A Samsung disse que vai lutar na Justiça contra a Apple que move um processo nos Estados Unidos para que a sul-coreana pare as vendas do seu mais novo Galaxy S III no último capítulo da batalha sobre propriedade intelectual entre as líderes mundiais do mercado de celulares.
A companhia, que acaba de lançar o S III na Europa com fila nas portas de lojas e operadoras, disse que vai se opor vigorosamente ao pedido da Apple para um tribunal americano banir o aparelho telefônico do país e disse que ainda planeja ir adiante com o lançamento do celular no mercado americano programado para dia 21 de junho. A fabricante sul-coreana afirmou em comunicado que vai “demonstrar ao tribunal que o Galaxy S III é inovador e totalmente diferente do iPhone”.
Na última terça-feira, a Apple – que acusa a Samsung de violar duas patentes – fez o pedido formal a um tribunal dos Estados Unidos para proibir, mesmo que temporariamente, as vendas do smartphone antes do seu lançamento em território americano.
O pedido, se aceito por um tribunal da Califórnia, pode prejudicar a Samsung na sua tentativa de se antecipar às vendas do próximo iPhone. O Galaxy S III começou a ser vendido na Europa em 29 de maio e será oferecido por cerca de 300 operadoras de telefonia móvel em 140 países, da Ásia a América do Norte, incluindo um lançamento para o Brasil. Já a Apple está mantendo segredo total sobre o novo iPhone 5, mas muitos analistas esperam que ele chegue em julho.
Samsung e Apple estão envolvidas em processos de patentes nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia desde que a Apple acusou a Samsung de copiar o iPhone e o iPad em abril de 2011. Os presidentes-executivos das duas empresas se reuniram em um tribunal de São Francisco no mês passado para negociar, mas não chegaram a nenhum acordo satisfatório.
Mas em plena batalha judicial, as duas empresas continuam a fazer negócios. A Samsung ainda conta com a Apple como uma de suas maiores compradoras de chips e telas, e a Apple com os componentes da coreana.
Fonte: O Globo
mds ninguem comeento