Foto: Ammar Awad/Reuters
O Itamaraty convocou o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, para ir a Brasília para ser consultado sobre a relação do país com o presidente da Argentina, Javier Milei.
Nesta segunda-feira (15), Bitelli se reuniu com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Ele também falou brevemente com o presidente Lula na saída de um almoço oferecido ao presidente da Itália.
Além disso, o embaixador deve ter reunião com o vice Geraldo Alckmin nesta terça-feira (16).
O motivo principal da convocação é a participação de Milei na Conferência de Ação Política Conservadora, ocasião em que se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O argentino foi ao encontro da direita, mas deixou de ir à reunião do Mercosul, em Assunção, na última segunda-feira (8), o que incomodou o Palácio do Planalto.
Segundo fontes do governo, a convocação é incomum, mas não tem caráter de retaliação ao governo argentino. O objetivo é avaliar os rumos da relação, que “passa por um momento diferente”.
Bitelli chegou na noite de domingo (14) a Brasília e volta a Buenos Aires na semana que vem.
CNN Brasil
“Brasil chama embaixador na Argentina” é isso mesmo? Acho que deveria ser o desgoverno ptista chama o embaixador, pois o Brasil país, não chama ninguém, muito menos para consultar.
Mi-mi-mi besta.
Como é que é? O governo brasileiro quer pautar a agenda do presidente da Argentina? É isso mesmo? Pode isso Arnaldo?