

Com Adele cantando na abertura, a Apple realiza desde as 15h (horário de Brasília) desta quarta-feira (7) um evento sobre o iPad na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. O novo iPad foi anunciado por volta das 15h20. Segundo a empresa, ele passa a contar com tela de alta definição e internet 4G, por meio da tecnologia LTE. Apesar disso, além da conexão de quarta geração, todos os novos iPads estarão preparados para funcionar em redes 3G, o que é uma boa notícia aos brasileiros, que ainda não têm à sua disposição uma rede 4G consolidada.
O aparelho vai começar a ser vendido nos Estados Unidos e em outros 9 países no próximo dia 16. Outros 26 receberão o tablet em 23 de março, mas o Brasil não está na lista –ainda não foi anunciada a data de chegada do aparelho ao país.
Nos EUA, os preços serão os mesmos do atual iPad: US$ 500 pela versão de 16 GB; a 32 GB sai por US$ 600 e 64 GB, por US$ 700. Com 4G, os preços são US$ 630, US$ 730 e US$ 830, respectivamente. No encontro com a imprensa, a Apple mostrou o novo iPad funcionando com as redes 4G da Verizon e da AT&T, duas operadoras norte-americanas.
O novo tablet também poderá ser usado como um hotspot, um ponto a partir do qual será possível criar uma rede Wi-Fi. Isso se a operadora permitir o processo, afirmou Cook. “A performance do novo iPad é maravilhosa e você vai amar usá-lo nessas redes de alta velocidade”, afirmou o o presidente-executivo Tim Cook.
Resolução da tela
A resolução do iPad 2 é de 1024 x 768, sendo que a do novo, com maior qualidade, será de 2048 x 1536, com 3,1 milhões de pixels, número que, segundo a Apple, é maior do que em qualquer dispositivo móvel. As cores e a saturação das imagens são 40% melhores do que no iPad 2, diz a Apple. O novo iPad usa o processador Apple A5X com quatro núcleos. Esperava-se que ele teria o chip Apple A6, mais pontente.
O modelo terá ainda o Retina Display, que apresenta imagens com mais definição do que os aparelhos antecessores. “De muitas maneiras, o iPad está reinventando a computação portátil e está ultrapassando as nossas expectativas.”
Câmera melhor
A câmera traseira do tablet passa a ter 5 megapixels, além de sensor de iluminação e filtro infra-vermelho. A nova câmera também faz gravações em resolução 1080p.
iOS e Apple TV
Na primeira parte do evento, Cook anunciou uma nova versão do IOS, o sistema usado no iPad, no iPhone e no iPod Touch, chamada 5.1, que será disponibilizada ainda nesta quarta. Além disso foi anunciada a nova Apple TV, em que o sistema iCloud permite o streaming de filmes em definição Full HD (1080p). A nova TV terá uma interface diferente, facilitando o acesso dos usuários. Entretanto, ela ainda é bastante diferente dos sistemas com iOS.
Vendas na ‘era pós-PC’
“Estamos falando de um mundo onde o computador não está mais no centro do mundo digital. Os dispositivos que você mais usa precisam ser mais portáteis e drasticamente mais fáceis de usar do que nunca”, afirmou Cook no evento. Segundo ele, 76% do lucro da Apple vem dos produtos lançados pós-PC: iPod, iPad e iPhone.
Histórico
O iPad foi lançado em 27 de janeiro de 2010 por Steve Jobs e ajudou na escalada para a Apple se tornar a maior empresa de tecnologia do mundo. Na época, foi chamado de prancheta digital. Jobs qualificou o aparelho, que unia computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital, de “mágico” e “revolucionário”.
O tablet chegou às lojas dos EUA custando a partir de US$ 500, preço conservado até hoje para a versão mais simples do iPad 2. No Brasil, o aparelho começou a ser vendido em dezembro de 2010. A segunda versão foi anunciada pela Apple em março de 2011, quando Jobs, então em uma licença médica, surpreendeu a todos ao subir ao palco para apresentar o aparelho. Em outubro do mesmo ano, ele morreu após sua longa luta contra o câncer.
Uma pesquisa divulgada na última terça (6) pela consultoria americana Forrester Research conclui que o iPad tem 73% de participação no mercado de tablets e que nenhuma outra marca alcançou fatia maior que 6%.

Fonte: G1
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