Educação

Aprovados em concurso para professor começam movimento em prol da convocação

O assunto está começando a figurar entre os mais comentados da internet. #ConvocaçãoProfessoresRN é mais um que vai refletir negativamente na administração da governadora Rosalba Ciarlini.

Os professores aprovados no concurso de 2011 criaram a hashtag na tentativa de sensibilizar a gestão no sentido de realizar a convocação. Por vários motivos:  Entre, e mais óbvio, é que quem passa em um concurso aguarda o chamado para o traalho. Outro que também se destaca é o sucateamento da educação no Estado com grande déficit de educadores.

A rede pública de ensino pede ajuda e o que não falta é aprovado em concurso querendo trabalhar.

Já tem até carta aberta, organizada pelos professores aprovados. Será que uma nova crise vai ser deflagrada e o secretário Alexandre Mulatinho, da Assessoria de Comunicação  (Assecom), vai ser crucificado como responsável?

Confira a carta na íntegra:

Carta aberta à sociedade potiguar
,

Nós, professores aprovados no último concurso da educação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que resultou da interferência do Ministério Público do RN através da Ação Civil Pública 001.08.026076-5, designado pela Portaria nº 104/2011 – SEARH/RN, de 17 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado nº 12.525 de 18 de agosto de 2011, vimos por meio desta informar à população potiguar e manifestar a nossa indignação pela omissão do Governo do Estado do RN em não cumprir o acordo firmado com o Ministério Público perante a Justiça. 



Segundo a página oficial do Ministério Público (http://www.mp.rn.gov.br/noticias.asp?cod=1689), o concurso do estado tem por finalidade “garantir condições mínimas de educação para os alunos”, contudo não há condições mínimas para a educação dos alunos quando as salas de aula estão sem professores.



O concurso abriu mais de 250 vagas para professores de Língua Inglesa, no entanto após a convocação realizada apenas dois professores do Polo IV – (Mossoró), que, diga-se de passagem, é terra da atual gestora do estado, foram convocados.



Causa-nos estranheza o fato de na lista de convocação divulgada no dia 28 de fevereiro de 2012 constarem como disponibilizadas apenas vagas abertas por motivo de aposentadoria e falecimento relativas ao ano de 2008. Porém, não observamos referência aos cargos vagos de 2009 em diante. Há o caso de um professor que se aposentou pela escola CEJA – Felipe Guerra no ano de 2008 e sua vaga não foi disponibilizada para a assunção de um novo profissional. Esse fato deixa aberta, a nosso ver, a possibilidade de haver outros casos do mesmo tipo.



Não sabemos ao certo qual o real motivo para a não convocação dos concursados e aprovados já que a SEEC não abre canal de interlocução, porém, no dia 21 de março, ao ligarmos para a Secretaria de Educação e Cultura, por volta das 11h da manhã, foi-nos informado que não há necessidade de convocação de professores de Língua Inglesa, e, quando e se houver, o Governo o fará.



É estranho receber uma resposta como essa por parte do Governo do RN, quando sabemos que a Promotoria da Educação moveu uma Ação Civil Pública justamente para suprir a carência de professores. É inadmissível a Secretaria de Educação e Cultura informar que não há necessidade de professores de língua inglesa, quando várias escolas estão liberando seus alunos mais cedo e/ou cancelando dias letivos por falta de professores. Escolas como a Floriano Cavalcante (FLOCA), Caic, Anísio Texeira e Padre Miguelinho em Natal; Edgar Barbosa e CAIC Otto de Brito Guerra em Ceará-Mirim; Escola Pedro II em Lajes; e Monsenhor Walfredo Gurgel em Alto do Rodrigues, entre outras, não iniciaram normalmente o ano letivo de 2012 por falta de professores.



SABE-SE QUE TER PROFESSOR É CONDIÇÃO MÍNIMA INDISPENSÁVEL PARA O FUNCIONAMENTO DE QUALQUER ESCOLA.


Esta carta deseja alertar a todos que esse problema, vivenciado pela educação potiguar, não afeta apenas o concursado não convocado, e sim todos os alunos, pais, diretores, professores do quadro (recentemente contratados ou não), funcionários e a sociedade como um todo. 



Aos pais, o nosso apelo para que zelem pelo presente e futuro de seus filhos; aos diretores, professores e funcionários, nosso chamado à participação ativa nessa causa, já que não há funcionamento real de uma escola quando o quadro de funcionários não está completo. Solicitamos o apoio de todas e todos uma vez que educação é condição indispensável para a construção e formação de uma sociedade melhor. Pedimos o apoio da população norte-riograndense, em especial, dos alunos e alunas – a quem a atitude intransigente do Governo prejudica de forma irreparável.



Ao fazermos o concurso para professores públicos nos comprometemos com a garantia de uma educação de qualidade para os alunos e da sociedade em geral. Desejamos de forma incisiva influenciar o desenvolvimento cultural, cognitivo e social do alunado contribuindo dessa forma para o progresso presente e futuro da sociedade. Para isso, porém, é necessário que possamos assumir os postos para os quais nos qualificamos e fomos aprovados. É por isso que, chamamos os alunos e alunas a não admitirem qualquer atitude que desrespeite seu direito constitucional à educação de qualidade.



Lembramos que não somos os únicos nessa situação. Há cerca de 2.500 professores e pedagogos que ainda não foram convocados, de um total de 3.500 aprovados. Convidamos esses professores para juntarem-se a nós e defenderem a qualidade da educação no estado. 



Para além da convocação, nosso compromisso é com a qualidade da educação.



Contamos com o envolvimento e participação de todos. Por isso, observaremos a real necessidade das escolas, assim que formos convocados e assumimos o compromisso público de, havendo necessidade, fomentar o preenchimento total das vagas das escolas do estado



Muito obrigado,

Professores aprovados em língua inglesa (Concurso 2011)

Opinião dos leitores

  1. Colegas aprovados, não devemos nos calar diante das injustiças com a população e a educação. Infelizmente as nossas vagas estão sendo assumidas por estagiários e muitas vezes por pessoas que não tem qualificação alguma para tal cargo. Nós estudamos e passamos no concurso e temos direito em assumir o que nos foi oferecido; até porque a educação não está recheada por professores, pelo contrário, o que se presencia são professores assumindo outras disciplinas de sua formação acadêmica por falta de professores. Se existir algum grupo no facebook, ou twitter, por favor divulguem que eu quero acompanhar e quero participar de qualquer movimento em busca das nossas convocações!

  2. Fiquei sabendo que a segunda convocação será disponibilizada na internet a partir de amanhã…boa sorte a todos. André.

  3. Alguém sabe notícia sobre a promessa de nova convoção para até 25 de julho que não encontro em lugar algum?

  4. Pelo amor de Deus será que em nosso país tudo tem que ser dessa forma?
    Estudamos a vida inteira, nos dedicamos, lutamos, e mesmo quendo vencemos a vitória nos é tirada ou adiada ao ponto de nos desinteressarmos por ela.

    Nos próximos concursos irei com nariz de palhaço. 

  5.  Eu também fui aprovado no concurso para Filosofia e temos que nos unirmos em razão dessa causa.

  6. Bom dia Colegas de Trabalho. Me chamo Ewerton Richard e também passei neste concurso para professor do estado do RN para o polo 2. Estou com vocês para o que der e vinher!!!!!!!

  7. ENTÃO VAMOS ENTRAR NA JUSTIÇA, PORQUE O GOVERNO RENOVOU O CONTRATO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS ATÉ AGOSTO. QUE ABSURSO. NINGUÉM FAZ NADA. ONDE ESTÁ O MP QUE OBRIGOU O ESTADO A FAZER O CONCURSO PARA SUBSTITUIR OS TEMPORÁRIOS………..

  8. ola meu nome é Elisandra foi aprovada para o ensino fundamental polo natal, se faz necessario realmente  um movimento incluindo até a comunicação televisionada para poder garantir nossos direitos estou com vc

  9. Olá, boa noite!!!

    Sou Simone e fui aprovada para o cargo do suporte pedagógico e estou a espera da convocação e também estou disposta a lutar pela minha vaga, tão disputada…

  10. VI A ENTREVISTA EM 17 DE ABRIL, INFORMANDO QUE EM 15 DIAS ESTARIAM FAZENDO NOVA CONVOCAÇÃO. ESTOU TAMBÉM  AGUARDANDO, MAS SE ATÉ JUNHO NÃO HOUVER ESSA CONVOCAÇÃO, GOSTARIA DE SABER SE  VOCÊS  IRÃO ORGANIZAR UMA AÇÃO NA JUSTIÇA, POIS EU QUERO PARTICIPAR. CONTEM COMIGO PARA QUALQUER DECISÃO NESTE SENTIDO.

  11. Fui aprovado para o Polo I, Língua Inglesa, e moro em Parnamirim. Aqui há, pelo menos, 5 escolas sem professor de Inglês. Algumas em nenhum turno. Em outras, encontramos o professor de português acumulando as duas disciplinas. Fomos convocados a fazer exames médicos caríssimos, que vão ter o prazo de validade vencido e quem vai restituir esse prejuízo? Bando de irresponsáveis!!!

  12. Também espero que a governadora cumpra com o que foi prometido e reafirmado diversas vezes, inclusive consta no edital o número de vagas.

  13. Sou do município de Rio do Fogo e estou também nesta  espera angustiante; se o concurso era de caracter de urgência o que está por traz disso que não fazem a convocação de todos os aprovados dentro das vagas que é um direito nosso.  suporte pedagógico  dos 600  só 13 foram convocados  isso é um absurdo e desrespeito. Temos que lutar pelos nossos direitos ,estudamos muito pra entra num concurso publico tão difícil e esperado. estou abraçando esta iniciativa grandiosa, contem comigo pro que der e vier…

  14. Sou concursado para a vaga de professor de química e como outros não fui chamado. Minha colocação foi 9º para o pólo 2, no entanto foram chamado somente os 5 primeiros. Na extensão do RN a SEEC precisa somente de 5 professores para resolver o problema da falta de professores!. Isso é repugnante, desonroso, nogento, baixo e sem qualquer respeito comigo e outros de mesma condição. Rosalba mostra cada dia a falta de atitude e respeito com o bem da sociedade, a educação. Norte, sul, leste e oeste a repugnância a governadora e sua forma de gestão é tamanha que a sensação é fim dos tempos. Espero que todos lembrem de quem é essa governadora e não caiam no conto da salvadora de MÓSSORO.  Atenção com os eleitos.

  15. Se resolverem entrar cm uma ação, podem contar comigo. Sou aprovada não convocada de Português.

  16. Cabe ressaltar que, quando se fala em 2500 aprovados no concurso e não convocados, esse número se refere as professres aprovados DENTRO DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS PELO ESTADO E QUE REFLETEM A CARÊNCIA MÍNIMA QUE JUSTIFICOU O CONCURSO. Eu sou um deles. Foram ferecidas 75 vagas de Português apenas no Pólo I e convocados apenas 18. Enquanto isso, os alunos do Fundamental I e II e do Ensino Médio têm tido apenas 1 ou 2 tempos de aula por dia por falta de professores.  Isto é levar a educação a sério?

    Glória Fagundes

  17. eu e meu marido estamos aguardando a chamada como tantos outros, isso porque fui aprovada em segundo lugar! na minha cidade nao tem professor, sao estagiarios que nem o ensino medio tem completo!

  18.  Eu também passei para lecionar a lingua espanhola. Estou super curiosa para saber como secretária da educação vai fazer quando convocar esses concursados, já que não vai haver aposentados ou professores falecidos para serem subistituídos nessa disciplina. Esse é o primeiro concurso do estado para professores da língua espanhola. O único professor concursado é o que foi convocado no dia 28-02. Passaram mais de 80, o estado precisa mais de  200 e convocaram apenas 01. Sabe-se que as vagas estão sendo complementadas por professores de outras dísciplinas e contratados,  em alguns casos estão sem professores. Isso é um descaso com todos que foram aprovados e  com a classe estudantil de uma forma geral.

  19. A coordenadora de RH deu entrevista no rntv 1ª edição  no dia 17/04 onde afirmou que no máximo uma semana haveria nova convocaão de professores. Lamentavel!!!! Nada foi cumprido e as cidades do interior continuam sofrendo com a falta de professores na rede estadual.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fiéis lotam praça de Neópolis em despedida do Padre Nunes da paróquia

Foto: cedida

Fiéis comparecem em peso na despedida do Padre Nunes da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, marcada por uma missa campal e um show louvor. O evento acontece neste domingo (2), na Praça Central de Neópolis.

O Padre Nunes foi pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida por 33 anos. Ele foi transferido para a Igreja São João Batista, no bairro de Lagoa Seca, em Natal.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eleito presidente da Câmara, Motta muda perfil nas redes e se apresenta como conciliador de esquerda e direita

Foto: Wilton Junior/Estadão

O novo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou um vídeo no seu perfil oficial no Instagram se apresentando e dando as boas-vindas aos seguidores que ganhou depois de ser eleito para comandar a Casa, no sábado 1.º. A mensagem foi endereçada aos que acabaram de descobrir a existência do político paraibano e foram ao serviço de buscas do Google para localizar referências.

“Olha, nada contra o Google, pode ir lá pesquisar. Mas como agora a gente vai se encontrar aqui nas redes todos os dias, então resolvi fazer o meu próprio buscador. Bem-vindos ao Hoogle”, disse.

Em fevereiro de 2024, Hugo Motta tinha 57 mil seguidores no Instagram. Mesmo com as especulações em torno de seu nome no fim do ano, manteve um crescimento tímido na rede e chegou a dezembro com 80 mil. Só com a eleição na Câmara houve um salto expressivo. Ganhou mais 30 mil e chegou aos 109 mil seguidores.

No vídeo de estreia como chefe da Câmara, Hugo Motta atribuiu sua vitória à habilidade para criar consenso entre esquerdistas e direitistas a partir da premissa de que “o centro não é ausência de posição, mas ausência de preconceitos”.

“Você, que vive reclamando que a polarização atrapalha o País, olha aqui para a Câmara. Claro que todo processo tem polêmica. Mas polemizar, polarizar, sem paralisar, é possível. Essa eleição está aí para provar que a gente pode, sim, chegar a consensos”, afirmou.

Aos 35 anos, Motta está no quarto mandato de deputado federal. O primeiro foi aos 21. Ele é de uma família que controla seu reduto eleitoral no sertão da Paraíba há mais de cinco décadas. Foi eleito presidente com o apoio de governistas e de opositores, do PT ao PL.

“A democracia é uma conversa. Não há uma única voz que seja soberana e dite os desejos. São diferentes desejos que ditam nossa conversa. E essa é a força do centro, porque o centro não é ausência de posição. É ausência de preconceitos”, disse.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

União Europeia diz que responderá ‘com firmeza’ caso Trump imponha tarifas sobre seus produtos

Foto: Bloomberg

A União Europeia afirmou que responderá “com firmeza” caso os Estados Unidos imponham tarifas ao bloco, no mais recente sinal de descontentamento com as táticas comerciais do presidente Donald Trump, que têm repercussões globais.

Na sexta-feira, Trump disse que “absolutamente” imporia tarifas à UE. A Comissão Europeia e os Estados-membros discutirão essa possibilidade durante uma reunião ministerial de comércio em Varsóvia na terça-feira.

Um porta-voz da comissão afirmou que o bloco de 27 países, até o momento, não tinha conhecimento de tarifas adicionais sobre produtos da UE. Mas destacou que a relação comercial e de investimentos do bloco europeu com os EUA é a maior do mundo.

O uso de tarifas é “prejudicial para todos os lados”, disse o porta-voz, acrescentando que a UE lamentava a decisão de Trump de impô-las ao Canadá, México e China.

— A UE responderia com firmeza a qualquer parceiro comercial que impusesse tarifas de forma injusta ou arbitrária sobre produtos europeus — disse o porta-voz. — Há muito em jogo.

A tarifa de 25% imposta por Trump sobre produtos do Canadá e México, assim como as tarifas de 10% sobre produtos da China, entrarão em vigor na terça-feira, afetando itens que vão de tequila a automóveis.

Tanto Canadá quanto México já anunciaram que irão responder, com o primeiro-ministro Justin Trudeau afirmando que Ottawa irá impor tarifas de 25% sobre US$ 106 bilhões) em produtos americanos. Pequim também prometeu contramedidas proporcionais em resposta, indicando que irá abrir processo na Organização Mundial do Comércio (OMC).

As tensões entre a UE e a nova administração Trump já estavam elevadas após a proposta do presidente de comprar a Groenlândia, algo que a Dinamarca insistiu não estar à venda. Mette Frederiksen, primeira-ministra do país, tem buscado apoio de aliados europeus para enfrentar Trump.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Motorista com carro clonado tenta fugir da PRF, bate em poste durante perseguição e acaba preso em Parnamirim

Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso e um carro clonado foi recuperado após uma perseguição realizada pela Polícia Rodoviária Federal. O caso aconteceu em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, na última sexta-feira (31), mas somente agora as imagens foram divulgadas. Outro homem que estava no carro conseguiu escapar.

De acordo com a PRF, uma denúncia apontou a circulação de um carro clonado circulando pelas ruas da cidade. Os policiais localizaram o veículo, deram ordem de parada, mas o condutor começou a fuga.

A PRF passou a acompanhar o carro por diversas ruas de Parnamirim. A perseguição só terminou quando o motorista colidiu com um poste. Ele acabou sendo preso, mas um comparsa conseguiu escapar pulando um muro. A ação foi registrada por uma câmera instalada na viatura.

Segundo a polícia, o veículo original circulava em Pernambuco e havia sido clonado para rodar ilegalmente no RN. Durante a abordagem, o condutor confessou aos policiais que já possuía antecedentes criminais por receptação e porte ilegal de arma de fogo. “Agora, ele vai responder por direção perigosa, receptação e adulteração dos elementos identificadores do veículo”, destacou o órgão.

A PRF encaminhou o suspeito e o carro recuperado para a Polícia Civil em Parnamirim/RN e reforça o compromisso no combate a crimes veiculares, garantindo mais segurança nas rodovias e cidades.

Assista:

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-vice-presidente do PT no DF acusado de violência sexual contra adolescentes deixa a prisão

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O ex-vice-presidentes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Distrito Federal, Wilmar Lacerda, deixou a prisão na tarde deste sábado (1º), após ser beneficiado com um habeas corpus em decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) . O político passou três meses na Papuda após ser acusado de de violência sexual contra duas adolescentes, de 13 e 17 anos.

Através de sua defesa, Lacerda negou as acusações e garantiu que continuará cooperando com a Justiça.

Wilmar Lacerda foi preso em outubro de 2024, pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). A ação foi divulgada como a terceira fase da chamada Operação Predador. À época, a Polícia Civil afirmou que, “devido à natureza dos crimes apurados, não iria divulgar detalhes da ação”. O processo corre em sigilo de Justiça.

“O juízo criminal foi induzido a erro pela inverídica narrativa contida na representação policial, a qual induziu a decretação da prisão mediante argumentos espúrios que distorceram fatos pretéritos já apreciados pelo Poder Judiciário”, diz trecho da nota divulgada pelos advogados do político.

Wilmar Lacerda foi o primeiro suplente de Cristovam Buarque (Cidadania) durante seu segundo mandato como senador, entre 2011 e 2019. Também foi secretário de Administração Pública no governo de Agnelo Queiroz (PT).

O Globo

Opinião dos leitores

  1. 3 meses preso para quem cometeu um crime bárbaro desse? Isso é inadmissível, a pena para esse tipo de crime deveria ser a castração química.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula estuda dar mais força e espaço ao centrão dentro do governo

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem trabalhado na possibilidade de dar mais espaço ao centrão dentro da articulação política do governo. O petista projeta uma reforma ministerial com o intuito de agradar a base governista no Congresso.

Uma das mudanças estudadas pelo presidente é alocar o centrão no Ministério das Relações Institucionais, pasta ocupada por Alexandre Padilha, ou na liderança do governo na Câmara dos Deputados, hoje gerida por José Guimarães (PT-CE).

Esse movimento acontece logo após a eleição da Mesa Diretora da Casa Legislativa, que deu a presidência da Câmara a Hugo Motta (Republicanos-PB). No senado, o vencedor foi Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

Inclusive, o partido do novo presidente da Câmara deverá ser agraciado na reforma ministerial, mas a pasta que o Republicanos receberá ainda está em análise.

Outro nome fortemente cotado nas mudanças é o do líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões. Ele surge como favorito aos cargos nas Relações Institucionais e na liderança do governo. Já Aguinaldo Ribeiro (PP) perdeu espaço nos últimos dias.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Tchutchuca do Centrão: como a gíria foi parar na política com Paulo Guedes?… MAIS UMA DA SÉRIE “A HIPOCRISIA DA ESQUERDA”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Donald Trump volta a defender a anexação do Canadá um dia após impor tarifas de 25% sobre as importações do país

Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender a anexação do Canadá um dia depois de impor tarifas de 25% sobre as importações do país.

Em uma publicação na rede social Truth Social, o republicano afirmou que Washington pagou bilhões de dólares para subsidiar o Canadá e que, por isso, o país deve se tornar o 51º estado americano.

“Não precisamos de nada que eles têm. Temos energia ilimitada, deveríamos fabricar nossos próprios carros e temos mais madeira do que podemos usar. Sem esse subsídio massivo, o Canadá deixa de existir como um país viável. Duro, mas verdade!”, disse ele.

Trump acrescentou que a anexação significaria impostos mais baixos e proteção militar dos Estados Unidos ao Canadá, além do fim das tarifas.

Em reposta ao decreto do republicano, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou tarifas de 25% sobre os produtos dos EUA. Trudeau alertou que as tarifas prejudicariam os Estados Unidos e incentivou os canadenses a comprar produtos nacionais e passar férias no próprio país, e não nos EUA.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Veremos se o Canadá tem dinheiro quando os Estados Unidos suspender os repasses financeiros que hoje é realizado.

  2. Quem quiser ter autonomia e independência, procure viver com recursos próprios, a partir do momento que você vive as custas do dinheiro dos outros, vai ter que respeitar e engolir o choro.

  3. Trump tá dizendo tolices. Tem que respeitar a autodeterminação de cada democracia, a começar pelo bom vizinho, o Canadá.

    1. Seria bom que ele anexasse o Brasil? Acabaria com esse covil de comunas de iphone?

    2. Se depende dos EUA pra existir, tem que anexar mesmo.Autodeterminaçao com dinheiro alheio é bom demais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Banco Central autoriza novas regras para facilitar o pagamento de boletos com PIX a partir desta segunda (3)

Foto: Divulgação/Bacen

Uma resolução do Banco Central entrará em vigor nesta segunda-feira (3) e deve universalizar o PIX como forma de pagamento em boletos. Atualmente, algumas instituições financeiras já oferecem a modalidade, mas ainda em fase de testes.

A melhoria implementada pelo BC “permitirá que boletos sejam pagos por intermédio de outro arranjo de pagamento autorizado ou operado pelo BC, a exemplo do Pix”. Funcionamento é simples: basta acessar QR Code inserido no próprio boleto para realizar a operação.

O BC lembrou que alguns bancos e instituições financeiras já permitiam que clientes pagassem boleto com QR Code de forma experimental. “Agora, essa solução será objeto de regulamentação mais ampla com o estabelecimento de responsabilidade entre todos os participantes”, disse a autarquia, em nota.

Boleto dinâmico

A resolução do BC também cria o boleto dinâmico. “Modalidade de cobrança que será utilizada na negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas, com ganhos de segurança e eficiência nessas negociações”, explicou.

O boleto dinâmico deve facilitar pagamento de dívidas entre empresas, “em que o devedor terá a segurança de que os recursos pagos serão direcionados automática e corretamente para o credor”, apontou o BC.

“A nova modalidade trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobranças representadas por certos tipos de títulos, a exemplo da duplicata escritural prevista na Lei 13.775, de 20 de dezembro de 2018”, completou.

Segundo orientação do BC, o devedor deverá usar o mesmo boleto que lhe foi apresentado de forma física ou eletrônica, para “cumprir, de forma automática, obrigação de realizar pagamento ao legítimo credor de uma duplicata escritural”.

“Para garantir o correto direcionamento dos recursos pagos de forma automática, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC”, reforçou a autarquia.

SBT News

Opinião dos leitores

  1. Quero ver baixar os juros da selic.
    O mentiroso mor disse que era só trocar o Presidente do Banco Central.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cármen Lúcia rejeita pedido de Bolsonaro para anular investigação que levou à prisão de Mauro Cid

Foto: Isac Nóbrega/PR

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para anular a investigação sobre uma suposta fraude no cartão de vacina. Foi essa apuração que levou, em 2023, à prisão do tenente-coronel Mauro Cid, que depois fechou acordo de delação premiada, e também à apreensão do celular do próprio Bolsonaro.

Uma possível invalidação dessa investigação poderia causar um “efeito cascata”, já que esse caso deu origem a duas outras apurações envolvendo Bolsonaro sobre uma suposta trama golpista e sobre a suspeita de desvio de presentes do acervo presidencial. O ex-presidente foi indiciado pela Polícia Federal (PF) nesses três processos, mas nega todas as acusações.

Na decisão, publicada no sábado, Cármen Lúcia afirmou que os advogados de Bolsonaro não comprovaram “flagrante ilegalidade” do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a abertura da investigação.

“Ausentes os requisitos legais autorizadores desta impetração, na esteira da consolidada jurisprudência deste Supremo Tribunal, indefiro o presente mandado de segurança”, afirmou a ministra.

A investigação questionada foi aberta por Moraes em 2022, para analisar a quebra do sigilo telemático de Mauro Cid, que na época era ajudante de ordens de Bolsonaro. No fim daquele ano, foram constatas as primeiras suspeitas envolvendo fraude no cartão de vacina.

Com o avanço da apuração, em de 2023 foi realizada uma operação que prendeu Cid e outras cinco pessoas, além do cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa de Bolsonaro. Mensagens e documentos encontrados no celular de Cid e outros investigados levaram às outras apurações.

Depois do desenrolar dessas investigações, Cid fechou um acordo de delação premiada em setembro de 2023, homologada pelo STF.

Os advogados de Bolsonaro questionaram a forma que Moraes abriu a investigação sobre o cartão de vacina, a partir do chamado inquérito das milícias digitais, determinando que a relatoria deveria ficar com ele mesmo, e sem ouvir a Procuradoria-Geral da República (PGR).

O Globo

Opinião dos leitores

  1. o broxonaro, bobinho, não quer nada né? já pediu extinção dos processos contra ele, contra os amigos de 08 de janeiro, agora o contra ]CID… tá tentando fugir do pau da Lei a todo custo,… seja o homem que tu disse que era….

  2. Tá com medo de quê, imbrochavel, fã do coronel Ustra, mito, homem que zombou de quem tava morrendo com falta de ar?
    Tenha medo não, aceite a prisão igual ao atual presidente. Golpe de Estado é crime no Brasil.

    1. Seu comentário só prova que você não passa de um esquerdopata.

  3. Anistia só para a ladrona de banco, sequestadores maconheiro e para o Luladrão…ahhh ladrãoooooo

  4. Essa condenação foi só um café com leite pra pegar o sem futuro.
    O fumo grosso vem agora…
    Arrocha Xandão!
    SEM ANISTIA!
    SEM ANISTIA!

    1. A conta da corrupção: R$ 25 bilhões já retornaram aos cofres públicos
      Balanço do Ministério Público do Paraná dá uma ideia do volume de dinheiro desviado durante os governos petistas
      FONTE: VEJA ESPIA👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️
      BOLSONARO COMETEU ALGUM CRIME QUE SUPERA ISSO AQUI? COMO UM CANALHA DE UM PETISTA, OUSA ACUSAR ALGUÉM DE ALGUM CRIME? 🚓🚓🚓🚓

    2. Tem dois tipos de esquerdistas, os que se aproveita do esquema para levar vantagens e os que são idiotas, e para estes não basta ser idiotas, eles tem a necessidade de demonstrar a todos os estantes que são idiotas mesmo, vou dar só um exemplo entre tantos, quando o Lula diz que o cidadão quando fica um pouquinho inteligente não vota mais no PT eles aplaude

  5. Perda de tempo. Os fins justificam os meios. Bastava ela ter dito isso para indeferir o pedido. Não importa como, pois o objetivo todo sabemos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sport e Santa Cruz são punidos com cinco jogos sem torcida após cenas de guerra nas ruas do Recife

Foto: Reprodução/X/BlogdoZeCarlo

Sport e Santa Cruz não contarão com a presença de torcedores em suas próximas cinco partidas, uma decisão que surge após episódios de violência entre as torcidas no Recife. A medida foi imposta pelo governo de Pernambuco, que atendeu a uma recomendação do Ministério Público, visando aumentar a segurança nos eventos esportivos. Para garantir um ambiente mais seguro, os clubes deverão implementar um sistema de cadastro biométrico para os torcedores, além de adotar a venda de ingressos com tecnologia de reconhecimento facial.

A Federação Pernambucana de Futebol também anunciou a volta da política de torcida única durante os clássicos, uma medida que busca minimizar os riscos de confrontos entre os torcedores rivais. Essa decisão é uma resposta direta aos recentes incidentes que mancharam a imagem do futebol local.

Os confrontos resultaram na detenção de 14 pessoas e deixaram 12 feridos, com nove delas necessitando de internação. Vídeos disseminados nas redes sociais mostraram um homem sendo agredido sexualmente com bastões. Apesar da gravidade da situação, não houve registro de mortes. O último clássico, que foi parte do Campeonato Pernambucano, terminou com a vitória do Santa Cruz, que venceu por 1 a 0.

Opinião dos leitores

  1. A ciência precisa urgentemente pesquisar essa agressividade que vem cada vez maior na humanidade. Deve existir alguma mutação ocorrendo e nos levando para esse quadro de agressividade fora do normal.

  2. Deveriam punir severamente os bandidos disfarçados de torcedores, e o estado por não dar a segurança necessária.

  3. Isso é uma palhaçada!!! Esses caras não são torcedores, são bandidos de facção rivais, que nos dias de jogos iram sair pra praticar esses crimes

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *