Dando continuidade às visitas em Natal, iniciadas ontem (quinta), no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, duas comissões do Senado e da Câmara Federal conferiram hoje (25) o andamento das obras do estádio Arena das Dunas. Recepcionados pela Governadora Rosalba Ciarlini e pelos secretários da Copa, Demétrio Torres, e do Turismo, Renato Fernandes, os representantes do legislativo assistiram a uma apresentação sobre o legado de investimentos e infraestrutura do mundial de futebol.
Segundo Demétrio Torres, o projeto da Arena das Dunas foi reformulado e a nova construção foi pensada para ser viabilizada financeiramente. “O investimento de R$ 400 milhões só seria viável se tornássemos a Arena um espaço multiuso para a realização de shows e atividades culturais, além, é claro, dos jogos de futebol”, explicou Torres.
“Os recursos para a construção da Arena são próprios da iniciativa privada. Não contratamos nenhum tipo de financiamento. Fizemos um fundo garantidor, no valor de R$ 70 milhões cujo aporte, inclusive, já concluímos. Certamente não vamos precisar usar esse dinheiro porque a Arena vai se auto-sustentar. Em breve já vamos começar a realizar shows e espetáculos aqui neste espaço e com o lucro vamos poder honrar a contra-prestação”, destacou a chefe do Executivo Potiguar.
O titular da secretaria Especial da Copa, também destacou que o Rio Grande do Norte conseguiu diversos outros investimentos junto ao Governo Federal, graças à realização da Copa, demonstrou números e obras previstas para mobilidade, saneamento e infraestrutura. “Além dessas obras vamos conseguir também melhorias em áreas como segurança, saúde e saneamento”, disse Demétrio.
Rosalba Ciarlini completou dizendo que sem a realização da Copa do Mundo em Natal, o Estado não conseguiria fazer metade das obras hoje em execução. “O Rio Grande do Norte ia perder a vaga de cidade-sede; já havia outros estados querendo assumir o nosso lugar. Foi preciso muito trabalho e vontade para o início dessa construção”.
O presidente da comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) e Turismo do Senado, senador Antônio Carlos Valadares, fez questão de destacar a coragem do Governo do Estado em dar prosseguimento aos projetos do mundial. “Seria uma falta de amor ao Rio Grande do Norte se a senhora, governadora Rosalba Ciarlini, não tivesses incorporado esses investimentos e o legado que será deixado graças a eles. Fica bem claro para todos nós que o Governo do Estado teve espírito de capacidade e visão para não dispensar o título de cidade-sede. O Rio Grande do Norte deu um salto no futuro ao assumir e honrar esse compromisso.”
Após a apresentação a comitiva seguiu para a parte interna da Arena onde conferiram a finalização da instalação das cadeiras e das últimas pétalas (cobertura) do estádio. Logo em seguida, conheceram a estrutura dos camarotes e tiveram uma ampla visão do campo e de todo o estádio.
Além do senador Antônio Carlos Valadares, a comissão é formada ainda pelo presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Valadares Filho; pelo membro da comissão, Danrlei de Deus; pelo secretário Executivo da CDR, Marcos Guevara, e por Ana Kátia, secretária Executiva da Câmara.
Comente aqui