Opinião

ARTIGO: RN, 522 anos!! Parabéns?? Por Marcus Aragão

Foto: iStock

Desejar muita saúde e paz para o nosso Estado não é uma felicitação genérica — é uma necessidade. O RN precisa urgentemente melhorar sua saúde e alcançar um mínimo de paz. Ninguém aguenta mais essa insegurança. Neste momento atual, muito mais do que bater palmas, temos que bater na mesa e fazer um balanço dos erros e acertos que nos levaram a estar neste estado de aflição.

O RN é grande devido ao seu povo, que luta como nenhum outro para superar as dificuldades. Enfrenta os desafios do trabalho, luta para garantir o sustento da família e ainda tem que encarar as adversidades todos os dias. É o povo mais forte e resiliente do Brasil.

Grande também pelos cajueiros e engarrafamentos; banhado pelo mais belo litoral, nosso estado é líder na produção de sal e vexame nacional pelas bocas de lobo que emporcalham suas praias. Somos fortes por obrigação, pois nunca tivemos vida fácil, sempre convivendo lado a lado com as dificuldades.

O Potiguar não foge à luta; descendente do guerreiro Poti, enfrenta diariamente a criminalidade sendo assaltado inúmeras vezes sem baixar a cabeça, mas sempre com as mãos para o alto. Ora clamando por mudança, ora sendo grato por, apesar de tudo, ainda conseguirmos sobreviver — e alcançar feitos impressionantes, como ser um dos maiores produtores do Brasil de camarão e melão.

A energia que move o mundo é abundante por aqui. Somos o maior produtor nacional em terra de petróleo e líder em geração de energia eólica. Ajudamos a girar o mundo e nossa economia anda emperrada, sempre na reserva — o Estado está quase parando com o caixa vazio.

Deus sempre nos abençoando com uma natureza sem igual. Temos imenso orgulho de nossas belezas naturais, uma rica cultura e uma culinária excepcional. Motivos não faltam em nossa terra para atrair turistas e algumas razões para traí-los, como praias poluídas e sem policiamento.

Será que, se pudéssemos voltar no tempo, teríamos a oportunidade de não expulsar os franceses e holandeses? Transformaríamos o Forte dos Reis Magos num espécie de Terminal Marítimo. Os estrangeiros que chegassem receberiam uma cesta de caju e uma cuia de camarão. Só guerrearíamos com aqueles que quisessem fugir. Quero acreditar que eles teriam feito um trabalho melhor aqui do que os portugueses. Contém ironia e alguma angústia.

Hoje não é dia de pensarmos somente em problemas, mas sim em acreditar que a solução pode ser possível. Mas será que votaremos certo nas próximas eleições?

— Com quem será? Com quem será?

Nossa história vem provando que não temos escolhido bem nossos políticos. Aliás, a economia vem provando, o turismo vem provando, a segurança vem provando, a educação vem provando, o transporte, a saúde e o trânsito vêm provando.

— Que Jesus abençoe… e Maria também!

Nas comemorações, ou melhor, nas reflexões deste aniversário, somos conscientes do nosso valor e estamos atentos onde precisamos melhorar. Olhamos para o passado com a serenidade de quem sabe o que deve ser feito, para sonharmos com um amanhã com mais otimismo.

Termino o artigo com os parabéns para você, Potiguar! Você é o nosso verdadeiro forte, pela resistência, resiliência e força de vontade. Que sempre sabe encontrar razões para comemorar, pois a razão maior está em você — que nunca perde a esperança de que nosso maior presente será o futuro.

Marcus Aragão
Instagram: @aragao01

Opinião dos leitores

  1. Parabéns amigo Marcus Aragão por mais essa fantástica reflexão. E excelentes comentários. Ler o seu artigo sobre o nosso Rio Grande(?) Do Norte é como aquela aula de História que nos leva aos muitos questionamentos, sobretudo, em relação às escolhas dos nossos governantes.

  2. O povo Norte Riograndense não tem nada a comemorar, pois a décadas esse estado foi governado por políticos incompententes, onde a sua vaidade estava à frente dos interesses do próprio estado e do seu povo. O atraso em relação a outros estado do mesmo porte e da mesma região é gritante, sem falar nos últimos três gestores que quebraram e inviabilizaram o RN economicamente. Não temos nada a comemorar, somente a lamentar, esse é o retrato atual do RN e seu povo.

  3. Quando os bandeirantes paulistas mataram os últimos tapuias e “libertaram” o futuro Estado, chegaram os portugueses e rifaram essas terras em sesmarias. O sangue dos povos originários lavou esse chão para que os novos moradores pudessem “edificar” o novo. Os escravizados indígenas e sobretudo africanos foram sendo “dissolvidos” e transformados em latifúndios de uma classe que só olhava para o próprio espelho. O que hoje “temos” é fruto direto de um passado de não tão distante. Recentemente, a indústria da seca produziu miseráveis e benfeitorias em “fazendas” dos representantes do povo. Frentes de emergência só “agiam” em fazendas dos mandatários. Nosso povo foi cerceado de água, alimento, terra. O que esperar de uma classe política que só trabalha pra si? Parabéns RN, 522 anos de desigualdades e injustiças. Em nosso “Estado” o que sempre prosperou foi a miséria, diante da cegueira teleguiada de nossos governantes.

    1. Por a culpa do atual subdenvolvimento social e econômico do RN no latifúndio é uma grande falta de conhecimento do quadro fundiário agrário do estado do RN, em todo estado do RN possuem 60 mil propriedades rurais, sendo 50 mil propriedades com no máximo 100 hectares agrários e pouco produtivas e 10 mil sendo de médias e grandes propriedades rurais com mais 100 hectares agrários, ou seja 83,3% são de pequenas propriedades agrícolas familiares e apenas 16,7% são médios e grandes agricultores, e,isto, majoritariamente, também, pouco produtivas ou improdutivas servindo apenas como ostentação de patrimônio pessoal e grande parte não dá lucro nenhum para seus proprietários rurais.
      A primeira reforma agrária ocorrida no RN foi ainda no fim do século 19 e durando até início do ano de 1900 e a segunda reforma agrária em 1916 e a terceira em 1925,estas 3 redivisões agrárias promovidas pelo próprio governo do RN não troxeram lá grande prosperidade econômica e social para os municipios do interior do RN.
      Por a culpa no latifúndio rural é um contracenso da realidade contemporânea e histórica.

  4. Temos um estado inócuo com zero relevância nacional e com uma população conivente com a situação, que não sabe lutar pelos direitos e deixa tudo como está por um saco de cimento a cada dois anos. Infelizmente a expectativa de melhora é zero.

  5. Economicamente Seriamos uma colônia de exploração de igual forma colonizados por franceses e holandeses e nós brasileiros, hoje sobre uma colonização da ultima invasão holandesa ou dos paises baixos, seriamos germanizados ou calvinistas ou luteranos religiosos, não miscigenados, provavelmente teriamos sobrevividos muito provavalmente sobre um rigido regime do apartheid ou arpartamento ou separacao étnica entre os brancos loirinhos e ruivinhos neandertais germânicos e da religião calvinistas ou luteranos de um lado e outros brancos de outras etnias de outro lado, e os índios e os negros sobreviveriam subjugados em guetos pobres como na África do sul que durou até a década de 1980 ou 1990.
    Hoje a guiana francesa e a Guiana holandesa ou Suriname não estou lembrando agora e como também as outras ilhas francesas e holandesas na América central e até mesmo a África do sul não possuem lá estes desenvolvimentos ou progressos sociais e econômicos todos.

  6. Admiro a atuação de poucos políticos, mais vale destacar quem realmente percebemos que tem comprimisso com o povo, pelo discurso e trabalho. A Governadora é muito pobre como gestora. A bancada de senadores destaque para Zenaide. Deputado Federal, a verdade é que uma bancada sem pontos positivos, Deputados que vivem fora da realidade do Estado, que nada fazem, o único que ainda percebemos ação é João Maia e mesmo assim sempre pra uma regiao do estado o serido. A bancada Estadual só tem Deputados farofeiros, como melhorar o RN com essa gente que nada faz sem atuação favorável ao estado. Dentro dos inertes ainda se destaca o presidente Ezequiel, que vez por outra faz alguma coisa, aí que saudades do tempo de outrora que o RN TINHA VOZES ATUANTES E MARCANTES. eram bons Deputados que pegavam o avião e iam a Brasilia brigar pelo estado. Na câmara de Natal , temos visto nomes que estão num incessante trabalho, que podem se transformar
    Num futuro para o nosso estado como representantes de atuação , e que observamos que merecem ter um mandato melhor , Raniere Barbosa, Margarete Regia, Nina de Souza, Briza B e Aldo Clemente. São os melhores. E assim o povo vai conhecendo quem tem garra pra ser político e ser um bom político. Essa Governadora precisa entender que é Governadora, pois ela está mais pra viajante de avião. O RN é um estado que sente saudade de Agripino governador. De Agenor Maria senador. De Vilma de Faria Deputada Federal. De Garibaldi Filho deputado estadual. E de José Lucena vereador. E isso Bg , nós meus 81 anos já vi de tudo na política

    1. O povo do RN não sente nenhuma saudade destes lideres políticos citados no texto, uma autoridade política não é eterna e como,tudo que sobe desce, estas velhas personagens já contribuiram em seus temporários mandatos eletivos, precisamos seguir em frente e esquecer o passado político e eleger jovens adutos e de meia idade sem vínculos oligárquicos todas as oligarquias caem e surgem novas oligarquias e depois outras e mais outras oligarquias surgem, esqueçamos lideres politicos e oligarquias políticas do passado, é so lembrança de “bar.. Gal…”como dizem alguns em ditos populares por aqui, a democracia precisa e deve seguir com cada vez novos atores políticos qualificados e sociais renovadores ou reformadores ou revolucionários ou libertadores com novas opiniões, com novas ideias programáticas, e de planejamento e projetos,que crie novas leis e novas constituições e novas visões de futuro e novas estratégia de desenvolvimento e progresso politico, econômico e social e cultural do RN e do Brasil.

  7. Um texto que leva o leitor a andar de mãos dadas com a angústia e a esperanca, o desânimo e a fé… Perdemos oportunidades diariamente de amplificar o estado! Nos “apequenamos” ao não investir no novo, ao nos prendermos no comodismo de manter o que se tem…
    Oxalá que um dia o Rio volte a ser Grande e que sejamos realmente do Norte e não tao sem “Sorte”!

  8. Como sempre Aragão acerta no alvo , somente uma observação despretenciosa , precisamos aprender a votar em políticos sérios(raríssimos).

  9. Depois de 60 anos da oligarquia Alves, e agora com o PT, não tem Estado que vá pra frente. Fomos ultrapassados por todos os Estados da Federação. Triste, mas é verdade!! Parabéns a Marcus Aragao pelo texto.

    1. Alves e Maias estiveram no poder, contudo, não aproveitaram para fazer história e sim um arcabouço político e de poder. Infelizmente o povo na ânsia de mudanças, colocaram uma pessoa no mínimo desqualificada para a função. O RN muito com o Brasil, rico mais um povo pobre, que ainda aguarda um salvador, onde eles tem que fazer acontecer!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

X diz já ter derrubado mais de 200 contas por ordem de STF e TSE

Imagem: Freepik

A rede social X informou que, desde 2020, recebeu e cumpriu 223 ordens do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para suspender ou derrubar contas da plataforma. O UOL teve acesso à lista de perfis afetados, que é sigilosa.

O X enviou a lista das contas bloqueadas ou suspensas para o ministro Alexandre de Moraes, do STF, para argumentar que colabora com a Justiça. A relação faz parte de um documento sigiloso, encaminhado pela rede social em 6 de setembro como parte do pedido de revisão da decisão que suspendeu a rede em todo o país.

Influenciadores e políticos bolsonaristas foram os principais alvos das ordens de bloqueio, motivadas por divulgação de fake news, incitações golpistas e ameaças. O X não informou as datas em que os perfis foram bloqueados ou suspensos, nem se foram depois liberados. Vários perfis bloqueados criaram novas contas, algumas até com nome semelhante, em uma corrida de usuários para fugir das determinações do tribunal.

Veja alguns dos perfis do X bloqueados ou suspensos por ordem judicial:

Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal;
Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal;
Bia Kicis (PL-DF), deputada federal;
Daniel Silveira, ex-deputado federal;
Roberto Jefferson, ex-deputado federal;
Luciano Hang, empresário;
Allan dos Santos, comentarista e ativista;
Rodrigo Constantino, comentarista e ativista;
Oswaldo Eustáquio, comentarista e ativista;
Paulo Figueiredo, comentarista e ativista.

O X diz que cumpriu 158 ordens do STF — todas no âmbito de casos sob relatoria de Moraes. As decisões foram tomadas dentro de 37 procedimentos judiciais. O mais antigo é o inquérito das fake news, aberto há mais de cinco anos. O STF também derrubou perfis nas investigações sobre milícias digitais, sobre os movimentos antidemocráticos em 2020 e 2021 e sobre os atos de 8 de janeiro de 2023.

O X também afirma que cumpriu outras 65 ordens do TSE — a maioria referente a perfis que alegavam fraude nas eleições de 2022, vencidas por Lula. Mas o tribunal também derrubou, a pedido da coligação de Jair Bolsonaro (PL), perfis no X que eram mantidos por apoiadores do presidente Lula (PT) e faziam propaganda contra o então presidente e candidato à reeleição.

A lista não inclui as nove contas que o X se negou a bloquear após ordem de Moraes em agosto, motivando a suspensão da rede social. O UOL verificou na lista enviada pelo X ao STF que duas destas nove contas já haviam sido bloqueadas antes: os perfis do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de Ed Raposo.

O X ainda informou ao STF que, até 6 de setembro, recebeu 19 ordens da Justiça Eleitoral referentes às eleições de 2024. A plataforma alegou que adotou as providências para cumprir as ordens, mas não deu mais detalhes sobre elas nem sobre as contas que teriam sido bloqueadas. Em eleições municipais, cabe à Justiça Eleitoral em primeira instância analisar os pedidos dos candidatos para remover contas de seus concorrentes.]

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CCJ aprova PEC que limita decisões monocráticas de ministros do STF; proposta ainda precisará ser analisada por comissão especial antes de ir a plenário

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (9), por 39 votos a 18, a proposta que limita decisões monocráticas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O texto deve agora ser analisado por uma comissão especial antes de ir a plenário.

A PEC faz parte de um pacote de medidas que miram competências do Supremo que estão em análise na CCJ. O texto foi aprovado sob protestos de governistas, que tentaram obstruir a votação depois de não conseguirem negociar um acordo.

A PEC já havia sido pautada outras quatro vezes, acabando com a votação adiada.

As chamadas decisões monocráticas são aquelas proferidas por apenas um magistrado. A proposta vale para o STF e outros tribunais superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na prática, a PEC prevê que magistrados não poderão, por meio de decisão individual, suspender a validade de atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara.

De acordo com o texto, ficam proibidas as decisões monocráticas que suspendam a eficácia de leis ou atos dos presidentes da República, do Senado, da Câmara ou do Congresso. A PEC já foi aprovada pelo Senado em 2023.

Por regra, a CCJ avalia a constitucionalidade e a admissibilidade das propostas, e não o mérito. Cabe ao colegiado dar aval ou não para o avanço dos textos na Casa. Depois de aprovada , uma PEC ainda precisa ser analisada por uma comissão específica.

Se passar na Câmara sem mudanças na comissão especial e no plenário, o texto poderá ir à promulgação.

Na votação, apenas as federações PSOL-Rede e PT-PV-PCdoB, além das bancadas da maioria e do governo, orientaram contra o texto, sob o argumento de que a proposta fere a separação dos poderes públicos.

O relator da proposta foi o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). No documento, ele afirma que a PEC é “apartidária” e visa a “melhoria das tomadas de decisão do poder Judiciário”.

O diz a PEC

Pela proposta, durante o recesso do Judiciário, serão permitidas decisões monocráticas em casos de grave urgência ou risco de dano irreparável para pedidos que impliquem a suspensão de eficácia da lei.

No entanto, o tribunal deverá julgar o caso em até 30 dias corridos após a retomada dos trabalhos, sob pena de perda da eficácia da decisão.

Já em casos de decisões cautelares, aquelas tomadas por precaução, em ações que peçam declaração de inconstitucionalidade de lei, o mérito da ação deve ser julgado em até seis meses. Após o prazo, o caso passará a ter prioridade na pauta.

As novas regras e prazos de análise das decisões monocráticas e cautelares também valerão para processos no STF que:

  • barrem a tramitação de proposições no Legislativo;
  • afetem políticas públicas;
  • criem despesas para qualquer Poder.

STF no alvo

A pauta da CCJ foi voltada para o pacote de propostas que limita decisões do STF. Os textos tiveram as votações adiadas antes por pedidos de vistas (mais tempo para análise) da base governista.

Antes da reunião, aliados do governo tentaram negociar um acordo para votar apenas a PEC das decisões monocráticas e iniciar a discussão de outra proposta de emenda à Constituição, que permite ao Congresso sustar decisões do STF.

A presidente da CCJ, deputada Caroline De Toni (PL-SC), e demais integrantes da oposição não aceitaram a ideia de acordo e foi decidido seguir com toda a pauta.

Além das duas PECs, a pauta também inclui outros dois projetos que ampliam a lista de crimes de responsabilidade de ministros do Supremo Tribunal Federal, para incluir a manifestação pública de opiniões dos magistrados do STF sobre temas em trâmite judicial, despachos, votos ou sentenças.

As propostas também consideram crime:

  • usurpar competência do Congresso Nacional;
  • o uso de prerrogativas para benefício próprio;
  • violar a imunidade material parlamentar;
  • e obter vantagem indevida, para si ou para outro, em razão da função.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outubro Rosa

Corrida e Caminhada do Médico acontece neste domingo em Natal

Contagem regressiva para a Corrida e Caminhada do Médico que acontecerá, neste domingo, dia 13 de outubro, a partir das 6h30, com concentração na sede da Associação Médica do RN que fica localizada na Av. Hermes da Fonseca, 1396, no bairro Tirol, em Natal.

O evento é aberto para o público em geral e contará com percursos de 5km e 10km. Todos os participantes receberão camisas e medalhas personalizadas. Os primeiros colocados das categorias gerais receberão prêmios em dinheiro.

As inscrições devem ser realizadas pelo site ticketsports.com.br ou em nossa Associação Médica.

Agora corra pois as vagas são limitadas.

A Corrida e Caminhada do Médico é uma realização da Associação Médica do RN e da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional RN estando inserida na Campanha Outubro Rosa de prevenção ao Câncer de Mama.

Mais informações pelo (84) 99921.3091, das 8h às 16h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Continuaremos a defender a liberdade de expressão nos limites da lei’, diz X após desbloqueio no Brasil

Foto: Reprodução/RECORD/Arquivo

A rede social X se manifestou, na própria plataforma, sobre o desbloqueio no Brasil, autorizado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. “Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, afirmou a empresa de Elon Musk em uma postagem feita nessa terça-feira (8). Como a rede social ainda não podia ser acessada, os usuários só puderam ter acesso à manifestação nesta quarta-feira (9).

A plataforma estava bloqueada desde 31 de agosto por não cumprir a exigência de indicar um representante legal no país, uma obrigação para todas as empresas internacionais que atuam em solo brasileiro, além de não pagar multas determinadas pela Justiça.

Segundo Moraes, todos os requisitos necessários para o retorno imediato das atividades do X em território nacional foram comprovados e certificados pela Secretaria Judiciária. “Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil Internet LTDA. em território nacional e determino à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta Suprema Corte no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, afirmou o ministro em sua determinação na terça (8). Mais cedo, a PGR (Procuradoria-Geral da República) já havia se manifestado a favor do desbloqueio.

Representante legal indicada

No dia 20 de setembro, a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova foi novamente indicada como representante legal da empresa no Brasil. Villa Nova já ocupava esse cargo antes da suspensão da plataforma no fim de agosto. Além disso, a rede informou e comprovou o pagamento de todas as multas impostas pelo STF. O X pagou os seguintes valores para voltar ao ar:

  • R$ 10 milhões por descumprir, em dois dias (19 e 23 de setembro), a decisão que determinou a suspensão da plataforma no Brasil. O X utilizou IPs dinâmicos, permitindo que o aplicativo voltasse a funcionar temporariamente para alguns usuários brasileiros;
  • R$ 300 mil por dificultar o recebimento de intimações judiciais. A multa foi imposta à advogada Rachel de Oliveira, representante legal do X;
  • R$ 18,3 milhões por descumprir decisões do STF que ordenavam a suspensão de perfis investigados por espalhar fake news, discurso de ódio e ataques às instituições.

Na segunda-feira (7), a Caixa Econômica Federal transferiu ao Banco do Brasil uma multa que havia sido paga erroneamente pela rede. Na semana anterior, a plataforma enviou o dinheiro para uma conta bancária diferente da que o Supremo informou para o recebimento da multa.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Homem tem moto atingida por caminhão e carro ao mesmo tempo e escapa ao ficar em brecha entre os veículos no interior do RN

Um motociclista escapou praticamente ileso ao ficar em uma brecha no momento em que a moto dele era atingida por um carro e um caminhão ao mesmo tempo na BR-304, no interior do Rio Grande do Norte. O acidente foi registrado por uma câmera de monitoramento.

O acidente ocorreu por volta das 18h50 da segunda-feira (7) na entrada da cidade de Assú, mas as imagens só se tornaram públicas agora. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dois envolvidos no acidente tiveram ferimentos leves.

O vídeo registrado pela câmera de monitoramento mostrou o momento em que o motociclista parou no acostamento para entrar em uma via do lado oposto da BR-304. Logo atrás, o carro vermelho que o atingiu também reduziu a velocidade para fazer o mesmo movimento.

No momento em que o carro e a moto começaram a cruzar a pista, eles foram atingidos por um caminhão, que, segundo a Polícia Militar de Assú, carregava estrume em direção à cidade de Touros, no litoral Norte do estado.

O carro vermelho foi atingido primeiro pelo caminhão e rodou na pista, colidindo em seguida com a moto. Nesse momento, carro e caminhão bateram na moto – um em cada lado – e o motociclista ficou no meio, não sendo atingido.

Após o acidente, o motociclista se levantou rapidamente do asfalto, caminhou para fora da pista e levou as mãos à cabeça. O carro vermelho foi jogado para fora da pista e o caminhão ficou no meio da BR-304.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Haddad diz que alta da inflação em setembro é temporária e emenda: ‘Juro não faz chover’

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou nesta quarta-feira (9) como “temporário” o crescimento da inflação em setembro, revelado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo Haddad, a alta está relacionada com questões climáticas que têm impactado os preços da energia e dos alimentos. O ministro pediu cautela ao Banco Central na definição dos juros básicos – e disse que “juro não faz chover”, ou seja, não consegue reverter o impacto da estiagem.

“A gente está com essa questão da seca. Você vê o dado de hoje do IPCA, ele demonstra claramente que os núcleos estão bem comportados, mas que a seca está afetando dois preços importantes: energia e alimentos. Isso não tem a ver com juro, juro não faz chover”, disse o ministro Haddad a jornalistas.

O comentário de Haddad foi feito antes mesmo da divulgação oficial do IPCA de setembro, a inflação oficial do país, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acelerou para 0,44%.

O resultado veio 0,46 ponto percentual acima do registrado em agosto e, em doze meses até setembro, a inflação somou 4,42%. Com isso, passou a ficar perto do teto do sistema de metas neste ano, que é de 4,5%.

Fernando Haddad afirmou que a alta da inflação em setembro estaria relacionada com um “choque de oferta”, em virtude da seca, que traz pressões inflacionárias momentâneas.

“Mas é temporário, não é uma coisa que vai se estender no tempo. Daqui a pouco a chuva chega, e as coisas voltam ao normal, os preços voltam ao normal. Mas isso tem que ser analisado [pelo Banco Central] com a devida cautela, para não tomar uma decisão equivocada em função de uma questão climática temporária, não é permanente”, acrescentou o ministro da Fazenda.

Questionado por jornalistas se o governo pararia de criticar o Banco Central com a aprovação de Galípolo para o comando do BC, Haddad disse que tem mantido uma “relação sempre muito técnica” com a instituição.

“A Fazenda e o BC conversam tecnicamente sobre esse tema, e nunca faltou respeito de parte a parte. Eles têm as considerações deles, eles têm as nossas. Mas tudo transcorre como em qualquer lugar do mundo”, acrescentou.

Mercado prevê alta dos juros

Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano, após o primeiro aumento do terceiro mandato de Lula. A alta foi de 0,25 ponto percentual no juro no mês passado.

No fim de setembro, o mercado passou a prever dois aumentos de 0,50 ponto percentual na taxa Selic nas reuniões de novembro e de dezembro deste ano. Se confirmado, o juro terminará 2024 em 11,75% ao ano.

Pelo sistema de metas, que serve de referência para a atuação do BC, entretanto, o Copom deve nivelar a taxa de juros para atingir as metas fixadas para os próximos anos, e não tendo por base a inflação passada.

Fonte: G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

IBGE vai medir peso das bets nos gastos dos brasileiros

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Os gastos de brasileiros com plataformas de apostas online, conhecidas como bets, serão medidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024/2025, que vai a campo a partir de 5 de novembro.

O IBGE explica que os jogos de azar, como as loterias oficiais, já faziam parte da última edição da POF, que coletou dados entre 2017 e 2018. Naquela época, porém, as bets ainda não existiam no Brasil. Fenômeno de impacto crescente na economia brasileira, o gasto com esses jogos será medido pela primeira vez na POF 2024/2025.

Segundo o IBGE, esta edição da POF também vai incluir um módulo que, de forma inédita, pesquisará o uso do tempo dos brasileiros.

Desde 1970, a POF desenha a cesta de compras do brasileiro e atualiza a lista de gêneros de consumo que é referência para o cálculo do índice oficial de inflação do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Por meio de questionários bastante detalhados, o IBGE consegue saber quanto do orçamento das famílias é destinado a cada tipo de gasto, como alimentos, roupas, medicamentos ou passagens de ônibus, por exemplo.

Com esta pesquisa, o IBGE avalia as estruturas de consumo, de gastos, de rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias, oferecendo um perfil das condições de vida da população a partir da análise dos orçamentos domésticos.

Além das informações diretamente associadas à estrutura orçamentária, várias características dos domicílios e das famílias são também investigadas, incluindo a autoavaliação subjetiva sobre qualidade de vida.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

No RN, 81% dos prefeitos eleitos são alinhados a ideologias de centro e direita

Foto: Tânia Rêgo

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, a maioria dos prefeitos eleitos são de partidos que se identificam com o espectro político de centro. Ao todo, 86 prefeituras serão lideradas por gestores de partidos de centro, enquanto 49 comandadas por prefeitos alinhados à direita, 18 por partidos de centro-esquerda e 7 por partidos de esquerda. Outros 6 municípios têm prefeitos que se identificam com uma visão política independente. A análise foi realizada com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

A única cidade não incluída no estudo foi Natal. Isso porque a capital potiguar ainda não possui um prefeito definido, aguardando o 2° turno das eleições municipais de 2024 para consolidar sua liderança executiva.

Esses números revelam um cenário político predominantemente conservador no Rio Grande do Norte. A soma das prefeituras de centro e de direita mostra que 81% dos municípios do estado são governados por partidos alinhados a ideologias de centro-direita, enquanto apenas 15% dos municípios estão sob a liderança de prefeitos de partidos identificados com a centro-esquerda e a esquerda.

Agora, o partido que lidera o número de prefeituras no estado é o MDB, com 45, considerado de centro. Posteriormente aparece o União, com 27; PSD (21); PP (20); PL (18); PSDB (15); PT (7); PODEMOS (6); Republicanos (4)/ Solidariedade (1); PDT (1); e PSB (1)

Municípios

Acari – Fernando Antonino (PODE)
Afonso Bezerra – Haroldo de Jango (União)
Água Nova – Netinho Macário (União)
Alexandria – Raimundinho (PSD)
Almino Afonso – Dra Jéssica Amorim (MDB)
Alto do Rodrigues – Dra. Raquel (PP)
Angicos – Pinheiro (MDB):
Antônio Martins – Jessica Iris (PSD)
Apodi – Sabino (MDB)
Areia Branca – Souza (UNIÃO)
Arez – Bergson (PL)
Assú – Dr Lula (REPUBLICANOS)
Baía Formosa – Camila Melo (MDB)
Baraúna – Divanize Oliveira (PSD)
Barcelona – Fabiano de Vavá (PL)
Bento Fernandes – Berguinho da Saúde (MDB)
Boa Saúde – João Maria Mesquita (MDB)
Bodó – Horison Jose (PL)
Bom Jesus – Nilson Peças (PL)
Brejinho – Jeferson Gomes (MDB)
Caicó – Dr. Tadeu (PSDB)
Caiçara do Norte – Pilola (PSDB)
Caiçara do Rio do Vento – Ceica Lisboa (UNIÃO)
Campo Grande – Bibi de Nenca (MDB)
Campo Redondo – Dr Renam (PSDB)
Caraúbas – Givago Barreto (PSDB
Carnaubais – Dr Gleudinho (PL)
Carnaúba dos Dantas – Kleyton Dantas (MDB)
Canguaretama – Leandro Varela (MDB)
Ceará-Mirim – Antonio Henrique (PSD)
Cerro Corá – Maciel de Doca (MDB)
Coronel Ezequiel – Thales Farias (PL)
Coronel João Pessoa – Fátima (União)
Cruzeta – Joaquim de Medeirinho (União)
Currais Novos – Lucas (PT)
Doutor Severiano – Maria de Fátima (PSD)
Encanto – Alberone (PL)
Equador – Professor Cletson (MDB)
Espírito Santo – Fá de Rivaldinho (PSDB)
Extremoz – Jussara Sales (PL)
Felipe Guerra – Salomão Gomes (PP)
Fernando Pedroza – João de Chota (MDB)
Florânia – Galo de Florãnia (PSDB)
Francisco Dantas – José Adolfo (PODE)
Frutuoso Gomes – Ismael Juvêncio (MDB)
Galinhos – Hudson Matias (PSDB)
Goianinha – Bira (PP)
Governador Dix-Sept Rosado – Artur Vale (União)
Grossos – Cinthia Sonale (União)
Guamaré – Hélio de Mundinho (PSDB)
Ielmo Marinho – Fernando de Canto de Moça (MDB)
Ipanguaçu – Jeferson (PL)
Ipueira – Ademir Medeiros (MDB)
Itajá – Joãozinho (PP)
Itaú – Dr André Júnior (PP)
Jaçanã – Uady (União)
Jandaíra – Reginaldo Vitorino (PT)
Janduís – Elvécio Gurgel (PT)
Japi – Simone Silva (MDB)
Jardim de Angicos – Carlinhos (União)
Jardim de Piranhas – Rogério Couro Filho (MDB)
Jardim do Seridó – Silvana de Lalá (Republicanos)
João Câmara – Aize (PSDB)
João Dias – Fatinha de Marcelo (União)
José da Penha – Jairo Mafaldo (PT)
Jucurutu – Iogo Queiroz (PSDB)
Jundiá – Galego dos Touros (MDB)
Lagoa d’Anta – João Paulo Lopes (MDB)
Lagoa de Pedras – Janaina de Salin (União)
Lagoa de Velhos – Nildo Galdino (PSD)
Lagoa Nova – Iranildo Aciole (Republicanos)
Lagoa Salgada – Canindé Justino (PSDB)
Lajes – Felipe Menezes (MDB)
Lajes Pintadas – Luciano Cunha (PL)
Lucrécia – Waltinho (PP)
Luís Gomes – Tututa (MDB)
Macaíba – Emídio Jr (PP)
Macau – Flavinha Veras (PDT)
Major Sales – Maria Elce (MDB)
Marcelino Vieira – Dibed (PODE)
Martins – César Móveis (PSB)
Maxaranguape – Professora Nira (PSD)
Messias Targino – Arthur Targino (PP)
Montanhas – Antonio Neto (PP)
Monte Alegre – André Rodrigues (MDB)
Monte das Gameleiras – Jeferson (PP
Mossoró – Allyson (UNIÃO)
Natal – 2° turno entre Paulinho Freire (União) e Natália Bonavides (PT)
Nísia Floresta – Gustavo (PL)
Nova Cruz – Joquinha Nogueira (MDB)
Olho D’Água do Borges – Antonimar Amorim (UNIÃO)
Ouro Branco – Samuel Souto (PL)
Paraná – Josiene (MDB)
Paraú – Júnior Evaristo (PP)
Parazinho – Rita (União)
Parelhas – Tiago Almeida (PSDB)
Parnamirim – Profa. Nilda (SOLIDARIEDADE)
Passa e Fica – Flaviano (PSD)
Passagem – Wedna Mendonça (PP)
Patu – Dr Ednardo (MDB)
Pau dos Ferros – Marianna Almeida (PSD)
Pedra Grande – Pedro Henrique (PSDB)
Pedra Preta – Luiz de Haroldo (PSDB)
Pedro Avelino – Marina (MDB)
Pedro Velho – Júnior Balada (UNIÃO)
Pendências – Dra Lays (MDB)
Pilões – Lena de Céu (MDB)
Poço Branco – Edinho (PSD)
Portalegre – Zé Augusto (UNIÃO)
Porto do Mangue – Dino (REPUBLICANOS)
Pureza – Ricardo Brito (MDB)
Rafael Fernandes – Benilton Anastacio (UNIÃO)
Rafael Godeiro – Ludmila Amorim (MDB)
Riacho da Cruz – Marcos Aurélio (PP)
Riacho de Santana – Dr Cássio (PP)
Riachuelo – Joca Basílio (PODE)
Rio do Fogo – Márcio de Cici (PSD)
Rodolfo Fernandes – Claudinha (PL)
Ruy Barbosa – Raniere Moura (PL)
Santa Cruz – Aninha de Cleide (MDB)
Santa Maria – Dr Raniery (PT)
Santana do Matos – Claylton de Oton (UNIÃO)
Santana do Seridó – Tatiana (PODE)
Santo Antônio – Raulison Ribeiro (MDB)
São Bento do Norte – Dão Agricultor (MDB)
São Bento do Trairi – Rafal Matias (PSD)
São Fernando – Genilson Maia (PT)
São Francisco do Oeste – Gisely Porfirio (União)
São Gonçalo do Amarante – Jaime Calado (PSD)
São João do Sabugi – Aníbal Pereira (MDB)
São José de Mipibu – Zé Figueiredo (PSD)
São José do Campestre – Eribaldo Pinguim (MDB)
São Miguel – Dr. Leandro (União)
São Miguel do Gostoso – Leo de Doquinha (PSD)
São Paulo do Potengi – Pacelli (MDB)
São Pedro – Serrinha (Pode)
São Rafael – Canindé da Farmácia (União)
São Tomé – Gá (PL)
São Vicente – Jane Maria (MDB)
Senador Elói de Souza -Juninho de Kerginaldo (MDB)
Senador Georgino Avelino – Antônio Freire (MDB)
Serra Caiada – Joãozinho Furtado (PSDB)
Serra de São Bento – Lena Morais (MDB)
Serra do Mel – Kênio Azevedo (PP)
Serra Negra do Norte – Acácio (PSD)
Serrinha – Kauanny Terto (MDB)
Serrinha dos Pintos – Rosânia (União)
Severiano Melo – Jacinto Carvalho (União)
Sítio Novo – Andrezza Brasil (PT)
Taboleiro Grande – Klebinha (PSD)
Taipu – Louvado (PSD)
Tangará – Augusto Alves (PSD)
Tenente Ananias – Dayane (PL)
Tenente Laurentino Cruz – Inacio Macedo (PP)
Tibau – Lidiane Marques (União)
Tibau do Sul – Valdenício Costa (PL)
Timbaúba dos Batistas – Ivanildinho (PP)
Touros – Pedro Filho (PSD)
Triunfo Potiguar – Darkinha (PP)
Umarizal – Raimundo Pezão (PP)
Upanema – Renan (PP)
Venha-Ver – Dr. Cleiton (PL)
Vera Cruz – Junior Marchante (União)
Viçosa – Ramon (União)
Vila Flor – Thuane Souza (MDB)

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Dois municípios do RN elegeram prefeitos que não sabem se poderão assumir por pendências judiciais

Foto: Reprodução

Os candidatos a prefeito que receberam a maioria dos votos no úlltimo domingo (6) em Areia Branca e Lagoa Salgada, no Rio Grande do Norte, ainda não sabem se serão diplomados e poderão assumir as gestões municipais a partir de 2025.

Eles tiveram as candidaturas negadas pela Justiça Eleitoral e recorreram das decisões, mas ainda aguardam uma definição sobre o assunto. Ao todo, as eleições seguem indefinidas em 46 municípios brasileiros.

Em Areia Branca, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Souza, do União Brasil, recebeu 9.710 votos, o que representa 52,2% dos votos para prefeito no município.

Ele foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral por ser condenado por improbidade administrativa, mas aguarda decisão do Tribunal Regional Eleitoral para saber se poderá assumir ou não o mandato.

Quem vive situação semelhante é Canindé Justino, do PSDB, que teve 4.192 votos (50,98%) em Lagoa Salgada. Ele também foi condeado por improbidade administrativa e teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, essas duas cidades poderão ter novas eleições caso os vencedores do pleito não possam assumir.

“Esses votos ficam pendentes de validação, então eles serão validados no caso da Justiça Eleitoral deferir esse registro de candidatura. Se, por acaso, a Justiça Eleitoral entender pelo indeferimento, negar o registro de candidatura, se for mais de 50% dos votos daquela eleição, esses votos serão anulados e poderemos ter uma nova eleição, que chamamos de eleição suplementar”, explica João Paulo de Araújo, secretário judiciário do TRE-RN.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Anatel notifica operadoras de internet para desbloquear o X

Foto: Reprodução

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta 4ª feira (9.out.2024) que começou a notificar as operadoras de internet para desbloquear o acesso ao X (antigo Twitter). As notificações cumprem decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na 3ª feira (8.out), Moraes deu até 24 horas para a agência dar ciência ao Supremo de que tomou as medidas necessárias para a volta da rede social. O trâmite consiste em acionar todas as operadoras de internet para que cada empresa remova as restrições criadas para acesso ao X.

O país tem atualmente mais de 20.000 provedores de internet banda larga fixa e cerca de 30 operadoras de internet móvel. A volta da rede social de Elon Musk não será imediata e depende de cada empresa, uma vez que cada prestadora tem um sistema próprio.

“Caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial. O tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, conforme suas especificidades”, diz a nota enviada pela agência à imprensa.

DECISÃO DE MORAES A plataforma X foi liberada por Moraes depois do pagamento de multas pendentes, que somaram R$ 28,6 milhões, por descumprimento de ordens judiciais. A PGR (Procuradoria Geral da República) tinha emitido parecer favorável ao desbloqueio.

A decisão vem depois de a rede social regularizar sua situação no país. Dentre as determinações, o X quitou o valor em multas, indicou uma representante legal e suspendeu perfis com determinação judicial de bloqueio.

“Portanto, todos os requisitos necessários para o retorno imediato das atividades da X BRASIL INTERNET LTDA. em território nacional foram comprovados documentalmente e certificados pela Secretaria Judiciária”, afirmou o ministro da decisão. O X foi bloqueado por uma determinação de Moraes em 30 de agosto por descumprimentos judiciais por parte da rede. Em 2 de setembro, a 1ª Turma do Supremo manteve a decisão por unanimidade.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *