Diversos

ARTIGO: Por que a Via Costeira não é sua?

Na última Quarta-feira, aproveitei para caminhar pela nossa orla. No momento, não tinha nenhum problema maior para me preocupar. Desses que exigem total exclusividade do nosso cérebro, onde ao menor esquecimento, retorna bruscamente querendo todas as atenções. Sendo assim, me permiti ficar admirando essa tremenda beleza natural encravada no meio da cidade — A Via Costeira. Um verdadeiro presente de Deus que não sei quando será entregue ao cidadão natalense.

A Via Costeira é admirada por todos, mas usufruída por bem poucos. O pernambucano pode desfrutar tranquilamente, basta se hospedar nos hotéis. O baiano da mesma forma. O capixaba, idem. O gaúcho e o alagoano, também. Enfim, só quem não pode somos nós — Os nativos. Afinal, não vamos nos hospedar nos hotéis em nossa própria cidade. Queremos morar com vista para o mar, entendeu? Por que não?

Fazendo uma comparação da Via Costeira com uma casa, é como se não deixassem a gente jantar na sala. Só podemos fazer as refeições na cozinha — Só que somos os donos da casa.

Deixam passear de carro e de bicicleta, liberam para correr e andar, mas não podemos ficar nem estacionar. Nascemos aqui, mas não é permitido usar a praia que Deus nos deu. A maior faixa litorânea da cidade— É só para as visitas.

Foi inaugurada em 1985, já são 35 anos de espera e nada. Vamos começar a sonhar, pois toda realização foi sonhada um dia. Já pensou essa faixa litorânea planejada para contemplar uma urbanização inteligente? Seriam praças, parques, restaurantes, shoppings, condomínios horizontais e verticais, pistas de cooper, ciclovias, quiosques e muito mais. Sempre respeitando as regras quanto ao limite de altura das edificações. Tudo bem pensado para preservar a visão do mar com as construções em amplas distâncias umas das outras.

Os hotéis são importantes para a indústria do turismo e devem continuar, claro. A indústria que não polui merece ser defendida e estimulada. Os turistas serão sempre bem-vindos. Uma coisa não exclui a outra. Os turistas se sentiriam mais atraídos com uma orla vibrante e cheia de vida.

A Via Costeira comporta todos os sonhos, sabemos que orlas estruturadas atraem muito mais turistas. Veja a Orla de Acapulco (México) — A mais linda do Pacífico, veja a Orla de Miami Beach — A mais bela do Atlântico. Lógico que não sonho com tanto, mas me permito pensar em Maceió e Recife. A Orla de Boa Viagem, por exemplo, tem quase o mesmo tamanho da Orla de Via Costeira e tem tudo. Catorze quadras esportivas, cinco parques infantis, ciclovia, trinta módulos de musculação, jardim com pista de cooper, área de atividades físicas para terceira idade, uma academia e muito mais.

Como sonhar não tem limites, vou além…Imagino uma Avenida ligando o Centro da Via costeira à Avenida Roberto Freire. Evitando o “arrudeio” enorme para quem quer chegar no bairro de Capim Macio sem perder tempo. Devido ao grande pragmatismo, poderíamos chamá-la de Avenida Nevaldo Rocha. Afinal, ele sempre foi um desbravador que soube encontrar novos caminhos.

Tá preocupado com o impacto ambiental? Fique tranquilo. O Parque das Dunas tem 1.172 hectares e seria nosso vizinho. Ainda quer mais? Não estamos ecologicamente corretos? Lembremos que o Central Park, em Nova Iorque tem apenas 3,41 km². O impacto em nossa qualidade de vida compensaria toda flexibilidade.

Nesse pós-pandemia que se aproxima, a qualidade de vida será cada vez mais a nossa praia. E para isso acontecer, você só precisa mexer um dedo e repostar esse texto — Pressionando o repost, estará pressionando também as autoridades para antecipar esse dia futuro em que receberemos a Via Costeira para o nosso presente. Porque este presente é seu, lembra?

Marcus Aragão
Publicitário
Instagram @aragao01

Opinião dos leitores

  1. Sugiro q entrevistem um dos conhecedores do Projeto Original da Via Costeira, dos últimos remanescentes, o grande arquiteto Moacyr Gomes da Costa, autor de maravilhosos monumentos como a Estrela Cadente na entrada de Natal, do saudoso "Castelão", que ainda vive e pensa muito bem! Natal gosta de homenagear mortos, mas esquece rapido figuras q marcaram positivamente a vida e a paisagem com seus talentos e principalmente, com o amor pela sua TERRA , essa linda e sofridissima cidade, urbanisticamente falando!

  2. Só quem estava no inicio do projeto da Via Costeira conhece o q pretendia o Projeto Original , elaborado p profissionais altamente qualificados e q contemplava , c equilibrio e visão prospectiva , todos esses pontos aqui levantados, pensando na cidade, nas pessoas ( não em ricos e pobres), E no MEIO AMBIENTE, principalmente! Foi palco de GUERRA!Dificil chegar a um consenso! Aquele foi um tempo em q essa Cidade teve profissionais , no setor publico, do nivel de um Marcos César Formiga e de Ricardo Ivan de Medeiros, Moacyr Gomes da Costa, entre outros, injustamente tratados na época !Natal carece de gente q ame e respeite a cidade e faça o q é certo e necessário, com prioridade para os problemas q são MUITOS e aqui apontados! Mas, sem politicagem e sem CORRUPÇÃO! Será q é possivel?

  3. No Caribe, em varios paises Sul Americanos, na America Central, Cuba e em várias áreas que tem frente mar, muitos hotéis ocupam por conta da exploração. Mais pagam um laudenio para ser revertida em melhorias… mais nunca me interessei por estas melhorias… O nativo em sua maioria tem outras áreas lindas de praias em todo RN e que em poucas minorias não traz crescimento econômico para o estado. Comparar que estamos na cozinha é simplesmente utopia. Portanto o cara do Blog pode colocar uma melancia no pescoço e ir aparecer em outro lugar.

  4. É incrível o poder do dinheiro na publicidade. O contorcionismo intelectual foi bizarro, da parte do publicitário. E o blogueiro também é bastante inteligente, a ponto de publicar o texto acreditando na ingenuidade do leitor que se deslumbraria com a insana comparação entre cidades tão diferentes.
    O mercado da construção civil agradece esse tipo de propaganda. Cabe a quem ama Natal, se indignar e combater a destruição de nossa paisagem natural.

  5. Será o autor um morador do bairro Mãe Luiza? Será que ele paga ônibus lotado saindo do Planalto? Será que já perdeu duas horas voltando para casa na Zona Norte? Ou será que ele já esperou 4 horas em um atendimento de UPA? Será que sua rua é asfaltada? Que tem esgoto, saneamento básico? Uma boa escola pro menino estudar e comida para sustentar família? Será que quando chove alaga a rua? Que tem lixo a mais de 15 dias na porta?

    Preocupação de rico é fazer restaurante, bar e ter uma boa orla (longe de pobre) para poder passear. E se tiver mata, a gente compara com os States, porque esteve lá nas férias passadas e adorou a floresta artificial.

    Natal com tantos problemas, dá até vergonha parar para ler os comentários da galera concordando.

    Recomendo a todos que estão aqui com preocupação de gente rica a tentar pensar fora da casinha. Há bem mais intenção por trás desse texto e não, se a Via Costeira um dia for esse sonho "nova-iorquine", ele não será seu.

  6. Faltou lembrar que essa Via Costeira utópica na qual está falando, irá continuar sendo um sonho (e se realidade for) para os ricos. Seu texto cheio de pretensão vai ao encontro do momento que estamos passando (plano diretor) e de nada tem a ver com seus verdadeiros anseios (quem ganha com isso)? O Parque das Dunas é um bem da humanidade, considerada pela UNESCO uma Reserva da Biosfera, não pertence só ao natalense. Qualquer tentativa de recortar esse pequeno pedaço de natureza é criminoso, diante das inúmeras espécies animais e vegetais que habitam, muitos ameaçados de extinção. É uma área de Mata Atlântica da qual, só temos 8%, o que resta. Seu texto mostra total desconhecinento na área ambiental. Natal precisa se preocupar sim com a Via Costeira, mas deixe o Parque das Dunas em paz. Natal precisa é resgatar a Ribeira, o Centro Histórico, a Redinha, as praias do Forte, do Meio e a nossa Ponta Negra. Para quê acabar com mais praias se as que temos não conseguimos tomar de conta? Natal não é NY e nem haverá de ser. Coloque os seus dois pés no chão e escreva texto para a gente reconstruir o que já tem e não destruir o que é das futuras gerações.

  7. Só é admirada pq está inexplorada.
    O que falam da orla de Ponta Negra, se não fosse o Morro do Careca?
    O que dizer da olra da Praia do Meio até o Forte, abandonada e com estrutura?
    E a orla da que vai da Redinha até Sta Rita?
    Tem tudo isso pra restaurar, reorganizar, reurbanizar, pra depois tentar até destruir a Via Costeira.
    O povo Natalense não se resume a quem mora nos condomínios da Zona Sul, Petrópolis, Tirol e Areias Pretas.

  8. Marcus Aragão, meus parabéns. Vc escreveu algo q sempre me questiono e me causa uma indignação semelhante a sua.
    Sugiro que dê o gatilho, para uma campanha tipo #aviacosteiraénossa.

  9. Excelente texto! Como merecemos tudo isso ?????????? Vamos sonhar sim e compartilhar o máximo, quem sabe somos ouvidos!

  10. Sensacional a visão. Trazendo cases de fora do Brasil pra ilustrar o tamanho do sonho, mas mostrando que é factível ao indicar o trabalho dos vizinhos regionais. Temos gênios como Walt Disney que dizia “Primeiro pense. Em seguida sonhe. Depois acredite. Finalmente, ouse!” E os gênios locais como Nevaldo Rocha e sua bela obra, que mostraram mesmo aos mais céticos, que os sonhos valem a pena. Parabéns por dividir esse sonho, por não se importar e até respeitar o ceticismo natural de alguns poucos.

  11. Concordo plenamente, com boa vontade política da pra melhorar a qualidade de vida das pessoas e dinamizar a economia, aliando o crescimento econômico e a preservação ambiental.

  12. Mas gente é sério esse texto? Homi gaste sua energia tentando melhorar a cidade de fato e não pelo simples desejo de morar na via costeira, a cidade já está feia e perdendo turistas para os Estados visinhos e vocês ainda querem acabar com o resto de beleza que existe, Natal é Natal e Nova York é Nova York, com uma comparação dessas nem terminei de ler. Perda de tempo.

  13. Sinceramente, alguém tá querendo ganhar dinheiro com o setor imobiliário! Não sei que é, mas pela publicação desse absurdo…

  14. Interessante que outro dia fui correr na costeira e parei naquela parte grande aberta entre 2 hotéis e fiquei imaginando uma grande área de convivência com vários quiosques sendo uma área para toda população. Uma edificação integrada com a paisagem!!! Pena que falta vontade política para transformar o RN numa potência!!!

  15. Muito bem pensado. Queria eu poder andar de bicicleta em uma ciclovia, usufruir de um restaurante olhando pro mar, etc. Parabéns pelo texto

  16. Concordo plenamente! Natal tem orlas extremamente mal aproveitadas. Que delícia seria ter os melhores bares e restaurantes a beira – mar, como em toda cidade litorânea. E tudo feito respeitando o meio ambiente. É isso aí!!

  17. Querer trazer estrutura urbana ao que resta de natural é querer justamente destruir o que Deus nos proporcionou. A via costeira é linda, eu desfruto sem problemas, adoro contemplar a área de preservação e o mar, os pinheiros são maravilhosos, clima agradável. Agora querer cimentar tudo e lotar de gente é acabar com a beleza e leveza do lugar.
    O ser humano é muito destruidor mesmo, acaba com tudo que é belo.

  18. Concordo totalmente. Texto chama a atenção para uma questão importante que poderia beneficiar a todos. Parabéns pelas palavras. ???

  19. Eu admiro e respeito muitas ideias, inicialmente, consideradas lunáticas mas que depois muito contribuiram para os avanços da humanidade.
    A nossa cidade é linda , mas infelizmente, carente de atenção a sua orla marítima que , diferentemente, das suas cidades vizinhas como João Pessoa e Fortaleza oferecem aos seus moradores e visitantes , muitas opções de lazer sem ter perdido a beleza natural. Além de contribuírem bastante para o seu crescimento econômico.

  20. Quem acha razoável vai dar uma caminhada pela areia e tenta passar pela parte dos hotéis….vai la….e a areia não pertence aos hotéis….

  21. Como alguem perde tanto tempo escrevendo um besteira colossal dessas. Parabens BG por ter um blog que aceita todo tipo de opinião. Inclusive de lunaticos.

  22. Moro próximo ao relógio do tempo e a quantidade de automóvel estacionados logo cedo durante a semana é muito grande. Nos finais de semana com ou sem eventos é enorme. Qual a dificuldade?

  23. Nada de quadras, barzinhos, etc.
    Para mim, deveria haver alguns estacionamos ao longo da via, uns 3, com segurança armado.
    Qualquer pessoa poderia parar a qualquer hora do dia ou da noite para admirar o mar.
    Se fizer barzinho, shopping vira bagunça.
    A ideia é manter preservada a paisagem natural.
    Um local que a Prefeitura precisa consertar é o parapeito de madeira podre na ponta do morcego.
    Se alguém se apoiar corre o risco de cair nas pedras.
    Poderiam colocar um apoio mais resistente e seguro.

    1. Barzinho vira bagunça, mas segurança ARMADO? Já pagamos polícia para caralho, nada de segurança privada.

  24. Parabéns pelas palavras, também sou assíduo frequentador da Via Costeia, seja para caminhar ou pescar. Lá temos a beleza que encanta os turistas nos hotéis, que encanta quem apenas passa a caminho do trabalho; por outro lado, vemos como ela deveria ser mais cuidada pelas autoridades. Com a palavra o MP que conseguiu por pura briga de egos/políticas, derrubar um parque comunitário que seria um dos melhores do País. Vamos torcer para que aquele espaço um dia seja realmente do nativo também, não só dos endinheirados turistas.

  25. Concordo em gênero, numero e grau. Sonho com aquela avenida povoada, repleta de pousadas, restaurantes, lojinhas e supermercados. Há espaço pra tudo isso, preservando o meio-ambiente. Natal merece tomar um banho de urbanização. Os turistas que aqui chegam devem ver também a cidade e não só as praias . Sei que é dificil, que a mentalidade de certos "caboclos da aldeia', como dizia Helio Câmara, é retrograda, mas não custa nada sonhar.

  26. O modelo atual é razoável. Precisamos dos empregos da indústria e os empregos seriam muito bem vindos. Shoppings e praças idem. Mas lá não precisa de mais Condomínio para que apenas meia dúzia desfrute. Além disso, traria alguns problemas, ao transformar lá em bairro praticamente vedaria o acesso ao turista… Então é melhor deixá-la como espaço público, mas que não seja de residência.

    Além disso, se o escrito do texto quer realmente ir pra lá, vá e se hóspede num hotel. Será muito bem vindo lá. Inclusive é comum ser a noite de núpcias de muitos recém casados.

    1. Concordo com a opinião do Saulo. Nada de condomínios e sim de urbanização responsável conduzida pelo poder público. Condomínios acabará por privatizar 100% o espaço útil da nossa bela Via Costeira, de um lado os hotéis e do outro os ricaços em seus prédios fechados. São bem vindos mirantes, equipamentos esportivos e espaços de convivência. Condominios, jamais!

  27. Eu usufruo da Via Costeira . Passeio, tomo banho de mar e se quiser, pesco. Só em não ver esgoto, ratos e calçadas esburacadas como na vizinha Ponta Negra, já me dou por feliz. As outras cidades é que têm de nos invejar. Lá, a natureza foi comprada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF estabelece situações para uso obrigatório de câmeras corporais por PMs em São Paulo

Rovena Rosa/Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), estabeleceu regras para o uso obrigatório de câmeras corporais por policiais militares de São Paulo. A decisão, publicada nesta quinta-feira (26), estabelece que os policiais terão que usar as câmeras em operações com maior risco de uso da força.

São exemplos desse tipo de operação aquelas de grande porte e quando é necessário entrar em comunidades vulneráveis. Também será obrigatório o uso da câmera quando a operação for uma resposta a algum ataque contra policiais militares.

A decisão do ministro atende pedido do governo de São Paulo para que fosse delimitado quando o uso da câmera corporal seria obrigatório. Em 9 de dezembro, Barroso determinou que o uso de câmeras corporais deverá ser obrigatório no estado. No entanto, segundo o governo de São Paulo, caso não fosse delimitado não seria possível atender a determinação.
Fonte: R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Diretor da OMS escapa de bombardeio de Israel em aeroporto no Iêmen

Foto: GettyImages

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon, estava no aeroporto internacional de Sanaa, capital do Iêmen, nesta quinta-feira (26/12), no momento em que houve um bombardeio israelense. Ele aguardava o voo de volta para Genebra, na Suíça, após cumprir missão no país.

Tedros escapou das bombas, mas duas pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas. Ele confirmou a presença no local em publicação nas redes sociais. “Quando estávamos prestes a embarcar no nosso voo de Sanaa, há cerca de duas horas, o aeroporto foi alvo de bombardeios aéreos”, escreveu ele no X.

De acordo com a publicação do diretor-geral da OMS, um dos tripulantes do avião ficou ferido e “a torre de controle de tráfego aéreo, a sala de embarque e a pista foram danificadas”. O local atingido na sala de embarque, segundo Tedros, ficava a poucos metros de onde ele estava.

Adhanon tranquilizou a todos, informando que, apesar do susto, ele e os demais integrantes da equipe da OMS estavam seguros e sem ferimentos. “Teremos de esperar que os danos no aeroporto sejam reparados antes de podermos partir”, comunicou ele pela internet. “Nossas mais sinceras condolências às famílias cujos entes queridos perderam a vida no ataque”, acrescentou.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes manda advogados de Silveira explicarem ida a shopping

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a defesa de Daniel Silveira explique diversos descumprimentos das condições impostas para a liberdade condicional. Em uma delas, ocorrida em 22 de dezembro, o ex-deputado teria ido a um shopping em Petrópolis (RJ), onde permaneceu por mais de uma hora.

Moraes determinou que os advogados do ex-parlamentar sejam intimados para que prestem esclarecimentos, no prazo de 48 horas, sobre as violações ocorridas em 22 de dezembro. Eles terão que explicar, inclusive, com quais pessoas Silveira manteve contato.

Foi em razão de descumprimentos às condições para a liberdade que Moraes determinou que Silveira voltasse a cumprir a pena em regime fechado. O ex-deputado federal voltou a ser preso na última terça-feira (24/12), véspera de Natal.

O ex-parlamentar, que foi preso inicialmente em fevereiro de 2023, havia sido beneficiado pelo ministro Alexandre de Moraes na última sexta-feira (20/12), com liberdade condicional.

Nesta quinta-feira (26/12), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro (Seap-RJ) encaminhou ao STF relatório de geolocalização de Daniel Silveira. No documento, o órgão informa vários descumprimentos das condições impostas para a liberdade condicional.

O ministro do STF frisou que Silveira, em uma das ocasiões, passou mais de uma hora em um shopping, “reforçando a inexistência de qualquer problema sério de saúde, como alegado falsamente por sua defesa”.

“Diante do quadro preocupante de saúde, Daniel Silveira procurou ajuda médica, saindo às 22h20 e retornando do hospital às 2h10”, disse a defesa, em nota à imprensa na última terça-feira (24/12). Nesta quinta, o advogado de Silveira, Paulo Faria, ressaltou que o cliente “respeitou à risca as medidas impositivas”.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MEC publica edital do Sisu 2025. Veja como funciona a inscrição

Divulgação / MEC

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 26 de dezembro, o Edital nº 35/2024, que oficializa o cronograma e os critérios do processo seletivo de 2025 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 17 a 21 de janeiro de 2025. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.  

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. 

Em 2025, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital. 

Serão ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro como no segundo semestres de 2025, de acordo com os termos de adesão assinados pelas instituições públicas de ensino superior que aderiram a essa edição da seleção unificada. O candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso dependerá de sua classificação no curso pretendido.   

Classificação – Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.  

A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Lista de espera – A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.  

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Investigação conclui que idoso morreu após receber 4 doses de quimioterapia de uma vez em Minas Gerais

Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Civil concluiu a investigação e apontou que Nilton Carlos Araújo, de 69 anos, morreu após receber quatro doses de quimioterapia de uma única vez durante tratamento no hospital MedSênior, em Belo Horizonte, em agosto deste ano.

O enfermeiro e a médica responsáveis pelo tratamento foram indiciados por homicídio por dolo eventual — quando não há intenção, mas se assume o risco de matar. A pena pode variar de 6 a 20 anos de prisão.

O g1 procurou a MedSênior, que afirmou que “confia no Poder Judiciário e está à disposição para colaborar com as autoridades”.

Segundo a investigação, cujo resultado foi divulgado nesta quinta-feira (25), o enfermeiro aplicou quatro injeções, totalizando 8,78 mg do remédio. A prescrição médica, por sua vez, era de apenas 2,29 mg.

O profissional ignorou as etiquetas que estavam nas outras seringas, que tinham nomes de outros pacientes que recebiam o tratamento.

O enfermeiro comunicou a situação à enfermeira-chefe, mas não registrou o incidente no prontuário e ainda retirou a etiqueta de todas as injeções. A médica responsável também foi comunicada e não tomou nenhuma atitude.

“O enfermeiro viu o erro dele e não fez nenhuma evolução no prontuário do meu pai. A enfermeira-chefe comunicou à médica, que não deu assistência alguma. Se tivessem feito alguma coisa, uma hemodiálise, por exemplo, ele estaria vivo”, lamentou Carolina Araújo, filha de Nilton, que acompanhou as investigações.

Médica e enfermeiro assumiram risco

 

Ainda de acordo com a investigação, a conduta da médica e do enfermeiro contribuiu para o agravamento do estado de saúde da vítima.

Nilton apresentou um mal-estar no dia em que recebeu a superdosagem e continuou com a saúde debilitada nos dias seguintes. Ele morreu quatro dias depois .

De acordo com a família, o enfermeiro e a médica indiciados não trabalham mais na rede de hospitais MedSênior. Os dois estavam cientes dos protocolos de segurança previstos pela empresa, mas não o seguiram.

A investigação ouviu testemunhas, analisou prontuários médicos e laudos periciais e concluiu que os profissionais assumiram o risco de matar ao optar por não agir, mesmo tendo plenas condições de tentar evitar a morte do paciente.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Velório de Ney Latorraca será no Theatro Municipal, aberto ao público

Foto: Agência Brasil

O corpo do ator Ney Latorraca, 80 anos, que morreu nesta quinta-feira (25), será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em cerimônia aberta ao público. O velório está marcado para esta sexta-feira (27), das 10h30 às 13h30. Em seguida,  o artista será cremado em cerimônia restrita à família, marcada para às 15h30.

Latorraca estava internado desde o dia 20 deste mês, devido ao agravamento de um câncer de próstata e morreu de uma sepse pulmonar. O artista descobriu o câncer em 2019 e retirou o órgão. Em agosto deste ano, a doença retornou e evoluiu para uma sepse pulmonar.

Sepse

De acordo com o Ministério da Saúde, a sepse é uma doença grave, ainda pouco conhecida pela população. Também chamada de infecção generalizada, é uma enfermidade que se não tratada de forma precoce e imediata, se espalha rapidamente pelo corpo e afeta o sistema imunológico, dificultando o funcionamento dos órgãos.

Em resposta, o organismo provoca mudanças na temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e respiração. Sem o tratamento adequado, pode haver parada cardíaca e falência múltipla dos órgãos, levando ao óbito.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Morador de rua está preso há um ano por 8/1, e PGR pede soltura

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um morador de rua está preso preventivamente há mais de um ano após ser acusado, sem provas concretas, de ter participado dos atos antidemocráticos do dia 8 de Janeiro.

Jeferson Franca da Costa Figueiredo, de 31 anos, é andarilho e foi preso, num primeiro momento, na manhã do dia 9 de janeiro de 2023, em frente ao Quartel-General (QG) do Exército, em Brasília.

Em depoimento, o morador de rua contou ter ido ao local na noite anterior para buscar abrigo e comida, após ter sido impedido de ficar em um shopping popular. Ele havia chegado em Brasília naquele domingo (8/1), de carona em um caminhão, e não tinha onde dormir, de acordo com a Defensoria Pública da União (DPU), que faz a defesa do denunciado.

Jeferson foi solto nove dias depois, em 18 de janeiro, mas retornou à prisão em dezembro após descumprir medidas cautelares impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Não há prova nos autos, contudo, de que Jeferson teria participado da depredação dos prédios públicos na Esplanada dos Ministérios, tampouco de que pedia golpe de Estado. Mesmo assim, ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em abril de 2023, pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime.

No último dia 16, porém, o Procurador-Geral da República Paulo Gonet mudou de opinião e se manifestou pela revogação da prisão preventiva do morador de rua.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Esses maluquetes da esquerda, ficam batendo palmas, dando risadas e tripudiando quando ocorrem prisoes, mesmo que arbitrarias e sem fundamento, esquecem que o mundo gira e um dia poderão estar nos holofontes de alguém, ai amigo, nessa hora a cobra pia.

  2. Prisão no Brasil virou brincadeira. Não tem cabimento esse tipo de ação. Até quando isso vai durar?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte Público

Prefeitura decreta aumento de R$ 0,40 na tarifa de ônibus em Natal

Foto: Divulgação/STTU

O aumento de 40 centavos na tarifa de ônibus em Natal foi oficializada nesta quinta-feira (26), em publicação de decreto em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM). A Prefeitura reajustou o valor para R$ 4,90, com base na reunião do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) durante a manhã. O reajuste passa a valer a partir do próximo domingo (29).

“Fazia um ano que não havia reajuste aqui. Nós estamos igualando agora o preço do transporte público da cidade de Natal a João Pessoa, que há mais de um ano já funciona a R$ 4,90. Então é uma questão que se não fosse feita, as empresas não teriam condições de funcionar”, disse o prefeito Álvaro Dias.

O decreto fixa o valor da passagem inteira em R$ 4,90, enquanto que a tarifa estudantil e social (somente em cartão) fica ao preço de R$ 2,45. Para as linhas de bairro, o preço da inteira vai a R$ 4,30, enquanto a meia custará R$ 2,15.

O novo valor da tarifa foi aprovado na reunião do CMTMU com 18 votos a favor e sete contra, além de uma abstenção. O último reajuste havia ocorrido em novembro de 2023, quando a passagem saiu de R$ 3,90 para R$ 4,50.

De acordo com a secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, o novo preço da passagem foi feito com base na recomposição anual dos custos que compõem a planilha tarifária. “Ao atualizar esses valores, a gente chegou a uma tarifa técnica, ou seja, a tarifa que remunera o sistema, ela deveria ser de R$ 5,14. A de um ano atrás era de R$ 4,81. Então, houve a necessidade dessa recomposição”, disse ela.

A tarifa técnica é 4,9% maior do que a tarifa pública (a que o passageiro paga), o que representa uma diferença de R$ 0,24. Esse valor é compensado pela Prefeitura, com base em acordo judicial.

A secretária explicou o que é levado em conta para calcular o reajuste. “A gente considera todos os insumos, preço do óleo diesel, pneu, lubrificante, salário dos motoristas, que todo ano há um dissídio coletivo – ele acontece no mês de maio. Então, em maio deste ano já teve o dissídio coletivo dos motoristas. Todos os insumos que compõem a planilha tarifária, esses preços foram atualizados”, disse Daliana Bandeira.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes pede explicações sobre visitas a presos do Inquérito do Golpe

Foto: Agência Brasil

ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o Exército esclareça os motivos pelos quais presos do chamado Inquérito do Golpe estão recebendo visitas sem autorização. A decisão foi proferida na terça-feira (24) e divulgada hoje (26).

As visitas envolvem parentes e advogados do general da reserva Mario Fernandes e dos tenentes-coronéis Rodrigo Bezerra Azevedo e Hélio Ferreira Lima.

Pela decisão, os generais responsáveis pelos comandos militares do Leste e do Planalto deverão, no prazo de 24 horas, enviar ao ministro explicações sobre as visitas.

“Oficia-se ao comandante da 1ª Divisão de Exército, general Eduardo Tavares Martins, ao comandante do Comando Militar do Planalto, general de Divisão Ricardo Piai Carmona, e ao comandante militar do Leste, general de Exército, Kleber Nunes de Vasconcellos, para, no prazo de 48 horas, esclarecerem o desrespeito ao regulamento de visitas, com a autorização para visitas diárias”, determinou Moraes.

No mês passado, eles foram presos no Rio de Janeiro e transferidos para Brasília, onde estão detidos nas instalações do Comando Militar do Planalto (CMP).

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

    1. E general manda no judiciário? Manda só nas tropas seu Lambe botas da porra!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo do RN antecipa calendário e confirma pagamento do 13º salário para ativos da educação no dia 30

Foto: Sandro Menezes / Governo do RN

O Governo do Rio Grande do Norte decidiu antecipar o calendário anteriormente anunciado e vai pagar o 13º salário para os servidores ativos da Educação no próximo dia 30 de dezembro (segunda-feira). A decisão foi confirmada à 98 FM pelo secretário de Administração, Pedro Lopes, nesta quinta-feira (26).

Em julho, todos os ativos da Educação receberam 40% do 13º salário de forma antecipada. No último dia 20 de dezembro, os 60% restantes foram depositados para quem ganha até R$ 4.200. Pelo calendário que havia sido divulgado, o restante da folha deveria ser pago no dia 10 de janeiro, assim como o 13º dos inativos (aposentados e pensionistas). Agora, o restante dos ativos (que ganham acima de R$ 4.200) vão receber a gratificação natalina no dia 30 de dezembro.

O restante do calendário, para demais categorias do funcionalismo, segue inalterado, segundo o secretário.

Decisão judicial

Na semana passada, a desembargadora Maria de Lourdes Azevêdo, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), determinou que o Governo do Estado pague o 13º salário para todos os servidores da administração direta ainda em dezembro, tanto ativos quanto aposentados e pensionistas. A decisão foi proferida no dia 19, atendendo a pedido do Sindicato dos Servidores da Administração Direta (Sinsp).

O Governo do Estado recorreu da decisão.

Ao julgar o pedido de mandado de segurança, a desembargadora escreveu que “o pagamento tempestivo das verbas remuneratórias, especialmente aquelas de natureza alimentar, constitui obrigação não apenas legal, mas também moral, por configurar elemento essencial à estabilidade financeira e ao planejamento orçamentário dos servidores e de suas famílias”.

“O atraso, além de gerar prejuízos econômicos, agrava a incerteza financeira, extrapolando o âmbito material para atingir o núcleo existencial dos servidores. O atraso de verba alimentar devida aos servidores, somente se justificaria em situação de extrema gravidade, excepcionalíssima, devidamente comprovada, o que não corresponde ao caso dos autos”, afirmou a integrante do TJRN.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. Antecipa? Já está pagando tarde! E só para a educação? E os outros? Isso é o AMOR? Essa laia da esquerda, onde toca, vira pó!

  2. Engraçado aí só paga a educação. E a saúde??
    E impressionante o descaso do governo com os profissionais da saúde, esqueceu o que fizeram durante a pandemia.
    E a justiça não vai fazer nada, deixar os servidores que já passaram o Natal sem R$ e Ano Novo também.
    Isto é injusto.
    Vamos ver a força do SINDSAUDE.

    1. Imoral noticia Absurda dessas deixar aposentados Sem a Ceia do Natal.e Enteada do Ano sem um real no Bolso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *