Diversos

Artigo de pesquisadores da UFRN propõe lei de controle da pandemia com uso da matemática

Foto ilustrativa: Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Após mais de três meses com repetidos decretos restringindo atividades não essenciais, o que incluiu diversos setores da economia, a Prefeitura de Natal e Governo do Rio Grande do Norte iniciam nesta semana uma reabertura gradual do comércio. De acordo com as nova determinações, em Natal, essa retomada começou a acontecer na terça-feira, 30 de junho, e no estado como um todo a permissão passou a valer a partir desta quarta-feira, 1° de julho.

Esta reabertura dos estabelecimentos comerciais não significa, no entanto, que a pandemia passou ou está controlada. A taxa de ocupação de leitos de terapias intensiva e semi-intensiva permanece alta, beirando os 95% das vagas existentes rede de saúde em todo o estado. Como, então, promover uma retomada da atividade econômica de maneira mais segura possível?

Para responder a essa pergunta, um artigo de pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE/UFRN) propõe o uso da matemática. Intitulado Proposta de lei de controle para o surto da covid-19 no estado do Rio Grande do Norte, o estudo apresenta uma equação capaz de determinar qual é o menor nível de distanciamento social necessário para garantir que a epidemia fique sob controle.

Segundo os pesquisadores, o uso desta equação pode garantir a maior atividade econômica possível enquanto mantém o número de indivíduos hospitalizados abaixo de um valor estabelecido pelas autoridades de sanitárias. O cálculo do distanciamento social deve ser feito com base nas informações sobre a pandemia de que dispõem as secretarias municipais e estadual de Saúde.

“A proposta pode contribuir disponibilizando para as autoridades o valor correto do nível de distanciamento social. Atualmente, não há um valor exato, as decisões são tomadas baseadas em conhecimento empírico. Por exemplo, 80% de ocupação pode ser um bom número em uma região, porém insuficiente em outras. Isso ocorre por causa da dinâmica da pandemia, que se comporta de forma diferente por região, pelo número de dias, pelo comportamento da sociedade, e aplicar sempre a mesma resposta a situações diferentes gera confusão e perda de credibilidade”, afirma o professor Samaherni Dias, um dos autores do artigo, assinado ainda por Kurios Queiroz e Aldayr Araujo, do DEE/UFRN.

Conforme explica o professor, a lei de controle foi elaborada para ser bastante simples, podendo ser aplicada, nas palavras do docente, “em uma planilha, no site da própria secretaria de saúde ou em um caderno”. Na opinião de Samaherni, independente do formato ou do meio pela qual seja implementada, o importante é que seja diariamente atualizada.

Nesses modelos são levados em conta também aqueles que negligenciam as medidas de isolamento, mas o professor Samaherni adverte o impacto dessa atitude nas contas. “É importante deixar claro que a lei de controle proposta calcula qual deverá ser o nível de distanciamento social, porém, se essas recomendações não forem atendidas, todo dia será definido uma taxa isolamento mais alta até chegar ao ponto máximo”, explica.

Samaherni ainda ressalta que a equação pode ser utilizada em diferentes ocasiões para além da pandemia do novo coronavírus. “A grande contribuição deste trabalho com relação à covid-19 é melhorar a qualidade da informação para o gestor tomar uma decisão. Porém é uma lei de controle para epidemias, ou seja, é aplicável no caso da covid-19 ou em outra epidemia qualquer, envolvendo seres humanos ou não”, conclui.

UFRN

Opinião dos leitores

  1. Se dependesse só de matemática, já estaríamos com mais de 15 mil mortos, segundo estudos iniciais.

  2. Mas isso já está sendo feito no Brasil com grande eficiência, pois a cada respirador comprado temos o valor de três respiradores pagos, bem como para a cada 500 novos infectados temos 02 leitos de UTI prometidos que uma dia serão instalados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Cláudio Humberto diz que oposição vê Lula protegendo o PCC de classificação proposta por Trump

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A oposição intensificou as críticas ao governo federal e afirmam que a gestão do presidente Lula (PT) atua para blindar a facção criminosa PCC, segundo análise publicada na coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A tese ganhou força após a prisão da influenciadora digital Deolane Bezerra. Ela foi alvo de uma operação conduzida pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, sob a acusação de atuar como operadora financeira e realizar lavagem de dinheiro para o grupo criminoso.

Conforme a coluna, o deputado Messias Donato (União-ES) classificou a situação como uma demonstração de omissão por conveniência por parte do Executivo federal. “A prisão escancarou o que muitos já sabiam: aliada direta do presidente, envolvida com lavagem de dinheiro do PCC”, destacou Messias.

Já o deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), ex-promotor de Justiça, declarou perplexidade com o que chamou de proximidade entre o crime organizado e esferas da República. “Olha a proximidade do crime organizado com a República”, apontou estarrecido o deputado e ex-promotor de Justiça Alfredo Gaspar (PL-AL).

A coluna finaliza a análise com as falas do deputado Kim Kataguiri (Missão-SP): “Deolane virou símbolo da normalização do absurdo” e de Evair de Melo (Rep-ES), “a prisão escancara a podridão que tomou conta do país. E Lula ainda se recusa a tratar facção como terrorismo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

CUSTO BRASIL: Marcas como Nike e Adidas transferem operações para o Paraguai em busca de impostos menores

Foto: Reprodução

Grandes marcas globais do setor de calçados e vestuário, como Adidas, Nike e Fila, expandiram de forma significativa suas operações fabris em território paraguaio.

O movimento estratégico de descentralização industrial ocorre por intermédio do Grupo Dass, responsável pelas confecções na América do Sul.

O principal atrativo para a transferência de linhas de produção é o conjunto de incentivos operacionais oferecido pelo governo paraguaio, com destaque para a chamada Lei de Maquila.

A legislação local estabelece regimes de tributação reduzida e desburocratização aduaneira para empresas focadas na exportação.

Relatórios de comércio internacional apontam que o Paraguai consolidou-se como um polo de montagem e manufatura no continente.

Fabricantes utilizam as vantagens fiscais do país vizinho para produzir insumos com custos reduzidos e, posteriormente, reinserir os produtos acabados no mercado consumidor brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ALERTA MÉDICO: Pessoas com ideologia de esquerda tem 150% mais riscos de doença mental, diz estudo

Foto: Reprodução

Levantamentos realizados por institutos americanos, entre eles o General Social Survey (GSS) e o Pew Research Center, identificaram uma correlação estatística entre posicionamentos políticos progressistas e índices mais elevados de relatos de problemas de saúde mental.

Segundo os dados analisados, a associação apareceu de forma recorrente em diferentes pesquisas e grupos de amostragem, segundo informações do Poder360.

De acordo com os estudos citados, pessoas que se identificam como “extremamente liberais” ou progressistas apresentaram taxas maiores de ansiedade, depressão e TDAH em comparação com entrevistados de perfil conservador.

Os levantamentos também apontaram menor índice médio de satisfação com a vida entre os grupos pesquisados.

Pesquisadores e analistas comportamentais afirmam que diferentes fatores podem influenciar os resultados observados.

Entre os pontos citados estão níveis mais elevados de neuroticismo, menor religiosidade, maior exposição a debates sociais complexos e uso intenso de redes sociais.

Os próprios pesquisadores ressaltam que os dados indicam correlação estatística e não comprovam relação direta de causa e efeito entre ideologia política e transtornos mentais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ciro Nogueira diz que Flávio Bolsonaro “tem que ser investigado” no caso Master

Foto: Reprodução

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, evitou sair em defesa direta do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas investigações que envolvem o Banco Master. Ambos parecem entre os nomes citados nas apurações em andamento.

Durante entrevista, ele afirmou que todas as investigações precisam seguir o rito previsto em lei e declarou que eventuais punições devem ocorrer caso haja comprovação de irregularidades.

Segundo Ciro, Flávio deve passar normalmente pela investigação .

A estrutura política de apoio a Flávio Bolsonaro sofreu desgaste após a divulgação de mensagens e conversas reservadas entre ele e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.

As suspeitas envolvem o financiamento de produções cinematográficas e o custeio logístico de viagens internacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MATEMÁTICA DE MOSSORÓ: PF identifica quem era “Fátima” em planilha de esquema investigado na Operação Mederi

Foto: Reprodução

As investigações da Polícia Federal na Operação Mederi avançaram e identificaram a mulher citada como “Fátima” na contabilidade clandestina apelidada pelos investigadores de “matemática de Mossoró”.

De acordo com o relatório, trata-se de Maria de Fátima Dantas dos Santos, beneficiada direta por repasses de propina na ordem de 10%.

A apuração apontou que a investigada é uma assessora de comunicação que foi nomeada formalmente para atuar na administração pública por meio da Portaria nº 157/2024.

Inicialmente alocada na pasta de Comunicação, ela foi posteriormente transferida para o setor de Cerimonial do Palácio da Resistência.

O avanço célere das descobertas documentais da Polícia Federal foi o fator determinante para que o desembargador federal Rogério Fialho Moreira decidisse manter o processo sob o foro do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O magistrado rejeitou a recomendação do Ministério Público Federal para enviar o caso à primeira instância.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] PRESSÃO NO CONGRESSO: Senador leva pizza para Alcolumbre e cobra CPMI do Banco Master

Imagens: Reprodução/Estado de Minas

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) levou uma caixa de pizza para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e exigiu a instalação imediata da CPMI sobre o Banco Master.

Ele defendeu a convocação do senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) para prestar esclarecimentos sobre o filme Dark Horse. E subiu o tom ao relembrar menções a contratos envolvendo familiares dos ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes nas apurações do caso.

Por fim, Claitinho pediu que a CPMI seja aberta de forma rápida para “separar o joio do trigo”.

A criação da comissão enfrenta resistência nos bastidores por parte dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] PROVOCAÇÃO: Sem citar Flávio Bolsonaro, Lula dispara: “Ainda vai aparecer muito mais coisa”

Imagens: Reprodução/CNN

O presidente Lula (PT) criticou a oposição durante pronunciamento oficial. Sem citar diretamente o nome do senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ele disparou ironias sobre o financiamento de produções artísticas no país.

Lula afirmou que sua gestão “nunca foi atrás da lei Daniel Vorcaro” para viabilizar captação de recursos para nenhum artista brasileiro, segundo informações da CNN. A fala faz referência direta ao proprietário do Banco Master, instituição que está sob investigação da Polícia Federal.

O petista afirmou estar convencido de que o atual período de investigações revelará novos fatos sobre as relações financeiras da gestão anterior. “Ainda vai aparecer muito mais coisa”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FIM DO “SIGILO DE 100 ANOS”: Câmara aprova projeto após gastos de R$ 2,35 bilhões com viagens no governo Lula

Foto: Reprodução

A oposição ao governo Lula (PT) conseguiu aprovar na Câmara dos Deputados um projeto de lei que limita o uso do chamado “sigilo de 100 anos” em informações públicas. O objetivo é impedir que dados sejam mantidos sob restrição com base em alegações de proteção de informações pessoais.

A iniciativa ganhou força após levantamentos do Portal da Transparência apontarem que a gestão Lula acumulou R$ 2,35 bilhões em despesas com viagens oficiais de servidores e autoridades. O texto agora segue para apreciação do Senado Federal.

Parlamentares da oposição afirmaram que as restrições da Lei de Acesso à Informação vinham sendo aplicadas de forma distorcida para ocultar agendas oficiais da primeira-dama Janja, listas de visitantes de prédios públicos e despesas administrativas com comitivas internacionais.

Os deputados defendem maior transparência sobre gastos e compromissos oficiais do governo federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] CAOS NA SAÚDE: Deputado denuncia abandono, esgoto estourado e presença de ratos no Hospital Santa Catarina em Natal

Imagens: Reprodução/Gustavo Carvalho

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa denunciando problemas estruturais no Hospital Santa Catarina, localizado na Zona Norte de Natal.  A fala ocorreu após uma fiscalização presencial realizada pela equipe do parlamentar.

Segundo ele, a vistoria constatou áreas tomadas por matagal, acúmulo de lixo, sujeira espalhada por diversos setores e esgotos estourados. Gustavo classificou o cenário como “um retrato doloroso do abandono” por parte do Governo do Estado.

O relatório apresentado em plenário aponta que usuários da unidade de saúde relataram a circulação de ratos pelos corredores, inclusive em locais próximos aos leitos dos pacientes. O deputado cobrou providências emergenciais imediatas da Secretaria de Saúde do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz que desistiu de medida contra celular roubado para não punir comprador

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (21) que desistiu de adotar uma medida mais rígida contra celulares roubados para evitar que pessoas que compraram aparelhos sem conhecer a origem ilegal fossem prejudicadas. A declaração foi dada durante um evento cultural realizado em Aracruz, no Espírito Santo.

Lula afirmou que o governo estudava mecanismos para rastrear aparelhos furtados e recuperar os celulares mesmo quando já estivessem nas mãos de terceiros, segundo o Poder360.

“Se eu tirar o telefone dele e aparecer alguma coisa, se for ladrão, tem que ser preso. Mas eu não quero prejudicar a pessoa que inocentemente, por necessidade, comprou”, declarou o presidente.

Segundo Lula, o governo tenta encontrar uma alternativa “mais humana” para enfrentar o mercado ilegal de celulares sem focar apenas em medidas policiais.

O presidente também citou o programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça em 2023. A ferramenta permite bloquear remotamente linha telefônica, aplicativos bancários e o IMEI do aparelho em caso de roubo ou furto.

De acordo com Lula, o sistema já conta com cerca de 2,5 milhões de usuários cadastrados e envia alertas quando um chip novo é inserido em aparelhos registrados como roubados.

O governo federal também informou que mantém ações integradas entre operadoras, Agência Nacional de Telecomunicações e forças de segurança para tentar reduzir o comércio ilegal de celulares no país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *