Reprodução
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em nome do presidente Ezequiel Ferreira e dos 23 deputados estaduais, lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Raimundo Nonato Pessoa Fernandes, 80 anos, em decorrência de um acidente doméstico na escada de sua casa em Natal.
O deputado Raimundo nasceu no município de São Miguel em 11 de julho de 1942. Auditor fiscal, foi deputado estadual durante oito mandatos e por mais de 40 anos dedicou-se ao trabalho no Legislativo Estadual. Iniciou sua extensa trajetória no legislativo em 1982, na 53ª Legislatura.
Foi deputado Constituinte em 1989 e presidiu a Assembleia Legislativa entre os anos de 1993 a 1995. Nas eleições de 1994, Raimundo foi candidato ao Senado da República nas eleições estaduais, período em que sua esposa Nirinha Fernandes o substituiu na cadeira de deputada no Legislativo estadual.
Em abril de 2009, afastou-se do exercício parlamentar e assumiu o cargo de Secretário de Estado da Articulação com os Municípios, cargo este que o credenciou como defensor dos municípios por toda sua história como político e representante do povo no Rio Grande do Norte.
No último mandato, concluído em janeiro de 2023, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), espaço recolhido pelo destaque e tramitação de todas as matérias do Parlamento.
Raimundo Nonato Pessoa Fernandes era um apaixonado por suas raízes. Prefeito do município de São Miguel entre 1977 e 1982, governou o Rio Grande do Norte de maneira interina neste mesmo período.
Seu gabinete estava sempre de porta aberta para a população, principalmente a população da “Tromba do Elefante” composto por municípios do Alto Oeste, do Médio Oeste e do Potengi, onde o deputado Raimundo tinha base política.
Raimundo deixa a esposa Maria Gisenira Diógenes de Freitas Fernandes, carinhosamente chamada por ele de Nirinha e a filha, Patrícia.
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Meus sentimentos Nirinha,Patrícia e Bia pelo marido ,pai e avó maravilhoso!
Que Jesus lhe conceda o descanso eterno!
Conheci Raimundo Fernandes em 1978 quando fui designado prá assumir o meu primeiro emprego na cidade de São Miguel onde Raimundo era o Prefeito do município de São Miguel. Tornamos amigos e quando ele foi candidato a deputado estadual, fui seu cabo eleitoral na minha cidade de Apodi, e lembro que em uma certa campanha ele considerava derrotado e quando saiu o resultado das urnas de Apodi com 713 votos que eu consegui angariar com meus amigos, garantimos a vitória do deputado, fato nunca esquecido por ele e seus familiares. Portanto, fui uma pessoa muito próxima a Raimundo Fernandes, e com esse meu depoimento dá prá vocês perceberam os meus sentimentos e rogo à Deus que o receba na sua eterna morada e que descanse em Paz.
Se o Brasil se propôs a mediar um acordo para o fim da guerra vc acha que irá assinar documentos a favor de A ou B? Brasil está trabalhando um assento definitivo na ONU, pensando a frente