Geral

Após tensões com Lula, Milei confirma participação na cúpula do G20 no Brasil em novembro

Foto: Brenno Carvalho / O Globo | Luis Robayo / AFP

O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou, nesta terça-feira, sua participação na cúpula do G20, que será realizada nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. A visita acontece após uma série de tensões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No final do ano passado, durante a campanha presidencial argentina, Milei utilizou termos como “corrupto” e “comunista” para se referir a Lula, e o presidente brasileiro não compareceu à posse do argentino.

A ausência de Milei na cúpula presidencial do Mercosul, em julho, também causou mal-estar no bloco regional. Representado pela chanceler argentina, Diana Mondino, Milei foi criticado por Lula e pelo presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. “É uma enorme preocupação que o presidente de um país importante como a Argentina não participe de uma reunião com o Mercosul”, afirmou Lula, à época.

Milei também vai realizar atividades com o presidente chinês, Xi Jinping, embora, até o momento, não esteja previsto um encontro bilateral entre os dois. Em uma recente entrevista, Milei surpreendeu ao mudar o tom sobre a China, classificando o país como “um sócio comercial muito interessante”, após dizer que evitaria negociações.

“Me surpreendi muito agradavelmente com a China. É um sócio comercial muito interessante, porque não exige nada, a única coisa que pedem é que não os incomode”, afirmou Milei, em um programa de televisão.

O presidente argentino participará do encontro do G20 em meio às decisões do grupo sobre a necessidade de mitigar o impacto da mudança climática e seu compromisso global de cooperar para reduzir as desigualdades, diminuindo os multimilionários em contraposição às políticas do mandato de direito.

No entanto, Milei relativizou muitas vezes a evidência científica a respeito das mudanças climáticas, chamando-as de “mentiras socialistas” e se opondo a medidas que aumentam impostos sobre grandes fortunas para financiar ações ambientais.

Milei esteve no Brasil neste ano, quando participou de um evento da Conferência Política de Ação Conservadora em Camboriú, em Santa Catarina, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, um adversário político de Lula.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. O subprocurador-geral do TCU Lucas Furtado entrou com uma representação pedindo que a Corte de Contas suspenda os pagamentos aos estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia, do Governo Federal. Segundo revelado em uma reportagem do portal Uol, o programa estava sendo executado com ilegalidades.
    💩 Mais uma pérola do governo esquerdista 👺👺👺

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho e Styvenson juntos na oposição ao Governo do PT

Resgatar o Brasil e o Rio Grande do Norte das mãos do PT. Esse é compromisso que une os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos) para as eleições de 2026.

Os dois marcharam juntos nas eleições municipais de 2024 e estão cada vez mais entrosados, confirmando que continuarão em sintonia, fortalecendo o projeto político da oposição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Natal anuncia medidas para amenizar impactos causados pela força da maré

Foto: Magnus Nascimento/Secom

A Prefeitura do Natal se reuniu na manhã desta terça-feira (15) com representantes do setor hoteleiro e demais segmentos do turismo da cidade para falar sobre as ações de proteção costeira adotadas até o momento pela gestão municipal com o intuito de diminuir os impactos causados pela força da maré em toda a orla da cidade.

Segundo informações da Capitania dos Portos, existe a iminência de marés altas entre os dias 17 e 19 de outubro com a possibilidade de agravamento dos danos em toda a extensão da orla de Natal. Na reunião, Álvaro Dias anunciou algumas medidas que a Prefeitura vai executar para evitar a ampliação dos estragos: “Vamos reforçar o monitoramento e o patrulhamento da região, inclusive, nos momentos de maré cheia com equipes da Guarda Municipal. Também iremos ampliar o trabalho de instalação de barreiras com sacos de areia para minimizar os impactos da força da maré. Nossa gestão está toda voltada para essa questão e trabalhando arduamente para proteger nosso patrimônio ambiental e turístico”, destacou o chefe do executivo municipal.

Equipes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Defesa Civil de Natal vão realizar nova vistoria na região para identificar áreas de risco e prepará-las para a previsão de marés altas nos próximos dias: “Já instalamos barricadas de areia para proteger diversos empreendimentos na região e vamos seguir com esse trabalho. Também estamos executando a recuperação da estrutura dos dissipadores, que fazem parte do projeto de ampliação da drenagem em Ponta Negra e atendendo à determinação do prefeito Álvaro Dias estamos em regime de plantão para dar uma pronta resposta caso seja necessário intervir”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes.

Engorda de Ponta Negra

Ainda no encontro, o prefeito Álvaro Dias falou sobre o avanço da obra da engorda de Ponta Negra, que já alcançou 20% de execução: “Já completamos 250 mil m³ de areia e seguimos a todo vapor. Essa obra é essencial para proteger o Morro do Careca, hotéis e bares da nossa orla, além de fortalecer o turismo em Natal e no RN. Em aproximadamente 70 dias, vamos finalizar e entregar essa importante obra para a população. Estamos garantindo mais segurança e desenvolvimento para nossa cidade”, finalizou Álvaro.

Nesta etapa, estão sendo promovidos os trabalhos de dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da praia de Ponta Negra, garantindo uma faixa de areia de 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. No encontro entre o prefeito e representantes do setor hoteleiro, foi anunciado ainda que a Prefeitura está contratando uma empresa para realizar estudos técnicos e ambientais para avançar com o enrocamento e a engorda em toda extensão da orla da cidade.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Motociclista para em cima de teto de carro após batida na Zona Leste de Natal

Um motociclista parou em cima do teto de um carro, após uma colisão que aconteceu na noite de segunda-feira (14) perto da rotatória da Avenida Lima e Silva, na Zona Leste de Natal.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o motociclista seguia no sentido Bairro Nazaré para Lagoa Nova, enquanto o carro trafegava na rua dos Caicós, no sentido da Cidade da Esperança para o Alecrim.

O acidente ocorreu por volta das 20h no cruzamento das vias. Após a colisão, alguns condutores que passavam pelo local pararam para ajudar.

Opinião dos leitores

  1. Motoclista é uma raça muito imprudente, a sinalização na pista de rolamento é clara (dê a preferência).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após pane no México, Lula usará maior avião da FAB em viagem à Rússia para Cúpula dos Brics

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai viajar para a Rússia a bordo de um KC-30 após a pane com avião presidencial na Cidade do México, em 1º de outubro. Ele embarca no domingo para Kazan, onde participará da Cúpula dos Brics de 22 a 24 de outubro, acompanhado de um grupo de ministros.

Maior avião da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-30 tem capacidade de levar 230 passageiros e autonomia de voo de 12 horas. O avião, no entanto, não tem o mesmo conforto que o Airbus A319CJ, conhecido como “Aerolula”. Embora o KC-30 tenha uma área com poltronas mais confortáveis, não possui a configuração do avião presidencial, que é dividido em três partes. A principal com cerca de 10 poltronas, leva as principais autoridades a bordo. No meio há uma sala, com uma mesa no centro e, na parte de trás da aeronave, viajam os assessores e demais convidados do voo oficial, em aproximadamente 40 assentos semelhantes aos de aviões comerciais.

O KC-30 é a mesma aeronave que vem sendo usada na operação de repatriação de brasileiros no Líbano. Desde que a missão foi iniciada, em 2 de outubro, em cinco voos realizados, 1.105 pessoas, além de 14 animais, já foram resgatados do país.

O avião que enfrentou problemas técnicos com a comitiva de Lula na viagem da Cidade do México a Brasília segue na capital mexicana. A FAB está negociando o conserto local do avião para retirá-lo do país. De acordo com a Força Aérea, a aeronave apresentou “uma anomalia técnica” o que resultou em “alta vibração em uma das turbinas”. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi enviada ao México para apurar as causas do incidente.

A aeronave já tem 18 anos de uso e se aproxima da metade do ciclo de vida, o que exigirá passar por um processo de reformulação ou de substituição por uma nova aeronave.

Frente a pane que o fez ficar quase cinco horas preso no avião dando voltas na Cidade do México para queima de combustível, Lula pediu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, uma proposta de compra de uma nova aeronave presidencial. A FAB trabalha na busca de modelos que atendam esse padrão de avião, com sala de reuniões e espaço reservado para comitiva mais próxima ao presidente, levando em consideração fatores de disponibilidade no mercado e preço.

— Tiramos uma lição. Vamos comprar não apenas um avião, mas é preciso comprar alguns aviões, porque o Brasil, um país grande, a gente ser pego de surpresa? Então vamos preparar. Eu pedi que o ministro da Defesa me fizesse uma proposta. Vamos comprar um avião para o presidente da República entendendo que a ignorância não pode prevalecer. O avião é para o presidente da República, não é para o Lula, Bolsonaro, FHC, é para instituição, quem quer que seja eleito — afirmou Lula em entrevista em Fortaleza em 11 de outubro.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Se tivesse um pouco mais de zelo pelo erário e menos vaidade, alugaria um jatinho de luxo. Chegaria e voltaria do mesmo jeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil é o 4º país mais estressado do mundo, mostra relatório

Foto: David Garrison/Pexels

O Brasil é o quarto país mais estressado do mundo, de acordo com o relatório global “World Mental Health Day 2024“, divulgado pelo Instituto Ipsos na segunda-feira (14). Além disso, cerca de 77% da população brasileira já refletiu sobre a importância de cuidar da saúde mental, um percentual bastante expressivo.

Os brasileiros que participaram da pesquisa indicaram a saúde mental como o principal problema de saúde enfrentado no país e essa preocupação aumentou nos últimos anos. Apenas 18% citavam a saúde mental como o principal problema, em 2018. O salto aconteceu durante a pandemia, quando o tema foi o mais citado por 40% dos entrevistados em 2021, 49% em 2022 e 52% no ano passado, atingindo um novo pico agora em 2024, com 54%.

Para realizar o relatório, a Ipsos entrevistou um total de 23.274 adultos entre 18 e 74 anos em 31 países, incluindo, além do Brasil, a Austrália, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Estados Unidos, Nova Zelândia, Colômbia, México, África do Sul, Coreia do Sul, Índia, Argentina e mais. As entrevistas foram feitas por plataforma online entre 21 de julho e sexta-feira, 4 de agosto de 2023.

62% da população mundial se sente estressada

O estresse não é um problema de saúde mental apenas no Brasil. Segundo o relatório, 62% dos entrevistados (três em cada cinco, em média) afirmam ter se sentido tão estressados que o sintoma impactou na vida diária pelo menos uma vez.

A saúde mental também tem se tornado uma preocupação global. De acordo com o estudo, a saúde mental foi o maior problema relatado no Chile, com 69%, seguido da Suécia (68%) e Austrália, com 60%. O Brasil é o nono da lista, com 54% que concordam com essa afirmação. Os países que menos concordam são o México (25%), Índia (26%) e Japão (28%).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro cometeu crimes contra a humanidade antes, durante e após eleição na Venezuela, conclui missão da ONU

Foto: EPA/Miguel Gutierrez/Agência Lusa

O governo de Nicolás Maduro cometeu crimes contra a humanidade na Venezuela antes, durante e após as eleições de julho. Essa é a conclusão da missão criada pela ONU para investigar as violações de direitos humanos no país. Num informe de mais de 180 páginas divulgado nesta terça-feira (15), a equipe internacional apontou que a repressão contra a oposição envolveu assassinatos, tortura, prisão arbitrária e violência sexual.

A conclusão é ainda de que a ofensiva envolveu um planejamento e foi realizada de forma “consciente”, a partir de uma estreita cooperação entre militares e as diferentes instituições do Estado. Dissidentes foram obrigados a deixar o país, enquanto outros se refugiaram em embaixadas estrangeiras em Caracas. Muitos, porém, foram presos.

Na semana passada, o mandato da missão internacional foi renovado na ONU. Mas o Brasil optou por uma abstenção, alegando que a resolução que dava aos investigadores o direito de seguir seu trabalho é desequilibrada e que cria um contexto de isolamento ainda maior de Maduro. O Itamaraty explicou que o governo Lula não era contra a investigação, mas considerava equivocada a forma pela qual a resolução havia sido proposta.

Para a missão, a repressão após a votação para a eleição presidencial foi “sem precedentes”. O resultado das urnas passou a ser questionado pela oposição e nunca foi reconhecido pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A comunidade internacional exigiu que Maduro, que se declarou como vencedor, apresentasse as atas das sessões eleitorais, o que jamais ocorreu.

“A investigação documenta múltiplas e crescentes violações cometidas pelo governo venezuelano, pelas forças de segurança e por grupos civis pró-governo armados antes, durante e depois da disputada votação presidencial de julho no país”, constata o documento.

Essas violações incluem prisões arbitrárias, tortura, desaparecimentos forçados de curta duração e violência sexual. “Tudo isso está ocorrendo como parte de um plano coordenado para silenciar críticos e oponentes. Entre as vítimas, estão crianças e pessoas com deficiência”, alertam os investigadores.

Jamil Chade – UOL

Opinião dos leitores

  1. Esse maduro é um sacana mesmo. Sim, se maduro cometeu crime contra a humanidade, e que tipo de crime é esse que Netanyahu vem cometendo ao exterminar milhares de crianças e mulheres em Gaza, e agora fazendo novamente a mesma coisa no Líbano???? HIPÓCRITAS.

  2. Esse maduro é um sacana mesmo. Sim, se maduro cometeu crime contra a humanidade, e que tipo de crime é esse que Netanyahu vem cometendo ao é terminar milhares de crianças e mulheres em Gaza, e agora fazendo novamente a mesma coisa no Líbano???? HIPÓCRITAS.

  3. Vamos defender com unhas e dentes esse canalha, espero contar com o APOIO de Luciana, Boi xexeu, Imparcial, Hugo, na esfera FEDERAL já contamos com muitos que tem a RABICHOLA presa, inclusive o mandatário senil de nove dedos, que mesmo levando coices e reprimendas do governo venezuelano, ou medo da gota.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concurso

Governo do RN anuncia concurso público com 598 vagas para rede estadual de ensino

Foto: Reprodução

A governadora Fátima Bezerra, em comemoração ao dia do professor, anunciou a realização de concurso para a rede estadual de ensino em um vídeo postado nas redes sociais na manhã desta terça-feira (15).

De acordo com a governadora, o concurso contará com 598 vagas distribuídas para professores e cargos de especialista em educação para diversas áreas. Essas oportunidades abrangem todas as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura, e a publicação do edital será feita hoje, em edição extra do Diário Oficial, com um processo transparente, técnico e inclusivo.

As inscrições começam no dia 21 de outubro e se estende até dia 21 de novembro, e no ato da inscrição, o candidato poderá escolher o local que realizará a prova, que será realizada pela Fundação Getúlio Vargas, mesma banca responsável pelo ENEM.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. Seu prefeito já valorizou a classe educacional hoje? Minhas m
    Memórias sobre ele sao péssimas!
    Já a governadora: Concurso! 💞

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Clientes de bancos têm até quarta-feira (16) para sacar valores esquecidos

Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil

Cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de pessoas jurídicas têm até quarta-feira (16) para sacar recursos esquecidos no sistema financeiro. Segundo os dados mais recentes do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central, referentes a agosto, ainda não foram sacados R$ 8,59 bilhões. Desse total, R$ 6,62 bilhões referem-se a valores não retirados por pessoas físicas e R$ 1,97 bilhão por empresas.

Na quinta-feira (17), os recursos não sacados serão transferidos para a conta única do Tesouro Nacional, para atender à lei que compensa a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de 156 municípios, aprovada em setembro pelo Congresso. Os R$ 8,56 bilhões comporão os R$ 55 bilhões que entrarão no caixa do governo para custear a extensão do benefício.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) destacou que a previsão para incorporação desses recursos pelo Tesouro Nacional está prevista em legislação há mais de 70 anos, por meio da Lei 2.313 de 1954. O texto esclarece que, diferentemente de um confisco tradicional, os cidadãos poderão reclamar os valores esquecidos.

O Ministério da Fazenda, informou a Secom, publicará um edital no Diário Oficial da União com informações sobre os valores a receber. O recolhimento poderá ser contestado pelos que tiverem direito.

Como sacar

O único site onde é possível fazer a consulta é o site oficial do Sistema de Valores a Receber. Ao abrir a página, o usuário deve clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os campos com os dados, clicar em “Consultar” e conferir a existência de valores esquecidos.

Caso haja dinheiro a receber, o usuário deve clicar no botão “Acessar o SVR”. Essa segunda etapa, no entanto, requer conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Após abrir a nova página, o SVR informará uma data para consultar os valores e os dados para a transferência. Na maioria dos casos, o usuário pode agendar um Pix. Em outros, será necessário entrar em contato com as instituições financeiras nos canais informados pela página do Banco Central.

Na data informada pelo sistema, o usuário deverá acessar novamente o site do SVR, com o login Gov.br. Somente então, será possível pedir a transferência dos valores. Quem perder a data do agendamento terá de entrar novamente na página e pedir uma nova data para o retorno.

A consulta está aberta a pessoas falecidas e empresas fechadas. O acesso é possível a herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informa a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Também há mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares pedir o resgate de um valor esquecido, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações: como valor, data e CPF de quem fez o pedido.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Funcionários do IBGE convocaram greve de 24h nesta terça-feira (15)

Foto: Reprodução Instagram

Funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) organizaram uma greve de 24h para esta 3ª feira (15). A paralisação vale para quem trabalha na Unidade Chile, localizada na avenida de mesmo nome, no centro do Rio.

A reivindicação central do AssIBGE (Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE) é a permanência da unidade na Avenida Chile. O instituto tem planos de transferir funcionários para o prédio do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), no bairro do Horto.

Os funcionários afirmaram que a nova localização é de difícil acesso e que não houve diálogo sobre uma possível mudança. Citam poucas paradas de ônibus e uma caminhada de 15 minutos para chegar ao local.

Além da greve, os funcionários realizarão um ato em frente à Unidade Chile. Está marcado para as 9h. O AssIBGE permitiu a realização dos atos em 10 de outubro.

“Não podemos permitir que decisões que impactam profundamente nossas vidas sejam tomadas sem diálogo! Precisamos de todos lá, firmes, unidos e prontos para lutar pelo que é justo” , diz uma postagem do sindicato no Instagram. O uso da palavra “todos” é uma adaptação de “todos” na chamada linguagem neutra –para não distinguir gêneros.

Os funcionários também têm outras reivindicações.

Leia abaixo:

  • estatuto do IBGE – dizem que o instituto quer emplacar mudanças no documento sem diálogo. Afirmam que afetam diretamente as condições de trabalho, autonomia ou governança do órgão;
  • fundação IBGE+ – são contra a criação da instituição que, teria como ficar parceria com a iniciativa privada;
  • anulação das ações de Marcio Pochmann – o sindicato acusa o presidente do instituto de “autoritarismo” . Diz-se que a gestão atual realizou poucos diálogos com os funcionários sobre as mudanças específicas.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Drone registra imagens atualizadas da obra na engorda de Ponta Negra


Vídeo: Cedido

Imagens de drone capturaram imagens atualizadas da obra na engorda de Ponta Negra. Inclusive, a draga parou para abastecer no Porto de Natal, na segunda-feira (14).

A draga que realiza a obra de engorda da praia de Ponta Negra começou a operar no dia 30 de setembro. Ao todo, a engorda será realizada por 4 quilômetros, do Hotel Serhs até o Morro do Careca, com investimento de R$ 67 milhões para realização da obra e mais 7 milhões para complementação do calçadão.

Quando pronta, a obra possibilitará que a faixa de areia de Ponta Negra tenha até 100 metros na maré baixa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *