos e meninas nas principais competições do país e do mundo”, enfatiza Silvio Romero.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após quase 30% de abstenção, TSE vai estudar razões e formas de combater ausência nas urnas

Foto: Gláucio Dettmar/CNJ

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou que a Corte se debruçará sobre os números de abstenção no segundo turno das eleições de 2024 para entender as razões e como diminuir a ausência nas urnas. A abstenção chegou a 29,26% dos eleitores no segundo turno, enquanto, no 21,68% deixaram de ir votar.

Em coletiva de imprensa neste domingo, 27, após o fim do segundo turno, a ministra ressaltou que cada região deverá ter suas especificidades apuradas. “Há um aumento de abstenção no segundo turno. Tivemos casos climáticos, outros problemas. Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados”. A abstenção deste ano ficou ligeiramente abaixo dos números de 2020, ano em que o País enfrentava a pandemia de covid-19. Na ocasião, 23,15% faltaram às urnas no primeiro turno e 29,53% no segundo.

Segundo a magistrada, houve cidades onde, do primeiro para o segundo turno, a abstenção aumentou neste ano, enquanto em outras o índice diminuiu, contrariando a tendência, apontada pela própria ministra, de crescimento do índice entre as etapas. “Houve município que teve 16% de abstenção e houve município com 30%”, relatou.

Diante desses números, a presidente da corte afirmou que o TSE vai se debruçar nas próximas semanas sobre os números específicos de cada local para entender como diminuir o índice para as próximas eleições. A pesquisa deve ser feita pelos Tribunais Regionais Eleitorais e relatada à corte federal.

A ministra citou dois exemplos para provar seu argumento sobre a diferença entre as cidades. Segundo Cármen Lúcia, o Amazonas, que teve segundo turno na capital, apresentou uma abstenção menor que a média nacional. Manaus registrou quase 24% de ausência nas urnas. “No Amazonas, onde tínhamos uma preocupação em relação à estiagem, tivemos o menor índice de abstenção do que a gente tinha apurado”, explicou.

Já sobre Porto Velho, capital de Rondônia, a presidente explicou que o clima pode ter aumentado a ausência dos eleitores. “Porto Velho teve chuva intensa, então o eleitorado que, normalmente, vai de manhã teria que ter ido a tarde. Mas, por exemplo, para o eleitorado que tem o voto facultativo, isso desanima”, relatou. A capital registrou quase 31% de abstenções, contra 19% no primeiro turno deste ano.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Não adianta medidas nenhuma, adianta mudar a lei eleitoral, para ser como era antes, o mais votado ser eleito, e não votar na legenda.

  2. Parte considerável dos eleitores não acreditam mais na classe política, assim como, não acredita e não confia nos ministros militantes do Supremo Tribunal Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Segundo turno das eleições teve registro de 102 crimes eleitorais, 42 prisões e R$ 115,8 mil apreendidos, diz Ministério da Justiça

Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

Crimes eleitorais durante o segundo turno do pleito municipal nesse domingo (27) levaram a prisão de 42 pessoas, de acordo com o balanço final do Ministério da Justiça.

Além disso, R$ 115,8 mil —sendo R$ 41 mil em espécie— foram apreendidos pela Polícia Federal.

João Pessoa (PB) foi a cidade que registrou mais prisões, com 15, seguida por Niterói (RJ), com 9. Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP) tiveram 3 prisões cada. Em Campo Grande (MS) duas pessoas foram detidas. Completam a lista Aracaju (SE), Imperatriz (MA), Paulista (PE) e Pelotas (RS) com um detido cada.

De acordo com o Ministério da Justiça, o crime mais comum é o de boca de urna, com 34 ocorrências. Em seguida vem propaganda eleitoral irregular, com 19, e compra de votos, com 14.

Ao todo, 53 pessoas foram encaminhadas para a Polícia Federal. Nesse caso, nem todas são detidas, o que depende da infração cometida.

A PF informou ainda que instaurou 2.577 inquéritos em 2024 para investigar crimes eleitorais.

“A Polícia Federal registrou 343 casos, desde o início do primeiro turno das eleições municipais de 2024 até o presente momento, das quais 128 deram origem a inquéritos policiais, 198 foram registradas em termos circunstanciados e 17 seguem em análise”, acrescentou, em nota.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vinicius Jr. e Real Madrid boicotam cerimônia de entrega da Bola de Ouro

Foto: Reprodução/Instagram

Vinícius Jr. não vai comparecer à entrega da Bola de Ouro da revista France Football, que será entregue na noite desta segunda-feira (28) ao melhor jogador do mundo na temporada.

A informação, divulgada em primeira mão pelo jornalista italiano Fabrizio Romano em suas redes sociais, foi confirmada à Folha pelo estafe do jogador. Segundo o jornalista, a decisão foi tomada após o clube espanhol ficar sabendo que seu atleta não será o ganhador.

Além disso, por decisão do Real Madrid, onde joga o atacante brasileiro, nenhum representante do clube espanhol comparecerá à cerimônia, que começa no teatro do Châtelet, em Paris, às 20h45 locais (16h45 de Brasília).

Nos últimos dias, diversos veículos da imprensa haviam divulgado que Vinícius Jr seria o ganhador do prêmio. Porém, a revista France Football tem garantido que a identidade do vencedor permanecerá secreta até a abertura do envelope, durante a cerimônia, como no Oscar.

Um dos principais candidatos ao troféu, o meio-campista Rodri, da seleção espanhola e do Manchester City, já se encontra no Hotel du Collectioneur, perto do Arco do Triunfo, onde os indicados ao prêmio estão hospedados.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Não merece mesmo, não. A safra do futebol mundial é a pior já vista em toda a história. Um jogador como Vinícius Jr ganhar um prêmio desses é uma vergonha para o futebol.
    Pegue os jogos dele pela seleção brasileira que vocês terão essa conclusão fácil.
    É um bom jogador, mal educado e cheio de não me toque.
    Rodrygo, apesar de não ter sido citado, joba bem no clube e na seleção.
    E aí!

    1. verdade que os candidatos estão anos luz atras de quem um di já ganhou esse prêmio, mas na disputa atual o vinicius é bem superior aos demais….não justifica o cara do City, jamais.

  2. Vinicius Jr não joga nada na seleção, mas no Real joga muito. Messi venceu 3x jogando nada na seleção tb. Perder, ok, mas perder pra rodri que não está nem entre os 10 melhores é covardia…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *