O Capitólio, sede do Legislativo americano, foi fechado por cerca de 40 minutos na tarde desta quinta-feira, depois que tiros foram disparados no entorno do prédio. O tiroteio começou após uma perseguição policial a um carro, que teria começado na Avenida Pensilvânia, perto da Rua 15, quando o veículo tentou furar uma barricada, muito próximo à Casa Branca. Um suspeito teria sido preso e um policial ficou ferido.
Dylan Price, de 30 anos, contou ao jornal “Washington Post” que estava em seu horário de almoço quando ouviu três estalos que pareciam tiros. Ele disse que viu um Lexus preto em alta velocidade virando à direita em direção ao Capitólio, seguido por três ou quatro carros de polícia. Segundo Price, dois homens estariam no carro. Outras fontes disseram à CNN que uma das pessoas no veículo seria uma criança.
De acordo com um câmera da rede CNN, que estava do lado de fora do Capitólio, teriam sido “dezenas de tiros”, disparados perto do prédio Hart, um anexo do Senado que fica atrás da Suprema Corte dos EUA. A região da Casa Branca chegou a ser fechada por precaução e o presidente americano, Barack Obama, foi informado sobre o incidente. Turistas que estavam no Capitólio para visitas guiadas foram rapidamente direcionados ao subsolo do edifício. Funcionários contaram que foram surpreendidos por colegas entrando nos escritórios aos gritos para que os companheiros se abrigassem, antes de fechar portas e janelas.
O Congresso americano marca o Centro de Washington. Todo o quadrilátero formado por Capitólio, Biblioteca do Congresso, Suprema Corte, até o início da área de monumentos, no chamado Mall, chegou a ser isolado pela polícia. Mais de 20 viaturas e dezenas de oficiais, fardados e à paisana, ainda estão no local.
O Globo
Comente aqui