A Arquidiocese de Natal divulgou os horários das missas de Natal e Ano Novo na capital potiguar e no interior do Rio Grande do Norte, tanto na Catederal Metropolitana como nas demais paróquias do estado (veja nas imagens mais abaixo).
O arcebispo da capital, Dom João Santos Cardoso, vai presidir as missas do Natal do Senhor, às 16h30 e 20h do dia 24 de dezembro, na Catedral Metropolitana. Além disso, ele comanda a missa do dia 25, às 18h, no anfiteatro do campus da UFRN.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê que o verão em 2025 no Rio Grande do Norte atinja temperaturas máximas de até 38ºC ou 39ºC em algumas cidades do interior – sem considerar as sensações térmicas -, mas ainda assim a estação tende a ser mais amena do que foi em 2024.
A projeção foi divulgada pelo núcleo de meteorologia da Emparn e vale para os primeiros três meses de 2025. O único mês que ainda pode ter mudanças na previsão, sobretudo em relação às chuvas, é o de março, segundo o prognóstico.
Na capital potiguar, segundo o meteorologista Gilmar Bristot, as condições presentes nos oceanos Atlântico e Pacífico indicam ainda que temperaturas tendem a ficar entre 32ºC e 33ºC entre janeiro e março.
O meteorologista explicou que a ação do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, embora fraca, facilita a transição de ventos na região, o que não deve permitir que as temperaturas aumentem além da média prevista para o período.
“Nós teremos uma circulação dos ventos melhor aqui sobre o Nordeste, não havendo assim o aumento exagerado da temperatura e aumento das massas de ar quente”, explicou Bisttot.
Chuvas de verão
Segundo o meteorologista, a previsão é que as chuvas também se mantenham dentro da normalidade da média histórica, sendo o mês de janeiro uma pouco mais chuvoso que dezembro,
Bistrot explicou que isso se deve à formação de sistemas meteorológicos transientes, que devem trazer chuvas para todo o estado, principalmente na primeira quinzena do primeiro mês do ano.
O meteorologista, porém, reforça que ainda não há uma previsão fechada sobre o mês de março, pois depende da atuação da Zona de Convergência Intertropical.
Inverno 2024: chuvas normais ou acima em 107 cidades
No relatório, a Emparn ainda apontou que no inverno de 2024 as chuvas ficaram dentro da normalidade ou acima das médias históricas em 107 municípios do Rio Grande do Norte.
Os 55 reservatórios públicos monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn), segundo a Emparn, chegaram à última quinzena de dezembro com o melhor nível acumulado de água desde 2011.
Ao todo, segundo a Emparn, foram 2,83 bilhões de metros cúbicos acumulados, representando cerca de 64,5% da capacidade total dos reservatórios.
Em 2024, alguns reservatórios voltaram a sangrar após mais de um décadas, como foi o caso de Gargalheiras (Acari) e Poço Branco.
O avião que caiu em Gramado, neste domingo (22), não possuía caixa-preta. A informação foi confirmada à CNN pela Polícia Civil de Rio Grande do Sul.
A CNN apurou que a aeronave Piper PA-42-1000 Cheyenne 400 não tinha obrigatoriedade de ter o gravador. Segundo a polícia, a falta do equipamento é um obstáculo para a investigação da causa do acidente.
A caixa-preta é o principal instrumento para a investigação de acidentes aéreos. Ela é formada por gravadores de dados e áudio do voo, registrados dentro da caixa de liga de titânio com isolamento térmico.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os principais gravadores são o CVR e o FDR. Entenda abaixo.
FDR (Flight Data Recorder): o gravador de dados do voo registra informações de diversos sistemas da aeronave, inclusive o trajeto e falhas mecânicas
CVR (Cockpit Voice Recorder): o gravador de voz da cabine registra o áudio dos pilotos no cockpit durante o voo. Ele grava o canal do piloto com o controle de tráfego, copiloto, cabine de passageiros/comissários e canal geral do ambiente da cabine de pilotagem.
A queda do avião na cidade gaúcha resultou na morte dos 10 passageiros. Os trabalhos de retirada dos corpos e de perícia já foram finalizados.
As autoridades continuam trabalhando para identificar os corpos das vítimas e as razões para o acidente. A Polícia Civil do RS e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) são responsáveis pela investigação.
Um caminhão perdeu o controle, bateu em ao menos três carros e atingiu uma residência em Ceará-Mirim, na Grande Natal. O caso ocorreu, nesta segunda-feira (23), e populares afirmaram que o veículo teria ficado sem freio.
Não há informações sobre feridos. O trânsito no local está lento, pois, os três carros atingindos ainda estão na via. Já o caminhão, após bater nos veículos, subiu a calçada e invadiu a residência que teve o muro destruído.
O horário de funcionamento para o período de Natal nos centros comerciais e nos shoppings da da capital potiguar foram ampliados desde o dia 13 de dezembro. Para véspera e dia de Natal – nesta terça (24) e quarta-feira (25) -, o comércio mantém um horário especial.
Confira os horários de funcionamento dos principais comércios da cidade:
Centro da Cidade
24/12 – 08 às 17h
25/12 – Fechado
Alecrim
24/12 – 08 às 17h
25/12 – Fechado
Shoppings
Praia Shopping
24/12 –Praça de Alimentação – 11 às 18h | Lojas e Quiosques, das 09 às 18h
25/12 – Praça de Alimentação – das 11h às 21h (facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechados | Cinema: conforme programação do Moviecom
Cidade Jardim
24/12 – 09 às 19h
25/12 – Lojas fechadas | Alimentação aberta a partir das 12h.
Partage Norte Shopping Natal
24/12 – 10h às 19h com todas as lojas e quiosques com funcionamento obrigatório |Lotérica: 7 às 18h | Academia: 8 às 17h | Hipermercado: 7 às 18h | Game Station: 10hàs 19h | Cinema: fechado.
25/12 – 11h às 22h | Alimentação e Lazer: facultativo | demais lojas e quiosques: fechado | Lotérica: fechado | Academia: fechado | Hipermercado: fechado | Game Station: 11h às 22h | Cinema: sessões a partir das 16h.
Natal Shopping
24/12 – Alimentação e Lazer: 10h às 19h | Lojas e Quiosques: 10h às 19h | Alpendre: 14h às 19h | Academia Bodytech: 05h às 15h | Cinema: Conforme programação
25 e 01/12 – Alimentação e Lazer: 11h às 22h (facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechadas | Alpendre: 14h às 23h | Academia Bodytech: Fechada | Cinema: Conforme programação
Via Direta
24/12 – Lojas, quiosques e alimentação – 10h às 17h
25/12 – não informado
Midway Mall
24/12 – 10h às 19h
25/12 – 11h às 22h – Facultativo para alimentação e lazer | Demais lojas fechadas.
Shopping 10
24/12 – 8h às 18h;
25/12 – fechado
Shopping Cidade Verde
24/12 – Lojas diversas das 9 às 18h | Alimentação 12h às 19h; | Clínicas – fechadas
25/12 – Lojas fechadas | Alimentação e lazer 12 às 19 | Clínicas – fechadas
Na manhã desta segunda-feira (23), o Alerta São Gonçalo fez um flagrante das viaturas da Guarda Municipal encostadas por falta na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social por falta de combustível.
O prefeito Eraldo Ingrato determinou o corte no abastecimento da frota da Prefeitura provando colapso em todos os serviços.
Essa catástrofe nos serviços é o presente de Natal que o prefeito “filho da terra” está deixando para os são-gonçalenses.
O rapper Matuê virou assunto nas redes sociais após um vídeo em que aparece quebrando um camarim no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, viralizar. A gravação foi publicada pelo perfil Poponze e rapidamente gerou debate entre os internautas.
Nas imagens, Matuê é visto dando uma “voadora” em uma divisória do camarim, destruindo-a. Depois, ele atravessa para o outro lado e começa a chutar objetos que estavam no local, enquanto amigos do rapper aparecem gritando e jogando itens pelo espaço. Em outro momento, uma pessoa é flagrada batendo uma garrafa, contribuindo para a confusão.
Após a repercussão, a situação foi explicada por uma Central de Fãs do rapper em uma resposta à postagem do Poponze no X, antigo Twitter. Segundo os fãs, Matuê seria o dono do evento e do camarim, e o episódio não passou de uma “brincadeira para celebrar um ano de sucesso”
Uma pessoa da equipe de Matuê também respondeu a publicação e explicou a situação. “A produtora do evento é a 30. O Matuê era o dono do evento. Foi a nossa última entrega do ano, um ano marcado por muito trabalho, muita entrega, muita dedicação e muito sucesso. Isso daí é uma brincadeira, uma comemoração dum time que merece”, escreveu ele.
Ainda assim, o comportamento dividiu opiniões. “Ninguém liga se é dele ou não o camarim, uma atitude infantil dessas, que mico”, comentou uma usuária da plataforma. Outra internauta criticou o impacto nos trabalhadores: “De certo vai só dar mais trabalho pra equipe de limpeza, e em pleno fim de ano. Mas gente sem noção é assim mesmo”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é considerado ótimo ou bom para 76,9% dos deputados, mostra levantamento produzido pelo Ranking dos Políticos. O deputado alagoano é considerado regular por 16,6% dos entrevistados e 6,5% disseram que sua atuação na Casa Baixa é ruim ou péssima.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enfrenta uma realidade distinta. É considerado ótimo ou bom por 45,4% dos senadores. Outros 27,3% o consideram regular e 27,3% dizem que a atuação dele é ruim ou péssima.
Foram feitas entrevistas com 22 senadores e 108 deputados federais de 21 partidos, seguindo o critério da proporcionalidade partidária. A coleta de dados foi realizada de 18 a 22 de novembro de 2024 em entrevistas pessoais ou por telefone pelos profissionais do grupo.
SUCESSÃO
Ambos os candidatos apoiados por Lira e Pacheco para as suas respectivas sucessões têm ampla maioria na intenção de votos dos congressistas entrevistados. No caso de Hugo Motta (Republicanos-PB), questionados em quem votariam se a eleição fosse realizada no momento da pesquisa, 71,3% disseram que votariam nele. No caso de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), foram 77,3%.
Para o diretor de operações do Ranking dos Políticos, Luan Sperandio, Lira se destaca como fiador do nome de Motta, enquanto Pacheco influi menos na sua própria sucessão. “A popularidade de Lira, com rejeição baixíssima, fortalece seu candidato, que acaba por lhe dever a indicação à disputa.
No Senado, é diferente. Alcolumbre, com candidatura consolidada, é antes um candidato de si mesmo que de Pacheco, com aprovação de menos da metade dos senadores e com 27% de ruim e péssimo”, disse ao Poder360.
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares nesta segunda-feira (23), primeiro dia do recesso parlamentar de fim de ano.
Para o magistrado, é possível verificar “a persistente inobservância de deveres constitucionais e legais — aprovados pelo Congresso Nacional — quanto à transparência, rastreabilidade e eficiência na aplicação de bilhões de reais”. Dino também determinou que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar a liberação deste valor.
Ainda segundo o ministro, o pagamento não seria compatível com “a ordem constitucional, notadamente com os princípios da Administração Pública e das Finanças Públicas”. Além disso, ele citou supostos desvios de verba identificados em auditorias dos Tribunais de Contas e das Controladorias, além de “malas de dinheiro sendo apreendidas em aviões, cofres, armários ou jogadas por janelas, em face de seguidas operações policiais e do Ministério Público”.
“Tamanha degradação institucional constitui um inaceitável quadro de inconstitucionalidades em série, demandando a perseverante atuação do Supremo Tribunal Federal”, afirma Dino.
De que adianta SUSPENDER essas emendas que sao desviadas e NAO prender os verdadeiros mentores desses desvios? se todos todos iguais perante as Leis, tambem tem serem Iguais na hora de responder por seus crimes, independente da posicao ou cargo que ocupa.
Esse ministro vai ser o Eduardo Cunha da Dilma. Enquanto ele não tirar o Rei Luis IX e botar o Alquimia, do partido dele, ele não sossega. Vamo que vamo. Tá tudo combinado.
Deram o drible, aprovaram a “reforma” tributária e depois ficaram a ver navios. De todo jeito, parabéns ao ministro pela decisão. Parlamento distante do povo que elegeu.
Ninguém se iluda e ache que ele tá preocupado com transparência. Na verdade, ele tá ajudando o governo a não ter que tirar mais dinheiro dos cofres com esses pagamentos. Simples assim. Não se iludam!
Taí os que aprovaram o pacote-hadad ganharam. E vindo de um partido que não fez um prefeito (pense numa representatividade).
Parabéns ministro,dessa vez eu o elogiarem,pois não tem cabimento um país destinar tanta verba para pessoas físicas,ainda que sejam deputados e senadores .Nasceu uma ponta de esperança para as ações do STF.🇧🇷🧑🎄
O prefeito eleito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique, divulgou hoje a lista dos secretários que comporão a sua equipe de governo a partir de 1º de janeiro. Com uma gestão voltada para a continuidade do progresso e o fortalecimento das políticas públicas, o novo secretariado reúne profissionais experientes e comprometidos com o desenvolvimento do município.
Antônio Henrique destacou que o seu mandato dará continuidade ao trabalho iniciado pelo atual prefeito, Júlio César, reforçando as conquistas alcançadas e ampliando os esforços para atender às demandas da população.
Entre os escolhidos, destacam-se nomes já conhecidos da administração, que continuarão a desempenhar funções estratégicas, assim como novas lideranças, que chegam para contribuir com essa missão. Mesmo os secretários que deixam suas atuais funções continuarão colaborando em outras áreas, reafirmando o compromisso coletivo com o bem-estar da população.
“Confio plenamente em cada um dos membros desta equipe, que foram escolhidos com base em sua competência e a capacidade de entrega. Já conversei com todos e enfatizei a importância de um trabalho incansável para que os benefícios de cada secretaria cheguem diretamente à nossa população. Nossa cobrança será diária, e todos sabem da responsabilidade que têm com o nosso povo”, declarou Antônio Henrique, que tomará posse, juntamente com a sua vice, professora Margareth, no próximo dia 01 de janeiro de 2025.
Confira a lista completa do secretariado:
1. Secretaria Municipal de Finanças: Ciro Davi da Cruz Azevedo
2. Secretaria Municipal de Cultura e Eventos: Carlos Augusto Borges da Penha
3. Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca: Randiere Ribeiro Martins
4. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: Fabíola Justino da Trindade
5. Secretaria Municipal da Mulher, Minorias e Igualdade Racial: Claudia Roberta Soares Câmara Cavalcanti
6. Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Regularização Fundiária: Cláudio José Pereira dos Santos
7. Secretaria Municipal Gabinete do Prefeito: Mateus Soares Fontenele
8. Secretaria Municipal de Serviços Urbanos: Carlos Magno da Rocha Ramalho
9. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras: Joedson Cézar da Cunha Pessoa
10. Secretaria Municipal de Educação Básica: Francisco de Assis Cavalcanti Pereira
11. Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer: João Victor Bandeira Xavier
12. Secretaria Municipal de Defesa Social: Cel. Antônio Pessoa de Souza Junior
13. Secretaria Municipal de Assistência Social: Nydia Licia de Oliveir
14. Controladoria Geral do Município: Rodolfo Fernandes Cabral
15. Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico – PROCON: Walmon Batista da Silva
16. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo: José Roberto Moura Rolim
17. Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos e Gestão Orçamentária: Nadja Ozinely da Silva Barbosa
18. Secretaria Municipal de Administração: Marco Antônio Medeiros
19. Secretaria Municipal de Tributação: Júlio César Santos da Silva
20. Secretaria Municipal de Saúde: Genilce Maria Maciel de Almeida
21. Secretaria Municipal de Interesses Jurídicos: Juliano Raposo da Silva
22. Secretaria Municipal de Comunicação Social: Luis Henrique de Souza e Silva
23. Secretaria Municipal de Articulação Política: Luciano Morais da Silva
A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte (PRF/RN) confirmou nesta segunda-feira (23) mais duas mortes causadas pelo acidente registrado em trecho da BR-226, em Bom Jesus, na tarde desse domingo (22). A ocorrência consistiu na colisão frontal entre dois carros que estavam trafegando na via.
Inicialmente, a PRF/RN tinha confirmado a morte de três três pessoas que estavam nos veículos. No entando, outras duas que tinham sido socorridas não resitiram aos ferimentos e vieram a óbito. Agora, o total de vítimas subiu para cinco.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), além do Corpo de Bombeiros e Polícia Civil foram acionados até o local do acidente para realizar os procedimentos necessários. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a identidade das vítimas.
Como um caminhão com um bloco de granito com aquele tamanho sai do Ceará e PRF não intercepta? As estradas são péssimas,mas mesmo uma boa rodovia não evitaria tal acidente.A PRF tem que ser mais atuante,não adianta ter estradas boas quando se deixam caminhões com todas de madeiras e granito transportarem de forma irresponsável.
Eu viajei de carro de Natal até Belo Horizonte, voltando pelo Espírito Santo e Salvador. Foram 20 dias de viagem com a família. Em nenhum momento vi PRF nas fronteiras ou avistamos uma viatura nas BRs ou postos. Uma lástima.
Comente aqui